acordo garante regularização de escrituras no rio comprido (long river) será??

8
COTAÇÕES Comercial .................. 1,583 Paralelo ..................... 1,650 Turismo ..................... 1,590 DÓLAR/COMPRA Comercial .................. 1,585 Paralelo ..................... 1,700 Turismo ..................... 1,670 DÓLAR/VENDA EURO Compra ..................... 2,487 Venda ........................ 2,487 DIRETOR DE REDAÇÃO: ANGELO ANANIAS ANO 40 | N° 8.492 | 1,20 JACAREÍ - SP, 24 E 25 DE JULHO DE 2008 Jacareí reassume liderança nos Jogos Regionais Jacareí reassumiu a lide- rança dos Jogos Regionais de Caraguatatuba, após fi- car um dia atrás de São Sebastião. No boletim ofi- cial de ontem, a cidade re- aparece na primeira colo- cação da segunda divisão, com 144 pontos, contra 135 dos sebastianenses. PÁGINA 5 Jacareí sagrou-se campeã também no vôlei de praia feminino Acidente mata ‘motoqueiro’ e provoca caos no trânsito Prefeito, representantes da empresa, secretários e moradores, participaram da reunião PMJ/Valter Pereira Diobel é o concorrente mais rico à reeleição para vereador Com pouco mais de meio milhão, o empresário tucano lidera o ‘ranking’ dos vereadores que tentam permanecer na Câmara Municipal. PÁGINA 3 ACABOU A AGONIA! Acordo garante regularização de escrituras no Rio Comprido epois de 25 anos de negociação e muita luta, os moradores do loteamento Rio Comprido, na divisa entre Jacareí e São José dos Campos, têm finalmente uma esperança concreta de regularizar o loteamento e, consequentemente, a situação de suas moradias junto ao Poder Público. PÁGINA 4 PMJ/Wendell Marques O motoboy, I.S.S., de 21 anos, morreu instan- taneamente após ser atropelado por um cami- nhão, na Avenida São João, por volta das 12h de terça-feira, dia 22. O acidente provocou congestionamentos num dos principais corredores da cidade. Candidata à vice aponta falta de transparência em creches Falta de transparên- cia na prestação de con- tas e monopólio de uma entidade no comando das creches municipais, são as contestações da educadora e candidata a vice-prefeita na chapa do PSDB, Cristina Qui- na (PMDB/foto). Em entrevista ao Diário de Jacareí, a candidata questionou a situação das creches municipais na administração atual. PÁGINA 3 Estado orienta professores para volta às aulas Desconhecido morre após atropelamento na Via Dutra PÁGINA 5 E MAIS... PÁGINA 8 DJ/arquivo D

Upload: stander-pool-guess-guess

Post on 06-Jun-2015

2.613 views

Category:

News & Politics


5 download

DESCRIPTION

Bom está ai esse acordo vem sendo acordado desde lá vai saber quando só se houve Rumores, mais na pratica nada acontece! Alguns vereadores de Jacareí ainda dá uma de esquecidinho, mas que acordo não me lembro então está ai a materia para refrescar a mente dos esquecidos! Leia pagina 04

TRANSCRIPT

Page 1: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

COTAÇÕESComercial .................. 1,583Paralelo ..................... 1,650Turismo ..................... 1,590

DÓLAR/COMPRA

Comercial .................. 1,585Paralelo ..................... 1,700Turismo ..................... 1,670

DÓLAR/VENDA

EUROCompra ..................... 2,487Venda ........................ 2,487

DIRETOR DE REDAÇÃO: ANGELO ANANIAS ANO 40 | N° 8.492 | 1,20 JACAREÍ - SP, 24 E 25 DE JULHO DE 2008

Jacareí reassumeliderança nosJogos Regionais

Jacareí reassumiu a lide-rança dos Jogos Regionaisde Caraguatatuba, após fi-car um dia atrás de SãoSebastião. No boletim ofi-cial de ontem, a cidade re-aparece na primeira colo-cação da segunda divisão,com 144 pontos, contra 135dos sebastianenses.

PÁGINA 5

Jacareí sagrou-se campeã também no vôlei de praia feminino

Acidente mata ‘motoqueiro’e provoca caos no trânsito

Prefeito, representantes da empresa, secretários e moradores, participaram da reunião

PMJ/Valter Pereira

Diobel é o concorrente maisrico à reeleição para vereadorCom pouco mais de meio milhão, o empresário tucano lidera o ‘ranking’ dosvereadores que tentam permanecer na Câmara Municipal. PÁGINA 3

ACABOU AAGONIA!

Acordo garante regularizaçãode escrituras no Rio Comprido

epois de 25 anos de negociação e muita luta, os moradores do loteamentoRio Comprido, na divisa entre Jacareí e São José dos Campos, têm finalmenteuma esperança concreta de regularizar o loteamento e, consequentemente, a

situação de suas moradias junto ao Poder Público. PÁGINA 4

PMJ/Wendell Marques

O motoboy, I.S.S., de21 anos, morreu instan-taneamente após seratropelado por um cami-nhão, na Avenida SãoJoão, por volta das 12hde terça-feira, dia 22.O acidente provocouconges t ionamentosnum dos principaiscorredores da cidade.

Candidata àvice aponta faltade transparênciaem creches

Falta de transparên-cia na prestação de con-tas e monopólio de umaentidade no comandodas creches municipais,são as contestações daeducadora e candidata avice-prefeita na chapado PSDB, Cristina Qui-na (PMDB/foto). Ementrevista ao Diário deJacareí, a candidataquestionou a situaçãodas creches municipaisna administração atual.

PÁGINA 3

Estado orientaprofessorespara voltaàs aulas

Desconhecidomorre apósatropelamentona Via Dutra

PÁGINA 5

E MAIS...

PÁGINA 8

DJ/arquivo

D

Page 2: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

diário de jacareí JACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 20082

CONHECIMENTO

Verdade eleitoralber que a grande maioria não informou os valores.

De qualquer forma, é fato que a omissão de informa-ções ou a divulgação de dados errôneos, pode levar ocandidato a ter o seu pedido de registro negado. Atual-mente, cerca de 58 candidaturas, com pedido de re-gistro em andamento no município, estão sob a mirada Justiça Eleitoral por conta da falta de documen-tos, que vão desde uma simples fotografia a umatestado de escolaridade.

É voz corrente entre a população mais atenta ao plei-to que a Justiça Eleitoral está se empenhando para tor-nar as próximas eleições mais transparentes. Hoje, éobrigação do candidato estar com ‘tudo em cima’, in-cluindo o preceito natural de que ele está declarando averdade, sendo honesto.

Informar o cidadão o que o candidato tem, atualmen-te, é permitir, mais adiante, uma comparação, contes-tando a riqueza que ele acumulou com o dinheiro dopovo. Assim, o candidato não vai mais poder dizer quenada tem, se gastar mais do que tem para tentar se ele-ger. Com a necessidade de uma rigorosa prestação decontas, ele terá que explicar de onde veio o dinheiro.

É a nossa opinião.

Aprofundando a pauta recente, cuja abordagem foio patrimônio declarado dos candidatos a prefeito e viceprefeito de Jacareí, a edição de hoje apresenta um am-plo balanço sobre nossos vereadores, candidatos àreeleição. A única exceção da lista dos atuais 13parlamentares é Júnior Raad (PSDB), concorrenteao cargo de prefeito.

A reportagem desta edição se baseia em informa-ções prestadas pelos próprios concorrentes à JustiçaEleitoral. Através do site do TSE- Tribunal SuperiorEleitoral, é possível identificar o patrimônio de cadaum. Essa declaração faz parte de uma exigência legal.

A partir das eleições de 2008, os candidatos tiveramque declarar não só os bens que possuem, mas tambémos valores dos mesmos. O próprio sistema eletrônicode registro on-line de candidaturas rejeita a transmis-são da informação incompleta.

Apesar do nosso interesse em deixar tudo bem claropara o (e) leitor, não foi possível estabelecer uma com-paração em nível de evolução patrimonial, porque em2004 os candidatos de então (hoje vereadores) estavamdesobrigados de informar algo além de uma simplesrelação de bens. Basta consultar a internet para perce-

EDITORIAL

Aposentados e inflaçãoARTIGO

*Milton Dallari

Se já não é uma fácil mis-são aos jovens trabalhadoressobreviver nesse país, aos quejá passaram dos 60 anos a ta-refa fica ainda mais árdua. Eonerosa. Um dado recentecomprova tal afirmação. A in-flação entre a população ido-sa, medida pelo Índice de Pre-ços ao Consumidor da Tercei-ra Idade (IPC-3i), subiu 2,65%no segundo trimestre desseano, a maior taxa desde marçode 2003, quando o índice tevealta de 5,28%.

Os dados, divulgados pelaFundação Getúlio Vargas(FGV), são preocupantes. Ain-da segundo a instituição, osidosos sentiram mais a inflaçãodo que os demais, já que o ín-dice que os englobam supe-rou o Índice de Preços aoConsumidor – Brasil (IPC-BR), que mede a inflação novarejo em todas as faixasetárias, e que ficou em 2,38%

no mesmo período.Pessoas mais otimistas po-

deriam dizer que a informaçãoeconômica é pontual e isola-da, mas a análise de um perío-do maior mostra que a vida denossos idosos brasileiros estárealmente ficando cada vezmais cara. Nos últimos 12meses, o índice da terceiraidade regis t rou a l ta de6,36%, enquanto a taxa paraa média da população subiu5,96%. No ano, a inflaçãodos idosos está em 4,05%,também superior aos 3,84%apurados no IPC-BR.

A justificativa que se dápara a alta é que a mesma te-nha sido motivada principal-mente pela elevação mais in-tensa dos preços dos alimen-tos, que registraram alta de5,71% no segundo trimestre.Como boa parte da renda doidoso é destinada a alimenta-ção, essa turma sofreu mais –e sofre - os efeitos inflacioná-rios. Somente no pão francês,

o aumento no período foi de18,06%. É necessário reforçarque o acréscimo expressivo dovalor não se refere a produtossupérfluos, mas do alimentomais básico a que se pode ter.

Habitação, vestuário e cui-dados pessoais, além de servi-ços de saúde (médicos, labora-tórios clínicos, hospitais e me-dicamentos) - setores onde aterceira idade também é muitoparticipativa - igualmente infla-cionaram, contribuindo, assim,para o ônus às pessoas quecompõem essa faixa etária. Oúltimo dessa lista, aliás, comforte influência. Tal seg-mento pesa muito na cesta deconsumo dos idosos. E os pre-ços não param de subir.

Para esse ano, o reajusteautorizado pela Agência de Vi-gilância Sanitária (Anvisa) va-ria de 2,52% a 4,61% para osmedicamentos. Mas, apenas nosegundo trimestre, a alta nopreço de medicamentos foi de3,33%, medidos pelo IPC-3i. A

inflação é o sinal de alerta paraa economia de qualquer país.Aos países em desenvolvimen-to, como é o caso do Brasil, aatenção deve ser redobrada.

Incentivar um consumoconsciente e tentar evitar – jáque não há como se proibir – oaumento descabido dos preçosfaz parte das obrigações dogoverno. Aos consumidores, énecessária muita calma antesde consumir qualquer item.Pesquisar bastante os pre-ços antes de definir o lo-ca l da compra pode se ru m a s a í d a i n t e r e s s a n t epara fugir dos efeitos da altada inflação. E aos idosos, maisdo que nunca, além da pesquisa,muita torcida para que dias me-lhores possam voltar.

*Milton Dallari é diretor ad-ministrativo e financeiro doSebrae-SP e conselheiro daAssociação dos Aposenta-dos da Fundação Cesp.

Editado pela Empresa Jornalística Diário de Jacareí Ltda.Fundado em 06/06/1968

Av. Avareí, nº 974 - Bairro Avareí - 12328-001, Jacareí - SPLinha tronco (012) -*3953-2966 / Fax: 3951-5842

E-mail: [email protected]

ANGELO DE PAULA ANANIASDiretor responsável e de redação

E-mail: [email protected]

REDAÇÃOCarolina Xavier: [email protected]

Fernanda Goulart: [email protected]ção: Jacareí, SJCampos, Guararema, Santa Branca e IgaratáNº atrasado (mês em curso): R$ 1,50 / Demais edições: R$ 5,00

Circulação: terça-feira a sábadoImpressão desta edição: O Diário de Mogi

Representante Comercial em SP- RGD Comunicação LtdaOs artigos assinados são de responsabilidade dos autores

www.diariodejacarei.com.br

Gestantes e o direito à pensão alimentíciaARTIGO

CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESARevisão da matéria p/CONCURSO PÚBLICO

Grupos aos sábados: 19 e 26 de julho/2 e 9 de agosto Preços promocionais

9721-0862 / 3953-1888 – [email protected]

CONTINUANDO O EMPREGO DOS PRONOMESeu e mim, como você falaria:

Entre mim e você ( ) eu e você ( ) sempre haverá muita compreensão.

Entre você e mim ( ) você e eu ( ) estará Clara.

RESP.:

Eu se usa antes de verbo (claro ou subentendido); após preposição, cabeo emprego de mim.Note, porém: Entre eu ficar e você ir, prefiro que você vá. Não vá sem eumandar.Ela é mais inteligente que eu. (= que eu sou.)

VAMOS EXERVAMOS EXERVAMOS EXERVAMOS EXERVAMOS EXERCITCITCITCITCITAR?AR?AR?AR?AR?01. Entre __________ e Rodrigo nunca houve brigas.02. Trouxeram alguns livros para ______ler.03. Nem sequer uma discussão houve entre ______e Lucas .04. Já é tempo de ______ criar juízo.05. Nada poderiam fazer sem ______.06. Isto é para ________ assinar ou para _________ rasgar?07. Não foi possível para _________ responder seu e-mail.08. É muito difícil para ________ ouvir uma coisa dessas.09. Foi desagradável para ________ ter de castigá-la.10. Nunca foi possível para _______ guardar dinheiro para _______ fazer

economia.11. Tragam um bom livro para _____.12. Tragam um bom livro para _______ ler.13. Deverá trazer os originais para _______ conferir.14. Não houve nenhum mal-entendido entre ela e _________.15. Ele sentou-se entre________ e ti.16. É importante para __________ resolver esta questão.17. Tudo se volta contra _______ e ti.18. Entre ________e ela nada existe.19. Qual a diferença entre ________ e ele?20. Entre _______ e ti tudo se resolve.21. Será difícil para _______ passar no exame.22. Entre __________ lavar louça e você cozinhar; prefiro ir a umrestaurante

RESPOSTAS:

Entre mim e você sempre haverá muita compreensão.Entre você e mimestará Clara.

Use MIM nas questões: 1; 3; 5; 7; 8; 9;10 (1º espaço) 11; 14; 15; 16; 17; 18; 19; 20; 21.Use EU nas questões: 2; 4; 6; 10 (2º espaço); 12; 13; 22.

*Sylvia MariaMendonça do Amaral

A Comissão de Constitui-ção e Justiça e de Cidadania

da Câmara dos Deputadosaprovou, no último dia 15 dejulho, projeto de lei que con-cede às gestantes o direito aorecebimento de pensão ali-

mentícia desde a concepçãoaté o nascimento de seu fi-lho. De acordo com o proje-to, a gestante que comprovara gravidez através de laudomédico e provar, mesmo quecom indícios apenas, a pater-nidade da criança, indican-do as condições nas quais sedeu a concepção, poderá re-ceber pensão alimentíciapara que o provável pai con-tribua com suas necessida-des, de acordo com as possi-bilidades dele.

O suposto pai deverá au-xiliar no pagamento de exa-mes, remédios, alimentaçãoespecial, assistência médicae psicológica, internações,parto, prescrições preventi-vas e terapêuticas indispen-sáveis, a juízo do médico,além de outras que o juizconsidere pertinentes. A ges-tante será ouvida, juntamen-te com testemunhas, e o pos-sível pai. Caso o suposto pai

conteste a paternidade, deve-rá ser realizado exame queisso comprove ou não. Oexame no caso, o único ca-paz de fazer tal constataçãocom o máximo de segu-rança, é o de DNA.

A lei beneficiará as ges-tantes que são abandona-das durante ou até mesmoantes da constatação dagravidez e que acabam porarcar com todas as despe-sas para uma gestação mi-nimamente saudável, fi-cando o pai desonerado desuas obrigações para comseu filho, já que a pensãovisa o bem estar da mãe e,consequentemente do feto.

O certo é que o pai queabandona a mãe de seu filhoao saber da gravidez, o quenão é raro, dificilmente acei-tará a paternidade apenas porindícios apresentados porela. Certamente contestará apaternidade, o que exigirá a

realização de exame deDNA, iniciando-se uma ver-dadeira investigação de pa-ternidade. Mas a lei fará comque a gestante tenha direitoao recebimento da pensãodesde o momento em que hou-ver a citação do suposto pai parao processo no qual pede apensão.Não resta dúvida deque haverá pedidos infunda-dos, sem qualquer critério,que poderão induzir o juizem erro, determinando o pa-gamento de pensão àquelesque não são responsáveispela paternidade, exigindo-se por isso o exame deDNA.Sob um dos aspectosque envolvem a lei, foi “criado”algo que já existia: a investigaçãode paternidade.

Além disso, dizem médi-cos especialistas, que o pro-cedimento para retirada dematerial para o exame deDNA não é aconselhávelpara a gestante que está pas-

sando por uma gravidez sa-dia. É criar uma situação derisco expondo o feto de ma-neira desnecessária, do pon-to de vista médico.

O que temos por ora é aincerteza de como será apli-cada a lei nos casos práticos.Só o tempo dirá se a lei atin-giu seus objetivos conside-rando-se que visa agir sobreterreno repleto de subjetivi-dades como ocorre em todasas questões que envolvemo Direito de Família.

* Sylvia Maria Mendonçado Amaral é advogada es-pecialista em Direito de Fa-mília e Sucessões do escri-tório Mendonça do AmaralAdvocacia, autora do livroManual Prático dos Direitosde Homossexuais e Transe-xuais e editora do site AmorLegal —[email protected]

Page 3: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

diário de jacareí 3JACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 2008

CIDADE

AGENDA DOSCANDIDATOS

HAMILTON MOTA (PT)Quinta-feira (24) – Café da manhãem padaria e visita ao comércio daregião central. No restante do dia,o candidato faz caminhada ereuniões em bairros.

Sexta-feira (25) – Caminhada na re-gião do bairro São Silvestre. Duran-te a tarde, caminhada na região daRodovia Nilo Máximo. À noite,festa de lançamento da candida-tura para convidados.

JÚNIOR RAAD (PSDB)Quinta-feira (24) – Visita às feiraslivres do Jardim Bela Vista e JardimParaíso. Ainda pela manhã, o can-didato segue para o Bandeira Bran-ca II, onde circula pela UBS (Unida-de Básica de Saúde) local, comér-cios e residências. A partir das 15h,Raad segue em reunião no comitêcentral e, posteriormente, terá ou-tras reuniões em bairros distintos.

Sexta-feira (25) – Visita à feira doParque Brasil e prolongamento doJardim Santa Maria e caminhadapelo Cecap e ‘Cecapinho’. Durantea tarde, o candidato segue em reu-nião em bairros distintos. Por voltadas 20h, visita o Projeto Reflorir, noJardim São José, em companhia decandidatos a vereador.

MAURÍCIO HAKA (DEM)Quinta-feira (24) – Visita à feira li-vre do Centro da cidade pela ma-nhã. Durante a tarde, o candidatopercorre os bairros Igarapés, 1º deMaio, 22 de Abril e Rio Compri-do. No período noturno, Haka sereúne com coordenadores decampanha.

Sexta-feira (25) – Visita à feira livredo Jardim Santa Maria. Pela tarde,permanece no mesmo bairro epercorre as adjacências, comoParque Brasil e Avareí. Posteri-ormente, segue para o Jardim Pa-raíso.

VALDEMAR VALENTIM (PSOL)Quinta-feira (24) – Durante a manhãe a tarde, o candidato visita bairrosvariados da cidade. Pela noite, às19h participa de uma plenária commovimentos sindicais e a populaçãoem geral, no Sindicato dos Metalúr-gicos, no Centro.

Sexta-feira (25) – Caminhada peloCentro da cidade e visita a co-mércios da região.

Diobel é o concorrente maisrico à reeleição para vereadorCom pouco mais de meio milhão, o empresário tucano lidera o ‘ranking’ dos vereadores que tentam permanecer na Câmara

Fernanda Goulart

O vereador Diobel Fer-nandes (PSDB), é o can-didato mais rico que dis-putará a reeleição para omesmo cargo na eleição dodia 5 de outubro. Com R$630 mil em bens declara-dos ao Tribunal SuperiorEleitoral (TSE), referentesa dois imóveis res iden-c iais e um prédio comer-cial, Diobel assume a pri-meira posição no ‘ranking’.Em segundo lugar apare-ce José Antero (DEM),com quase R$ 340 mil,entre imóveis e veículos.

Já nas últimas posições,a ‘lanterna’ fica com o ve-reador do PDT, Itamar Al-ves, que registrou apenasum carro no valor de R$

10 mil, antecedido pelopastor José Roberto(PSDB), com R$ 36 mil,também equivalentes a umveículo declarado.

LEGISLAÇÃO E PE-NALIDADES – A decla-ração do patrimônio fazparte de uma exigência doTSE, de acordo com a re-solução 22.717, que dis-põe, entre outros assuntos,sobre normas de registrode candidaturas. A partirdessa eleição os candida-tos tiveram que declararnão só os bens, mas tam-bém os valores dos mes-mos para validar o ca-dastro na Internet.

Segundo o chefe do car-tório eleitoral da zona 62de Jacareí, Rodrigo Este-

CONFIRA O ‘RANKING’ DOS CANDIDATOSMAIS RICOS À REELEIÇÃO NA CÂMARA

* O vereador tucano, JÚNIOR RAAD, não foi incluído neste levantamento, porque o patrimônioinformado à Justiça Eleitoral já havia sido motivo de matéria do nosso jornal, sobre o mesmotema, com os candidatos a prefeito de Jacareí

Diobel Fernandes (PSDB) ............................................... R$ 630.000,00José Antero (DEM) .......................................................... R$ 339.693,10Dr. Ernesto de Jesus (PPS) ............................................ R$ 304.000,00Adriano da Ótica (PPS) ................................................... R$ 220.500,00Genésio do INPS (PTB) .................................................. R$ 210.000,00Maria Correia (PDT) ........................................................ R$ 106.000,00Rose Gaspar (PT) ........................................................... R$ 92.000,00Prof. Marino Faria (PT) .................................................... R$ 89.500,00José Carlos Diogo (PT) ................................................... R$ 88.000,00Laudelino Amorim (PT) .................................................... R$ 76.500,00Pastor José Roberto (PSDB) .......................................... R$ 36.000,00Itamar Alves (PDT) .......................................................... R$ 10.000,00

VEREADOR ....................................................... PATRIMÔNIO DECLARADO EM 2008

ves Grilo, o candidato quedivulgar dados errôneospode ter a candidatura con-testada (impugnada) ou até

mesmo negada. ‘Se o can-didato não cumprir a reso-lução ou faltar algum do-cumento, ele tem um pra-

zo de sete dias - contado apartir de terça-feira, dia 22– para regularizar a situa-ção. Se não apresentar, teráo pedido indeferido’, afir-ma ele. O chefe do cartó-rio eleitoral informou ain-da que existem hoje 58candidaturas em processode impugnação em Jacareí.

Para Grilo, as altera-ções da lei, como a decla-ração do valor dos bensdos candidatos, por exem-plo, fazem parte de umatentativa da Justiça Eleito-ral de tornar as eleiçõesmais transparentes aoseleitores. ‘Para mim, éuma forma de tornar aseleições mais claras à po-pulação. O candidato nãovai mais poder dizer quenão tem nada e gastar um

Diobel Fernandes (PSDB) José Antero (DEM) Dr. Ernesto de Jesus (PPS) Adriano da Ótica (PPS) Genésio do INPS Maria Correia (PDT)

Rose Gaspar (PT) Prof. Marino Faria (PT) José Carlos Diogo (PT) Laudelino Amorim (PT) Pastor José Roberto (PSDB) Itamar Alves (PDT)

milhão na campanha, por-que com a necessidade daprestação de contas, eleterá que expl icar deonde veio o dinheiro.Acredito que isso ajuda-rá o eleitor’, opina.

Os dados relativos aoscandidatos às eleições,exigidos pelo TSE, são dedomínio público e estãodisponíveis no site do Tri-bunal Superior Eleitoral –www.tse.gov.br.

CMJ/arquivo CMJ/arquivo

CMJ/arquivo CMJ/arquivo CMJ/arquivo

CMJ/arquivo CMJ/arquivo

DJ/arquivo DJ/arquivo

DJ/arquivo CMJ/arquivo

Candidata à vice aponta faltade transparência em creches

Nove creches municipais da cidade são administradaspela Mantenedora Vicente Decária, como a EstânciaFeliz, no Jardim das Indústrias.

DJ/Imagem

Falta de transparênciana prestação de contas emonopólio de uma entida-de no comando das cre-ches municipais, são ascontestações da educado-ra e candidata a vice-pre-feita na chapa do PSDB,Cristina Quina (PMDB).Em entrevista ao Diáriode Jacareí, a candidataquestionou a situação dascreches municipais na ad-ministração atual. “A ges-tão das creches munici-pais precisa ser revista enão deve continuar sendoconveniada a apenas umaentidade. Não existe trans-parência no repasse de re-cursos e planilha de gas-tos públicos. Tudo que éadministrado em grandequantidade tem poucaqualidade”, frisa.

Para a educadora, a

proposta ideal é que as cre-ches sejam administradaspor entidades diferencia-das, o que, segundo ela, re-presenta o envolvimento detoda a sociedade nessaquestão. “Pretendemoscontinuar com as crechesconveniadas, sendo quecada entidade será respon-sável por uma creche, ga-rantindo a supervisão sis-temática e contínua, compadrão salarial da equipee não sucateando o atendi-mento”, afirma ela, quetambém propõe ampliaçãodos horários e atendimentonoturno.

OUTRO LADO – Em res-posta às críticas de Cristi-na Quina, a vice presidenteda Mantenedora VicenteDecária, Sônia Ferraz, con-testa as afirmações da can-

didata e garante a transpa-rência na prestação de con-tas, citando a aprovação noTribunal de Contas e a su-pervisão dos ConselhosMunicipal, Estadual e Na-cional de Assistência Soci-al. “Nossa entidade étransparente sim, temos au-ditoria independente, amesma que é feita na JAM(Jacareí Ampara Menores).Eu só lamento muito, quan-to educadora, que somentenesse momento político, aspessoas comecem a olharpara o nosso trabalho.Já estamos com o convê-nio há quase quatro anose, somente agora, a Cris-tina teve essa preocupa-ção”, enfatiza.

Segundo Sônia, o con-vênio da administraçãocom as entidades no co-mando das creches é umaparceria entre a sociedadecivil e o poder público paragarantir os direitos das cri-anças e adolescentes. “Anossa entidade está com aconsciência tranqüila dedever cumprido e vamoscontinuar o trabalho emprol das nossas crianças.Temos dois diretores, filia-dos ao PSDB, que poderi-

am explicar muito bem aquestão da transparênciapara a Cristina”, diz.

OFICIAL – De acordocom dados da SecretariaMunicipal de Educação,em Jacareí, existem onzecreches espalhadas pela ci-dade, nove delas adminis-tradas pela MantenedoraVicente Decária. As outrastrês creches restantes, Can-tinho da Providência, Ma-ria Clara Machado e LarSão José, são comandadas,respectivamente, pelo Au-xílio Fraterno e CristãoCônego José Bento, Uni-vap e Obra Social e As-sistencial São José.

Para o diretor geral dasecretaria, João Roberto

Costa de Souza, não háfavorecimento de entida-des, mas sim, ausência deoutras mantenedoras fi-lantrópicas que reúnam asmesmas condições dequalidade que a Decária.“São muito mais eles[Mantenedora VicenteDecária] que nos aten-dem, do que o contrário.Se hoje tivéssemos outrasentidades, com a mesmaqualidade, poderíamosampliar o serviço de cre-ches. Essas acusações de-monstram uma falta deconhecimento do proces-so. Qualquer munícipepode obter informaçõescom relação à prestação decontas e confirmar a trans-parência”, destaca. (F.G.)

*PERÍODO ...................................... CUSTO ALUNO PER CAPITA

*Dados fornecido pela Secretaria Municipal de Educação.

NÚMEROS DO CONVÊNIO

Integral (8h) ................................................. R$ 150,00Meio-Período (4h) ....................................... R$ 75,00

CMJ/arquivo

Page 4: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

JACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 2008diário de jacareí4

CIDADE

Começa amanhã a segunda fase dorecapeamento da Anésia Ruston

A partir desta sexta-fei-ra, dia 25, a segunda meta-de da rua Anésia Ruston, noJardim das Indústrias, rece-berá asfalto, um investi-mento da prefeitura de qua-se R$ 193 mil, que incluios serviços de drenagem. Avia é uma importante liga-ção entre a região central,o Parque Nova América ebairros adjacentes.

Os trabalhos de 289metros de drenagem, come-çaram em junho e já estãoprontas as guias e sarjetas.A prefeitura também pro-moveu a restauração da ruaExpedicionário Paulo deOliveira Branco, na mes-ma região.

O recapeamento deverádurar cerca de uma sema-na e será executado pelaempresa CG Engenharia,vencedora da licitação. Aprimeira metade do recape-amento da Anésia Rustonfoi feita no mês de maio,em um trecho de cerca de3.000 m², entre as ruasMoisés Ruston eExpedicionárioPaulo Branco.

TRÂNSITO –Desde o términoda primeira par-te do recapea-mento, a rua Anésia Rustonpassou a ser mão única,sendo permitido o tráfego

O recapeamento deverá durar cerca de uma semana

PMJ/Wendell Marques

apenas no sentido centro-bairro, entre as ruas Moisés

Ruston e ExpedicionárioPaulo Branco. Para se-guir em direção ao cen-

tro, os motoristas devemutilizar as ruas Expedici-

onário ArmandoCavalcante, Expe-dicionário JoãoSantana ou Emyg-dio Pereira deMesquita.

Devido à me-lhoria do asfalto, a

prefeitura criou uma novaárea de estacionamento. Amudança no trânsito tam-bém teve como objetivosolucionar um ponto deconflito, no cruzamentoda Anésia Ruston com aMoisés Ruston, pelo fatode ser estreito o acessoao condomínio e comér-cio local. O trajeto é tam-bém utilizado por cami-nhões de uma fábrica nolocal e circulares urbanos.

Acordo garante regularizaçãode escrituras no Rio CompridoApós 25 anos de impasse, a expectativa é de que o mesmo seja homologado na Justiça até o final de agosto

Depois de 25 anos denegociação e muita luta, osmoradores do loteamento

Rio Comprido, na divisaentre Jacareí e São Josédos Campos, têm final-

mente uma esperança con-creta de regularizar oloteamento e, consequente-

mente, a situação de suasmoradias junto ao PoderPúblico.

O anúncio foi feito natarde de ontem, após umareunião entre representan-tes dos moradores do lote-amento, da prefeitura e daProdesa, empresa proprie-tária da área, que passou aser ocupada irregularmen-te em 1983, dando origemao bairro Rio Comprido.

As partes chegaram aum acordo e, agora, a ex-pectativa é de que o mes-mo seja homologado naJustiça até o final de agos-to e, assim, os moradorespossam finalmente rece-ber as escrituras de seusimóveis.

Representando o Execu-tivo, participaram do en-contro o prefeito Marco Au-rélio de Souza, os secretá-rios municipais NelsonAparecido Júnior (Assun-tos Jurídicos), Virgínia Mi-léo Sant’Ana (Planejamen-to) e Raimundo Rodrigues(Governo); o presidente daFundação Pró-Lar, José

Luis Gonçalves, e o procu-rador jurídico da fundação,Jaime Fortes, além dos ve-readores José Carlos Diogoe Rose Gaspar.

José Paulo da CostaLima, Paulo Ricardo Tei-xeira e Rubens Barbosa vi-eram representando a em-presa, e a presidente daSAB (Sociedade Amigos deBairro) do Rio Comprido,Celestina Matos, represen-tou os moradores.

Para Celestina Matos,presidente da SAB RioComprido, a celebraçãodeste acordo significa umavitória muito importante, deuma luta de anos. “Há 20anos estamos tentando re-gularizar nossas casas eagora temos uma esperan-ça concreta de vermos essesonho realizado”, disse.“Só tenho a agradecer oempenho da prefeitura etambém da Prodesa, por te-rem unido esforços na in-tenção de regularizar o lo-teamento”, concluiu.

José Paulo da CostaLima, da Prodesa, esclare-

ceu que apenas os morado-res que já quitaram o paga-mento de seus lotes recebe-rão a escritura, tão logo oloteamento seja registrado.“Os que ainda não quita-ram, deverão procurar aempresa para firmar acor-do”, disse.

Para a secretária de Pla-nejamento, Virgínia MiléoSant’Ana, este acordo de-verá dar um fim ao pro-blema que há anos afli-ge os moradores do RioComprido. “É uma si-tuação fática, o localjá recebeu , ao longodesses anos, uma sériede benfeitorias do po-der público municipal,c o m o á g u a , e s g o t o ,iluminação, transportee coleta de lixo, mas aárea é particular, per-tence à empresa. Por isso,unimos nossas forças, po-der público, moradores erepresentantes da empresa,para firmarmos esse acor-do, que agora deverá serhomologado na Justiça”,completou.

Estão sendo investidosperto de R$ 193 mil norecapeamento desse corredor

PMJ/Valter Pereira

Prefeito, representantes da empresa, secretários e moradores, participaram da reunião

Page 5: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

diário de jacareí 5

POLÍCIAJACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 2008

Jacareí reassumiu a lide-rança dos Jogos Regionaisde Caraguatatuba, após fi-car um dia atrás de São Se-bastião. Na última terça-fei-ra, dia 22, a cidade do Lito-ral Norte estava com 126pontos, contra 124 dos ja-careienses. No boletim ofi-cial de ontem, Jacareí rea-parece na primeira coloca-ção da segunda divisão,com 144 pontos, contra 135dos sebastianenses.

A reviravolta na tabela sedeu, principalmente, porcausa dos resultados da na-tação, modalidade encerra-da no final da tarde de ter-ça-feira. No feminino, Jaca-

Jacareí reassume liderança nos Regionais PMJ/Wendell Marques

Jacareí sagrou-se campeã também no vôlei de praia feminino

reí conquistou o título com237 pontos, contra 160,5 deGuaratinguetá e 104 deCaieiras. A equipe mascu-lina, também campeã, so-mou 206 pontos, contra163 de Guaratinguetá e 159de Francisco Morato.

Até o momento, Jacareíjá conquistou dez títulosnas modalidades oficiaisdo torneio, com destaquepara a natação, que faturoutudo o que disputou. Alémde ganhar no masculino eno feminino, a delegaçãojacareiense também foicampeã nas duas categori-as PPD (Pessoas Portado-ras de Deficiência), com

equipes que fazem parte doProjeto Paradesportivo domunicípio.

Além dos quatro títulosna piscina, Jacareí tambémsagrou-se campeã no vôleide praia feminino, na ma-lha, no caratê masculino, nocaratê feminino, no atletis-mo PPD feminino e no atle-tismo PPD masculino. Onúmero de títulos da cida-de deve subir para 12 atéesta sexta-feira, quando se-rão oficializadas as primei-ras colocações no torneiode damas e na ginást icaartística feminina, modali-dades nas quais Jacareí é aúnica inscrita.

Vice no bicicross

O pilotoEduardo Martins,

medalha deouro nos Jogos

Regionais

O bicicross de Jacareívoltou a fazer bonito e con-quistou a segunda coloca-ção geral nos Jogos Regi-onais de Caraguatatuba.Campeões em 2004 e2005, os jacareienses bus-cavam o terceiro título damodalidade, mas São Josédos Campos conquistouuma medalha de ouro amais e faturou o título.Campos do Jordão ficou naterceira colocação, en-quanto Caraguá foi a quar-ta e, Caçapava, a quinta.

No total, Jacareí con-quistou quatro medalhas,

sendo uma de ouro, comEduardo Pereira, uma deprata, com Letícia Martins,e duas de bronze, com Él-ber Soares e Gustavo Teles.

Eduardo subiu ao topodo pódio na categoria mas-culino até 14 anos, a mes-ma de Gustavo Teles. Obiker fez uma excelentecorrida vencendo as trêsbaterias classificatórias. Nafinal, Eduardo largou emsegundo, mas teve calmapara esperar o momentocerto e atacar para assumira primeira colocação.

A irmã de Eduardo, Le-

tícia Martins, foi segundacolocada na feminino 15anos e mais. A biker tam-bém fez uma boa corrida,chegando a disputar a lide-rança das baterias, na pro-va disputada no sistema desomatória de pontos.

Na principal categoria, amasculino 19 anos e mais,Jacareí foi bronze com El-ber Soares, que liderou suasbaterias de classificação.Na final, após ótima larga-da, o piloto não conseguiucontornar bem a primeiracurva e perdeu a liderança.

Os pequenos tambémforam destaque na equipejacareiense. Na categoriamasculino até 14 anos, Re-

nan Gomes, de 8 anos, Lu-cas Pereira e Gustavo Sil-va, ambos de 9 anos, enca-raram com muita garra ospilotos mais velhos e deramum show, mostrando quetalento não tem tamanhonem idade. Os bikers nãochegaram ao pódio, masadquiriram experiênciapara as próximas competi-ções. Felipe Moreno foiquarto colocado na mascu-lino até 14 anos, UlissesOliveira ficou em quinto na15 a 18 anos e Paulo Lis-boa também foi quinto, masna 19 anos e mais.

“É claro que gostaría-mos de ter vencido paratrazer mais esse título para

Jacareí. A conquista seriamuito importante para ocurrículo da equipe JBC/SER/Carbonic/Moby Ci-clo, mas infelizmente nãodeu. Mesmo assim nossospilotos tiveram méritos,esforçaram-se para fazero melhor e, com certeza,estaremos nos próximosJogos brigando por me-dalhas com a mesmadisposição de sempre”,disse o técnico PedroAndrade, o Pedrão.

Cláudio Pereira/Divulgação

ESPORTES

Acidente mata ‘motoqueiro’e provoca caos no trânsito

I.S.S., de 21 anos, teve morteinstantânea ao ter o corpoesmagado por um caminhão

Fernanda Goulart

O motoboy, I.S.S., de 21anos, morreu instantanea-mente após ser atropeladopor um caminhão, na Ave-nida São João, por volta das12h de terça-feira, dia 22.Segundo informações dapolícia, o jovem tentou umaultrapassagem, mas bateuem um dos veículos, perdeuo controle, e caiu para bai-xo do outro caminhão. Oacidente provocou caos notrânsito e congestionamen-to no corredor que d áacesso ao bairro do São João.

Um dos motoristas afir-mou ao policial militar, queatendeu a ocorrência, quediminuiu a velocidade para

Um homem desconheci-do, atropelado há quasevinte dias na Rodovia Pre-sidente Dutra, morreu namanhã de ontem, dia 23.Ele estava internado emestado grave, na SantaCasa de Jacareí, desde odia do acidente.

Segundo informaçõesda polícia civil, até o mo-mento nenhum parenteou conhecido da vítimahavia aparecido paraidentificá-la. O homem,conforme consta no bo-letim de ocorrência, erabranco, tinha cerca de 50anos, cabelos grisalhose, no dia do acidente, es-tava com as roupas sujas degraxa. O corpo seguiu parao Instituto Médico Legalpara a realização da ne-cropsia. Quem souber doparadeiro da família dodesconhecido deve entrarem contato pelo número(12)3951-7312, na 2ª Dele-gacia de Polícia de Jacareí,no Jardim Flórida.

dar passagem ao motoci-clista, mas a vítima colidiuem sua traseira, momentoem que houve o atropela-mento. Ainda segundo ele,a batida foi tão forte quechegou a abrir o capaceteda vítima.

Testemunhas tambémafirmaram que o atropela-mento foi acidental. “Eleestava passando entre osdois caminhões, bateu emum e a carreta passou porcima da cabeça dele”, afir-mou o jornaleiro MarcoAntônio Fialho, que temuma banca há cerca de 100metros do local do acidente.

De acordo com o Bole-tim de Ocorrência, os mo-toristas dos caminhões es-

tavam com os veículos edocumentação regulariza-dos. Os veículos foram li-

berados pela Perícia Técni-ca, mas o condutor queatropelou a vítima deve res-

ponder por homicídio cul-poso, quando não há in-tenção de matar.

O acidente ocorreu neste trecho da principal avenida do bairro São João

Sem gasolina, casal é flagrado com 23 kg de droga

Desconhecidomorre apósatropelamentona Via Dutra

Um casal foi preso emflagrante por tráfico dedrogas, no quilômetro 88da Rodovia CarvalhoPinto, na altura do Jar-dim Colônia, na noite deterça-feira, dia 22. O de-sempregado, R.C.F., e a

ambulante, R.R., ambosmoradores de São Paulo,foram pegos com 12 kgde cocaína e outros 11,9kg de substância seme-lhante à droga – que se -g u i r i a m p a r a S ã oJ o s é d o s C a m p o s –

a lém de celulares, car-tões de crédito e R$ 188em dinheiro.

De acordo com infor-mações da polícia, o ca-sal abandonou o veículosem gasolina, e seguiucaminhando pelo acosta-

mento da estrada. Umpolicial rodoviário es-tranhou o fato e acionoua viatura do TenenteCoronel Marcondes e osoldado João BatistaMachado.

No local, os policiais

abordaram os suspeitose, segundo eles, tendoem vista as contradições di-tas e o nervosismo de R.C.F.,revistaram o veículo, encon-trando os entorpecentes.

Ainda segundo os po-liciais, R.C.F. – que já

tinha passagem por rou-bo e cumpria pena em re-gime aberto – também te-ria tentado suborná-los,oferecendo-lhes R$ 50mil. R.C.F. e R.R. forampresos e responderão pelocrime de tráfico de dro-gas e corrupção ativa.

DJ/Imagem

Page 6: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

diário de jacareí6 JACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 2008

EXTRAVIOEU, FERNANDA MERCADANTE TURCI, RG nº. 3.278.022-9-ssp-sp e inscrita noCPF nº. 053.146.748/15, com endereço na Rodovia Nilo Máximo nº. 3.616, Cidadede Jacareí, venho comunicar a todos o extravio dos seguintes documentos: taloná-rio nota fiscal modelo 4 de produtor rural de numeração de 000001 até 000025 parcial-mente utilizado; comprovante de vacinação animal e cópia de transito de animal. O pre-sente comunicado é feito com o fim de salva guardar direitos e obrigações.

COMUNICADOS

LICENÇA CETESBSÃO JORGE DO PARATEI AUTO POSTO E SERVIÇOS LTDA., tornapúblico que requereu da CETESB a RENOVAÇÃO da Licença de Operaçãopara comércio varejista de combustíveis e lubrificantes no imóvel sito a RodoviaPresidente Dutra, s/n, km 179, Bairro do Lambari, Guararema, SP

.

LICENÇA CETESBSAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JACA-REÍ – ETE – MEIA- LUA torna público que recebeu da CETESB aLicença de Operação nº.38000634, válida até 18/07/2013, paraESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO à ESTRADA MUNICI-PAL DO MEIA- LUA – JCR-360, S/Nº MEIA- LUA, JACAREÍ.

LICENÇA CETESBIDEAL PAINÉIS DO BRASIL LTDA EPP torna público que recebeu daCETESB a Licença de Operação N° 38000631, válida até 08/07/2011,para FABRICAÇÃO DE PAINÉIS DE PROPAGANDA, INCLUSIVE LU-MINOSOS, sito à rodovia GERALDO SCAVONE, KM 99,7, LOT. VALEI. PAULISTA, RUA TRÊS, 410, CEP 12.305-490, JACAREÍ/SP.

EXTRAVIOJOÃO BATISTA DOS SANTOS, inscrito no CPF Nº.978.812.958-72, RG nº. 10.935.466-7 e Inscrição Municipalnº. 39604, residente à Rua Aparecida, 106 – Jardim das In-dústrias – Jacareí – SP, CEP: 12.306-002, comunica o ex-travio da Nota Fiscal nº. 861167.

IMÓVEIS

AMERICAN BOWLING CENTERAdmite Pizzaiolo e Garçom

c/ exp, sal. inicial R$ 1.000,00.Interessados: comparecer à av.

Sta. Cruz dos Lázaros, 599(Boliche), à partir das 17h00,

de terça a Domingo.

EMPREGOS

VENDO TERRENOCondomínio Coleginho,

437m2, Valor R$ 85.000,00,ótima localização. Aceito

contra-proposta.Tratar: (11) 8296-2724.

VEÍCULOS

VENDO CASACIDADE SALVADOR

Ótima localização, 2 quartos,sala, cozinha ampla, banheiro,

área de serviço, garagemcoberta, recém reformada,

R$ 68.000,00 –Tels.: (12)3951-6426 / (12)9751-6866

PÁLIO EDX4 portas, 97/97, V.E/T.E ,

Des. traseiro e Limpador traseiro,Alarme, Insulfilme,valor de Tabela.

Tels.: (12) 3951-8009 (12) 9773 3535

VENDO CASAJARDIM LUIZA

2 quartos, sala, cozinha,garagem, na rua da escola

“Athenas Paulista”.Tratar c/Vani,Tel.: (12)8125-9339.

PRECISA-SE BALCONISTA

Com facilidades p/atendimentode balcão, p/ramo de peixaria.

Tratar c/ CristianoTel.: (12) 9138-5746.

VENDO CASAURGENTE

Condomínio das Palmeiras –Jacareí. Particular.

Fone: (12) 8125 0730.

VENDO PONTO COMERCIALCom Vila de Casas nos fundos,

Conjunto 1º de Maio emJacareí/SP. Aceito carro

no valor de R$ 48.000,00.Fones: (11) 4725 1394 (11) 9818 2357

FORD FOCUS2002/2002, preto, completo c/

banco de couro, valorde tabela, particular.

Tratar fone: (12) 8125 0730

VEÍCULOS

TOCA-SE EMCASAMENTOS E EVENTOS

Cláudio e Júnior (Teclado eCanto), a partir de R$ 250,00.

Fone: (12) 9747-5928.

ALUGAMOS IMPRESSORASLaser para 3.000 cópias, R$ 60,00 por

mês. Só Cartuchos - R. Cap. JoãoJosé de Macedo, 390 - Centro -

Jacareí ( ao lado do Fórum).Fone: (12) 3961-4870.

CD-R = R$ 0,60 -DVD-R = R$ 0,80

Só Cartuchos - R: Cap. João Joséde Macedo, 390 - Centro - Jacareí

( ao lado do Fórum).Fone: (12) 3961-4870

RECARGAJato de tinta a partir de R$ 10, 00;

Toner a partir de R$ 50,00.Só Cartuchos - R. Cap. João José

de Macedo, 390 - Centro -Jacareí ( ao lado do Fórum).

Fone: (12) 3961-4870.

SULFITE A4Resma c/500 folhas, R$ 10,90.

Só Cartuchos - R. Cap. João Joséde Macedo, 390 - Centro - Jacareí

( ao lado do Fórum).Fone: (12) 3961-4870.

VENDE-SE SAPATARIACompleta, com clientela formada,ótima localização, ponto alugado.Tratar c/ Carlos.Fones: (12) 3953-5223 (12) 8119-4507

VEÍCULOSDIVERSOS

ALUGA-SE SALÂO P/FESTAS

Aniversários, Casamentos,local Villa Branca,

Maiores InformaçõesTel.: (12) 3958-7361 (12) 9169-0241

VENDE-SE KITP/ LAN HOUSE

Completo, com 5 mesas,5 computadores e 5poltronas.Detalhes:(12) 9718-9500 ou

www.infoman.com.br/lanhouse.

VENDA E REFORMAMesa de Bilhar, Snooker,

Pimbolim, Ping-Pong, etc.Temostacos, bolas, taqueiras, pano

p/ bilhar e ac. completos.Fone: (12) 3951-1985

João Bidu ou José Cabrera.

EXTRAVIOGRÁFICA STATUS LTDA., situa-da à rua Santa Teresinha, 30 –Bairro Centro – Jacareí / SP, ins-crita no CNPJ sob o n.º53.012.084/0001-40 e InscriçãoMunicipal n.º 3585, comunica oextravio das 3ª vias das notas fis-cais de serviços, série 1, de n.º 1até nº. 3.518.

EDITALEdital de citação. Proc. 1238/06. Prazo 30 dias.A Drª Cindy Covre, Juíza de Direito da 1ª VaraCível de Jacareí/SP, etc... Faz Saber a Alcina daSilva Barbosa, CPF 764.545.338-91, que nestejuízo se processa a ação de Execução de TÍtuloExtrajudicial, requerida por Anhanguera Educa-cional SA, visando receber R$ 11.907,08, refe-rente ao Instrumento Particular de Transação,Confissão de Dívidas e outras Avenças, em Ra-zão de Débito Decorrente de Prestação de Ser-viços Educacionais, firmado pelas partes em 08/08/05. Requer a citação da executada a pagar,no prazo legal o valor principal, acrescido legal-mente, mais honorários advocatícios de 20%,sob pena de não o fazendo, nem oferecendobens à penhora, sejam penhorados tantos bensque bastem para quitação do débito, e, citadaainda para apresentar defesa, prazo 15 dias, fin-do o deste, sob pena de confissão e revelia, esteserá publicado e afixado. Jacareí, 02/04/08.

LICENÇA CETESBTENDA ATACADO LTDA. torna público que requereuda CETESB a Licença Prévia, para a instalação de umposto de abastecimento (AUTOMOTIVO) de combustíveis,sito à Praça Charles Gates, 90 - Córrego Seco - Jacareí - SP. EDITAL

EXTRAVIOA empresa LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DR. CELSO SIMÕESLTDA EPP, inscrito no CNPJ sob o nº . 61.875.142/0001-97, com ins-cr ição munic ipal de nº . 21079, representada por seu sócio Sr. Rod-ney de Siquei ra, declara que a nota de nº . 597, série 1, com data devalidade de 06/07/2008, foi extraviada.

EXTRAVIOA empresa MARVE OPÇÃO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ROUPAS FEI-TAS LTDA - ME, localizada na Av. São João, 210, São João, CEP 12.300-000, Jacareí – SP, inscrita no CNPJ sob nº. 38.856.787/0001-60 e Inscri-ção Estadual 392.058.068.111, comunica o extravio das seguintes notasfiscais :TALÕES DE NOTAS FISCAIS DE VENDA AO CONSUMIDOR - ME- do nº. 0001 a 250.

EXTRAVIOCENTRO DE SERVIÇOS FRANGO ASSADO SULESTE LTDA, CNPJnº.02.928.132/0002-94, Inscrição Estadual nº.392.009.712.115 Inscri-ção Municipal nº.5.249-3, localizado à Rodovia Presidente Dutra KM65 s/nº – Parque Meia Lua – Jacareí/SP, comunica o extravio de2ª.e 3ª. da Nota Fiscal de Serviço nº.4870 Serie 1 emitida em 25/12/2007 no valor de R 75,00.

Page 7: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

diário de jacareí

ÁRIES Novas e propícias amizades,prosperidade profissional, financeira esocial e muito otimismo quanto a umavida tranqüila e feliz em um futuro próxi-mo, é o que indica o fluxo astral do dia.Pleno êxito financeiro, público, particu-lar e legislativo.

GÊMEOS Disposição tranqüila e exce-lente estado mental para entabular no-vas coisas visando sua melhora geral. Aelevação da personalidade será o pon-to máximo de seu sucesso. Melhora dasaúde, mas não se descuide. Se agircorretamente, terá grande expansão emtodos os sentidos.

CÂNCER Muito bom dia para tratar deassuntos e negócios relacionados comescritas, mundo artístico e social. Lu-cros pelo esforço profissional e êxitosocial, também se apresentarão. Apro-veite esta fase para tirar algum pro-veito. Inteligência clara e forte magne-tismo pessoa.

LEÃO Tudo dependerá de suas própriasações neste dia. Evite atritos com pes-soas desconhecidas seja qual for o moti-vo. Regular para o romance e bom paraos negócios. Indícios de excelentes con-tatos com pessoas mais idosas que você,e de bom nível financeiro e material.

VIRGEM A influência da lua prometebons ganhos e lucros em negócios rápi-dos e especulações razoáveis. Especialatenção aos assuntos domésticos, familia-res, profissionais e tudo o que lhe dê eleva-ção e estabilidade. Procure promover suaelevação pessoal em todos os sentidos.

SAGITÁRIO Sua vontade de vencer navida estará exaltada neste dia. Os ne-gócios deverão lhe trazer ótimos lucros,o trabalho será progressivo e a sua vidasocial e amorosa deverá prosperar. Pe-ríodo que lhe promete muito êxito mate-rial, social e profissional, devido ao bomaspecto astral em seu horóscopo.

CAPRICÓRNIO Deverá dar mais aten-ção à possibilidade de fazer novos e pro-veitosos contatos pessoais, associar-sea alguém e absorver a continuidadeque os astros lhe confere. Visite pes-soas influentes e traduza em termospráticos, todas as suas idéias, aspi-rações e sonhos.

TOURO Aproveite a influência astraldeste dia para conhecer o maior núme-ro possível de pessoas. As amizadesque fizer, vai lhe trazer vantagens. Diapromissor para tudo em geral. Bommomento para as investigações e no-vas descobertas.

VISITE: WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

LIBRA Dia pouco propício para tratar deassuntos jurídicos e financeiros e paraimpor idéias em seu campo profissional.Outrossim, tudo que se diz ser novo (ne-gócios, empresa, etc.) deve ser posto delado. A influência astral inclinará vocêpara mudanças de negócios.

ESCORPIÃO Se evitar a tensão nervosadiante das pessoas importantes, tudo po-derá acabar bem neste dia. De qualquermaneira, mantenha a serenidade e nãodiscuta com ninguém. Cuidado com pro-blemas de crédito. O aumento de sua po-pularidade será evidente, apesar de al-guns reveses.

VARIEDADESJACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 2008 7

*Rodrigo Romero

O bom e velho ChicoAo anunciarem o começo do show, sexta-feira (dia 18),

com 40 minutos de atraso, o senhor de 77 anos, com cabelostotalmente embranquecidos, vestindo paletó e calça cinza ecamisa azul bem clara, subiu os cerca de dez degraus queseparavam o palco do bastidor. O espetáculo a iniciar seria ode número 11.386 na carreira de 61 anos.Somava-se aí um recorde atrás de outrorecorde. O homem, Francisco Anysio deOliveira Paula Filho, o “mestre dos mes-tres do humor brasileiro” Chico Anysio,principiou ‘De Pai para Filho’ lendo umacarta de um pai arrependido ao genro. Eraa piada 1. Dela, seguiram-se centenas.Com o filho André Lucas como parceirona empreitada, o comediante não fezforça para levar a platéia da Associa-ção de Taubaté às gargalhadas, retri-buídas com salvas de palmas a cada dez mi-nutos. Assisti à vivacidade do marangua-pense com o brilho nos olhos. Fã dele háduas décadas, quando Chico Anys ioShow dava 80 pontos de audiência,maravilhei-me de ponta a ponta.

Coisas de Cinema já publicou duas colunas sobre o artis-ta: maio de 2005 e novembro de 2007. Os escritos se volta-vam ao mesmo tema: a desvalorização injusta do profissio-nal. Desde 2001 de fora da programação televisiva e comcontrato com a estação carioca até 2012, o ator somente apa-rece em determinadas novelas. Porém, depois de vê-lo emação na atividade que mais gosta, o show no teatro, minhalinha de raciocínio se alterou. Chico não precisa mais da TVGlobo. Tornou-se um mito vivo, perambulando com seus ‘cau-sos’, anedotas, lembranças e histórias divertidas sobre o Nor-

deste, berço da imaginação, folclore e riqueza, ingredientesprincipais do ‘De Pai para Filho’. Durante os quase 100 mi-nutos de show, eles alternaram-se no palco. Lucas pare-ce ter aprendido muito com o pai. Sua desenvoltura anarrar os chistes lhe dão base suficiente para ‘duelar’com o companheiro. Mas, claro, sozinho jamais conse-guiria algo além do simplório... Chico tinha de estar ali,senão a graça sumiria.

Algo raro nas apresentações dele, o humorista imitouPainho, um de seus carros-chefes. E, mais raro ainda, o fezsem a caracterização, apenas com alguns colares pendura-dos no pescoço. Trouxe à tona, também ausentes as roupaspróprias, Silva, o ‘bunitim’, outro personagem famoso. Osesquetes confirmaram presença, como não poderia deixarde ser. Chico Anysio é expert neste tipo de atuação. Comespetáculos rodando o Brasil e exterior desde os anos 1960,especializou-se em fazer os outros rirem com o conteúdointeligente, crítico, mordaz e diferente dos colegas. Aliás,está a nascer alguém como ele. São pessoas incomuns, emdesuso hoje em dia, ímpares. Chico sabe analisar o país e

exibi-lo ao público como se fosseuma radiografia do cotidiano. Sim-plifica-o de maneira a facilitar o‘abrir de olhos’ dos brasileiros.Abordou personalidades como, porexemplo, o piloto Felipe Massa,Lula, Marta Suplicy, FernandoHenrique, etc. Tudo com o seu sor-risinho no rosto, a marca registradadele.

Com o fim do show, um pequenonúmero de pessoas se aglomerou per-to do camarim. Entre os macacos-de-auditório estava este que vos escreve.Uns minutos depois, André Lucasabriu a porta. O alvoroço se ins-talou. “Chame seu pai por fa-vor”, pediam os admiradores.

“Vem todo mundo”, agitou o filho e empresário deChico. Quando estávamos perto da porta ele sur-giu, manso, andando devagar. “Eles queriam vervocê”, disse Lucas. As fotos começaram. A delecomigo foi a penúltima. Minha impressão se con-firmou: a amabilidade de Chico foi sentida à exaustão.Ele não se cansava com seu público e agradecia as manifes-tações de carinho. Distribuiu autógrafos, foi acessível. Umaestrela da mais alta grandeza não só da tevê, mas também doteatro, cinema, artes plásticas, literatura, música...

*Rodrigo Romero, 26 anos, é jornalista e escreve às quintas. Acesse: aprimeiraarte.blogspot.com

TIM Web BandaLarga garanteacesso sem fio

O TIM Web Banda Lar-ga é a conexão sem fio dealta velocidade à Internettotalmente plug and playque o cliente contrata e usaimediatamente sem aguar-dar instalação. O Diáriode Jacareí utilizou essanova tecnologia em seuestande, durante os dezdias de realização da Fa-pija, encerrada no últi-mo domingo.

O serviço é oferecidopor meio de um minimo-dem USB quadriband,apto para funcionar nasredes GPRS, EDGE e 3G/HSDPA (High S p e e dDownlink Packet Access).São cinco opções de pla-nos tarifários. Serão man-tidos os pacotes de 40 MB(R$ 29,90) , 2 5 0 M B(R$ 39,90) e 1 G B ( R $69,90), com upgrade paraa velocidade de até 1Mbpsmantendo os mesmos va-lores, desde que tenhammodem compatível com atecnologia e a freqüênciada localidade. Além des-tes, serão oferecidos nasáreas de cobertura 3G daTIM dois novos pacotes debanda larga com acesso ili-mitado nas velocidades deaté 1 Mbps, por R$ 99,90,e de até 7 Mbp s , p o rR $ 159,90.

Essas velocidades sãoas máximas permitidaspela tecnologia HSDPA e,em função disso, a capaci-

dade da rede foi dimen-sionada para oferecer,sempre que possível, amaior velocidade paraos clientes. Esta é umacaracterística de todasas ofertas de banda lar-ga compartilhada, sejaela fixa ou móvel.

Nova tecnologiafoi utilizada peloDiário durante osdez dias de Fapija

AQUÁRIO O sol e o planeta Vênus, vaibeneficiá-lo em todos os sentidos. To-davia, continue zelando pela saúde etome cuidado com pequenos aciden-tes caseiros. O f luxo de Saturnoestá lhe dando continuidade, persis-tência e objetividade.

PEIXES Ótimo dia para obter a colabora-ção de outras pessoas para mudar a suavida para melhor. Contudo, seja mais de-terminado e evite a precipitação. Ótimo aotrabalho, aos contatos sociais, as novasamizades e ao amor. Excelente fase amo-rosa. Elevação material.

Divulgação

O colunista Rodrigo Romero e ohumorista Chico Anísio

Page 8: Acordo Garante Regularização de Escrituras no Rio Comprido (Long River) Será??

JACAREÍ, 24 E 25 DE JULHO DE 2008diário de jacareí8

Estadoorientaprofessorespara voltaàs aulas

A Secretaria de Estadoda Educação vai orientarprofessores de educação fí-sica a reduzirem o esforçode alunos na volta do reces-so, por causa da baixa umi-dade relativa do ar. A partirda próxima segunda-feira,dia 28, os alunos da rede es-tadual voltam às aulas. Seo tempo continuar seco,sem chuva, os estudan-tes terão aulas diferen-ciadas nas quadras ouserão ensinados dentrode sala de aula.

“A orientação é de queos professores de educaçãofísica utilizem locais cober-tos, como ginásios, pátiose jardins, e que deixem asatividades que exigem maisesforços para quando aumidade estiver mais alta”,afirma Sérgio Roberto Sil-veira, técnico de educaçãofísica da Coordenadoria deEstudos e Normas Pedagó-gicas (Cenp), órgão da Se-cretaria.

A ação da Secretaria temobjetivo de poupar os alu-nos de qualquer problemade saúde oriundo de ativi-dades neste período. O tem-po seco e o calor atingem oEstado há cerca de um mês.A umidade relativa do arestá em, média, na faixa dos46% , em São Paulo. Espe-cialistas indicam ser o ju-lho mais seco dos últimos14 anos. Com a recomen-dação da Secretaria, as ati-vidades de educação físicapodem ser desenvolvidasem sala de aula, como fisi-ologia, história e regras dosdiversos esportes e jogos declasse, trabalhando, assim,a agilidade e a coordena-ção-motora.

A recomendação, po-rém, não proíbe que os alu-nos façam atividades ao arlivre. Segundo Silveira, oprofessor deve continuar ausar as quadras, mas commais intervalos para os alu-nos tomarem água, commais paradas e trabalhandosempre a respiração. “Des-sa forma os professores nãoterão problemas e os alu-nos sairão felizes das au-las”, diz Silveira.

As aulas também podemacontecer em locais comsombra ou ventilação,como quadras cobertas. Éimportante também que osalunos sejam conscientiza-dos da ingestão de líquidospara a hidratação.