a urbanizaÇÃo no brasil

16
A URBANIZAÇÃO NO BRASIL A questão da moradia urbana

Upload: kananda-reis

Post on 02-Jul-2015

443 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

A questão da moradia urbana.

TRANSCRIPT

Page 1: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

A questão da moradia urbana

Page 2: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

RESUMO DE URBANIZAÇÃO NO BRASIL

• O que é – Urbanização é o aumento da proporção da população que vive nas cidades em relação à que vive no campo. Atualmente, ela é mais acelerada em países em desenvolvimento, como o Brasil, ou pouco desenvolvidos. Desde 2008, a população urbana mundial é maior que a rural, e essa proporção continua crescendo.

• Brasil urbano – Desde a década de 1960, mais precisamente em 1965, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. Hoje o país está entre ao mais urbanizados do mundo, com mais de 80% dos habitantes morando nas mais de 5,5 mil cidades brasileiras.

Page 3: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

• Regiões metropolitanas – O Brasil possui 31 regiões metropolitanas, que abrigam um terço dos domicílios urbanos e 30% da população do país. A maior delas, a Grande São Paulo, é uma megalópole com 18 milhões de habitantes.

• Problemas ligados à urbanização – A urbanização desordenada acentua a desigualdade social. O déficit habitacional de milhões de moradias, por exemplo, contribui para o crescimento da população de rua e crescente favelização ou mesmo a criação de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)

Page 4: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

PROCESSO DE URBANIZAÇÃO

• Em 1940, apenas 31% da população brasileira vivia em cidades. Foi a partir de 1950 que o processo de urbanização se intensificou, pois com a industrialização promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek houve a formação de um mercado interno integrado que atraiu milhares de pessoas para o Sudeste do país, região que possuía a maior infraestrutura e, consequentemente, a que concentrava o maior número de indústrias.

• A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. Em 60 anos, a população rural aumentou cerca de 12%, enquanto que a população urbana passou de 13 milhões de habitantes para 138 milhões, um aumento de mais de 1.000%.

Page 5: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

Gráfico com taxa de urbanização (Foto: IBGE)

Page 6: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Page 7: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

FAVELIZAÇÃO E OUTROS PROBLEMAS DA URBANIZAÇÃO

• A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água. Relatório do Programa Habitat, órgão ligado à ONU, revela que 52,3 milhões de brasileiros - cerca de 28% da população - vivem nas 16.433 favelas cadastradas no país, contingente que chegará a 55 milhões de pessoas em 2020.

Page 8: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

PROBLEMAS URBANOS

• Favelização – Ocupações irregulares nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, serão fruto do grande fluxo migratório em direção às áreas de maior oferta de emprego do país.

Violência Urbana – Mesmo com o crescimento industrial do país e com a grande oferta de emprego nas cidades do sudeste, não havia oportunidades de emprego o bastante para o grande fluxo populacional que havia se deslocado em um curto espaço de tempo.

Poluição – O grande número de indústrias, automóveis e de habitantes vai impactar o aumento das emissões de gases poluentes, assim como com a contaminação dos lençóis freáticos e rios dos principais centros urbanos.

Enchentes – A impermeabilização do solo pelo asfaltamento e edificações, associado ao desmatamento e ao lixo industrial e residencial, fazem com que o problemas das enchentes seja algo comum nas grandes cidades brasileiras.

Page 9: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

Favela da Rocinha - RJ

Page 10: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Page 11: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

TAXA DE URBANIZAÇÃO DAS REGIÕES BRASILEIRAS (IBGE)

Page 12: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

• A região Sudeste, por concentrar a maior parte das indústrias do país, foi a que recebeu grandes fluxos migratórios vindos da área rural, principalmente da região nordeste.

• Na região Centro-Oeste, o processo de urbanização teve como principal fator a construção de Brasília, em 1960, que atraiu milhares de trabalhadores, a maior parte deles vindos das regiões Norte e Nordeste.

• A urbanização na região Sul foi lenta até a década de 1970, em razão de suas características econômicas de predomínio da propriedade familiar e da policultura, pois um número reduzido de trabalhadores rurais acabava migrando para as áreas urbanas.

• A região Nordeste é a que apresenta hoje a menor taxa de urbanização no Brasil.

• Até a década de 60 a Região Norte era a segunda mais urbanizada do país, porém a concentração da economia do país no Sudeste e o fluxo de migrantes dessa para outras regiões, fez com que o crescimento relativo da população urbana regional diminuísse.

Page 13: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Page 14: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Page 15: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

KANANDA VICTORIAROSEANE

Alunos:

Page 16: A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

FONTES:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/urbanizacao-do-brasil-consequencias-e-caracteristicas-das-cidades.htmhttp://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html