acef/1516/10002 decisão de apresentação de pronúncia...sílvia maria d. espada grau/degree -...

27
ACEF/1516/10002 — Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/10002 — Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao ciclo de estudos em funcionamento Arte e Design 2. conferente do grau de Licenciado 3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.) Escola Superior De Educação De Coimbra 4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s) Instituto Politécnico De Coimbra 5. decide: Apresentar pronúncia 6. Pronúncia (Português): Desenvolveremos seguidamente os fundamentos da pronúncia, de acordo com a seguinte estrutura de abordagem: 1. Plano de estudos 2. Corpo docente 3. Instalações e equipamentos 4. Investigação 5. Outros aspetos 7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte) pág. 1 de 1

Upload: others

Post on 08-Feb-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • ACEF/1516/10002 Decisão de apresentação de pronúncia

    ACEF/1516/10002 Decisão de apresentaçãode pronúnciaDecisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório daComissão de Avaliação Externa1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão de Avaliação Externarelativamente ao ciclo de estudos em funcionamento Arte e Design2. conferente do grau de Licenciado3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.)Escola Superior De Educação De Coimbra4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s)Instituto Politécnico De Coimbra5. decide: Apresentar pronúncia6. Pronúncia (Português):Desenvolveremos seguidamente os fundamentos da pronúncia, de acordo com a seguinte estruturade abordagem: 1. Plano de estudos2. Corpo docente3. Instalações e equipamentos4. Investigação5. Outros aspetos

    7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte)

    pág. 1 de 1

  • Anexos

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2CONTRADITÓRIOACEF/1516/10002

    ACEF/1516/10002 – Decisão de Apresentação de Pronúncia – Ciclo de Estudos em Funcionamento

    O Instituto Politécnico de Coimbra / Escola Superior de Educação (ESEC) vempronunciar-se sobre o Relatório Preliminar da Comissão de Avaliação Externado curso de licenciatura em Arte e Design.

    Enquanto nota prévia à apresentação desta pronúncia, a ESEC manifesta desdejá o seu agradecimento pelo contributo crítico da Comissão de Avaliação Externa (CAE) para a qualificação global do ciclo de estudos em causa.

    Desenvolveremos seguidamente os fundamentos da pronúncia, de acordo com a seguinte estrutura de abordagem: 1. Plano de estudos2. Corpo docente3. Instalações e equipamentos4. Investigação5. Outros aspetos

    1. PLANO DE ESTUDOSBaseados no texto do relatório da CAE e dando cumprimento às indicações aí estabelecidas, propõe-se um conjunto de alterações ao plano de estudos (PE), designadamente, a introdução de novas unidades curriculares (UC) de História da Arte e do Design, Estética da Arte e do Design, Animação 3D e Metodologias e Técnicas de Pesquisa. Simultaneamente, procede-se à redenominação de algumas UC, por considerarmos que as novas denominações traduzem de forma mais precisa a identidade e a especificidade programáticadas mesmas, nomeadamente, Sistemas de Representação Técnica (antes Sistemasde Representação Gráfica I), Modelação Digital (antes Sistemas de Representação Gráfica II), Fotografia (antes Oficina de Fotografia) e Videoarte (Antes Oficina de Vídeo). As diferentes UC foram associadas a áreas do saber para as quais concorrem no quadro da formação em arte e design – sendo de sublinhar o aumento de horas de contacto já antes estabelecidas no relatório de autoavaliação.Quanto às UC optativas, reduziu-se a lista do actual PE, ao mesmo tempo quese disponibiliza um núcleo que, em nosso entender, responderá aos anseios formativos dos estudantes e complementa de forma ampla e equilibrada o núcleo de UC de natureza obrigatória.Simultaneamente, procede-se à eliminação das UC de Formação Geral e Transversal, bem como da unidade de Psicologia da Perceção Visual, que passará a UC optativa, de modo a garantir-se a presença e eficácia formativa de unidades curriculares da área científica de Belas Artes e Design. Relativamente às novas unidades curriculares, anexam-se os respectivos programas; anexa-se ainda o programa de Projeto de Arte e Design alterado; quanto às unidades cuja redenominação se propõe, bem como as demais, proceder-se-á a uma revisão dos respectivos programas, em cumprimento das recomendações da CAE. Deverá referir-se ainda que se privilegiará a docência partilhada num grupomais amplo de UC, com particular destaque para as de natureza projetual, mas também noutros casos em que se pretende uma maior integração entre a arte e o design.Quanto às áreas científicas referenciadas no relatório de autoavaliação, Belas Artes e Design e Artes Visuais, importa clarificar que a primeira se refere à área científica predominante do ciclo de estudos e a segunda à área científica da ESEC em que se integra o curso.

    2. CORPO DOCENTEQuanto à referência ao corpo docente e à necessidade de aumento da percentagem de professores especializados e doutorados na área científica fundamental do curso, entendemos que viabilizado o plano de estudos agora proposto, estarão reunidas as condições para que se cumpram as exigências legais, designadamente, com o actual grupo de professores integrados na área científica de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Coimbra,de acordo com os seguintes valores:

    DOCENTES DO CURSO DE ARTE E DESIGNPágina 1

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2

    Bartolomeu A. F. Paiva Grau/DEGREE - TITLE - Doutoramento

    Categoria /CATEGORY- Professor-AdjuntoÁrea de habilitação / AREA OF QUALIFICATION– DesignTempo /TIME - 100%

    Filipa Sofia C. Carvalho e Cruz Grau/DEGREE - TITLE - Doutoramento

    Categoria /CATEGORY- Professora-Adjunta Convidada Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Belas Artes

    Tempo /TIME - 30%

    Francisco José L. M. Rúbio Grau/DEGREE - TITLE - Doutoramento

    Categoria /CATEGORY- Professor-Adjunto Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Didática

    Tempo /TIME - 100%

    Maria Fernanda F. Antunes Grau/DEGREE - TITLE - Doutoramento

    Categoria /CATEGORY- Professora-Adjunta Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Desenho

    Tempo /TIME - 100%

    Nuno Miguel C. Vasco Grau/DEGREE - TITLE - Doutoramento

    Categoria /CATEGORY- Professor-Adjunto Convidado Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Estudos de Arte

    Tempo /TIME - 100%

    Pedro José J. V. Vaz Grau/DEGREE - TITLE - Mestrado

    Categoria /CATEGORY- Assistente Convidado Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Design Multimédia

    Tempo /TIME - 30%

    Pedro Nuno B. Maia Grau/Título / DEGREE - TITLE - Especialista

    Categoria /CATEGORY- Professor-Adjunto Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Design

    Tempo /TIME - 100%

    Sílvia Maria D. Espada Grau/DEGREE - TITLE - Doutoramento

    Categoria /CATEGORY- Professora-Adjunta Área de habilitação / AREA OF QUALIFICATION- Desenho

    Tempo /TIME - 100%

    LICENCIATURA EM ARTE E DESIGN (AD)

    Número de Docentes / Number of Teachers Guião ACEF – 182016/17 – 17Pronúncia – 8

    Docentes a Tempo integral / Teachers in Full-TimeGuião ACEF – 132016/17 – 14Pronúncia – 6 (75%)

    Número de Docentes com Grau de Doutor (ETI) / Number of teachers with PhD (ETI)Guião ACEF – 82016/17 – 13,2Pronúncia – 5,3 (66,25%)

    Docentes do Ciclo de Estudos com Grau de Doutor nas áreas fundamentais do CE (ETI) / Number of teachers with PhD in key areas of the SC (ETI)

    Página 2

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2Guião ACEF – 32016/17 – 4,3Pronúncia – 4,3 (53,75%)

    Especialistas nas áreas fundamentais do CE (ETI) / Number of Specialists inkey areas of the SC (ETI)Guião ACEF – 2,32016/17 – 1Pronúncia – 1 (12,5%)

    Percentagem Total de Docentes com Grau de Doutor e/ou Especialistas nas áreas fundamentais do CE (ETI) Total Percentage of teachers with PhD and / or Specialists in the key areasof the SC (ETI)53,75% + 12,5% = 66,25%

    Número de Docentes a tempo integral há mais de 3 anos na IES / Number of teachers in Full-Time for more than 3 years in the HEIGuião ACEF – 122016/17 – 13Pronúncia – 5 (62,5%)

    Docentes em programa de doutoramento há mais de 1 ano / Number of teachers in PhD programme for more than 1 yearGuião ACEF – 6,62016/17 – 6,6Pronúncia – 1 (12,5%)

    3. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOSNo que se refere às instalações e equipamentos disponíveis para o funcionamento do ciclo de estudos, pese embora a melhoria gradual operada nos últimos anos, a Instituição compromete-se a implementar as medidas necessárias a uma maior disponibilidade e adequação de espaços e equipamentos que viabilizem o processo de qualificação da formação em arte e design na ESEC.

    4. INVESTIGAÇÃOQuanto aos índices de investigação aplicada por parte dos docentes, em áreas essenciais do curso, reconhece-se a carência de uma dinâmica que acentue o investimento na produção científica e artística – consciencialização que será tida em conta no desenho de estratégias que possam envolver os docentes em linhas e projectos artísticos e de investigação que valorizem o seu percurso académico e dignifiquem o curso ea Instituição.

    5. OUTROS ASPETOSNo que se refere a outros aspectos considerados menos positivos, referenciados pela CAE, importa recuperá-los no sentido da sua superação oualteração, designadamente:- a contenção do número de alunos a admitir anualmente, designadamente, nosregimes de acesso alternativos ao CNA, por forma a viabilizar-se o normal acompanhamento de trabalhos em unidades curriculares tendencialmente práticas;- a afectação, em períodos a definir, de um técnico de apoio aos espaços oficinais;- a aquisição de software actualizado específico e ampliação do acervo bibliográfico nos campos da arte e do design;- constituição de um arquivo digital e divulgação mais frequente de trabalhos de alunos;- maior envolvimento de docentes e da Instituição em projectos e eventos externos que favoreçam e promovam índices de cultura artística;- a redefinição de critérios para a indicação de orientadores e a ampliaçãoda lista de entidades parceiras para o desenvolvimento de projectos e estágios, cuja atualização se apresenta desde já:

    Exploratório Ciência Viva Coimbra

    Malta & Santos, Lda. Góis

    Coimpack, Lda. TaveiroPágina 3

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2

    Ipotz Studio, Lda. Soure

    Centro de Artes e Espetáculos Figueira da Foz

    Museu Dr. Santos Rocha Figueira da Foz

    Younik, Lda. Leiria

    Hospital Pediátrico de Coimbra Coimbra

    Dharma5, Lda. Coimbra

    Consigo Interiores Coimbra

    Menina Design Group Porto

    Casa da Esquina Coimbra

    Fundação Dionísio Pinheiro Águeda

    Centro de Artes Visuais Coimbra

    Cofina Media Lisboa

    Museu da Cidade Coimbra

    Museu da Água Coimbra

    Pais da França, Lda. Porto

    Rui Veríssimo Design Coimbra

    BA Vidro, S.A. Marinha Grande

    Câmara Municipal de Coimbra Coimbra

    Em conclusão e conscientes da evolução, exigência e complexidade colocada àformação atual, pretendemos reforçar o investimento na qualificação deste ciclo de estudos, cujo potencial vem sendo consciencializado pela ESEC e que, como tal, contará com o apoio estratégico conducente a uma mais clara afirmação e reconhecimento do curso de licenciatura em Arte e Design.

    _______________________________________________

    CONTRADICTORYACEF/1516/10002

    ACEF/1516/10002 – Pronunciation Presentation Decision - Cycle of Studies inOperation

    The Polytechnic Institute of Coimbra / Higher School of Education (ESEC) proclaims on the Preliminary Report of the External Evaluation Committee ofthe degree course in Art and Design.

    As a prior note to the presentation of this statement, the ESEC expresses its appreciation for the critical contribution of the External Evaluation Committee (EAC) to the overall qualification of the study cycle in question.

    We will develop the fundamentals of the pronunciation in accordance with the following structural approach:

    1. Study plan2. Academic Staff3. Facilities and equipment4. Research5. Other aspects

    Página 4

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 21. STUDY PLANBased on the text of the CAE report and in compliance with the indications established there, a set of changes to the curriculum (PE) is proposed, namely the introduction of new curricular units (UC) of Art and Design History, Art and Design Aesthetics, 3D Animation and Research Methodologiesand Techniques. Simultaneously, some UCs are redenominated, since we consider that the new designations translate more precisely the identity ofthese, namely, Technical Representation Systems (formerly Graphic Representation Systems I), Digital Modeling (formerly Systems of Graphic Representation II), Photography (before Oficina de Fotografia) and Videoarte (Before Oficina de Vídeo).The different UCs were associated to areas of knowledge for which they compete in the frame of the education in art and design - being worthy of note the increase of contact hours already established in the self-assessment report.As for the optional UC, the list of the current PE has been reduced, while at the same time a foundational is available which, in our opinion, will respond to the students' training needs and complements in a broad and balanced way the core compulsory UC.Simultaneously, the UC's of General and Transversal Training, , will be eliminated, and Psychology of Visual Perception will pass to an optional UC, in order to guarantee the presence and formative effectiveness of curricular units of the scientific area of Fine Arts and Design.In relation to the new curricular units, the concerning programs are attached; The new Art and Design Project program is attached; As for the units whose redesignation is proposed, as well as the others, a review of the respective programs will be carried out, in compliance with the recommendations of the CAE.It should also be noted that shared teaching will be given priority in a broader group of UC, particularly project based units, but also in other cases where a greater integration between art and design is intended.Regarding to the scientific areas referenced in the report of self-assessment, Fine Arts and Design and Visual Arts, it should be clarified that the first expression refers to the predominant scientific area of the study cycle and the second to the scientific area of the ESEC in which the course is integrated.

    2. ACADEMIC STAFF Regarding the reference to the teaching body and the need to increase the percentage of specialized professors and doctorates in the basic scientificarea of the course, we understand that if the proposed study plan is feasible, the conditions for compliance with legal requirements will be met. The current group of professors integrated in the scientific area of Visual Arts of the School of Education of Coimbra, according to the following values:

    TEACHERS OF THE COURSE OF ART AND DESIGN

    Please, see Above

    DEGREE IN ART AND DESIGN (AD)

    Please, see above

    3. FACILITIES AND EQUIPMENTIn regard to the facilities and equipment available for the operation of the study cycle, despite the gradual improvement in recent years, the Institution undertakes to implement the necessary measures to improve the available spaces and equipment that enable the qualification in art and design at ESEC.

    4. RESEARCHRegarding the indexes of applied research by teachers, in essential areas of the course, the lack of a dynamic that emphasizes the investment in scientific and artistic production is recognized – this awareness will be taken into account in the design of strategies that may involve teachers inartistic and research projects that value their academic career and dignifythe course and the Institution.

    Página 5

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 25. OTHER ASPECTSRegarding other aspects that are considered less positive, referenced by the CAE, it is important to recover them in order to improve them, namely:- constraining the number of students to be admitted annually, in particular, in the alternative access systems to the CNA, in order to enable the normal monitoring of work in practical curricular units;- the allocation, in periods to be defined, of a technician to support the laboratory tools;- the acquisition of specific updated software and the enlargement of the bibliographic collection in the fields of art and design;- creation of a digital archive and more frequent dissemination of student work;- greater involvement of teachers and the institution in projects and external events that favor and promote artistic culture indices;

    - the redefinition of criteria for the appointment of supervisors and the extension of the list of partner for the development of projects and internships, whose updating is already presented:

    Exploratório Ciência Viva Coimbra

    Malta & Santos, Lda. Góis

    Coimpack, Lda. Taveiro

    Ipotz Studio, Lda. Soure

    Centro de Artes e Espetáculos Figueira da Foz

    Museu Dr. Santos Rocha Figueira da Foz

    Younik, Lda. Leiria

    Hospital Pediátrico de Coimbra Coimbra

    Dharma5, Lda. Coimbra

    Consigo Interiores Coimbra

    Menina Design Group Porto

    Casa da Esquina Coimbra

    Fundação Dionísio Pinheiro Águeda

    Centro de Artes Visuais Coimbra

    Cofina Media Lisboa

    Museu da Cidade Coimbra

    Museu da Água Coimbra

    Pais da França, Lda. Porto

    Rui Veríssimo Design Coimbra

    BA Vidro, S.A. Marinha Grande

    Câmara Municipal de Coimbra Coimbra

    In conclusion and aware of the evolution, demand and complexity placed on current training, we intend to reinforce the investment in the qualification of this cycle of studies, whose potential has been sensitizedby the ESEC and that, as such, will count on the strategic support leading to a clearer statement And recognition of the degree course in Art and Design.

    Página 6

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2

    ANEXOS/ATTACHMENTS

    Proposta de alteração do plano curricular do curso de licenciatura em Arte e Design/Proposal to change the curricular plan of the degree course in Artand Design

    1.º ano_1.º semestre

    Unidade Curricular/Curricular Unit Desenho I/Drawing I Área do Saber/Area of Knowlegde Desenho/Drawing

    Semestre/Semester 1º Horas de Contacto/Contact Hours 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Artes Plásticas I/Plastic Arts I Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 1º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Design I/Design I Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 1º Horas de Contacto 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Sistemas de Representação Técnica/Technique Representation System

    Área do Saber/Area of Knowlegde Desenho Técnico/Technique Drawing Semestre/Semester 1º

    Horas de Contacto/Contact Hours 65 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Teoria da Arte/Art Theory Área do Saber/Area of Knowlegde Crítica da Arte/Art Critic

    Semestre/Semester 1º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Teoria do Design/Design Theory Área do Saber/Area of Knowlegde Crítica do Design/Design Critic

    Semestre/Semester 1º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    1.º ano_2.º semestre

    Unidade Curricular/Curricular Unit Desenho II/Drawing II Área do Saber/Area of Knowlegde Desenho/Drawing

    Semestre/Semester 2º Horas de Contacto/Contact Hours 39

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Artes Plásticas II/Plastic Arts II Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 2º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Design II/Design II Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 2º Horas de Contacto 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Modelação Digital/Digital Modelling Área do Saber/Area of Knowlegde Design e Multimédia/Design and

    MultimediaPágina 7

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2 Semestre/Semester 2º

    Horas de Contacto/Contact Hours 65 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Fotografia/Photography Área do Saber/Area of Knowlegde Fotografia/Photography

    Semestre/Semester 2º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit História da Arte e do Design/Art anDesign History

    Área do Saber/Area of Knowlegde História da Arte e do Design/Art anDesign History

    Semestre/Semester 2º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    2.º ano_2.º semestre

    Unidade Curricular/Curricular Unit Desenho III/Drawing III Área do Saber/Area of Knowlegde Desenho/Drawing

    Semestre/Semester 3º Horas de Contacto/Contact Hours 39

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Artes Plásticas III/Plastic Arts III

    Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts Semestre/Semester 3º

    Horas de Contacto/Contact Hours 65 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Design III/Design III Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 3º Horas de Contacto 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Animação 3D/3D Animation Área do Saber/Area of Knowlegde Multimédia/Multimedia

    Semestre/Semester 3º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Videoarte/Video Art Área do Saber/Area of Knowlegde Arte e Multimédia/Art and

    Multimedia Semestre/Semester 3º

    Horas de Contacto/Contact Hours 65 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Modelos e Protótipos/Models and Prototypes

    Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design Semestre/Semester 3º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Estética da Arte e do Design/Art anDesign Aesthetics

    Área do Saber/Area of Knowlegde Crítica da Arte e do Design/Art andDesign Critic

    Semestre/Semester 3º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    2.º ano_4.º semestre

    Página 8

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2 Unidade Curricular/Curricular Unit Oficina de Artes Plásticas/Plastic

    Arts Workshop Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 4º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Oficina de Design/Design Workshop Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 4º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Materiais e Técnicas de Produção/Production Techniques and Materials

    Área do Saber/Area of Knowlegde Tecnologias de Produção/Production Techniques

    Semestre/Semester 4º Horas de Contacto 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Ilustração/Illustration Área do Saber/Area of Knowlegde Ilustração

    Semestre/Semester 4º Horas de Contacto/Contact Hours 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Optativa I/Optative I Semestre/Semester 4º

    Horas de Contacto/Contact Hours 52 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Optativa II/Optative II Semestre/Semester 4º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    3.º ano_5.º semestre

    Unidade Curricular/Curricular Unit Projeto de Arte/Art Project Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 5º Horas de Contacto/Contact Hours 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Estudos de Arte/Artistic Studies Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 5º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Projeto de Design/Design Project Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 5º Horas de Contacto 65

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Estudos de Design/Design Studies Área do Saber/Area of Knowlegde Design

    Semestre/Semester 5º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Metodologias e Técnicas de Pesquisaem Arte e Design/Art and Design Techniques and Research Methods

    Área do Saber/Area of Knowlegde Metodologias de Pesquisa/Research Methods

    Semestre/Semester 5º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3Página 9

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2

    Unidade Curricular/Curricular Unit Optativa III/Optative III Semestre/Semester 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 52 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Optativa IV/Optative IV Semestre/Semester 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    3.º ano_6.º semestre

    Unidade Curricular/Curricular Unit Projeto de Arte e Design/Art and Design Project

    Área do Saber/Area of Knowlegde Práticas Profissionais/ProfessionalPractices

    Semestre/Semester 6º Horas de Contacto/Contact Hours 156

    ECTS 18

    Unidade Curricular/Curricular Unit Seminário de Inserção Profissional/Professional Insertion Seminar

    Área do Saber/Area of Knowlegde Práticas Profissionais/ProfessionalPractices

    Semestre/Semester 6º Horas de Contacto/Contact Hours 90

    ECTS 12

    UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS

    ARTE

    Unidade Curricular/Curricular Unit Gravura e Serigrafia/Serigraphy andEngraving

    Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 52 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Pintura/Paint Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto/Contact Hours 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Vitral e Mosaico/Mosaic and StainedGlass

    Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Arte Efémera/Ephemeral Art Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Arte e Novos Media Área do Saber/Area of Knowlegde Arte e Multimédia/Multimedia and

    Art Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Livro de Artista/Artist Book Área do Saber/Area of Knowlegde Artes Plásticas/Plastic Arts

    Página 10

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2 Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    DESIGN

    Unidade Curricular/Curricular Unit Design em Espaço Urbano/Urban Environment Design

    Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 52 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Ecodesign/Ecodesign Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto/Contact Hours 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Vitrinismo/Vitrinismo Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Design de Exposições/Exhibition Design

    Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Design de Interação/Interaction Design

    Área do Saber/Area of Knowlegde Design/Design Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Mothion Design/Mothion Design Área do Saber/Area of Knowlegde Design e Multimédia/Multimedia and

    Design Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    LIVRES

    Unidade Curricular/Curricular Unit Inglês/English Área do Saber/Area of Knowlegde Linguas Estrangeiras/Foreign

    Languages Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 52 ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Marketing/Marketing Área do Saber/Area of Knowlegde Marketing e Publicidade

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto/Contact Hours 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Música, Arte e Multimédia/Multimedia, Music and Art

    Área do Saber/Area of Knowlegde Artes/Arts Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto 52

    ECTS 6

    Unidade Curricular/Curricular Unit Literacia Visual/Visual LiteracyPágina 11

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2 Área do Saber/Area of Knowlegde Audiovisuais e Produção dos Media

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Teorias da Imagem/Theories of the Image

    Área do Saber/Area of Knowlegde Audiovisuais e Produção dos Media/Audiovisual and Media Production

    Semestre/Semester 4.º ou 5º Horas de Contacto/Contact Hours 26

    ECTS 3

    Unidade Curricular/Curricular Unit Psicologia da Perceção Visual/Psychology of Visual Perception

    Área do Saber/Area of Knowlegde Psicologia/Psychology Semestre/Semester 4.º ou 5º

    Horas de Contacto/Contact Hours 26 ECTS 3

    ANEXOS [Programa Alterado e de Novas Unidades Curriculares] [A APRESENTAR]

    PROJETO DE ARTE E DESIGN (programa revisto) UNIDADE CURRICULAR: Projeto de Arte e DesignUNIT: Project: Art and DesignDocente responsável e respetiva carga lectiva na unidade curricular: Responsible academic staff member and lecturing load in the curricular unit: Bartolomeu Adalberto Figueiredo Paiva (78h)Nuno Miguel Chuva Vasco (78h) Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: Other academic staff and lecturing load in the curricular unit:Docentes a definir em face das parcerias e dos projetos a desenvolver.OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS ESTUDANTES): 16.1 Consolidar competências baseadas na reflexão crítica, visando a construção de conhecimento numa perspetiva interdisciplinar centrada na Arte e no Design.16.2 Favorecer a integração de novas formas de interação e aquisição de saberes, a partir de ecologias relacionais que privilegiem o aprofundamentoconceptual em arte e design.16.3 Valorizar a implementação de estudos avançados de conceção e projetação, tendo por referência processos autónomos de inovação e criação contemporâneas em contextos físicos, sociais e culturais diferenciados.16.4 Identificar metodologias e adotar estratégias adequadas a organizaçõese práticas profissionais.LEARNING OUTCOMES OF THE CURRICULAR UNIT: 16.1 To strengthen competences based on critical reflection, aimed at building knowledge in an interdisciplinary perspective centered in Art and Design.16.2 To favour the integration of new interaction forms and knowledge acquisition, through ecologies that privilege the conceptual deepening in art and design. 16.3 To value the implementation of concept and project advanced studies, having as reference innovation autonomous processes and contemporary creativity in different physical, social, and cultural contexts.16.4 Identificar metodologias e adotar estratégias adequadas a organizaçõese práticas profissionais.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:17.1 ARTE17.1.1 Arte contemporânea: cultura visual, pluralismo e dimensões local/global. 17.1.2 As disciplinas da criação artística: problemas de produção e apresentação públicas.17.1.3 As linguagens da arte, intervenção e apresentação públicas em diferentes contextos.17.2 DESIGN

    Página 12

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 217.2.1 Design e identidade: dimensão cultural(izante). 17.2.2 (Inter)Disciplinaridade do design: ética e responsabilidade.17.2.3 Estudos, programas e projectos de design.17.3 ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL17.3.1 Estratégias e dinâmicas de atuação em multicontexto. 17.3.2 Projeto de intervenção e estágio curricular.17.3.3 Supervisão e desenvolvimento profissional.SYLLABUS17.1 ART 17.1.1 Contemporary art: visual culture, pluralism and local/global interaction.17.1.2 Disciplines of artistic creation: production problems and public presentation.17.1.3 Art languages, intervention and public presentation in different contexts.17.2 DESIGN17.2.1 Design and Identity: cultural dimension. 17.2.2 Design Interdisciplinarity: ethics and responsibility. 17.2.3 Design studies, program and projects. 17.3 PROFESSIONAL ORGANIZATION AND PRACTICE17.3.1 Strategies and dynamics of action in context.17.3.2 Intervention project and curricular internship.17.3.3 Supervision and professional development.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A definição de conteúdos e objetivos programáticos pretendeu desde logo o estabelecimento de uma relação coerente entre os respectivos núcleos, designadamente:- Do quadro concetual associado a princípios, problemas e discursos presentes nos pontos 17.1.1, 17.1.2, 17.1.3, 17.2.1, 17.2.2 e 17.2.3, com aaquisição de saberes decorrentes da abordagem àqueles conteúdos, conforme decorre dos pontos 16.1 e 16.2;- Da orientação e desenvolvimento para a prática projetual e estágio em diferentes contextos, conforme pontos 17.3.1, 17.3.2 e 17.3.3, com os objectivos 16.3 e 16.4, que pretendem a promoção e conceção de estudos e estágios em arte e design.DEMONSTRATION OF THE SYLLABUS COHERENCE WITH THE CURRICULAR UNIT'S OBJECTIVES: The definition of programmatic objectives and contents meant immediately the establishment of a consistent relationship between their cores, including:- From conceptual framework associated with principles, problems and discourses, present in sections 17.1.1, 17.1.2, 17.1.3, 17.2.1, 17.2.2 e 17.2.3, with the acquisition of knowledge resulting from the approach to those contents, as follows from 16.1 and 16.2 points; - The guidance and development to design practice and internship in different contexts, accordingly the points 17.3.1, 17.3.2 and 17.3.3, with the objectives 16.3 and 16.4, which aim to promote and to conception of studies and internship in art and design.METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAÇÃO INCLUÍDA): 19.1 A unidade curricular de Projecto de Arte e Design, sendo de natureza teórica (27horas), teórico-prática (27 horas) e de práticas laboratoriais (105 horas), será lecionada em sessões onde serão abordados os núcleos de conteúdos previstos e promovido o apoio aos alunos no âmbito dos seus projetos ou estágios.As diversas sessões obedecerão a opções didático-pedagógicas adequadas ao cumprimento dos pressupostos programáticos e regulamentares, os quais visama formação dos alunos nos domínios da arte e do design.19.2 O processo de avaliação na unidade curricular de Projecto de Arte e Design obedecerá ao respectivo regulamento, no qual constam as condições e os parâmetros que constituem o referencial para a avaliação do desempenho de cada aluno nas diferentes componentes de formação, tendo como intervenientes os docentes da unidade curricular e um júri nomeado para o efeito.TEACHING METHODOLOGIES (INCLUDING EVALUATION): 19.1 The unit Project of Art and Design, being theoretical in nature (27 hours), theory and practice (27 hours) and laboratory practices (105 hours)will be taught in sessions which will address core content planned and promoted support students within their projects, monographs or internships.The various sessions will follow the didactic and pedagogical options appropriate to the fulfillment of programmatic and regulatory assumptions,

    Página 13

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2which aim to train students in the fields of art and design.19.2 The assessment process of the curricular unit of Art and Design Project will comply with its regulations, in which there are the conditionsand the parameters that constitute the benchmark for the performance evaluation of each student in the different training components, having as intervening teachers of the curricular unit and a jury appointed for the purpose.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: 20.1 A relação entre metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem definidos no programa, decorre dos seguintes princípios:- Estabelecimento de diferentes opções didático-pedagógicas, capazes de garantir o cumprimento dos objetivos nos seus diferentes âmbitos;- Abertura a diferentes estratégias de iniciativa pedagógica, visando-se a implementação de modelos de atuação diferenciados;- Inclusão em espaços de trabalho individual ou coletivo, propiciadores dacrítica e reflexão, sob orientação dos docentes.20.2 A consecução dos objetivos programáticos na relação direta e sob a influência das metodologias estabelecidas, decorre ainda de uma avaliação que, estabelecendo diferentes componentes e parâmetros, permitirá aferir dos níveis de aquisição de saberes e competências pelos alunos.DEMONSTRATION OF THE COHERENCE BETWEEN THE TEACHING METHODOLOGIES AND THE LEARNING OUTCOMES: 20.1 The relationship between teaching methods and learning objectives defined in the program occur in the following assumptions:- Establishment of different didactic-pedagogical options able to ensure the objectives´ achievement in their various fields;- Openness to different strategies of pedagogical initiative, in order to implement different models of action;- Inclusion of workspaces, individually or collectively, that implement thecritic and the reflection, under the guidance of the teachers.20.2 The achievement of the programme objectives in a direct relation and under the influence of established methodologies is also derived from an assessment that, establishing different components and parameters, will assess the levels of knowledge and skills acquired by students.BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: MAIN BIBLIOGRAPHY: Caeiro, M. (2014). Arte na cidade. Lisboa: Circulos de Leitores.Cartiere, C.; Willis, S. (2008). The Practice of Public Art, Nova Iorque: Routledge.Flusser, V. (2008). O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify.Matzner, F. (2004). Public art : A reader. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz, cop.Neves, J., Simões, E. & Garrido, M. ( 2015). Manual de Competências - Pessoais, Interpessoais e Instrumentais - Teoria e prática, 3ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.Oiticica, H. (2012). Museu é o mundo. Rio de Janeiro: Azougue Editora.Paiva, B. (2012). Design e Urbanidade - CumpliCidades do Programa Polis. Tese de Doutoramento. Lisboa: FAULQuaresma, J. (2010) Arte Pública e Reconhecimento Mútuo”, in Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar. Lisboa: FBAUL/CIEBA.Sá-Chaves, I. (2011). Formação, conhecimento e supervisão. Aveiro: UA, 3.ª edição.Shijian, Lin (ed.) (2013). Open Space - Urban Public Landscape Design. Beijin: Sendpoints Publishing

    HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN (nova unidade curricular) Unidade curricular: História da Arte e do Design Unit: History of Art and DesignDocente responsável e respetiva carga lectiva na unidade curricular: Responsible academic staff member and lecturing load in the curricular unit: Bartolomeu Adalberto Figueiredo Paiva (13h) Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: Other academic staff and lecturing load in the curricular unit:Nuno Miguel Chuva Vasco (13h)OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS ESTUDANTES): 1 Compreender a importância dos fenómenos artísticos à luz da evolução das artes, do design e da sociedade.

    Página 14

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 22 Reconhecer as especificidades de uma obra ou expressão artística, fornecendo ligações relevantes que as relacionam com outras expressões ou domínios artísticos.3 Promover a cultura no aluno com exemplos de obras que se constituem como marcos históricos em diferentes períodos e movimentos da história da arte edo design.4 Sublinhar a importância da linguagem artística para a compreensão de outras abordagens curriculares, permitindo ao aluno uma melhor perceção do sentido dos seus estudos.LEARNING OUTCOMES OF THE CURRICULAR UNIT: 1 Understand the importance of artistic phenomena in the light of the evolution of the arts, design and society.2 Recognize the specificities of a work or artistic expression, providing relevant links that relate them to other artistic expressions or domains.3 Promote culture in the student with examples of works that constitute historical landmarks in different periods and movements of the history of art and design.4 Underline the importance of artistic language for the understanding of other curricular approaches, allowing the student a better perception of the meaning of their studies.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:História da Arte1.A arte pré-histórica2.A arte egípcia como duplo (ícone)3.A antiguidade Clássica3.1.Arte grega3.2.Arte romana4.O Gótico internacional5.O Renascimento italiano e norte-europeu6.O século XIX6.1.Romantismo,6.2.Realismo6.3.Impressionismo6.4.Neoimpressionismo6.5.Simbolismo6.6.Arte Nova7.Século XX – século dos “ismos”7.1.O non-sense dadaísta.7.2.Arte Conceptual - a definição de obra de arte como objecto unicamente visual7.3.Happening e Performance.8.A relação Arte, Ciência e Tecnologia8.1.A Interação no espaço virtual e o nascimento de uma nova semântica8.2.Post Human, Pós-estruturalismo, Pós-modernismo, e AltermodernismoHistória do Design1 Arte, artesanato e mecanização1.1.Os movimentos estéticos e a reforma do design1.2.O papel e a influência de Morris e Ruskin1.3.Mecanização e indústria2Indústria e utopias após a 1.ª Guerra Mundial2.1.A emergência da máquina na Europa2.2.Escolas de referência: Bauhus e Ulm2.3 Arte, design e indústria3.Modernismo a cultura de massas após a 2.ª Guerra Mundial3.1.Modernismo Internacional3.2.Da teoria à prática do design3.3.Cultura de massas e consumo4.Progresso, tensão e democratização4.1.Novos materiais e novos produtos4.2.Política e pós-modernismo4.3 Design, cultura e globalizaçãoSYLLABUS: History of Art1.Prehistoric art2.Egyptian art as double (icon)3.Classical antiquity3.1.Greek art3.2.Roman art4.The International Gothic5.The Italian and Northern European Renaissance6.The 19th century

    Página 15

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 26.1.Romanticism,6.2.Realism6.3.Impressionism6.4.Neoimpressionism6.5.Symbolism6.6.Art Nouveau7.20th century - century of the "isms"7.1.The dadaist non-sense.7.2.Conceptual Art - the definition of a work of art as a visual object only7.3.Happening and Performance.8.The relation Art, Science and Technology8.1.Interaction in virtual space and the birth of a new semantics8.2.Post Human, Post-structuralism, Postmodernism, and AltermodernismHistory of Design1. Arts, crafts and mechanization1.1.The aesthetic movements and the reform of the design1.2.The role and influence of Morris and Ruskin1.3.Mechanization and industry2.Industry and utopias after the First World War2.1.The emergence of the machine in Europe2.2.Reference schools: Bauhus and Ulm2.3.Art, design and industry3.Modernism the mass culture after the Second World War3.1.Modernism International3.2.From theory to practice of design3.3.Mass culture and consumption4.Progress, tension and democratization4.1.New materials and new products4.2.Politics and postmodernism4.3.Design, culture and globalizationDEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, centram-se no estudo da história da arte e do design, abarcando toda a diacronia desde a pré-história até à contemporaneidade, visando fundamentalmente sensibilizaro aluno para a prática artística, paralela à arte e ao design. Assim, o espaço museológico da arte e do design, vai de encontro ao desenvolvimento da cultura no aluno, permitindo-lhe a aquisição de conceitos fundamentais nos campos da arte e do design, o que o valorizará ao nível dos conhecimentos e competências sobre a nomenclatura especifica da história daarte e do design, mas principalmente, despertá-lo para um olhar diferente sobre aquilo que se faz de mais actual em termos artísticos.Por outro lado, os conteúdos oferecem-se como uma ferramenta de apoio para a compreensão da linguagem transversal no domínio artístico, mas também à interpretação dos códigos presentes quer na arte e no design.DEMONSTRATION OF THE SYLLABUS COHERENCE WITH THE CURRICULAR UNIT'S OBJECTIVES: The syllabus of this curricular unit focuses on the study of the history ofart and design, encompassing all diachrony from prehistory to contemporaneity, aiming fundamentally to sensitize the student to artistic practice, parallel to art and design. Thus, the museological space of art and design, goes against the development of culture in the student, allowing him to acquire fundamental concepts in the fields of art and design, which will value him in terms of knowledge and skills on nomenclature Specifies the history of art and design, but above all, awakenyou to a different look at what is becoming more current in artistic terms.On the other hand, the contents offer as a support tool for the understanding of the transversal language in the artistic domain, but also to the interpretation of the codes present in both art and design.METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAÇÃO INCLUÍDA): As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:- Componente teórica - exposição oral orientada para os conteúdos previstos;- Realização de visitas de estudo.A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno (ponto 3, do artigo 13.º do RCFI), das seguintes modalidades: - Avaliação de frequência - (pontos 1 e 2 do artigo 15.º do RCFI);- Exame - (pontos 1 e 2 do artigo 16.º do RCFI).A avaliação de frequência consiste na realização de um teste cotado para 20

    Página 16

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2valores, acontecendo o mesmo na avaliação por exame.TEACHING METHODOLOGIES (INCLUDING EVALUATION): The methodological choices conducive to the fulfillment of the program of the course will focus on two key educational components:- Theoretical component - oral presentation oriented to the estimated contents;- Study visitsThe evaluation on the curricular unit will, at the option of the student (point 3 of article 13 of RCFI), of the following forms:- Evaluation of frequency - (points 1 and 2 of article 15 of the RCFI);- Exam - (points 1 and 2 of article 16 of the RCFI).The frequency evaluation consist of a quoted test for 20 values, the same being done in the examination evaluation.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: A relação entre metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem definidos no programa, decorre dos seguintes princípios:- Estabelecimento de diferentes componentes pedagógicas capazes de garantiro cumprimento dos objetivos nos seus diferentes âmbitos;- Abertura a diferentes estratégias de iniciativa pedagógica, visando-se a implementação de modelos de actuação diferenciados;- Inclusão de espaços de debate coletivo, propiciadores da crítica e reflexão, sob orientação do docente.A consecução dos objetivos programáticos na relação direta e sob a influência das metodologias estabelecidas decorre ainda de uma avaliação que, disponibilizando diferentes modalidades, permitirá aferir dos níveis de aquisição de saberes e competências pelos alunos.DEMONSTRATION OF THE COHERENCE BETWEEN THE TEACHING METHODOLOGIES AND THE LEARNING OUTCOMES: The relationship between teaching methods and learning objectives defined in the program occur in the following assumptions:- Establishment of different educational components that are able to ensurethe objectives´ achievement in their various fields;- Openness to different strategies of pedagogical initiative, in order to implement different models of action;- Inclusion of spaces for collective debate, propitiators of criticism and reflection, under the guidance of the teacher.- The achievement of the programme objectives in a direct relation and under the influence of established methodologies is also derived from an assessment that, despite of provides different modalities, will assess the levels of knowledge and skills acquired by students.BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: MAIN BIBLIOGRAPHY: ARGAN, G. (1992). Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras. BECKETT, W. (1995). História da Pintura. Lisboa: Livros e Livros.CONTI, F. (1995). Como reconhecer a Arte Grega. Lisboa: Edições 70.CRISPOLTI, E. (2004). Como estudar a arte contemporânea. Lisboa: Editorial Estampa.DELARGE, J. (2001). Dictionnaire des Arts Plastiques Modernes et Contemporains. Paris: Éditions Gründ.DUNCAN, A. (1994). Art Nouveau. World of Art. New York: Thames and Hudson.FERRARI, S. (2001). Guia de História da Arte Contemporânea, Lisboa: Ed. Presença GOLDBERG, R. (2012). A Arte da performance – do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro.JANSON, H. (1998). História da Arte, Lisboa: F.C. Gulbenkian FC.LARSEN, L. (et al.) (1999). A arte na viragem do milénio. Colónia: Taschen.LEROI-GOURHAN, A. (1971). Pré-histoire de l’Art Occidental. Paris: Lucien Mazenod. LIESER, W. (2010). Arte Digital. Potsdam: h.f.ullman.MOURA, L. (Dir.) (2009). Inside Arte e Ciência. Lisboa: Editora LxXL, PIMENTEL, A.; et. al. (2010). História da Arte: Arquitectura, Escultura, Pintura.SALDANHA, N. (1996). Artistas, imagens e ideias na pintura do século XVIII.Lisboa: Livros Horizonte.TARELLA, A. (1988). Como Reconhecer a Arte Romana. Lisboa: Edições 70.TRIBE, M; JANA, R. (2010). New Media Art. Köln: Taschen.WALTHER, I. (Dir.) (2006). Impressionismo. Köln: Taschen.

    ESTÉTICA DA ARTE E DO DESIGN (nova unidade curricular) Página 17

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2Unidade curricular: Estética da Arte e do Design Unit: Aesthetics of Art and DesignDocente responsável e respetiva carga lectiva na unidade curricular: Responsible academic staff member and lecturing load in the curricular unit: Nuno Miguel Chuva Vasco (13h)Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: Other academic staff and lecturing load in the curricular unit: Bartolomeu Adalberto Figueiredo Paiva (13h) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS ESTUDANTES): A unidade curricular tem por finalidade fornecer ao estudante as noções fundamentais de Estética e sensibilizá-lo para os seus problemas. No final do programa, o aluno deverá ser capaz de:1 Identificar os contornos estéticos e filosóficos da prática artística; 2 Compreender a noção de belo através dos tempos;3 Avaliar o que é arte e o que gera a obra de arte e de design.4 Compreender as questões relacionadas com a receção estética;5 Compreender a evolução da perceção artística,6 Elencar pontos de vista sobre o que suscita no homem a necessidade de criação, assim como o sentido e a finalidade da arte e do design enquanto possíveis experiências estéticas.LEARNING OUTCOMES OF THE CURRICULAR UNIT: The curricular unit aims to provide the student with the fundamental notions of Aesthetics and sensitize him to his problems.At the end of the program, the student should be able to:1 Identify the aesthetic and philosophical contours of artistic practice;2 Understand the notion of beautiful through the ages;3 Evaluate what is art and what generates the work of art and design.4 Understand the issues related to aesthetic reception;5 Understand the evolution of artistic perception,6 List views on what creates in man the need for creation, as well as the meaning and purpose of art and design as possible aesthetic experiences.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:1 Filosofia da arte e estética2 Do mundo sensível ao mundo inteligível – da coisa bela ao belo (Platão)3 A subjetividade do belo e o preconceito da sua objetividade (Hume)4 O julgamento do gosto – o belo confrontado com o agradável e o bem (Kant)5 A pureza do julgamento do gosto: Receção e produção: os artistas têm interesse na beleza (Nietzsche)6 Distinção entre o belo e o agradável – o bom gosto burguês criticado pelasociologia (Bourdieu)7 O belo, o verdadeiro, O bem, o bom, o útil, o bonelo8 A Estética de Hegel9 Baumgarten e a autonomia da estética10 A estética do feio (Hegel e Rosenkranz)11 A finalidade da arte - autotelia12 Da Estética da Comunicação (Fred Forest) à Estética da Relação (Nicolas Bourriaud)13 Experiência científica versus experiência estéticaSYLLABUS: 1 Philosophy of art and aesthetics2 From the world sensitive to the intelligible world - (Platão)3 The subjectivity of the beautiful and the prejudice of its objectivity (Hume)4 The judgment of taste - the beautiful faced with the pleasant and the good (Kant)5 The purity of the judgment of taste: Receiving and production: artists have an interest in beauty (Nietzsche)6 Distinction between the beautiful and the pleasant - the good bourgeois taste criticized by sociology (Bourdieu)7 The beautiful, the true, the well, the good, the useful, the bonelo8 Hegel's Aesthetics9 Baumgarten and the autonomy of aesthetics10 The aesthetics of the ugly (Hegel and Rosenkranz)11 The purpose of art - autotelism12 From Aesthetics of Communication (Fred Forest) to Aesthetics of Relation(Nicolas Bourriaud)13 Scientific experience versus aesthetic experienceDEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

    Página 18

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2A unidade curricular começa por delimitar as noções de estética e filosofiada arte, partindo-se posteriormente para um caminho de natureza histórica, mapeando as questões centrais do debate que envolve estética e o domínio artístico da arte e do design.Os conteúdos pretendem dar a conhecer e compreender as linhas orientadoras que contribuíram para uma estética nos campos da arte e do design, e para uma análise da história, e do seu pensamento, permitindo uma utilização teórica como dispositivo conceptual na prática da sua atividade criativa. Os objectivos proporcionam ainda a avaliação e interpretação de tendências estéticas associadas ao pensamento cultural e artístico, às transmutações sociais, e propicia um desenvolvimento de competências que permitem ao aluno formular diferentes problemáticas fundamentadas e potenciadoras de novas ideias e criatividade.DEMONSTRATION OF THE SYLLABUS COHERENCE WITH THE CURRICULAR UNIT'S OBJECTIVES: The curricular unit begins by delimiting the notions of aesthetics and philosophy of art, going later to a path of historical nature, mapping the central issues of the debate that involves aesthetics and the artistic domain of art and design.The contents aim to make known and understand the guidelines that contributed to an aesthetics in the fields of art and design, and to an analysis of history, and its thinking, allowing a theoretical use as a conceptual device in the practice of its creative activity.The objectives also provide for the evaluation and interpretation of aesthetic tendencies associated with cultural and artistic thought, social transmutations, and provides a development of skills that allow the studentto formulate different problems that are grounded and that foster new ideasand creativity.METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAÇÃO INCLUÍDA): As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:- Componente teórica - exposição oral orientada para os conteúdos previstos;- Debate, propiciador da crítica e reflexão, sob orientação do docente.A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno (ponto 3, do artigo 13.º do RCFI), das seguintes modalidades: - Avaliação de frequência - (pontos 1 e 2 do artigo 15.º do RCFI);- Exame - (pontos 1 e 2 do artigo 16.º do RCFI).A avaliação de frequência consiste na realização de um teste cotado para 20valores, acontecendo o mesmo na avaliação por exame.TEACHING METHODOLOGIES (INCLUDING EVALUATION): The methodological choices conducive to the fulfillment of the program of the course will focus on two key educational components:- Theoretical component - oral presentation oriented to the estimated contents;- Debate, propitiator of criticism and reflection, under the guidance of the teacher.The evaluation on the curricular unit will, at the option of the student (point 3 of article 13 of RCFI), of the following forms:- Evaluation of frequency - (points 1 and 2 of article 15 of the RCFI);- Exam - (points 1 and 2 of article 16 of the RCFI).The frequency evaluation consist of a quoted test for 20 values, the same being done in the examination evaluation.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: A relação entre metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem definidos no programa, decorre dos seguintes princípios:- Estabelecimento de diferentes componentes pedagógicas capazes de garantiro cumprimento dos objetivos nos seus diferentes âmbitos;- Abertura a diferentes estratégias de iniciativa pedagógica, visando-se a implementação de modelos de actuação diferenciados;- Inclusão de espaços de debate coletivo, propiciadores da crítica e reflexão, sob orientação do docente.- Dar a conhecer por meio da análise de textos, o âmbito da estética, e pormeio de imagens a sua aplicação à arte e ao design. Deste modo, desperta-seo interesse, e habilita-se o aluno para uma hermeneutica estabelecida na análise e investigação de dados concretos, potenciando-se as relações transisciplinares mais fecundas entre as diversas unidades curriculares.A consecução dos objetivos programáticos na relação direta e sob a influência das metodologias estabelecidas decorre ainda de uma avaliação que, disponibilizando diferentes modalidades, permitirá aferir dos níveis

    Página 19

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2de aquisição de saberes e competências pelos alunos.DEMONSTRATION OF THE COHERENCE BETWEEN THE TEACHING METHODOLOGIES AND THE LEARNING OUTCOMES: BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: The relationship between teaching methods and learning objectives defined in the program occur in the following assumptions:- Establishment of different educational components that are able to ensurethe objectives´ achievement in their various fields;- Openness to different strategies of pedagogical initiative, in order to implement different models of action;- Inclusion of spaces for collective debate, propitiators of criticism and reflection, under the guidance of the teacher.- To make known through the analysis of texts, the scope of aesthetics, andthrough images, their application to art and design. In this way, the interest is aroused, and the student is enabled for a hermeneutic established in the analysis and investigation of concrete data, fostering the most fruitful trans-disciplinary relations between the different curricular units.- The achievement of the programme objectives in a direct relation and under the influence of established methodologies is also derived from an assessment that, despite of provides different modalities, will assess the levels of knowledge and skills acquired by students.BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: MAIN BIBLIOGRAPHY: ADORNO, T. (1982). Teoria estética. Lisboa: Ed. 70.ADORNO, T. (2003). Experiência e criação artística. Lisboa: Ed. 70.BAUMGARTEN, A. (1988). Esthétique. Paris: L’Herne.BAUMGARTEN, A. (1993). Estética: a lógica da arte e do poema. Petrópolis: Vozes.BOURDIEU, P. (2010). A Distinção: Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo.Lisboa: Edições 70.BOURRIAUD, N, (2001). Esthétique relationnelle. Paris: Presses du Réel.D’OREY, C. (Org.) (2007). O que é a Arte? Lisboa: Ed. Dinalivro.ECO, U. (1981). A definição de arte. Lisboa: Ed. 70.ECO, U. (2007). História do feio. Lisboa: Difel.FOREST, F. (1995). Manifeste pour une esthétique de la communication. In AA. VV. (1995). Esthétique des arts médiatiques. Sainte-Foy [Quebec]: Université du Quebec. Vol. I. pp. 36, 50.FOUCAULT, M. (1992). O que é um autor?. Lisboa: Ed. Veja.GUATTARI, F. (2000). Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34. Também disponível em: https://monoskop.org/images/0/03/Guattari_Felix_Caosmose_Um_novo_paradigma_estetico.pdf HEGEL, G. (1996). Curso de estética: o belo na arte. São Paulo: Martins Fontes.HEGEL, G. Estética. Lisboa: Guimarães Editora, 1993.HUME, D. (2012). Tratado da natureza humana. Lisboa: Gulbenkian, F. C.KANT, I. (1992). Crítica da faculdade do juízo. Lisboa: Ed. IN-CM.MARCUSE, H. (1999). A dimensão estética. Lisboa: Ed. 70.NIETZSCHE, F. (2002). Acerca da Verdade e da Mentira, Lisboa: Ed. Relógio d’Água.Platão (1989). Hipias Maior. Coimbra: INIC. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos .PLATÃO (1991). Banquete. Lisboa: Ed. 70, 1991.ROSENKRANZ, K. (1992).Estetica de lo feo. Julio Olero Ed., VATTIMO, G. (1987). O fim da modernidade. Lisboa: Ed. Presença.WATZLAWICK, P. (1991). A realidade é real?. Lisboa: Ed. Relógio de Água.

    METODOLOGIA E PESQUISA EM ARTE E DESIGN (nova unidade curricular) UNIDADE CURRICULAR: Metodologia e Pesquisa em Arte e DesignUNIT: Methodology and Research in Art and DesignDocente responsável e respetiva carga lectiva na unidade curricular: Responsible academic staff member and lecturing load in the curricular unit: Bartolomeu Adalberto Figueiredo Paiva (13h)Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: Other academic staff and lecturing load in the curricular unit:Nuno Miguel Chuva Vasco (13h) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS ESTUDANTES):

    Página 20

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2Adquirir noções elementares de práticas de investigação e pesquisa em contexto académico e profissional.Compreender diferentes métodos de pesquisa e aplicá-los a casos e estudos concretos.Saber estruturar um documento que comunique eficazmente os resultados de processos de pesquisa em arte e design.LEARNING OUTCOMES OF THE CURRICULAR UNIT: Acquire basic notions of research practices in academic and professional context.Understand different research methods and apply them to concrete cases and studies.Know how to structure a document that effectively communicates the results of research processes in art and design.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:1 Noções introdutórias1.1 Metodologia e pesquisa1.2 Investigação aplicada em arte e design1.3 Ética na investigação2 Tipos fundamentais de métodos de pesquisa2.1 Paradigmas Positivista (quantitativo), Interpretativo (qualitativo) e Sociocrítico (hermenêutico)2.2 Métodos qualitativos, quantitativos e mistos2.3 Estudo de Caso e Investigação-Ação 3 Técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de dados3.1 Revisão bibliográfica e documental (estado da arte)3.2 Estudo piloto/preliminar3.3 Observação estruturada e observação naturalista 3.4 Questionário 3.5 Entrevista estruturada e semi-estruturada3.6 Registo fotográfico e/ou videográfico3.7 Fichas de levantamento3.8 Análise estatística/quantitativa dos dados3.9 Análise de conteúdo4 Estruturação de documentos de investigação4.1 Secções do documento4.2 Normas de referenciação4.3 Comunicação de resultados/conclusõesSYLLABUS: 1 Introductory notions1.1 Methodology and research1.2 Applied research in art and design1.3 Ethics in research2 Fundamental Types of Research Methods2.1 Paradigms Positivist (quantitative), Interpretative (qualitative) and Sociocritical (hermeneutic)2.2 Qualitative, quantitative and mixed methods2.3 Case Study and Action Research3 Techniques for research, collection and processing of data3.1 Bibliographical and documentary review (state of the art)3.2 Pilot / preliminary study3.3 Structured observation and naturalistic observation3.4 Questionnaire3.5 Structured and semi-structured interview3.6 Photographic and / or video recording3.7 Survey tabs3.8 Statistical /quantitative data analysis3.9 Content Analysis4 Structuring of research documents4.1 Sections of the document4.2 Reference standards4.3 Communication of results / conclusionsDEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A relação coerente entre conteúdos e objectivos programáticos é garantida pela correspondência entre os diferentes núcleos de abordagem, designadamente:- Da aquisição de noções elementares de práticas de investigação em contexto académico e profissional;- Da compreensão e aplicação de diferentes métodos de pesquisa a casos e estudos concretos através do conhecimento sobre técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de dados;

    Página 21

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2- Da capacidade de estruturar um documento que comunique eficazmente os resultados de processos de pesquisa em arte e design através do domínio de normas e procedimentos adequados.DEMONSTRATION OF THE SYLLABUS COHERENCE WITH THE CURRICULAR UNIT'S OBJECTIVES: The consistent relationship between contents and programmatic objectives isguaranteed by the correspondence between the different cores approach, namely:- The acquisition of elementary notions of the research practices in academic and professional contexts;- Understanding and applying different research methods to cases and concrete studies through knowledge about research techniques, data collection and processing;- The ability to structure a document that effectively communicates the results of research processes in art and design through the mastery of appropriate standards and procedures.METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAÇÃO INCLUÍDA): As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-á na seguinte estratégia pedagógica:- Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;- Análise de estudos de pesquisa e investigação.A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno (ponto 3, do artigo 13.º do RCFI), das seguintes modalidades: - Avaliação de frequência - (pontos 1 e 2 do artigo 15.º do RCFI);- Exame - (pontos 1 e 2 do artigo 16.º do RCFI).A avaliação de frequência consiste na realização de um teste cotado para 20valores, acontecendo o mesmo na avaliação por exame.TEACHING METHODOLOGIES (INCLUDING EVALUATION): The methodological choices conducive to the fulfillment of the program of the curricular unit will focus on the following pedagogical strategy:- Oral presentation oriented to the estimated contents;- Analysis of the studies and research cases.The evaluation on the curricular unit will, at the option of the student (point 2 of article 13 of RCFI), of the following forms:- Evaluation of frequency - (points 1 and 2 of article 15 of the RCFI);- Exam - (points 1 and 2 of article 16 of the RCFI).The frequency evaluation consist of a quoted test for 20 values, the same being done in the examination evaluation.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: A relação entre metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem definidos no programa, decorre dos seguintes pressupostos:- Estabelecimento de diferentes componentes pedagógicas capazes de garantiro cumprimento dos objetivos nos seus diferentes âmbitos;- Abertura a diferentes estratégias de iniciativa pedagógica, visando-se aimplementação de modelos de actuação diferenciados.A consecução dos objetivos programáticos na relação direta e sob a influência das metodologias estabelecidas decorre ainda de uma avaliação que permitirá aferir dos níveis de aquisição de saberes e competências pelos alunos.DEMONSTRATION OF THE COHERENCE BETWEEN THE TEACHING METHODOLOGIES AND THE LEARNING OUTCOMES: The relationship between teaching methods and learning objectives defined in the program occur in the following assumptions:- Establishment of different educational components that are able to ensurethe objectives achievement in their various fields;- Openness to different strategies of pedagogical initiative, in order to implement different models of action.The achievement of the programme objectives in a direct relation and under the influence of established methodologies is also derived from an assessment that, in spite of providing different modalities, will assess the levels of knowledge and skills acquired by students.BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: MAIN BIBLIOGRAPHY: ALCINA FRANCH, J. (1994). Aprender a investigar. Madrid: Compañia LiterariaBARDIN, L . (2004) 3.ª ed. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições70. BITTI, P. & ZANI, B. (1997) A comunicação como processo social.Lisboa: Editorial Estampa.BOGDAN, R., & BIKLEN, S. (1994) Investigação qualitativa em

    Página 22

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: PortoEditora.DAMAS, M., & DE KETELE. J. (1985) Observar para avaliar.Coimbra: Livraria Almedina.DE KETELE J., & ROEGIERS, X. (1999) Metodologia de recolha dedados – fundamentos dos métodos de observações, dequestionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa:Instituto Piaget. HILL, A., & HILL, M. (2002) Investigação por questionário. Lisboa:Edições Sílabo. LAUREL, B. & LUNENFELD, P. (2003). Design Research: Methods and Perspectives. The MIT Press. LUPTON, E. (1999). Design writing research. Phaidon PressQUIVY, R. e CAMPENHOUDT, L. (2008) Manual de Investigação em Ciências Sociais. 2.ª ed. Lisboa: Gradiva. GILLIAN, R. (2016). Visual methodologies, 4.ª ed. UK: Open University

    ANIMAÇÃO 3D (nova unidade curricular) UNIDADE CURRICULAR: Animação 3DUNIT: Project: Art and DesignDocente responsável e respetiva carga lectiva na unidade curricular: Responsible academic staff member and lecturing load in the curricular unit: Pedro José de Jesus Vale Vaz (65h)Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: Other academic staff and lecturing load in the curricular unit:OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS ESTUDANTES): 16.1 Dar a conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual e conhecer os conceitos e a terminologia da composição e animação 3D, integrando os princípios básicos do discurso da animação;16.2 Saber operar e manipular equipamentos de tecnologia digital de modelação;16.3 Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realistaou criativo;16.4 Capacidade de animar sólidos e figuras, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.LEARNING OUTCOMES OF THE CURRICULAR UNIT: 16.1 Understand the concepts and terminology of the composition and 3D animation, integrating the basic principles of the discourse of animation;Make know the sociocultural and historical context of this discipline and know the concepts and terminology of the composition and 3D animation, integrating the basic principles of animation;16.2 Know how to operate and manipulate digital technology equipment of 3D modeling and animation;16.3 Ability to apply lightning and textures into environments, in a realistic or creative way;16.4 Ability to animate solids and figures, as well as cameras, with technical and aesthetics skills.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:17.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL17.1.1 Contextualização teórica das artes audiovisuais na contemporaneidade;17.1.2 Aplicação da Animação 3D em processo de autoria: apresentação de empresas; produções artísticas; e apoios de interesse relevante para futuros profissionais na área.17.2. MODELAÇÃO17.2.1 Fornecimento de instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.17.2.2 Modelação de estruturas simples e complexas.17.3. TEXTURAS E ILUMINAÇÃO17.3.1 Uso apropriado de modos de texturas e materiais.17.3.2 Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.17.4. ANIMAÇÃO17.4.1 Animação de objectos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.17.4.2 Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.SYLLABUS17.1 CONTEXTUALIZATION OF 3D ANIMATION IN VISUAL CULTURE17.1.1 Theoretical Contextualization of Audiovisual Arts in Contemporary;

    Página 23

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 217.1.2 Application of 3D Animation on the authoring process: presentation of companies; artistic productions; and support of relevant interest for future professionals in the area.17.2 MODELLING17.2.1 Providing instructions for use of 3D modeling tools.17.2.2 Modeling of simple and complex structures.17.3 TEXTURES AND LIGHTING17.3.1 Proper use of textures and materials modes.17.3.2 Application of realistic lighting and creative lighting.17.4 ANIMATION17.4.1 Simple animation objects, taking into account its structural specificity.17.4.2 Animation of cameras: simulating camera moves and sequences.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A relação coerente entre conteúdos e objectivos programáticos é garantida pela correspondência entre os diferentes núcleos de abordagem, designadamente:- da contextualização da animação 3D na cultura visual, presente no ponto 17.1, com o entendimento e reconhecimento daqueles conceitos e demonstrações, conforme decorre do ponto 16.1.- da modelação digital em 3D, patente no ponto 17.2, adquirindo meios de manipulação e concepção de formas obedecendo ao ponto 16.2.- do uso de texturas e iluminações, referenciados no ponto 17.3, de forma criativa e realista em ambientes digitais, como pedido no objectivo 16.3.- da animação em 3D, patente no ponto 17.4, adquirindo capacidades técnicase estéticas de animação digital, como pretendido no ponto 16.4.DEMONSTRATION OF THE SYLLABUS COHERENCE WITH THE CURRICULAR UNIT'S OBJECTIVES: The consistent relationship between contents and programmatic objectives isguaranteed by the correspondence between the different cores approach, namely:- from the contextualization of 3D animation in visual culture, present in section 17.1, with the understanding and recognition of those concepts anddemonstrations, as according to section 16.1.- from the digital 3D modeling, patent in section 17.2, acquiring means to manipulate and create shapes, following the section 16.2.- from the use of textures and lighting, referenced in section 17.3, in a creative and realistic way on digital environments, as requested in section16.3.- from the animation in 3D, expressed in section 17.4, acquiring technical and aesthetic skills for digital animation, as intended in section 16.4.METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAÇÃO INCLUÍDA): 19.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:- Componente teórica - exposição oral centrada nos conteúdos previstos;- Componente prática - desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

    A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidade de frequência ou de exame. A avaliação por frequência implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 30%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 40%.O exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática, com um peso de 70%.TEACHING METHODOLOGIES (INCLUDING EVALUATION): 19.1 The methodological choices conducive to the fulfillment of the programof the course will focus on two key educational components:- Theoretical component - oral presentation oriented to the estimated contents;- Pratical component - work development under the teacher guindance.19.2 The curricular unit can be performed by frequency or examination mode.The frequency evaluation involves carrying out 3 works Theoretical and practical shall have the following weights: 1st work-30%; 2nd work-30%; 3rdwork - 40%. The exam will have a theoretical component, with a weight of 30%, and a practical component, with a weight of 70%.DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: O método de ensino adotado e que se caracteriza por uma elevada componente prática, nomeadamente na experimentação de técnicas, materiais e conteúdos,adequa-se aos objectivos de aprendizagem da unidade curricular.

    Página 24

  • CONTRADITÓRIO AD_Definitivo 2Espera-se desenvolver um espírito de laboratório no espaço da aula, mas também suscitar uma atitude autónoma fora dela, incentivando a colaboração com outras entidades fora do âmbito escolar, de modo a satisfazer as necessidades inerentes ao objecto de estudo.DEMONSTRATION OF THE COHERENCE BETWEEN THE TEACHING METHODOLOGIES AND THE LEARNING OUTCOMES: The teaching method adopted is characterized by a high practice component, particularly on testing techniques, materials and contents, suited to the learning objectives of the course.It is expected to develop a spirit of research / laboratory in the classroom, but also raise an autonomous attitude out of it, encouraging collaboration with other entities outside the school environment, to meet the needs of technical and conceptual inherent to the object of study.BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: MAIN BIBLIOGRAPHY: Lovejoy, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. New Jersey: Prentice-HallMasters, M. (2015). How to Get Started with 3D. Disponível em http://blog.digitaltutors.com/how-to-get-started-in-3d/McQuilkin, Kent (2015). Cinema 4D Apprentice. Taylor and Francis.Monin-Baroille, N. (2014) Use 3D to create colourful abstract art. DigitalArts - Inspiration for Digital Creatives. Disponível em http://www.digitalartsonline.co.uk/tutorials/cinema-4d/use-3d-create-colourful-abstract-art/Robinson, I. (2014). Cinema 4D R16 Essential Training. Disponível em Lynda.comRoman, A. (2014). From Bits to the Lens - Book. The Third & The Seventh S.L.Williams, R. (2009). The Animator's Survival Kit. Londres: Faber and Faber

    Página 25