ações de correção do fundo p3 devem aguardar o momento certo! · devem aguardar o momento...

4
SINTIMESC Informativo do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Informática de Santa Catarina SINTIMESC Informativo do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Informática de Santa Catarina MAIO/JUNHO/2014 - Edição 66 SEGURO DESEMPREGO FACILITADO NA CONTA VOCÊ PODE PAGAR INSS, RECEBENDO SEGURO DESEMPREGO 1º DE MAIO DE LEMBRANÇA E CONSOLIDAÇÃO DAS LUTAS Ações de correção do Fundo devem aguardar o momento certo! Assessoria Jurídica do Sindicato acha mais aconselhável que trabalhador espere que o STJ se pronuncie. Um pouco de “geladeira”, e as ações serão mais eficazes. P4 P2 P3 P3

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ações de correção do Fundo P3 devem aguardar o momento certo! · devem aguardar o momento certo! Assessoria Jurídica do Sindicato acha mais aconselhável que trabalhador espere

SINTIMESC Informativo do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas IndústriasMetalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Informática de Santa CatarinaSINTIMESC Informativo do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas IndústriasMetalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Informática de Santa Catarina

MAIO/JUNHO/2014 - Edição 66

SEGURO DESEMPREGO FACILITADO NA CONTA

VOCÊ PODEPAGAR INSS,

RECEBENDO SEGURO DESEMPREGO

1º DE MAIODE LEMBRANÇA

E CONSOLIDAÇÃO DAS LUTAS

Ações decorreção do Fundodevem aguardar o momento certo!

Assessoria Jurídica do Sindicato acha mais aconselhável que

trabalhador espere que o STJ se pronuncie. Um pouco de

“geladeira”, e as ações serão mais eficazes.

P4P2

P3

P3

Page 2: Ações de correção do Fundo P3 devem aguardar o momento certo! · devem aguardar o momento certo! Assessoria Jurídica do Sindicato acha mais aconselhável que trabalhador espere

SINTIMESC - 2 MAIO/JUNHO/2014 - Edição 66

SEGURO DESEMPREGO FACILITADO

Por que as galinhas não voam?

Vai entrar na conta no beneficiário!

É provável que muitas pessoas já tenham se perguntado porque as galinhas não voam se possuem asas. Essa resposta é mais sim-ples do que possamos imaginar: as galinhas não voam por causa de seu peso.

A galinha doméstica é muito pesada, pois é

criada em cativeiro para a produção de ovos e carne de frango.

Outra explicação para as galinhas não voa-rem é que, durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e acabou perdendo a necessidade de voar para fugir de predado-res.

Até o final do exercí-cio de 2015 os paga-mentos dos benefícios do Seguro-Desempre-go, em quaisquer mo-dalidades, serão efetu-ados por meiode contasimplificada ouconta poupançaem favor dobeneficiário.Isto vai acontecersem qualquer ônuspara o trabalhador; ou, diretamente, em espécie, por meio de identificação em sistema biométrico.

“Os Direitos dos Trabalhadores na Previdência Social”. Este foi o Seminário que reuniu os diri-gentes sindicais metalúrgicos de todo o Estado/SC, através da palestra do professor e advoga-do previdenciário, Ariel Guimarães Fonseca.

A promoção foi da Federação dos Trabalha-dores Metalúrgicos de SC e seus filiados, entre eles o Sintimesc, além da participação da Força Sindical e da CNTM.

O Seminário foi toda filmada e, agora, serão produzidos vídeos para formação sindical e publicados no Portal da Fetimmmesc.com.br, em breve.

SEMINÁRIOOs direitos na Previdência

Momentos do Seminário, de abril. Vão virar vídeos

Page 3: Ações de correção do Fundo P3 devem aguardar o momento certo! · devem aguardar o momento certo! Assessoria Jurídica do Sindicato acha mais aconselhável que trabalhador espere

SINTIMESC - 3 MAIO/JUNHO/2014 - Edição 66

ASSESSORIA JURÍDICA DO SINTIMESC ACONSELHA

PERGUNTA:Posso pagar INSS

recebendo seguro de-semprego?

RESPOSTA:Sim, pode pagar o

INSS como segurado facultativo, através de guia própria (GPS), cujo código é 1406, usando número do seu PIS como identificador.

Ações de correção do FGTS devem aguardar decisão de mérito!

Não aconselhamos a entrar com ações desta natureza neste momen-to, pelo quadro atual apresentado. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou no último dia 26 de fevereiro/2014 a suspensão de todas as ações desta natureza.

Se o STJ decidir que

o trabalhador tem direito ao reajuste pleiteado, não terá o trabalhador de esperar para obter uma decisão de mérito. Basta ingressar direto com a execução do seu valor, apresentando a conta que tem direito.

Frente a esta situação, a Assessoria Jurídica do

Sintimesc aconselha os trabalhadores a aguar-darem a decisão final do STJ para, então, ajuiza-rem ação no momento oportuno.

Vale lembrar que não existe prescrição deste direito. Ele tem a garan-tia excepcional de trinta anos.

O sistema permite consultar, pela Inter-net, o extrato dos lan-çamentos, desde o início dos anos 1990, quando ocorreu a cen-tralização das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, no banco.

Para ter acesso às informações, é preciso cadastrar uma senha, informar o número do PIS e aceitar um ter-mo de cadastramento.

Os extratos também podem ser consulta-dos nos terminais de autoatendimento.

Trabalhador poderá consultarextrato do Fundo dos últimos 25 anos Os tomadores de fi-

nanciamentos habita-cionais com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS poderão trans-ferir a operação de um banco para outra ins-tituição financeira que oferecer juros e taxas de administração mais baixas. A medida vale a partir de maio.

Antes de fazer a transferência, a pes-soa deve comparar muito bem as taxas. Uma vez decidido, a pessoa precisa sa-ber quanto deve e informar esse valor ao novo banco.

A instituição é obri-gada a aceitar o pe-dido da transferên-cia.

FGTS para casa própria!

O sistema está disponível em:www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.

Page 4: Ações de correção do Fundo P3 devem aguardar o momento certo! · devem aguardar o momento certo! Assessoria Jurídica do Sindicato acha mais aconselhável que trabalhador espere

SINTIMESC - 4

METALMORFOSE é uma publicação do SINTIMESC - Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Informática de Santa Catarina. Redação: Rua Nunes Machado, 94 - 5º andar - CEP 88010-460 - Centro, Florianópolis/SC. Fone: (48) 3222-2498 Site: www.sintimesc.com.br Email: [email protected] Tiragem de 5 mil exemplares Produção da Assessoria de Imprensa do

SINTIMESC Jornalista responsável: Marcelo Fernandes Corrêa - DRT/SC 4.173 JP Presidente do SINTIMESC: Ari Oliveira Alano.

SE PRECISAR É SÓ LIGAR PARA O SINDICATO: (48) 3222-2498 ou (48) 3222-0911

MAIO/JUNHO/2014 - Edição 66

O que é o autismo?

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data usada para ce-lebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

Tudo começou em 1886, quando ocorreu uma grande manifes-tação de trabalhado-res na cidade norte ame-ricana de Chicago/EUA.

Milhares de trabalha-dores protestaram con-tra as condições desu-manas de trabalho e a enorme carga horária de 13 horas diárias. A

greve paralisou os Esta-dos Unidos, com vários confrontos e mortes.

No dia 20 de junho de 1889, em Paris, a cen-tral sindical chamada Segunda Internacional instituiu o 1º de maio como data máxima dos

É, fundamentalmen-te, uma forma parti-cular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma reali-dade para si mesmo.

Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível por alguns sintomas bem próprios: o isola-mento do mundo exte-

rior e recusa do contato com os outros; altera-ções da linguagem; fala que não se dirige a nin-guém; ausência de jogo simbólico (metáforas);

temor das mudanças e insistência em man-ter uma imobilidade naquilo que o rodeia.

Na atualidade, as áreas de investiga-ção científica sobre as causas do autismo são fisiológicas. En-tretanto, não há, até o momento, nenhuma causa determinante nem conclusiva.

Dia foi criado em

Paris/França, em 1889,

mas teve sua origem

em Chicago/EUA, em

1886. No Brasil, a data

ganhou comemoração

apenas em 1924.

Dia de lembrança econsolidação de lutas!

trabalhadores orga-nizados, que pas-saram a lutar pelas 8 horas de trabalho diário.

Depois da França, foi a vez da Rússia, que adotou a data co-memorativa, em 1920.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de

Artur Bernardes. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passa-ram a ser anunciadas nessa data.FONTE: www.brasilescola.com

DIA 1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR