agenda mor semana 28 abril 2012

10

Upload: municipio-de-montemor-o-novo

Post on 14-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Agenda de eventos do Município de Montemor-o-Novo.

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda Mor Semana 28 abril 2012
Page 2: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Dia 28

Dia28

“Sinais de Fumo conversas para além da crise”O projecto “Sinais de Fumo - Conversas para lá da crise”, uma organização do Espaço do Tempo, trata-se de um ciclo de conferências, moderadas por Carlos Vaz Marques, a realizar durante o ano de 2012, em Montemor-o-Novo. Estes encontros vão reunir protagonistas dos diferentes sectores da sociedade portuguesa, da economia à cultura, da ciência, à educação, de modo a pensar a crise e a enfrentar o denominado “problema endémico” português, «a falta de reflexão e a consequente falta de soluções”.O próximo debate, a ter lugar no próximo dia 28 de abril, às 11h00, no Convento da Saudação (Castelo de Montemor-o-Novo), junta os cientistas João Magueijo, João Sentieiro e Ana Delicado, para discutir sobre a “Ciência - Semear e colher, novas gerações de investigadores”.

+ info.www.sinaisdefumo.net.http://videos.sapo.pt/sinaisdefumo.

Susana Lemos expõe na Galeria MunicipalA Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a pintora Susana Lemos, têm o prazer de o convidar para a inauguração da exposição Terra de Todos, que se realiza na Galeria Municipal, no dia 28 de abril, pelas 18h30.Esta exposição estará patente até 18 de maio.

Galeria MunicipalConvento de S. João de DeusDe terça a sexta-feira: 10h00/12h00 e 15h00/18h00; Sábados: 15h00/18h00; Encerra domingo e segunda-feira

Page 3: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Reunião do Grupo de LeituraDia 3 de maio, pelas 18h00, realiza-se mais uma Reunião do Grupo de Leitura, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Desta feita estarão em discussão os livros “ A noite das mulheres cantoras” de Lídia Jorge e o “Murmúrio do Mundo” de Almeida Faria. Para participar no grupo inscreva-se na Biblioteca Municipal Almeida Faria. + info.

Dia5

Vocalidades: Concerto de Música CoralO Coral de São Domingos, de Montemor-o-Novo, está a comemorar durante o ano de 2012 através do programa Vocalidades os 25 anos depois da sua fundação (1987-2012). No âmbito das Vocalidades, dia 5 de maio, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia, em Montemor-o-Novo, irá realizar-se um Concerto com o “Coro Lopes Graça”, dirigido pelo Maestro José Robert.A iniciativa é de entrada livre e conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Dia 5

V Festival de Folclore em Foros de Vale de FigueiraO Rancho Folclórico de Foros de Vale de Figueira promove dia 5 de maio, pelas 21h00, no Centro Cultural da localidade, o seu IV Festival de Folclore.Participam na iniciativa, para além do Rancho organizador, o Rancho Folclórico de São Salvador da Árvore (Vila do Conde), o Rancho Folclórico da Ria Formosa (Olhão) e o Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril (Grândola).

Dia 3

Page 4: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Grupo de Cantares da ARPI e Fora d´Oras lançam Cds

O Grupo Coral Fora D´Oras acaba de lançar um CD representativo do cante alentejano que se faz em no concelho de Montemor-o-Novo. O Fora D´Oras são um grupo coral masculino que interpreta temas da música popular portuguesa, com incidência no cante alentejano. O disco conta com 14 temas representativos desta forma única de cantar O Alentejo. Os temas escolhidos são reflexo do trabalho agrícola e das relações entre as pessoas que trabalham a terra.

Também muito recentemente, a ARPI - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo lançou o primeiro CD do seu Grupo de Cantares. O Grupo de Cantares da ARPI foi fundado nos anos 80 do século XX, por 12 sócios amantes do canto. Hoje são 20 elementos. À exceção do acordeonista/ensaiador, ninguém tem conhecimentos musicais. Cantam por gosto e para seu divertimento e tentam agradar a quem os ouve. O seu reportório é baseado na música popular portuguesa, incluindo algumas modas tradicionais alentejanas.

Page 5: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Dia 28

Luis Vicente Quarteto no Curvo Semedo Este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Cine Teatro Curvo Semedo (Black Box), pode assistir ao espetáculo com o “Luis Vicente Quarteto”.Esta formação é uma estreia, junta 3 criativos músicos do panorama português do jazz e das novas estéticas musicais(Luís Vicente - trompete, André Rosinha - contrabaixo, Marco Franco - bateria) ao igualmente criativo violinista parisiense Théo Ceccaldi. Será um espetáculo onde a composição e improvisação livre estarão presentes, tendo ambas uma função de igual importância.Org: Associação Oficinas do ConventoApoio: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Dia28

“Cantigas do Festival” no Ferro da AgulhaNo sábado, dia 28 de abril, às 20h30, o espetáculo com “Cantigas do Festival”, será apresentado no Centro Cultural do Ferro da Agulha. Cantigas do Festival é um projeto que propõe uma “viagem” pelos temas que fizeram sucesso no Festival da Canção desde os anos sessenta, através da qualidade, versatilidade, e experiência dos músicos intervenientes aliados à doce e admirável voz de Rute Ramalho que fará chegar ao público palavras que não nos saem da memória.Org: Junta de Freguesia de Nª Srª do BispoApoio: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Dia 28

“Yatra” em S. CristovãoDia 28 de abril, no Grupo União Sport Sancristovense, em São Cristovão, às 21h00, pode assistir ao espetáculo de teatro “Yatra”, pela Propositário Azul. YÁTRA relata a história de Maria Rosa e Jorge Augusto, dois irmãos que se deparam com um estranho pedido no testamento do irmão mais velho: lançar as suas cinzas na Igreja de S.Francisco em Kochi, Kerala na Índia. Com o objetivo de concretizar o desejo do irmão, Maria Rosa e Jorge Augusto, enfrentam 88 dias e 12 horas de incidentes ao volante de uma tricicleta...Org: Junta de Freguesia de S.CristovãoApoio: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Page 6: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Como todos sabemos, vivemos tempos difíceis…Todos nós vimos, ouvimos, e, como tal, não podemos ignorar que se está todos os dias a destruir tudo o que foi conquistado com a coragem, sofrimento, persistência, e até com a perda de vidas, de muitos Homens e Mulheres que, ao longo de anos, não desistiram da conquista de uma vida melhor para todos.

Com o 25 de abril foram alcançados muitos Direitos que permitiram melhorar a vida dos Trabalhadores e da população de Montemor-o-Novo.

Hoje, confirma-se que, enquanto uns lutaram pela continuidade da melhoria das condições de vida dos Portugueses, outros, através dos seus Governos ao longo dos últimos 35 anos, tomaram decisões e tornaram-nas leis, que destruíram a nossa Agricultura, as nossas Pescas, a nossa Indústria, os nossos Direitos nomeadamente o direito ao Trabalho (à Saúde, Educação, Segurança Social), tal como atacam o nosso Poder Local Democrático.

Com Direitos, e convictos deles, não permitiremos que nos roubem também a nossa Dignidade e o nosso Futuro!

Por constatar toda esta agressividade contra os Trabalhadores e as Populações, a UNIÃO DOS SINDICATOS DO DISTRITO DE ÉVORA CGTP-IN, com os seus sindicatos, que representam os trabalhadores do concelho Montemor-o-Novo, organizam as Comemorações do Dia do Trabalhador em Montemor-o-Novo, pretendendo fazem do 1º de Maio de 2012 um dia de Festa e Convívio, mas também de Luta, onde todos possam mostrar o nosso descontentamento e indignação.

Dia 1

Montemor-o-Novo 1975

Page 7: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Apoio:

Page 8: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

IX Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo 4, 5 e 6 de Maio de 2012 Durante três dias Montemor-o-Novo será a cidade mais doce do Alentejo. O pão tradicional alentejano e a doçaria conventual são o pretexto para esta deliciosa mostra gastronómica.

É no Pavilhão de Exposições da cidade que decorre este certame. Aqui poderá adquirir o inconfundível pão alentejano caseiro para petiscar com azeitonas, queijos ou enchidos e doçaria regional como sericaia, pão de rala, toucinho-do-céu ou bolo de amêndoa e nozes.

Para além da feira de pão e doçaria existem várias atividades como workshops, exposições, um concurso de doçaria conventual e animação musical.

Um programa para saborear sem pressas.

+info.www.cm-montemornovo.pt

Page 9: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Dia 4, Sexta-feira18.00h Abertura oficial da 9ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo21.30h Animação musical 24.00h Encerramento

Dia 5, Sábado 09.30h Dias tranquilos Workshop “Do cereal ao pão” atividade com inscrição prévia no Posto de Turismo até dia 2 de maio.10.00h Abertura da Feira14.30h Workshop de Pão camião lúdico- pedagógico do Museu do Pão - (utilização livre) 15.00h Animação musical 17.30h Concurso de Doçaria Conventual 21.30h Animação musical24.00h Encerramento

-

Dia 6, Domingo10.00h Abertura da Feira 15.00h Entrega dos prémios do Concurso de Doçaria Conventual Animação musical 20.00h Encerramento da Feira

Exposições:“Ciclo do Milho” - Museu do Pão - SeiaBustos dos Presidentes da República em massa

de pão Museu do Pão - Seia

Concurso de Doçaria Conventual - Informações e inscrições no Posto de Turismo

Posto de Turismo Lg. Calouste Gulbenkian 7050-192 Montemor-o-NovoTel. 266 898 103 / Fax. 266 877 [email protected]

- -

-

Page 10: Agenda Mor Semana 28 abril 2012

Camp. Distrital de Infantis B - Fase FinalGrupo União Sport / Juventude SC10h30 Parq. Desportivo Municipal

Dia 28

Dia29

Camp. Distrital Divisão de HonraEscouralense / Sporting Viana16h00 Parque de Jogos 25 de Abril (Santiago do Escoural)

Camp. Distrital 1.ª DivisãoValenças / Brotense16h00 Campo D. Manuel I (Ciborro)

Fazendas do Cortiço/ Arraiolense16h00 Campo 25 de Abril (Fazendas do Cortiço)

Dia 3

Marcha da Saúde em Cortiçadas de LavreIntegradas nos Jogos do Município e no âmbito do projecto “Dar mais Vida aos Anos”, promovidos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em Abril e Maio, realizam-se na cidade de Montemor-o-Novo, e em diversas freguesias do concelho, as “MARCHAS DA SAÚDE”. Sob o lema “Pela sua Saúde Mexa-se”, estas iniciativas, que se realizam fruto da colaboração entre o Município, Centro de Saúde de Montemor e Juntas de Freguesia participantes, têm como objetivo a sensibilização da população para uma prática de Atividade Física e Desportiva, de maneira a proporcionar uma melhor Qualidade de Vida. A próxima Marcha da Saúde realiza-se em Cortiçadas de Lavre, dia 3 de maio, com a concentração agendada para as 9h30. Esta atividade tem a duração de 30 minutos, terminando com uma sessão de movimento dirigido.