ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · gastronomia simples e nutritiva...

8
1 Ano VIII – nº 53 – Edição bimestral – Julho/Agosto 2012 O Posto do Guto é solidário com a missão do Mesa Brasil Página 3 Alimentos chegam a APAE de Erechim para incrementar refeições Página 6 Gastronomia simples e nutriva para pessoas de todas as idades Página 7 PÁGINAS 4 | 5 Ações educavas para levar cores, nutrição e saúde à mesa Ações educavas para levar cores, nutrição e saúde à mesa

Upload: donga

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

1Ano VIII – nº 53 – Edição bimestral – Julho/Agosto 2012

O Posto do Guto é solidário com a

missão do Mesa Brasil Página 3

Alimentos chegam a APAE de Erechim para incrementar refeições

Página 6

Gastronomia simples e nutritiva para pessoas

de todas as idadesPágina 7

PáGinAs 4 | 5

Ações educativas para levar cores, nutriçãoe saúde à mesa

Ações educativas para levar cores, nutriçãoe saúde à mesa

Page 2: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

2

QuEM POdE sEr dOAdOr

• Empresas doadoras de alimentos: centrais de distribuição, supermercados, armazéns, padarias e indústrias, que possuam alimentos excedentes ou sem valor comercial próprios para o consumo humano.

• Empresas ou organizações doadoras de serviços ou produtos: empresas de logística e postos de combustível, instituições públicas ou privadas e associações capazes de contribuir no desenvolvimento de ações educativas e demais serviços referentes à sua área de atuação.

• Campanhas e eventos: empresas, instituições públicas ou privadas, associações, agremiações, entre outras que desenvolvam eventos ou campanhas com fins de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

• Voluntários: o programa recebe voluntários que podem auxiliar com ações educativas ou serviços.

VAntAGEns AO dOAdOr:

• Certificação de Responsabilidade Social no Apoio ao Mesa Brasil Sesc/RS

• Isenção do ICMS (Decreto nº 41577, de 03 de maio de 2002 – DOE de 06.05.2002) para os produtos e serviços doados ao Programa Mesa Brasil sesc-rs

QuEM POdE PArticiPAr

• Instituições de assistência social e educacionais que atendam crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência e que sirvam refeição no local.

veis pelo encadeamento dessa rede. Nessa edição, traze-mos exemplos de como as capacitações transformam o dia a dia de instituições inteiras e, por conseguinte, suas comunidades.

Com as atividades dessa rede de solidariedade, mos-tramos também nesse informativo o trabalho de alguns de nossos parceiros. Empresas como o Posto do Guto, de Rio Grande, e a Amalfi Indústria de Alimentos Ltda., de Cruzeiro do Sul, cujas doações garantem o avanço do Mesa Brasil.

Estamos felizes com os resultados, mas sabemos da pos-sibilidade de ampliar nossa atuação! Então nos ajude a disse-minar e a continuar alimentando essa ideia.

Boa leitura!

Como é bom ver o resultado de um trabalho que envolve gaúchos de todas as idades e de todas as regiões do Esta-do. Com o Mesa Brasil temos estado ainda mais próximos de crianças, adolescentes, adultos e idosos que reconhecem o esforço do programa e de seus parceiros e que contam com eles. Nossa missão é de levar mais qualidade de vida às pes-soas e vendo depoimentos como os dessa edição podemos acrescentar que contribuímos também de forma sistemática para a alegria desses cidadãos.

Em 2012, até julho, já distribuídos mais de 1,2 mil to-neladas de alimentos, um montante considerável, mas que não significaria tanto se fosse uma ação isolada. As ações educativas são muito importantes e são responsá-

Bem-estar em todas as idades

editorial

Everton Dalla VecchiaDiretor Regional do Sesc/RS

diCa SoCioambiental

Fonte: http://escrevendoabobrinhas.com

Cascas de laranja para espantar os mosquitos

cOMO PArticiPAr dO PrOGrAMA MEsA BrAsil

A casca de laranja contém vários elementos como o ácido cítrico que afasta os insetos. Além de repelir mesmo a maioria dos mosquitos e pernilongos, deixa um suave aroma de laranja no ambiente e a certeza de que você não está colocando nenhum componente químico artificial no ar de sua casa. É só pegar um aparelho elétrico, usar seu refil velho e gasto como molde e fazer um novo usando uma casca de laranja!

João Alves

Page 3: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

3

Mais combustível para o Mesa Brasil

Respaldo da Amalfi Indústria de Alimentos

Quando se fala em doar, muitos acreditam que as doações ao Mesa Brasil se restringem a alimentos. Engana-se quem pensa des-sa forma. O programa também conta com empresas fundamentais para a logística do programa, a exemplo do ato solidário que vem de Rio Grande. O diretor do Posto do Guto, Carlos Augusto da Fonse-ca, conheceu o projeto em uma solenidade que ocorreu em 2005 na cidade. Desde então, todo mês o caminhão do Mesa recebe 50 litros de combustível para realizar as entregas. “Acho imprescindível esse respaldo dado à comunidade carente”, enfatiza Fonseca, que nos 18 anos à frente do estabelecimento sempre teve preocupação com cau-sas sociais. “A iniciativa me passa muita confiança e transparência, por isso integro o grupo de doadores”, declara.

doadoreS

O pão, considerado suprimento sagra-do pela Bíblia, é detentor de tamanha im-portância não só na alimentação como na história das nações, que chegou a ser uti-lizado como salário no Egito Antigo. É este histórico e nutritivo produto que a Amalfi Indústria de Alimentos Ltda., localizada no município de Cruzeiro do Sul, disponibiliza à unidade do Programa Mesa Brasil Vale do Taquari e Rio Pardo. A empresa doa men-salmente mais de uma tonelada de pães.

Para a sócia proprietária do empreendi-mento, Candice Bergesch, é o mínimo que a empresa pode fazer pela comunidade que integra. “Acreditamos que as organizações vi-

vem também para fazer parte da história de vida de seus colaboradores, acionistas, clien-tes e da sociedade na qual está inserida”.

Um dos destinos das doações é o Centro Social Colméia, entidade filantrópica perten-cente à Comunidade Evangélica, situada na

cidade de Estrela. “Para nós esta ajuda é óti-ma. Quando chega o caminhão, já mudamos o cardápio. Isso contribui para que a institui-ção se mantenha financeiramente. Além dis-so, há as ações educativas promovidas pelo Mesa Brasil que nos ensinam a reaproveitar a grande quantidade de pães que recebemos”, conta Terezinha Vogel Schneider, diretora-ad-ministrativa da instituição.

Os pequenos, por sua vez, já escolheram seu prato preferido: as mini-pizzas feitas com o pão da Amalfi. “Saber que efetivamente os produtos oferecidos chegam ao destino, atendendo a quem mais precisa, é muito gra-tificante”, conclui Candice Bergesch.

reSultadoS

QUAnTIDADE DE DOAçõES DISTRIBUíDAS (TOnELADAS) 2.271.084 1.281.877número de pessoas beneficiadas 63.531 57.868,43 núMERO DE REFEIçõES COMPLEMEnTADAS 25.591.515 18.744.677 Instituições receptoras cadastradas 784 635Número de empresas doadoras e parceiras 622 567 número de ações educativas 814 397 Número de pessoas capacitadas 18.182 9.212

indicAdOrEsrEsultAdOs

AnO 2011rEsultAdOs AcuMulAdOs

Até julhO DE 2012

Divulgação/Posto do Guto

Page 4: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

4

Oficina foca aproveitamento integral de alimentos

açõeS eduCativaS

e colocar um tempero a mais na receita. A instituição, beneficiada pelo programa, participou de uma oficina voltada para o preparo desse prato que saiu da cozinha da vovó e atravessou décadas.

O curso, sob a orientação da nutricionis-ta Débora Martins, foi voltado à equipe que

FOrtAlEcEndO A sAúdE

Acompanhe algumas dicas da nutricionista Débora Martins para tornar a alimentação do idoso sempre adequada:

Torne o ambiente da cozinha e o local de refeições mais apropriado e agradável

Planeje as refeições e utilize medidas corretas durante o preparo

Evite o cozimento excessivo dos alimentos e preparações a base de friturae com muito sódio

Tenha cuidado no momento da compra dos alimentos, ficando atento àsinformações do rótulo

Prefira os alimentos da época, ou seja, da estação

Faça o correto armazenamento dos produtos a serem utilizados

Mantenha cautela com a higiene pessoal durante o manuseio de alimentos

Concilie alimentação saudável e paladar – use criatividade na preparação dos pratos

trabalha na cozinha da associação. Durante a atividade, o grupo aprendeu a fazer sopa de legumes a partir do aproveitamento de talos e cascas com a inserção de legumino-sas. “nesse dia utilizamos o grão de bico para incentivar o seu consumo, que ainda é desprezado pelas pessoas da terceira ida-de”, explica Débora.

Além de elaborar e promover a de-gustação da sopa junto aos idosos, a ação educativa contemplou um bate-papo com as funcionárias da instituição sobre técnica dietética e outras possibilidades de apro-veitamento integral dos alimentos.

AçãO EsPEciAlLocalizada na Vila noêmia, no município

de Cachoeira do Sul, Associação dos Mora-dores da Casa de Repouso Perpétuo Socorro atualmente atende mais de cem idosos, ser-vindo diariamente café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. O ambiente conta com um quadro funcional composto por copeiras, cozinheiras, auxiliares de cozi-nha, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de limpeza, cuidadores e um mé-dico para atendimento eventual. “A aula foi extremamente proveitosa para a instituição como um todo, principalmente para as nos-sas colaboradoras que atuam na cozinha”, ressalta Maria Dilma Alves Rezende, auxiliar-administrativa da entidade.

Dos temas tratados na oficina, a otimi-zação do uso dos produtos figurou como um dos pontos mais importantes. Segun-do Maria Dilma, os talos e as folhas eram jogados no lixo por falta de conhecimento. “Pensávamos que não tinham utilidade ou benefícios nutricionais. Agora, vai tudo para a panela”, brinca. Ela ainda elucida que a sopa é muito importante na alimentação dos assistidos em função da maioria optar por comida mais leve no período noturno. “O melhor é que, com a ajuda do Mesa Bra-sil, o prato ficou mais rico em nutrientes e vitaminas”, comemora.

Informação nunca é demais. Engana-se quem pensa que o preparo de sopa não muda muito. Em julho, profissionais da unidade do Mesa Brasil Cachoeira do Sul visitaram a Associação dos Morado-res da Casa de Repouso Perpétuo Socor-ro para desenvolver uma ação educativa

Page 5: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

5

Frutas para que te queroMaçã, uva, laranja, mamão e toda a in-

finidade de frutas que só um país com as características do Brasil produz. Aqui não seria possível quantificá-las. O que se tem certeza é da sua relevância nutricional quan-do chega à mesa da garotada, pois, além de acrescentar um colorido todo especial, ainda disponibiliza um batalhão de vitaminas. Mas como incluir tais alimentos na refeição de quem ainda não tem muito discernimento do que é bom ou ruim para a saúde? A equi-pe do Mesa Brasil não mede esforços para fazer essa aproximação.

Em 10 de agosto, a Escola de Educação Infantil Mato Grosso, situada em Porto Ale-gre, acompanhou ações educativas na área nutricional. na data, ocorreram duas oficinas, uma para crianças e outra para adolescentes. A dinâmica de trabalho contemplou a apresen-tação de várias frutas in natura, interação dos participantes com os produtos e um exercício para discutir o quanto tais alimentos eram sau-dáveis ou não. “A meta dessa iniciativa consistiu em fomentar a discussão sobre uma alimenta-ção adequada e propor mudanças nas práti-cas alimentares, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, afirma Cristiane Oliveira dos Santos, nutricionista do Mesa Brasil.

Bullying EM PAUTANo mesmo dia, na área de

Serviço Social, a turma também acompanhou duas ações educa-tivas referentes a bullying – tema bastante presente na realidade escolar contemporânea. Com os pequenos, a abordagem permeou uma temática lúdica a partir da con-tação de histórias sobre as diferen-ças. Já com os alunos adolescentes houve uma roda de conversa para debater o assunto. “Socializa-mos informações, estimulando a consciência crítica deles enquan-to cidadãos, sempre respeitando suas idades e fases de desenvolvi-mento”, ressalta Daniela Da Silva Champ , do Mesa Brasil.

Para a escola, as atividades supriram ne-cessidades pontuais e de extrema importân-cia para a formação dos seus educandos e da sua comunidade. “não teríamos outra ma-neira de realizar esses encontros se não fosse através do programa. Precisamos de pessoas

capacitadas, como é o caso dos profissionais do Mesa Brasil, para trabalhar pedagogi-camente as respectivas temáticas”, explica Cláudia Bandeira, diretora da instituição, que atende 200 crianças e adolescentes da Vila Mato Grosso, no bairro nonoai.

Contato direto com o que é saudávelAtividades lúdicas para ensinar

Fotos: Caroline Corso

Page 6: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

6

inStituiçõeS

Agregando sorrisosaos assistidos da inamex

ERRATAna última edição do informativo Mesa Brasil, publicamos reportagem referente à Associação Beneficente Santo Antônio.Diferentemente do que foi divulgado, a instituição não fica sediada na cidade de Getúlio Vargas, mas no município de Júlio de Castilhos.

Há cerca de quatro anos o Mesa Brasil auxilia o Instituto de Amparo ao Excepcional (Inamex), de Porto Alegre, a oferecer condi-ções de moradia, saúde e bem-estar aos seus 42 assistidos. Todo mês chegam ao local lati-cínios e alimentos não perecíveis como leite, massa, arroz e feijão. Os suprimentos vão para o prato de pessoas entre 10 e 55 anos, que possuem deficiência física e mental. “Quando eles veem o caminhão chegar com as doações ficam eufóricos, pois sabem que tudo o que será descarregado é para eles”, conta o presi-dente Luiz Alberto Giacolo.

A instituição, fundada em 1973, oferece passeios, oficinas de arte e musicoterapia,

fisioterapia e escola, estas fora do Inamex. Manter o sorriso no rosto dos internos, no en-tanto, é uma batalha diária, pois tudo o que é oferecido a quem mora lá vem de doações, e todos que trabalham são voluntários. “Temos dificuldade de permanência dos voluntários, mas as portas estão abertas”, diz Lisiane Pa-checo, assistente social.

A diretoria do instituto conheceu o Mesa Brasil através da internet, e eles consideram de extrema importância toda a ajuda que vem do projeto do Sesc/RS: “Sempre tem um coração bom”, diz Giacolo, que comple-menta: “O alimento é indispensável para o ser humano. Infelizmente, ainda temos limi-

tações. Gostaríamos de abrigar ainda mais pessoas que precisam de amor e condições de sobrevivência digna”.

Além de contribuir na economia da compra de merenda, através de doações de alimentos não perecíveis, o Mesa Brasil também promove oficinas de inclusão de deficientes intelectuais no mercado de tra-balho. Um dos beneficiados com essa assis-tência é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada em Erechim há 47 anos.

O trabalho realizado pela associação é de habilitação e reabilitação, assistência social e pedagógica para cerca de 230 pessoas, entre elas crianças, jovens e adultos. A parceria foi estabelecida através de reuniões com o Con-selho Municipal da cidade, que apresentou o programa à assistente social e coordenadora clínica, Maria de Lourdes Calegarini. “A ajuda do Mesa Brasil é de extrema relevância para a entidade. Recebemos doação mensal de alimentos e todas as vezes que necessitamos de mais somos atendidos”, destaca.

Doações e oficinas na APAE Erechim

Page 7: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

7

Independentemente da estação, a sopa é a escolha daqueles que optam por ali-mentos saudáveis e leves. Geralmente de-gustada como entrada ou acompanhamen-to, é o prato mais antigo do mundo, sendo descoberta antes mesmo do fogo. Para fa-mílias de baixa renda, apresenta-se como uma opção barata e com preparo simples. Uma dica é aproveitar os vegetais da esta-ção, deixando o custo mais acessível ainda. A nutricionista da unidade do Mesa Brasil de Caxias do Sul, Zilalice Zorrer, destaca que

GaStronomia

Caldo bom, nutritivo e econômico

RECORTE E COLECIOnE

Modo de preparoCorte os legumes em pedaços pequenos. Coloque-os todos em um caldeirão com bastante água para cobri-los. Junte a cebola inteira com os dois cravos espetados e um pouco de sal. Cozinhe de 3 a 4 horas em fogo lento para que todos os legumes fiquem bem macios. Quando pronta, retire a cebola com os cravos espetados e sirva muito quente, com o queijo ralado por cima.

sOPA dE lEGuMEs

ingredientes1 tomate sem pele e sementes / 1 colher de sopa de parmesão ralado / 1 nabo pequeno / 1 mandioquinha (batata média) / 1 cebola / 2 cenouras médias / 2 batatas grandes /2 cravos da índia / 8 vagens / Sal a gosto

Mesa Brasil Caxias do Sul

Boch

kare

v Ph

otog

raph

y/ sh

utter

stoc

kIld

i Pap

p/sh

utter

stoc

k

o alimento pode – e deve – ser consumido por pessoas de todas as idades, e não só por idosos. “Além de ser indicada no trata-mento da obesidade, é importante para a manutenção do peso ideal para quem sofre de falta de apetite ou apresenta dificuldade na digestão”, afirma, acrescentando que a iguaria auxilia também na compulsão por comida de algumas crianças.

Para quem tem alguma reserva em rela-ção à sopa, motivos não faltam para rever conceitos. Ela pode ser elaborada a partir

de uma variedade de sabores e com uma enorme quantidade de fibras, auxiliando, por exemplo, na regulação intestinal. no caso das crianças, constitui uma forma de contato com os legumes. Ainda permitem aproveitar vitaminas e minerais que se per-dem quando se desperdiça a água de co-zedura. “Um dos truques é variar os ingre-dientes que constituem a base, bem como os vegetais. O caldo não precisa conter uma infinidade de legumes para aumentar o va-lor nutricional”, conclui Zorrer.

Page 8: Ações educativas para levar cores, nutrição e saúde à mesa · Gastronomia simples e nutritiva para pessoas de todas as idades Página 7 PáGinAs 4 | 5 Ações educativas para

8

RS/CEASA – ASTOR STEFFEnRS/CEASA – BOx CLATExRS/CEASA – BOx BRAIMP COM DE FRUTAS E VERDURASRS/CEASA – BOx CVRS/CEASA – BOx DEMARIRS/CEASA – BOx DUDURS/CEASA – BOx FRITzEnRS/CEASA – BOx GIRELLIRS/CEASA – BOx JRRS/CEASA – BOx KRASBURGERRS/CEASA – BOx POLARRS/CEASA – BOx REQUInTE COM DE FRUTAS E VERDURASRS/CEASA – BOx RSARS/CEASA – BOx zIMMERMAnn FRUTAS SELECIOnADASRS/CEASA – DARCI VICEnzIRS/CEASA – DAVEnIR RODRIGUES RIBEIRORS/CEASA – EVARISTO LOnGOnIRS/CEASA – FPRS/CEASA – HEInE ADAMIRS/CEASA – HÉLIO ROGELInRS/CEASA – ILSO ROMEU MALDAMERRS/CEASA – ISAíAS LEãORS/CEASA – ISOLDI MIELKERS/CEASA – JACI POLOnIRS/CEASA – JOSÉ BERnARDIRS/CEASA – JOSÉ KREwERRS/CEASA – JUAREz SCHESSFRRS/CEASA – MARCIO DAITxRS/CEASA – MOACIR PUTTOnRS/CEASA – ROBERTO VERGAnIRS/CEASA – ROSALInO ISOTOnRS/CEASA – VALDIR HARTMAnnRS/CEASA – VAnDERLEI AnDRIGHETTIRS/CEASA – VAnDERLEI SASSEROnRS/CEASA – VILSOn REGELInSáBADO SOLIDáRIORS/CEASA - RUDI RAnGELInTAnIA AnDREIA wEBBERRS/CEASA - JAIME UESRS/CEASA - HUGO PEDROTIRS/CEASA - FLáVIO CALGAROBAKELITSULRS/CEASA - REnATO HAREnHARTRS/CEASA - IVO zAnELLIwEATHERFORDMARCOPOLOSIRECOM

ERECHIMCOMIL ÔnIBUS S.A.CEnTRO DE InTEGRAçãO EMPRESA ESCOLA - CIEEInST. nACIOnAL DO SEGURO SOCIALBREnDLER COnFECçõES LTDACFC JATESCOLA IMLAUIFRS CAMPUS ERECHIMFUnCIOnáRIOS DA CAIxA ECOnÔMICA FEDERALUnIVERSIDADE FED. FROnTEIRA SULROTARACT CLUB DE ERECHIMCOLÉGIO MARISTA MEDIAnEIRACASSUL COM. DE AGROPECUáRIOS LTDAHORTIFRUTIGRAnJEIROS E SUPERMERCADO TAMAnInISEnAC ERECHIMPECCIn S/AMATURIDADE ATIVA SESC ERECHIMGARRA PRÉ VESTIBULARFARInHAS DOnA AnASUPERMERCADO QUERênCIAAURORA ALIMEnTOS - AVESAURORA ALIMEnTOS - SUínOSFáBRICA DE RAçõES AURORA ERECHIMPREFEITURA MUnICIPAL ERECHIMPREFEITURA MUnCIPAL GAURAMAPREFEITURA MUn. BARãO DE COTEGIPE

LAJEADOMERCADO 3 GURISASSOCIAçãO COM. E InD. DE LAJEADOAMALFI InD. DE ALIMEnTOS LTDA.AVíCOLA LEDUR LTDABEBIDAS FRUKI S/ABISCOITO zECABISCOITOS BEUREnBREMIL InDúSTRIA DE PRODUTOS ALIMEnTíCIOS LTDACÂMARA DE COMÉRCIO, InDúSTRIA E SERVIçOS DE VEnÂnCIO AIRESCASA D’ITáLIA DE VEnÂnCIO AIRESCAMARA DE DIRIGEnTES LOJISTAS DE

LAJEADOCEnTRO COMUnITáRIO EVAnGÉLICOCOLÉGIO SãO LUIS DE STA CRUz DO SULDECKER DISTRIBUIDORA DE AVES LTDADEFESA CIVIL REGIOnALDEGASPERI ATACADISTADEGASPERI SãO CRISTÓVãODELAzzERI ATACADISTADELíCIAS DO SíTIODOCILE ALIMEnTOS LTDADUPOnT DISTRIB. DE ALIMEnTOS LTDA.BBQ InD. E COM. DE RECICLADOS LTDA.ESPECIALIDADES VAnDREAAGROInDúSTRIA ESTRELA DO VALEExCELSIOR ALIMEnTOS S.A.FRUTTI D’ ITáLIAFRUTTI QUALITáGERMAnI ALIMEnTOS LTDA.GRAnJA CAGERIGRAnJA nUTRIOVOSIRMãOS CAETAnInHOITALIAnInHO ALIMEnTOS LTDA.VRS InD. DE LATICInIOS LTDA. – LATVIDALIOnS CLUBE CEnTRO LAJEADOMARIA MALLMAnn E CIA LTDAMASTER MInD TREInAMEnTOSREDE VALE DE COMUnICAçãO LTDA. – JORnAL O InFORMATIVOPADARIA MAJOLOPADARIA SCHUHPADARIA SUíçAPREFEITURA MUnICIPAL DE LAJEADOPREFEITURA MUnICIPAL DE ESTRELAPREFEITURA MUnICIPAL DE VEnÂnCIO AIRESPREFEITURA MUnICIPAL DE SAnTA CRUz DO SULAVíCOLA wILGEn LTDA – PRIMAVESPROMILK AGROPECUARIA E LATICInIOS LTDARáDIO VEnÂnCIO AIRES LTDASOCIEDADE RáDIO DIFUSORA EnCAnTADEnSE LTDA. – EnCAnTO FMSECRETARIA DO MEIO AMBIEnTE ESTRELA – SALA VERDESERVIçO nACIOnAL DE APREnDIzAGEM COMERCIAL DE LAJEADOSERVIçO nACIOnAL DE APREnDIzAGEM COMERCIAL DE SAnTA CRUzSECRETARIA DE SAúDE LAJEADOSInDICABES DO VALE DO TAQUARISInDILOJAS LAJEADOSInDILOJAS DE SAnTA CRUzSInDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE LAJEADOSULVIAS SA COnCESSIOnáRIA DE RODOVIASSUPER zART LTDAMILLER COMÉRCIO DE ALIMEnTOS LTDA SCAPInI TRAnSPORTE E LOGíSTICA LTDA.TRIGOSTOSO InD. E COM. DE ALIMEnTOS LTDAUnIMED VTRPUnIVERSIDADE DE SAnTA CRUz DO SULRáDIO CRUzEIRO DE VEnÂnCIO AIRES LTDA.VIGILÂnCIA SAnITáRIA DE LAJEADOHOSPITAL BRUnO BORn - HBB

PORTO ALEGREzELDA DAL’MOLIn GOURMET VOnPAR UnIAGRO UnILEVER TRAnSHEnRIQUE TOTOSInHO SInDILOJAS DE GRAVATAí SInDIATACADISTA SENACROTARY BOM FIM RITTER ALIMEnTOS REDE LA SALLE PIá COOPERATIVA PEPSICO PãES TAAUGE PAVIOLI PAULInAS PASTORAL DA PUCRS PADARIA IJUI nUTRIEnTES nUTRI ExCELLEnTIA nESTLÉ MERCOPAn MERCADãO DO PROD. FEIRA EPATUR:

DROGARIAS MAnCHESTEREMATER/RS HORTIFRUTIGRAnJEIROS MUnICIPAL: ALEx ROLA DE OLIVEIRA ARCY CUMMACHDAVID OLIVEIRADORA ROSAnE EDEMAR GERMAnO SCHEFFER GILBERTO SAnTOS VARGASGILBERTO SILVA IRMãOS DIETRICH ISnART OLIVEIRAIVAnILDO wEInERT JOãO BATISTAJORGE VEnTURA LAUDInEI MAILAHn LUIS MAURO SAnTOSMARCOS FEnnER MARIA OLIVEIRA MAURELI PEREIRA MAURíCIO ERDzEn MOACIR DA SILVA nILTOn CÉSAR OLIVIO wEGnER ORAnDIR TAVARESRUDInEI MAILAHnSERGIO CORRêAVAnDIR DIASVITOR DE SOUzAIBAMAOnG GEnTE EM AçãOPADARIA CIA DO PãOPADARIA DO CAnALETEPADARIA FIDALGAPADARIA GAúCHAPADARIA KI - PãOPADARIA PãES E OPçõESPAnIFíCIO COLOMBOPESCAL S/A EnTREPOSTOFRIGORíFICOPOLICIA FEDERALPOSTO DO GUTOPREFEITURA MUnICIPALDE RIO GRAnDEPRIMOS TORREnSERECEITA FEDERALSEBRAESEnAC PELOTASSEnAC RIO GRAnDESESC PELOTASSESC RIO GRAnDESUPERMERCADOS GUAnABARA – FILIAIS TEIxEIRA JR, HIPER E BRITO

SAnTA MARIAAGRIMECARROz GAUCHãOCEREALISTA zAnInI E COLPO LTDACOnAB RSCVI REFRIGERAnTESDISTRIBUIDORA DE BAnAnAS LUMERTzEMATERInTERAGE CEnTRO DE ATEnçãO À SAúDE E BEM ESTARJ.FIGHERA E CIA LTDALAR DAS VOVOzInHAS PADARIA CHEIRO DE PãORECEITA FEDERAL DO BRASILRIACHUELO PRÉ-VESTIBULARRúSTICA DE ITAARA REDE VIVO SUPERMERCADOS SESC SAnTA MARIAUnInGá SMAPAE SAnTIAGOASILO VILA ITAGIBAASILO OSCAR PITHAnASSOCIAçãO SAnTO AnTOnIOCLínICA DE PSICOLOGIA ABREGECOMUnIDADE TERAPEUTICA AnTOnIO E MARIACOMITê GAUCHO DE AçãOESCOLA MARISTA SAnTA MARTAESCOLA PROVIDênCIAESCOLA FRAnCISCO LISBOALAR DE MIRIAM EMãE CELITAOnG InFÂnCIA AçãOOSCIP BAnDEIRA SOCIALPOSTO SAnTA LúCIAPROJETO TAIFASEnAC SAnTA MARIATnT TRAnSPORTESPREFEITURA MUn. DE SAnTA MARIAUnIFRAPARCEIROS VOLUnTáRIOS

- BAnCA VITELIO - BAnCA VAnDERLEI - BAnCA MARCO AnTÔnIO - BAnCA JOSE BATISTA - BAnCA JOãO LUIS RAMOS - BAnCA IVAn - BAnCA FERnAnDO - BAnCA CLÓVIS - BAnCA PEDRO PAULO BAnDEIRA - BAnCA JORGE LUIS - BAnCA IRES ROCHA - BAnCA GERSOn ATKSOM - BAnCA CARLOS AUGUSTO - BAnCA LUCAS GAYER- BAnCA ROSAnGELA - BAnCA LAURO- BAnCA LAIRTOn - BAnCA DAnIEL MERCADãO DO PROD. FEIRA ÉRICO VERíSSIMO MEDIALUnAS CALEnTITAS MASSAS ROMEnA MASSA DO FORTE LITORAL FRUTAS LIVRARIA CULTURA LB ALIMEnTOS KRAFT FOODS CEASA-JACOBY -COMERCIAL wInTERS -COMERCIAL DOS SAnTOS -COBIG -BORELLI -ALBERTO InSTITUTO DESPERTAR PARA SER InSTITUTO DE PSICOLOGIA UFRGS IDG - InSTITUTO DE DESEnV. GLOBAL IDEST IBAMA HABIB’S GECEPEL SUPERMERCADO GESA PRODUTOS ECOLÓGICOS FRUTIL COMÉRCIO DE BAnAnAS FMG - FED. DAS MULHERES GAúCHAS FIJO - FUnD. IRMãO JOSÉ OTãO FIDES FEIRA ECOLÓGICA - JOSÉ BOnIFáCIO FEIRA ECOLOGICA GETúLIO:- AGE/OLAIR - TOn DE MORAES - nEI BEHEnER - JOnATA COELHOFADERS ExCELSIOR EVOLUCIn ESIPP - ESTUDOS InTEGRADOS EM PSICOTERAPIA PSICAnALITICA ESC. DE SAMBA JD. DOnA LEOPOLDInA ESCOLA FACTUM ECOCITRUS DOMUS - CEnT. DE TERAPIA DE CASAL E FAMILIA DISTRIBUIDORA DE BAnAnAS LUMERTz DInDA ALIMEnTOS DEPARTAMEnTO DE GEnÉTICA DAnOnE DA HORTA - HORTIFRUTIGRAnJEIRO CLARITA DELICIA DE PãESCOnCEPA COnCESSIOnARIA DE RODOVIA OSÓRIO-PORTO ALEGRE COMERCIAL zAFFARI COnS. MUn. DE ASSIST. SOCIAL ATIVO CEnTRO TÉCnICO HIMALAIA CEnT. CULTURAL CEEE ÉRICO VERíSSIMO CARREFOUR CARInA BARLETT CATAVEnTUS BARBARELLA BAKERY GRUPO DE FREQUEnTADORES DO BAR OPInIãO BAnCO DE ALIMEnTOS DA CEASA ATACADãOATEnTOBRAMBILA ATACADãOAMIGOS DO PESOALTAIR KOLCEnTICOMITE DE AçãO DA CIDADAnIA AAPECAN RIO GRAnDEAMIGO DO MESA BRIGADA MILITAR AMBIEnTAL CEnTRO DE FORMAçãO ESCOLA VIVACOMUnIDADE TERAPêUTICAVIDA nOVA

parCeiroS e doadoreS

CACHOEIRA DO SUL 13º GRUPO DE ARTILHARIA E COMBATE3° BATALHãO DE EnGEnHARIA E COMBATEABO REG. VALE DO JACUí CEnTRO - ASSOCIAçãO BRASILEIRA DE ODOnTOLOGIAACAPI - ASSOCIAçãO CACHOEIREnSE DE APICULTORESAçOUGUE E MERCEARIA JEREMIAS ADãO BAnAnEIRO ARMAzÉM E MERCEARIA UBERLÂnDIA ARMAzÉM MATEUS ASSOCIAçãO CULTURAL TRADICIOnALISTAAVAnTI SISTEMAS MECAnIzADOS - JOHn DEERE CASA DA CARnE ROSA CASA DE CARnES LEUSIn CíRCULO OPERáRIO CACHOEIREnSE COLÉGIO IMACULADA COnCEIçãO COLÉGIO MARISTA ROQUE GOnçALVESCOLÉGIO ULBRA SãO PEDRO COTRISUL - COOPERATIVA TRITíCULA CAçAPAVAnADIPEL PAPELARIA EnDURO COnFECçõES E.E. BORGES DE MEDEIROS HOSPITAL DE CARIDADE E BEnEFICênCIAUnIDADE REGIOnAL DO IMAMAInDUCAL - InDúSTRIA DE CALCáRIO DE CAçAPAVA DO SULJORnAL DO POVO JORnAL O CORREIO LOJãO UTILAR MERCADO ARAúJO MERCADO DA KOLÔnIA MERCADO KAISER MERCADO TROJAHn MERCEARIA nOEMIA MERCEARIA PADRE RÉUS MICO CARnES MInIMERCADO SãO LUCAS PADARIA BIG PãO PADARIA CACHOEIREnSE PADARIA DO COMÉRCIO PADARIA E COnFEITARIAAnJO AzULPADARIA E COnFEITARIA BEL PAn PADARIA LARA PADARIA POnCHE VERDE PADARIA POnTO VERDE PADARIA TRIGAL RETIFICADORA FOGLIATO SEBRAESENAC SERVICOn – ESCRITÓRIO DE COnTABILIDADESInDILOJAS VALE DO JACUISITIO DOIS IRMãOS SUPERMERCADO ALTERnATIVO SUPERMERCADO BITTEnCOURT SUPERMERCADO CEnTER SUPERMERCADO ECOnÔMICO SUPERMERCADO KI PREçO SUPERMERCADO SOMERREDE DE SUPERMERCADOS TICHLERSUPERMERCADO UnIãO SUPERMERCADO VITORIA TREVISAn ALIMEnTOSULBRA CAMPUS CACHOEIRADO SUL

CAxIAS DO SULAROnES PALAnDIRS/- CEASA ADÉLIO JOãO wEBERBIG CAxIASTROCA SOLIDáRIA (PREF. MUn. DE CAxIAS)COOPERATIVA PIáRS/CEASA - ALCIDES BASSOVILMAR BOFFRS/CEASA - AnTÔnIO JOSÉ ISOTOnRS/CEASA - GABRIEL BERTÉJORGE PALAnDIMARCOS DAGOSTInIPADARIA RIO BRAnCOPATRíCIA BOFFRAnDOn S/ARECAnTO SOLIDáRIO (BAnQUInHO)RS/CEASA - GILMAR DAMInRS/CEASA - LARRI DOS REISRS/CEASA – ADEMIR GADInIRS/CEASA – AnELIS UESRS/CEASA – AnSELMO HAnSEnRS/CEASA – ARI TURELLARS/CEASA – ARLInDO PICCOLI

EXPEdiEntE: O informativo MESA BRASIL Sesc/RS é uma publicação bimestral. Endereço: Rua Alberto Bins, 665- 5°andar, Porto Alegre/RS – Fone: (51) 32842176 – E-mail: [email protected] Site: www.sesc-rs.com.br/mesabrasil. Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e do Conselho Regional do Sesc/RS: zildo De Marchi diretor regional: Everton Dalla Vecchia coordenadora técnica de Ação comunitária: Arlei Márcia weide – sesc comunidade: Rua Dr. João Inácio, 247 – Porto Alegre/RS – Fone: (51) 3224-1268 Mesa Brasil rio Grande: Rua Cristóvão Colombo, 360 – Fone: (53) 3235-6513 Mesa Brasil santa Maria: Rua Olga Parcianello Lorenzi,

s/n° – Caic – Fone: (55) 3223-2288 Mesa Brasil cachoeira do sul: Rua Ricardo Jesus Ferreira, 518 – Fone: (51) 3723-1101 Mesa Brasil caxias do sul: Ceasa – Rua Jacob Luchese, 3181 – Fone: (54) 3211-5943 Mesa Brasil Vales do taquari e Rio Pardo: Rua Francisco Oscar Carnal, 468- Centro – Fone: (51) 3714-2266 Mesa Brasil Erechim: Rua Silveira Martins, 583/sala 01 – Fone: (54) 3522-8076 Execução e Produção: TEMáTICA PUBLICAçõES – jornalista Responsável: Fernanda Reche (MTb nº 9.474) – texto: Patricia Campello e Luiza Muttoni – Fone/Fax: (51) 3346-1194 – Revisão: Flávio Dotti Cesa – Projeto Gráfico: Alexandre Gourques – Foto de capa: Caroline Corso – tiragem: 2.000 exemplares – impressão: Ideograf