acesse junho.pdf · que estamos vivendo atualmente, é a oportunidade de meditarmos profundamente...

12
ANO IV - Nº 43 - JUNHO DE 2016 - P ASCOM - P ASTORAL DA COMUNICAÇÃO acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

Upload: dinhque

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1Ressoar -Junho de 2016

Ano IV - nº 43 - Junho de 2016 - PAscom - PAstorAl dA comunIcAção

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

2 - Ressoar Junho de 2015

EDITORIAL

Foi um treze-nário para marcar a vida espiritual e celebrativa da Pa-róquia Santo An-tônio. Tudo con-correu para o êxito da festa des-te ano. Pela pri-meira vez, desde que estou aqui,

nem choveu e nem fez frio, fatores determi-nantes para que, um número expressivo de fiéis, acorressem aos nossos festejos.

Tivemos uma média de 1500 pessoas por noite. Esse número crescia em noites esporádicas. Enfim, tudo deu certo, graças a Deus. Mesmo a intercorrência da energia elétrica não tirou o brilho da nossa festa. Quando, na escuridão, o povo, espontanea-mente, clamou o Espírito Santo - “a nós des-cei, divina luz” – tivemos a certeza de que os devotos de Santo Antônio entenderem que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus!

A novidade do Oratório com a imagem de Santo Antônio foi um dos pontos altos de nossas festividades. O objetivo era que as famílias celebrassem, em suas próprias casas, esse tempo forte da trezena com sua força da religiosidade popular. O padroeiro em nosso lar! Quantos testemunhos boni-tos de espiritualidade e de fé! Santo Antô-nio sempre nutriu um profundo amor pelas famílias! Ao todo, foram quase 200 famílias que receberam os oratórios!

As pregações deixaram pérolas no cora-ção da nossa comunidade. Os padres e pre-gadores, que passaram em nossa festa, im-buídos da unção do Espírito e do exemplo de pregador que foi Santo Antônio, discor-reram sobre as obras de misericórdia den-tro do contexto da Igreja da Misericórdia. Agora, é tempo de colocar essas riquezas em prática. Queremos os frutos de tantas e belas pregações!

Por fim, a festa dos romeiros! Com a beleza e intensidade do irmão sol, nossa festa se mostrou grandiosa! Nossos romei-ros responderam, positivamente, aos nos-sos convites e visitas. Mais de 200 carava-nas se fizeram presentes. Foram 8 dioceses que participaram dessa tradicional romaria.

Agradeço a Deus por cada vida doada ao serviço. Um carinho especial à Comissão de Festas 2016! Aos inúmeros e silenciosos voluntários! Às diversas pastorais, grupos, movimentos, comunidades e comissões. Sem vocês, a festa não teria a beleza, eficá-cia e grandiosidade que teve! Que Santo Antônio olhe por cada um de vocês e suas necessidades!

Tenha uma excelente leitura! Frei Mário Sérgio, ofmcap

*Dom Itamar que mensagem o senhor trás para os paroquianos e devotos de Santo Antônio neste encerramento do mês de Maria, no Ano da Misericórdia?

Celebrando hoje a festa da Visitação de Nossa Senhora e nesta noite, vou trazer a mensagem de que Maria é o modelo de fé, para todos nós, o modelo de serviço, o modelo de Misericórdia. Nós sabemos que a vida de Maria foi realmente caracterizada por estas três belíssimas virtudes, que devemos praticar: a fé, o serviço e a misericórdia. A nossa vida deve ser também como um serviço a Nossa Senhora, através de Maria, nós devemos chegar até Deus e chegaremos até Deus, vivendo o serviço aos pobres, aos necessitados, a todas as pessoas que mais precisam de nossa ajuda. Esta também é a nossa missão no mundo, a exemplo de Jesus Cristo, passar a nossa vida, servindo a todas as pessoas.

1ª. NOITE: 31.05.2016“Dar de comer a quem tem fome” - Pregador: Dom Itamar Vian

Ainda na primeira noite tivemos a coração de Nossa Senhora

3Ressoar -Junho de 2016

*Frei Fernando estamos vivendo o Ano da Misericórdia, é este tema do nosso Trezenário. Como a Misericórdia é vivenciada na nossa Igreja, diante a realidade que vivemos na Sociedade?

O Papa Francisco tem afirmado que o nome de Deus é Misericórdia. E como compreender Misericórdia nestes termos bíblicos ou teo-lógicos? É o amor de Deus que se manifesta em cada um de nós, em cada ser humano. E diante de uma Sociedade fragilizada, em crise, que estamos vivendo atualmente, é a oportunidade de meditarmos profundamente sobre a importância do amor de Deus em nossas vidas. Esse amor misericordioso, levando a um processo de humanização, de espiritualidade cristã, para todos. A Misericórdia é aceitar o outro, é mostrando a sua importância de ver a sacralidade da vida, amando, compreendendo e lutando pelos ideais valores.Não podemos nos conformar com esse mundo, mais devemos ser agentes transformadores, através do amor de Deus, que chega aos nossos corações.

*Dom Gilson como o senhor explica a forte devoção dos paroquianos a Santo Antônio, mesmo faltando à luz elétrica?

Não havia luz do lado de fora, mais havia luz no coração. Os corações estavam aquecidos, isso pra nós é uma mensagem também. Nós muitas vezes sonhamos na vida em situação ideal e pensamos que para realizar algo, precisamos ter essa, ou aquela situação, e vemos que em qualquer situação nós podemos está caminhando em nossa vida, independentemente do que gostaríamos de ter. Ea devoção do povo é dessa forma, simples, calorosa e ao mesmo tempo, nos ajuda arefletir a cerca da nossa vida. O que nos impulsiona não é ter luz elétrica ou não ter luz elétrica, mais é essa chama que está dentro do coração, que é a fé em Deus Misericordioso. Planejamos de uma forma, saiu de outra, mais não faltou à graça de Deus.

2ª.NOITE: 01.06.2016“Dar de beber a quem tem sede” – Pregador: Frei Fernando

3ª. NOITE: 02.06.2016“Vestir os nus” – Pregador: Dom Gilson Andrade

4 - Ressoar Junho de 2015

Buffet a Kilo no almoçoRua São Domingos, 86 Santa Mônica - Antigo "LA CAPANNA"

Tel.: (75) 3616-1441 / 3616 - 0306HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEGUNDA A SÁBADO: 11h30 às 14h30

DOMINGO: 12h00 às 15h00

MATRÍCULAS ABERTAS

*Frei Liomar diante da realidade do mundo como “Dar pousada aos peregrinos”? Que testemunho Santo Antônio nos deixou frente a esta nossa realidade?

*Pe. Pedro o tema da nossa festa de Santo Antônio é: A Igreja da Misericórdia. Que reflexão o senhor faz para os paroquianos, e os enfermos, nesta noite

4ª. NOITE: 03.06.2016“Dar pousada aos peregrinos” – Pregador: Frei Liomar Pereira

5ª. NOITE: 04.06.2016“Assistir aos enfermos”- Pregador: Pe. Pedro Junior

Nós só iremos dar um testemunho dessa Obra corporal da Misericórdia, “acolher os peregrinos e forasteiros”, se nós bebermos dessa fonte que é a Misericórdia, que é o pró-prio Senhor Jesus, que se nos é dado através da Mãe Igreja. Não adianta falarmos de uma idéia concatenada, termos uma lógica, uma racionalidade em definirmos a Misericórdia, se nós não tivermosuma experiência com o Cristo Misericordioso, e ai nós encontramos como testemunho Santo Antônio, o grande exemplo da misericórdia, ou da acolhida, está quando contemplamos a sua iconogra-fia. Ele acolhe em seus braços a misericórdia vultus, ele acolhe nos seus braços Deus Me-nino. Ele nos ensina a sermos homens e mu-lheres do acolhimento, precisamos acolher a todos e a todas, e assim estaremos viven-ciando e testemunhando aquilo a que somos chamados, a ser Misericordiosos como o Pai.

É um tema realmente bonito, este tema escolhido e eu realmente creio que é justamente o que o Papa Fran-cisco, quer nos indicar, que a igreja deve ser uma mãe acolhedora e que acolhe, sobretudo os mais necessi-tados. Misericórdia quer dizer isto, voltar o coração para os mais pobres, os mais pobres materialmente falan-do e espiritualmente falando. Então a Misericórdia deve ser realmente a primeira palavra da Igreja, porque na verdade é a primeira Palavra de Deus, também pra nós. A mensagem da Igreja para os enfermos é que o do-ente é Cristo, e também que o doente precisa ter uma vivência da própria doença, mais humanizada, e se hu-maniza o doente procurando ser uma presença de amor, de carinho para com ele.

5Ressoar -Junho de 2016

*Pe. Gil André os homenageados desta noite são as Comunidades Rurais e Urbanas. Que relação o senhor faz com Santo Antônio e o serviço das comunidades?

Hoje vamos refletir o sub tema: “Enterrar os mortos”. Que reflexão o senhor fará para todos nós, nesta noite?

6ª. NOITE: 05.06.2016“Visitar os presos” – Pregador: Pe. Gil André

7ª. NOITE: 06.06.2016“Enterrar os mortos” – Pregador: Pe. Edimundo Almeida

Lembremos que Santo Antônio é um santo evangelizador, lembremos das Comu-nidades Urbanas e Rurais, lembremos do Papa Francisco, que nos convida a sermos uma igreja em saída. É preciso ser um evan-gelizador, é preciso assumir o seu batizado como profeta, sacerdote e rei. É preciso sair ao encontro dos outros, ir nas periferias exis-tenciais, ir levar essa Palavra que tem o po-der de transformar as vidas. Então todas as comunidades têm um compromisso de levar a Sociedade e aqueles que estão mais excluí-dos, marginalizados, a presença de Nosso Se-nhor Jesus Cristo. Depois desse testemunho a exemplo de Santo Antônio, serem peregri-nos, não ficarem dentro de suas capelas, vão ao encontro do povo, o povo tem sede de Deus e precisa do testemunho,da palavra de esperança, de entusiasmo, de paz e de bem, porque essa Palavra se chama Jesus Cristo.

Este tema é muito im-portante para a Igreja e para a nossa vida de caridade, solida-riedade com aqueles que so-frem. Ele quer chamar atenção para o valor que nós devemos dar, não simplesmente ao ca-dáver, ao corpo do mortomas,à vida da pessoa enquanto ela es-tiver viva. É de grande valia para nós valorizar o enterro, uma ce-rimônia, uma sepultura digna, reconhecendo o valor que a pes-soa teve em vida. O corpo que nós temos é morada de Deus, é Templo de Deus, é esse mesmo corpo que ressuscitará e se tor-nará glorioso, como o corpo de Cristo, na eternidade.

6 - Ressoar Junho de 2015

12.06.2016 - FESTA DOS ROMEIROS Missas:06h30min:8h30min:10 h00: PROCISSÃO MOTORIZADA COM ROMEIROS E DEVOTOS11h00: Missa dedicada aos Romeiros

Entrevistado: Dom ZanoneEsta é a sua primeira festa como

Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana. Que impressão esta grande festa e devoção a Santo Antônio lhe transmitem, neste Ano da Misericór-dia?

De fato, pela primeira vez como Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, presido esta festa, a romariacom uma participação bonita do nosso povo, de tantos cantos, não somente de Feira de Santana, mais de toda região. Várias igrejas parti-culares das nossas dioceses também participando. Fiquei muito impactado com a quantidade de pessoas. Uma participação ativa, frutuosa de tan-tos irmãos e irmãs, desde cedo numa Igreja cheia.A grande procissão com a participação dos ciclistas, motoristas, motociclistas, atletas, todos manifes-tando publicamente a sua fé nessa grande celebração do dia dos Romei-ros.

A Misericórdia de Deus é o centro da vida, da pregação, do minis-tério de Jesus, e tem sido a temática da reflexão do santo padre o Papa Francisco, e sem dúvida alguma, é o que nós devemos refletir: a presença, a Palavra, a bondade de Deus. Jesus que passou a vida fazendo o bem, cada gesto, cada atitude d’Ele mani-festa, e revela a Misericórdia do Pai. E esse foi um momento bonito, sem dú-vida, muitareflexão e evangelização.

13h00: Show na Praça da Igreja15h00: Despedida dos Romeiros

7Ressoar -Junho de 2016

12.06.2016 - FESTA DOS ROMEIROS

8 - Ressoar Junho de 2015

Cel.: 9 9243-2397 TIM | 75 9 99068796 VIVORua: Dr. João Mangabeira, nº1009 - Brasília

Como refletir sobre uma das obras da Misericórdia “Dar bom Conselho”?

8ª. NOITE: 07.06.2016 “Dar bom Conselho” – Pregador: Frei Johne Barbosa

9ª. NOITE: 08.06.2016“Ensinar os ignorantes” – Pregador: Pe. Rodrigo Santos

Esse tema converge toda a Igreja da Mi-sericórdia.É um dom do Espirito Santo e devemos desempenhar bem este dom, apli-cando-o em nossa vida e na vida do outro. Vamos refletir à luz do Ano da Misericórdia e também a partir do Evangelho de hoje, quando Jesus nos convida a ser Sal da Terra e Luz do Mundo. Devemos professar a fé com a vida e com as obras, pois, Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai, como nos diz o Papa Francisco.

Como Santo Antônio viveu e testemunhou esse ensinamento da igreja?

A vida de Santo Antônio foi uma vida de Misericórdia. Olha-mos para ele e vemos a Miseri-córdia de Deus, ele se espelhou em Jesus Cristo, inclusive ensi-nando os ignorantes, aqueles que não sabem. Santo Antônio foi um exímio pregador, ele se dedicou ao estudo, às obras de misericórdia corporais e espiritu-ais, na sua mortificação interior e tudo isso fez dele o grande san-to que é. Ele é o grande Tauma-turgo (que faz milagres) da Igre-ja, por isso a igreja está lotada, esperando para celebrá-lo, vene-rá-lo, para pedir sua intercessão, para que também nós sejamos Misericordiosos como o Pai.

9Ressoar -Junho de 2016

O sub tema de hoje é “Corrigir os que erram”. Como a Igreja pode corrigir os que erram com Misericórdia?

Que reflexão o senhor traz para os paroquianos nessa noite, cujo sub tema é “Consolar os aflitos”?

10ª. NOITE: 09.06.2016“Corrigir os que erram” – Pregador: Pe. Arivaldo Aragão

11ª. NOITE: 10.06.2016 “Consolar os aflitos” – Pregador: Frei Cristovão Lima

Esta noite nos remete avarias coisas: primeiro somos essa Igre-ja da Misericórdia, a Igreja que é expressão do amor, da bondade e da compaixão de Deus, porque Ele nos escolheu, nos fazendo par-ticipar da sua igreja, que se mani-festou em Pentecostes.Ele espera que sejamos Seu reflexo.O convi-te do Papa é para sermos Miseri-cordiosos como o Pai, como Jesus foi Misericordioso. É para Ele que olhamos, que imitamos, e que buscamos seguir e servir. E assim refletiremos sobre a terceira Obra da Misericórdia espiritual, que é corrigir as pessoas que erram, que perderam o seu caminho. Não po-demos ser indiferentes diante das dores, das quedas, diante do erro do irmão. É uma missão corrigir o outro com amor, misericórdia e compaixão.

A Igreja espera que nossa ação seja de Misericórdia. Não podemos somente querer que o outro seja Misericordioso para conosco mas, a exemplo do Papa Francisco, a exemplo ainda mais de Jesus Cristo e de São Francis-co de Assis, que a gente busque ser instrumento de consolação, procure mais consolar que ser consolado. Acredito que a Igreja Misericordiosa é uma Igreja que está aberta, muito mais acolhe-dora, solidária, uma Igreja que não é preconceituosa, que não faz exclusão, mas é uma Igre-ja hospitaleira, fraterna, que se sustenta no Evangelho e é mo-vida pelo Espírito Santo. Agin-do assim, seremos uma Igreja essencialmente Misericordiosa, porta aberta que nos leva a Jesus Cristo.

10- Ressoar Junho de 2015

O senhor é um grande devoto de Santo Antônio. Como Santo Antônio viveu a obra de Misericórdia: “Perdoar as Injúrias”?

O senhor encerra o nosso Trezenário. Que reflexão faz com os paroquianos e devotos de Santo Antônio neste dia dos namorados?

12ª. NOITE: 11.06.2016“Perdoar as injúrias” – Pregador: Frei Carlos André

13ª. NOITE: 12.06.2016“Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo”- Pregador: Frei Jorge Rocha

Santo Antônio foi aberto to-talmente ao perdão, ele soube acolher dentro dele o perdão mi-sericordioso de Deus e depois de receber esse perdão, ele o levou àqueles que estavam sofrendo, aos pobres, acolheu, saciou a fome dos necessitados, dos inju-riados, dos maltratados pela so-ciedade injusta. Santo Antônio é osanto que marca profundamen-te esse tema da Misericórdia: ser misericordioso como o Pai. O per-dão é aquilo que brota de dentro do coração e que vai ao encontro do outro. Perdoar é esquecer as injúrias recebidas, é deixar que o coração fale, acolha aquele que foi ofendido por injúrias e calúnias. Foi assim que viveu o Glorioso Santo Antônio.

Temos que aprender da cortesia de Deus. E a cortesia nada mais é que ter a consci-ência de que o outro é por-tador de dignidade humana e divina, respeitá-lo na sua inteireza e dessa maneira, viver sempre mais essa Mi-sericórdia de Deus. A grande mensagem para as famílias, sendo o dia dos namorados, é que possam entender e empreender o namoro cris-tão, que possa levar ao noi-vado, ao matrimônio, à fide-lidade, sem queimar etapas, sendo conduzidos pela Pala-vra do Senhor. Certamente assim, nós teremos excelen-tes famílias devotas de San-to Antônio e adoradoras de Jesus Cristo Senhor Nosso.

11Ressoar -Junho de 2016

13.06.2016- DIA DEDICADO A SANTO ANTÕNIO“Rogar a Deus por vivos e defuntos”

MISSA DO COLÉGIOSANTO ANTÔNIO

PROCISSÃO DE SANTOANTÔNIO PELO BAIRRO

MISSA DESANTO ANTÔNIO

Missas: Almoço partilhadoPlantão de bênçãosHora Santa: Adoração ao Santíssimo SacramentoProcissão com a Imagem de Santo AntônioMissa festiva

Entrevistado: Frei Jorge FontesQue emoção o senhor vive nesse dia de Santo Antônio e

no Ano da Misericórdia?É sempre muito bom voltar à casa onde nós também um

dia fizemos história. É grande emoção estar aqui no dia da festa do nosso padroeiro Santo Antônio. Celebrar a festa de um Santo, é celebrar a atuação constante do Espírito Santo na vida da Igreja. Para mim é muita emoção, eu que tenho forma-ção Franciscana e Capuchinha, me trás muitas boas lembran-ças, histórias e fatos, que ocorreram quando aqui nessa casa vivi. Celebrar a Misericórdia é dizer que Deus é Misericordioso e que tem o seu coração voltado para a pobreza, a miséria, a pequenez do seu povo. Por isso estou aqui de volta. É sempre bom quando a gente volta à casa de Deus, porque sabemos que Deus é amor, e perdão.Neste ano completo 25 anos de vida sacerdotal, retornando para o exercício do ministério, só tenho que agradecer a Deus, de modo especial aos Capuchi-nhos, na pessoa do provincial Frei Liomar Pereira da Silva e

que nós possamos, assim, juntos, caminhar nas estradas de Jesus.

Entrevistado: Frei Mário SérgioChegou o grande dia de Santo Antônio. Depois de cinco

anos como pároco, que avaliação o senhor faz da festa do nosso padroeiro?

Eu penso que o que nos alegra é saber que a cada ano a nossa festa cresce um pouco mais, não apenas em número de pessoas, mas em qualidade de evangelização. Essa é a minha quinta festa de Santo Antônio. Aqui chegando, logo depois aconteceu uma festa e eu senti que a gente vai amadurecen-do o modo de compreender uma Pastoral Urbana, que é um desafio muito grande. Agora, aliado a nosso favor, nós temos a graça de um padroeiro que é muito amado e querido, não só em Feira de Santana, como no mundo inteiro. Então não é tão difícil ser pároco de uma paróquia que tem Santo Antônio como patrono, mas também não é tão fácil. É fácil porque a sua popularidade já atrai pessoas para a igreja. É difícil porque é uma devoção exigente. São quase 15 dias de celebração, de festa, de louvor, então Santo Antônio é muito amado, muito querido e o povo cobra uma festa à altura do nosso padroeiro. Nada que o Espírito Santo não vá nos capacitando e os que trabalham conosco também não vão nos ajudando nessa mis-são grandiosa, que é louvar a Jesus, nos passos de Antônio.

Que reflexão o senhor deixa para todos nós, paroquia-nos e devotos, depois de13 noitesde festa, neste Ano da Mi-sericórdia?

De todos os pregadores que passaram por aqui, uma mensagem foi unânime: “a Misericórdia não pode ser uma te-oria, a Misericórdia não é uma ideia teológica, a Misericórdia é um modo de ser do cristão”. Eu espero que essa mensagem fique bem gravada no coração de você meu amigo, que é pa-roquiano de Santo Antônio, ou mesmo cristão. A Misericórdia é o nosso modo de ser. Se Misericordiosos fomos, então cer-tamente nós compreendemos o que o Catecismo nos ensina e o que a paróquia se propôs, em comunhão com o Papa Fran-cisco, a realizar aqui nesses 14 dias. Sermos Misericordiosos como o Pai.Jesus que carrega a ovelha imerecidamente no ombro e que pede que nós façamos o mesmo com os irmãos menos favorecidos.

Eu quero agradecer a PASCOM, a cobertura que deu, a disponibilidade de cada um, o serviço, o maquinário disponi-bilizado, a inteligência de cada um, que é aquilo que eu falei, um trabalho como esse é feito de mãos que se unem e dentre elas está à mão da PASCOM. Muito obrigado, Deus abençoe e protejaa cada um e VIVASANTO ANTÔNIO!!!

12- Ressoar Junho de 2015

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOAv. Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos CEP 44050-500 – Feira de Santana – Ba

E-mail: [email protected] de Feira de Santana

Pastoral da ComunicaçãoPároco: Frei Mario Sergio SouzaCoordenadora:Ana MoreiraJORNAL RESSOAR: Adilon Junior, Aline Barreto, Marcio Souza e Adriana Souza, Angélica Pedreira, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdinha Grillo, Otom Oliveira e Aline Oliveira, Everilda Sampaio, Maiza Vacarezza, Antonio Roberto Gonçalves, Luzia Cristina G. Cardoso, Áurea Chatobriand e Gutemberg Suzart, Zeca Bastos e Patricia Bastos.WEBTV CAPUCHINHOS:Ari de Almeida , Daniel Nogueira, Eulley Mota, João Ferreira, Leandro Freitas, Lorenna Cerqueira, Orisa Gomes, Paloma Sena e Sandoval Lima

MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS: Isa Lee

PARA ACESSAR:E-MAIL: [email protected]

Secretaria da Paróquia S. AntônioTel.: (75) 3625-1910TIRAGEM: 3000 exemplaresDIAGRAMAÇÃO: [email protected]ÃO: EMGRAF - Empresarial Gráfica Feirense (75) 3623-0011

Este Jornal é uma publicação mensal da Paróquia Santo Antônio, com o objetivo de evangelizar e divulgar as ações paroquiais.

“CANTINHO DA CRIANÇA” e“QUERMESSE TODAS AS NOITES”