agenda 2015

11
2015

Upload: rodrigo-paiva-palhares

Post on 04-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: AGENDA 2015

2015

Page 2: AGENDA 2015

WWW.PITANGUEIRA.COM.BR+55 (55) 3433 2255 / (66) 3423 2688

Av. Borges de Medeiros, 1462 - Itaqui - RS

A MARCA DOBRAFORDBRASILEIRO

Page 3: AGENDA 2015

Ao longo de mais de três décadas de atuação na atividade agropastoril, a Pitangueira sempre procurou desenvolver um conceito de qualidade e seriedade, consolidando ao longo dos anos um forte vínculo para com seus clientes, funcionários e fornecedores.É o “Conceito Pitangueira”,que visa distinguir, no meio em que opera, uma empresa que sempre buscou acrescentar um

forte diferencial nas suas relações, sejam elas comerciais ou sociais. Outra preocupação da empresa sempre foi a busca constante do apri-moramento gerencial e o domínio de novas tecnolo-gias aplicadas à produção, que sem dúvida fizeram com que o Grupo Pitangueira atingisse a posição de destaque que ocupa hoje dentro de seu setor, no competitivo e moderno mercado do Conesul.

Page 4: AGENDA 2015

MANEJO PÓS-COMPRA PARA TOUROS PITANGUEIRA

Manejo de Adaptação

• Na chegada dos animais, observar o estado geral e condições. • NÃO MISTURAR COM OS OUTROS TOUROS; só após a temporada de monta. • Fazer A ADAPTAÇÃO através de pastoreio por 2 semanas em potreiros COM BOAS PASTAGENS, BOAS AGUADAS E COM SOMBRA ADEQUADA.

Manejo de Adaptação

• Os animais foram vacinados recentemente para aftosa, carbúnculo hemático, carbúnculo sintomático, gangrena, gasosa e leptospirose. Fazer REFORÇO VACINAL ANUAL, PREFERENCIALMENTE NA PRIMAVERA.• Controlar a verminose dosificando de forma contínua com intervalo de 60 dias e usar anti-helmínticos avançados (albendazóis, invermectina etc).• TRISTEZA PARASITÁRIA: os animais estão pré-munidos para TRISTEZA PARASITÁRIA; no entanto, recomenda-se uma infestação MODERADA E PROGRESSIVA de carrapatos. Para tal, fazer três banhos estratégicos COM VINTE DIAS DE INTERVALO a partir da aquisição.• NUNCA DEIXAR CARRAPATEAR EM EXCESSO.• Não utilizar medicamento à base de corticoides (imunodepressores) somente sob orientação do médico-veterinário.• Recomendar vistoria diária dos touros em reprodução, observando detalhadamente ALTERAÇÕES de comportamento, bem como prepúcio, pênis, aprumos, olhos etc. Se necessário, RETIRAR OS TOUROS DO SERVIÇO e adotar tratamento imediato, conforme orientação veterinária.

Page 5: AGENDA 2015

Manejo Reprodutivo

Manejo Alimentar

• FAZER RODÍZIO 15/15 dias, isto é, colocar os touros em serviço 15 dias e depois dar repouso sexual de 15 dias.• Usar os touros na relação adequada: de 25 a 30 vacas por touro.• Não utilizar POTREIROS MUITO GRANDES durante o período de monta e juntar o rodeio de cria 2-3 vezes por semana.• FAZER ANUALMENTE TESTE DE FERTILIDADE EM TODOS OS TOUROS.

• ATENÇÃO: os touros são jovens e em fase de crescimento. Portanto, eles requerem cuidados especiais e um BOM NÍVEL ALIMENTAR SEMPRE.• Utilizar suplementação mineral permanente e adequada.• RESERVAR um potreiro de pastagem de inverno para os touros, pois isso proporciona muitos ganhos: VIDA ÚTIL MAIS LONGA DOS TOUROS, MENOS GASTOS EM REPOSIÇÃO E TAXAS MAIS ALTAS DE PRENHEZ.

• Usar as DEPs conforme seus objetivos de produção e a genética de seu rebanho. • PARA FACILIDADE DE PARTOS EM VAQUILHONAS, usar touros com baixa DEP para peso ao nascer.• PARA PRODUÇÃO DE TERNEIROS, usar touros com alta DEP dias para atingir 160kg.• PARA PRODUÇÃO DE NOVILHOS, usar touros com alta DEP dias para atingir 400kg e altas DEPs para conformação, precocidade e musculatura• PARA INCREMENTAR A FERTILIDADE, usar touros com alta DEP para perímetro escrotal.• LEMBRAR QUE NÃO EXISTEM MEDIDAS ABSOLUTAS DE VALOR GENÉTICO, POIS AS DEPs SÃO SEMPRE RELATIVAS A ALGUMA BASE.

Orientações Genéticas

Page 6: AGENDA 2015

MANEJO NUTRICIONALBÁSICO

Faça planejamento forrageiro dos potreiros:Determine o número de animais “de base”, ou seja, a capacidade de lotação de cada potreiro conforme a variação estacionaI. É essencial controlar o pastejo:A cada 15 dias, faça o ajuste de carga conforme a altura do pasto, ou seja, quando baixar de “um punho” (10cm), diminua a carga do potreiro, pois manter a pastagem alta é fundamental. Aumente a produtividade no inverno com:3.1 Técnicas no verão-outono: roçadas, diferimento, correção do pH do solo, adubação N-P·K e semeadura de espécies de inverno;3.2 Técnicas no inverno: uso de pastagens cultivadas, suplementação estratégica a campo e confinamento, conforme o caso;3.3 Utilização de suplementação mineral permanente e adequada para todas as categorias animais. Monitore condição das vacas de cria, nunca deixe baixar de cc3:O manejo da condição corporal é uma ferramenta simples, de custo zero e de grande eficiência na obtenção de altos índices de produtivi-dade em rebanhos de cria. Está comprovado cientificamente que vacas que parem com CC igual ou superior a 3 têm grandes chances de retor-nar ao cio rapidamente, mantendo o intervalo entre partos em 365 dias, ou seja, um terneiro por ano.

1

2

3

4

Page 7: AGENDA 2015

Considerada um criadouro de referência desta raça no país, a Pitangueira já conquistou dez vezes consecutivas o título de campeã pelo Ranking da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford.Braford Pitangueira apresenta animais de alto padrão genético adapta-dos às diferentes regiões climáticas do país. Resul-tado do cruzamento das

raças Hereford e Nelore e de investimento perma-nente em programas de aperfeiçoamento genético, dentre eles a Conexão Delta G. A mesma foi desenvolvida para suprir a necessidade de aumento na produ-tividade e a eficiência econômica na pecuária de corte, garantindo assim a qualidade superior da raça para pecuaristas e criadores.

10 vezes consecutivas

campeã nacional da Associação

Brasileira de Criadores de

Hereford e Braford;

Prêmio Beefpoint - edição sul

2013 categoria produtor de elite

- Hereford e Braford;

Simbologia máxima de que a

atividade da Pitangueira prova

que responsabilidade, respeito,

transparência e sustentabilidade

são ingredientes fundamentais

para o sucesso.

ALTA PERFORMANCE

Genética campeã

BRAFORD PITANGUEIRA

Page 8: AGENDA 2015

NELORE

A melhor seleção da raça

Há mais de 30 anos, a Pitangueira desenvolve o Nelore no Pantanal mato-grossense. Graças a esse trabalho, hoje a raça já se encontra adaptada também às condições climáticas do Rio Grande do Sul. A Pitangueira oferece ani-mais de elite - para fins de seleção genética - ou gado geral, para abate.

PERCHERON

Força e nobreza

Utilizada para transporte, tração urbana e agrícola, lazer, desfiles e apresen-tações com volteio, esta nobre raça de origem euro-peia é dona de uma beleza incomparável.A Pitangueira, uma das pioneiras na criação de Percheron no Brasil, já coleciona prêmios na raça.

OVELHA CRIOULAMuita lã, muito sabor

Grande produtora de lã, com variedade natural de cores, a ovelha Crioula também produz carne saudável, macia e muito saborosa. É uma das referências em qualidade Pitangueira e já um sucesso entre pecua-ristas de todo o Brasil.

Page 9: AGENDA 2015

ARROZ

O alimento do planeta

A Pitangueira é uma das maiores produtoras de arroz do Rio Grande do Sul. Suas lavouras abastecem várias regiões do Brasil, oferecendo qualidade e sabor sem aditivos químicos. Produz as marcas Basic, Doray, Pitangueira e Pitangueira Ouro.

TRANSCOIL

Transparência e respeito

O Transcoil TRR, empresa do Grupo Pitangueira, há 30 anos coloca em prática a máxima que diz: “faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você”. Em outras palavras, a qualidade do diesel que o Transcoil TRR revende é a mesma daquele utilizado em suas próprias máquinas e nas do Grupo Pitangueira, com a garantia da procedência Ipiranga e Petrobrás.

CARNES NOBRESSabor em pedaços

Cortes especiais de novilhos jovens, criteriosamente selecionados, com muito sabor e suculência. Qualidade consagrada com a marca de carnes própria da Pitangueira, produzida em total harmonia com o meio ambiente.

Page 10: AGENDA 2015

POSTO IPIRANGAAbastecendo satisfação

Toda a credibilidade dos produtos Ipiranga, com loja de conveniências e um atendimento muito especial, oferecidos pela Pitangueira nas cidades de Itaqui e Maçambará.

“Deus está conosco”

PITANGUEIRA AM E FMNas ondas do rádio

Há mais de 20 anos no ar, as rádios Pitangueira FM 94.1 – com informação e muita boa música – e Pitangueira AM 1170 – com informações e notícias direcionadas ao setor rural – são canais de entretenimento e diálogo com as comunidades.

Missão”Respeito ao homem

e ao solo.”

Princípios

Responsabilidade, amor e respeito ao próximo e a

natureza.

Lealdade e transparência entre empresa, colabora-

dores e família.

Bem-estar de todos traduzindo num lucro

sem culpa.

Ambiente de felicidade e alegria.

Firmeza de caráter em todas as atitudes.

Page 11: AGENDA 2015

WWW.PITANGUEIRA.COM.BR+55 (55) 3433 2255 / (66) 3423 2688

Av. Borges de Medeiros, 1462 - Itaqui - RS