aditar, modificar, emendar ou complementar a inicial

3
Aditar, modificar, emendar ou completar a petição inicial? Salvar 16 comentários Imprimir Reportar Publicado por Salomão Viana - 1 dia atrás 41 No campo do Direito Processual Civil cada um dos vocábulos acima deve ser utilizado em uma situação específica. Identificar tais situações é necessário não só para as provas de concursos como para o exercício da atividade profissional. Vamos fazer as distinções e, na sequência, dar alguns exemplos que, espero, sejam esclarecedores. Aditar - aditar, neste caso, significa adicionar. Aditar a petição inicial (ou aditar o libelo, como preferem alguns) corresponde a acrescentar mais pedido e/ou mais causa de pedir, mantendo-se incólumes o pedido e a causa de pedir originariamente indicados. É a esta situação que o legislador alude no enunciado do art. 294 do CPC . Modificar - modificar, aqui, é mudar. Modificar a petição inicial (ou modificar o libelo, como usam alguns autores) equivale a mudar o pedido e/ou a causa de pedir, de uma maneira tal que o pedido e/ou a causa de pedir originários passam a ser outros. É a este quadro que o legislador se refere no enunciado do art. 264 do CPC . Emendar – no campo processual, quem emenda corrige, conserta. Por isto, emenda-se a petição inicial para expungi-la de alguma incorreção. Como sabemos, o sistema jurídico impõe ao autor que, ao propor uma demanda, atenda a certas exigências formais. Se, ao tentar satisfazer alguma dessas exigências, o autor o fizer de modo equivocado, a petição inicial deverá ser emendada. No enunciado do art. 284 do CPC há referência a emenda da petição inicial. Completar - completa-se o que não está inteiro. Assim, uma petição inicial precisa ser completada se nela estiver faltando algo que deveria estar presente. Completar, pois, é suprir uma falta, preencher uma lacuna da petição inicial. É diferente de emendar, já que a emenda se faz necessária não para preencher uma lacuna, mas para corrigir uma imperfeição cometida. Explicação útil: libelo é a parte da petição inicial em que há as indicações da causa de pedir e do pedido. Libelo, pois, é o conjunto formado pela causa de pedir e pelo pedido. Corresponde à delimitação que o autor faz do mérito da causa. É comum que o legislador utilize o vocábulo pedido no mesmo sentido de libelo, tal como o faz nos arts. 294 e 458 , I , do CPC . Vamos, agora, aos exemplos.

Upload: laurel-brown

Post on 18-Nov-2015

64 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Direito Processual

TRANSCRIPT

Aditar, modificar, emendar ou completar a petio inicial?

Salvar16 comentriosImprimirReportarPublicado porSalomo Viana-1 dia atrs41No campo do Direito Processual Civil cada um dos vocbulos acima deve ser utilizado em uma situao especfica. Identificar tais situaes necessrio no s para as provas de concursos como para o exerccio da atividade profissional. Vamos fazer as distines e, na sequncia, dar alguns exemplos que, espero, sejam esclarecedores.

Aditar -aditar, neste caso, significa adicionar. Aditar a petio inicial (ou aditar o libelo, como preferem alguns) corresponde a acrescentar mais pedido e/ou mais causa de pedir, mantendo-se inclumes o pedido e a causa de pedir originariamente indicados. a esta situao que o legislador alude no enunciado do art.294doCPC.

Modificar -modificar, aqui, mudar. Modificar a petio inicial (ou modificar o libelo, como usam alguns autores) equivale a mudar o pedido e/ou a causa de pedir, de uma maneira tal que o pedido e/ou a causa de pedir originrios passam a ser outros. a este quadro que o legislador se refere no enunciado do art.264doCPC.

Emendar no campo processual, quem emenda corrige, conserta. Por isto, emenda-se a petio inicial para expungi-la de alguma incorreo. Como sabemos, o sistema jurdico impe ao autor que, ao propor uma demanda, atenda a certas exigncias formais. Se, ao tentar satisfazer alguma dessas exigncias, o autor o fizer de modo equivocado, a petio inicial dever ser emendada. No enunciado do art.284doCPCh referncia a emenda da petio inicial.

Completar -completa-se o que no est inteiro. Assim, uma petio inicial precisa ser completada se nela estiver faltando algo que deveria estar presente. Completar, pois, suprir uma falta, preencher uma lacuna da petio inicial. diferente de emendar, j que a emenda se faz necessria no para preencher uma lacuna, mas para corrigir uma imperfeio cometida.

Explicao til:libelo a parte da petio inicial em que h as indicaes da causa de pedir e do pedido. Libelo, pois, o conjunto formado pela causa de pedir e pelo pedido. Corresponde delimitao que o autor faz do mrito da causa. comum que o legislador utilize o vocbulopedidono mesmo sentido delibelo, tal como o faz nos arts.294e458,I, doCPC.

Vamos, agora, aos exemplos.Para facilitar, tomemos por base uma nica situao: imagine uma petio inicial em que o pedido de extino de um contrato em razo do descumprimento da clusula X.

Aditar -haver aditamento se o autor, aps a petio inicial, apresentar outra pea, na qual defende a tese de que houve tambm violao da clusula Y e que a violao de qualquer das duas clusulas (X e Y) suficiente para gerar a extino do contrato. Num outro exemplo, tambm haver aditamento se na outra pea apresentada pelo autor depois da petio inicial contiver a alegao de que a violao da clusula X, alm de gerar a extino do contrato, tambm gera a obrigao de pagar multa, em razo do que pede ele que, ao lado de ser extinto o contrato, seja imposta ao ru a obrigao de pagar a multa. De acordo com o enunciado do art.294doCPC, o aditamento somente possvel antes que a citao ocorra. Essa limitao objeto de crticas por doutrinadores que entendem que o limite para aditar deveria ser o mesmo estabelecido para a modificao.

Modificar -haver modificao se o autor, depois de apresentar a petio inicial, protocolizar outra pea, por meio da qual pede que seja desconsiderada a alegao de descumprimento da clusula X, passando-se a levar em considerao que a clusula violada foi a Y e que o reconhecimento de tal violao suficiente para gerar a extino do contrato. A modificao livre at a citao. Depois da citao, somente possvel se o ru com ela consentir. Ultrapassada a etapa do saneamento do processo, j no ser admissvel a modificao, mesmo que o ru consinta (CPC, art.264). Esses so os limites que uma parte da doutrina entende que deveriam ser aplicados tambm para o aditamento.

Emendar -apesar de o contrato envolver interesses econmicos da ordem de R$ 500.000,00, o autor, contrariando a norma contida no art.259,V, doCPC, atribuiu causa o valor de R$ 1.000,00. A correo do defeito, pelo autor, dever se dar por meio de emenda da petio inicial (CPC, art.284).

Completar -o autor no atribuiu valor causa. Como a atribuio de valor causa exigncia posta pelo sistema jurdico (CPC, arts.282,V, e259), h necessidade de que a petio inicial seja completada, mediante a apresentao de outra pea, na qual o autor se adstringir a se referir pea originalmente apresentada e a dizer que a est completando, mediante a indicao do valor da causa (CPC, art.284).

Outrospingos de processoj foram publicados, por mim, aqui no JusBrasil. Espero, do fundo do corao, que este lhe seja til. Outrospingos, sempre tendo por objeto o Direito Processual Civil, podem ser encontrados emwww.facebook.com/professorsalomaoviana.

Salomo VianaProfessor

Baiano, graduado em Medicina e jurista apaixonado. Foi advogado e Juiz de Direito. Juiz Federal e professor de Direito Processual Civil na UFBA.