a tua guia para os nossos planos e serviços: …...6 o que você precisa saber antes de começar a...

72
A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: Famílias e Crianças

Upload: others

Post on 21-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

1

A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: Famílias e Crianças

Page 2: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

2

O presente documento foi lavrado utilizando as normas da língua inglesa oficial. Enquanto fizemos o melhor para tornar claro o presente documento, gostaríamos de receber qualquer sugestão para melhorá-lo.

Envie as suas sugestões para o enderenço [email protected] indicando ‘Guias de Informações Públicas’.

Se você precisar de mais informações sobre os nossos planos, por favor contate diretamente o departamento do plano referido. Os dados de contato estão disponíveis na secção indicada deste folheto. As informações completas estão também disponíveis na página web do Departamento em www.welfare.ie.

Este folheto foi lavrado pelo Gabinete de Comunicação e Apoio ao Cliente no Departamento de Emprego e Segurança Social.

Junho 2019

Este folheto serve apenas como uma guia. Não é uma interpretação jurídica relativa às informações.

Para mais informações, por favor veja www.welfare.ie ou liga para o seu contato local do Centro Intreo ou para a sucursal de segurança social onde o pessoal pode aconselhar ou oferecer apoio.

Page 3: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

33

Sobre esta guia

Nesta guia, você terá uma visão sobre alguns dos principais modos em que o Departamento de Emprego e Segurança Social pode ajudar as famílias a passar por algumas etapas da vida familiar.

Esta guia apresenta largamente as contribuições à segurança social (PRSI) e a verificação do rendimento, por isso apresentamos-lhe brevemente na secção; ‘O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia’. Esta secção ajudará você a entender as quatro partes principais desta guia:

1. Apoios para os novos pais

2. Apoios para os pais e tutores.

3. Apoios para as famílias trabalhadoras.

4. Apoios para as famílias com crianças com deficiências ou doenças.

5. Informações suplementares.

Nota sobre as taxas de pagamento mostradas nesta guia.

As taxas de pagamento mostradas nesta guia são corretas no momento da impressão. Elas podem sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Page 4: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

4

Conteúdo

O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia 6

1ª Parte: Apoios para os novos pais

Introdução 9

Subsídio de Maternidade 9

Subsídio de Paternidade 15

Subsídio por Adoção 19

Subsídio por Saúde e Segurança 22

2ª Parte: Apoios para as famílias com crianças Introdução 27

Abono de família 27

Remuneração do tutor 30

Remuneração para as famílias monoparentais 34

Prestação para Vestuário e Calçado na volta às aulas 37

3ª Parte: Apoios para as famílias trabalhadoras Introdução 39

Prestação para Agregado Familiar 39

Remuneração Provisória de Desemprego 43

Dividendo Familiar para a Volta ao Trabalho 45

Page 5: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

5

4ª Parte: Apoios para as famílias com crianças com deficiências ou doenças Introdução 48

Prestação para Assistência Domiciliária 48

Subsídio por Cuidador 54

Prestação por Cuidador 58

Financiamento de Apoio aos Cuidadores 61

5ª Parte: Informações suplementaresMais sobre PRSI 64

Glossário 67

Informações adicionais 69

Page 6: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6

O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia

Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só escolhe os pontos da página de conteúdos que são relevantes para você. Mais, é uma boa ideia guardar esta guia se você precisa consultar no futuro.

Algumas palavras explicadas

Quando você está a ler esta guia, é possível ver algumas palavras ou frases que não as conhece. Estas palavras são salientadas e explicadas numa secção especial no fim desta guia, nomeadamente glossário. As palavras são enumeradas de A a Z.

Exemplo:

Se você ver ‘o ano de contribuição de referência’ evidenciado numa cor como esta, então você sabe que há uma explicação no glossário.

O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia

Antes de ler esta guia, você precisa saber alguma coisa sobre:

• PRSI; e

• recursos.

Vamos dar uma olhada no seguinte.

Page 7: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

7

1. Um pouco sobre PRSI

Você precisa saber um pouco sobre as contribuições s à segurança social (PRSI) para saber se você pagou suficiente PRSI (conhecido como contribuições PRSI) para ser elegível para os apoios que nós mencionamos.

Como já sabe, quase todos têm que pagar as contribuições PRSI sem importar se nós somos empregados ou trabalhadores independentes. Algumas pessoais que têm rendimento não salarial estão sujeitas às contribuições PRSI.

Porquê as contribuições PRSI são importantes

Para ser elegível para alguns pagamentos, você tem que ter suficientes contribuições PRSI pagadas. Talvez você recebeu ou pagou:

• contribuições durante o período de trabalho;

• contribuições creditadas — são as contribuições concedidas a você pelo Governo quando você não tem a possibilidade de pagar as contribuições (às vezes são designadas como ‘créditos’);

• contribuições voluntárias — são as contribuições PRSI para as quais você pode optar pagar diretamente ao Governo se você deixou de pagar contribuições PRSI obrigatórias por meio dos seu salários ou do imposto sobre o rendimento;

• contribuições para trabalhadores independentes — são as contribuições PRSI que você paga quando é trabalhador independente.

Também há outros tipos de contribuições à segurança social. São conhecidas como categorias PRSI. O seu comprovante de salario tem a informação relativa à categoria de contribuição PRSI que você está a pagar. Se você é trabalhador independente e o seu rendimento é €5,000 ou mais por ano, você vai pagar a Contribuição PRSI da Categoria S.

Page 8: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

8

Você vai procurar mais informações sobre a PRSI na página 66. Por favor, leia as informações na parte detrás porque há respostas relativas às suas perguntas sobre as PRSI e a sua qualificação para os apoios de segurança social.

Você pode solicitar uma cópia do seu registo de segurança social:

• online na mywelfare.ie; ou

• pelo telefone 01 471 5898 e seleccionando a opção 4.

2. Um pouco sobre os recursos

Você precisa talvez saber um pouco sobre os recursos porque alguns pagamentos para a segurança social são recursos. ‘Recursos’ significa descobrir se você é elegível ou não para os apoios. Isso depende:

• do seu rendimento;

• do valor de qualquer bem que você possui (para além da sua casa);

• quaisquer poupanças que você possui; e

• qualquer rendimento da parte do seu cônjuge.

Utilizamos os recursos para confirmar se você é elegível para o pagamento e o valor a pagar. Nós não contamos com o seu rendimentos e poupanças para os recursos. Por favor tome nota que você pode conseguir um pagamento mesmo se você tiver poupanças.

Este documento é só uma guia. Se você desejar falar sobre a sua situação connosco, por favor visite o seu Centro local Intreo ou a sucursal de segurança social.

Page 9: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

99

1ª Parte: Apoios para os novos pais

IntroduçãoEsta parte informa você sobre como ser elegível para o Subsídio de Maternidade, Subsídio Parental, Subsídio de Adoção e Subsídio por Saúde e Segurança.

O que é o Subsídio de Maternidade?O Subsídio de Maternidade é um pagamento para os trabalhadores e trabalhadores independentes que:

• estão no período de licença parental do trabalho; e

• abrangidos pelas contribuições à segurança social (PRSI).

Se você estiver a receber pagamentos da parte da segurança social, você pode receber a metade de taxa do Subsídio de Maternidade.

Você receberá Subsídio de Maternidade por um período de 26 semanas (156 dias).

• Você deve começar o período de licença parental antes que o seu bebé nasça

• Você deve estar pelo menos duas semanas em licença parental.

• Você não pode estar mais de 16 semanas em licença parental antes do nascimento do seu bebé.

• No mínimo, você deve começar o seu período de licença parental na Segunda-feira antes da semana do nascimento do seu bebé.

Page 10: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

10

Quando o seu Subsídio de Maternidade é interrompida, é possível beneficiar de 16 semana de licença parental não pagas. Você não será remunerada por elas, mas você receberá uma contribuição creditada para cada semana não paga de licença parental.

Como posso ser elegível?Para ser elegível para o Subsídio de Maternidade, você deve ter pagas as contribuições à segurança social (PRSI) para as Categorias A, E, H ou S (trabalhador independente).

Se você fizer parte das Forças de Defesa e você estiver a pagar Contribuições para a Categoria H, você tem direito ao Subsídio de Maternidade, mas não é concedido se desempenhar atividades.

Quantas contribuições PRSI preciso ter?Para ver quantas contribuições PRSI você precisa ter para o Subsídio de Maternidade, por favor visite www.welfare.ie/maternity

Igualmente, você deve ter uma certidão de declaração da maternidade.

Como é certificada a minha licença de maternidade?

Se você for empregado

O seu empregador deve certificar a sua licença parental. Isto significa que você deve solicitar ao seu médico a certidão de declaração da maternidade. Entregue esta certidão ao seu empregador.

• Se o seu contrato de trabalhar terminar dentro de 16 semanas do fim da semana prevista para o nascimento do seu bebé, você será remunerada o Subsídio de Maternidade a contar do dia de cessação do seu trabalho para o seu empregador

Page 11: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

11

O seu empregador preencherá o formulário MB2: Certidão do Empregador para o Subsídio de Maternidade e que o devolve a você. Quando você aplica para o Subsídio de Maternidade, inclua a certidão MB2 do seu empregador.

Se você for trabalhador independente

O seu médico deve certificar a sua licença parental.

Solicite ao seu médico que preencha o formulário MB3: Certidão Médica para o Subsídio de Maternidade e que o devolve a você. Quando você aplica para o Subsídio de Maternidade, inclua o formulário MB3 do seu médico.

€ Qual é a taxa do Subsídio de Maternidade?O Subsídio de Maternidade é de €245 por semana (para 26 semanas).

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Se eu tiver outros dependentes, posso aplicar para um aumento do meu pagamento? Sim. Se você tiver dependentes, você pode receber uma taxa maior relativa ao Subsídio de Maternidade. Quando você aplica, a sua taxa de Subsídio de Maternidade (excluindo os aumentos para os dependentes) é comparada com a taxa do Subsídio de Doença (incluindo os aumentos para o dependentes) que deveria ser paga a você se tivesse sido ausente do trabalho durante o período da sua doença. A taxa maior será paga a você.

Page 12: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

12

Como serei remunerada?O Subsídio de Maternidade é pago diretamente na sua conta bancária ou conta de depósito ou da sociedade. Não pode ser pago numa conta de hipoteca.

O seu empregador pode continuar a pagar a você o montante completo quando você estiver em licença parental. Eles podem solicitar-lhe ter o Subsidio de Maternidade pago a eles, e você pode escolher fazê-lo.

Tenho que pagar imposto sobre o Subsídio de Maternidade?Sim. Se você estiver a pagar imposto, você tem que pagar imposto sobre o Subsídio de Maternidade. Você não tem que pagar os Cargos Sociais Universais (USC) ou contribuições PRSI.

Para mais informações sobre o Subsídio de MaternidadeVisite www.welfare.ie/maternity ou ligue para o número (01) 471 5898

Como aplico?Se você for empregado, você tem que aplicar para o Subsídio de Maternidade pelo menos seis semanas antes de beneficiar do período de licença parental.Se você for trabalhador independente, você deve aplicar pelo menos 12 semanas antes de beneficiar do período de licença parental. A maneira mais fácil de aplicar para o Subsídio de Maternidade é online na página web mywelfare.ie. Você deve ter a sua conta verified MyGovID verificada para utilizar mywelfare.ie.Para criar a sua conta MyGovID, na página web mywelfare.ie, clique no botão ‘Continuar com a minha conta MyGovID’. Você será encaminhado para a página web MyGovID. Segue as instruções para criar uma conta.

Page 13: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

13

Como aplico se o meu bebé nasceu antes do tempo? Se o seu bebé nasceu antes do tempo (prematuramente), você tem que alargar a sua licença parental e o Subsídio de Maternidade. O prazo do alargamento corresponderá ao tempo entre a data de nascimento do seu bebé e o período planeado para beneficiar da licença parental e o Subsídio de Maternidade.

Por exemplo, se o seu bebé nasceu duas semanas antes do período planeado para beneficiar da licença parental, a sua licença e o Subsídio de Maternidade serão alargados até duas semanas.

Para aplicar para o Subsídio de Maternidade quando o seu bebé nasceu prematuro, envie uma carta do seu médico em conjunto com o formulário de aplicação para o Subsídio de Maternidade confirmando:

• a data de nascimento; e

• o número de semanas de gravidez quando o seu bebé nasceu.

Importante: Envie a sua aplicação antes do fim do período de 26 semanas de Subsídio de Maternidade.

Você pode também utilizar um formulário em papel para aplicar para o Subsídio de Maternidade. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Preencha um formulário de Aplicação para o Subsídio de Maternidade e envie para: Maternity Benefit Section Department of Employment Affairs and Social Protection McCarter’s Road Buncrana Donegal F93 CH79

Page 14: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

14

Que acontece se eu tiver um bebé nado-morto ou aborto? Como aplico?Enfrentando a perda de um bebé pode ser um momento difícil e devastador para as famílias e os pais. Se você está a experimentar a perda de um bebé um aborto depois de 24 de semanas de gravidez (isto acontece, desde a 25a semana), você tem direito a um período de 26 semanas de licença parental se for abrangida pelo seguro social (contribuições PRSI).

Para aplicar para o Subsídio de Maternidade depois de uma perda do bebé ou aborto, você tem que enviar uma carta do seu médico em conjunto com o formulário de aplicação para o Subsídio de Maternidade para a Secção de Subsídio de Maternidade do Departamento. Na carta, o seu médico deve incluir:

• a data de nascimento prevista;

• a data de nascimento atual ou do aborto; e

• o número de semanas de gravidez.

Se o meu bebé estiver hospitalizado? Posso adiar o meu Subsídio de Maternidade?Pode ser difícil se o seu bebé estiver hospitalizado. Se ajuda, você pode escolher adiar as últimas 12 semanas da sua licença parental e do seu Subsídio de Maternidade. Se você for elegível, você poderá adiar o seu Subsídio de Maternidade até 6 meses.

Para ser elegível, você deve:

• ter recebido o seu Subsídio de Maternidade pelo menos 14 semanas; e

• ter tido pelo menos quatro semanas de licença parental após o nascimento do seu bebé.

Page 15: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

15

Para adiar o seu Subsídio de Maternidade, escreva para:

Maternity Benefit Section Department of Employment Affairs and Social Protection McCarter’s Road Buncrana Donegal F93 CH79

Para voltar a receber o seu Subsídio de Maternidade depois de ter dado alta ao seu bebé, escreva para a Secção de Subsídio de Maternidade. Inclua as seguintes informações:

• Uma carta ou certidão confirmando que o seu bebé teve a ordem do médico para sair do hospital.

• Uma carta ou certidão do seu empregador indicando que você tem direito a voltar a beneficiar da sua licença parental adiada.

O que é o Subsídio de Paternidade?O Subsídio de Paternidade é um pagamento para os empregados e para os trabalhadores independentes que:• estão no período de licença parental do trabalho; e• abrangidos pelas contribuições à segurança social (PRSI). Está

disponível para qualquer criança nascida ou adotada a partir de 1 de Setembro de 2016.

Se você estiver a receber pagamentos da parte da segurança social, você pode receber a metade de taxa do Subsídio de Pater-nidade.Você receberá o Subsídio de Paternidade por um período de duas semanas. Você pode beneficiar da sua licença paternal dentro de seis meses a contar da data de nascimento ou de adoção. O Subsídio de Paternidade está disponível para o casal do mesmo sexo.

Page 16: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

16

Como posso ser elegível?

Para ser elegível para o Subsídio de Paternidade, você deve ter pagas as contribuições à segurança social (PRSI) para as Categorias A, E, H e S (trabalhador independente).

Se você fizer parte das Forças de Defesa e você estiver a pagar Contribuições para a Categoria H, você tem direito ao Subsídio de Paternidade, mas não é concedido se desempenhar atividades.

Para mais informações sobre os critérios PRSI para o Subsídio de Paternidade, por favor visite www.welfare.ie/paternity

Igualmente, você deve ter uma certidão de declaração de maternidade.

Como é certificada a minha licença de paternidade? Se você for empregado

O seu empregador deve certificar a sua licença parental.

Solicite ao médico do seu cônjuge ou parceiro que confirme o nascimento ou o nascimento previsto do seu bebé se você estiver a beneficiar da sua licença depois do nascimento. O seu empregador preencherá o formulário PB2: Certidão do Empregador para o Subsídio de Paternidade e que o devolve a você. Quando você aplica para o Subsídio de Paternidade, inclua a certidão PB2 do seu empregador.

Page 17: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

17

Se você for trabalhador independente

O médico do seu cônjuge ou parceiro deve certificar a sua licença parental.

Solicite ao médico que preencha o formulário PB3: Certidão Médica para o Subsídio de Paternidade. Quando você aplica para o Subsídio de Paternidade, inclua o formulário PB3 do seu médico.

€ Qual é a taxa do Subsídio de Paternidade?O Subsídio de Paternidade é de €245 por semana (para duas semanas). Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Se eu tiver outros dependentes, posso aplicar para um aumento do meu pagamento?Sim.

Se você tiver dependentes, você pode receber uma taxa maior relativa ao Subsídio de Paternidade. Quando você aplica, a sua taxa de Subsídio de Paternidade (excluindo os aumentos para os dependentes) é comparada com a taxa do Subsídio de Doença (incluindo os aumentos para o dependentes) que deveria ser paga a você se tivesse sido ausente do trabalho durante o período da sua doença. A taxa maior será paga a você.

Como serei remunerado?O Subsídio de Paternidade é pago diretamente na sua conta bancária ou conta de depósito ou da sociedade. Não pode ser pago numa conta de hipoteca.

Page 18: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

18

O seu empregador pode continuar a pagar a você o montante completo quando você estiver a beneficiar da sua licença parental. Eles podem solicitar-lhe ter o Subsidio de Paternidade pago a eles, e você pode escolher fazê-lo.

Tenho que pagar imposto sobre o Subsídio de Paternidade?Sim.

Se você estiver a pagar imposto, você tem que pagar imposto sobre o Subsídio de Maternidade. Você não tem que pagar os Cargos Sociais Universais (USC) ou contribuições PRSI.

Para mais informações sobre o Subsídio de PaternidadeVisite www.welfare.ie/paternity ou ligue para o número (01) 471 5898

Como aplico?Se você for empregado, você tem que aplicar para o Subsídio de Paternidade pelo menos quatro semanas antes de beneficiar do período de licença parental.Se você for trabalhador independente, você deve aplicar pelo menos 12 semanas antes de beneficiar do período de licença parental.A maneira mais fácil de aplicar para o Subsídio de Paternidade é online na página mywelfare.ie. Você deve ter a sua conta MyGovID verificada para utilizar mywelfare.ie.Para criar a sua contra MyGovID na página web mywelfare.ie, clique no botão Continuar com a minha conta MyGovID. Você será encaminhado para a página web MyGovID. Segue as instruções para criar uma conta.Você pode também utilizer o formulário em papel para aplicar para o Subsídio de Paternidade. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’.

Page 19: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

19

Preencha o formulário de Aplicação para o Subsídio de Paternidade e envie para: Paternity Benefit Section, Department of Employment Affairs and Social Protection, McCarter’s Road Buncrana Donegal F93CH79

O que é o Subsídio por Adoção?O Subsídio por Adoção é um pagamento para os empregados e para os trabalhadores independentes que adotam uma criança e:

• estão a beneficiar de licença por adoção; e

• abrangidos pelas contribuições à segurança social.

Você receberá o Subsídio por Adoção por um período de 24 semanas a contar da data de adoção da sua criança. Você não receberá o Subsídio por Adoção se a sua licença por adoção não começa na data de adoção. Se você estiver a beneficiar da sua licença por adoção depois da data de adoção, você perderá certos Subsídios por Adoção.

Conforme o Assento relativo à Licença por Adoção de 1995, você deve informar o seu empregador quando você desejar beneficiar da sua licença por adoção pelo menos com antecedência de quatros semanas.

Como posso ser elegível para o Subsídio por Adoção?Para ser elegível para o Subsídio de por Adoção, você deve ter pagas as contribuições à segurança social (PRSI) para as Categorias A, E, H ou S (trabalhador independente).

Se você fizer parte das Forças de Defesa e você estiver a pagar Contribuições para a Categoria H, você tem direito ao Subsídio por Adoção, mas não é concedido se desempenhar atividades.

Page 20: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

20

Para mais informações sobre os critérios PRSI para o Subsídio por Adoção, por favor visite www.welfare.ie/adoptive

Igualmente, você deve ter uma certidão de adoção.

Como é certificada a minha licença por adoção?Para certificar a sua licença, procure um certificado de legislação da sua agência de adoção registada ou Tusla (Agência para Criança e Família).

Se você adotar de um país que não seja Irlanda, em vez do certificado de legislação, você precisa de uma cópia da Declaração de Aptidão da Autoridade Central para Adoção da Irlanda.

€ Qual é a taxa do Subsídio por Adoção?O Subsídio por Adoção é de €245 por semana por um período de 24 semanas.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Posso aplicar para um aumento do meu pagamento para os dependentes?Sim.

Se você tiver dependentes, você pode receber uma taxa maior relativa ao Subsídio por Adoção. Quando você aplica, a sua taxa de Subsídio por Adoção (excluindo os aumentos para os dependentes) é comparada com a taxa do Subsídio de Doença (incluindo os aumentos para o dependentes) que deveria ser paga a você se tivesse sido ausente do trabalho durante o período da sua doença. A taxa maior será paga a você.

Page 21: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

21

Como serei remunerado?O Subsídio por Adoção é pago diretamente na sua conta bancária ou conta de depósito ou da sociedade. Não pode ser pago numa conta de hipoteca.

O seu empregador pode continuar a pagar a você o montante completo quando você estiver a beneficiar da sua licença por adoção. Eles podem solicitar-lhe ter o Subsidio por Adoção pago a eles, e você pode escolher fazê-lo.

Tenho que pagar imposto sobre o Subsídio por Adoção?Sim.

Se você estiver a pagar imposto, você tem que pagar imposto sobre o Subsídio por Adoção. Você não tem que pagar os Cargos Sociais Unviersais (USC) ou contribuições PRSI.

Para mais informações sobre o Subsídio por Adoção Visite www.welfare.ie/adoptive ou ligue para o número (01) 471 5898

Como aplico?

Se você for empregado, você tem que aplicar para o Subsídio por Adoção pelo menos seis semanas antes de beneficiar do período de licença por adoção.

Se você for trabalhador independente, você deve aplicar pelo menos 12 semanas antes de beneficiar do período de licença por adoção.

Em certos casos, você pode aplicar depois de adotar uma criança. Mas se você não aplicar dentro de seis meses a contar da data de adoção da sua criança, você pode perder certos Subsídios por Adoção.

Page 22: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

22

Para aplicar, preencha o formulário AB1: Subsídio por Adoção. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie o seu formulário para:

Adoptive Benefit Section Department of Employment Affairs and Social Protection McCarter’s Road Buncrana Donegal F93 CH79

O que é o Subsídio por Saúde e Segurança?O Subsídio por Saúde e Segurança é um pagamento semanal para as mulheres empregadas que:

• estão grávidas ou no período de amamentação; e

• estão a beneficiar de licença por saúde e segurança da parte do seu empregador; e

• abrangidas pelas contribuições à segurança social (PRSI).

Você beneficia da licença por saúde e segurança se o seu empregador não puder:

• eliminar o risco da sua saúde durante o seu período de gravidez ou amamentação; ou

• atribuir funções alternativas ‘sem risco’.

Page 23: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

23

O direito à licença por saúde e segurança consta da Secção 18 do Assento relativo à Proteção de Maternidade de 1994.

Durante o período de licença por saúde e segurança, você continua a ser considerado empregado. Isto significa, por exemplou, que você continua a acumular licença anual. Mas você não tem direito a ser pago pelo período de feriados enquanto você beneficias da sua licença por saúde e segurança.

Se você estiver a receber outros pagamentos de seguro social, você pode receber a metade da taxa do Subsídio por Saúde e Segurança.

Como posso ser elegível?Você será elegível se:

• cumprir os critérios para as contribuições à segurança social (PRSI) pagas;

• estiver uma empregada gravida que está exposta a certos riscos no local de trabalho ou desempenha atividades de trabalho noturno; ou

• for uma empregada que nasceu nas últimas 14 semanas;

e

• desempenhar atividades de trabalho noturno; or

• estiver no período de amamentação (até 26 semanas depois do nascimento) e exposta a certos risco no local de trabalho (você pode procurar detalhes relativos aos riscos envolvidos da Autoridade de Saúde e Segurança);

e

• beneficiar da licença por saúde e segurança que consta da Secção 18 do Assento relativo à Proteção de Maternidade de 1994.

Page 24: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

24

Conforme a lei, o trabalho noturno é definido como trabalho desempenhado entre 11pm em qualquer dia e 6am no dia seguinte (Assento de Segurança, Saúde e Bem-estar, 2005), onde:

• normalmente o empregado trabalha pelo menos três horas durante a noite; ou

• pelo menos 25 por cento do trabalho do empregado é à noite.

Você pode procurar detalhes relativos aos riscos envolvidos no trabalho noturno da Autoridade de Saúde e Segurança.

€ Qual é a taxa do Subsídio por Saúde e Segurança?A taxa normal é de €203 por semana. Mas a taxa semanal que você pode receber depende da quantidade de rendimento que você ganha durante o ano de contribuição de referência.

Para ser elegível para a taxa normal, a média dos seus rendimentos deve ser pelo menos €300 por semana. Se você ganhar inferior a este valor, você receberá uma taxa reduzida.

Quando você estiver a beneficiar da sua licença por saúde e segurança, o seu empregador paga a você o salario normal durante as primeiras três semanas (21 dias). O Departamento de Emprego e Segurança Social paga depois a você o seu Subsídio por Saúde e Segurança.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Page 25: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

2525

Por quanto tempo é pago o Subsídio pro Saúde e Segurança? O seu Subsídio por Saúde e Segurança será pago até:

• o dia em que você obtenha ao Subsídio de Maternidade, se você estiver grávida; ou

• 14 semanas a contar da data de nascimento da criança se você for um empregado que desempenha atividades de trabalho; ou

• 26 semanas a contar da data de nascimento da sua criança, se você estiver no período de amamentação; ou

A sua licença por saúde e segurança termina porque:

• você já não está exposto aos risco no local de trabalho; ou

• o seu empregador eliminou o risco ou atribuiu as funções de outro trabalho; ou

• você celebrou um contrato a termo certo e ele termina.

Como serei remunerado?O Subsídio por Saúde e Segurança é pago diretamente na sua conta bancária ou conta de depósito ou da sociedade. Não pode ser pago numa conta de hipoteca.

Tenho que pagar imposto sobre o Subsídio por Saúde e Segurança? Sim.

Se você estiver a pagar imposto, você tem que pagar imposto sobre o Subsídio de Maternidade. Você não tem que pagar os Cargos Sociais Universais (USC) ou contribuições PRSI.

Page 26: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

26

Para mais informações sobre o Subsídio por Saúde e Segurança Visite www.welfare.ie/healthandsafety ou ligue par ao número (01) 471 5898

Como aplico?

Aplique para o Subsídio por Saúde e Segurança logo que o seu empregador conceda a licença por saúde e segurança.

Para aplicar, preencha o formulário HSB1. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie o seu formulário para:

Health and Safety Benefit Department of Employment Affairs and Social Protection McCarter’s Road Buncrana Donegal F93 CH79

Page 27: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

27

2ª Parte: Apoio para as famílias com crianças

IntroduçãoEsta parte informa você sobre como ser elegível e aplicar para o Abono de Família. Igualmente, informa você sobre outros pagamentos que podem ser relevantes para você. Estes incluem: Remuneração do tutor, Pensão de Orfandade, Remuneração para as famílias monoparentais. Finalmente, o fim desta parte informa você sobre a Prestação para Vestuário e Calçado na volta às aulas.

O que é o Abono de Família?O Abono de Família é um pagamento mensal para cada criança que cumpre os seguintes critérios.

• A criança vive normalmente com você e é apoiada por você; e

• A criança tem idade inferior a 16 anos ou inferior 18 anos se a criança fizer parte do sistema de educação a tempo integral, de formação a tempo integral ou tiver uma deficiência e não pode cuidar dela sozinha.

O Abono de Família não é pago em nome das crianças com 18 anos de idade ou superior, mesmo se eles fizerem parte do sistema de educação ou de formação.

Page 28: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

28

Como posso ser elegível?Para ser elegível para o Abono de Família, você deve cumprir a condição residência habitual. Esta condição é aplicável para todos os aplicantes sem importar a nacionalidade.

O Abono de Família é normalmente pago à mãe da criança ou à madrasta. Se a criança não viver com a mãe ou madrasta, mas vive com o pai ou padrasto, o Abono de família pode ser pago a eles.

Se a criança não viver com ou apoiada pelos seus pais, a pessoa que cuida dela pode receber o Abono de Família.

€ Qual é a taxa do Abono de Família?

Número de crianças

Pagamento mensal do Abono de Família

Uma criança €140Gémeos €210 por cada criança (1½ vezes a taxa

única para uma criança)Trigémeos e partos múltiplos

€280 por cada criança (o dobro da taxa por cada criança)

O Abono de Família é pago na primeira Terça-feira de cada mês. Geralmente, você recebe o primeiro pagamento depois do nascimento da sua criança.A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Para mais informações sobre o Abono de FamíliaVisite www.welfare.ie/child-benefit ou ligue para o número (074) 916 4496

Page 29: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

29

Como aplico?Se o seu bebé nasceu na Irlanda e você ainda não recebe o Abono de Família por qualquer outra criança, a nossa Secção de Abono de Família emite uma notificação para a aplicação online por meio da página web mywelfare.ie ou um formulário de solicitação parcialmente preenchido por correio solicitando a sua assinatura e os dados de pagamento. Isto acontece depois de registar o nascimento do seu bebé junto da Conservatório de Registo Civil. O seu bebé terá também um número pessoal de serviço público (PPS).

Se você estiver a receber o Subsídio de Abono de Família, o bebé mais novo é adicionado à solicitação atual (depois de registar o nascimento dele) e o pagamento começa automaticamente a contar do mês após o nascimento. Nós enviaremos uma carta confirmando o seu pagamento.

A maneira mais fácil de aplicar para o Subsídio de Abono de Família é online na página web mywelfare.ie. Você deve ter a sua conta MyGovID verificada para utilizar a página web mywelfare.ie.

Para criar a sua conta MyGovID, na página web mywelfare.ie, clique no botão Continuar com a minha conta MyGovID. Você será encaminhado para a página web MyGovID. Segue as instruções para criar uma conta.

Segue as instruções para aplicar para o Subsídio de Abono de Família.

Envie o seu formulário para:

Child Benefit Section Department of Employment Affairs and Social Protection Social Welfare Services Office St Oliver Plunkett Road Letterkenny Co Donegal F92 T449

Page 30: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

30

O que é a Remuneração do tutor?Se você cuida de uma criança que é órfã, você pode receber um pagamento do seguro social. Não é necessário que seja o tutor legalmente designado. Você pode receber este pagamento se a criança vive com você e você é responsável pelo cuidado dele. O pagamento é para o benefício da criança.

O pagamento pode ser pago diretamente ao órfão se a criança:

• estiver a tirar um curso de educação a tempo integral;

• tem entre 18 e 22 anos; e

• não viver com ou não for ao cuidado do tutor.

O pagamento pode ser contributivo (com base nas contribuições à segurança social (PRSI) pagas pelo progenitor) ou non-contributivo (com base na verificação dos recursos).

Você pode solicitar um dos seguintes:

• Remuneração do tutor (Contributiva)

• Remuneração do tutor (Non-Contributiva)

• Pensão de Orfandade e Subsídio por Morte atribuídos no âmbito do Plano de Danos Profissionais

Você não pode receber um dos pagamentos anteriores e ao mesmo tempo solicitar Subsídio por Acolhimento Familiar (pago por Tusla).

Page 31: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

31

Como posso ser elegível?A criança é considerada órfã se:

• tem a idade inferior a 18 anos (ou 22 anos se estiver no sistema de educação a tempo integral); e

• ambos os pais faleceram; ou

• um progenitor está morto ou desconhecido ou abandonou ou deixou de cuidar da criança; e

• o outro progenitor é desconhecido ou abandonou ou deixou de cuidar da criança.

Se o progenitor ou padrasto trabalhou ou contribuiu à segurança social (PRSI) por um período de 26 semanas, o órfão tem direito à Remuneração do tutor (Contributiva). O pagamento é efetuado ao tutor da criança até ele tornar 18 anos, ou, se a criança estiver no sistema de educação a tempo integral, até ele tornar 22 anos.

A Remuneração do tutor (Non-Contributiva) é um pagamento non-contributivo para os órfãos que não tem direito ao pagamento contributivo. Este pagamento baseia-se no teste de verificação relativo aos rendimentos do órfão. O pagamento é efetuado ao tutor da criança até ele tornar 18 anos, ou, se a criança estiver no sistema de educação a tempo integral, até ele tornar 22 anos.

€ Qual é a taxa da Remuneração do Tutor?O pagamento máximo da Remuneração do tutor é €186 por semana.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Page 32: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

32

Tenho que pagar imposto sobre a Remuneração do tutor?

Sim.Mais a Remuneração do tutor é considerada como propriedade benéfica do órfão. Isto significa que é avaliada para efeitos do imposto sobre o rendimento do órfão, e não sobre o rendimento do tutor.

Para mais informações sobre a Remuneração do tutor Visite www.welfare.ie/guardians ou ligue para o número (071) 919 3302

Como aplico para a Remuneração do tutor?Para aplicar, preencha o formulário GP1: Remuneração do tutor. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie o seu formulário em conjunto com os documentos comprovativos para:

Guardian’s Payment Section Social Welfare Services College Road Sligo F91 T384

O que é a Pensão de Orfandade?No âmbito do Plano de Danos Profissionais, uma Pensão de Orfandade ao abrigo do Plano de Subsídio por Morte pode ser atribuída ao tutor de um órfão se o progenitor, padrasto ou a pessoas que sustentava a criança órfã ou as crianças órfãs:

• faleceu na sequência de um acidente profissional;

• faleceu na sequência de uma doença profissional; ou

• estava a receber Pensão para as pessoas com deficiência avaliada em 50 por cento ou superior no momento do falecimento.

Page 33: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

33

Como posso ser elegível para a Pensão de Orfandade?Por favor veja as condições para a Remuneração do tutor.

Qual é a taxa da Pensão de Orfandade?A Pensão de Orfandade não é um rendimento sujeito à verificação. A Pensão de Orfandade é de €189.80 por semana.

Para mais informações sobre a Pensão de OrfandadeVisite www.welfare.ie/guardians ou ligue para o número 043 334 0000

Como aplico para a Pensão de Orfandade? Para aplicar, preencha o formulário GP1. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias.’

Envie o seu formulário em conjunto com os documentos comprovativos para:

Orphan’s Pension Payment Department of Employment Affairs and Social Protection Social Welfare Services Office Government Buildings Ballinalee Road Longford N39 E4E0

Page 34: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

34

O que é a Remuneração para as famílias monoparentais?A Remuneração para as famílias monoparentais (OFP) é um pagamento atribuído aos homens e às mulheres com idade inferior a 66 anos que criam as crianças sem o apoio dum parceiro.

Como posso ser elegível?Para Ser elegível para a Remuneração para as famílias monoparentais (OFP), você tem que cumprir as seguintes condições:

• Ter a idade inferior a 66 anos (aos 66 anos você torna elegível para Pensão de Estado).

• Ser o progenitor, padrasto, o progenitor adotivo ou o tutor legal da referida criança (isto significa uma criança com idade inferior ao limite).

• Ser o único cuidador de, pelo menos, de uma referida criança. A criança. A criança deve viver com você. Você não pode receber a OFP se você tiver a custódia comum da criança ou das crianças.

• Cumprir um teste de recursos (verificação dos rendimentos).

• Não morar com o cônjuge, parceiro civil ou coabitante.

Se você estiver separado ou divorciado ou a sua união civil for dissolvida, você deve ter vivido separados pelo menos três meses antes de aplicar para a OFP. Você poderá talvez fazer esforços para conseguir o sustento da parte do seu antigo parceiro.

Qual é a taxa da Remuneração para as famílias monoparentais?A taxa máxima da OFP é de €203 por semana.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie ou contate o seu Centro local Intreo ou a sucursal de segurança social.

Page 35: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

35

Se eu tiver outros dependentes, posso aplicar para um aumento do meu pagamento?Sim.

Se você for elegível para a Remuneração para as famílias monoparentais, você pode obter um aumento do pagamento efetuado às suas crianças que são elegíveis. Uma criança qualificada deve ter a idade inferior a 18 anos. Uma criança que estiver no sistema de educação a tempo integral e tem a idade inferior a 22 anos também é elegível.

Quando é interrompida a Remuneração para asa famílias monoparentais?Você deixa de receber a OFP quando a sua criança mais nova tornar sete anos. Há exceções a esta condição.

• Prestação para Assistência Domiciliária (DCA): a Sua remuneração para as famílias monoparentais pode continuar a ser paga até a sua criança para a qual recebe a DCA tornar 16 anos ou até a sua criança mais novo tornar sete anos, consoante a data que for posterior.

• Falecimento recente: se o seu cônjuge, parceiro civil ou coabitante faleceu, você pode solicitar a Remuneração para as famílias monoparentais por um período máximo de dois ano a contar da data de falecimento ou até a sua criança mais nova tornar 18, consoante a data que for anterior.

Para mais informações sobre a Remuneração para as famílias monoparentaisVisite www.welfare.ie e vá para a secção ‘Crianças e Famílias’ e clique na Remuneração para as famílias monoparentais.

Page 36: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

36

Como aplico?Viúva/o ou parceiro civil sobrevivente

Se você for viúva/o ou o parceiro civil sobrevivente, você deve aplicar dentro de três meses a contar da data de falecimento do seu cônjuge ou parceiro civil.

Solteiro/a

Se for solteiro/a, você deve aplicar dentro de três meses a contar da data de nascimento da sua criança.

Separado/a, divorciado/a ou deixou de estar numa união civil

Se você for separado/a, divorciado/a ou deixou de estar numa união civil, você deve ter vivido separados por um período de três meses. Você deve aplicar dentro de três a seis meses a contar da data de separação do seu cônjuge ou parceiro civil.

Cônjuge de um prisioneiro ou parceiro civil

Se você for o cônjuge de um prisioneiro ou parceiro civil, você deve aplicar quando o seu cônjuge ou parceiro civil:

• Tinha estado detido pelo menos seis meses sem ser condenado; ou

• Começa a cumprir a pena, que deve ser prevista por um período mínimo de seis meses.

Para aplicar, preencha o formulário OFP1: Remuneração para as famílias monoparentais. Para procurar este formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no ‘Crianças e Famílias’.

Envie o seu formulário em conjunto com os documentos comprovativos para o seu Centro local Intreo ou para a sua sucursal de segurança social.

Page 37: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

37

O que é a Prestação para Vestuário e Calçado na volta às aulas?A Prestação para Vestuário e Calçado na volta às aulas (BSCFA) ajuda em relação ao custo relativo ao vestuário e ao calçado para a escola de uma criança.

BSCFA faz parte dos testes de recursos.

Como posso ser elegível?Para ser elegível para uma BSCFA, você deve cumprir os seguintes critérios:

• Você ou o seu cônjuge recebe certos pagamentos do seguro social.

• O seu pagamento já inclui um aumento para a sua criança ou para as suas crianças.

• Você cumpre um teste de recursos (verificação dos rendimentos).

• A sua criança ou as suas crianças estão matriculadas no sistema de ensino primário ou secundário e tem entre quatro e 22 anos.

€ Qual é a taxa da Prestação para Vestuário e Calçado na volta às aulas (BSCFA)?

Idade da criança Taxa da BSCFA4 – 11 €15012 – 22 €275

Lembre-se, as crianças entre 18 e 22 anos devem estar matriculadas no sistema de ensino secundário para ser elegíveis.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Page 38: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

38

Para mais informações sobre a BSCFAVisite www.welfare.ie/backtoschool ou ligue para o número (071) 919 3319

Como aplico?O Plano da BSCFA opera entre Junho e Setembro.

Se os nossos registos mostram que você já cumpre os critérios para a BSCFA, nós pagaremos automaticamente a prestação.

Se você nunca recebeu a BSCFA antes e você precisa aplicar, os formulários de aplicação estão disponíveis no verão na página web www.welfare.ie, no seu Centro local Intreo ou na sua sucursal de segurança social.

Envie o seu formulário em conjunto com os documentos comprovativos para o sue Centro local Intreo ou para a sua sucursal de segurança social até o fim do mês de Setembro.

Page 39: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

39

3ª Parte: Apoios para as famílias trabalhadoras

IntroduçãoEsta parte informa você sobre como ser elegível e como aplicar para a Prestação para Agregado Familiar, para a Remuneração provisória de Desemprego e para o Dividendo familiar para a Volta ao Trabalho.

O que é a Prestação para Agregado Familiar?A Prestação para Agregado Familiar (WFP) é um pagamento semanal e isento de impostos para os empregados com crianças. Ela oferece apoio financeiro adicional às famílias com crianças dependendo dos seus rendimentos e do tamanho da família.

Page 40: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

40

Como posso ser elegível? Para ser elegível para a WFP você deve cumprir os seguintes critérios:

• Trabalhar no Estado Irlandês e pagar impostos e contribuições PRSI na Irlanda.

• Trabalhar 38 ou mais horas quinzenalmente.

º Você pode juntar horas de deferentes postos de trabalho para cumprir o período de 28 horas cada quinzena.

º Você pode também juntar as suas horas semanais com as horas trabalhadas pelo seu cônjuge, parceiro civil ou coabitante.

º Você não pode utilizar o tempo gasto como trabalhador independente ou na Empregabilidade Comunitária, Acesso, Tús, JobBridge ou no Plano Rural Social.

• O seu posto de trabalho está previsto para durar pelo menos 3 mese.

• Você tem pelo menos uma criança que vive normalmente com você. A sua criança deve ter 18 anos ou entre 18 e 22 anos e estar no sistema de educação a tempo integral.

• Você ganha inferior ao montante definido conforme ao tamanho da sua família. Os limites do rendimento para WFP para o tamanho de família a contar de 25 de Março de 2019 estão incluídos no quadro da página seguintes:

Page 41: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

41

Se vocês têm: Sua renda familiar semanal deve ser menor que:

uma criança €521duas crianças €622três crianças €723quatro crianças €834cinco crianças €960 seis crianças €1,076sete crianças €1,212oito ou mais crianças €1,308

Viver no estrangeiro?Conforme os regulamentos da UE, você pode solicitar a WFP se as suas crianças estão a viver no estrangeiro e dependem de você.

Você não pode receber a Prestação para Agregado Familiar se você fizer parte do Plano de Empregabilidade Comunitária ou outros planos relativos ao emprego. Você pode ser elegível para a Prestação para Agregado Familiar se você fizer parte do Programa de Iniciativa de Emprego ou de Serviços Comunitários.

€ Qual é a taxa da Prestação para Agregado Familiar? A WFP que você receber é 60 por cento da diferença entre a média do rendimento familiar semanal e o limite do rendimento que se aplicam à sua família (no quadro a seguir). For exemplo, se você tem três crianças e o rendimento familiar semanal é de €350. O montante máximo do rendimento familiar por uma família tendo o seu tamanho é de €723 (ver o quadro a seguir). A diferença entre €350 e €723 é €373. A sua taxa da WFP é 60 por cento de €373. Neste caso, €223.80 é 60 por cento de €373. A sua taxa da WFP é €224 (arredondada para o número inteiro mais próximo).

Page 42: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

42

A média do seu rendimento familiar é o total dos rendimentos totais sem o imposto, as contribuições PRSI, Cargos Sociais Universais (USC) e qualquer outro rendimento que a sua família ganhar.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Como serei remunerado?A WFP é paga diretamente na sua conta bancária ou conta de depósito ou da sociedade. Não pode ser paga numa conta de hipoteca.

Qualquer WFP para a qual você será elegível é paga na primeira Quinta-feira após a receção do seu formulário de aplicação pela Secção da WFP.

Será o meu pagamento avaliado de novo? Geralmente, você será reavaliado uma vez por ano. O seu pagamento não alterará durante um período de um ano (52 semanas) mesmo se o seu rendimento for aumentado ou reduzido. Mas você pode solicitar que o seu pagamento seja reavaliado se:

• você começa a cuidar mais de uma criança; • as suas circunstâncias mudam; ou• a sua Remuneração para as família monoparentais é

interrompida.

A WFP afetará os outros pagamentos que recebo?A Prestação para Agregado Familiar não é incluindo quando você for avaliado para um dos seguintes direitos:

• Cartão de Utente ou Cartão para o Medico de Família.

Page 43: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

43

Para mais informações sobre a Prestação para Agregado familiar Visite www.welfare.ie/wfp ou ligue para o número (043) 334 0053

Como aplico?Para aplicar, preencha o formulário WFP1. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie o seu formulário em conjunto com os documentos comprovativos para:

Working Family Payment Department of Employment Affairs and Social Protection Social Welfare Services Government Buildings Ballinalee Road Longford N39 E4E0

O que é a Remuneração Provisória de Desemprego?A Remuneração Provisória de Desemprego (JST) é um acordo especial no âmbito do Plano de Prestação de Desemprego. Ajuda aos pais solteiros com crianças menores a voltar a trabalhar.

Você pode ser elegível para este pagamento se você não estiver a morar com um parceiro (coabitar) e a sua criança mais nova tem a idade superior a seis anos e inferior a 14 anos.

Se você já não tem direito à Prestação para Agregado Familiar e as au criança mais nova tem 14 anos ou superior, você pode aplicar para o Plano de Prestação de Desemprego.

Page 44: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

44

Como posso ser elegível?As regras que se aplicam para a Prestação de Desemprego (JA) e para a JST são semelhantes. A taxa máxima semanal de pagamento é a mesma.

Estas regras aplicam-se à JST.

• Você pode fazer parte duma formação ou dum sistema de educação e receber JST. (Se você for elegível, você pode também receber bolsa de subsistência para estudantes da parte de SUSI – Apoio Universal ao Estudante na Irlanda).

• Não é necessário que você esteja disponível para ou esteja a procura de trabalho a tempo integral. Esta remuneração permite-lhe cumprir as responsabilidades de cuidados quando você tem criança pequenas. Apoios para o cuidado das crianças estão disponíveis se você procura trabalho.

• Não é necessário que seja empregado a tempo integral por um período de quatro dias dos sete. Isto significa que você poderá trabalhar a tempo parcial por um período de quatro dias e ainda receber a JST (sujeita ao teste de recursos). Isto permitiria que você trabalhasse de manhã só enquanto a sua criança ou as suas crianças estiverem na escola.

• Você não pode coabitar com outra pessoas enquanto você estiver a receber a JST.

Quando a sua criança mais nova tornar 14 anos, as condições normais da Prestação de Desemprego aplicarão a você.

€ Qual é a taxa da JST?A Remuneração Provisória de Desemprego é de €203 por semana.

Page 45: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

45

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Para mais informações sobre a Remuneração Provisória de DesempregoVisite www.welfare.ie/transitional

Como aplico?

Para aplicar, preencha o formulário JST1. Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie o formulário em conjunto com os documentos comprovativos para o seu Centro local Intreo ou para a sua sucursal de segurança social.

O que é o Dividendo Familiar para a Volta ao Trabalho?O Plano de Dividendo Familiar para a Volta ao Trabalho (BTWFD) ajuda as famílias mudar de assistência social para o trabalho. Ele oferece apoio financeiro às pessoas com crianças qualificadas (ver o seguinte paragrafo) que estão a trabalhar ou a procurar trabalho e não recebem Remuneração de Desemprego ou Remuneração para as famílias monoparentais.

Uma criança qualificada é uma criança até à idade de 18 anos que reside normalmente no Estado e que vive com você. Uma criança entre 18 e 22 anos, que normalmente reside no Estado, continua a ser qualificada se estiver num Sistema de educação a tempo integral no regime diurno numa escola ou num colégio acreditado.

Como posso ser elegível?Você pode ser elegível para a BTWFD se você tiver pelo menos uma criança qualificada e estiver a receber uma destas remunerações.

Page 46: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

46

• Prestação de Desemprego ou Subsídio de Desemprego pelo menos 12 meses (312 dias de desemprego) dos quais pelo menos 6 meses (156 dias de desemprego) devem constar no último ano; ou

• Remuneração para as famílias monoparentais (OFP); ou

• Remuneração Provisória de Desemprego (paga às pessoas que não coabitam ou têm crianças superior a idade de 6 anos e inferior a idade de 14 anos).

Para ser elegível para a BTWFD:

• você deve deixar de receber estas remunerações;

• você deve começar a trabalhar dentro de quatro semanas a contar da data de interrupção da remuneração original ou do plano; e

• o seu trabalho deve ser no Estado Irlandês.

Se você estiver a receber a Remuneração para as famílias monoparentais e você for empregado ou trabalhador independente, você pode receber o Dividendo Familiar para a Volta ao Trabalho quando a sua Remuneração para as famílias monoparentais deixa de ser paga. Você não ser elegível para outra remuneração de seguro social tal como Prestação de Desemprego.

Se você estiver a receber Remuneração para famílias trabalhadoras, você pode também receber o Dividendo Familiar para a Volta ao Trabalho. Este pagamento não afetará a sua remuneração para famílias trabalhadoras.

€ Qual é a taxa da BTWFD?BTWFD é paga cada semanas até dois anos.

Page 47: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

47

Inferior a 12 anos Superior a 12 anos1º Ano €34.00 por semana

para cada criança até o máximo de €136.00 (quatro crianças)

€37.00 por semana para cada criança até o máximo de €148.00 (quatro crianças)

2º Ano €17.00 por semana para cada criança até o máximo de €68.00 (quatro crianças)

€18.50 por semana para cada criança até o máximo de €74.00 (quatro crianças)

Estas taxas baseiam-se no Aumento comum para uma Criança Qualificada (IQC).

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Para mais informações sobre o Dividendo Familiar para a Volta ao TrabalhoVisite www.welfare.ie/BTWFD

Como aplico?Para aplicar, preencha o formulário BTWFD1. Para procurar este formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie em conjunto com os documentos comprovativos para o seu Centro local Intreo ou para a sua sucursal de segurança social.

Page 48: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

48

4ª Parte: Apoios para as famílias com crianças com deficiências ou doenças

IntroduçãoEsta parte informa você sobre como ser elegível e como aplicar para a Prestação para Assistência Domiciliária, Subsídio por Cuidador, Prestação por Cuidador e para o Financiamento de Apoio aos Cuidadores.

O que é a Prestação para Assistência Domiciliária?A Prestação para Assistência Domiciliária (DCA) é um pagamento mensal para uma criança com deficiência grave.

O pagamento da DCA não se baseia no tipo de deficiência. Baseia-se no impacto da deficiência.

Há mais informações, incluindo as definições das palavras ‘grave’ e ‘substancialmente’, nas Instruções Médicas da DCA na nossa página web, www.welfare.ie/DCA

Nós utilizamos estas instruções quando avaliamos as aplicações para a DCA.

48

Page 49: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

49

Como posso ser elegível?Para ser elegível para a DCA:

• a sua criança deve ter a idade inferior a 16 anos;

• a deficiência mental ou física deve ser grave;

• a deficiência deve durar pelo menos um ano;

• a sua criança deve precisar de cuidado e de atenção contínua substancialmente superior ao cuidado e à atenção que normalmente precisa uma criança que tem a mesma idade;

• a sua criança deve ser normalmente residente no Estado Irlandês; e

• a sua criança deve morar em casa com a pessoa que solicita a prestação por um período de cinco ou mais dias por semana.

Além disso, a pessoa que solicita a prestação para a criança deve:

• cuidar da criança; e

• ser habitualmente residente no Estado.

Page 50: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

50

Como é avaliada a minha aplicação?Quando nós recebemos a sua aplicação, um médico assessor revisa as informações que você forneceu para decidir se a sua criança cumpre ou não os critérios médicos para a DCA, incluindo:

• o histórico do caso (todos os relatórios médicos fornecidos por você, incluindo um relatório médico da seu médico de família e outros relatórios relevantes da parte dos médicos especialistas); e

• a sua descrição do cuidado e da atenção necessárias para a sua criança.

O assessor não verá a sua criança em pessoa, então é muito importante incluir na sua aplicação o máximo de informações possíveis.

Receberei a remuneração se a minha criança estiver sob o regime de acolhimento residencial?Se a sua criança estiver sob o regime de acolhimento residencial a tempo integral, você não é elegível para a DCA.

Se a sua criança estiver sob o regime de acolhimento residencial, mas fica em casa por um período de dois dias ou superior, você pode receber metade da remuneração. Por exemplo, você pode ser elegível se a sua criança estiver sob o regime de acolhimento residencial de segunda à sexta-feira e vai para a casa nos fins-de-semana.

Page 51: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

51

€ Qual é a taxa da Prestação para Assistência Domiciliária?

Tipos de taxa da DCA MontanteTaxa completa (quando você cuida da sua criança por cerca de cinco a sete dias por semana)

€309.50

Metade da taxa (quando você cuida da sua criança por cerca de dois a quatro dias por semana)

€154.75

Se você cuidar de mais de uma criança que é elegível para a DCA, você pode solicitar a prestação para cada criança.

A taxa de cada subsídio pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor leia o Folheto de Taxas de Pagamento do Departamento (SW19) em www.welfare.ie

Para mais informações sobre a Prestação para Assistência DomiciliáriaVisite www.welfare.ie/DCA ou ligue para o número (071) 915 7100

Page 52: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

52

Como aplico?Para aplicar, preencha o formulário DomCare 1. Assegure-se que o seu médico especialista preencha as 6a e 7a Partes do formulário, e inclua outros relatórios que você tem relativos à deficiência da sua criança e a forma como ela afeta o cuidado dela.

Para procurar este formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Crianças e Famílias’. Envie em conjunto com os documentos comprovativos para:

Domiciliary Care Allowance Department of Employment Affairs and Social Protection Social Welfare Services College Road Sligo F91 T384

Você deve aplicar a partir do momento em que pense que você e a sua criança cumprem as condições de elegibilidade.

Se a sua criança tiver um distúrbio abrangente do desenvolvimento (PDD) tal como o autismo, você pode também incluir o formulário DomCare 3. Inclua um relatório da parte de cada médico especialista que cuida da sua criança.

Não é necessário que você inclua o formulário DomCare3, mas ele pode fornecer mais informações relativas ao estado da sua criança e as necessidades específicas relativas ao seu cuidado.

Page 53: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

53

Que acontece quando a minha criança faz 16 anos?Quando a sua criança faz 16 anos, a sua Prestação de Assistência Domiciliária será interrompida. O último pagamento será efetuado para o mês relativo ao seu décimo sexto aniversário.

Pelo menos três meses antes do aniversário da sua criança, nós escreveremos para lhe lembrar que a sua Prestação de Assistência Domiciliária será, em breve, interrompida e lhe informar sobre as opções disponíveis.

A sua criança pode aplicar diretamenteA sua criança pode aplicar por direito próprio para a Prestação passa as pessoas com deficiência (DA). A Prestação para as pessoas com deficiência é um pagamento efetuado às pessoas com deficiências que, como resultado da deficiência, são substancialmente restringidas em relação à procura de trabalho que normalmente seria adequado para uma pessoa da sua idade, experiência ou qualificações.

As condições de elegibilidade para a DA são diferentes das condições de elegibilidade para a DCA, então a sua criança não tem automaticamente direito à DA.

A DA está sujeita à verificação dos recursos. O teste de verificação para a DA só avalia os rendimentos da sua criança. O

Page 54: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

54

seu rendimento não é avaliado.

A sua criança deve aplicar poucos meses antes de tornar 16 anos para permitir-nos verificar a aplicação.

O que é o Subsídio por Cuidador?O Subsídio por Cuidador é um pagamento efetuado à pessoa que deixa o trabalho para cuidar de uma criança ou de umas pessoas que precisam de cuidado e assistência a tempo integral.

Como posso ser elegível?Você pode ser elegível para o Subsídio por Cuidador se você cumprir os seguintes critérios:

Idade• Você tem 16 anos ou superior a 16 anos e inferior a 66

anos.

Exigências profissionais• Você foi empregado pelo menos oito semanas, consecutivas

ou não, no período anterior de 26 semanas.

• Você está a trabalhar pelo menos 16 horas por semana ou 32 horas por quinzena. Não é necessário que você cumpra esta condição se está a receber o Subsídio por Cuidador nas últimas 26 semanas.

• Você deixa de trabalhar para ser cuidador a tempo integral. Sendo cuidador a tempo integral significa viver com ou estar em condição de oferecer cuidado a tempo integral e assistência à pessoa que necessita cuidado e que não vive numa instituição.

• A remuneração máxima que você pode receber é de €332.50 por semana após a tributação.

Page 55: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

55

Condição de vida• Você não está a trabalhar, não é independente ou num

curso de formação ou educação fora do país por mais de 15 horas por semana.

• Você não mora num hospital, numa casa de convalescença ou numa instituição parecida. Mas você pode continuar a ser considerado como oferecendo cuidado e assistência a tempo integral se você, ou a outra pessoa a seu cuidado, tem tratamento médico ou outro tipo de tratamento num hospital por período inferior a 13 semanas.

• Você cumpre as condições de pagamento de contribuições à segurança social (PRSI).

Você pode receber o Subsídio por Cuidador se você cuidar de uma criança que é elegível para a Prestação de Assistência Domiciliária ou (DCA). Não é necessário que você seja que recebe a prestação para a criança/cuidador da criança.

PRSI

Você deve cumprir as condições de contribuição à segurança social (PRSI). Se você estiver a apresentar uma solicitação pela primeira vez, você deve:

• ter 156 PRSI contribuições pagas para as categorias A,B, C, D, E ou H;

e

• ter 39 PRSI contribuições pagas no ano de contribuição de referência (ver página 67 para uma explicação); ou

• ter 39 PRSI contribuições pagas nos 12 meses anteriores à data de solicitação para o Subsídio por Cuidador; ou

• ter 26 PRSI contribuições pagas no ano de contribuição de

Page 56: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

56

referência e 26 PRSI contribuições pagas nos 12 meses anteriores ao ano de contribuições de referencia.

Para mais informações sobre as categorias mencionadas de PRSI mencionada, por favor veja a página 66.

Por quanto tempo posso receber Subsídio por Cuidador?Você pode receber Subsídio por Cuidador por um período máximo de 104 semanas para cada pessoa a seu cuidado.

Você pode solicitar o seu pagamento num único período ou em períodos distintos por um período máximo de 104 semanas. Mas se você solicitar o seu Subsídio por Cuidador por um período inferior a seis semanas consecutivas em qualquer período, você tem que aguardar por mais seis semanas antes de solicitar o seu Subsídio por Cuidador para cuidar de novo da mesma pessoa.

Se você cuida de mais de uma pessoa, você pode receber o pagamento por 104 semanas para cada pessoa a seu cuidado. Isto pode resultar em sobreposição ou ocorrência dos períodos ao mesmo tempo.

€ Qual é a taxa do Subsídio por Cuidador?

A taxa semanal do Subsídio por Cuidador é de €220.00 por sem-ana. Contudo, você pode receber mais se você estiver a cuidar de mais de uma criança e você tem uma criança qualificada.

Cuidador com a idade inferior a 66 A taxa máxima semanalCuidar de 1 pessoas €220Cuidar de mais de 1 pessoa €330.00Crianças qualificada com a idade inferior a 12 anos

Taxa completa: €34.00 Metade da taxa: €17.00

Page 57: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

57

Criança qualificada com 12 anos ou superior a 12 anos

Taxa completa: €37.00 Metade da taxa: €18.50

A taxa de cada pagamento pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor consulte o Folheto do Departamento para as Taxas de Pagamento (SW19) na página web www.welfare.iePara mais informações sobre o Subsidio por CuidadorVisite www.welfare.ie/Carers-Benefit ou ligue para o número (071) 919 3302

Como aplico?Para aplicar, preencha o formulário CARB1. Inclua o relatório médico que é assinado pela pessoa a seu cuidado. Mas você não precisa um relatório medico se você cuida duma criança e a DCA é pago para eles.

Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Cuidadores’. Envie a sua aplicação em conjunto com os documentos comprovativos para:

Carer’s Benefit Section

Page 58: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

58

Department of Employment Affairs and Social Protection Social Welfare Services Office Government Buildings Ballinalee Road Longford N39 E4E0

Importante: Você deve aplicar para o Subsídio por Cuidador pelo menos 10 semanas antes de renunciar ao seu trabalho.

O que é a Prestação por Cuidador?A Prestação por Cuidador é um pagamento efetuado às pessoas com baixos rendimentos que cuidam a tempo integral de uma pessoa que precisa cuidado e atenção a tempo integral devido à idade, deficiência ou doença, incluindo doenças mentais.

Como posso ser elegível para a Prestação por Cuidador?Você pode ser elegível para a Prestação por Cuidador se você cumprir os seguintes critérios: Idade

• Você tem 18 anos ou superior a 18 anos.

Condição de vida• Você não está a trabalhar, não é independente ou num

curso de formação ou educação fora do país por mais de 15 horas por semana.

Living situation• Você tem a residência habitual no Estado Irlandês.

• Você vive com ou estar em condição de oferecer cuidado a tempo integral e assistência à pessoa que necessita cuidado e que normalmente não mora numa instituição.

• Você não mora num hospital, numa casa de convalescença

Page 59: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

59

ou numa instituição parecida. Mas você pode continuar a ser considerado como oferecendo cuidado e assistência a tempo integral se você, ou a outra pessoa a seu cuidado, tem tratamento médico ou outro tipo de tratamento num hospital por período inferior a 13.

• Você não está a trabalhar, não é independente ou num curso de formação ou educação fora do país por mais de 15 horas por semana.

Cobertura enquanto você estiver foraSe você estiver fora, você deve assegurar o cuidado e a assistência a tempo integral para a pessoa a seu cuidado.

A pessoa que você cuida deve cumprir as seguintes condições.

• Têm 16 ou superior a 16 anos e precisam de cuidado e assistência, ou

• Eles têm a idade inferior a 16 anos e a Prestação de Assistência Domiciliária (DCA) consta no pagamento efetuado a eles.

Uma pessoa é considerada como necessitando cuidado e assistência a tempo integral quando:

• elas precisam de supervisão contínua para evitar que se coloquem em perigo a si próprios; ou

• elas precisam de supervisão continua e frequente assistência durante o dia em conjunto com as funções normais do corpo; e

• elas precisam o mais provável de cuidado e assistência a tempo integral pelo menos 12 meses.

Page 60: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

60

€ Qual é a taxa para a Prestação por Cuidador?A taxa do pagamento depende do resultado do teste de recursos. O quadro abaixo mostra a taxa máxima de pagamento por semana que uma pessoa pode receber se eles não tiverem:

Cuidador com idade inferior a 66 €219Cuidador com 66 anos ou superior €257

A taxa de qualquer pagamento pode sofrer alterações. Para as taxas de pagamento atuais, por favor consulte o Folheto do Departamento para as Taxas de Pagamento Folheto (SW19) na página web www.welfare.ie

Para mais informações sobre a Prestação por CuidadorVisite www.welfare.ie/Carers-Allowance ou ligue para o número (043) 334 0000

Como aplico?Para aplicar, preenche o formulário CR1. Inclua o relatório médico que é assinado pela pessoa a seu cuidado. Mas você não precisa um relatório medico se você cuida duma criança e a DCA é pago para eles.

Page 61: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

61

Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Cuidadores’. Envie a sua aplicação em conjunto com os documentos comprovativos para:

Carer’s Allowance Section Social Welfare Services Office Government Buildings Ballinalee Road Longford N39 E4E0

O que é o Financiamento de Apoio aos Cuidadores?O Financiamento de Apoio aos Cuidadores é um pagamento anual efetuado aos cuidadores que recebem Prestação por Cuidador, Subsídio por Cuidador ou Prestação de Assistência Domiciliária (DCA). Também pode ser efetuado a outros cuidadores que oferecem cuidado a tempo integral. Cuidadores podem utilizar o financiamento em qualquer forma que eles desejarem.

Como posso ser elegível para o Financiamento de Apoio aos Cuidadores?Você é automaticamente elegível para o Financiamento de Apoio aos Cuidadores se você recebe Prestação por Cuidador, Subsídio por Cuidador ou Prestação de Assistência Domiciliária.

Se você não está a receber nenhum dos pagamentos anteriores, você pode ainda ser elegível se você cumprir as condições indicadas abaixo.

• Você tem 16 anos ou superior a 16 anos.

• Você tem a residência habitual no Estado Irlandês.

• Você cuida da referida pessoa a tempo integral.

• Você está a cuidar da referida pessoa pelo menos seis meses e o referido período inclui a primeira Quinta-feira do mês de

Page 62: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

62

Junho.

• Você mora com a referida pessoa, você deve ser contatável imediatamente pelo um sistema direto de comunicação tal como um telefone ou alarme.

Você não é elegível se:

• está a trabalhar mais de 15 horas por semana fora de casa;

• faz parte dum curso educativo ou de formação por mais de 15 horas por semana;

• recebe Prestação de Desemprego ou Subsídio de Desemprego;

• está a registar-se para as contribuições creditas; ou

• mora num hospital, numa casa de convalescença ou numa instituição parecida.

Se você tem ao seu cuidado mais de uma pessoa, você receberá financiamento para cada uma dela.

€ Qual é a taxa do Financiamento de Apoio aos Cuidadores?O Financiamento de Apoio aos Cuidadores é de €1,700 para cada pessoa a seu cuidado. Isto é pago uma vez por ano, normalmente na primeira Quinta-feira do mês de Junho.

Page 63: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

63

A taxa de cada pagamento pode sofrer alteração. Para as taxas de pagamento atuais, por favor consulte o Folheto do Departamento para as Taxas de Pagamento (SW19) on www.welfare.ie

Para mais informações sobre o Financiamento de Apoio aos Cuidadores Visite www.welfare.ie/CarersSupport ou ligue para o número (01) 673 2222.

Como aplico?Se você está a receber Prestação por Cuidador, Subsídio por Cuidador ou Prestação de Assistência Domiciliaria, não é necessário que você aplique para o Financiamento de Apoio aos Cuidadores. Nós pagaremos automaticamente cada mês de Junho.

Se você não recebe algum dos pagamentos mencionados anteriormente, preenche o formulário CSG1 para cada pessoa a seu cuidado.

Para procurar o formulário, visite www.welfare.ie/forms e clique no link ‘Cuidadores’.

Page 64: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6464

Envie a sua aplicação em conjunto com os documentos comprovativos para:

Carer’s Support Grant Department of Employment Affairs and Social Protection PO Box 10085 Dublin 2

Para mais informações sobre qualquer apoio do departamento de Emprego e Segurança Social mencionado neste guia, por favor ligue para a nossa linha geral de informação ao número (071) 919 3302.

Informações suplementares

Mais sobre PRSISe você for empregado ou trabalhador independente, você paga para uma certa categoria de PRSI.

Há um quadro nesta secção para ajudá-lo.

Ele informa sobre a categoria de contribuições à segurança social que diferentes empregados pagam. O seu comprovativo de salario informará você para que categoria de contribuições à segurança social paga. Se for trabalhador independente, provavelmente você paga contribuições à segurança social para a categoria S. Veja o Quadro 1 está na página 66.

ImportantePara ser elegível para os subsídios desta guia, você precisa de ter um certo número de contribuições à segurança social. Na parte principal desta guia, tentamos e explicamos o número de contribuições à segurança social necessário para ser elegível para um certo subsídio de segurança social mas é complicado e fora do objetivo desta guia.

Page 65: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6565

Sugerimos-lhe que solicite uma cópia do seu histórico de seguro social online na página web www.mywelfare.ie ou ligando para o número de telefone (01) 471 5898 e seleccione a opção número 4. O referido histórico informará você sobre o número de contribuições à segurança social pagadas por você para cada ano trabalhado. Você pode também procurar mais informações do seu Centro local Intreo ou da sua sucursal de segurança social.

Como posso aceder ao meu histórico online de seguro social? Para aceder aos serviços na página web MyWelfare.ie, você precisa duma conta verificada MyGovID.

Aceda à página web MyWelfare utilizando a sua conta MyGovID – o seu Nome de Utilizador (correio eletrónico) e a palavra-passe.

Saiba como registar-se e Conheça mais sobre o MyGovID na página web www.mygovid.ie

Page 66: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6666

Quadro 1: Descrição de quem paga para as categorias principais de contribuições à segurança social mencionadas nesta guia

Categoria Descrição das pessoas abrangidas por cada categoria de contribuições à segurança social mencionadas nesta guia

Categoria A • Empregados do emprego industrial, comercial e de serviços que ganham superior a €38.00 por semana antes de qualquer dedução

• Funcionários públicos ou civis recrutados em ou depois 6 de Abril de 1995

• Empregados do Emprego Comunitário recrutados em ou depois 6 de Abril de 1995

Categoria B • Funcionários civis permanentes e Gardaí recrutados antes de 6 de Abril de 1995

• Médicos e dentistas empregados pela administração pública recrutado antes de 6 de Abril de 1995

Categoria C • Oficiais do exército e membros do Serviço de Enfermagem Militar recrutados antes de 6 de Abril de 1995

Categoria D • Empregados permanentes e reformados no serviço público, recrutado antes de 6 de Abril de 1995

Categoria E • Ministério dos Cultos empregado pelo Órgão Representativo da Igreja da Irlanda

Categoria H • Pessoal das Forças de DefesaCategoria P • Pescadores independentes e mulheresCategoria S • Trabalhadores independentes, incluindo alguns

diretores de empresa, comerciantes independentes e outras pessoas que ganham superior a €5,000 dos investimento, rendas e manutenção

Page 67: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6767

GlossárioHá alguns termos nesta guia que possam ser novos para você. Esta secção define estes termos.

Acordo Bilateral de Segurança Social

É um acordo celebrado entre Irlanda e um outro país. Ele protege os direitos à pensão do povo Irlandês que vão a trabalhar no referido país e vice-versa para as pessoas que vêm a trabalhar na Irlanda.

Ano de Contribuição de referência

O ano de contribuição de referência é o último segundo e completo ano fiscal antes do ano em que você apresenta a sua solicitação. Por exemplo, se você apresentar a sua solicitação em 2019, o ano de contribuição de referência é 2017.

Residente habitual

Residente habitual significa que você vive na Irlanda e pode comprovar que você tem uma estreita ligação com o Estado Irlandês.

Os fatores mais importantes para comprovar esta ligação são:

• ter direito a viver na Irlanda;

• o período de tempo que você viveu na Irlanda;

• a continuidade da sua residência;

• a sua situação geral de vida na Irlanda.

Você pode ser residente habitual e ainda passar o tempo fora da Irlanda durante o período de férias de curta duração, viajando ou estudando.

Page 68: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6868

Verificação dos recursos (rendimentos)

Isto significa que nós verificamos se você for elegível ou não para os subsídios ou para as prestações. Isto depende do seu rendimento, do valor de qualquer propriedade que você possua (excepto a sua casa) e quaisquer poupanças possuídas. O teste de verificação do rendimento inclui o seu rendimento e qualquer rendimento do seu cônjuge ou parceiro. Este teste é utilizado para saber o montante que será pago se você for elegível.

MyGovID

Esta é uma conta única que lhe permite aceder aos serviços online de vários departamentos do governo de formai fácil.

Você pode utilizar a sua conta MyGovID para aplicar para os serviços de segurança social na página web www.mywelfare.ie

Também pode utilizar a sua contar para aceder a certos serviços online Fiscais. No futuro, você pode utilizar a sua conta MyGovID para aceder a mais serviços.

Visite www.mygovid.ie para saber mais informações e registe-se hoje.

MyWelfare

Você pode aceder a muitos serviços de assistência social na página web www.mywelfare.ie

Entre outras coisas, você pode:

• aplicar para os subsídios listados no folheto;

• aceder aos serviços de desemprego;

• solicitar uma cópia do seu histórico de contribuições à segurança social e extrato dos pagamentos de segurança social; e

• agendar reuniões para obter um número Pessoal de Serviços Públicos (PPS) e um Cartão de Serviços Públicos.

Page 69: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

6969

É necessária a sua conta MyGovID para utilizar estes serviços.

Visite www.mywelfare.ie para saber mais.

Doença profissional

Uma doença indicada na página web: www.welfare.ie/Occupational-Disease

PPSN

O seu número Pessoal de Serviços Públicos (PPSN) é um número único de referência que lhe ajuda aceder aos subsídios de segurança social, aos serviços públicos ou às informações na Irlanda.

Contribuições à segurança social (PRSI)

A contribuição à segurança social (PRSI) é explicada na página 64-66.

Criança Qualificada

Uma criança até 18 anos que normalmente vive no Estado e mora com você é uma criança qualificada. Uma criança que tem entre 18 e 22 anos, que vive no Estado continua ser uma criança qualificada se eles estiverem no Sistema de educação a tempo integral sob regime diurno numa escola ou colégio acreditado.

Rendimento não salarial

Exemplos deste tipo de rendimento incluem: rendimentos prediais, rendimento dos investimentos, dividendos (dinheiro para os sócios da empresa) e juros aplicáveis aos depósitos bancários e às poupanças. Este rendimento está sujeito às contribuições à segurança social, PRSI.

Page 70: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

7070

Page 71: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

7171

Page 72: A tua Guia para os nossos Planos e Serviços: …...6 O que você precisa saber antes de começar a ler esta guia Você não precisa ler esta guia desde o início e até o fim. Só

72