abreviaturas, definiÇÕes e conceitos...

119
Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página: 1 de 237 ADENDO I TABELAS DESCRITIVAS 1. ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS COMPLEMENTARES Item Definições / Conceitos 1.1 CSSP: Centro de Suporte Técnico-Administrativo de São Paulo. 1.2 EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS BÁSICAS DE MANUTENÇÃO: São equipamentos (ferramentas, máquinas, instrumentos de teste ou medição), que a CONTRATADA deverá obrigatoriamente dispor e que serão utilizados para os serviços, sendo que todas as marcas têm caráter orientativo. 1.3 EQUIPAMENTOS ESPECIAIS DE MANUTENÇÃO: São aqueles necessários à execução dos serviços que possuam rotina padrão e/ou periodicidade, de uso específico e que seja necessária sua disponibilidade no Aeroporto 24 (vinte e quatro) horas, como por exemplo: veículos, rádios para comunicação, plataformas de elevação, etc., os quais deverão estar diluídos na composição analítica de preços, sendo que todas as marcas descritas têm caráter orientativo. 1.4 EQUIPAMENTOS ESPECIAIS DE MANUTENÇÃO: São aqueles necessários à execução dos serviços que possuam rotina padrão e/ou periodicidade, de uso específico e que seja necessária sua disponibilidade no Aeroporto 24 (vinte e quatro) horas, como por exemplo: veículos, rádios para comunicação, plataformas de elevação, etc., os quais deverão estar diluídos na composição analítica de preços, sendo que todas as marcas descritas têm caráter orientativo. 1.5 EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS: São utilizados no diagnóstico, ensaios e verificações/validações da manutenção, submetendo-os a confirmação metrológica sistemática em laboratórios, controlando e identificando o estado e validade da calibração. 1.6 EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS OU COLETIVOS DE SEGURANÇA: São todos os equipamentos exigidos pelos órgãos governamentais para a execução de serviços profissionais tais como: capacetes, calçados, luvas de borracha, cinto de segurança, óculos, máscaras de gás, capas plásticas e outros, tanto individuais, como coletivos, fornecidos pela CONTRATADA, dentro do preço fixo cobrado pela execução dos serviços.

Upload: vuongtruc

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

1 de 237

ADENDO I

TABELAS DESCRITIVAS

1. ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS COMPLEMENTARES

Item Definições / Conceitos

1.1 CSSP: Centro de Suporte Técnico-Administrativo de São Paulo.

1.2 EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS BÁSICAS DE MANUTENÇÃO: São equipamentos (ferramentas, máquinas, instrumentos de teste ou medição), que a CONTRATADA deverá obrigatoriamente dispor e que serão utilizados para os serviços, sendo que todas as marcas têm caráter orientativo.

1.3

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS DE MANUTENÇÃO: São aqueles necessários à execução dos serviços que possuam rotina padrão e/ou periodicidade, de uso específico e que seja necessária sua disponibilidade no Aeroporto 24 (vinte e quatro) horas, como por exemplo: veículos, rádios para comunicação, plataformas de elevação, etc., os quais deverão estar diluídos na composição analítica de preços, sendo que todas as marcas descritas têm caráter orientativo.

1.4

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS DE MANUTENÇÃO: São aqueles necessários à execução dos serviços que possuam rotina padrão e/ou periodicidade, de uso específico e que seja necessária sua disponibilidade no Aeroporto 24 (vinte e quatro) horas, como por exemplo: veículos, rádios para comunicação, plataformas de elevação, etc., os quais deverão estar diluídos na composição analítica de preços, sendo que todas as marcas descritas têm caráter orientativo.

1.5 EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS: São utilizados no diagnóstico, ensaios e verificações/validações da manutenção, submetendo-os a confirmação metrológica sistemática em laboratórios, controlando e identificando o estado e validade da calibração.

1.6

EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS OU COLETIVOS DE SEGURANÇA: São todos os equipamentos exigidos pelos órgãos governamentais para a execução de serviços profissionais tais como: capacetes, calçados, luvas de borracha, cinto de segurança, óculos, máscaras de gás, capas plásticas e outros, tanto individuais, como coletivos, fornecidos pela CONTRATADA, dentro do preço fixo cobrado pela execução dos serviços.

Page 2: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

2 de 237

Item Definições / Conceitos

1.7

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades de Engenharia voltadas para o desenvolvimento da Manutenção, incluindo modificações nos equipamentos e sistemas instalados ou sua substituição buscando a solução de problemas, otimização dos resultados, aumento da confiabilidade, redução dos custos de manutenção e preservação do meio ambiente.

1.8 FERRAMENTAS DE RÁPIDO DESGASTE: São ferramentas (ou acessórios de ferramentas) que possuem vida útil muito curta na execução dos serviços. Exemplos: limas, pincéis, talhadeiras, ponteiros, rebolos, etc.

1.9 FICHA DE CADASTRO DOS EQUIPAMENTOS: É o documento no qual são registrados os dados do equipamento contendo o nome do fabricante, data de aquisição, características, capacidade, utilização, observações e outras informações.

1.10 FICHA DO HISTÓRICO DOS EQUIPAMENTOS: É o documento no qual são registrados sequencialmente por data, ocorrências/eventos importantes e/ou não previstos no equipamento.

1.11 FUNÇÃO DE UM SISTEMA OU SUB-SISTEMA: Atividade fim ou atividade principal para a qual existe o sistema ou subsistema.

1.12 FUNÇÃO INDIVIDUAL DE UM EQUIPAMENTO: Atividade fim ou atividade principal para a qual existe o equipamento.

1.13 FISCALIZAÇÃO: Equipe de profissionais do quadro de pessoal da INFRAERO, formada através de Ato Administrativo responsáveis por fiscalizar as atividades e os serviços prestados pela CONTRATADA, nos seus aspectos administrativos, técnicos, jurídicos e de segurança.

1.14 HORÁRIO: É o período (tempo) a ser cumprido pela CONTRATADA que deve, no mínimo, corresponder ao da administração da CONTRATANTE, ou aquele aprovado ou estabelecido por esta para situações de anormalidade ou situações aplicáveis.

1.15 ICAO: International Civil Aviation Organization: Qualquer parte, componente, dispositivo, sistema, subsistema, equipamento ou unidade funcional, que possa ser considerado individualmente. Organização Internacional de Aviação Civil (OACI).

1.16 ITEM: Qualquer parte, componente, dispositivo, sistema, subsistema, equipamento ou unidade funcional, que possa ser considerado individualmente.

Page 3: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

3 de 237

Item Definições / Conceitos

1.17 MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PROGRAMADA: Caracteriza-se pelo atendimento a ocorrências que, em curto prazo, possam afetar a segurança e/ou a disponibilidade dos serviços de infraestrutura aeroportuária e/ou de tráfego aéreo.

1.18

MATERIAL DE CONSUMO: Consideram-se materiais de consumo todos aqueles que se consomem a primeira aplicação, empregados em pequenas quantidades com relação ao valor dos serviços, a critério da FISCALIZAÇÃO, como por exemplo: Fitas isolantes plásticas, fitas de teflon, graxas, óleos lubrificantes, pastas e solventes para limpeza, lixas, estopas, trapos para limpeza, solda de estanho, veda-juntas, solda chumbo em lençol ou em lingotes, tinta de proteção, pasta, sisal, querosene, etc.

1.19 MATERIAL TÉCNICO: É o material (peça, componente ou subconjunto) utilizado em equipamento de qualquer sistema em razão dos serviços de manutenção. Todo material de utilização técnica será especificado pela CONTRATANTE e fornecido pela CONTRATADA.

1.20 MÉTODOS: É o conjunto de preceitos destinados a estabelecer regras, condições e programas para a execução dos serviços nos equipamentos e sistemas.

1.21 MNSP: Gerência de Manutenção da Superintendência da Regional São Paulo.

1.22 MTOP: Gerência de Operações do Aeroporto Campo de Marte.

1.23 MTMN: Coordenadoria de Manutenção do Aeroporto Campo de Marte.

1.24 MTBF (Mean Time Between Failure): É o tempo médio entre falhas consecutivas de um determinado equipamento, usualmente expresso em horas.

1.25 MTTR (Mean Time To Repair or Restore): É o tempo médio necessário para reparar um equipamento após a ocorrência de uma falha, usualmente expresso em horas.

1.26

NÍVEIS DE MANUTENÇÃO: São classificações em que se enquadram os serviços de manutenção, basicamente em função do grau de complexidade técnica e do tipo de serviço a ser executado, associados à capacitação técnica do pessoal e à disponibilidade de equipamentos e instalações. Há três níveis de manutenção. São eles, em ordem de complexidade, primeiro, segundo e terceiro níveis. Qualquer setor dentro de uma estrutura organizacional ou sistêmica pode executar serviços enquadrados em qualquer desses níveis, dependendo dos recursos materiais e humanos disponíveis.

Page 4: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

4 de 237

Item Definições / Conceitos

1° NÍVEL - Engloba os serviços de manutenção caracterizados por intervenções elementares e de baixo grau de complexidade técnica. É realizada no próprio local de funcionamento dos equipamentos, por pessoal que detenha a qualificação técnica necessária para operar e compreender as informações dos indicadores do equipamento e, possa, em decorrência disso, tomar medidas imediatas visando sanar irregularidades de funcionamento. Compreende basicamente os serviços de limpeza e conservação das instalações e dos equipamentos; substituição de lâmpadas, fusíveis subconjuntos, cartões, lubrificantes e componentes especiais; verificação e ajustes de níveis; comutação de equipamento como um todo e sua substituição, quando não envolver manipulações complexas. 2° NÍVEL- Engloba os serviços de manutenção caracterizados pelas intervenções de complexidade técnica significativa. Compreendem os serviços de manutenção que necessitam de pessoal técnico especializado nesse nível e qualificado/habilitado para manusear instrumentos de teste, bancos de testes manuais e equipamentos de ensaio existentes em laboratórios específicos. Compreende basicamente os serviços de verificação e ajustes de níveis, regulagens, reparos de cartões e módulos, realização das revisões propriamente ditas e os reparos que envolvam calibragens e ajustes de precisão. Deve ser preferencialmente realizada em laboratórios e oficinas regionais, devidamente equipadas ou ainda no local, quando se tratar de material volumoso e de difícil deslocamento. 3° NÍVEL - Compreende os serviços de manutenção de alto grau de complexidade técnica, que exigem pessoal reconhecidamente especializado, portador de qualificações e habilitações para manusear gigas de testes, bancos de testes automáticos e equipamentos simplificados para validação de subconjuntos. Preveem a realização dos reparos de cartões, módulos, chassis e equipamentos com qualquer grau de dificuldade. Caracteriza-se pelos trabalhos de reparo ou revisão, necessários à recuperação completa ou à revitalização de um equipamento ou subsistema. Compreende também modificações técnicas ou mesmo instalações, visando um melhor desempenho dos equipamentos ou subsistemas. Deverá ser realizada em oficina ou laboratório de reconhecida competência técnica e provida dos devidos recursos materiais e humanos. Em caso de limitações, esses serviços deverão ser executados nas empresas no Brasil ou no exterior. Somente em situações específicas e restritivas, a realização desse tipo de manutenção poderá ser executada no local onde o equipamento estiver instalado. Ex.: Revitalização de um equipamento, serviços de assistência técnica.

Page 5: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

5 de 237

Item Definições / Conceitos

4° Nível - Compreende os serviços de manutenção de alto grau de complexidade e/ou porte técnico, que exigem pessoal reconhecidamente especializado, portador de qualificações e habilitações para manusear gigas de testes, bancos de testes, ferramentas e equipamentos complexos. Caracteriza-se pelos trabalhos de reparo e/ou revisão necessários à recuperação completa ou à revitalização de um equipamento ou subsistema. Compreende também modificações técnicas ou mesmo instalações, visando um melhor desempenho dos equipamentos ou sistemas. A manutenção deverá ser realizada em oficina ou laboratório de reconhecida competência técnica e provida dos devidos recursos materiais e humanos. Em caso de limitações, esses serviços deverão ser executados nas instalações do fabricante ou representantes credenciados. Somente em situações específicas e restritivas, a realização desse tipo de manutenção poderá ser executada no local onde o equipamento estiver instalado. Essas situações limitar-se-ão a reparos de grandes proporções, tais como a substituição de um conjunto mecânico de radar. NOTA: As manutenções de 1º, 2º e 3º níveis constituem-se de serviços de rotina. As manutenções de 4º nível correspondem aos serviços especiais. Nesses casos, a CONTRATADA deverá prestar assessoria à INFRAERO na elaboração do termo de referência técnica e no processo licitatório.

1.27 NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: São normas auxiliares de engenharia com o objetivo de padronizar ou regulamentar os procedimentos técnico-administrativos a serem seguidos para o fiel cumprimento das cláusulas contratuais.

1.28 NORMAS TÉCNICAS: É designação genérica do conjunto de métodos, especificações, padronizações e terminologias estabelecidas pela CONTRATANTE, ou ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou demais aplicáveis, para execução dos serviços de manutenção e operação dos Sistemas, Subsistema ou Equipamentos.

1.29 OACI: (Ver ICAO).

1.30 OCORRÊNCIA: Qualquer acontecimento não previsto na rotina dos programas de manutenção, de operação ou serviços.

1.31 OPERAÇÃO: É a atividade exercida de modo sistemático em dispositivos de comando e manobra, de modo a controlar, ajustar, acionar, permitir ou impedir o funcionamento de equipamentos ou de sistemas.

Page 6: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

6 de 237

Item Definições / Conceitos

1.32 PCM: Planejamento e Controle da Manutenção.

1.33 PEÇA: Parte mais simples integrante de um componente.

1.34 PLANILHA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS: É a Planilha na qual serão listados os diversos serviços de Manutenção integrantes do objeto contratual, devidamente valorizados em moeda local e vigente.

1.35 PLANILHA DE MATERIAL DE UTILIZAÇÃO TÉCNICA: É a Planilha na qual serão listados os diversos materiais utilizados nas manutenções, devidamente valorizados em moeda local e vigente, e que deverá ser encaminhada com Relatório Mensal de Manutenção.

1.36 PLANO DE TRABALHO: Documento que contem a descrição detalhada da metodologia que a licitante pretende adotar na execução dos serviços objeto deste termo de referência.

1.37

PRIORIDADE: Expressa a agilidade com que a manutenção deve ser executada. Quanto maior a prioridade menor deve ser o intervalo de tempo que deve decorrer entre a constatação da necessidade de manutenção e o início e o término dessa atividade. Ver níveis de prioridade e tempos de atendimento nas Instruções de Trabalho da Manutenção (documento da qualidade).

1.38 RESTABELECIMENTO: Retorno à operação normal, de um subsistema ou equipamento, eliminadas as causas que determinaram sua indisponibilidade ou suspensão.

1.39

RETRABALHO: É a ação de refazer determinada tarefa ou serviço que não tenha atingido o resultado esperado em um determinado período de tempo. Serão considerados como retrabalho todos os serviços corretivos ou extra manutenção executados novamente em um período menor que 3 (três) semanas ou ainda gerados por comprovada ausência ou inabilidade na execução das Instruções de Trabalho do Plano Preventivo, levando em consideração o período de 1 (um) mês após a intervenção preventiva.

1.40 SBMT: Superintendência ou designação do Aeroporto Campo de Marte.

1.41 SERVIÇO EVENTUAL: Todo serviço que engloba as manutenções corretivas programadas, corretivas não programadas, extras manutenções, serviços correlatos, suportes e apoios técnicos.

1.42 SERVIÇO FIXO: Todo serviço que engloba planejamento, administração, controle e plantão.

Page 7: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

7 de 237

Item Definições / Conceitos

1.43 SERVIÇO PREVENTIVO: Todo serviço que engloba as manutenções preventivas e preditivas.

1.44 SÍTIO AEROPORTUÁRIO: Área patrimonial do Aeroporto.

1.45 SCI: Seção Contra Incêndio.

1.46 SCOM E SGAM: Sistemas informatizados de planejamento, controle e históricos das atividades de manutenção, incluindo procedimentos, recursos e outros fatores que impactam no desempenho da Gestão da Manutenção.

1.47 SERVIÇOS ESPECIAIS: São os serviços técnicos necessários a plena execução dos serviços de manutenção contratados, realizados por mão de obra especializada não pertencente ao quadro de profissionais da empresa CONTRATADA, tais como órgãos certificadores como o INMETRO, laboratórios especializados e outros.

1.48 SISTEMA: Conjunto de elementos inter-relacionados, que são os subsistemas e seus respectivos equipamentos e as relações funcionais entre eles, formando um conjunto organizado, de modo a alcançar um ou mais objetivos com a mesma eficiência, propiciando atendimento satisfatório à operacionalidade das instalações das dependências.

1.49 SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO: É o meio utilizado pela Infraero para solicitar providências à CONTRATADA, que origina sempre uma O.S. Os meios considerados para tais solicitações podem ser via telefone, rádio transceptor, e-mail, pessoalmente, documento, entre outros.

1.50 SST: Saúde e Segurança no Trabalho.

1.51 SUBSISTEMA: Conjunto de equipamentos, inter-relacionados, os quais, por meio do desempenho de suas funções individuais, contribuem para um objetivo com eficiência.

1.52 SUBSISTEMA CRÍTICO: Conjunto de equipamentos, interligados fisicamente ou não, cuja indisponibilidade do conjunto ou de um único equipamento pode afetar ou impedir a operacionalidade da dependência.

1.53

SUPRIMENTO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO: É todo o material destinado à manutenção dos ativos da infraestrutura aeroportuária, assim classificados: Material de Consumo de Manutenção: É o material consumido durante a execução das atividades de manutenção cuja aplicação seja previsível e rotineira. Material Técnico de Manutenção: É todo componente, peça ou parte do equipamento.

Page 8: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

8 de 237

Item Definições / Conceitos

Material Crítico de Manutenção: É todo material, de consumo ou técnico, essencial à garantia da operacionalidade dos sistemas, subsistemas e equipamentos.

1.54 TEMPO PARA SOLUÇÃO: Tempo necessário à solução das falhas ocorridas nos equipamentos.

2. DA FORMA DE MEDIÇÃO E PAGAMENTO DAS DESPESAS DE TELEFONE, ENERGIA E ÁGUA

Forma de pagamento das despesas

Item Detalhamento

TELEFONE MEDIÇÃO MENSAL - BOLETO

ENERGIA ELÉTRICA MEDIÇÃO MENSAL - BOLETO

ÁGUA MEDIÇÃO MENSAL - BOLETO

3. DA RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ATENDIDOS

3.1. Segue a relação dos equipamentos atendidos pelo presente TR, bem como suas localizações, quantitativos, regimes de atendimento e tipos de serviços

a serem executados:

Page 9: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

9 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

1.SUBSISTEMA SUBESTAÇÕES

Cabine Primária MT - 13,2kV

Av. Olavo Fontoura, 650

SUBA1000MT

Urgência

Cela de Entrada e Medição da Eletropaulo

Cabine Primária

CUMT1001MT

Urgência

Cela de Média Tensão

Cabine Primária

CUMT1002MT

Urgência

Disjuntor tripolar MT, PVO AEG, Tipo: Dsf 356/15 Classe 15kV; In = 630A Capacidade de interrupção nominal = 350MVA simétrica a 13,8kV NBI = 95kV; I adm (1s) = 20kA

Cabine Primária

DJMT1001MT

Urgência

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A

Cabine Primária

SECC1001MT

Urgência

Barramento trifásico MT 15kV

Cabine Primária

BARR1001MT

Urgência

Subestação abrigada MT (SE-MNT) 15kV

Setores A, B, C e Manutenção

SUBA2000MT Urgência

Page 10: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

10 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

(Instalação, Infraestrutura e Redes)

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A (Baia, Instalação e Equipamentos)

SE-MNT (Bay 01 - Entrada)

SECC2001MT

Urgência

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A (Baia, Instalação e Equipamentos)

SE-MNT (Bay 02 - SE-

SUP)

SECC2002MT

Urgência

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A (Baia, Instalação e Equipamentos)

SE-MNT (Bay 02 - SE-

ESC)

SECC2003MT

Urgência

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A (Baia, Instalação e Equipamentos)

SE-MNT (Bay 03 -

MNT/PM/AVS)

SECC2004MT

Urgência

Transformador trifásico em óleo Nativa 150kVA; 13800V (-6x600V) - 220/127V Z(25) = 3,55%

SE-MNT (Bay 03 -

MNT/PM/AVS)

TFOL2001MT

Urgência

Page 11: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

11 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A (Baia, Instalação e Equipamentos)

SE-MNT (Bay 04 - Rede

Aérea)

SECC2005MT

Urgência

Barramento trifásico MT 15kV

SE-MNT (Bay

01/02/03/04)

BARR2001MT

Urgência

Cubículo de Baixa Tensão PBT-001/MNT - Normal

SE-MNT (MNT/PM/AVS)

CUBT2001MT

Urgência

Cubículo de Baixa Tensão PBT-003/MNT - Emergência

SE-MNT (MNT/PM/AVS)

CUBT2002MT

Urgência

Cubículo de Baixa Tensão QFA-001/MNT - Balizamento

SE-MNT (MNT/PM/AVS)

CUBT2003MT

Urgência

Subestação abrigada MT (SE-SUP) 15kV (Instalação, Infraestrutura e Redes)

ADM/TPS

SUBA3000MT

Urgência

Cela de Média Tensão

SE-SUP

CUMT3001MT

Comum

Page 12: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

12 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Seccionadora tripolar MT HBTA, Beghim 15kV, 400A

SE-SUP

SECC3001MT

Urgência

Transformador trifásico em óleo Brasformer 225kVA; 13800/12000V - 220/127V

SE-SUP

TFOL3001MT

Urgência

Barramento trifásico MT 15kV

SE-SUP

BARR3001MT

Urgência

Cubículo de Baixa Tensão PBT-001/SUP

SE-SUP (ADM/TPS/Set

or A)

CUBT3001MT

Comum

Subestação ao Tempo MT (SE-ESC) 15kV (Instalação, Infraestrutura e Redes)

Setor A

Urgência

Cubículo de Média Tensão

SE-ESC

CUMT4001MT

Comum

Seccionadora tripolar MT ICS 15kV, 400A

SE-ESC

SECC4001MT

Urgência

Page 13: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

13 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Transformador trifásico em óleo, flangeado Zilmer Ineltec 750kVA; 13800V (-6x600V) - 220/127V

SE-ESC

TFOL4001MT

Urgência

Barramento trifásico MT/BT 15kV/220V

SE-ESC

BARR4001MT

Urgência

Cubículo de Baixa Tensão

SE-ESC (Setor A)

CUBT4001MT

Urgência

Disjuntor tripolar BT Westinghouse, Tipo: DS In = 3200A

SE-ESC

DJBT4001MT

Urgência

2. SUBSISTEMA UNIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA DE EMERGÊNCIA

Grupo Gerador BT trifásico Stemac/MWM/WEG 114kVA, 220/127V

SE-MNT (AVS/SCI/EMA/

DTCEA)

GG600001MT

Urgência

Painel de Proteção e Controle QTA Stemac

SE-MNT (Gruger 114kVA)

PPCO0001MT

Urgência

Page 14: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

14 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Unidade de Supervisão de C.A. USCA Stemac

SE-MNT (Gruger 114kVA)

USCA0001MT

Urgência

Grupo Gerador BT trifásico LGE/Scania/WEG 237kVA, 220/127V

AD SE-MNT

GG600002MT

Urgência

Painel de Proteção e Controle QTA LGE

ADM/TPS (Gruger 237kVA)

PPCO0002MT

Urgência

Unidade de Supervisão de C.A. USCA LGE

ADM/TPS (Gruger 237kVA)

USCA0002MT

Urgência

Torre de Iluminação Móvel/Gruger BT trifásico 4kVA, 220/127V

SE-MNT

USCA0002MT

Emergência

3. SUBSISTEMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO MT/BT

Rede Aérea MT e BT 13,2kV/220/127V; 3F + N + T

Setores B e C

REDA5000MT

Comum

Transformador trifásico em óleo . 150kVA; 13800V - 220/12

Rede Aérea (Poste)

TFOL50001MT

Comum

Page 15: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

15 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Transformador trifásico em óleo . 112,5kVA; 13800V - 220/127V

Rede Aérea (Poste)

TFOL50002MT

Comum

Transformador trifásico em óleo . 112,5kVA; 13800V - 220/127V

Rede Aérea (Poste)

TFOL50003MT

Comum

Transformador trifásico em óleo . 112,5kVA; 13800V - 220/127V

Rede Aérea (Poste)

TFOL50004MT

Comum

4. SUBSISTEMA AUXÍLIOS VISUAIS

Balizamento e Circuito de Cabeceira 12

Pista de Pouso e Decolagem

BACB0012MT

Urgência

Balizamento e Circuito de Cabeceira 30

Pista de Pouso e Decolagem

BACB0030MT

Urgência

Balizamento, Circuitos e Controle Pista de Pouso e Decolagem (2 Circuitos)

Pista de Pouso e Decolagem

BAPP1000MT Urgência

Page 16: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

16 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Balizamento e Circuitos de Taxi Ways

Lateral da Pista e Taxi Ways

BAPT100MT Urgência

Balizamento, Circuitos e Controle da Zona de Toque - Heliponto II

Heliponto II (Zona de

Toque e Eixos)

BAZT1000MT Urgência

Balizamento, Circuitos e Controle na Lateral de Taxi - Heliponto II

Heliponto II (Taxi Way)

BATA1000MT Urgência

APAPI Circuitos e controle

Pista de Pouso e Decolagem

APAP1000MT Urgência

Biruta (PP)

Pista de Pouso e Decolagem

BIRU0001MT Urgência

Biruta Iluminada (HII)

Heliponto II

BIRU0002MT Urgência

Farol de Aeródromo - Circuito e controle Westinghouse - 250W

(TWR)

FAAE0001MT Urgência

Torre do Farol de Aeródromo

(TWR)

FAAT0001MT Comum

Page 17: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

17 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Regulador de Corrente Constante RCC-01 (Circuito 1)

SE-MNT (Pista)

RECC0001MT Urgência

Regulador de Corrente Constante RCC-02 (Circuito 2)

SE-MNT (Pista)

RECC0002MT Urgência

Regulador de Corrente Constante RCC-03 (APAPI)

SE-MNT (Pista)

RECC0003MT Urgência

Regulador de Corrente Constante RCC-04 (Heliponto II)

SE-MNT (Heliponto II)

RECC0004MT Urgência

Regulador de Corrente Constante RCC-05 (Reserva)

SE-MNT

RECC0005MT Urgência

Regulador de Corrente Constante RCC-06 (Reserva)

SE-MNT

RECC0006MT Urgência

5. SUBSISTEMA DISTRIBUIÇÃO EM BT

Page 18: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

18 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Conjuntos e Circuitos de Iluminação Externa Pátio de Aeronaves

Pátio Infraero (Postes e

Edificação)

CJIL0001MT Emergência

Conjuntos e Circuitos de Iluminação Interna Genérico

Edificações SBMT

CILG1000MT Emergência

Conjuntos e Circuitos de Iluminação Externa Genérico

Edificações e Postes SBMT

CILG2000MT Emergência

Painéis de Medição e Circuitos Agregados

Concessionária Eletropaulo e

Internos SBMT

PMED1000MT Emergência

Quadros Gerais de Distribuição de Energia em BT (Distribuição, Iluminação, Tomadas e Comando)

Internos e Externos SBMT

QGBT1000MT Emergência

Instalações Elétricas de Áreas Genéricas (MT, BT, Infra-Estrutura e Redes Eletroeletrônicas)

Internas e Externas SBMT

INST1000MT Emergência

Page 19: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

19 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

6. SUBSISTEMA ATERRAMENTO E PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA

Gaiolas de Faraday

Edificações SBMT

GAFA1000MT Comum

Malha de Aterramento

Edificações, Estruturas,

Torres, Mastros e Postes -

SBMT

MAAT1000MT Comum

Para Raios Franklin

Edificações e Postes SBMT

PARA1000MT Emergência

7. SUBSISTEMA SERVIÇOS EXTRA-MANUTENÇÃO

Reunião/Inspeção CIPA

SBMT (Eventualmente

e exclusivamente

a critério da Infraero)

CIPA1000MT

Comum

Serviços para Concessionário

SBMT (A critério da

Infraero)

CONC1000MT

Comum

Page 20: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

20 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Desativação

SBMT (A critério da

Infraero)

DESA1000MT

Comum

Serviços Diversos (Inspeções, Manobras, Testes, Assistências, Levantamentos, Instalações, Redes eletroeletrônicas, Infra-estrutura e correlatos)

SBMT (A critério da

Infraero)

DIVE1000MT

Comum

Fiscalização de Áreas sob Concessão

SBMT (A critério da

Infraero)

FIAC1000MT

Comum

Fiscalização de Obras e Serviços Eventuais

SBMT (A critério da

Infraero)

FISC1000MT

Comum

Instalações (Melhoria)

SBMT (A critério da

Infraero)

INSM1000MT

Comum

Projetos (Básicos, Executivos eventuais e Levantamentos)

SBMT (A critério da

Infraero)

PROJ1000MT

Comum

Page 21: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

21 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Parecer Técnico (Medições, Levantamentos, Laudos, Históricos e Relatórios)

SBMT A critério da

Infraero)

INSM1000MT

Comum

Revitalizações

SBMT (A critério da

Infraero e/ou da Contratada)

REVI1000MT

Comum

Serviços Administrativos (Mínimo exigido/necessário e eventuais complementares/sugeridos pela Contratante e/ou Contratada)

SBMT (A critério da

Infraero e/ou da Contratada)

SEAD1000MT

Comum

Treinamentos

SBMT (A critério da

Infraero e/ou da Contratada)

TREI1000MT

Comum

Transferência de Equipamentos

SBMT (A critério da

Infraero e/ou da Contratada)

TREI1000MT

Comum

8. SUBSISTEMA ELETROMECÂNICO

Porta Automática PAUT0010MT VIPDOOR Comum

Page 22: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

22 de 237

Equipamento Código do

SCOM

Marca/ Modelo/ N° de

Série

No. do Patrimônio

Local Regime de atendimento (urgência, emergência

ou comum)

Portão Automático CB-3 Comum Cancela Automática

QGBT0018MT CB-7A Comum Cancela Automática QGBT0019MT CB-7B Comum Cancela Automática

PCEL0083MT 10146562-00 CB-3A Comum Cancela Automática

PCEL0001MT 20038146-00 CB-7ª Comum Cancela Automática PCEL0081MT 10106856-00 CB-3B Comum Cancela Automática

PCEL0082MT 10106857-00 CB-3C Comum

NOTAS:

1. O tempo para atendimento de determinado equipamento em regime de emergência é imediato e em regime de urgência é em até 30 (trinta)

minutos;

2. O tempo para solução das falhas ocorridas nos equipamentos definidos como em regime de emergência é de no máximo de 08 horas e em

regime de urgência: máximo de 24 horas.

3. Os equipamentos definidos como comum não terão seu tempo de atendimento ou solução medidos para fins de cálculo do índice de falhas

nos equipamentos considerados críticos.

4. DA DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS SUGERIDOS

1.1. Segue a descrição da qualificação dos profissionais sugeridos para execução das atividades previstas no presente Termo de Referência:

Page 23: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

23 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

Engenheiro Eletricista Pleno (ênfase em

eletrônica)

O profissional atuará em horário comercial, será o preposto do Contrato e

responsável pela equipe, técnica e

administrativamente, por toda atividades desenvolvidas,

procedimentos, executando serviços administrativos e

técnicos, controles, planejamentos e demais atividades pertinentes ao escopo da contratação, treinando, orientando e controlando, incluindo

supervisão e atuação em campo.

Quando necessário e aplicável, programará

manutenção preventiva, extra manutenção,

manutenção corretiva e demais serviços para serem executados fora do horário

comercial, por Técnico Eletrotécnico e Ajudante

Ter no mínimo 05 (cinco) anos de

experiência comprovada em atividades e manutenções em

sistema e equipamentos similares ao objeto do

contrato.

05 anos de experiência comprovada comprovadas em atividades e

manutenções em sistema e equipamentos

Page 24: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

24 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

de Manutenção. Prestará apoio e orientação aos plantonistas, fora do

horário comercial, quando necessário, em urgência e

emergências, tomando providências cabíveis.

Técnico Eletrotécnico

(Escala A)

O profissional atuará em regime de escala H24,

incluindo horário comercial, executando inspeções, verificações,

manutenções e/ou serviços em campo juntamente com

o , mecânico e ajudante, incluindo supervisão,

orientação e coordenação de equipe. Auxiliará o

Engenheiro em assuntos técnicos, de

manutenções/serviços, planejamento, controles e administrativos aplicáveis. Atuará como plantonista (horário noturno, sábados

domingos e feriados), juntamente com o ajudante

Ter curso completo do 2° grau completo com

formação em eletrotécnica,

experiência comprovada mínima de 3 (três) anos

em atividades, operações e

manutenções em sistemas e

equipamentos, similares aos do objeto do

contrato, tais como, Subestações e

Equipamentos MT/BT (disjuntores,

seccionadores, barramentos, proteções, aterramentos), Grupos Geradores, Sistemas e

03 (três) anos no mínimo em atividades, operações e manutenções e equipamentos

similares em sistemas e equipamentos similares aos do objeto do contrato.

Page 25: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

25 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

para execução de manobras , inspeções específicas, inspeções gerais diárias,

veirificação, manutenções corretivas, e serviços

programados pelo engenheiro, quando aplicáveis, dando

prioridade a atendimento de urgências emergenciais. Em situações de urgência ou emergência, quando

necessário o profissional deverá solicitar apoio ao

Engenheiro .

Equipamentos de Balizamento de Pista e

Heliponto no Aeroporto, RCC,

cancelas elétricas e Portas Automáticas,

instalações elétricas, e infra- estrutura em MT e BT e eletroeletrônica,

Rede Aérea de MT e BT, Transformadores e,

em óleo, Sistemas e Equipamentos de

iluminação interna e externa, iluminação de

emergência, Quadros de distribuição, comando e

proteção, manuseio e interpretação de leituras

de instrumentos de Medição, SPDA, interpretação de

projetos, e experiência em atuação/execução e supervisão em campo. Ter conhecimento de

equipamentos circuitos

Page 26: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

26 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

e componentes eletrônicos,

interpretação de potências, consumos, demandas, energia, fator de potência,

Normas Brasileiras, Normas NR, e demais aplicáveis ao escopo

nos Adendos.

Técnico Eletrotécnico

(Escala B)

O profissional atuará em regime de escala H24,

incluindo horário comercial, executando inspeções, verificações,

manutenções e/ou serviços em campo juntamente com

o , mecânico e ajudante, incluindo supervisão,

orientação e coordenação de equipe. Auxiliará o

Engenheiro em assuntos técnicos, de

manutenções/serviços, planejamento, controles e administrativos aplicáveis. Atuará como plantonista

Ter curso completo do 2° grau completo com

formação em eletrotécnica,

experiência comprovada mínima de 3 (três) anos

em atividades, operações e

manutenções em sistemas e

equipamentos, similares aos do objeto do

contrato, tais como, Subestações e

Equipamentos MT/BT (disjuntores,

seccionadores,

03 (três) anos no mínimo em atividades, operações e manutenções e equipamentos

similares em sistemas e equipamentos similares aos do objeto do contrato

Page 27: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

27 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

(horário noturno, sábados domingos e feriados),

juntamente com o ajudante para execução de manobras

, inspeções específicas, inspeções gerais diárias,

veirificação, manutenções corretivas, e serviços

programados pelo engenheiro, quando aplicáveis, dando

prioridade a atendimento de urgências emergenciais. Em situações de urgência ou emergência, quando

necessário o profissional deverá solicitar apoio ao

Engenheiro

barramentos, proteções, aterramentos), Grupos Geradores, Sistemas e

Equipamentos de Balizamento de Pista e

Heliponto no Aeroporto, RCC,

Cancelas elétrica e Portas Automáticas,

instalações elétricas, e infra- estrutura em MT e BT e eletroeletrônica,

Rede Aérea de MT e BT, Transformadores e,

em óleo, Sistemas e Equipamentos de

iluminação interna e externa, iluminação de

emergência, Quadros de distribuição, comando e

proteção, manuseio e interpretação de leituras

de instrumentos de Medição, SPDA, interpretação de

projetos, e experiência em atuação/execução e

Page 28: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

28 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

supervisão em campo. Ter conhecimento de

equipamentos circuitos e componentes

eletrônicos, interpretação de

potências, consumos, demandas, energia, fator de potência,

Normas Brasileiras, Normas NR, e demais aplicáveis ao escopo

nos Adendos.

Técnico Eletrotécnico

(Escala C)

O profissional atuará em regime de escala H24,

incluindo horário comercial, executando inspeções, verificações,

manutenções e/ou serviços em campo juntamente com

o , mecânico e ajudante, incluindo supervisão,

orientação e coordenação de equipe. Auxiliará o

Engenheiro em assuntos técnicos, de

manutenções/serviços,

Ter curso completo do 2° grau completo com

formação em eletrotécnica,

experiência comprovada mínima de 3 (três) anos

em atividades, operações e

manutenções em sistemas e

equipamentos, similares aos do objeto do

contrato, tais como, Subestações e

03 (três) anos no mínimo em atividades, operações e manutenções e equipamentos

similares em sistemas e equipamentos similares aos do objeto do contrato

Page 29: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

29 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

planejamento, controles e administrativos aplicáveis. Atuará como plantonista (horário noturno, sábados

domingos e feriados), juntamente com o ajudante para execução de manobras

, inspeções específicas, inspeções gerais diárias,

veirificação, manutenções corretivas, e serviços

programados pelo engenheiro, quando aplicáveis, dando

prioridade a atendimento de urgências emergenciais. Em situações de urgência ou emergência, quando

necessário o profissional deverá solicitar apoio ao

Engenheiro

Equipamentos MT/BT (disjuntores,

seccionadores, barramentos, proteções, aterramentos), Grupos Geradores, Sistemas e

Equipamentos de Balizamento de Pista e

Heliponto em Aeroporto, RCC,

Cancelas Elétricas e Portas Automáticas,

instalações elétricas, e infra- estrutura em MT e BT e eletroeletrônica,

Rede Aérea de MT e BT, Transformadores e,

em óleo, Sistemas e Equipamentos de

iluminação interna e externa, iluminação de

emergência, Quadros de distribuição, comando e

proteção, manuseio e interpretação de leituras

de instrumentos de Medição, SPDA,

Page 30: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

30 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

interpretação de projetos, e experiência em atuação/execução e supervisão em campo. Ter conhecimento de

equipamentos circuitos e componentes

eletrônicos, interpretação de

potências, consumos, demandas, energia, fator de potência,

Normas Brasileiras, Normas NR, e demais aplicáveis ao escopo

nos Adendos.

Técnico Eletrotécnico

(Escala Folguista)

O profissional atuará em regime de escala H24,

incluindo horário comercial, executando inspeções, verificações,

manutenções e/ou serviços em campo juntamente com

o , mecânico e ajudante, incluindo supervisão,

orientação e coordenação de equipe. Auxiliará o

Ter curso completo do 2° grau completo com

formação em eletrotécnica,

experiência comprovada mínima de 3 (três) anos

em atividades, operações e

manutenções em sistemas e

equipamentos, similares

03 (três) anos no mínimo em atividades, operações e manutenções e equipamentos

similares em sistemas e equipamentos similares aos do objeto do contrato

Page 31: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

31 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

Engenheiro em assuntos técnicos, de

manutenções/serviços, planejamento, controles e administrativos aplicáveis. Atuará como plantonista (horário noturno, sábados

domingos e feriados), juntamente com o ajudante para execução de manobras

, inspeções específicas, inspeções gerais diárias,

veirificação, manutenções corretivas, e serviços

programados pelo engenheiro, quando aplicáveis, dando

prioridade a atendimento de urgências emergenciais. Em situações de urgência ou emergência, quando

necessário o profissional deverá solicitar apoio ao

Engenheiro

aos do objeto do contrato, tais como,

Subestações e Equipamentos MT/BT

(disjuntores, seccionadores,

barramentos, proteções, aterramentos), Grupos Geradores, Sistemas e

Equipamentos de Balizamento de Pista e

Heliponto em Aeroporto, RCC,

Cancelas elétrica e Portas Automáticas,

instalações elétricas, e infra- estrutura em MT e BT e eletroeletrônica,

Rede Aérea de MT e BT, Transformadores e,

em óleo, Sistemas e Equipamentos de

iluminação interna e externa, iluminação de

emergência, Quadros de distribuição, comando e

proteção, manuseio e

Page 32: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

32 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

interpretação de leituras de instrumentos de Medição, SPDA, interpretação de

projetos, e experiência em atuação/execução e supervisão em campo. Ter conhecimento de

equipamentos circuitos e componentes

eletrônicos, interpretação de

potências, consumos, demandas, energia, fator de potência,

Normas Brasileiras, Normas NR, e demais aplicáveis ao escopo

nos Adendos.

Ajudante de Manutenção (Escala A)

O profissional atuará em regime de escala (H24),

incluindo horário comercial. Fará parte da

equipe de horário comercial, nesse horário.

Nas demais horas, durante a ausência da equipe

A função do ajudante é auxiliar os demais profissionais na

execução das suas tarefas e atuar, sob

supervisão, serviços de inspeção e manutenção.

02 (dois) anos no mínimo, comprovados em atividades similares as do objeto do

contrato.

Page 33: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

33 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

(horário noturno, sábados, domingos e feriados),

atuará como plantonista, juntamente com o Técnico

Eletrotécnico, com orientação e supervisão deste, para auxiliá-lo na execução de inspeções, manobras, manutenções

corretivas, não programadas, inclusive

execução de manutenções e serviços programados pelo

Engenheiro, quando aplicáveis, porém, ser dado prioridade a atendimentos urgentes e emergenciais.

Ensino profissional completo.

Ajudante de Manutenção (Escala B)

O profissional atuará em regime de escala (H24),

incluindo horário comercial. Fará parte da

equipe de horário comercial, nesse horário.

Nas demais horas, durante a ausência da equipe

(horário noturno, sábados, domingos e feriados),

A função do ajudante é auxiliar os demais profissionais na

execução das suas tarefas e atuar, sob

supervisão, serviços de inspeção e manutenção.

Ensino profissional completo.

02 (dois) anos no mínimo, comprovados em atividades similares as do objeto do

contrato.

Page 34: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

34 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

atuará como plantonista, juntamente com o Técnico

Eletrotécnico, com orientação e supervisão deste, para auxiliá-lo na execução de inspeções, manobras, manutenções

corretivas, não programadas, inclusive

execução de manutenções e serviços programados pelo

Engenheiro, quando aplicáveis, porém, ser dado prioridade a atendimentos urgentes e emergenciais.

Ajudante de Manutenção (Escala C)

O profissional atuará em regime de escala (H24),

incluindo horário comercial. Fará parte da

equipe de horário comercial, nesse horário.

Nas demais horas, durante a ausência da equipe

(horário noturno, sábados, domingos e feriados),

atuará como plantonista, juntamente com o Técnico

A função do ajudante é auxiliar os demais profissionais na

execução das suas tarefas e atuar, sob

supervisão, serviços de inspeção e manutenção.

Ensino profissional completo.

02 (dois) anos no mínimo, comprovados em atividades similares as do objeto do

contrato.

Page 35: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

35 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

Eletrotécnico, com orientação e supervisão deste, para auxiliá-lo na execução de inspeções, manobras, manutenções

corretivas, não programadas, inclusive

execução de manutenções e serviços programados pelo

Engenheiro, quando aplicáveis, porém, ser dado prioridade a atendimentos urgentes e emergenciais.

Ajudante de Manutenção (Escala Folguista)

O profissional atuará em regime de escala (H24),

incluindo horário comercial. Fará parte da

equipe de horário comercial, nesse horário.

Nas demais horas, durante a ausência da equipe

(horário noturno, sábados, domingos e feriados),

atuará como plantonista, juntamente com o Técnico

Eletrotécnico, com orientação e supervisão

A função do ajudante é auxiliar os demais profissionais na

execução das suas tarefas e atuar, sob

supervisão, serviços de inspeção e manutenção.

Ensino profissional completo.

02 (dois) anos no mínimo, comprovados em atividades similares as do objeto do

contrato.

Page 36: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

36 de 237

Cargo / Função CBO do

profissional Atribuições Qualificação Experiência profissional

deste, para auxiliá-lo na execução de inspeções, manobras, manutenções

corretivas, não programadas, inclusive

execução de manutenções e serviços programados pelo

Engenheiro, quando aplicáveis, porém, ser dado prioridade a atendimentos urgentes e emergenciais.

Page 37: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

37 de 237

5. DAS INSTRUÇÕES TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO

5.1. A CONTRATADA deverá realizar os serviços preventivos e preditivos de manutenção nos sistemas, subsistemas e equipamentos descritos no

presente Termo de Referência, atendendo, no mínimo, ao descrito nas instruções técnicas de manutenção descritas a seguir.

5.2. Compete a CONTRATADA a revisão das instruções técnicas de manutenção, inserindo etapas ou rotinas de manutenção complementares ao mínimo

exigido relacionado.

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: SISTEMA: ELÉTRICO – ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES – SES CÓDIGO DA ITM: ITM001

EQUIPAMENTO: DISJUNTOR DE PROTEÇÃO EM MÉDIA TENSÃO

QUANTIDADE: 1

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Page 38: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

38 de 237

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes. X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Registrar número de operações. X X 40 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste). X X 50 Verificar enfiação e relé. X X

60 Verificar vazamento de óleo isolante, se aplicável, e substituir anéis de vedação, se necessário.

X X

70 Verificar/limpar contatos auxiliares. X X 80 Verificar contatos dos polos. X X 90 Conferir reaperto geral. X X 100 Verificar abertura e fechamento manual e motorizado. X X 110 Testar intertravamento elétrico e mecânico. X X 120 Testar pontos de supervisão. X X 130 Verificar tempo de carregamento da mola e realizar ajuste, se necessário. X X

140 Verificar amortecedores quanto ao funcionamento e vazamento e substituir, se necessário.

X X

150 Fazer limpeza geral. X X 160 Medir e registrar resistência de isolamento. X 170 Trocar óleo isolante, se necessário. X 180 Lubrificar mecanismos. X

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Page 39: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

39 de 237

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Veículo para transporte de passageiros e carga. X X X

Mala de ferramentas. X X X Termovisor. X X X Kit de bloqueio NR 10. X X Aspirador de pó. X X Conjunto de aterramento temporário. X X Detector de tensão sonoro/luminoso com vara. X X

Page 40: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

40 de 237

Lanterna. X X Multímetro alicate digital. X X Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X

20 Estopa. un X X 30 Graxa apropriada. kg X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X 60 Óleo isolante L X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

Page 41: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

41 de 237

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1

Page 42: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

42 de 237

Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1

Page 43: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

43 de 237

Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) Mala de ferramenta: Alicate corte diagonal pesado 6 1/4", alicate de bico cana curvo isolado com corte, alicate de bico meia cana reto isolado, alicate

de corte diagonal 45º isolado, alicate de corte frontal rente isolado, alicate de pressão, alicate para cravar terminais isolados, alicate universal 8"

Page 44: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

44 de 237

isolado, arco de serra nº36001 medidas 8 a 12 Belzer-Itma ou equivalente, arrebitadeira pop, bolsa para ferramentas em lona bl017 - 43x24x30cm – Vonder ou equivalente , caixa de ferramentas sanfonada 5 gavetas, canivete para eletricista, chave catraca e chave de força, chave de boca ajustável 6", chave de teste, chave para sacar fusível NH , conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), escova de aço com cabo 7", escova de latão com cabo 7", estilete, ferro de solda 100W - 220V , ferro de solda 40W - 220V, ferro de solda bico machadinha 400W - 220V , jogo de chave de boca em milímetros 04 a 15mm, jogo de chave de boca em polegadas 5/32 a 1/2, jogo de chave de relojoeiro Phillips / Fenda, jogo de chave Torx, jogo de limas agulhas mursa 160mm com 12 peças, jogo de soquetes em milímetro composto de caixa contendo 12 soquetes de 4 a 14 mm com cabo fixo, jogo de soquetes em polegadas composto de caixa contendo 10 soquetes de 3/16 a 9/16 pol. com cabo fixo, kit de bloqueio NR 10, kit serra copo industrial ks291/Starret ou equivalente, lanterna para inspeção, marreta 2kg com cabo Taurus ou equivalente , martelo de borracha cabeça 60mm , martelo tipo bola 300gr , martelo tipo bola 500gr , martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, morsa nº 08 da somar ou equivalente , pinça de ponta curva serrilhada, pinça ponta fina longa serrilhada, pincel de 1", punção de centro, rádio transpector portátil digital, tipo tetra (ref stp9240, Sepura ou equivalente) , régua de aço 12" 30 cm, serra tico-tico 450W (ref: elo 1281/ Bosch ou equivalente) , sinalizador tipo giroflex veicular, âmbar, modelo rt19k, Rontan ou equivalente , sugador de solda, termômetro infravermelho: display cristal líquido, memória automática, mira laser (ref: td-972/ Icel ou equivalente) , tesoura de corte de chapa, trena 5 metros ref kts34-5m-s Starret ou equivalente , trena a laser alcance 50 metros.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

Page 45: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

45 de 237

SISTEMA: ELÉTRICO - ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES - SES CÓDIGO DA ITM: ITM002

EQUIPAMENTO: CHAVE SECCIONADORA EM MÉDIA TENSÃO

QUANTIDADE: 8

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO

E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes.

X X X

20 Verificar aterramento. X X

30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste).

X X

40 Verificar abertura e fechamento dos contatos principais.

X X

50 Verificar atuação dos contatos auxiliares. X X 60 Verificar condições das muflas. X X 70 Testar acionamento. X X 80 Testar pontos de supervisão. X X 90 Fazer limpeza geral. X X

100 Medir e registrar resistência de isolamento.

X

Page 46: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

46 de 237

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM

DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS /

VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE

PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE UTILIZAÇÃO

DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Veículo para transporte de passageiros e carga.

X X X

Page 47: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

47 de 237

20 Mala de ferramentas. X X X 30 Termovisor. X X X 40 Kit de bloqueio NR 10. X X 50 Aspirador de pó. X X

60 Conjunto de aterramento temporário.

X X

70 Detector de tensão sonoro/luminoso com vara.

X X

80 Lanterna. X X

90 Multímetro alicate digital.

X X

100 Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X

20 Estopa. un X X 30 Graxa apropriada. kg X X

40 Pano apropriado para limpeza (macio).

un X X

50 Saco para lixo de 100 litros. un X X 6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

Page 48: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

48 de 237

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico.

Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente.

Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6

Page 49: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

49 de 237

Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12

Page 50: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

50 de 237

Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança: 1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços. 2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados. 3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura. b) Orientação sobre os procedimentos: 1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes.

Page 51: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

51 de 237

2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) Mala de ferramenta: Alicate corte diagonal pesado 6 1/4", alicate de bico cana curvo isolado com corte, alicate de bico meia cana reto isolado, alicate de corte diagonal 45º isolado, alicate de corte frontal rente isolado, alicate de pressão, alicate para cravar terminais isolados, alicate universal 8" isolado, arco de serra nº36001 medidas 8 a 12 Belzer-Itma ou equivalente, arrebitadeira pop, bolsa para ferramentas em lona bl017 - 43x24x30cm – Vonder ou equivalente , caixa de ferramentas sanfonada 5 gavetas, canivete para eletricista, chave catraca e chave de força, chave de boca ajustável 6", chave de teste, chave para sacar fusível NH , conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), escova de aço com cabo 7", escova de latão com cabo 7", estilete, ferro de solda 100W - 220V , ferro de solda 40W - 220V, ferro de solda bico machadinha 400W - 220V , jogo de chave de boca em milímetros 04 a 15mm, jogo de chave de boca em polegadas 5/32 a 1/2, jogo de chave de relojoeiro Phillips / Fenda, jogo de chave Torx, jogo de limas agulhas mursa 160mm com 12 peças, jogo de soquetes em milímetro composto de caixa contendo 12 soquetes de 4 a 14 mm com cabo fixo, jogo de soquetes em polegadas composto de caixa contendo 10 soquetes de 3/16 a 9/16 pol. com cabo fixo, kit de bloqueio NR 10, kit serra copo industrial ks291/Starret ou equivalente, lanterna para inspeção, marreta 2kg com cabo Taurus ou equivalente , martelo de borracha cabeça 60mm , martelo tipo bola 300gr , martelo tipo bola 500gr , martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, morsa nº 08 da somar ou equivalente , pinça de ponta curva serrilhada, pinça ponta fina longa serrilhada, pincel de 1", punção de centro, rádio transpector portátil digital, tipo tetra (ref stp9240, Sepura ou equivalente) , régua de aço 12" 30 cm, serra tico-tico 450W (ref: elo 1281/ Bosch ou equivalente) , sinalizador tipo giroflex veicular, âmbar, modelo rt19k, Rontan ou equivalente , sugador de solda, termômetro infravermelho: display cristal líquido, memória automática, mira laser (ref: td-972/ Icel ou equivalente) , tesoura de corte de chapa, trena 5 metros ref kts34-5m-s Starret ou equivalente , trena a laser alcance 50 metros. 9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

Page 52: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

52 de 237

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: SISTEMA: ELÉTRICO – ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES – SES CÓDIGO DA ITM: ITM023

EQUIPAMENTO: CABINE PRIMÁRIA, CELA DE ENTRADA E MEDIÇÃO, E BARRAMENTO DE MÉDIA TENSÃO.

QUANTIDADE: 6

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes. X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste). X X 40 Verificar transformadores de corrente (TCs) e de potencial (TPs) e enfiações. X X 50 Verificar condições das muflas. X X 60 Verificar condições dos para-raios. X X

Page 53: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

53 de 237

70 Verificar funcionamento de lâmpadas e resistores de desumidificação. X X 80 Verificar regulagem das chaves limite de curso. X X 90 Conferir reaperto geral. X X 100 Verificar instrumentos de medição e realizar calibração, se necessário. X X 110 Testar pontos de supervisão. X X 120 Testar o automatismo da lógica de controle. X X 130 Regular fechos das portas. X X 140 Verificar borrachas das portas e juntas de vedação. X X 150 Verificar estado da pintura. X X 160 Fazer limpeza geral. X 170 Verificar conexões dos barramentos. X 180 Medir e registrar resistência de isolamento dos barramentos. X 190 Calibrar relés de proteção.

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

Engenheiro Eletricista Pleno X X X

Page 54: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

54 de 237

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Veículo para transporte de passageiros e carga. X X X

Mala de ferramentas. X X X Termovisor. X X X Kit de bloqueio NR 10. X X Aspirador de pó. X X Conjunto de aterramento temporário. X X Detector de tensão sonoro/luminoso com vara. X X Lanterna. X X Multímetro alicate digital. X X Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

Page 55: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

55 de 237

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X X

20 Estopa branca. un X X X 30 Graxa elétrica cobreada kg X X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6

Page 56: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

56 de 237

Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

Page 57: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

57 de 237

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12

Page 58: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

58 de 237

Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

30 Engenheiro eletricista pleno (enfase em eletrônica)

Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta polo em algodão manga curta 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado.

Page 59: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

59 de 237

5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura. b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) A mala de ferramenta é composta pelos seguintes itens: conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, alicate

universal isolado, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), chave inglesa (ajustável) de 10", estilete, tesoura média, martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, alicate de pressão, multímetro alicate, chave de teste.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: SISTEMA: ELÉTRICO – ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

Page 60: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

60 de 237

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES – SES CÓDIGO DA ITM: ITM024

EQUIPAMENTO: SUBESTAÇÃO ABRIGADA EM MÉDIA TENSÃO

QUANTIDADE: 2

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes. X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste). X X 40 Verificar transformadores de corrente (TCs) e de potencial (TPs) e enfiações. X X 50 Verificar condições das muflas. X X 60 Verificar condições dos para-raios. X X 70 Verificar funcionamento de lâmpadas e resistores de desumidificação. X X 80 Verificar regulagem das chaves limite de curso. X X 90 Conferir reaperto geral. X X 100 Verificar instrumentos de medição e realizar calibração, se necessário. X X 110 Testar pontos de supervisão. X X 120 Testar o automatismo da lógica de controle. X X 130 Regular fechos das portas. X X 140 Verificar borrachas das portas e juntas de vedação. X X 150 Verificar estado da pintura. X X 160 Fazer limpeza geral. X

Page 61: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

61 de 237

170 Verificar conexões dos barramentos. X 180 Medir e registrar resistência de isolamento dos barramentos. X 190 Calibrar relés de proteção.

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

Engenheiro Eletricista Pleno X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

480 480 480

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

Page 62: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

62 de 237

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Veículo para transporte de passageiros e carga. X X X

Mala de ferramentas. X X X Termovisor. X X X Kit de bloqueio NR 10. X X Aspirador de pó. X X Conjunto de aterramento temporário. X X Detector de tensão sonoro/luminoso com vara. X X Lanterna. X X Multímetro alicate digital. X X Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X

20 Estopa branca. un X X 30 Graxa elétrica cobreada kg X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

Page 63: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

63 de 237

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1

Page 64: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

64 de 237

Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6

Page 65: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

65 de 237

Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

30 Engenheiro eletricista pleno (enfase em eletrônica)

Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta polo em algodão manga curta 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12

Page 66: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

66 de 237

Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros).

Page 67: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

67 de 237

c) A mala de ferramenta é composta pelos seguintes itens: conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, alicate universal isolado, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), chave inglesa (ajustável) de 10", estilete, tesoura média, martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, alicate de pressão, multímetro alicate, chave de teste.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: SISTEMA: ELÉTRICO – ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES – SES CÓDIGO DA ITM: ITM025

EQUIPAMENTO: SUBESTAÇÃO AO TEMPO EM MÉDIA TENSÃO QUANTIDADE: 1

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

Page 68: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

68 de 237

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes. X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste). X X 40 Verificar transformadores de corrente (TCs) e de potencial (TPs) e enfiações. X X 50 Verificar condições das muflas. X X 60 Verificar condições dos para-raios. X X 70 Verificar funcionamento de lâmpadas e resistores de desumidificação. X X 80 Verificar regulagem das chaves limite de curso. X X 90 Conferir reaperto geral. X X 100 Verificar instrumentos de medição e realizar calibração, se necessário. X X 110 Testar pontos de supervisão. X X 120 Testar o automatismo da lógica de controle. X X 130 Regular fechos das portas. X X 140 Verificar borrachas das portas e juntas de vedação. X X 150 Verificar estado da pintura. X X 160 Fazer limpeza geral. X 170 Verificar conexões dos barramentos. X 180 Medir e registrar resistência de isolamento dos barramentos. X 190 Calibrar relés de proteção.

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS),

POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

Page 69: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

69 de 237

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

Engenheiro Eletricista Pleno X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

480 480 480

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Veículo para transporte de passageiros e carga. X X X

Mala de ferramentas. X X X Termovisor. X X X Kit de bloqueio NR 10. X X

Page 70: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

70 de 237

Aspirador de pó. X X Conjunto de aterramento temporário. X X Detector de tensão sonoro/luminoso com vara. X X Lanterna. X X Multímetro alicate digital. X X Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X

20 Estopa branca. un X X 30 Graxa elétrica cobreada kg X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

Page 71: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

71 de 237

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6

Page 72: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

72 de 237

Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6

Page 73: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

73 de 237

Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

30 Engenheiro eletricista pleno (enfase em eletrônica)

Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta polo em algodão manga curta 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1

8 – OBSERVAÇÕES:

Page 74: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

74 de 237

a) Medidas de segurança: 1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos

serviços. 2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem

executados. 3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) A mala de ferramenta é composta pelos seguintes itens: conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, alicate

universal isolado, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), chave inglesa (ajustável) de 10", estilete, tesoura média, martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, alicate de pressão, multímetro alicate, chave de teste.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

Page 75: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

75 de 237

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: SISTEMA: ELÉTRICO – ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES – SES CÓDIGO DA ITM: ITM026

EQUIPAMENTO: CUBÍCULO E CELA DE MÉDIA TENSÃO QUANTIDADE: 3

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes. X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste). X X 40 Verificar transformadores de corrente (TCs) e de potencial (TPs) e enfiações. X X 50 Verificar condições das muflas. X X 60 Verificar condições dos para-raios. X X 70 Verificar funcionamento de lâmpadas e resistores de desumidificação. X X 80 Verificar regulagem das chaves limite de curso. X X 90 Conferir reaperto geral. X X 100 Verificar instrumentos de medição e realizar calibração, se necessário. X X

Page 76: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

76 de 237

110 Testar pontos de supervisão. X X 120 Testar o automatismo da lógica de controle. X X 130 Regular fechos das portas. X X 140 Verificar borrachas das portas e juntas de vedação. X X 150 Verificar estado da pintura. X X 160 Fazer limpeza geral. X 170 Verificar conexões dos barramentos. X 180 Medir e registrar resistência de isolamento dos barramentos. X 190 Calibrar relés de proteção.

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

Engenheiro Eletricista Pleno X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Page 77: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

77 de 237

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Veículo para transporte de passageiros e carga. X X X

Mala de ferramentas. X X X Termovisor. X X X Kit de bloqueio NR 10. X X Aspirador de pó. X X Conjunto de aterramento temporário. X X Detector de tensão sonoro/luminoso com vara. X X Lanterna. X X Multímetro alicate digital. X X Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X

Page 78: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

78 de 237

20 Estopa branca. un X X 30 Graxa elétrica cobreada kg X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6

Page 79: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

79 de 237

Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6

Page 80: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

80 de 237

Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

30 Calça de brim 6

Page 81: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

81 de 237

Engenheiro eletricista pleno (enfase em eletrônica)

Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta polo em algodão manga curta 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes.

Page 82: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

82 de 237

2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) A mala de ferramenta é composta pelos seguintes itens: conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, alicate

universal isolado, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), chave inglesa (ajustável) de 10", estilete, tesoura média, martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, alicate de pressão, multímetro alicate, chave de teste.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: ELÉTRICO - ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES - DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM BAIXA TENSÃO - DBT

CÓDIGO DA ITM: ITM003

Page 83: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

83 de 237

EQUIPAMENTO: CUBÍCULO ELÉTRICO EM BAIXA TENSÃO QUANTIDADE: 05

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes.

X X X

20 Verificar aterramento. X X

30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste).

X X

40 Verificar transformadores de corrente (TCs) e de potencial (TPs) e enfiações.

X X

50 Verificar funcionamento de lâmpadas e resistores de desumidificação.

X X

60 Verificar regulagem das chaves limite de curso.

X X

70 Conferir reaperto geral. X X

80 Verificar instrumentos de medição e realizar calibração, se necessário.

X X

90 Medir e registrar tensão entre fases. X X 100 Medir e registrar tensão fase/neutro. X X 110 Testar pontos de supervisão. X X

Page 84: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

84 de 237

130 Testar automatismo da lógica de controle.

X X

140 Regular fechos das portas. X X

150 Verificar borrachas das portas e juntas de vedação.

X X

160 Verificar estado da pintura. X X 170 Fazer limpeza geral. X X

180 Medir e registrar resistência de isolamento dos barramentos.

X

190 Calibrar relés de proteção. X

200 Verificar funcionamento dos disjuntores.

X

210 Verificar identificação dos circuitos. X

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Page 85: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

85 de 237

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM

DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS /

INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO

COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Veículo para transporte de passageiros e carga.

X X X

20 Mala de ferramentas. X X X 30 Termovisor. X X X 40 Kit de bloqueio NR 10. X X 50 Aspirador de pó. X X

60 Conjunto de aterramento temporário.

X X

70 Detector de tensão sonoro/luminoso com vara.

X X

80 Lanterna. X X 90 Multímetro alicate digital. X X

100 Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

Page 86: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

86 de 237

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. L X X X

20 Estopa. un X X X 30 Graxa apropriada. kg X X X

40 Pano apropriado para limpeza (macio).

un X X X

50 Saco para lixo de 100 litros. un X X X 6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO

EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6

Page 87: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

87 de 237

Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6

Page 88: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

88 de 237

Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12

Page 89: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

89 de 237

Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) Mala de ferramenta: Alicate corte diagonal pesado 6 1/4", alicate de bico cana curvo isolado com corte, alicate de bico meia cana reto isolado, alicate

de corte diagonal 45º isolado, alicate de corte frontal rente isolado, alicate de pressão, alicate para cravar terminais isolados, alicate universal 8" isolado, arco de serra nº36001 medidas 8 a 12 Belzer-Itma ou equivalente, arrebitadeira pop, bolsa para ferramentas em lona bl017 - 43x24x30cm – Vonder ou equivalente , caixa de ferramentas sanfonada 5 gavetas, canivete para eletricista, chave catraca e chave de força, chave de boca ajustável 6", chave de teste, chave para sacar fusível NH , conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), escova de aço com cabo 7", escova de latão com cabo 7", estilete, ferro de solda 100W - 220V , ferro de solda 40W - 220V, ferro

Page 90: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

90 de 237

de solda bico machadinha 400W - 220V , jogo de chave de boca em milímetros 04 a 15mm, jogo de chave de boca em polegadas 5/32 a 1/2, jogo de chave de relojoeiro Phillips / Fenda, jogo de chave Torx, jogo de limas agulhas mursa 160mm com 12 peças, jogo de soquetes em milímetro composto de caixa contendo 12 soquetes de 4 a 14 mm com cabo fixo, jogo de soquetes em polegadas composto de caixa contendo 10 soquetes de 3/16 a 9/16 pol. com cabo fixo, kit de bloqueio NR 10, kit serra copo industrial ks291/Starret ou equivalente, lanterna para inspeção, marreta 2kg com cabo Taurus ou equivalente , martelo de borracha cabeça 60mm , martelo tipo bola 300gr , martelo tipo bola 500gr , martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, morsa nº 08 da somar ou equivalente , pinça de ponta curva serrilhada, pinça ponta fina longa serrilhada, pincel de 1", punção de centro, rádio transpector portátil digital, tipo tetra (ref stp9240, Sepura ou equivalente) , régua de aço 12" 30 cm, serra tico-tico 450W (ref: elo 1281/ Bosch ou equivalente) , sinalizador tipo giroflex veicular, âmbar, modelo rt19k, Rontan ou equivalente , sugador de solda, termômetro infravermelho: display cristal líquido, memória automática, mira laser (ref: td-972/ Icel ou equivalente) , tesoura de corte de chapa, trena 5 metros ref kts34-5m-s Starret ou equivalente , trena a laser alcance 50 metros.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: ELÉTRICO - ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES - SES CÓDIGO DA ITM: ITM004

Page 91: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

91 de 237

EQUIPAMENTO: TRANSFORMADOR A ÓLEO NA REDE AÉREA

QUANTIDADE: 4

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes.

X X X

20 Verificar aterramento. X X

30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste).

X X

60 Verificar existência de vazamentos. X X 70 Verificar estado da pintura. X X 80 Fazer limpeza geral. X X

90 Medir e registrar resistência de isolamento.

X

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

Page 92: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

92 de 237

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS /

VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA

MENSAL DE UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO

(km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Veículo para transporte de passageiros e carga. X X X

20 Mala de ferramentas. X X X 30 Termovisor. X X X 40 Kit de bloqueio NR 10. X X 50 Conjunto de aterramento temporário. X X 60 Detector de tensão sonoro/luminoso com vara. X X 70 Multímetro alicate digital. X X 80 Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

Page 93: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

93 de 237

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. l X X

20 Estopa. un X X 30 Graxa apropriada. kg X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de

acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão. Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques

elétricos.

Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o

local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA

DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6

Page 94: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

94 de 237

Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6

Page 95: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

95 de 237

Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

Page 96: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

96 de 237

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) Mala de ferramenta: Alicate corte diagonal pesado 6 1/4", alicate de bico cana curvo isolado com corte, alicate de bico meia cana reto isolado, alicate

de corte diagonal 45º isolado, alicate de corte frontal rente isolado, alicate de pressão, alicate para cravar terminais isolados, alicate universal 8" isolado, arco de serra nº36001 medidas 8 a 12 Belzer-Itma ou equivalente, arrebitadeira pop, bolsa para ferramentas em lona bl017 - 43x24x30cm – Vonder ou equivalente , caixa de ferramentas sanfonada 5 gavetas, canivete para eletricista, chave catraca e chave de força, chave de boca ajustável 6", chave de teste, chave para sacar fusível NH , conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), escova de aço com cabo 7", escova de latão com cabo 7", estilete, ferro de solda 100W - 220V , ferro de solda 40W - 220V, ferro de solda bico machadinha 400W - 220V , jogo de chave de boca em milímetros 04 a 15mm, jogo de chave de boca em polegadas 5/32 a 1/2, jogo de chave de relojoeiro Phillips / Fenda, jogo de chave Torx, jogo de limas agulhas mursa 160mm com 12 peças, jogo de soquetes em milímetro composto de caixa contendo 12 soquetes de 4 a 14 mm com cabo fixo, jogo de soquetes em polegadas composto de caixa contendo 10 soquetes de 3/16 a 9/16

Page 97: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

97 de 237

pol. com cabo fixo, kit de bloqueio NR 10, kit serra copo industrial ks291/Starret ou equivalente, lanterna para inspeção, marreta 2kg com cabo Taurus ou equivalente , martelo de borracha cabeça 60mm , martelo tipo bola 300gr , martelo tipo bola 500gr , martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, morsa nº 08 da somar ou equivalente , pinça de ponta curva serrilhada, pinça ponta fina longa serrilhada, pincel de 1", punção de centro, rádio transpector portátil digital, tipo tetra (ref stp9240, Sepura ou equivalente) , régua de aço 12" 30 cm, serra tico-tico 450W (ref: elo 1281/ Bosch ou equivalente) , sinalizador tipo giroflex veicular, âmbar, modelo rt19k, Rontan ou equivalente , sugador de solda, termômetro infravermelho: display cristal líquido, memória automática, mira laser (ref: td-972/ Icel ou equivalente) , tesoura de corte de chapa, trena 5 metros ref kts34-5m-s Starret ou equivalente , trena a laser alcance 50 metros.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA - Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc -saco

m - metro l - litro g - grama kg - quilograma

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: ELÉTRICO - ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES - SES CÓDIGO DA ITM: ITM005

EQUIPAMENTO: TRANSFORMADOR A ÓLEO EM MÉDIA TENSÃO EM SUBESTAÇÃO

QUANTIDADE: 3

1 - TAREFA:

Page 98: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

98 de 237

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes.

X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste). X X 40 Verificar óleo isolante no poço do termômetro. X X 50 Verificar nível de óleo isolante. X X 60 Verificar existência de vazamentos. X X 70 Verificar nível de ruído. X X 80 Verificar desumidificador de ar. X X 90 Testar sinalização do termômetro. X X

100 Testar indicador magnético de nível. X X 110 Testar sinalização do relé Buchholz. X X 120 Verificar estado da pintura. X X 130 Testar pontos de supervisão. X X 140 Testar sistema de refrigeração forçada. X X 150 Fazer limpeza geral. X X 160 Medir e registrar resistência de isolamento. X 170 Realizar análise físico-química e cromatográfica do óleo isolante. X 180 Filtrar óleo isolante, se necessário. X 190 Lubrificar rodas. X

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

Page 99: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

99 de 237

DESCRIÇÃO TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico eletrotécnico. X X X

Ajudante X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM

DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE UTILIZAÇÃO

DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Veículo para transporte de passageiros e carga.

X X X

20 Mala de ferramentas. X X X 30 Termovisor. X X X

Page 100: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

100 de 237

40 Kit de bloqueio NR 10. X X 50 Aspirador de pó. X X 60 Conjunto de aterramento temporário. X X

70 Detector de tensão sonoro/luminoso com vara.

X X

80 Lanterna. X X 90 Multímetro alicate digital. X X

100 Megômetro. X X 5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. l X X

20 Estopa. un X X 30 Graxa apropriada. kg X X 40 Pano apropriado para limpeza (macio). un X X 50 Saco para lixo de 100 litros. un X X 60 Óleo isolante. l X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

Page 101: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

101 de 237

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado de acordo com a NR 10.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA

QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6

Page 102: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

102 de 237

Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6

Page 103: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

103 de 237

Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias.

Page 104: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

104 de 237

5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros).

c) Mala de ferramenta: Alicate corte diagonal pesado 6 1/4", alicate de bico cana curvo isolado com corte, alicate de bico meia cana reto isolado, alicate de corte diagonal 45º isolado, alicate de corte frontal rente isolado, alicate de pressão, alicate para cravar terminais isolados, alicate universal 8" isolado, arco de serra nº36001 medidas 8 a 12 Belzer-Itma ou equivalente, arrebitadeira pop, bolsa para ferramentas em lona bl017 - 43x24x30cm – Vonder ou equivalente , caixa de ferramentas sanfonada 5 gavetas, canivete para eletricista, chave catraca e chave de força, chave de boca ajustável 6", chave de teste, chave para sacar fusível NH , conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), escova de aço com cabo 7", escova de latão com cabo 7", estilete, ferro de solda 100W - 220V , ferro de solda 40W - 220V, ferro de solda bico machadinha 400W - 220V , jogo de chave de boca em milímetros 04 a 15mm, jogo de chave de boca em polegadas 5/32 a 1/2, jogo de chave de relojoeiro Phillips / Fenda, jogo de chave Torx, jogo de limas agulhas mursa 160mm com 12 peças, jogo de soquetes em milímetro composto de caixa contendo 12 soquetes de 4 a 14 mm com cabo fixo, jogo de soquetes em polegadas composto de caixa contendo 10 soquetes de 3/16 a 9/16 pol. com cabo fixo, kit de bloqueio NR 10, kit serra copo industrial ks291/Starret ou equivalente, lanterna para inspeção, marreta 2kg com cabo Taurus ou equivalente , martelo de borracha cabeça 60mm , martelo tipo bola 300gr , martelo tipo bola 500gr , martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, morsa nº 08 da somar ou equivalente , pinça de ponta curva serrilhada, pinça ponta fina longa serrilhada, pincel de 1", punção de centro, rádio transpector portátil digital, tipo tetra (ref stp9240, Sepura ou equivalente) , régua de aço 12" 30 cm, serra tico-tico 450W (ref: elo 1281/ Bosch ou equivalente) , sinalizador tipo giroflex veicular, âmbar, modelo rt19k, Rontan ou equivalente , sugador de solda, termômetro infravermelho: display cristal líquido, memória automática, mira laser (ref: td-972/ Icel ou equivalente) , tesoura de corte de chapa, trena 5 metros ref kts34-5m-s Starret ou equivalente , trena a laser alcance 50 metros.

9 – LEGENDA: DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA – Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc –saco

m - metro l - litro g - grama kg – quilograma

Page 105: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

105 de 237

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO

SISTEMA: ELÉTRICO - ELE TIPO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: UNIDADE DE ENERGIA DE EMERGÊNCIA CÓDIGO DA ITM: ITM006

EQUIPAMENTO: GRUPO GERADOR DE ENERGIA DE EMERGÊNCIA

QUANTIDADE: 02

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E

EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Verificar vedação da tampa do radiador e indícios de vazamento com o motor em repouso e em operação.

X X

X

X

20 Verificar possíveis entradas de ar na alimentação de óleo combustível

X X X X

30 Verificar tensão e estado das correias. X X X X

40 Verificar estado da colmeia do radiador, das mangueiras, tubulações e emendas e juntas.

X X X X

50 Verificar mangotes e braçadeiras de fixação. X X X X

60 Verificar bóia do tanque de óleo combustível e drenar impurezas.

X

X

X

70 Verificar corrosão/fixação da bateria e conexões dos cabos.

X X

Page 106: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

106 de 237

80 Verificar atuação do motor e do solenoide de partida

X X

90 Verificar isolação e integridade do escapamento.

X X

100 Substituir óleo lubrificantes, filtro e pré-filtro de óelo combustível e descratar adequadamente.

X

110 Verificar parafusos e porcas do cabeçote, coletor, carter, turbocompressor e outros e apertar com torquímetro, se necessário

X

120 Verificar rolamentos do alternador, bomba de água e polias esticadoras.

X

130 Testar sensores de temperatura, pressão, rotação, nível de óleo, água e outros

X

140 Substituir água, filtro de água (de primeira montagem), aditivo anticorrosivo e tampa do radiador

X

150 Limpar todo o conjunto gerador e observar indícios de vazamento

X X X X

160 Lubrificar rolamentos e medir temperatura X X X 170 Verificar continuidade do aterramento X X X

180

Verificar integridade da ponte de diodos ou escovas, regulador de tensão, transformadores de corrente e substituir, se necessário

X

190 Medir resistência de isolamento (campo, armadura e excitatriz) com o megômetro,

X

Page 107: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

107 de 237

verificar conexões e reapertar com o torquímetro, se necessário

200 Verificar rolamentos, mancais e executar testes de vibração, se necessário

X

210 Medir resistência ôhmica dos enrolamentos com o micro-ohmímetro

X

220 Verificar dados de alarme fornecidos pela USCA

X X X X X

230 Efetuar teste de partida do funcionamento do conjunto, sem carga, por 5 minutos

X X X X X

240 Verificar lâmpadas, fusíveis e dispositivos de proteção contra surtos e substituir, se necessário

X X X X

250

Simular falta de energia da Concessionária em horário pré-programado, desnivelando o relé falta de fase. Anotar o tempo de entrada, transferência do grupo e retorno à rede eleitura de tensão, corrente, frequência, tensões, temperatura e horas de trabalho da unidade

X X X

260 Verificar pontos de aquecimento nas conexões e regularizar, com atenção às partes energizadas

X X

270 Verificar vibração das contatoras e substituir contatos, se necessário

X X

280 Verificar atuação dos relés e proteções elétricas

X X

Page 108: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

108 de 237

290 Medir resistência de isolamento com o megômetro, atentando para dispositivos eletrônicos sensíveis

X X

300 Calibrar medidores e regular tensão e frequência, se necessário

X X

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico Eletrotécnico. X X X X X

Ajudante de Manutenção. X X X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

36 8 2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

ITEM DESCRIÇÃO DE

FERRAMENTAS /

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE UTILIZAÇÃO

DO VEÍCULO (km) TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

Page 109: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

109 de 237

INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA

(EPC)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Veículo para transporte de passageiros e carga.

X X X X X

20 Mala de ferramentas. X X X X X 30 Termovisor. X X X X X 40 Kit de bloqueio NR 10. X X X X X 50 Aspirador de pó. X X X X X

60 Conjunto de aterramento temporário.

X X X X X

70 Detector de tensão sonoro/luminoso com vara.

X X X X X

80 Lanterna. X X X X X

90 Multímetro alicate digital.

X X X X X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Fita isolante rl X X X X X

6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

Page 110: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

110 de 237

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Perda Auditiva. Uso de protetor auricular. Protetor auricular tipo concha ou plug. 20 Radiação solar. Uso de protetor solar para proteção de pele. Protetor solar e boné com capuz.

30 Queda de mesmo nível ou impacto contra objetos.

Fazer reconhecimento da área com atenção aos desníveis do terreno.

N/A

40 Intempéries. Uso da capa de chuva. Capa de chuva.

50 Choques elétricos. Uso do calçado de segurança, luvas e

óculos. Calçado de segurança, luvas e óculos.

60 Riscos Químicos Óleos lubrificantes.

Uso do creme protetor para as mãos tipo óleo resistente, luvas e óculos.

Luvas, cremes e óculos.

7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1

Page 111: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

111 de 237

Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6

Page 112: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

112 de 237

Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.

3. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Page 113: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

113 de 237

4. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 33 - Espaço confinado. 5. Seguir as orientações de segurança conforme a NR 35 - Trabalho em altura.

b) Orientação sobre os procedimentos:

1. Aplicar as rotinas acima quando pertinentes. 2. Em caso de dúvidas quanto às rotinas e procedimentos, consultar o manual técnico de manutenção do equipamento. 3. Verificar, antes de iniciar a manutenção, a disponibilidade dos materiais técnicos e de consumo a serem aplicados. 4. Identificadas irregularidades, adotar imediatamente as medidas corretivas necessárias. 5. Caso seja identificada alguma anormalidade durante a manutenção preventiva ou preditiva, o executante deverá solicitar a abertura de Ordem de

Serviço corretiva, vinculada à preventiva, para lançar todas as informações pertinentes (mão de obra, materiais e outros). c) Mala de ferramenta: Alicate corte diagonal pesado 6 1/4", alicate de bico cana curvo isolado com corte, alicate de bico meia cana reto isolado, alicate

de corte diagonal 45º isolado, alicate de corte frontal rente isolado, alicate de pressão, alicate para cravar terminais isolados, alicate universal 8" isolado, arco de serra nº36001 medidas 8 a 12 Belzer-Itma ou equivalente, arrebitadeira pop, bolsa para ferramentas em lona bl017 - 43x24x30cm – Vonder ou equivalente , caixa de ferramentas sanfonada 5 gavetas, canivete para eletricista, chave catraca e chave de força, chave de boca ajustável 6", chave de teste, chave para sacar fusível NH , conjunto de chave combinada de 6 a 22 mm, conjunto de chaves Allen de 1,5 a 6,0 mm, conjunto de chaves de fenda com cabo isolado (1/8"x3", 1/8"x10", 3/16"x5", 1/4"x2", 1/4"x8" e 5/16"x8"), conjunto de chaves Philips com cabo isolado (1/8"x2", 3/16"x3" e 1/4"x5), escova de aço com cabo 7", escova de latão com cabo 7", estilete, ferro de solda 100W - 220V , ferro de solda 40W - 220V, ferro de solda bico machadinha 400W - 220V , jogo de chave de boca em milímetros 04 a 15mm, jogo de chave de boca em polegadas 5/32 a 1/2, jogo de chave de relojoeiro Phillips / Fenda, jogo de chave Torx, jogo de limas agulhas mursa 160mm com 12 peças, jogo de soquetes em milímetro composto de caixa contendo 12 soquetes de 4 a 14 mm com cabo fixo, jogo de soquetes em polegadas composto de caixa contendo 10 soquetes de 3/16 a 9/16 pol. com cabo fixo, kit de bloqueio NR 10, kit serra copo industrial ks291/Starret ou equivalente, lanterna para inspeção, marreta 2kg com cabo Taurus ou equivalente , martelo de borracha cabeça 60mm , martelo tipo bola 300gr , martelo tipo bola 500gr , martelo tipo pena de 300 gramas com cabo de madeira, morsa nº 08 da somar ou equivalente , pinça de ponta curva serrilhada, pinça ponta fina longa serrilhada, pincel de 1", punção de centro, rádio transpector portátil digital, tipo tetra (ref stp9240, Sepura ou equivalente) , régua de aço 12" 30 cm, serra tico-tico 450W (ref: elo 1281/ Bosch ou equivalente) , sinalizador tipo giroflex veicular, âmbar, modelo rt19k, Rontan ou equivalente , sugador de solda, termômetro infravermelho: display cristal líquido, memória automática, mira laser (ref: td-972/ Icel ou equivalente) , tesoura de corte de chapa, trena 5 metros ref kts34-5m-s Starret ou equivalente , trena a laser alcance 50 metros.

9 – LEGENDA:

Page 114: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

114 de 237

DD - Diária SS - Semanal QZ - Quinzenal MM - Mensal BM - Bimestral

TM - Trimestral QM - Quadrimestral SM - Semestral AA - Anual BA – Bianual

PV - Preventiva PD - Preditiva CO - Corretiva CP - Corretiva Programada EX - Extra manutenção

pc - pacote cx - caixa rl - rolo pç - peça un - unidade sc –saco

m - metro l - litro g - grama kg – quilograma

SISTEMA: SISTEMA: ELÉTRICO - ELE TIPO DA MANUTENÇÃO: PREVENTIVA

SUBSISTEMA: SUBESTAÇÕES -: REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO - RDT

CÓDIGO DA ITM: ITM007

EQUIPAMENTO: REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO MT / BT QUANTIDADE:01

1 - TAREFA:

OP. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO E

EXECUÇÃO

PERIODICIDADE DE EXECUÇÃO POR EQUIPAMENTO

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Realizar termografia com o sistema em carga e registrar pontos quentes.

X X X

20 Verificar aterramento. X X 30 Verificar estado geral dos postes e cruzetas. X X

40 Verificar chaves fusíveis, para-raios e isoladores.

X X

Page 115: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

115 de 237

50 Verificar conexões elétricas (oxidação e desgaste).

X X

60 Limpar faixa de servidão da rede, se necessário. X X 70 Fazer limpeza geral. X X

80 Medir e registrar resistência de isolamento dos cabos elétricos.

X

2 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

DESCRIÇÃO

TEMPO NECESSÁRIO PARA EXECUTAR AS TAREFAS (EM HORAS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

Técnico Eletrotécnico. X X X

Ajudante de Manutenção. X X X

3 – CONTROLE DE EMISSÃO E EXECUÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO:

DESCRIÇÃO PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

3.1 - TEMPO MÁXIMO PARA EXECUÇÃO DE UMA ORDEM DE SERVIÇO (EM MINUTOS), POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

360 360 360

3.2 - HORÁRIO PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS, POR PERIODICIDADE (MAN, TAR, NOI, MAD, 24H e ADM):

ADM ADM ADM

3.3 - TOTAL DE ORDENS DE SERVIÇO PARA 12 MESES DE CONTRATO, POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE:

2 1 1

4 – FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC):

Page 116: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

116 de 237

ITEM

DESCRIÇÃO DE FERRAMENTAS / INSTRUMENTOS / VEÍCULOS /

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

SE VEÍCULO - MÉDIA MENSAL DE

UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO (km)

TEMPO DE UTILIZAÇÃO NECESSÁRIO POR ITEM E PERIODICIDADE (EM HORAS)

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Veículo para transporte de passageiros e carga.

X X X

20 Mala de ferramentas. X X X 30 Termovisor. X X X 40 Kit de bloqueio NR 10. X X 50 Conjunto de aterramento temporário. X X

60 Detector de tensão sonoro/luminoso com vara.

X X

70 Lanterna. X X 80 Multímetro alicate digital. X X 90 Megômetro. X

5 - MATERIAL DE CONSUMO:

ITEM DESCRIÇÃO UN. QUANTIDADE NECESSÁRIA POR EQUIPAMENTO E PERIODICIDADE

DD SS QZ MM BM TM QM SM AA BA

10 Álcool isopropílico. l X X X

20 Estopa. un X X X 30 Graxa apropriada. kg X X X

40 Pano apropriado para limpeza (macio).

un X X X

50 Saco para lixo de 100 litros. un X X X 6 - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

Page 117: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

117 de 237

ITEM RISCO PRECAUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PRECAUÇÃO EPI / EPC

10 Choque elétrico. Uso de ferramentas apropriadas (isoladas eletricamente de acordo com a NR 10) conforme a classe de tensão.

Luvas, calçados e capacete de proteção contra choques elétricos.

20 Iluminação deficiente. Garantir iluminação satisfatória. Utilizar grupo gerador e extensão elétrica de forma que o local de trabalho permaneça desenergizado conforme a NR 10.

30 Queda. Uso de equipamento apropriado para trabalho em altura (postes).

Cinto de segurança com 2 talabartes.

40 Radiação solar. Uso de protetor solar para proteção da pele. Protetor solar. 7 – UNIFORME / EPI:

ITEM DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

TECNICA DESCRIÇÃO DO UNIFORME / EPI PERIODICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO EM MESES

10 Técnico eletrotécnico. Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6 Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12

Page 118: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

118 de 237

Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de borracha para manobra 20 kV com sobreluva de couro de vaqueta 12 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6 Vestimenta composta de calça e camisa Classe 2 (NR-10) com faixas refletivas 12

20 Ajudante de Manutenção. Avental de PVC 6 Bota de borracha cano médio 6 Bota para serviço de eletricidade 6 Calça de brim 6 Calçado de Segurança com Biqueira em Composite 6 Camiseta em algodão manga curta 6 Camiseta em algodão manga longa 6

Page 119: ABREVIATURAS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS …licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2016/CSSP/165_LCSP... · Item Definições / Conceitos 1. 7 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Atividades

Elaborado por: Validado por: Aprovado por: Página:

119 de 237

Capa de chuva 6 Capacete de Segurança com Aba Total com Carneira e Jugular 12 Cinto de Segurança tipo Para-quedista com Talabarte duplo e Absorvedor de impacto 12 Colete refletivo 12 Creme de Proteção Para as Mãos (200gr) 1 Luva de couro de raspa 6 Luva de Proteção contra Choques Elétricos - classe 500V (par) 6 Luva de Vaqueta cano curto 6 Luva de vaqueta cano longo 6 Máscara descartável FPP1 1 Óculos de segurança escuro com filtro UVA e UVB 6 Óculos de segurança incolor 6 Protetor auricular inserção plug 1 Protetor Auricular tipo concha 12 Protetor Solar (120gr) 1 Respirador semi facial com filtro respirador tipo fpp2 sem válvula 6

8 – OBSERVAÇÕES: a) Medidas de segurança:

1. Antes de iniciar as atividades de manutenção, verificar se foram adotadas as precauções de segurança e EPI/EPC necessários à execução dos serviços.

2. Deverão ser verificadas junto à Área de Segurança e Saúde do Trabalho da Dependência as particularidades inerentes aos serviços a serem executados.