abda systems inc.abdasystems.com/wp-content/uploads/2014/09/expert_horizon_port.pdfmichelangelo....

26
EXPERT SYSTEMS Em simples palavras ©2017 AbdA Systems and Interactive Media. All rights reserved,

Upload: hadan

Post on 24-May-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

EXPERT SYSTEMS

Em simples palavras

©2017 AbdA Systems and Interactive Media.

All rights reserved,

Definição de Especialista:

A definição para o termo especialista é uma pessoa que é capaz de solucionar problemas complexos.

Por exemplo, distribuir água para uma população de 30 pessoas que moram perto de Roma não é comparável à distribuição de água de uma cidade com o mesmo nome, para uma população de 500.000 pessoas.

No primeiro caso, um trabalhador qualificado pode realizá-lo. Mas no segundo caso, você precisa de especialistas.

Um especialista compreende métodos que resolvem os mais complexos problemas e sua inteligência vai além de outros que trabalham nesse setor.

A diferença entre especialista e gênio é importante quando se trata de tecnologia da informação.

O especialista tem fundamentos sólidos na metodologia.

O gênio possui a criatividade de resolver problemas além da cultura de um especialista.

Especialista ou Gênio:

Por exemplo, a construção de arquedutos para conduzir a água dos Apeninos para Roma foi um trabalho de especialistas brilhantes.

O uso do arco para apoiar seções do aqueduto e facilitar grandemente a sua construção e solidez ao longo dos séculos foi obra de um gênio.

Especialista ou Gênio:

Milagres raramente acontecem:

Atualmente, a tecnologia computacional é tão evoluída, que podemos projetar sistemas que implementam metodologias melhores que de um especialista.

Se de um sistema computacional existente vem uma ideia original, estamos testemunhando um milagre, um funcionamento errado ou um trabalho de um hacker.

É claro que há exceções como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Como máquinas substituem o trabalho humano:

A energia ambiental é um exemplo de uma invenção usada para diminuir o nível da água, impulsionando mecanismos que produzem ações repetitivas. Esta simples invenção, foi o começo de uma relação bem-sucedida entre o homem e a máquina.

Como fazer uma máquina complexa:

Descobriu-se que cada máquina poderia executar várias operações automáticas quando a eletricidade fosse controlada e fosse inserida uma memória.

A indústria automotiva foi a que atraiu os maiores benefícios da invenção.

Como fazer uma máquina

complexa:O PDP-8 da Digital Equipment Corporation é um exemplo de um rápido avanço na indústria de mini computadores e possibilitaram a construção de máquinas sofisticadas nas indústrias automotivas e de telecomunicações.

Essas máquinas, chamadas de robôs, poderiam desempenhar funções complexas como as de um trabalhador especializado.

Orgulho e submissão:

A revolução das fábricas não melhorou o trabalho em funções administrativas e nos serviços corporativos. Trabalhadores de contabilidade, folha de pagamento e serviços associados, gastavam seu tempo em trabalhos repetitivos. Ficando então, frustrados e entediados.

A Revolução dos serviços:

• Nas décadas de 50 e 60, obtivemos a confirmação do planejamento estratégico. Logo se percebeu que a fabricação não era a única função capaz de fornecer dados e estatísticas viáveis para o uso do planejamento estratégico.

• Os fabricantes de computadores perceberam que havia um enorme mercado para transformar informações de dados em departamentos não-industriais.

Dados, Dados, Dados.

• O mercado ficou saturado de máquinas que perfuravam cartões e fitas.

• A contabilidade, como solicitações de serviços, reembolso de despesas e honorários alteraram a forma de como os dados foram armazenados. Ao invés de serem coletados em pastas, os dados estavam armazenados em papéis perfurados.

• Leitores de alta velocidade moviam os pequenos furos do papel para memórias magnéticas dos computadores. O problema foi que nada mudou. As informações eram as mesmas, mas não foram utilizadas para melhorar os resultados.

A queda dos intocáveis:

As grandes empresas no setor de TI, fizeram tentativas desesperadoras para reverter a situação.

COBOL e Software foram introduzidos para gerenciarem grandes bancos de dados.

IBM foi a única grande empresa capaz de proteger sua imagem, mas tornou-se inaceitável a teoria de que os cientistas da computação eram os guardiões das estruturas corporativas.

As empresas foram invadidas por grandes especialistas de consultores financeiros como: EDS, Anderson, Deloitte.

O nascimento do sistema evoluído para as empresas:

A análise do fluxo de trabalho nos setores não-industriais forneceu diretrizes para a criação de um sistema evoluído.

As empresas aproveitaram as mudanças e as melhores categorias dos processos, tornando-se um padrão corporativo.

O problema com essa abordagem é que os resultados do trabalho de reengenharia estão na linguagem de especialistas em organização e finanças. E devem ser traduzidos para um formato que os programadores possam utilizar.

Perdidos na Tradução:

Logo, ficou claro que isso não foi alcançado pelo enorme custo da expansão de computadores para as outras áreas da empresa.

Uma parte da informação foi perdida na transição entre a linguagem dos especialistas organizacionais e financeiros com as dos analistas de programação de computadores.

Dada a raridade dos especialistas organizacionais e financeiros e em informática, foi medíocre o controle de qualidade da mudança entre os dois sistemas.

Problemas nas Operações e Manutenções:

Uma vez que as informações assumem a forma de um programa computacional, torna-se muito difícil retornar à linguagem de descrição dos processos de trabalho no caso de você ter um funcionamento errado. A situação torna-se dramática quando há mudanças importantes no fluxo de trabalho.

Quando o Computador torna-se quase humano: AbdA introduz o

EXPERT HORIZON

Para a resolução dos problemas, a melhor ferramenta que corresponde o comportamento humano é um sistema evoluído.

Expert Horizon é um sistema evoluído que utiliza ferramentas de inteligência artificial.

A metodologia usada para coletar informações sobre o fluxo de processo de trabalho é sofisticada na distinção entre opiniões e fatos.

Um sistema de priorização e quantificação nos permite atribuir um valor à importância dos fatores individuais que compõem o fluxo de trabalho.

Expert Horizon:

A importância dos fatores pode ser medida em diferentes contextos. Por exemplo, a velocidade de execução de uma etapa do processo de trabalho pode ser média se ocorrer dentro de 10 horas a partir do início do processo. Mas torna-se média-alta se não for realizado dentro de 10 horas.

O método gráfico usado para coletar informações com os especialistas do processo é o mesmo software usado pelo próprio computador. Portanto, não há erro na tradução do diagrama de fluxo de trabalho em comandos para o computador.

Expert Horizon:

Explicando como funciona o sistema usando uma linguagem técnica, criaria confusão. Usaremos então, uma metáfora para explicar como o EXPERT HORIZON funciona.

A programação de um computador genérico começa quando os analistas de computador entrevistam usuários especialistas. O trabalho dos analistas é interpretar e traduzir para uma linguagem de programação. O computador traduz as instruções escritas neste idioma para uma linguagem de máquina que será executada.

ANALYSIS PROGRAM EXECUTION

Expert Horizon:

No EXPERT HORIZON, o gráfico de fluxo usado por analistas de computador e especialistas de processo é também a forma que o computador executará.

ANALYSIS ANDPROGRAMMING

EXECUTION

EXPERT HORIZON na prática:

Expert Horizon pode ser usado com grande flexibilidade.

Você pode começar com um plano top-down que começa a partir das prioridades de negócios estratégicos e tenha certeza de que eles serão implementados em todos os níveis.

Ou você pode começar em um grupo crítico para obter o sucesso do negócio.

O sistema opera de forma modular. Você pode adicionar mais grupos e conectá-los ao trabalho já realizado.

EXPERT HORIZON na prática:

Os resultados do projeto resultarão:

• Em planilhas com as indicações de

prioridades e aspectos importantes do projeto;

• Fluxogramas de processos de trabalho

otimizados.

EXPERT HORIZON em fases:

Phase 1Process as is

Phase 2Process as it will be’

Phase 3Process Automation

Phase 4Documentation

Exemplo de Fluxo de Trabalho:

Exemplo do relatório:

Exemplo da confirmação da mensagem:

Elementos-chave para o sucesso dos projetos de um sistema evoluído:

As equipes de compras e vendas devem ter um grande compromisso ao projeto.

Estes sistemas tornam-se melhores com o passar do tempo. Os dados que eles manipulam ajudam a confirmar as hipóteses ou sugerem mudanças.

Nós, da Abda Systems temos uma paixão pelo que fazemos. Estamos confiantes que depois de trabalhar conosco, você se tonará nosso fã.