acervo pessoal · 2020. 10. 18. · edo e do pastor silas malafaia. que elegem bancadas no...

12
Assinatura: R$ 15 mensais Piracicaba, segunda-feira, 19 de outubro de 2020 www.portalpiracicabahoje.com.br Artigo EDIÇÃO Nº 117 Ricardo Viveiros: O rato roeu a roupa do rei de Roma Pág. 2 M. Germano/PH Ricardo: “É uma classe humanística, que lutou e continua lutando” As vendas de motocicletas em Piracicaba cresceram 47,3% em setembro na comparação com agosto, de acordo com da- dos da Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos). De acordo com a entidade representativa, foram vendidas na cidade, no mês passado, 224 motocicletas, ante 152 em agosto e também 152 vendidas em julho. Pág. 3 Acervo Pessoal 18 de outubro é o dia dedicado aos médicos. Neste ano, a data ganhou significado especial não só para os médicos, mas para todos os profissionais da área da saúde devido à pandemia do novo coronavírus. São vários os desafios vencidos e a vencer. Pág. 7 Mercado de motos ignora pandemia e vendas crescem 47,3% na cidade Comércio de motos foi impulsionado pelos serviços de entrega, que se tornaram opção para quem precisou suspender o atendimento presencial Em setembro passado, 224 motocicletas foram vendidas pelas concessionárias de Piracicaba Médicos comemoram data em meio aos desafios da pandemia Artigo Gaudêncio Torquato: A deusa Têmis morre de rir Pág. 2 Médicos consolidam marca e posicionam Unimed entre as maiores do País Pág. 4 Prefeitura realiza audiência pública do Plano Municipal de Habitação Pág. 6 Cidade Motor Fiat apresenta Mobi 2021 renovado, ainda mais robusto e com nova versão Trekking Compacto no tamanho, mas grande nas qualidades e, acima de tudo, confortável e muito econômico no consumo de combustível, o Fiat Mobi chegou à linha 2021 com muitas novidades. Pág. 12 Modelo recebeu elementos visuais inéditos, maior altura do solo, central multimídia mais moderna do segmento e nova configuração aventureira Divulgação

Upload: others

Post on 08-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Assinatura: R$ 15 mensais Piracicaba, segunda-feira, 19 de outubro de 2020 www.portalpiracicabahoje.com.br

    Artigo

    Edição nº 117

    Ricardo Viveiros:

    O rato roeu a roupa do

    rei de Roma Pág. 2

    M. Germano/PH

    Ricardo: “É uma classe humanística, que lutou e continua lutando”

    As vendas de motocicletas em Piracicaba cresceram 47,3% em setembro na comparação com agosto, de acordo com da-

    dos da Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos). De acordo com a entidade representativa, foram

    vendidas na cidade, no mês passado, 224 motocicletas, ante 152 em agosto e também 152 vendidas em julho. Pág. 3

    Acervo Pessoal

    18 de outubro é o dia dedicado aos médicos. Neste ano, a data ganhou significado especial não só para os médicos, mas para todos os profissionais da área da saúde devido à pandemia do novo coronavírus. São vários os desafios vencidos e a vencer. Pág. 7

    Rua Governador P. de Toledo, 1024Centro - Piraicaba

    Tel: (19) 3434-8822 WhatsApp (19) 98812-7272

    RUBIÓtica e Relojoaria

    Mercado de motos ignora pandemia e vendas crescem 47,3% na cidadeComércio de motos foi impulsionado pelos serviços de entrega, que se tornaram opção para quem precisou suspender o atendimento presencial

    Em setembro passado, 224 motocicletas foram vendidas pelas concessionárias de Piracicaba

    Médicos comemoram data em meio aos desafios da pandemia

    Artigo

    Gaudêncio Torquato:A deusa Têmis

    morre de rir Pág. 2

    Médicos consolidam marca e posicionam Unimed entre as maiores do País Pág. 4

    Prefeitura realiza audiência pública do Plano Municipal de Habitação Pág. 6

    Cidade

    Motor

    Fiat apresenta Mobi 2021 renovado, ainda mais robusto e com nova versão Trekking

    Compacto no tamanho, mas grande nas qualidades e, acima de tudo, confortável e muito econômico no

    consumo de combustível, o Fiat Mobi chegou à linha 2021 com muitas novidades. Pág. 12

    Modelo recebeu elementos visuais inéditos, maior altura do solo, central multimídia mais moderna do segmento e nova configuração aventureira

    Divulgação

  • 02 Opiniãowww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    Se ele roeu mesmo, ninguém sabe. Mas que a fonoaudiologia usa a pala-vra para trabalhar a fala das pessoas que têm problemas com a pronún-cia da letra “R”, isso é verdade. Como também é certo que ninguém gosta de ser chamado de “rato”, sinônimo de ladrão. E da pior espécie, pequeno e furtivo, que ataca de noite.

    Por outro lado, se você é conhecido como “rato de livraria”, isso já significa um outro status. Condição sofisticada, atraente, que remete à intelectuali-dade. Camundongo, ratazana, rato-preto, rato-de-esgoto, rato-branco o que importa o tipo? São, todos, ratos que assustam até mesmo os elefantes, um dos maiores animais do planeta.

    Quando, entretanto, estamos fa-lando de Mickey Mouse, da dupla Ber-nardo e Bianca, do Remy (do “Rata-touille”), de Little Stuart ou, até mesmo, do Topo Gigio (lembra dele?), tudo se torna mais inteligente, terno, afetuoso e engraçado. São alguns dos ratos que, sem entrar em considerações sobre as agruras causadas por sua espécie, tor-naram-se famosos e queridos em todo o mundo.

    Os ratos, segundo os limites da ciên-cia, são originários da Ásia e há mais de 1.700 espécies. O rato-preto, por exemplo, invadiu a Europa à época das Cruzadas. A ratazana, por sua vez, apareceu nas cortes do Velho Mundo apenas no século XVIII. Todos trazendo muitos males, graves enfer-midades ao homem: peste bubônica, tifo, leptospirose, febre do rato, han-tavirose e por aí vão. Segundo a Or-ganização Mundial de Saúde (OMS), ratos podem transmitir aproximada-mente 200 doenças.

    Em contrapartida, o rato-branco (uma variedade albina) e os ratos cin-zas já velhos têm — com o sacrifício da própria vida —, salvado os humanos de inúmeras doenças. São cobaias de laboratório, usados por cientistas para inocular os vírus e pesquisar a melhor maneira de combater seus próprios estragos à saúde humana. E por sua atuação no Camboja, uma rata africa-na gigante acaba de ser premiada com

    honras e glórias por, “corajosamente”, farejar minas deixadas pela guerra. A medalha de ouro foi entregue pela As-sociação Veterinária Britânica (PDSA). Magawa, a rata, já “limpou” com segu-rança o equivalente a 20 campos de futebol.

    Ratos se amam de maneira intensa, um casal pode ter mais de 200 filhotes em apenas um ano. Ratos adultos po-dem alcançar 50 cm de comprimento e pesar até 1 kg. Um casal de ratos em um celeiro, apenas durante duas estações, pode consumir cerca de 14 kg de grãos. Ratos causam 45% dos in-cêndios tidos como de origem descon-hecida, 20% dos danos em linhas tel-efônicas, 31% dos rompimentos de cabos elétricos.

    Como tudo na vida tem um outro lado, ratos mantêm a cidade limpa. Ágeis e flexíveis entram pelo esgoto, correm por apertadas tubulações que são suas rodovias, promovendo necessária desobstrução. Sem eles, haveria ainda mais entupimentos e en-chentes.

    Em uma entrevista que nos tempos de repórter fiz para a mídia, ouvi do vet-erinário italiano Angelo Boggio, um dos maiores “ratólogos” deste planeta en-tão contratado pelo Metrô de São Pau-lo e carinhosamente apelidado pelos colegas como Doutor Ratão, a seguinte máxima: “Ratos integram o equilíbrio ambiental. Escorpiões matam e comem ratos. Galinhas comem escorpiões. E nós comemos galinhas.”

    Quem “come” o corrupto que come os recursos do povo?

    Essa espécie de rato está no topo da cadeia alimentar, causa doenças crônicas como a raiva, move-se com agilidade pelos canais burocráticos do sistema e rói a dignidade. Começou a campanha política para as eleições deste ano em todo o País. Não deixe o seu voto ser roído pelos ratos, escolha bem os seus candidatos.

    Ricardo Viveiros, jornalista e escri-tor, é autor de vários livros, entre os quais “Justiça Seja Feita”, “A Vila que Descobriu o Brasil” e “Educação S/A”.

    Artigo

    O rato roeu a roupa do rei de Roma

    A mentira tem perna curta. O de-sembargador Kassio Nunes Marques certamente não imaginava que seu curriculum vitae e seus escritos fos-sem vasculhados pela imprensa. E sua verdade questionada. Teria ouvido pal-estras que apareceram como curso de pós-doutorado. Mesmo com perna cur-ta, a mentira corre como gazela. De re-pente, Kassio viu seu conceito escapar pela janela da dissonância.

    A não ser que o juiz piauiense indica-do para entrar no STF na vaga de Celso de Melo tenha se inspirado em Brecht, que escreveu um ensaio sobre “cinco maneiras de dizer a verdade”. O mo-mento e as circunstâncias poderiam, por exemplo, ter sido usados para re-forçar sua bagagem acadêmica, ferra-menta para alargar o tamanho do seu perfil.

    Ocorre que o STF é a nossa mais alta corte. E deve ser composto por quadros de boa envergadura. É inimaginável pen-sar que teria dito que, para ser membro do Supremo, não é necessário ser ad-vogado, mas pessoa de caráter ilibado. Deve ter se valido desse artigo da CF:

    “Art. 101. O Supremo Tribunal Fed-eral compõe-se de onze Ministros, es-colhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

    Parágrafo único. Os Ministros do Su-premo Tribunal Federal serão nomead-os pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria ab-soluta do Senado Federal.”

    Na polêmica aberta com esta expli-cação, entra o caso de Cândido Barata Ribeiro, médico, baiano e prefeito do Rio de Janeiro de 1892 a 1893. Foi min-istro por 10 meses e 4 dias.

    Ora, o mundo mudou e ninguém pode ignorar o fato de que a área onde uma pessoa adquire “notável saber ju-rídico” é a do Direito. Pode, até, existir uma exceção a esta óbvia constatação, o que causaria furor ao tribuno da Ad-vocacia, Rui Barbosa. A sapiência é, por excelência, o valor matricial do juiz. Seu vértice. Sua bússola. Sapiência é bem mais que domínio de conhecimento. É o uso do saber no caso certo e no momento adequado. É a aplicação da norma, após exaustivo exercício de hermenêutica jurídica. É hora de lem-brar a lição de Francis Bacon (Ensaios,

    1597): “o Juiz deve preparar o caminho para uma justa sentença, como Deus costuma abrir seu caminho elevando os vales e abaixando montanhas”.

    A justa sentença é a luz que guia a decisão do juiz. Infelizmente, muitas vezes, na hora de assinar a decisão, a luz é tênue ou está apagada, o que sinaliza algum acidente/incidente que mexeu com a intenção originária do juiz. Por isso, Têmis, a deusa da Justiça, nem sempre faz bom uso da balança e da espada, instrumentos que adornam sua vestimenta.

    Na órbita desta abordagem, parece fora de tom dizer que, mais adiante, será inserido na mais alta Corte do país um ministro “terrivelmente evangéli-co”. Qual a razão de opção por identi-dade religiosa? Pelo entendimento de que não há ministro religioso no Su-premo? Ou, pior, porque os ministros que lá estão são todos “católicos”? Sua Excelência, o Presidente, demonstra vontade de jogar no lixo o preceito do Cristo: “daí a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”.

    Se a ordem política começa a ser movida pelo tabuleiro das religiões, a barafunda se instalará. As seitas afro-brasileiras poderão reivindicar um nome que as represente, sob a indig-nação e protestos do bispo Edir Mac-edo e do pastor Silas Malafaia. Que elegem bancadas no Congresso. Não haverá surpresa se o dízimo passar a ser contribuição legal para confir-mação religiosa. O doador receberá uma carteira de dizimista e, nessa con-dição, poderá ser compensado com a promessa de ganhar lugar privilegiado na fila que espera adentrar o território dos Céus.

    Pois é, o desembargador Kassio não calculou o tamanho da confusão em que está se metendo. Dados sobre sua trajetória a serem questionados, sabatina no Senado com verdades in-convenientes, decisões no amanhã que poderão arranhar sua imagem, polêmi-ca com base bolsonarista e a maldição evangélica. A deusa Têmis, com uma venda sobre os olhos, deve estar mor-rendo de rir.

    Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

    Artigo

    A deusa Têmis morre de rir

    Editor chefe: André Thieful; Diretor Comercial: Marcelo Germano; Endereço: Avenida Rui Barbosa, 444 - sala 2º andar - Vila Rezende; Cep: 13.405-218. Telefone: (19) 99788-8395.

  • Piracicaba Hoje

    As vendas de motoci-cletas em Piracicaba cresceram 47,3% em setembro na comparação com agosto, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos). De acordo com a entidade repre-sentativa, foram vendidas na ci-dade, no mês passado, 224 mo-tocicletas, ante 152 em agosto e também 152 vendidas em julho.

    O comércio de motos resistiu à pandemia da Covid-19, impul-sionado pelos serviços de entre-ga, que se tornou opção para diversos tipos de serviços que precisaram suspender o atendi-mento presencial durante a fase mais crítica da pandemia, como restaurantes e demais segmen-tos do comércio não essencial.

    “Com a pandemia houve um aumento de procura grande, mas como as fábricas reduziram a produção, hoje falta produto no mercado. Tem muita procu-ra, mas as fábricas não estão suprindo a demanda e isso faz

    com que a procura maior que a oferta”, explicou Jorge Aversa, diretor do Grupo Aversa.

    Segundo ele, atualmente, há fila de espera para motos de pe-quenas e grandes cilindradas. “Com a pandemia, os serviços de delivery aumentaram, mas aumentou também a procura por motos maiores. Essas mo-tos são usadas mais para lazer, nos fins de semana. Depois de

    tudo que a gente passou, a pes-soa passou a dar mais valor nos prazeres da vida. Isso fez que com as motos grandes fossem mais procuradas”, disse.

    A venda de motos menores é responsável, no entanto, pela maior parte das vendas, cerca de 70%. “É um segmento que cresce bastante porque é um veículo versátil e econômico, além de ser uma ferramenta de

    trabalho”, explica. “O uso cons-ciente da motocicleta é uma grande oportunidade de renda e de lazer para o consumidor”, finaliza.

    CARROS

    A venda de carros também teve alta em setembro na com-paração com agosto. De acordo com a Fenabrave, 511 unidades foram vendidas em Piracicaba no mês passado na compara-

    ção com agosto, quando 427 fo-ram comercializadas. A alta no período é de 19,6%.

    O setor, assim como o de motocicletas, é um importante gerador de emprego e renda. Desde lojas dedicadas à ma-nutenção e venda de veículos, espalhadas por toda a cidade, à produção. É o caso da Hyun-dai, instalada no Parque Auto-motivo, que reúne fornecedo-res de peças em uma área de 1.390.000 m².

    03Cidadewww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    M. Germano/PH

    Setor não só resistiu à pandemia como experimenta aumento nas vendas; motocicleta é ferramenta de trabalho, versatilidade, lazer e economia

    Vendas de moto crescem 47,3% em setembro

    Vendas cresceram 47,3% em setembro na comparação com agosto

    Piracicaba Hoje

    Várias atividades das cam-panhas eleitorais para prefeitos e vereadores foram realizadas na cidade duran-te as duas últimas semanas. Colar adesivos em carros pelos partidos e candidatos foi, talvez, a ação mais expressiva no período.

    O PSDB largou com alguns candi-datos a vereadores lançando ape-nas os seus nomes, sem constar o nome do prefeito. Já no final da

    semana era possível ver adesivos incluindo o candidato a prefeito e seu vice.

    O DEM, de Luciano Almeida e Ga-briel Ferrato, colocou os “perfura-dos” nas traseiras de 40 carros dos simpatizantes, na empresa Motoca-na, que dirige.

    Mário Neto, do PSB, também usou a mesma estratégia dos ade-sivos com sua equipe de trabalho e apoiadores. Além disso, contratou um motoqueiro solitário, com uma caixa de som, para espalhar o nome

    Mário Neto pelas ruas.Érica Gorga, do Patriotas, estreou

    dois slogans nas redes sociais, “51 uma grande ideia para mudar Piracicaba”, inspirado no similar, da caninha 51, criado pela publi-citária Cristina Carvalho Pinto. E também o “Mudar Piracicaba de-pende de você”.

    Nancy Thame do PV, visitou o bar-raco de Frei Sigrist, no Jardim Glória, que está em vias de tombamento pelo Codepac, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetô-

    nico e Artístico de Piracicaba.No sábado, dia 3, o PL, Partido Li-

    beral, de Zé Pedro e Vivian, reuniu duas centenas de veículos de apoia-dores na rua do Porto, que saíram em imensa carreata pelas principais avenidas da cidade.

    No sábado, dia 10, a Coronel Adriana e seus seguidores, fize-ram a distribuição de santinhos em frente ao Mercado Municipal. E permaneceram embandeirados na Rua Governador, nas proximi-dades das lojas Pernambucanas,

    distribuindo abraços e santinhos.O PDT, de Carolina Angeleli, tem

    distribuído agenda diária com seus compromissos de campanha. Além disso, o partido elaborou seu programa de governo, com cerca de 200 páginas, que tem sido dis-ponibilizado on-line.

    Edvaldo Brito, do Avante, tem se utilizado de duas frentes, comícios públicos em bairros, como o Novo Horizonte, e lives nas redes sociais sobre pessoas com deficiência e turismo.

    Partidos apostam nas campanhas eleitorais para conquistar votos

    Lançamento indevido de gordura, estopa, cabelo e tecidos são encontrados na rede coletora de esgoto com frequência. São executadas por mês, em média, entre 900 e 1200 desobstruções e 36% são por acúmulo de gordura, que chega a endurecer e parecer um bloco de argila.

    Colaboradores da Mirante realizam desobstrução na rede coletora de esgoto

    刀甀愀 倀爀甀搀攀渀琀攀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀Ⰰ ㌀㌀㔀 ⴀ 䌀攀渀琀爀漀瀀椀爀愀挀漀渀琀愀戀椀氀瀀椀爀愀挀漀渀琀愀戀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀

    ⠀㤀⤀ ㌀㐀 ㈀ⴀ   ⠀㤀⤀ 㤀㤀㈀㤀ⴀ㌀㈀㐀

    䠀漀樀攀 攀 猀攀洀瀀爀攀 搀椀愀 搀攀 愀最爀愀搀攀挀攀爀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 挀甀椀搀愀洀 搀愀 渀漀猀猀愀 猀愀切搀攀 挀漀洀 琀愀渀琀愀 搀攀搀椀挀愀漀⸀ 倀愀爀愀戀渀猀 洀搀椀挀漀猀℀

    㠀 䐀䔀 伀唀吀唀䈀刀伀⸀ 䐀䤀䄀 䐀伀 䴀준䐀䤀䌀伀

  • Piracicaba Hoje

    Mais do que come-morar o Dia do Médico, a Unimed Piracicaba celebra, este ano, cinco décadas dedicadas à saúde, graças ao empenho de mais de 590 médicos co-operados que se uniram e não mediram esforços para oferecer aos piracicabanos a melhor assistência médi-ca da cidade. Líder no seg-mento, a cooperativa médi-ca integra o maior sistema de saúde da América Latina e figura entre as 50 melho-res e maiores empresas do País, segundo a Revista Va-lor 1000, além de acumular certificações de qualidade nacionais e internacionais - ONA 3, ISO 9001 e RN 277.

    “Nos últimos sete anos, a força médica resgatou a credibilidade da marca e a confiança dos beneficiários, trazendo um crescimento sustentável para a Institui-ção. Recuperamos nossas estruturas econômica, jurí-dica e legalista, além de in-vestir em novos serviços e tecnologia. Tivemos como foco, impulsionar a qualida-de médica e pautar a gestão

    assistencial em princípios que combateram o desperdí-cio, desnecessário, ineficaz e superfaturado nas relações corporativas”, revelou Carlos Joussef, presidente da Uni-med Piracicaba.

    A cooperativa médica mo-vimenta a economia local, gerando emprego e renda para mais de 1.800 famílias, além de expressiva quanti-dade de trabalhadores indi-retos. “Nosso compromisso é com o todo. Queremos e buscamos uma medicina as-sertiva e a satisfação total de beneficiários, pois eles são nossos maiores patri-mônios”.

    E a Unimed cresce e man-tém o propósito de oferecer a melhor assistência, tornan-do-se, ainda, referência en-tre as Unimeds do Estado e do Brasil por conta da inova-ção dos serviços oferecidos.

    GOVERNANÇA MÉDICA

    O papel do médico da Uni-med Piracicaba transcende a atuação de sua especialida-de, já que ele está presente na idealização e materializa-ção de toda infraestrutura de ponta que proporciona a

    melhor experiência ao bene-ficiário.

    Já a Governança Corpora-tiva da Cooperativa é alicer-ceada em quatro princípios: transparência, equidade, prestação de contas e res-ponsabilidade corporativa. “Os princípios e temas dire-cionam toda a organização no seu modus operandi. Nossa estrutura de gover-nança preza pela construção da responsabilidade dentro da Instituição, alcançando um ambiente de confiança e transparência”, afirma o presidente.

    A governança leva em con-sideração os aspectos cul-turais, a complexidade dos processos e, sobretudo, a necessidade das partes inte-ressadas para tomada de de-cisão, preocupando-se com questões ambientais, anti-corrupção, ética e sociais.

    04 Cidade www.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    São cinco décadas de história e inúmeros investimentosDivulgação

    Médicos posicionam Unimed entre as maiores do País

    Carlos Joussef: “Tivemos como foco, impulsionar a qualidade médica”

    䌀漀渀搀漀洀渀椀漀猀 攀 刀攀猀椀搀攀渀挀椀愀猀

    䤀渀搀切猀琀爀椀愀猀 攀 䌀漀洀爀挀椀漀猀

    䔀焀甀椀瀀攀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 ⴀ 愀琀攀渀搀攀洀漀猀 刀攀猀椀搀渀挀椀愀猀Ⰰ䌀漀洀爀挀椀漀猀 攀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀猀 攀洀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀 攀 刀攀最椀漀⸀

    ⴀ 倀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 䔀ǻ挀椀渀挀椀愀 䔀渀攀爀最琀椀挀愀 攀 䔀渀攀爀最椀愀 匀漀氀愀爀 䘀漀琀漀瘀漀氀琀愀椀挀愀ⴀ 刀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀猀 䔀氀琀爀椀挀漀猀 攀 䤀渀猀琀愀氀愀漀 䔀氀琀爀椀挀愀 倀爀攀搀椀愀氀

    ⠀㤀⤀ ㌀㤀㈀㜀 ጠ ㌀㘀㌀㈀ 簀 ⠀㤀⤀ 㤀㠀㌀㘀㤀 ጠ 㔀㈀㌀ 倀爀漀䔀渀攀爀最礀⸀䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀 簀 倀爀漀䔀渀攀爀最礀 䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀刀甀愀 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀 䌀氀攀漀瀀愀琀栀Ⰰ 㤀㐀㤀 ጠ 䄀氀攀洀攀猀 ጠ 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀⼀匀倀

    ⠀㤀⤀ ㌀㤀㈀㜀 ጠ ㌀㘀㌀㈀ 簀 ⠀㤀⤀ 㤀㠀㌀㘀㤀 ጠ 㔀㈀㌀ 倀爀漀䔀渀攀爀最礀⸀䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀 簀 倀爀漀䔀渀攀爀最礀 䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀刀甀愀 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀 䌀氀攀漀瀀愀琀栀Ⰰ 㤀㐀㤀 ጠ 䄀氀攀洀攀猀 ጠ 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀⼀匀倀

    眀眀眀⸀倀爀漀䔀渀攀爀最礀䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀⸀挀漀洀 簀 挀漀渀琀愀琀漀䀀倀爀漀䔀渀攀爀最礀䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀⸀挀漀洀

    一攀猀猀攀 㠀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀Ⰰ 搀攀猀攀樀愀洀漀猀 洀甀椀琀愀 猀愀切搀攀瀀愀爀愀 焀甀攀洀 挀甀椀搀愀 搀愀 猀愀切搀攀 攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀⸀䘀攀氀椀稀 䐀椀愀 搀漀猀 䴀搀椀挀漀猀℀

    挀漀渀猀甀氀琀攀 猀攀洀瀀爀攀 漀 猀攀甀 洀搀椀挀漀 漀昀琀愀氀洀漀氀漀最椀猀琀愀

    Consu l t o r i a Imob i l i á r i aDesde 1987

    CR

    EC

    I/J 1

    5798

    PIRACICABA

    3437-2020Anuncie aqui:

  • 05www.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    Vocês dedicam a vida a cuidar da vida dos outros. Por isso, a medicina é mais do que uma profissão, é a missão. Uma nova prova disso foi nesse ano, quando vocês assumiram a linha de frente contra o COVID-19 e salvaram milhares de pessoas, transformando a dúvida em sorrisos.

    Nesse Dia do Médico, nós agradecemos a dedicação de todos vocês. E, em especial, a você, médico Hapvida, que faz da nossa rede um exemplo de cuidado humano nas cinco regiões do Brasil.

  • 06 Cidadewww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    Piracicaba Hoje

    Na quarta-feira (21), às 18h30, no Auditó-rio do Centro Cívico da Prefeitura, será realizada a audiência pública (presencial e virtual) para a revisão do

    Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), coordenada pela Emdhap (Empresa Municipal de De-senvolvimento Habitacional de Piracicaba).

    O PMHIS e seus anexos po-derão ser consultados no link:

    emdhap.sp.gov.br/noticias/pmhis. A participação virtual se dará pela plataforma Goo-gle MEET (mediante prévia inscrição). O link de acesso estará disponível, antecipa-damente, no link: emdhap.sp.gov.br/noticias/pmhis.

    O Plano Municipal de Ha-bitação de Interesse Social (PMHIS) de Piracicaba, ela-borado pela Emdhap, em consonância com a Lei Fede-ral n. 11.124/05 e Decreto n. 5.796/06, apresenta como principal objetivo a orienta-ção do planejamento habita-cional do Município, além de configurar-se instrumento obrigatório para acesso aos recursos orçamentários do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), destinados para investimen-tos habitacionais, principal-

    mente para as famílias de bai-xa renda.

    Partindo do diagnóstico das necessidades habitacionais atuais no município e de es-timativas quanto à sua evo-lução, o PMHIS apresenta ca-minhos (programa e ações) e meios necessários para aten-der as necessidades habita-cionais do município.

    Identifica, ainda, os instru-mentos, as fontes de recur-sos e os órgãos diretamente envolvidos no atendimento dessas necessidades, sis-tematizando um leque de programas adequados à es-pecificidade da demanda e coerentes com as diretrizes

    do Plano Diretor de Desen-volvimento de Piracicaba (Lei Complementar nº 405/2019).

    De acordo com o diretor presidente da Emdhap, Ar-thur Ribeiro, “passados 11 anos da elaboração do Pla-no, a revisão dos documen-tos que compõem o PMHIS de Piracicaba se fez necessá-ria, como forma de avaliação das ações empreendidas a partir do referido Plano, para atualização das demandas habitacionais do município, e para o estabelecimento de novos ou reformulados dire-cionamentos, considerando o contexto político e econô-mico atual”.

    Encontro será na quarta-feira (21), às 18h30, no auditório do Centro Cívico; PMHIS apresenta caminhos para atender as necessidades habitacionais do município

    Arquivo/PH

    Prefeitura realiza audiência pública do Plano Municipal de Habitação

    Arthur Ribeiro é diretor presidente da Emdhap

    Levesa Resistência eEstilo

    ∠ 䴀琀漀搀漀猀 最爀ǻ挀漀猀㬀䔀砀愀洀攀猀 渀漀 椀渀瘀愀猀椀瘀漀猀

    ∠ 匀攀琀漀爀 搀攀 栀攀洀漀搀椀渀愀洀椀挀愀 攀 䌀愀爀搀椀漀氀漀最椀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀挀椀漀渀椀猀琀愀

    ∠ 唀渀椀搀愀搀攀䌀漀爀漀渀爀椀愀

    倀爀漀渀琀漀 匀漀挀漀爀爀漀 䌀愀爀搀椀漀氀最椀挀漀 ㈀㐀栀猀

    㤀 ㌀㐀㜀ⴀ㔀   㤀 ㌀㐀㈀㠀ⴀ㐀 ㌀ 

    䰀椀最甀攀㨀

    唀洀 昀攀氀椀稀 搀椀愀 搀漀猀 洀搀椀挀漀猀愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 攀洀瀀爀攀猀琀愀洀 搀漀 猀攀甀 搀漀洀 愀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀℀

    一漀猀猀漀 挀漀爀愀漀戀愀琀攀 瀀漀爀 瘀漀挀 ㈀㐀栀猀⸀

    伀 䔀䴀䌀伀刀 搀攀猀攀樀愀搀攀 琀漀搀漀 漀 猀攀甀 䌀伀刀䄀윀쌀伀

    䐀椀爀攀

    琀漀爀 琀挀渀椀挀漀 爀攀

    猀瀀漀渀

    猀瘀攀氀㨀 䐀

    爀⸀ 䈀攀爀渀愀

    爀搀漀 搀攀

     䄀⸀ 䜀椀漀爀搀愀渀

    漀 ⴀ 䌀

    刀䴀㨀 ㈀㠀㔀㌀

    O maior salão de imó-veis digital do Brasil, o Digimobi, realiza a sua 2ª edição até o próximo dia 24, facilitando o contato

    entre a imobiliária e pessoas interessadas em imóveis para locação e venda, já que as ne-gociações acontecem no am-biente digital, por meio do site

    friasneto.com.br, de forma prática, ágil e segura.

    A 1ª edição do Digimobi acon-teceu em abril deste ano em parceria com a ABMI (Associação

    Brasileira do Mercado Imobiliá-rio) e foi ofertado nesta edição 256 imóveis, representando o valor de R$ 64 milhões em VGV, com total de R$ 9,3 milhões em descontos. E movimentou mais R$ 12 milhões em negócios em apenas 1 semana.

    “A pandemia deixou ainda mais evidente o quanto um lar é essencial para o ser huma-no. E o Digimobi é uma ótima oportunidade para quem está procurando um imóvel para Comprar ou alugar. Pois os descontos são reais, negocia-dos diretamente com os pro-prietários. Acreditamos que gerando cada vez mais negó-cios contribuímos também com a economia brasileira e a

    cadeia produtiva.” afirma An-gelo Frias Neto, Diretor Presi-dente da Frias Neto Consulto-ria de Imóveis.

    Conforme Frias Neto, as es-tratégias de marketing utili-zadas na primeira edição do Digimobi foram imprescindí-veis para o sucesso do even-to. “Tudo foi planejado e pen-sado para atingirmos nossos objetivos, mas conseguimos ir além. Devido à alta procura, tivemos, inclusive, de estender o evento por mais sete dias. Nesta segunda edição também abrangerá ampla divulgação em jornais e portais de notícias de níveis local e nacional, em mídias digitais, rádios e outdo-ors”, explica.

    Frias Neto realiza 2ª edição do maior salão de imóveis digital do Brasil

    嘀䔀 刀 䔀 䄀䐀 伀 刀

    䌀渀瀀

    樀㨀 ㌀㠀

    ⸀㠀㠀

    ⸀㌀㌀㤀

    ⼀  

     ⴀ

    㜀㈀ 簀

    嘀愀氀

    漀爀 唀

    渀椀琀

    爀椀漀㨀 刀

    ␀㌀ 

     Ⰰ 

      簀

    倀椀爀愀

    挀椀挀愀

    戀愀

    䠀漀

    樀攀 䌀

    渀瀀樀㨀

    ㌀ ⸀㠀

    ㈀㠀⸀㜀

    㤀㐀⼀ 

      

    ⴀ㐀㜀

    ⌀䨀唀一吀伀匀匀伀䴀伀匀䘀伀刀吀䔀匀

  • 07Cidadewww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    儀唀䔀 匀䄀䰀嘀䄀䴀嘀䤀䐀䄀匀

    倀刀伀䘀䤀匀匀䤀伀一䄀䤀匀

    Piracicaba Hoje

    18 de outubro é o dia dedica-do aos médicos. Neste ano, a data ganhou significado especial não só para os médicos, mas para todos os profissionais da área da saúde devido à pandemia do novo coronavírus. São vários os desafios vencidos e a vencer.

    “Enfrentaram um grande desafio, primeiro do ponto de vista técnico-científico por lidar com uma doença nova, que a gente não sabia a fisio-patologia, a gravidade, a letalidade, os protocolos de atendimento”, explica o médico Ricardo Tedeschi, presidente da APM (Associação Pau-lista de Medicina).

    Além disso, o receio de exposi-ção dos médicos e profissionais de saúde diante de um vírus pouco

    conhecido. “As incertezas e dificul-dades das fake news atrapalhando as orientações baseadas em evi-dências. Médicos também sofreram com a angústia de se exporem e o medo de levar a doença para casa, o que levou muitos a se isolar da pró-pria família”, explica o médico.

    Apesar dessas e outras adver-sidades, o reconhecimento da importância da profissão. “O que houve de bom foi a valorização da ciência, da pesquisa, do profissio-nal da saúde, médicos, enfermei-ros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, todos os profissionais da saúde. Ficou evi-dente a valorização desses profis-sionais que se dedicam ao próxi-mo. Isso foi algo bom”, afirma.

    TELEMEDICINA

    Devido à pandemia, o uso da tele-medicina acabou se tornando uma opção a mais de atendimento. “Ela teve, de certa forma, que ser im-plantada de forma abrupta. Vinha engatinhando, com dificuldades na regulamentação junto ao Conselho Federal de Medicina e Congresso Nacional e teve que ser implantada para a população não ficar desas-sistida devido ao isolamento so-cial”, explica.

    O médico lembra que a metodolo-gia ainda tem muito a ser aperfeiço-ada, mas é a nova realidade da me-dicina. “Os médicos ainda precisam adaptar-se, ser devidamente treina-dos, devem utilizar as plataformas habilitadas que obedecem ao sigilo dos dados de acordo com a legis-lação de proteção de dados. O que estamos vivendo é só o início de um caminho a ser percorrido. Isso é um benefício em meio a todos os males que a pandemia trouxe”, afirma.

    “Aproveito para desejar uma pala-vra de apoio e homenagem a toda a classe médica. Os médicos de Piraci-caba são muito comprometidos com o próximo. É uma classe humanísti-ca, que lutou e continua lutando aolado do povo em um momento degrande gravidade. Não imagináva-mos o tamanho do desafio que irí-amos enfrentar e, acredito, daqui aalguns anos vamos olhar para traze tirar um aprendizado disso tudoe ver que vencemos juntos, a classe médica e a sociedade”, finaliza.

    Acervo Pessoal

    Data ganhou significado especial para os médicos e profissionais da área da saúde

    Médicos comemoram dia em meio aos desafios da pandemia

    Ricardo: “É uma classe humanística, que lutou e continua lutando ao lado do povo”

    刀⸀ 匀漀 䨀漀漀Ⰰ 㔀 㐀䔀猀焀⸀ 挀⼀ 刀甀愀 䤀瀀椀爀愀渀最愀

    䐀椀猀琀爀椀戀甀椀搀漀爀愀 搀攀 섀最甀愀 䴀椀渀攀爀愀氀

    䰀椀最甀攀 瀀愀爀愀 渀猀 攀 昀愀愀 漀 猀攀甀 瀀攀搀椀搀漀섀最甀愀 愀氀挀愀氀椀渀愀㌀㐀㈀㈀⸀㠀㜀㌀

  • Mini Paletas Mexicanas de Chocolate e Plugados

    Ingredientes1 litro de sorvete de chocolate½ embalagem de Biscoi-to Adria Plugados Leite, picados grosseiramente

    Modo de preparo- Retire o sorvete do fre-ezer e deixe descongelar em temperatura ambien-te por 5 minutos.- Mexa com uma colher para que a massa fique mais maleável e transfira para uma tigela maior.

    Junte os biscoitos e mis-ture bem.- Preencha 12 formas próprias para picolés, com cuidado para não transbordar, e encaixe os palitos. Leve ao freezer e deixe por no mínimo 4 horas antes de servir.Dica: Se não tiver as formas próprias para picolé, você pode pre-parar a receita utilizan-do copinhos descartá-veis para água ou até mesmo montar em uma forma para bolo inglês e servir em fatias.

    Rendimento: 12 unidadesTempo de Preparo: 20 minutos

    08 Gastronomiawww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    AV. POMPÉIA, 1018 - PIRACICAMIRIM3302-9515 99277 2630

    DISK ENTREGA

    almoço E COSTELÃO do kai pira SEM SAIR DE CASA, É SÓ LIGAR

    DISK ENTREGA

    Rua Luiz Razera 253, Jd EliteDisk Pizza: (19)3426-2777-3426-4777

    Das 18:00 às 00:00

    䄀䌀伀䴀倀䄀一䠀䄀䄀刀刀伀娀 쀀 䜀刀䔀䜀䄀Ⰰ䴀伀䰀䠀伀 吀섀刀吀䄀刀伀Ⰰ倀䤀刀쌀伀 䐀䔀 倀䤀一吀䄀䐀伀䔀 䈀䄀吀䄀吀䄀 䘀刀䤀吀䄀⸀

    䀀漀瀀琀椀挀愀猀愀漀樀漀愀漀

    倀愀爀愀戀渀猀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀搀椀挀漀猀 焀甀攀 挀甀椀搀愀洀 搀漀 渀漀猀猀漀 戀攀洀 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀漀猀漀㨀 愀 瘀椀搀愀℀

    ⠀㤀⤀ 㤀㤀㤀㤀ⴀ㔀㘀㘀 

    嘀伀

    䜀唀

    䔀∠

    刀䄀

    䈀䄀

    一∠

    䜀唀

    䌀䌀

    䤀∠䔀

    䴀倀伀刀䤀伀 䄀刀䴀䄀一

    䤀∠嘀䔀刀

    䄀䌀

    䔀∠

    䄀一

    䠀䤀

    䌀䬀

    䴀䄀

    一一

    ∠ 䌀䄀

    刀 伀䰀 䤀

    一 䄀 䠀 䔀 刀 刀 䔀 刀 䄀 ∠

    嘀䔀

    一䠀

    䄀 吀

    伀䴀

    䄀刀

    唀䴀

    䌀䄀

    䘀준

    䌀伀

    一伀

    匀䌀

    伀 䔀

    䌀伀

    一䠀

    䔀䌀

    䔀刀

    䄀匀

    一伀

    匀匀

    䄀匀

    伀倀

    윀픀

    䔀匀

    䠀漀爀爀椀漀猀㨀匀攀最 愀 匀攀砀 㠀栀 猀 㠀栀攀 匀戀愀搀漀㠀栀 猀 ㈀栀

    䔀猀琀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 팀挀甀氀漀猀 搀攀 最爀愀甀 漀甀 搀攀 猀漀氀㼀

    吀攀洀漀猀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 洀愀爀挀愀猀 攀 瀀爀攀漀猀

    嘀攀渀栀愀洀 渀漀猀 瘀椀猀椀琀愀爀Ⰰ 愀焀甀椀 渀猀 挀甀椀搀愀洀漀猀 搀愀 猀甀愀 瘀椀猀漀

    刀甀愀 匀漀 䨀漀漀Ⰰ ㈀㐀㘀Ⰰ 䈀攀洀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 䠀漀猀瀀椀琀愀氀 搀攀 伀氀栀漀猀

    唀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 팀瀀琀椀挀愀

    Sabor & Diversão

    Foto

    s: D

    ivul

    gaçã

    o

    O mês de outubro é aguardado pela criançada. As Mini Paletas Mexicanas de Chocolate e Plugados e o delicioso Brigadeirão são fáceis de fazer e as crian-ças podem colaborar no preparo da receita, mistu-rando os ingredientes ou até adicionando confeitos coloridos.

  • Cecília [email protected]

    Quando pensamos em formação médica, é imprescindível refle-tirmos anteriormente sobre o profissional médico de que precisamos no Brasil de hoje. O contexto de pandemia pelo qual passamos traz de forma intensa e premente à tona a complexi-dade do ser médico – ter habi-lidade técnica, conhecimento atualizado (e globalizado) a cada dia e atitude adequada, sendo humano, empático e dedicado. Respeitar os limites do individual e do todo. Respeitar os próprios limites, mesmo que em alguns momentos isso signifique colo-car em risco a própria vida para cuidar de outras vidas. Além dis-so: os alunos devem ser forma-dos com capacidade de manter seu aprendizado após deixarem nossos muros e trabalhar em equipes multiprofissionais - nes-tas, muitas vezes, os médicos re-cém-formados são chamados a assumir papel de liderança.

    E como chegam nossos alunos à Universidade: de diversos lo-cais, em diversas fases da vida, com contextos familiares e so-cioeconômicos distintos. Alunos recém-saídos do ensino médio, graduados e pós-graduados. Alunos que já são professores... alunos que já são amigos, ou-tros que jamais se encontraram. Como podemos ver, a formação

    de um médico não deixa de ser a continuação de um processo de formação do ser humano mui-tas vezes – alguns entram como adolescentes ainda e saem como adultos, profissionais de saúde. Passamos por situações difíceis, compartilhamos sofrimento, comunicamos más notícias e vi-venciamos a morte. Passamos por avaliações, reavaliações e construções. Mas passamos também por alegrias, comemo-rações e nascimentos. Por renas-cimentos. Precisamos aprender a conviver: com os colegas, com os docentes, com os pacientes. Com as famílias. Que não es-colhemos... Respeitar para po-dermos ser respeitados. Tratar os pacientes como gostaríamos de ser tratados. Fazer parte do processo de tratamento (e cura, quando possível). Cuidar.

    Os equipamentos são impor-tantes? Demais! A universidade que nossos alunos encontram hoje, costumamos dizer, “dá von-tade de começar tudo de novo”. Temos manequins, modelos anatômicos, centros de simu-lação complexa e simulação de baixa complexidade. Treinamos exaustivamente em ambiente controlado antes de nos depa-rarmos com a realidade. Utiliza-mos recursos tecnológicos para acesso a informação atualizada e para otimizar sessões de apren-dizagem. Neste ano de 2020 fi-zemos (e fazemos ainda) aulas síncronas em ambiente remoto para manter o aprendizado em tempos de isolamento social. Si-mulamos a telemedicina.

    Mais importantes, porém, dentre todos os aspectos men-cionados, é o processo. O mais rico e complexo que pode ha-ver na formação de qualquer profissional é a experiência, a vivência profissional. Durante 6 anos, alunos viram uma turma, professores viram tutores, guias, referências, modelos. Viram pais, às vezes, quando a família está

    mais distante e este é o ombro mais próximo que o aluno vai encontrar. Esse é, sem dúvida alguma, o maior tesouro que podemos passar para os nossos educandos. Compartilhar expe-riências, aprender quando nos questionam e ensinar a apren-der. Para termos a confiança de que, quando não estiverem mais sob as nossas asas, continuarão capazes de manter sua forma-ção e atualização. O professor de hoje em dia não é mais o detentor do conhecimento. Não está mais no púlpito à frente do auditório. Está no meio da sala. Se a aula não tiver o “algo mais” que só o humano pode transmi-tir, é facilmente substituída pelos cursos e plataformas de ensino digital. Do mesmo modo que os médicos são hoje ameaçados de substituição pelo “atendimento do computador”.

    Considerando todo o exposto, a que conclusão chegamos? Ao contrário de um passado não muito distante, onde a dificulda-de de acesso ao conhecimento e a falta de recursos materiais tor-nava a medicina mais arte que ciência, as universidades de hoje encaram o desafio de recuperar, na alma de seus estudantes, a percepção de que não há ciên-cia no mundo que substitua o humano na medicina. Apenas o humano em cada um de nós tor-na possível encarar as jornadas de longas horas de estudo para percorrer todo o conhecimento exigido e a exigência da perfei-ção nas habilidades a serem exe-cutadas, sempre com empatia e cordialidade, com um sorriso no rosto e a sensação de estar no lugar certo. Em um mundo mate-rial e digital, formar seres huma-nos reais capazes de cuidar de outros seres humanos pode ser a mais complexa das tarefas. E a mais gratificante também...

    09Saúdewww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    㠀   伀 唀 吀唀䈀刀伀 㨀   䘀 䔀 䰀 䤀 娀   䐀 䤀 䄀   䐀伀  䴀 준䐀 䤀 䌀伀 ℀

    眀眀眀⸀挀椀挀甀爀最椀挀愀椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀挀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀

    䄀瘀⸀ 䤀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀Ⰰ 㠀㜀  ⠀䔀洀 昀爀攀渀琀攀 愀 匀愀渀琀愀 䌀愀猀愀⤀

    㤀 㤀㤀㐀㈀㘀ⴀ㔀㌀㤀㤀㤀 ㌀㐀ⴀ㜀㈀㜀㜀 ⼀ ㌀㐀㈀㘀ⴀ㌀㘀㤀㔀

    Conhecido como BPC/LOAS, o Benefício de Prestação Continuada, pago pelo Governo, é a garantia de um salário-mínimo mensal às pes-soas portadoras de deficiência ou aos idosos com idade de 65 anos ou mais. Para ter direito ao benefício “basta” possuir uma deficiência ou a idade de 65 anos ou mais? Não. Além desses critérios é necessário que a pessoa comprove não pos-suir meios de prover a própria ma-nutenção, nem de tê-la provida por sua família.

    O benefício assistencial é popu-larmente conhecido como LOAS, pois sua previsão legal está na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). De acordo com a esta Lei, para ter direito ao benefício é ne-cessário que a renda familiar por pessoa seja inferior a 1/4 do salá-rio-mínimo vigente. Renda familiar por pessoa é a soma total da ren-da de toda a família, dividida pelo número de membros que fazem parte do núcleo familiar, vivendo na mesma casa.

    Atualmente o salário-mínimo é de R$ 1.045,00, sendo assim, a título de exemplo, numa casa onde residem 4 pessoas a renda per capita deve ser inferior a R$ 261,25. Neste pon-to, no entanto, é importante desta-car que o Superior Tribunal Federal (STF) permitiu a flexibilização desse critério de renda. Deste modo, há

    casos em que mesmo a renda per capita sendo maior do que a previs-ta em lei é possível o recebimento do benefício, desde que comprova-da a situação de miserabilidade da família. Tendo em vista se tratar de um benefício assistencial, para rece-ber o BPC não é necessário contri-buir com a Previdência Social.

    Importante destacar que o BPC/LOAS não é transferido em caso de morte do beneficiário. Por exemplo, se um idoso e pai de família titular do benefício vem a óbito, o direito de receber o BPC não passa para sua esposa ou filho. Somente os valores não recebidos em vida pelo beneficiário podem ser pleiteados por outro membro da família.

    O primeiro passo para solicitar o BPC é procurar o CRAS mais próxi-mo da residência do interessado e se inscrever no Cadastro Único. Tal inclusão prévia é uma das con-dições para receber o benefício. Ressalte-se que, uma vez concedido o BPC, o beneficiário deverá man-ter atualizado o seu cadastro junto ao órgão, podendo ter o benefício suspenso ou até mesmo cancelado caso assim não o mantenha. Por-tanto, fica a dica: procure o CRAS mais próximo de sua residência e, além de se inscrever no Cadastro Único, obtenha mais informações para saber se você tem ou não di-reito ao BPC/LOAS.

    Guilherme ChiquiniAdvogadoOAB/SP 370.740

    Benefício assistencial: o que é e quem tem direito

    Cecília Buck, coordenadora do curso de Medicina da Anhembi Morumbi- Campus Piracicaba

    Dr. Daniel Ricardo Medeiros CRM 111910Dr. Carlos Alberto Mantovani C. CRM 77911Dr. Luis Fernando Gomes CRM 80192Dr. Paulo Humberto Remondi CRM 85020Dr. Luis Carlos Varella CRM 39963Dr. Ricardo José Peruzzo G. CRM 80104Dr. Michael Siqueira CRM 115748Dr. Juliano Padovani CRM 100963

    R. Silva Jardim, 1786 - 2º Andar Alto - Centro | 19 3437-2206Responsável técnico: Dr. Ricardo José Peruzzo G. - CRM 80104

    Desafios para preparar os futuros médicos para exercer com excelência a profissão

  • 10 Falecimentoswww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    SRA. NERIA GOMES DOS SAN-TOS, Faleceu dia 12 próximo passado na cidade de Piracica-ba, aos 49 anos de idade e era filha do Sr. Geraldo Gomes de Jesus e da Sra. Luzia Alves dos Santos, falecida. Deixa irmãos, demais parentes e amigos. O seu sepultamento deu-se dia 13 pp as 09:00 hs no Cemitério Par-que da Ressurreição, onde foi inumada em jazigo da família.

    JOVEM: NAILSON DONATO DA SILVA, Faleceu dia 11 próximo passado na cidade de São Car-los, aos 30 anos de idade e era filho do Sr. Nagib Soares Silva, falecido e da Sra. Lucia Helena Donato. O seu corpo foi trans-ladado em auto fúnebre para a cidade de Piracicaba e o seu se-pultamento deu-se dia 13 pp as 10:30 hs no Cemitério Municipal da Vila Rezende, onde foi inu-mado em jazigo da família.

    SR. JOÃO THEODORO DA SIL-VA FERNANDES, Faleceu dia 13 próximo passado na cidade de Piracicaba, aos 79 anos de idade e era casado com a Sra. Antônia Faber Fernandes. Era filho do Sr. João Silva Fernandes e da Sra. Bernardina Theodoro da Silva, falecidos. Deixa os filhos: Luís Donizeti da Silva, Rogerio Theo-doro e Daniela da Silva Fernan-des. Deixa também 03 netos. O seu corpo foi transladado em auto fúnebre para o Crematorio local dia 13 pp as 13:00 hs para a Cerimônia de Cremação.

    SR. MILTON RODRIGUES BAR-BOSA, Faleceu dia 09 próximo passado na cidade de São Paulo - SP, aos 74 anos de idade e era casado com a Sra. Maria Eunice Diniz Barboza. Era filho do Sr. Lucio Rodrigues Barboza e da Sra. Duzolina Neide Poleta Bar-boza, falecidos. Deixa os filhos: Marcos e Marcio. O seu corpo foi transladado em auto fúne-bre para a cidade de Ribeirão Pires - SP e o seu sepultamento deu-se dia 10 pp as 11:00 hs no Cemitério São José, naquela lo-calidade onde foi inumado em jazigo da família.

    SR. NIVALDO ORMAGUI, Fale-ceu dia 10 próximo passado na cidade de Limeira, aos 59 anos de idade e era casado com a Sra. Claudia Bull Ormagui. Era filho do Sr. Orlando Ormagui e

    da Sra. Durvalina Felix Ormagui, falecidos. Deixa os filhos: Erik e Rodrigo. O seu corpo foi trans-ladado em auto fúnebre para a cidade de Ipeuna - SP e o seu se-pultamento deu-se dia 10 pp as 17:00 hs saindo a urna mortuá-ria do Velório do Cemitério Mu-nicipal de Ipeuna para a referida necrópole onde foi inumado em jazigo da família.

    SRA. LUCIA HELENA MORAES NASCIMENTO VITTI - Faleceu dia 14 próximo passado na ci-dade de Piracicaba aos 62 anos de idade e era casada com o Sr. Alaor Vitti. Era filha do Sr. Milton Nascimento e da Sra. Teresinha Alves de Moraes Nascimento. Deixa irmãos, sobrinhos, de-mais parentes e amigos. O seu sepultamento deu-se dia 14 pp as 16:00 hs, saindo a urna mor-tuária do Velório da Saudade – Sala 05, para o Cemitério da Saudade, onde foi inumada em jazigo da família.

    SR. JOÃO CARDOSO DINIZ, Fa-leceu dia 13 próximo passado na cidade de São Pedro, aos 59 anos de idade e era casado com a Sra. Aparecida Resende Cardoso da Silva. Era filho do Sr. Jorge Mendonça Diniz e da Sra. Maria Cardoso Diniz. Deixa os filhos: Janaina e João. O seu sepultamento deu-se dia 14 pp as 16:30 hs saindo a urna mor-tuária do Velório Memorial Bom Jesus – Sala 01 seguindo para o Cemitério Municipal naquela lo-calidade, onde foi inumado em jazigo da família.

    SR. ANTONIO GOULART, Fale-ceu dia 14 próximo passado na cidade de Rio Claro, aos 85 anos de idade e era casado com a Sra. Odete do Carmo Goulart. Era filho do Sr. Onofre Goulart e da Sra. Eliosa Francelina, fa-lecidos. Deixa os filhos: Elenice, Rogerio e Sonia. O seu sepulta-mento deu-se dia 14 pp as 16:00 hs no Cemitério São João Batista naquela localidade, onde foi inu-mado em jazigo da família.

    SRA. YOLANDA GARCIA AMÉ-RICO, Faleceu dia 14 próximo passado na cidade de Piracica-ba, aos 97 anos de idade e era viúva em 1ª núpcias do Sr. Os-carlino Carioca e viúva em 2ª núpcias do Sr. Antônio Américo. Era filha do Sr. Francisco Garcia

    e da Sra. Deolinda Maria da Con-ceição, falecidos. Deixa os filhos: Iracelinda Carioca Ferreira, fale-cida, Ines Aparecida Carioca dos Santos, Antônio Dirceu Cario-ca e Maria Madalena Américo. Deixa também netos, bisnetos e tataranetos. O seu sepulta-mento deu-se dia 15 pp as 13:30 hs saindo a urna mortuária do Velório “C” do Cemitério Parque da Ressurreição, para a referida necrópole, onde foi inumada em jazigo da família.

    SR. CLEMENTE FRANCISCO DE SOUZA, Faleceu dia 14 próxi-mo passado na cidade de Pira-cicaba, aos 83 anos de idade e era casado com a Sra. Maria de Lourdes Leme de Souza. Era fi-lho do Sr. João Alves de Souza e da Sra. Erminda Aparecida de Je-sus, ambos falecidos. Deixou os filhos: Marcelo Leme de Souza, Jose Aparecido Leme de Souza e Rosemares Aparecida Leme de Souza. Deixa ainda 06 netos e 01 bisneta. O seu sepultamen-to deu-se dia 15 pp as 16:00 hs saindo a urna mortuária do Ve-lório Municipal do Cemitério da Vila Rezende – Sala 01, para a referida necrópole, onde foi inu-mado em Jazigo da família.

    SRA. TEREZA BERNARDI CAM-PEÃO, Faleceu dia 14 próximo passado na cidade de Saltinho, aos 83 anos de idade e era viú-va do Sr. Orlando Campeão. Era filha do Sr. Pedro Bernardi e da Sra. Adelaide Franceto, faleci-dos. Deixou os filhos: Rosana, Valdir, Pedro, Edson, Alexandre, Donizete, Luiza, Fatima, Maria Aparecida e Edna. Deixa ainda netos, bisnetos e demais paren-tes. O seu sepultamento deu-se dia 15 pp as 10:30 hs saindo a urna mortuária do Velório Muni-cipal de Saltinho, seguindo para o Cemitério Municipal naquela localidade, onde foi inumada em jazigo da família.

    MENINO: ISAAC MIKOALEVSKI SILVA, Faleceu dia 14 próximo passado na cidade de Piraci-caba e era filha do Sr. Marcelo Aparecido da Silva e da Sra. Mo-nique Stefani Mikoalevski. O seu corpo foi transladado em auto fúnebre para a cidade de Rio das Pedras e o seu sepultamen-to deu-se dia 15 pp as 10:00 hs no Cemitério Municipal naquela localidade, onde foi inumado

    em jazigo da família.

    SR. CESAR AUGUSTO LIBARDI, Faleceu dia 14 próximo passa-do na cidade de Piracicaba aos 56 anos de idade e era casado com a Sra. Ivanilde Fatima dos Santos Libardi. Era filho do Sr. Luiz Joaquim Libardi e da Sra. Euclidia de Oliveira Libardi, am-bos falecidos. Deixa demais parentes e amigos. O seu se-pultamento deu-se dia 15 pp as 10:00 hs, saindo a urna mortu-ária do Velório “B” do Cemitério Parque da Ressurreição para a referida necrópole, onde foi inu-mado em jazigo da família.

    SRA. SUELI SAEZ FAVARO, Fa-leceu dia 14 próximo passado na cidade de São Pedro, aos 70 anos de idade e era casada com o Sr. Umberto Favaro Junior. Era filha do Sr. José Saez de Amo e da Sra. Agostina Alarsa Saez, fa-lecidos. Deixa os filhos: Tadeu, Tales e Tatiana. O seu sepulta-mento deu-se dia 15 pp as 10:30 hs saindo a urna mortuária do Velório Memorial Bom Jesus – Sala 01 seguindo para o Cemi-tério Parque naquela localidade, onde foi inumada em jazigo da família.

    JOVEM: LEONARDO SOUZA SANTOS, Faleceu dia 14 próxi-mo passado na cidade de São Pedro, aos 21 anos de idade e era filho do Sr. Milton Sebas-tião Souza Santos e da Sra. Oscy Brito dos Santos. O seu sepulta-mento deu-se dia 15 pp as 16:30 hs saindo a urna mortuária do Velório Memorial Bom Jesus – Sala 01 seguindo para o Cemi-tério Parque naquela localidade, onde foi inumado em jazigo da família.

    SRA. MARIA LOPES GIACO-MASSI - Faleceu dia 16 próxi-mo passado na cidade de Pira-cicaba, aos 77 anos de idade e era viúva do Sr. João Giacomassi Filho. Era filha do Sr. Manoel Lopes e da Sra. Lourdes Seve-rino, ambos falecidos. Deixou os filhos: Edivaldo Luiz Giaco-massi, Jose Roberto Giacomassi, Emerson Donizete Giacomassi e Roseli Aparecida Giacomassi, fa-lecida. Deixa ainda netos, bisne-tos e demais parentes. O seu se-pultamento deu-se dia 16 pp as 11:30 hs saindo a urna mortuá-ria do Velório “B” do Cemitério

    Parque da Ressurreição, para a referida necrópole, onde foi inu-mada em jazigo da família.

    SRA. SARAH PAES, Faleceu dia 15 próximo passado na cida-de de Rio Claro aos 84 anos de idade e era filha do Sr. Francis-co Paes e da Sra. Maria Augusta Covre Paes, falecidos. Deixa os filhos: Maria Amélia casada com Gilmar e Allan, falecido. Deixa também parentes e amigos. O féretro deu-se dia 16 pp as 12:00 hs saindo a urna mortuária do Velório Parque das Palmeiras seguindo para o Crematorio Parque das Palmeiras naquela localidade, onde foi realizada a cerimônia de Cremação.

    SR. JOSÉ EMILIO CARVALHO GERIN, Faleceu dia 15 próxi-mo passado na cidade de São José do Rio Preto - SP, aos 69 anos de idade e era filho do Sr. José Gerin Neto e da Sra. Alsina Carvalho Gerin, falecidos. O seu corpo foi transladado em auto fúnebre para a cidade de Pira-cicaba e o seu sepultamento deu-se dia 16 pp as 08:30 hs no Cemitério Parque da Ressurrei-ção, onde foi inumado em jazigo da família.

    SR. JOSÉ SEVERINO BARBOSA, Faleceu dia 16 próximo passa-do na cidade de Piracicaba, aos 76 anos de idade e era viúvo da Sra. Maria Aparecida Adorno Barbosa. Era filho do Sr. Luiz Se-verino Barbosa e da Sra. Sebas-tiana Germano, falecidos. Deixa irmãos, sobrinhos, demais pa-rentes e amigos. O seu sepulta-mento deu-se dia 16 pp as 16:00 hs saindo a urna mortuária do Velório Municipal da Vila Rezen-de – Sala 01 seguindo em auto fúnebre para o Cemitério da Saudade, onde foi inumado em jazigo da família.

    PROFª. CECILIA STELLA, Fale-ceu dia 16 próximo passado na cidade de Piracicaba, aos 92 anos de idade e era filha do Sr. João Baptista Stella e da Sra. Adelaide Bilekholz Stella, fale-cidos. Deixa sobrinhos, demais parentes e amigos. O seu se-pultamento deu-se dia 17 pp as 10:30 hs saindo a urna mortuá-ria do Velório da Saudade – Sala 07, para o Cemitério da Sauda-de, onde foi inumada em jazigo da família.

  • 11Arquitetura & Decoraçãowww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    Foto

    s: D

    ivul

    gaçã

    o

    戀愀甀洀愀挀漀渀琀愀椀渀攀爀猀⸀挀漀洀⸀戀爀

    䰀漀挀愀漀搀攀 䌀漀渀琀愀椀渀攀爀

    倀爀愀琀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀

    䘀漀渀攀㨀 ⠀㤀⤀ ㌀㐀ⴀ   㤀䌀攀氀㨀 ⠀㤀⤀ 㤀㠀㈀㜀㔀ⴀ㈀㈀㐀㐀

    愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀戀愀甀洀愀䀀最洀愀椀氀⸀挀漀洀䄀瘀⸀ 䐀漀椀猀 䌀爀爀攀最漀猀Ⰰ 㠀㘀 ⴀ 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀⼀匀倀

    䴀䔀匀䄀匀 䔀 䈀䄀一䌀䄀䐀䄀匀䌀唀䈀䄀匀 䔀 䔀匀䌀䄀䐀䄀匀

    䄀瘀⸀ 倀椀爀愀挀椀挀愀洀椀爀椀洀Ⰰ ㈀㤀㠀㈀⠀㤀⤀ ㌀㐀㈀㘀ⴀ 㜀㘀㤀 ⼀ 㤀㤀㐀ⴀ㤀㈀㔀㈀

    眀眀眀⸀洀愀爀洀漀爀愀爀椀愀瀀椀爀愀挀椀挀愀戀愀⸀挀漀洀⸀戀爀

    Tendência 2021: Revestimentos de alto brilho

    眀眀眀⸀氀眀挀攀渀攀爀最椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀䌀漀渀猀甀氀琀漀爀 琀挀渀椀挀漀㨀 䰀愀甀爀漀 ⠀㤀⤀ 㤀 㤀㤀㈀ⴀ㌀㔀

    氀愀甀爀漀⸀猀椀氀瘀攀椀爀愀䀀氀眀挀攀渀攀爀最椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀

    䀀氀眀挀攀渀攀爀最椀愀

    Av. Bras i l , 885 | C idade Ja rd im | P i rac i caba | Te l . 19 3377.8371 97420.2643 predilectapiracicaba

    *cré

    dito

    suj

    eito

    à a

    prov

    ação

    - 1ª

    par

    cela

    par

    a ja

    neiro

    de

    2021

    Piracicaba Hoje

    Com a pandemia e o isola-mento social, as pessoas partiram em busca de al-terativas para transformar o lar em santuário e conectar-se com a natureza. E, durante uma refor-ma, a escolha dos acabamentos é parte fundamental para har-monia do projeto, já que influen-cia na estética do espaço e na ro-tina dos moradores. Para quem vai aproveitar os últimos meses do ano e repaginar a casa, uma das tendências para 2021 são os revestimentos de alto brilho. Isso porque transmitem uma sensa-ção de limpeza e higiene, além da facilidade de limpeza.

    A LUSSO Quartzite Collection, da Decolores, pode ser utiliza-da para revestir pisos, paredes, bancadas e fachadas, além de ser usada em móveis e acessó-rios. Entre os destaques de alto brilho da marca estão os pa-drões Black Prestige, que revela toda exuberância e exotismo de uma pedra predominantemen-te escura com os veios brancos; Pietra Toscana, mármore que traz consigo toda beleza e histó-ria da Itália ao utilizar de cores claras e neutras que contrastam com os tons mais terrosos e proporcionando um visual des-lumbrante; e o tradicional Mont Blanc, quartzito que é sinônimo de sofisticação e versatilidade ao mesclar tons de branco e cinza, projetando boas energias e bem-estar nos ambientes em que está inserido.

    Ambiente MONT BLANC

    Ambiente Quartzito Denali

    䄀瘀⸀ 倀椀爀愀挀椀挀愀洀椀爀椀洀Ⰰ ㈀㠀㐀㜀 ⴀ 嘀椀氀愀 䴀漀渀琀攀椀爀漀 ⴀ 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀 ⴀ 匀倀吀攀氀⸀㨀 ⠀㤀⤀ ㌀㐀㈀㐀⸀㌀㐀㜀㐀 ⴀ 䘀愀砀㨀 ⠀㤀⤀ ㌀㐀㈀㐀⸀㈀㈀㤀㔀䌀䔀倀㨀 ㌀㐀㜀ⴀ㜀㠀 挀愀洀漀猀猀椀䀀挀愀洀漀猀猀椀琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀猀⸀挀漀洀⸀戀爀

    䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 䴀甀搀愀渀愀猀刀攀猀椀搀攀渀挀椀愀椀猀 攀 䌀漀洀攀爀挀椀愀椀猀

    䴀漀渀琀愀最攀洀 攀 䐀攀猀洀漀渀琀愀最攀洀匀攀爀瘀椀漀猀 䔀猀瀀攀挀椀愀椀猀

    䔀焀甀椀瀀攀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀

  • Piracicaba Hoje

    Compacto no tamanho, mas grande nas quali-dades e, acima de tudo, confortável e muito econômico no consumo de combustível, o Fiat Mobi chegou à linha 2021 com muitas novidades.

    Com mais de 215 mil unidades vendidas desde seu lançamento, a proposta do subcompacto se mos-trou acertada e, com a nova gama, a Fiat apresenta um portfólio que atende a todas as necessidades dos clientes. Um dos destaques

    fica com a nova versão aventureira Trekking. Ela se junta às configura-ções Easy e Like para oferecer ao consumidor uma solução inteli-gente de mobilidade urbana, prin-cipalmente nas grandes metrópo-les do país, com muito estilo.

    Depois da Nova Strada e do hat-chback Argo, agora é a vez do Mobi embarcar na nova era da Fiat ao se alinhar ao movimento de Rebran-ding de marca. Assim, o modelo re-cebeu o Logo Script e a Fiat Flag na grade frontal, que conferem nova personalidade ao veículo.

    O Moby 2021 levou também

    para seu interior a nova identida-de da marca. O Logo Script está no centro do volante e na chave. Já a Fiat Flag está presente no revesti-mento do câmbio, deixando clara a italianidade da marca.

    A renovação visual do Mobi en-trega linhas mais modernas com novos para-choques dianteiros, nova moldura na caixa de rodas, pintura lateral inferior e novas ca-lotas para a versão Like. A robustez do modelo fica também evidente com maior altura livre do solo, ago-ra em 190 mm, e o maior ângulo de entrada da categoria, com 24º, permitindo a ele transpor com desenvoltura obstáculos como va-letas, lombadas e buracos que o asfalto ruim das grandes cidades apresenta.

    A configuração topo de gama Trekking conta com dose extra de aventura e jovialidade. Ela incor-pora as mudanças da versão Like e investe ainda mais em estilo e funcionalidade:

    · Barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente;

    · Teto bicolor com logo alusi-vo à versão e adesivo no capô, am-bos itens exclusivos no segmento;

    · Calotas escurecidas com desenho exclusivo ou rodas de liga leve de 14 polegadas.

    12 Juliano Fantaziawww.portalpiracicabahoje.com.br Piracicaba, 19 de outubro de 2020

    @fantaziajuliano

    䘀䄀娀䔀一䐀䄀匀䌀伀䴀倀刀䄀 ⼀ 嘀䔀一䐀䄀

    䄀嘀䄀䰀䤀䄀윀픀䔀匀

    嘀䔀一䐀䄀匀 ☀䰀伀䌀䄀윀쌀伀

    Campanha Guerreiras de Lenço chega a segunda edição

    Conserto de Calçados • Tênis • Cintos • Malas • Bolsas

    calçados sob medidade botas eFábrica

    Venda e conserto de calçados, tênis, cintos

    malas e bolsas em geral Av. Rui Barbosa, 532 - Vila Rezende

    www.malusacalcados.com.br

    Fiat apresenta Mobi 2021 renovado, ainda mais robusto e com nova versão Trekking

    Motor

    PASSE NA SUA REVENDA GOODYEAR PASSARI PNEUS E CONFIRA!

    ALTA TECNOLOGIA COM

    O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

    L O G O R E V E N D E D O RF A Ç A S U A E S T R A D APASSARI PNEUS

    Rua da Glória, 2450 - Piracicaba - SP (19) 99675-2450

    O Simespi, Sindicato Patronal das Indústrias do setor metal-mecânico de Piracicaba, Salti-nho e Rio das Pedras, sempre teve um olhar atento para as questões ligadas à responsa-bilidade social, por isso, com frequência rea-liza doações e lança campanhas.Com o objetivo de reforçar a importância do movimento mundial do Outubro Rosa e ainda melhorar a qualidade de vida de pa-ciente oncológicos, a Campanha Guerreiras de Lenço chega a sua segunda edição com novidades.Agora, as doações vão além dos lenços, pois,

    também é possível contribuir com máscaras e álcool em gel 70%. As doações podem ser feitas até o dia 30, sexta-feira, na sede do Simespi que fica na

    Rua Samuel Neves, 1601, bairro dos Alemães, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.Ao entregar a sua doação é obrigatório usar a máscara. Dúvidas e informações: (19): 3417-8600 ou e-mail:[email protected].

    Assessoria de Imprensa Simespi

    Colaboradoras do Simespi com parte das doações da Campanha Gerreiras de Lenço

    Confraria AnimalLindo e com absolutamente tudo o que seu pet merece e precisa, acaba de inaugurar, ali na Avenida São João, 468, um novo concei-to em petshop e banho e tosa: a Confraria Animal. Única na cidade com certificação no manejo e baixo stress, oferece, em sua vasta cartela de produtos e serviços, marca pró-pria de café, o the cat room café, com blend desenvolvido em uma fazenda no sul de mi-nas exclusivamente para a confraria animal.

    Os proprietários Paula Vianna e Fernando Corrê

    Matheus Pitzer e João Carmelo Alonso

    ∠䴀攀氀栀漀爀攀猀 洀愀爀挀愀猀∠倀爀攀漀猀∠䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀∠倀爀漀洀漀攀猀

    倀攀渀猀漀甀 攀洀 瀀椀渀琀愀爀㼀

    䰀漀樀愀猀 攀洀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀Ⰰ 䤀琀切Ⰰ吀椀攀琀 攀 䰀愀爀愀渀樀愀氀 倀愀甀氀椀猀琀愀⸀眀眀眀⸀瀀愀甀氀椀琀椀渀琀愀猀⸀挀漀洀⸀戀爀

    倀愀甀氀椀琀椀渀琀愀猀