adm mercadológica

6
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - FUCAPI. CURSO ADMINISTRAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Upload: marilia-batista

Post on 29-Jul-2015

69 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Adm mercadológica

FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - FUCAPI.

CURSO ADMINISTRAÇÃO.

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

MANAUS

SETEMBRO - 2014

Page 2: Adm mercadológica

ANA FARIASDANIEL SILVA DOS ANJOS

JAQUELINE GADELHAJÉSSICA GOMES

KARLINDA MARQUESRAISSA LEAL

WANDENKOLK NETOWESLEY BRITO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA: Análise de caso da aplicação dos 4”Cs” do Marketing na empresa TWITTER e sugestão de melhoria.

Trabalho apresentado ao professor: Auzandir;

ministrante da disciplina: Administração

Mercadológica; turma: ADMN04NA; curso:

Administração.

MANAUS

SETEMBRO – 2014

Page 3: Adm mercadológica

O que é Twitter?

O Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos ( em textos de até140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS, por softwares específicos de gerenciamento.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através do Twitter por meio de site, por RSS, por SMS ou programas especializados para gerenciamento.

Foi criado em 2006 por Jack Dorsey(@jack) e no fim de 2008 mais de 5milhões de usuários faziam parte do Twitter.

No Brasil a febre começou em 2009 e hoje já é uma realidade.Em pouco tempo o Twitter caiu nas graças de anônimos e famosos que aproveitaram

para entrar no ritmo das mensagens de 140 caracteres. Muitos divulgam eventos, shows, links interessantes e até brigas estão acontecendo.

Desde sua criação em 2006, o Twitter ganhou extensa notoriedade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”.

Um estudo de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.

Apesar de ainda não ter encontrado um modelo de negócios lucrativo, a ferramenta dispara em popularidade.

O crescimento explosivo do número de usuários do Twitter atraiu a atenção de empresas que buscam aproveitar o serviço para ampliar sua área de atuação.

Dos cem microblogs brasileiros mais seguidos, um quarto deles é de empresas, sites ou veículos de comunicação. “As empresas já enxergaram no Twitter uma excelente forma de se relacionar com seu consumidor potencial”, analisa Alexandre Camppos Silva, gerente de consultoria do IDC. A grnade vantagem do Twitter é permitir que a empresa se comunique com o seu cliente quase sem custo.

Com cerca de 24mil seguidores, a loja on-line Submarino lidera entre os microblogs nacionais que vendem produtos, de acordo com a contabilidade do Twitter Counter. “Apesar de ainda não ter se consolidado uma prática eficaz, que traga receita direta às empresas, o Twitter é um veículo que não pode ser deixado de fora numa estratégia de marketing on-line”, diz Daniel Cabral, gerente de planejamento da agência interativa F.Biz. Já o site Cases de Sucesso.com(@casesdesucesso) tem percebido um grande aumento de visitas quando novos artigos e links são divulgados no Twitter. Desde que a ferramenta passou a fazer parte do site, ganhou mais de 400 seguidores e muitos visitantes enviam artigos e tiram dúvidas através do Twitter.

Ferramentas importantes para o Twitter

TweetDeck – Ótimo cliente desktop para mexer no Twitter. É possível usar mais de uma conta e acompanhar várias colunas ao mesmo tempo.

Twitpic – Compartilhe fotos no Twitter.Migre.me – Ferramenta muito útil para diminuir o tamanho dos links.TwitterRank – Ferramenta que mede a popularidade, a influência e o envolvimento dos

usuários.Twitoria – Veja quais perfis que você acompanha estão inativos.Twellow – Permite pesquisar usuários por palavras-chave, assim como por cidades.

Dicas interessantes

11 dicas de bom comportamento no Twitter.

Page 4: Adm mercadológica

Faça no Twitter ( e na internet) apenas o que faria em local público. Bom senso e educação são básicos. Não seja um chato.

Ninguém é obrigado a seguir todos que o seguem. Siga quem for interessante. Ninguém é obrigado a responder a todos, mas não custa tentar responder mensagens

endereçadas com @ e mensagens particulares (Directs). Recomende coisas interessantes: um texto, uma música, um lugar. Publique informações relevantes, como um problema no trânsito que você tenha

acabado de presenciar, um flagrante que pode ser útil. Se quiser publicar um post interessante, indique a fonte com RT@ nome do usuário. Não ultrapasse o limite de 140 toques picotando o texto em vários posts. Se há

muito a dizer, publique em outro lugar, como seu blog, e dê o link no twitter. Evite usar o Twitter como um chat. Lembre-se que todos os que o seguem estão

lendo também. Para mensagens particulares, envie um Direct. A pessoa estar acessível pelo Twitter não significa que ela está sempre disponível. Não se aborreça nem ameace deixar de seguir alguém como retaliação. Seguir ou

deixar de seguir faz parte do jogo. Não provoque brigas e intrigas falando de alguém e usando @nome da pessoa,

chamando a atenção dela para o que foi dito.Autor: Thiago Miguel - @thiagomiguel

Fontes: Wikipédia/ Propaganda o Marketing – Gabriela Otto

Page 5: Adm mercadológica

ANÁLISE DE CASOAPLICAÇÃO DOS 4”CS” DO MARKETING NA EMPRESA TWITTER E SUGESTÃO DE

MELHORIA.