adocao criancas na china

3
Adoção de crianças na China Tópicos a serem levantados: Principais motivos pelo número de crianças órfãs Procedimentos da adoção Requisitos para adoção Restrições para adoção Numero de crianças adotivas Numero de criancas adotadas anualmente Adoção internacional: Quais os paizes que mais adotam crianças chinesas,

Upload: everton-pastre

Post on 04-Jul-2015

685 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Adoção de crianças na China

Tópicos a serem levantados:

Principais motivos pelo número de crianças órfãs Procedimentos da adoção Requisitos para adoção Restrições para adoção Numero de crianças adotivas Numero de criancas adotadas anualmente Adoção internacional: Quais os paizes que mais adotam crianças

chinesas,

Introdução

Estatísticas mundiais apontam a china como o pais com o maior numero de crianças adotadas por outros países, Etiopia, India, Coreia do Sul, Tailandia e Filipinas são os que figuram nas posições sucessivas.

Principais motivos pelo número de crianças órfãs

Com a introdução da política do filho único em 1979, houve um grande esforço para melhorar o padrão de vida e a economia por meio de controle populacional. De acordo com essa política, casais da área urbana(aprox. 36% da populacao) podem ter apenas um filho. As exceções são os casais que sejam de uma minoria étnica ou que sejam também filhos únicos. Em áreas rurais, os casais através de uma permissão podem conseguir ter seu segundo filho, desde que o primeiro filho seja do sexo feminino.

As pessoas que seguem essa política, a elas são oferecidas recompensas como um "Certificado de Honra para Casais com Filho Único", empréstimos, assistência social e outros auxílios, dependendo do status sócio-econômico do casal.

Um dos pontos negativos da política do filho único é o problema de desequilibrio sexual, há um alto índice de abondono de crianças do sexo feminino. Se tratando de índices de natalidade, em 2005, estima-se que nasceram 118 meninos para cada 100 meninas, com o nível máximo chegando a 130 meninos para cada 100 meninas em algumas partes do território chinês. Em termos comparativos, a proporção média de meninos/meninas em países industrializados é de 104 a 107 meninos para cada 100 meninas.

Procedimentos, requisitos e restrições para a adoção

A adoção na china se dá apartir de uma agencia especializada, o pais da prioridade a casais heterosexuais casados, saudáveis e com um alto nível de estudos e de renda, por outro lado acaba dificultando a adoção por parte de solteiros, homosexuais, obesos e maiores de 50 anos.

Os casais solicitantes devem contar com um patrimônio superior a US$ 80 mil e renda que permita sustentar com pelo menos US$ 10 mil ao ano cada membro da família, incluindo a criança a ser adotada.

A china não permite a adoção por parte de homosexuais, por considera-los como ``pessoas de desordem mental``.

Paises que mais adotam crianças chinesas

A Espanha, os Estados Unidos e o Canadá são os líderes mundiais em adoção de crianças chinesas. O Consulado da Espanha em Pequim afirmou que tramitou 1.800 processos deste tipo em 2006