abril de 2020 · 2020-04-20 · abril de 2020 e mais o jornal mais lido e aguardado entre os...

14
Abril de 2020 E MAIS E MAIS E MAIS E MAIS E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC R DISE/DEIC R DISE/DEIC R DISE/DEIC R DISE/DEIC R IBEIRÃO IBEIRÃO IBEIRÃO IBEIRÃO IBEIRÃO REALIZA REALIZA REALIZA REALIZA REALIZA APREENSÃO APREENSÃO APREENSÃO APREENSÃO APREENSÃO DE DE DE DE DE MACONHA MACONHA MACONHA MACONHA MACONHA Policiais civis da especializada (de acordo com nomeação divulgada pela SSP) apreenderam 122 tijolos de maconha e 100 frascos de lança-perfumes. Saiba mais na página 05. * Sinpol vai eleger nova diretoria; * DIG/DEIC Ribeirão esclarece latrocínio de idosa; * Por conta de pandemia, Chácara do Sinpol permanece fechada; * DIG São Carlos identifica autores de latrocínio; * Equipe do 3º DP de Franca esclarece furtos; * Presidente do IPA-SP fala sobre suicídio de policiais civis; * DISE de Franca apreende carregamento de cocaína. DIG DIG DIG DIG DIG B EBEDOURO EBEDOURO EBEDOURO EBEDOURO EBEDOURO FECHA FECHA FECHA FECHA FECHA DESMANCHE DESMANCHE DESMANCHE DESMANCHE DESMANCHE Foto: Assessoria de Comunicação Social da Seccional de Bebedouro

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020

E MAISE MAISE MAISE MAISE MAIS

O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275

DISE/DEIC RDISE/DEIC RDISE/DEIC RDISE/DEIC RDISE/DEIC RIBEIRÃOIBEIRÃOIBEIRÃOIBEIRÃOIBEIRÃO REALIZAREALIZAREALIZAREALIZAREALIZA

APREENSÃOAPREENSÃOAPREENSÃOAPREENSÃOAPREENSÃO DEDEDEDEDE MACONHAMACONHAMACONHAMACONHAMACONHA

Policiais civis da especializada (de acordo com nomeaçãodivulgada pela SSP) apreenderam 122 tijolos de maconha e100 frascos de lança-perfumes. Saiba mais na página 05.

* Sinpol vai eleger nova diretoria;* DIG/DEIC Ribeirão esclarece latrocínio de idosa;

* Por conta de pandemia, Chácara do Sinpol permanece fechada;* DIG São Carlos identifica autores de latrocínio;

* Equipe do 3º DP de Franca esclarece furtos;* Presidente do IPA-SP fala sobre suicídio de policiais civis;

* DISE de Franca apreende carregamento de cocaína.

DIGDIGDIGDIGDIGBBBBBEBEDOUROEBEDOUROEBEDOUROEBEDOUROEBEDOURO

FECHAFECHAFECHAFECHAFECHA

DESMANCHEDESMANCHEDESMANCHEDESMANCHEDESMANCHE Foto: Assessoria de ComunicaçãoSocial da Seccional de Bebedouro

Page 2: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202002 EDITORIAL

NotasPlano de Saúde Dependentes Faculdade

Atenção associados. Verifiquem a data de validade no cartão mag-nético do convênio São Francisco Saúde de seus dependentes que cur-sam faculdade. Para que não ocorra carência, a declaração escolardeverá ser enviada, impreterivelmente, 20 dias antes da data limite devalidade. Na dúvida, confira o verso da carteira do plano de saúde, ondeconsta a data do término da validade. Não deixe para a última hora.Maiores informações na Central de Atendimento Sinpol, telefones (16)3625-3890 / 3612-9008 / 3979-2627.

Atualização de dados SinpolPara atualização de dados e de situação profissional, principalmente

dos recém-aposentados, o Sinpol está promovendo um recadastramentode todos os associados. Participe da atualização e garanta o recebimentode toda correspondência que enviamos, procurando a Secretaria do Sinpol,ou enviando e-mail para [email protected].

PsiquiatriaO Sinpol informa que o convênio médico envolvendo a especialida-

de de psiquiatria dá direito ao associado do uso por até 30 dias porano, iniciando a contagem todo mês de junho, que é o aniversário doacordo firmado entre o Plano de Saúde e o sindicato. Os 30 dias porano, a partir de junho de cada ano, podem ser contínuos ou fracionados,mas não são cumulativos, isto é, se não utilizarem os 30 dias por ano apartir de junho, o saldo não será incorporado aos 30 dias do períodoseguinte.

EXPEDIENTEO Jornal do Sinpol é uma publicação oficial, de

circulação mensal, do Sindicato dos Policiais Civis daRegião de Ribeirão Preto.

Rua Goiás, 1697 - Campos ElíseosCEP: 14085-460 - Ribeirão Preto - SPe-mail: [email protected]

Diretoria:Presidente: Eumauri Lúcio da Mata;

Vice-Presidência: Célio Antonio Santiago, DarciGonzales, Adilson Massei, Dorlei Morales, Cláudio

Expedito Martins e Abraão Guevara Weigert Cleto;Secretários: Fátima Aparecida Silva e Doracy Alves da

Silva; Diretores Financeiros: Carlos HenriquePischiotini e Cristina Moroti Felix; Patrimônio: Arnaldo

Vaz Ferreira; Conselho Fiscal: Prisclla Yoshi S.Hashimoto, Júlio Cesar Machado e Diva Rodrigues dosSantos; Delegados Sindicais: Antonio Carlos Schivo e

Décio Kury Marques.

O JORNAL DO SINPOL É UMA PUBLICAÇÃOEXCLUSIVA DO LABORATÓRIO DE NOTÍCIAS

R. Paschoal Bardaro, 633-A - Jd. IrajáRibeirão Preto - SP - Fone/fax: (16) 3610-2886

DIRETOR DE JORNALISMO:Adalberto Luque - MTb 19.218

REPORTAGENSHugo Luque

O Jornal do Sinpol não se responsabiliza porespecificações ou informações que não estejam

previstas no contrato de publicidade

AS COBRANÇAS SERÃO FEITASEXCLUSIVAMENTE POR:

Boleto bancário emitido pelo Laboratório de Notícias

DEPARTAMENTO COMERCIAL: CONTATOSEXCLUSIVOS DEVIDAMENTE AUTORIZADOS:

Fernando Mendonçainvestigador Antonio Pereira Alvin

Vanderlei Costa

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA:Laboratório de Notícias Fone: (16) 3610-2886

e-mail: [email protected] artigos assinados não refletem,

necessariamente, o conceito do jornal e são deinteira responsabilidade de seus autores.

Atenção policiais civisCom o objetivo de proporcionar maior conforto ao policial civil sindica-

lizado, o Sinpol estabeleceu um período de atendimento jurídico, que é feitona sede social do sindicato. Desta forma, o presidente do Sinpol, EumauriLúcio da Mata, comunica aos associados que, caso necessitem de amparo naárea jurídica relacionado à aposentadoria, assim como para acompanhar oandamento de ação já ajuizada, que façam o agendamento para maior comodi-dade, através de nossa Central de Atendimento Sinpol, fones (16) 3612-9008/ 3625-3890 / 3977-3850. O atendimento jurídico pelo dr. Ricardo Ibelli epela dra. Viviane Cristina Pinheiro Ibelli é feito todas as segundas-feiras, das8h30 às 12h00.

Chácara do Sinpol fechadaPor conta de recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde)

para o combate ao Covid-19 (coronavírus), a Chácara do Sinpol permane-cerá fechada durante tempo indeterminado, reabrindo somente após deter-minação das autoridades de saúde, com o relaxamento do isolamento eliberação de locais públicos. Lamentamos o transtorno aos nossos associa-dos, mas entendemos que as vidas vêm em primeiro lugar.

Plano de Saúde 2Devido a reclamações recebidas junto à Secretaria do Sinpol, a diretoria

do Sindicato pede aos associados usuários do Plano de Saúde que confiramsuas cobranças de coparticipação em consultas e exames relativos ao uso doconvênio médico. Qualquer dúvida, entrar em contato com a Central de Aten-dimento do Sinpol, pelos telefones (16) 3612-9008 / 3625-3890.

LLLLLUTUTUTUTUTAMOSAMOSAMOSAMOSAMOS PELAPELAPELAPELAPELA VIDAVIDAVIDAVIDAVIDA EEEEE PORPORPORPORPOR NOSSOSNOSSOSNOSSOSNOSSOSNOSSOS DIREITOSDIREITOSDIREITOSDIREITOSDIREITOSO Sinpol, apesar de toda situação envol-

vendo o covid-19 (coronavírus) não parou.Nossas portas continuam abertas e estamosatendendo nossos associados, sempre respei-tando todas as orientações da OMS (Organi-zação Social de Saúde), priorizando o atendi-mento por telefone ou e-mail.

Mas não podemos parar. Afinal, os polici-ais civis são atingidos em todas as frentes.Mal terminamos de avaliar o impacto das me-didas nefastas em nossa previdência, impos-tas por um governador despótico, tirânico eque não nos respeita, já nos vemos às voltascom a pandemia, que coloca todos os sereshumanos em risco de serem contaminadospelo vírus e, em muitos casos, de morrerem emconsequência de suas complicações.

Mais uma vez, para os policiais civis, asituação é extremamente delicada, uma vez quetemos uma enorme falta de recursos huma-nos. A Polícia Civil está, como denunciamoshá décadas, totalmente defasada em termosde pessoal. Hoje já devemos ter chegado a50% do número de vagas a serem preenchi-das em nossos quadros.

São carências em todas as carreiras e, emépoca como a que estamos vivendo, em

pandemia, fica difícil enfrentar a situação semarriscar nossos companheiros de Polícia Ci-vil. O governo pouco se importa. Baixou umaportaria onde temos que prestar o mesmo aten-dimento de sempre, presencial.

Desta forma, ficaria impossível para nósatendermos à população sem expor todos ospoliciais civis que integram o grupo de risco,que é composto por pessoas com mais de 60anos e que tenham alguma comorbidade, comodiabetes, hipertensão entre outras complica-ções clínicas.

Nestes tempos difíceis, vimos na obriga-ção de ingressar com um pedido de liminarpara deter o governo. O senhor Dória que pen-sasse antes de sentenciar policiais civis àmorte. Que contratasse. Ele sequer quis dialo-gar. Agora quer que nossos companheiros seexponham - e acabem expondo todos os de-mais.

Estamos confiantes no respaldo da Justi-ça. Que sejam fechadas todas as unidades edefina-se uma única para atendimento em es-quema de plantão, poupando os que integramo grupo de risco para que possam, se neces-sário, trabalhar remotamente.

Esperamos que tudo se normalize o mais

rápido possível e gostaríamos de lembrar quenossa luta continua. Iríamos inaugurar nossanova sede social em abril. Tivemos que adiar.Mas não vamos adiar nossa luta pela catego-ria. Tão logo tudo volte à uma situação denormalidade, continuaremos brigando paraderrubar a tal previdência do tirânico Dória.

Nossa luta é constante, independentementeda situação. E contamos com o apoio e parti-cipação de toda a categoria. Saúde a todos.

EUMAURI LÚCIO DA MATAPresidente do Sinpol (Sindicato dos

Policiais Civis da Região de RibeirãoPreto)

Mesmo com toda dificuldade enfrentada por conta da pandemia decorrente do Covid-19(coronavírus), o Jornal do Sinpol optou por manter sua tradição de credibilidade. Desdeagosto de 1995, jamais deixou de circular uma única edição.

Não seria diferente agora. Mesmo com dificuldades em imprimir e fazer circular o jornal,mesmo quase sem faturamento na comercialização de anúncios, nosso compromisso com oleitor há 25 anos será mantido através da edição digital, publicada no site do Sinpol (Sindi-cato dos Policiais Civis da Região de Ribeirão Preto) e encaminhado também por e-mail aassociados e anunciantes que prestigiam o Jornal do Sinpol de longa data.

Esperamos, em breve, retomar todas nossas atividades cotidianas, sobretudo com aedição impressa, tão prezada pelos associados. Mas esperamos, acima de tudo, que todospossamos atravessar este delicado momento com saúde.

Adalberto Luque - Diretor do Jornal do Sinpol

TTTTTRADIÇÃORADIÇÃORADIÇÃORADIÇÃORADIÇÃO QUEQUEQUEQUEQUE NÃONÃONÃONÃONÃO

PODEPODEPODEPODEPODE PPPPPARARARARARARARARARAR

Mensagem do Editor

A diretoria do Sinpol comunica, com pesar, osseguintes falecimentos:

+ Eni Aparecida Silva Záccaro, atendente de ne-crotério de Ribeirão Preto, ocorrido em 22/03;

+ Dr. José Carlos Araújo, delegado aposentadode Ribeirão Preto e pai do Delegado Seccional deSertãozinho, dr. José Carlos Araújo Júnior, ocorridoem 03/04.

O Sinpol manifesta seus sentimentos aos famili-ares.

Associados do Sinpol que ingressaram no qua-dro de aposentados em março:

- Ademir Gomes, agente policial de 1ª Classe;- Antônio Sérgio Pereira, delegado de 1ª Clas-

se;- Iara Sales, auxiliar de papiloscopista de 2ª

Classe;- Jefferson Pessotti, investigador de 2ª Classe.A diretoria do Sinpol felicita os policiais civis

por suas brilhantes carreiras, desejando-lhes pode-rem usufruir seus merecidos descansos com muitasaúde e alegria.

Falecimentos

Aposentados

Page 3: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020 03DISE/DEIC

EEEEESPECIALIZADASPECIALIZADASPECIALIZADASPECIALIZADASPECIALIZADA APREENDEAPREENDEAPREENDEAPREENDEAPREENDE CARGACARGACARGACARGACARGA DEDEDEDEDE MACONHAMACONHAMACONHAMACONHAMACONHADurante ação realizada em Ribeirão Preto, policiais civis também conseguem recolher mais de 100 frascos de lança-perfume, entre

outros apetrechos utilizados no refino de droga

Policiais civis que integram a 2ª DISE (De-legacia de Investigações Sobre Entorpecen-tes) da DEIC (Divisão Especializada de In-vestigações Criminais), pertencente aoDeinter-3 (Departamento de Polícia Judiciá-ria do Interior), com sede em Ribeirão Preto,realizaram uma importante apreensão. A es-pecializada, agora com nova nomenclatura,de acordo com informações passadas pelaSSP (Secretaria da Segurança Pública), pren-deu três homens, com idades entre 33 e 41anos, flagrados com mais de 120 tijolos demaconha e cerca de 100 frascos de lança-per-fume. A ação aconteceu, na tarde de 04 deabril, na Avenida João Pessoa, Jardim Aero-porto, zona Norte de Ribeirão Preto.

A equipe da 2ª DISE/DEIC recebeu infor-mações sobre suspeitos que estariam mani-pulando grande quantidade de maconha emum imóvel na região onde ocorreu a ação.

Em diligências no local, pela fresta doportão, foi possível ver homens em atitudesuspeita na varanda de uma casa semelhanteà descrita durante a denúncia. Os agentesentraram no imóvel e flagraram um grupo em-balando drogas em porções menores, paradistribuição nas chamadas “biqueiras”, paravenda ao usuário final. No chão da sala dacasa, os policiais civis encontraram uma gran-de quantidade de maconha, apreendendo 122tijolos.

Dando sequência nas buscas, eles conse-guiram localizar mais drogas na geladeira. Lá,estavam armazenados 104 tubos de lança-per-fume. Além das substâncias entorpecentes,também foram encontrados e levados quatrorolos de fitas adesivas e três de plástico filme,geralmente utilizados para fracionar a drogaem pequenas porções. Uma balança de preci-são também foi apreendida. Todo o materialfoi encaminhado para perícia.

Na casa, os policiais civis encontraram umveículo da marca Chevrolet, modelo Classic,que seria usado para o transporte de drogasdo estado do Paraná até Ribeirão Preto, con-forme admitido pelos suspeitos. O automóveltambém foi apreendido. Os três foram presosem flagrante e indiciados por tráfico de dro-gas e associação criminosa.

Drogas em 1º de abrilNa noite da data considerada o “Dia da

Mentira”, dois homens que, possivelmentementiam tentando se fazer passar por cida-

dãos acima de qualquer suspeita, foram pre-sos em 01 de abril. Uma equipe da 2ª DISE/DEIC prendeu dois homens por suspeita detráfico de drogas e fechou uma casa usadapara o refino de cocaína na zona Norte de Ri-beirão Preto.

A especializada recebeu informações so-bre o refino da droga em uma casa da VilaAlbertina. No local foram surpreendidos trêshomens. Dois foram presos em flagrante eum segue foragido.

Segundo os policiais civis, com a ajuda

de um cão farejador foram apreendidos 30quilos de cocaína, além de balanças de preci-são e materiais para refino e embalagem dasdrogas.

O material foi encaminhado para o Insti-tuto de Criminalística, onde passaria por pe-rícia. A dupla detida foi autuada em flagrantepor tráfico e associação ao tráfico de drogas.Os policiais civis continuam investigando ocaso e seguem procurando o terceiro inte-grante do grupo.

por: Hugo Luque

Equipe da DISE/DEIC de Ribeirão Preto, que realizou grandes ações no combate ao tráfico de entorpecentes

Page 4: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202004 BEBEDOURO

DIG DIG DIG DIG DIG FECHAFECHAFECHAFECHAFECHA DESMANCHESDESMANCHESDESMANCHESDESMANCHESDESMANCHESAgentes da especializada desmantelam dois locais clandestinos de desmanche de veículos, além de apreenderem diversas partes de

automóveis

Policiais civis da DIG (Delegacia de In-vestigações Gerais) de Bebedouro efetua-ram, na tarde de 17 de março a prisão de umhomem, após mandado de prisão ter sidodecretado em seu nome por suspeita departicipar de um desmanche clandestino deveículos. A operação dos policiais civiscontou com suporte da Polícia Militar, quetrabalhou em conjunto em prol do fecha-mento de desmanches ilegais. O indivíduofoi localizado no interior de uma oficina uti-lizada de fachada para as atividades ilíci-tas.

Foi constatado que no local, funciona-va um desmanche clandestino de veículosfurtados, onde foram encontradas diversaspeças de veículos automotivos. Na supos-ta oficina, integrantes da quadrilha possi-velmente desmontavam os veículos furta-dos ou roubados, separavam as peças e ascomercializavam de forma ilegal. R.I.H., osuspeito localizado pela equipe da DIG, éeletricista e tem 35 anos.

Os investigadores receberam, ainda, in-formações que apontavam esse mesmo in-divíduo como possível responsável, de for-ma direta ou indireta, por outro desmancheirregular. Com isso, prosseguiram as inves-tigações e obtiveram o endereço do segun-do desmanche. Dando sequência à ação, aequipe se deslocou imediatamente para oJardim Centenário, onde, como imaginavam,encontraram outro desmanche com maispeças de veículos furtados.

Em ambos pontos de desmanche, osagentes da DIG realizaram apreensões dediversos itens - além da prisão do eletricis-ta de 35 anos. Foram levados à perícia, nasomatória das apreensões, seis jogos deplacas veiculares (sendo que quatro delas

acusaram ocorrências de furto), nove mo-tores veiculares (oito deles com queixas defurto e um com sua identificação suprimi-da), sete chassis de veículos com queixasde furto ( três deles já estavamseccionados), duas carcaças de veículostambém com queixas de furto e documen-tos originais de dois veículos com queixasde furto.

Segundos os investigadores que parti-ciparam da ação, o suspeito identificado edetido no local onde funcionava o primei-ro desmanche era, possivelmente, o equi-

valente a um assistente de outro suspeito,cuja identidade não foi revelada para quenão haja interferência nas investigações.

O suspeito permanece à disposição daJustiça e as investigações procedem paraque se possa verificar mais veículos, alémde identificar e prender outros integrantesde uma possível quadrilha que age comessa finalidade de furto, roubo e desman-che de automóveis, incluindo a pessoa queR.I.H. auxiliava, que ainda não foi localiza-da. Qualquer denúncia ou informação podeser encaminhada à DIG de Bebedouro, que

estará sempre pronta para averiguar maispistas em busca de mais envolvidos.

O delegado, dr. Renato Coelho de Melo,responsável pela DIG no ato da ação, es-clareceu que o suspeito R.L.H., além de tersido detido em decorrência da ordem de pri-são em aberto, também foi autuado em fla-grante pela prática dos delitos de associa-ção criminosa e receptação, tendo sido en-caminhado à cadeia pública local.

Por Hugo Luque, com informações daAssessoria de Comunicação Social da

Seccional de Polícia de Bebedouro

Policiais civis da DIG deBebedouro conseguiramfechar desmanches quecomercializavam peças

de veículos desmontadosprovenientes de furto ou

roubo

Foto: Assessoria de Comunicação Social da Seccional de Bebedouro

Page 5: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020 05AÇÃO

DIG/DEIC DIG/DEIC DIG/DEIC DIG/DEIC DIG/DEIC ELUCIDAELUCIDAELUCIDAELUCIDAELUCIDA LALALALALATROCÍNIOTROCÍNIOTROCÍNIOTROCÍNIOTROCÍNIO DEDEDEDEDE IDOSAIDOSAIDOSAIDOSAIDOSAEspecializada de Ribeirão Preto identificou suspeito de roubo seguido de morte e conseguiu deter suposto receptador dos

itens roubados

A 1ª DIG (Delegacia de Investigações Ge-rais) da DEIC (Divisão Especializada de In-vestigações Criminais) do Deinter-3 (Depar-tamento de Polícia Judiciária do Interior), comsede em Ribeirão Preto, elucidou um latrocí-nio ocorrido na cidade contra uma indefesaidosa de 75 anos e prendeu, na tarde de 14 deabril, um suspeito de envolvimento na recep-tação dos objetos roubados.

Os policiais da DIG/DEIC realizaram dili-gências e localizaram, com ajuda de parentesda idosa, a residência do receptador, no bairroAntônio Marincek, zona Norte de RibeirãoPreto. Lá, A.G., de 24 anos, tinha como tarefaguardar em segurança os objetos roubadospelo suspeito de autoria do latrocínio, paradepois devolvê-los após determinado perío-do de tempo, quando as coisas ficassem maiscalmas para o indivíduo.

Na residência do suspeito de receptação,foram encontrados e apreendidos itens do-mésticos, como uma televisão, um forno, umacafeteira e até um botijão de gás. Ao aborda-rem o homem de 24 anos, os policiais notaramque o homem estaria ferido.

Após interrogado, o homem preso disseque o suspeito de cometer o latrocínio foi atésua casa, ainda no dia 10 de março, e deixouos objetos para que ele os guardasse, tendocombinado, como de costume, o pagamento eos pormenores, como o tempo que necessita-ria que tudo ficasse depositado na casa deA.G.. Porém, o suposto autor do latrocíniovoltou antes do previsto à casa - poucas ho-ras depois, na madrugada do dia 11 de março- dizendo que levaria tudo. Com isso, os doisentraram em uma discussão, envolvendo ame-aças, sobre o pagamento. O suspeito de re-ceptação, então, entrou em luta corporal como comparsa e foi golpeado com uma forte mar-

telada na cabeça. O agressor fugiu em segui-da.

O ferido procurou, então, atendimento emuma unidade pública de saúde no município,onde foi suturado e recebeu alta. Os médicosnão faziam ideia que o homem teria se envol-vido numa briga por discordâncias no paga-mento de uma receptação no caso de um la-trocínio que chocou a cidade. Ele foi detidopoucos dias depois e levado para ser interro-gado, com a DIG/DEIC em busca do suspeitodo roubo seguido de morte.

O latrocínioO crime ocorreu na noite de 10 de março,

quando o suspeito R.F.S.P., de 45 anos, en-trou na casa da mulher que tinha 75 anos - eera sua conhecida - para subtrair objetos daresidência. Durante o furto, possivelmente foidescoberto e matou a idosa. O indivíduo tempassagens por roubos e até latrocínio e estáforagido. Ele estava detido até o mês dezem-bro, quando teve sua saída permitida para asfestividades de final de ano - a “saidinha deNatal” - e não retornou ao presídio.

A identidade do suspeito foi confirmadapelo receptador após sua prisão em flagrante.Segundo ele, a vítima conhecia o acusado einclusive o contratou recentemente para fazerserviços gerais em sua residência. De acordocom relato dos familiares, a idosa já o conhe-cia há muito tempo, pois ele teria sido criadono bairro em que ela residia.

De acordo com o delegado da DIG/DEIC,dr. Cezar Augusto de França, o suspeito decometer o crime é um indivíduo de altapericulosidade. Além do latrocínio, o acusadodeverá responder, quando for capturado, portentativa de homicídio contra o suspeito daguarda dos objetos roubados.

Policiais militares descobriram o crime após

localizar o carro da vítima, um Honda Fit aban-donado em via pública. Eles checaram as pla-cas e não notaram nada irregular. Em seguida,foram retornar o veículo à casa da idosa, quan-do a encontraram morta, deitada em sua sala.Ela morava sozinha. Além dos itens recupera-dos na casa do suspeito de receptação, o acu-sado levou o carro - que foi devolvido à famí-lia da idosa -, um telefone celular e dinheiroem espécie.

Segundo perícias realizadas com ajuda doIC (Instituto de Criminalística), a vítima teriasido assassinada com golpes de faca nos bra-ços, pescoço e tórax.

A DIG/DEIC segue as investigações embusca em busca de mais detalhes e à procurado suspeito do latrocínio para que ele respon-da pelo crime que cometeu e termine de cum-prir suas outras penas.

por: Hugo Luque

Objetos roubados de idosa assassinada por homem que nãoretornou da “saidinha” de Natal ao presídio onde cumpria pena por latrocínio

Foto: DIG/DEIC do Deinter-3

Page 6: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202006 SINDICALISMO

SSSSSINPOLINPOLINPOLINPOLINPOL PEDEPEDEPEDEPEDEPEDE TUTELATUTELATUTELATUTELATUTELA PROVISÓRIAPROVISÓRIAPROVISÓRIAPROVISÓRIAPROVISÓRIA DEDEDEDEDE URGÊNCIAURGÊNCIAURGÊNCIAURGÊNCIAURGÊNCIASindicato quer que o governo do Estado cumpra as determinações de afastar do trabalho presencial policiais civis que integram o

grupo de risco

Com a preocupação global em relaçãoao coronavírus, que transmite a covid-19, que em muitos casos é uma doençaletal e atinge o sistema respiratório, aOMS (Organização Mundial de Saúde),determinou que se adote o isolamentosocial como forma de conter a dissemi-nação rápida do vírus até que se contro-le a pandemia decretada em todo o plane-ta.

O vírus atinge com maior severidadepessoas com mais de 60 anos e comcomorbidades, como diabetes, hiperten-são e outras doenças que causem algu-ma debilidade no sistema imunológico,criando-se assim o chamado “grupo derisco”.

O Estado de São Paulo tem sido umdos mais atingidos pela pandemia, o quefez o governador João Dória decretar Es-tado de Calamidade Pública, implantan-do medidas de enfrentamento e preven-ção do contágio pelo novo coronavírus.

Trata-se do Decreto 64.864/2020. E taldecreto atinge inclusive toda a estruturado Estado, aí incluídos os servidores pú-blicos em geral e os policiais civis em es-pecial. De acordo com o Decreto, além doisolamento social, legalmente denomina-do por quarentena, ficou determinado queo governo deve reduzir ao máximo a pre-sença de servidores públicos em seus lo-cais de trabalho. Para tanto, deve lançarmão de gozo imediato de férias e licençaprêmio; maximização de meios virtuaisque dispensem atendimento presencial;redução de viagens nacionais e interna-cionais, salvo em casos de emergência econtrole de aglomerações em repartiçõespúblicas.

Na DGP (Delegacia Geral de Polícia),

foi publicada a Portaria DGP 16, que abor-da o funcionamento das unidades polici-ais em decorrência da pandemia, onde fi-cou estabelecido que todas as unidadesprestarão o necessário atendimento à po-pulação, para o que “todo efetivo da Po-lícia Civil permanecerá de sobreaviso”.

“Não é de hoje que estamos denunci-ando a absurda falta de policiais civis. Eo governo nunca se preocupou com isso.Agora ele está numa situação bastantedesconfortável. O governo não se impor-ta com os policiais civis”, dispara o pre-sidente do Sinpol, Eumauri Lúcio daMata.

Desta forma, o Sinpol ingressou, atra-vés de seu departamento jurídico, com osadvogados Ricardo Ibelli e Viviane C.Ibelli Pinheiro, com um pedido de tutelaprovisória de urgência contra a FazendaPública do Estado de São Paulo.

Os advogados pedem procedênciapara que, confirmada a medida liminar, fi-que definido que:

a) obrigação de fazer consistente emcolocar, durante o período de pandemiaCovid-19, todos os policiais civis inte-grantes do Grupo de Risco, definido noartigo 1º do Decreto 64.864/20, em regimede teletrabalho domiciliar;

b) obrigação de fazer consistente emestabelecer e regulamentar, durante o pe-ríodo de pandemia Covid-19, Regime dePlantão, com determinadas unidades po-liciais definidas como unidades centrais,nas quais os policiais civis trabalhempresencialmente mediante escalas deplantão, deixando-se o resto do efetivo àdisposição, mediante regime de sobrea-viso domiciliar.

O Sinpol espera obter uma sentença

favorável nos próximos dias. “O gover-nador João Dória tem que parar, de umavez por todas, de tratar o policial civilcomo ser humano de segunda classe.Somos seres humanos iguais a todos osdemais . Respe i tamos as medidasestabelecidas, mas também queremos ser

respeitados. Agora, uma coisa é certa: seos governadores do PSDB, nos últimos25 anos, tivessem atendido nossas rei-vindicações e contratado para suprir aslacunas, isso não seria conduzido destaforma. Basta, João Dória”, concluiuEumauri.

Eumauri: “Dória trata o policial civil como ser humano de segunda classe”

Page 7: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020 07SÃO CARLOS

DIG DIG DIG DIG DIG ESCLARECEESCLARECEESCLARECEESCLARECEESCLARECE LALALALALATROCÍNIOTROCÍNIOTROCÍNIOTROCÍNIOTROCÍNIOCrime teria ocorrido em setembro de 2019 e os quatro envolvidos teriam cometido o homicídio por conta da vítima ser suspeita de

praticar pedofilia

Policiais civis da DIG (Delegacia de In-vestigações Gerais) de São Carlos, que in-tegra o Deinter-3 (Departamento de PolíciaJudiciária do Interior), conseguiu esclare-cer a autoria de um homicídio registrado nacidade no dia 01 de setembro de 2019.

Leizer Buchwieser dos Santos tinha 42anos e foi encontrado morto com as mãos epés amarrados e com marcas de facadas. Eleestava na estrada da Babilônia, zona ruralda cidade.

As investigações, logo que o corpo foiencontrado, passaram a ser realizadas pelaequipe da DIG, coordenada pelo delegadotitular, dr. Gilberto de Aquino. Segundo elea vítima saiu para trabalhar no dia 27 de agos-to e, desde então, não foi mais vista.

Diante da situação, a família registrouboletim de ocorrência por desaparecimen-to, no dia 30 de agosto. O caso passou a serinvestigado e o veículo do homem foi en-contrado incendiado na zona rural da cida-de. Ele trabalhava em uma empresamultinacional fabricante de compressoresherméticos. No dia 01 de setembro, um ho-mem que passava pelo local avistou o cor-po e acionou a Polícia Militar.

Segundo o dr. Aquino, durante as inves-tigações os policiais civis constataram quea vítima costumava marcar programas sexu-ais utilizando-se das redes sociais de relaci-onamento. “A partir disso, ouvimos umaspessoas que falavam que, quando ele mar-cava esses programas sexuais, acabava con-versando com a contratada e perguntava seela tinha filhos ou crianças, de preferênciacriança. E ele pagava a mais se ela levasseas crianças para participar do ato sexual”,revelou o delegado aos jornalistas.

No decorrer das investigações, os poli-ciais civis descobriram uma mulher que te-

ria se oferecido para um programa sexual.Ela teria dito que tinha uma filha e pediu R$500. “Ela acabou ‘emprestando’ uma crian-ça. Falou para a cunhada, que nada sabiado fato, que levaria a criança, de três anos,para comer lanche. Ela levou a criança parao encontro. A mãe da criança, que não sabiadeste fato, pensou que a cunhada, que é tiada criança, iria levá-la para comer o lanche”,informou o dr. Aquino.

Antes de realizar o programa, a mulherteria contado o que fez ao pai da criança,que é seu irmão, mas não convive com amãe. O homem também chamou outro casal,

pensando em roubar Leizer assim que che-gasse para o encontro.

Quando o homem chegou, os quatro, nacompanhia da criança, renderam a vítima epassaram a ofendê-lo, acusando-o, inclusi-ve, de pedófilo. O homem ficou nervoso echegou a agredir a mulher que supostamen-te faria o programa, quando os outros qua-tro iniciaram uma luta e acabaram dandovárias facadas na vítima.

Depois de constatar sua morte, os qua-tro levaram a criança de volta para a casa damãe. Depois colocaram o corpo do homemno seu próprio veículo e levaram-no para

uma área erma, onde o abandonaram. De-pois seguiram mais um pouco e incendiaramo veículo.

Assim que concluiu as investigações, odelegado pediu a prisão por 30 dias de to-dos os envolvidos, que vão responder pelocrime de latrocínio. Segundo o dr. Aquino, oobjetivo inicial era intimidar a vítima e extor-quir dinheiro. “Eles acabaram marcando oencontro, pegando o dinheiro da vítima e,provavelmente, iriam exigir mais dinheiro. Sóque, como a vítima reagiu, foram pegos desurpresa e acabaram matando”, concluiu odelegado aos jornalistas.

Equipe da DIG de São Carlos, que esclareceu o latrocínio de homem suspeito de praticar pedofilia

Foto: Arquivo/Divulgação DIG São Carlos

Page 8: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202008 APREENSÃO

DISE DISE DISE DISE DISE DEDEDEDEDE F F F F FRANCARANCARANCARANCARANCA APREENDEAPREENDEAPREENDEAPREENDEAPREENDE MAISMAISMAISMAISMAIS DEDEDEDEDE 400 400 400 400 400 KGKGKGKGKG

DEDEDEDEDE DROGASDROGASDROGASDROGASDROGASEquipe da especializada, que contou com apoio do GOE, apreendeu entorpecentes que estavam escondidos em pneu de caminhão

Policiais civis da DISE (Delegacia de In-vestigações Sobre Entorpecentes), DIG (De-legacia de Investigações Gerais) e do GOE(Grupo de Operações Especiais), todos inte-grando a Delegacia Seccional de Polícia Civilde Franca, interceptaram, em 23 de março, umcaminhão carregado com 425 quilos de dro-gas, procedente do Mato Grosso do Sul.

As investigações em torno de um grandecarregamento de drogas vinham sendoconduzidas há cerca de seis meses pela equi-pe da DISE, que monitorava as ações de umafacção criminosa que atua dentro e fora dospresídios paulistas e de diversas localidadesdo País. Durante as investigações, os polici-ais civis descobriram que um grande carre-gamento viria para Franca, trazido por um ca-minhão com placas da capital do Mato Gros-so do Sul.

Neste período de investigações, os poli-ciais civis realizaram várias campanas emonitoramentos de postos de combustíveisda cidade, para tentar interceptar o local ondea droga seria entregue. No dia da ação, 23 demarço, a equipe conseguiu inclusive a cordo veículo: um caminhão branco, entre ou-tros detalhes.

Descobertos os pormenores da operação

criminosa, os policiais civis imediatamenteiniciaram o planejamento. Durante diligênci-as, a equipe conseguiu identificar um cami-nhão com as características do que já era deconhecimento da Polícia Civil como o utiliza-do para o transporte das drogas - com placasde Campo Grande, de cor branca e da marcaIveco. O veículo estava estacionado em umterreno ao lado de um posto de combustíveislocalizado no Distrito Industrial de Franca,onde aparentemente ocorreria a descarga edistribuição dos produtos ilícitos.

O motorista do caminhão foi abordado e,após interrogatório, admitiu estar transpor-tando drogas nos pneus do caminhão. En-tão, os agentes imediatamente desmontaramos pneus e encontraram aproximadamente 400quilos de crack, que estavam acondiciona-dos em 374 pacotes, além de 25 quilos depasta de cocaína - divididos em 24 pacotes.Além disso, ainda foi encontrada uma caixade munição 9mm. Todos os itens foram apre-endidos e o condutor foi encaminhado à de-legacia, onde foi preso em flagrante por tráfi-co de drogas. Os entorpecentes foram enca-minhados à perícia.

A grande ação representou um grandeprejuízo ao crime organizado, totalizando R$

8 milhões em drogas retiradas do mercadoilícito. Ainda foram apreendidos telefonescelulares e dinheiro em espécie com o sus-peito, que era o dono do caminhão e da car-

reta e, após descarregar a droga no local,seguiria viagem para a capital do Estado,São Paulo.

por: Hugo Luque

DISE de Franca contou comapoio do GOE para

desmontar esquema detráfico, apreender mais de400 quilos de entorpecentes

e causar um prejuízo deR$ 8 milhões ao crime

organizado

Fotos: DISE de Franca

Page 9: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020 09NOVA SEDE

QQQQQUASEUASEUASEUASEUASE TUDOTUDOTUDOTUDOTUDO PRONTOPRONTOPRONTOPRONTOPRONTOOs últimos ajustes estão sendo feitos,

a aquisição do mobiliário está quase con-cluída e falta pouco para a mudança einauguração, que seria realizada no mêsde abril, porém, por conta da pandemiado covid-19 (coronavírus), foi temporari-

amente adiada.Feita inteiramente com recursos pró-

prios, a obra foi planejada e executadapara evitar endividamento do Sinpol eaportes junto aos sindicalizados.

A nova casa fica na Avenida Francis-

co Massaro Farinha, esquina com a RuaPedro Pegoraro, que é uma travessa daAv. Leão XIII, na Ribeirânia, atrás doCampus da Unaerp (Universidade de Ri-beirão Preto) e terá área total construídade 1.600 m², está sendo erguido em um

terreno com área total de 2.247,95 m².Oempreendimento foi iniciado em 06 demarço de 2012.

Confira nas fotos a grandeza do em-preendimento e a conquista dos policiaiscivis que integram o Sinpol.

Page 10: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202010

ANIVERSARIANTES DE MAIO

O Sindicato dos Policiais Civis da Região de Ribeirão Preto está mantendo um acervode imagens relacionadas à Polícia Civil. Para tanto, a Diretoria está incentivando a

participação de associados que tenham em seus arquivos fotografias que possamilustrar diferentes aspectos da história da Instituição. “Temos certeza que muitoscolegas guardam várias fotos com lembranças de reuniões, eventos e de situaçõescotidianas dentro da Instituição, com um valor inestimável pelas lembranças que

representam”, ressalta o presidente do Sinpol, Eumauri Lúcio da Mata. Osinteressados em colaborar com esse resgate da memória da Polícia Civil da região

podem entrar em contato com a Secretaria do Sinpol, através dos telefones (16) 3612-9008, 3625-3890 e 3979-2627, ou do e-mail [email protected]. “As fotografias

serão digitalizadas e prontamente devolvidas aos seus proprietários”, garanteEumauri. O material reunido pelo Sinpol será publicado no Jornal do Sinpol e no site da

entidade (www.sinpolrp.com.br).

DDDDDOOOOO FUNDOFUNDOFUNDOFUNDOFUNDO DODODODODO BAÚBAÚBAÚBAÚBAÚ

O Sinpol lembra aos aniversariantes que é preciso fazer o recadastramento anual juntoao Banco do Brasil, em qualquer agência ou naquela onde receber seus vencimentos ou,

em caso de portabilidade, no banco em que o beneficiário optou. Quem não serecadastrar corre o risco de ter os vencimentos suspensos.

MEMÓRIA

1Elizeu Pigossi

Ildon Pimenta de PáduaJosé Vitor Perissini

Roseneide Bargas RibeiroJúlio Cezar Pastori

Sueli Regina EmilianoWellington Francisco

Caliman3

Laércio SostenaClaudinei Iossi

Marcelo Rodrigues da SilvaFernando Tadeu Viana

4Eurico Ferreira de Souza

Carlos Henrique PischiotiniMárcio Alves

Gustavo Caiani SalesReinaldo Aparecido

Schmidt5

Edilson PiovaniRoberto Mário dos Santos

Benivaldo Bastos deSantana

Edgard Jorge LauandJúnior

6Antonio Hernandes Lopes

Antonio Marcos Falvo7

Erick Walter Mouro Borba8

Marco Antonio SalesMarcos Reginaldo de Souza

Silva9

José Carlos FlorioIdalina Alves Ferreira

Leandro César FerreiraSilva

Hélio Foz RibaldoNilton Antonio Gomes

10Antonio Carlos Kociani

11Arnaldo Vaz Ferreira

12Maria de Lourdes ChiarettiValtecílio Lino Nascimento

Maria José Balbino

Daniel Alfredo dos SantosMarcelo G. Lopes da Cunha

13Cláudio Vargas

Paulo Henrique ViannaCarlos Alberto Cordeiro

André Luís da SilvaRobinson Aparecido Carnei-

ro14

Luiz SilvaWilson Paulo de Oliveira

15Roberto Bettini

Paulo Roberto BarbosaAparecido Aricrênio Ramos

da ConceiçãoQueila Sara Pereira Martins

16Antonio Paulo Bacan JúniorAna Aparecida de Oliveira

AnaniasIvone Pereira Crispin

17Ricardo Marcelo de Paula

FerreiraMateus Azevedo

Maria Inez da SilvaGerson Guido MattioliJosé Jucélio Rodrigues

Débora Aparecida CiongoloTrentin

Menuzzi Martins FilhoFernando Aparecido de

Moraes18

Roberto FernandesOlésio Guimarães

Dinessa Maira Alvares19

Bernardo Silva MatheusAlexandre Saltarelli

Carlos Alberto Bertini20

Mônica de Oliveira Carnei-ro Scarparo

Maurício José TroianiRoberto Nascimento

21Diva Rodrigues dos SantosPaulo Sérgio Fernandes da

Costa

Benedito Ferrante22

Sebastião Otávio RamosAntonio Sérgio Garcia

23Nelson Orlando

Érica Arrisse Esteves Dias24

Antonio Orival SalgadoAntonio Cabral

25José Gonçalves Neto

Waldir AparecidoAmbrósio

Angelo Jovenir UlianRoberto Custódio Ribeiro

26Antonio Carlos Schivo

Antonio Aparecido Soaresde Souza

Renato TheodoroWalter Aparecido LessemMarcelo Cesarino Chahud

Sabsud27

Vanderlei ViolaElias Ferreira de Souza

Jurema Francisco deAndrade

Edmundo Ferreira Gomes28

Rafael CamolesiLílian Medeiros

Luís Carlos ValentimFabiano Rogério de

Moraes29

Mônica Cristina MarsicoLombardi

Reginaldo LonardiElisabeth Aparecida SuttiMárcio Roberto Takatsui

30Renato Tomasella Monteiro

Marcelo César CorcoviaAparecido Ailton Giansante

31Cássio Roberto Marilhano

FabriFrancisco Paulo Oliveira

LimaLeandro Cesar Giora

A antigaDelegacia

Regional dePolícia Civil deRibeirão Preto,hoje Deinter-3(Departamento

de PolíciaJudiciária do

Interior), sempreteve equipesmemoráveis.Uma delas

marcou época ereuniu

investigadores,escrivães,

delegados epoliciais civis

que sedestacaram na

Instituição,alguns já

falecidos. Nafoto, feita no

início dos anos1980, a equipe

estava em açãona cidade de

Altinópolis e oregistro para aposteridade foifeito na Gruta

daquela cidade.A partir da

esquerda, o vice-presidente doSinpol, Célio

EEEEEQUIPEQUIPEQUIPEQUIPEQUIPE MEMORÁMEMORÁMEMORÁMEMORÁMEMORÁVELVELVELVELVEL

Antonio Santiago, Signei, Darci Gonzalez, Fernando Carrion, Lazinho, Kioshi, oagente Piru, dr. Antônio Chaves Martins Fontes e Bettini.

Foto: Arquivo Pessoal

Page 11: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020 11ARTIGO

CCCCCINCOINCOINCOINCOINCO POLICIAISPOLICIAISPOLICIAISPOLICIAISPOLICIAIS CIVISCIVISCIVISCIVISCIVIS MORMORMORMORMORTOSTOSTOSTOSTOS EMEMEMEMEM CINCOCINCOCINCOCINCOCINCO DIASDIASDIASDIASDIASPor: Jarim Lopes Roseira

Um verdadeiro absurdo, e ninguém se mexe.Até quando o Governo do Estado, a cúpula daSSP, a Delegacia Geral vão silenciar sobre estestristes acontecimentos? Recentemente a IPA-SPencaminhou a todas essas autoridades, e a cadaum dos membros do Egrégio CPC, cópias de umestudo internacional mostrando que o estresse é acausa da morte de policiais, especialmente porsuicídio. Até agora ninguém se manifestou. Ousimplesmente não leram? Ou a questão não temimportância? Senhores da cúpula da Polícia Civil:em respeito à memória destes cinco colegas mor-tos em cinco dias, por favor, se manifestem.

Os policiais enfrentam ameaças diárias à suasaúde física e psicológica. O trabalho tornou-semais difícil do que nunca. As agências de Seguran-ça Pública lutam para contratar oficiais novos osuficiente para acompanhar as perdas de oficiaisque se aposentam, saem por incapacidade ou, maistragicamente, são mortos no cumprimento do de-ver. Um número alarmante de policiais cometesuicídio, e há muitos oficiais que são demitidospor algum ato de má conduta. E a maioria dospoliciais que acabam sendo demitidos não era cor-rupta por natureza.

Eles começaram suas carreiras policiais apóspassarem por um rigoroso processo decontratação, que incluía um polígrafo e uma avali-ação psicológica. Eles tinham esperanças de fazeruma diferença positiva em suas comunidades.Muitas vezes, no entanto, a natureza do trabalho,incluindo incidentes críticos operacionais exter-nos e desafios organizacionais internos, muda fun-damentalmente muitos policiais.

No entanto, há alguma esperança. O PoliceOfficer Wellness, Ethics and Resilience (POWER,que é a sigla que forma a palavra para “poder”),

que significa Bem-Estar, Ética e Resiliência paraPoliciais, é mais do que apenas um novo livro. Eleapresenta estratégias baseadas em evidências paraauxiliar as divisões policiais na implementação deprogramas de políticas para promover o bem-es-tar de seus funcionários. O POWER é o início deum movimento para mudar a maneira como ospoliciais são contratados, treinados, supervisio-nados, promovidos, disciplinados e, o mais im-portante, apoiados. O objetivo é que os executi-vos da Polícia adotem uma cultura de bem-estarem que a segurança psicológica dos policiais sejaconsiderada tão importante quanto a segurançafísica.

Muitos dos perigos psicológicos que os poli-ciais enfrentam não são conhecidos dos executi-vos da Polícia. Embora o transtorno de estressepós-traumático (TEPT) seja familiar, a maioriados policiais nunca desenvolve essa condição,apesar de sua extensa exposição à morte e ao so-frimento humano. Por outro lado, fadiga de com-paixão, dano moral, sofrimento moral e desgastesão bem mais comuns entre os policiais, mas nãosão bem compreendidos pela maioria dos executi-vos. Nesse sentido, muitas dessas condições ago-ra estão recebendo muita atenção, necessária naliteratura acadêmica de Segurança Pública. No en-tanto, essas dificuldades têm sido amplamentepesquisadas em outras profissões.

Lesões morais, por exemplo, receberam aten-ção considerável entre membros do serviço mili-tar e veteranos. Além disso, a fadiga da compaixãofoi estudada entre os profissionais de saúde, cujaexperiência com crises e traumas é paralela à dospoliciais. Essas feridas psíquicas levam à uma va-riedade de problemas em serviço e fora dele, in-cluindo motivação reduzida, tomada de decisões

comprometida, relacionamentos prejudicados comcolegas de trabalho e membros da família, além deuma variedade de preocupações médicas. Umaperspectiva do POWER muda a ênfase de umaabordagem reativa que se concentra nos proble-mas dos policiais para uma orientação preventivaprojetada para minimizar esses problemas.

O POWER vê as relações interconectadas en-tre o bem-estar dos agentes, suas decisões éticas esua satisfação no trabalho. Os executivos da polí-cia que promovem a cultura de bem-estar de umaorganização compreendem a realidade dos riscospsicológicos do trabalho eimplementam vários programas,políticas e procedimentos paraapoiar a saúde e o bem-estar dospoliciais. Isso se torna uma ca-racterística vital dos esforçospara melhorar a retenção de fun-cionários, o moral e, igualmenteimportante, as relações com acomunidade. Por fim, o POWERé outra ferramenta degerenciamento de riscos quemantém policiais e o públicomais seguros e protegidos.

Dr. Blumberg e Dr.Konstantinos Papazoglou publi-caram recentemente o livrointitulado POWER. Um grupo deautores e colaboradores surpre-endentes forneceu seus conheci-mentos e experiências para a con-clusão deste grande projeto. Alémdisso, eles ficaram honrados como fato de o livro ter recebido oprêmio Platinum por contribui-

ção científica à segurança nacional, em 20 de no-vembro de 2019, pela American Security Today.

Matéria publicada em inglês no Newsletterdo IEB (International Executive Board), da IPA,do mês de janeiro e traduzida por Nilton AmorimDurval da Silva, professor de Inglês da IPA-SP.

Esta Seção Regional imprimiu e distribuiu ointeiro teor da matéria aos escalões hierárquicosda Polícia Paulista.

Jarim Lopes Roseira é escrivão aposentado,Presidente da IPA-SP (International Police

Association) e filiado ao Sinpol

Foto: Reprodução Facebook

Page 12: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202012

SSSSSINPOLINPOLINPOLINPOLINPOL VVVVVAIAIAIAIAI REALIZARREALIZARREALIZARREALIZARREALIZAR

ELEIÇÕESELEIÇÕESELEIÇÕESELEIÇÕESELEIÇÕES EMEMEMEMEM MAIOMAIOMAIOMAIOMAIO

Atendendo ao Estatuto do Sinpol, Sindi-cato dos Policiais Civis da Região de RibeirãoPreto, seu presidente Eumauri Lúcio da Mataconvocou eleições para escolher a nova dire-toria para o próximo período. “Infelizmente porconta da pandemia causada pelo Covid-19(coronavírus), as eleições não terão urnaspercorrendo as cidades da área de atuação doSinpol. A votação será feita através de corres-pondência”, explica Eumauri.

Para tanto, o edital convocando as elei-ções, publicado na imprensa escrita em Ribei-rão Preto, trouxe a seguinte determinação:“Excepcionalmente, e considerando determi-

nações de Autoridades Federais, Estaduais eMunicipais, especificamente quanto aos cui-dados de não se realizar aglomerações de pes-soas ou Assembleias em Entidades Sindicais/Pessoas Jurídicas, em prol de evitar a dissemi-nação do “coronavírus”, - desde já fica altera-do, por motivo de força maior o item ‘B’ desteEdital, para que as eleições sejam realizadas,somente, por correspondência.”

Os votos poderão ser postados nos Cor-reios entre os dias 18, 19, 20, 21 e 22 de maio. Oresultado será divulgado após apuração dosvotos válidos. Confira ao lado a íntegra doEdital.

Page 13: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 2020 13FRANCA

EEEEEQUIPEQUIPEQUIPEQUIPEQUIPE DODODODODO 3º DP 3º DP 3º DP 3º DP 3º DP ESCLARECEESCLARECEESCLARECEESCLARECEESCLARECE FURFURFURFURFURTOSTOSTOSTOSTOSPoliciais civis conseguiram resolver 11 casos registrados na cidade, sobretudo cometidos na zona Leste da cidade

A equipe de policiais civis do 3º DP(Distrito Policial) de Franca, coordenadapelo delegado dr. Leopoldo Gomes Novais,esclareceu 11 crimes de furtos, nasmodalidades tentadas e consumadas,ocorridos, de forma sequencial, nos bairrosSanto Agostinho e São José, zona Leste domunicípio.

Um grupo de três homens é suspeito de,nas madrugadas dos dias 25 e 26 de março,aterrorizar os bairros São José e SantoAgostinho com furtos. Eles identificavam,de forma muito rápida e audaz, o imóvel aser roubado, não se importando pelaexistência de câmeras de monitoramento,

vigilância noturna particular ou presençade moradores nos locais. Em seguida,verificavam a existência de automóveis nasgaragens, iniciando assim a empreitada.

Na posse de um alicate, forçavam omiolo da fechadura elétrica dos portões e,após sua danificação e rompimento,adentravam nos imóveis, buscando bens aserem subtraídos - dentre eles carros, motose bicicletas. Segundo o dr. Leopoldo, ogrupo demonstrou muita audácia nas ações,porque, mesmo com os moradores dormindonas casas, os suspeitos permaneciam nolocal até completarem suas ações.

As vítimas recorreram ao 3º DP para

registrar seus boletins de ocorrência e,imediatamente, as investigações foraminiciadas com o objetivo de identificar osautores dos furtos e tentar recuperar objetosfurtados das residências.

O policial civil Kauzio, chefe dosinvestigadores do 3º DP, repassou asinformações para demais colegas dasPolícias Civil e Militar, tendo o dr. Leopoldomantido contato com os integrantes davigilância privada noturna dos bairrosatingidos para obter imagens de câmerasde segurança.

Após recepção de dados de váriossuspeitos, muitos dos quais repassadospelos colegas da Polícia Militar ao Setor deInvestigações, iniciou-se o trabalho técnicode diligências. Uma equipe do IC (Institutode Criminalística) de Franca foi acionadapara os trabalhos de perícia, realizando olevantamento dos locais em busca dedigitais, de análise das imagens captadas ereconhecimento facial. Com de posse detodas as informações recolhidas, ospoliciais Matheus, Kauzio e Thalitapassaram ao refinamento e triagem dedados, que convergiam para três suspeitos.

Na manhã de 03 de abril, dr. Leopoldo eo investigador Kauzio conseguiramlocalizar e interrogar dois dos suspeitos.Eles confessaram todos os crimes,apontando aos policiais os locais ondetudo ocorreu, afirmando que de forma

aleatória escolheram bairros com casas demédio e alto padrão, sendo seus alvosprincipais carros, motos e bicicletas queestavam dentro dos imóveis.

Os acusados foram indiciados pelaprática dos crimes de furto qualificado etentativas de furto com algumas agravantes,além do crime de formação de quadrilha.

Um ponto importante foi a união deesforços de todos os colaboradoresmencionados para a identificação dossuspeitos. Isso possibilitou que, em menosde uma semana, todos os delitos fossemelucidados pelos agentes do 3º DP.

O delegado alertou, através da imprensa,que no caso de outros moradores quetenham sido vítimas de furto ou tentativamas que não registraram a ocorrência, queprocurem o 3º DP para fazê-lo, seja de formapessoal, por telefone, por e-mail ou pelo siteda Polícia Civil do Estado de São Paulo(Delegacia Eletrônica) para a comunicaçãodos eventos, “almejando sempreresponsabilizar os autores, levandoconsigo a captação de imagens demonitoramento, caso possuam”, alertou odr. Leopoldo.

Mesmo em tempos difíceis e derestrições e isolamento social, o 3º DP deFranca mostra-se presente no combate àcriminalidade no município.

Por Hugo Luque, com informaçõesdo 3º DP de Franca

O titular do 3º DP de Franca, dr. Leopoldo Gomes Novais, coordenou as investigaçõesque resultaram no esclarecimento de diversos furtos

Foto: www.gcn.net.br

Page 14: Abril de 2020 · 2020-04-20 · Abril de 2020 E MAIS O jornal mais lido e aguardado entre os policiais civis - Ano XXVI - Abril de 2.020 - nº 275 DISE/DEIC RIBEIRÃO REALIZA APREENSÃO

Abril de 202014