ademi pe€¦ · web view2017/06/28  · quanto à reforma da previdência, acredita que ela vai...

Click here to load reader

Upload: others

Post on 11-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NEWSLETTER 28/06/2017  / EDIÇÃO 5920

View this email in your browser

DEPUTADO AGUINALDO RIBEIRO E JORNALISTA JOÃO BOSCO RABELLO ABORDAM MOMENTO POLÍTICO ECONÔMICO DURANTE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CBIC DESTA QUARTA-FEIRA

Fotos: PH Freitas/CBIC

O momento político do País foi o destaque das abordagens feitas pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), e do jornalista Joao Bosco Rabello, do Blog Política no Ar, nesta quarta-feira (28/06), durante reunião do Conselho de Administração da CBIC, na sede da entidade, em Brasília. O líder Aguinaldo Ribeiro comentou que, apesar do momento, o Congresso Nacional continua, de forma responsável, votando as matérias que devem ser votadas. Segundo ele, na próxima semana seguirão votando a pauta, apesar da obstrução política da oposição. “Tenho convicção de que, assim como já estávamos vendo um ambiente favorável dos indicadores econômicos do País, de restabelecimento do que os brasileiros desejam da recuperação econômica e social do País, vamos, em que pese as dificuldades que se apresentam neste momento, enfrentá-las e não faltará responsabilidade do Congresso Nacional para cumprir o compromisso com o País. O Brasil não pode pagar por disputas políticas de quem quer que seja”, disse. Para Aguinaldo Ribeiro, este momento de dificuldade é também de oportunidade. “Temos que trazer as alternativas de recuperação para o País”, destacou. “A CBIC tem que se colocar, como tem feito, como parceira na apresentação de soluções para o País”, mencionou, reforçando que “não há solução se não tiver investimento. É preciso ter consciência de que ou o Brasil investe fortemente na infraestrutura do país ou não temos como acompanhar a competitividade do mundo, além de também resolver o problema da agenda de reformas”, completou. Para Rabello, a Reforma Trabalhista já está praticamente aprovada. Quanto à Reforma da Previdência, acredita que ela vai ficar limitada à questão da idade mínima. “Já era um tema de desgaste antes e agora é maior. E não teve uma grande comunicação para mostrar que o grande alvo é o serviço público”. Na avaliação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, o andamento da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados está limitada à votação da Reforma Trabalhista no Senado Federal e o mesmo vale para a contribuição sindical, com o objetivo de evitar novo desgaste.

Share

Tweet

Forward

AGORA É OFICIAL: COP PASSA A SE CHAMAR COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA

Foto: PH Freitas/CBIC

O presidente da COP/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, anunciou durante a reunião do Conselho de Administração da CBIC, que a COP, até hoje denominada Comissão de Obras Públicas, Privatizações, Concessões, passa a ser chamada simplesmente Comissão de Infraestrutura da CBIC. Segundo ele, a entidade resolveu fazer a adaptação correta do nome para a área de obras que efetivamente representa, que é a infraestrutura, e não o modelo de contrato ou tipo de contratação. “O objetivo final que a COP representa é obra de infraestrutura. A gente fez essa correção tendo a clareza de dar o nome de Comissão de Infraestrutura abrangendo a infraestrutura logística (transportes, energia) e a infraestrutura social (habitação, saneamento, escolas, saúde, segurança). Então infraestrutura lato sensu cobre a estrutura logística e a infraestrutura social”, explicou. Lima Jorge acrescentou ainda que se fosse ter que acompanhar toda a evolução dos modelos de contrato, a Comissão teria que se chamar Comissão de Obras Públicas, Parcerias, Concessões, PPPs, e agora, mais recentemente, acrescida no nome pela locação de ativos.

Share

Tweet

Forward

COMISSÃO DA INDÚSTRIA IMOBILIÁRIA DA CBIC DEFINE OS TEMAS PRIORITÁRIOS DA NOVA GESTÃO

Foto: PH Freitas/CBIC

O novo presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, economista chefe do Sinduscon-SP, disse durante a reunião ordinária do Conselho de Administração, que a Comissão vai trabalhar prioritariamente temas que considera fundamentais para o “cenário de negócios no país”. Petrucci destacou três áreas que entram na agenda de trabalho: Procedimentos Cartoriais – a comissão vai se dedicar no apoio ao levantamento de dados de forma a melhorar e otimizar o cumprimento de prazos. Um outro tema diz respeito ao licenciamento final das obras. A Comissão Imobiliária deverá dedicar os próximos 12 meses ao trabalho detalhado para superar os entraves até o momento final do processo de licitação. As questões envolvendo o Patrimônio de Afetação fecham a agenda de temas de abrangência microeconômica, conforme definição do presidente da CII/CBIC. Segundo Celso Petruicci, é necessário um aprimoramento da legislação do Patrimônio de Afetação, e adiantou que a intenção é editar uma cartilha de orientação das associadas quanto ao uso e aplicação da medida.  Do lado da agenda macroeconômica, Celso Petrucci planeja um acompanhamento mais próximo do processo eventual de implantação do instituto da Letra Garantida, como fonte alternativa de financiamento imobiliário. “O futuro do Fundo de Garantia (FGTS) não é tão alvissareiro como foi nos últimos dez anos”, disse.  Petrucci adiantou que será feito um estudo profundo sobre os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tão importante para o financiamento de obras de habitação popular quanto de infraestrutura e saneamento.

Share

Tweet

Forward

AVANÇA PROJETO DE INDICADORES NACIONAIS

Foto: PH Freitas/CBIC

Para ampliar e melhorar as informações e avaliações de cenários e tendências do mercado imobiliário brasileiro, a Comissão Imobiliária (CII) da CBIC está trabalhando para buscar novos parceiros de forma a envolver outros Estados brasileiros nas estatísticas do setor. Hoje o projeto Indicadores Imobiliários Nacionais trabalha com 15 Estados. A intenção é incorporar outros indicadores ao mapeamento realizado

incluindo, por exemplo, dados sobre custo por metro quadrado da construção e quantificação do número de empregados. Com a ampliação do projeto poderá ser possível, segundo o presidente da CII, Celso Petrucci, subsidiar as empresas que estão encontrando dificuldades nas pesquisas e apuração de dados.

Share

Tweet

Forward

DISTRATOS: “A RETRATABILIDADE E RETROATIVIDADE SÃO INEGOCIÁVEIS”, DIZ PRESIDENTE DA CBIC

Foto: PH Freitas/CBIC

A regulamentação das normas dos Distratos ocupou parte da reunião do Conselho de Administração da entidade. Numa referência a interlocução que a CBIC está fazendo como as partes envolvidas na regulamentação da matéria, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Joé Carlos Martins, disse: “Se essa Lei não for razoável, o tiro saiu pela culatra. E se tiver algo forte contra o consumidor, isso irá se voltar contra o setor. Tem que ser feita uma legislação que não fira a

retratabilidade e a retroatividade dos contratos, isso é inegociável, afirmou. No dia 15 de setembro o tema será amplamente debatido durante o 2º Seminário do Conselho Jurídico da CBIC, em Salvador. O evento deverá reunir toda a cadeia da construção, magistrados, juristas, advogados, além de representantes dos tribunais estaduais.   

Share

Tweet

Forward

ASSEMBLEIA GERAL DA CBIC APROVA CONTAS E APRECIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA ENTIDADE DURANTE REUNIÃO EM BRASÍLIA

Foto: PH Freitas/CBIC

A Assembleia Geral Ordinária da CBIC aprovou nesta quarta-feira (28), durante reunião na sede da CBIC, em Brasília, as contas do Conselho de Administração, bem como o parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2016. Também foi apreciado o relatório de atividades da CBIC no período de julho de 2016 a junho de 2017. Ambos estão à disposição dos associados, no site da entidade, na área.

Share

Tweet

Forward

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SESI NACIONAL SERÃO APRESENTADAS DURANTE O XXI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM SINGAPURA

Projetos desenvolvidos pelo Programa Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho para Indústria da Construção (PNSST-IC) do Sesi Nacional serão apresentadas no próximo mês de setembro, em Singapura, por ocasião do XXI Congresso Mundial de Saúde e Segurança do Trabalho. São eles: Projeto Construindo a Segurança; Diagnóstico de Prevenção de Quedas (DPQ) e Programa de Sensibilização e Treinamento (PST). O congresso conta com a participação anual de cerca de 3 mil profissionais de todos os continentes. Desta edição, participarão, como palestrantes, representantes da OIT, da Associação Internacional de Seguridade Social, do Ministério da Saúde da Finlândia, do Ministério do Trabalho da Argentina, entre outros. Os projetos serão apresentados por especialista do Sesi, que fará explanações presenciais nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 10h às 11h30. O objetivo é promover e divulgar a metodologia aplicada em empresas do setor da construção no Brasil, possibilitando o estabelecimento de relacionamentos com pares internacionais nessa área.

Share

Tweet

Forward

20 de julho de 2017Reunião da Comissão de Infraestrutura (COP) da CBICHorário: 11h às 16hLocal: sede da CBIC (SBN - Quadra 01 - Bloco I -  4º Andar – Ed. Armando Monteiro Neto - Asa Norte – Brasília/DF). 

YouTube

Email

Website

Twitter

Facebook

Flickr

SoundCloud

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SBN - Quadra 01 - Bloco I - Edifício Armando Monteiro Neto - 4º Andar - CEP 70.040-913 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list    update subscription preferences Inscreva-se aqui para receber nossos informativos