a semana edição 464

8
Igreja de São Pedro - Mariana/MG Flávio Almeida Ano VIII • número 464 •21 A 27 de feVereIro de 2013 • dIstrIbuIção grAtuItA rapaz é mo rto com 8 tiros na Prainha Elcio Rocha / Divulgação PMM A vítima de execução era de Contagem e não tinha parente em Mariana. PÁgInA 6 Alto do rosário quer infraestrutura Prefeito de Mariana se reúne com moradores e ouve reclamações. Falta infraestrutura, sobram reclamações no Alto do Rosário. Para ouvir as quei- xas dos moradores, o prefeito foi ao bairro e levou a sua equipe. Cerca de 300 moradores lotaram o pátio da escola municipal Dom Luciano e não se intimidaram ao expor uma lista de reivindicações. PÁgInA 5 Divulgação CMM Polêmica à vista na Câmara Prefeitura nega a pretensão de reduzir verba da Educação. Oposição critica. “O que está sendo planejado é uma aberração”. PÁgInA 4 Vereador reajusta verba de gabinete PÁgInA 3 ouro Preto confirma 8 casos de dengue PÁgInA 5

Upload: douglas-couto

Post on 23-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

21 de Fevereiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: A SEMANA Edição 464

Igreja de São Pedro - Mariana/MG

Flávio Almeida

Ano VIII • número 464 •21 A 27 de feVereIro de 2013 • dIstrIbuIção grAtuItA

rapaz é morto com 8 tiros na Prainha Elcio Rocha / Divulgação PMM

A vítima de execução era de Contagem e não tinha parente em Mariana. PÁgInA 6

Alto do rosário quer infraestruturaPrefeito de Mariana se reúne com moradores e ouve reclamações. Falta infraestrutura, sobram reclamações no Alto do Rosário. Para ouvir as quei-xas dos moradores, o prefeito foi ao bairro e levou a sua equipe. Cerca de 300 moradores lotaram o pátio da escola municipal Dom Luciano e não se intimidaram ao expor uma lista de reivindicações. PÁgInA 5

Divulgação CMM

Polêmica à vista na CâmaraPrefeitura nega a pretensão de reduzir verba da Educação. Oposição critica. “O que está sendo planejado é uma aberração”.

PÁgInA 4

Vereador reajusta verba de gabinete

PÁgInA 3

ouro Preto confirma 8 casos de dengue

PÁgInA 5

Page 2: A SEMANA Edição 464

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

JorNAL A SEMANA LTdACNPJ: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004fundaçãoWalMIr de a. coStadiretor-PresidenteISaBella alMeIdaJornalistaWHINter GoNÇalVeSdiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidareginaldo Vilela

Studio Élcio rocha (31) 3557-1995

rEdAÇÃoEndereço: rua Jatobá, 137ª, Bairro rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMErCIALE-mail: [email protected]

CIrCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPrESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Se 15 minutos na fila de um banco são suficientes para tirar qualquer um do sério, imagina ter ficar mais de três horas, em pé, com sede, à espera de atendimento? Esse é o sofrimento pelo qual tem passado os clientes do Banco Itaú, em Mariana.

Pela Lei estadual 14.285, em vigor desde 2002 (há 11 anos), o tempo de espera não deveria passar mais de 15 minutos na fila. Na prática, não é o que ocorre. Na agência do Itaú, da Praça da Sé, os clientes vêm sendo obrigados a se submeter a um longo calvário para abertura de uma simples conta. Para uma operação que leva em média 10 minutos, as pessoas estão sendo obrigadas a esperar até três horas.

Um suplício que parece não ter fim! As novas tecnologias, os caixas automáticos e o inter-

net banking ainda não conseguiram acabar com um antigo problema: as intermináveis filas. O tempo de espera, em alguns casos, ainda supera uma hora, apesar das regras de tempo máximo.

A reclamação nem sempre é registrada pelo consu-midor, que, muitas vezes, fica desanimado devido à falta de comprovante para o atraso. O que nos resta é saber: cadê a nossa Câmara de Vereadores, que não fiscaliza o cumprimento das leis? E o que fazem os órgãos de defesa do consumidor de Mariana? O povo não quer muito dos seus políticos, apenas que as leis que eles mesmos criaram sejam cumpridas.

em destaque

Que PenItÊnCIA!

IsrAeL QuIrIno

Quem tagarela em de-masia saúda equinos na matina! Eis uma releitura, em linguagem acadêmica, que o advogado Antônio Maria de Freitas emprestou ao antigo ditado: quem fala demais dá bom dia cavalo. Mas hoje quase ninguém fala mais. As pessoas plu-gadas nas comodidades do mundo moderno tuitam, compartilham, curtem.

Pouco se fala, mas mui-to se comunica e muita besteira ganha asas. E não é mais pela boca que morre o peixe, mas pelos dedos. E, é claro, com tanto ex-cesso de espaço para fluir ideias, com frequência uns e outros curtem equinos na matina, como se comparti-lhassem, não só as opini-ões, mas também o feno e os estábulos.

Recentemente, os jor-nais publicaram o episódio envolvendo duas estagiárias do Senado Federal, uma delas sobrinha do Minis-tro Joaquim Barbosa, que compartilharam nas redes sociais comentários, diria politicamente incorretos, sobre o senador Renan Ca-lheiros, associando o dito político a um rato. O co-mentário, que poderia se resumir em uma piada de

meu reIno Por um CAVALo!corredor e se perder entre tantos corredores do Sena-do, virou uma avalanche de compartilhar e curtir, a pon-to de pôr as duas estagiárias no olho da rua. Merecido ou não, foram denunciadas por um tal de facebook, uma es-pécie de X9 eletrônico, um dedo duro movido a dedo. Vários dedos incógnitos, anônimos.

Em outro acontecimen-to de igual envergadura, um delegado de polícia postou comentários preconceituo-sos sobre a capacidade pro-fissional de suas colegas de trabalho do sexo feminino e, mesmo em nome da liber-dade de expressão, etecéte-ra e tal, tomou um pito da chefia e foi afastado do car-go, sendo substituído, ironi-camente, por uma mulher. Desculpou-se, depois, mas já era tarde. O aço já estava reluzente. O X9 eletrônico entregou o delegado.

As redes sociais, ao invés de uma ferramen-ta de comunicação ágil e barata, mal utilizadas que são, tornaram-se universo de inconvenientes, espaço frequentado por pessoas que não medem as pala-vras ou a consequência delas, ou querem mesmo “causar” (nova concepção para o verbo aparecer, es-tar em evidência).

Defenestrar adversá-rios, criar factoides, publi-car comentários toscos e maliciosos passou a ser a diversão de muita gente que não tem mais o que fazer com suas vidas sem atrati-vos. Gastam o tempo a cur-tir o alheio e a compartilhar o que de fato não compar-tilham: a vida em comum, pois o silêncio das redes sociais é intimista, indivi-dualista. Uma nova espécie de masturbação.

Algumas pessoas se tornaram tão afeitas ao es-culacho eletrônico que já são sinônimas da maledi-cência, e seus comentários viram referência de fofoca, especulações maliciosas e baixaria. Uma famosa atriz global extravasa o apogeu de sua boçalidade nos co-mentários que escreve nas redes sociais e já se tornou expoente nesse assunto.

Depois de desculpa, paga o mico da inconve-niência, desmente e parece ficar por isso mesmo, fora o mal estar que provoca. E traduz em seus gestos um vazio decrépito de objeti-vos na vida, que se pauta em medir-se na vida alheia e tecer comentários impró-prios, maledicentes, menti-rosos, ofensivos. O exem-plo parece ser seguido por muitos outros, que acham

twittess

nesses espaços meios de falar o que ninguém, em juízo perfeito, ouviria.

A liberdade de expres-são é um princípio consti-tucional dos mais caros a quem defende os direitos individuais. A História re-gistra que Voltaire teria dito: Posso não concor-dar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo. Porém, direito e dever são dois lados da mesma moeda e, para exercer a plenitude de direitos, há que se ter em mente os limites da res-ponsabilidade. É o mínimo que se espera para uma vida em sociedade.

Dia desses, ouvi de alguém que, como peni-tência de quaresma, se re-comendara dar descanso à língua, não para limitar o comer e o beber, mas para pôr freios ao falar. O in-conveniente falar. Entre-tanto, como as pessoas não mais se falam, um bom sacrifício seria a abstinên-cia de twitter, facebook e similares. Pode ser que não nos renda o Reino na Glória, mas poderá facili-tar nossos dias aqui na su-perfície da terra. Se curtiu, compartilhe.

Israel Quirino é professor e advogado.

www.itatiaia.com.br/ouropretoTel: 3551 2166 / 3551 5544

Liderança que ninguém discute. de segunda a sábado, às 6h30, Jornal da manhã.

Apresentação: Antônio Isidoro.

bento XVI @Pontifex_ptDevemos ter confiança na força da misericórdia de Deus. Embora sejamos todos pecadores, a sua graça nos transforma e renova.

deus @oCriadorCarnaval acabou e daqui a nove meses vocês entenderão o conceito de “crescei-vos e multiplicai-vos”.

giselle rocha @Zellyrocha“O problema é que quero muitas coisas simples, então pareço exigente”.

Pedro raposo Lopes @pcrlopesNada me irrita tanto quanto compromissos sociais. Sorriso congelado à espera do término. Bajulações e adulações causam-me náuseas.

Irmã Zuleide @Irma_ZuleideMinha filha Cregislaine disse que tava em uma festa que só tinha 51, acho ótimo ela ir pra eventos com pouca gente, é bom que não dá briga!

entre Aspas

“Todos os dias Deus nos dá uma chance de fazer tudo diferente, mas eu prefiro ficar dormindo” deus @oCriador.

Page 3: A SEMANA Edição 464

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

Celso define as primeiras metasPrefeito convoca equipe para a primeira reunião com vereadores de Mariana

O prefeito Celso Cota (PSDB) convocou o secre-tariado para reunião de tra-balhos com vereadores de Mariana. Em pauta, estava a definição de algumas das primeiras metas de trabalho para o início de governo.

Dos 15 vereadores con-vidados para o encontro, ocorrido na quinta-feira (07), apenas três da banca-da de oposição não compa-receram: Raimundo Horta (PMDB), José Jarbas Ra-mos Filho “Zezé de Nego” (PTB) e Geraldo Sales “Bambu” (PDT).

As principais metas da nova administração, ini-ciada há dois meses, foram apresentadas aos vereado-

res, que complementaram as ações propostas e suge-riram novas atividades. “É de suma importância que o Executivo entenda as ne-cessidades do Legislativo e que, também, o Legisla-tivo compreenda as ações tomadas pelo Executivo”, disse Celso.

A expectativa é de que ocorram reuniões mensais com os vereadores. Na reunião, que contou com a presença do vice-prefeito Duarte Junior (PPS), Celso ressaltou a importância da interação entre os setores da administração, além do contato constante com os vereadores.

Ainda sobre a ques-

Divulgação PMM

Afinando os ponteiros. Celso se reúne com vereadores e secretariado para definir as primeiras ações do novo governo.

Vereadores reajustam verba de gabineteA Câmara de Vereado-

res aprovou, na segunda-feira, 19, por unanimidade, o aumento em R$ 2 mil na verba de gabinete dos 15 ve-readores, que passará de R$ 6 mil para R$ 8 mil. O re-ajuste, segundo eles, é para equiparar o valor do benefí-cio pago aos legisladores da vizinha Ouro Preto.

A medida, que valerá a partir de fevereiro do pró-ximo ano, trará um impacto de cerca de R$ 1.440.000,00 a mais nos gastos do órgão em 2013 aos cofres públi-cos. O projeto de resolução da Mesa Diretora foi discu-tido com os 15 vereadores.

Como todos foram favorá-veis a aumentar a própria verba indenizatória, ele foi levado ao Plenário.

A verba de gabinete pode ser usada pelos verea-dores para a contratação de assessores e manutenção do gabinete. Eles recebem tam-bém um salário de R$ 8 mil mensais e ainda R$ 8 mil para custear os gastos ine-rentes ao exercício do man-dato. A expectativa é de que os vereadores de Mariana também sigam o exemplo de Ouro Preto e publiquem, no site oficial da Câmara, a prestação de contas de seus gastos mensais.Divulgação CMM

Vereadores elevam para R$ 8 mil a valor da verba de gabinete

tão do trabalho conjunto, o prefeito afirmou que “nenhum projeto ou pro-

grama é realizado por uma secretaria apenas. Trata-se de um trabalho

conjunto para beneficiar a população”, frisou Celso. Ao fim da reunião, ficou

acordado que encontros como esse serão realiza-dos constantemente.

Page 4: A SEMANA Edição 464

esPeCIALPÁGINA 4 • A SEMANA 21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

flávio de Almeida•Advogado•[email protected]• http://flavioals.spaces.live.com/

Pense direito

Prefeitura nega a pretensão de reduzir verba da educação

“O que está sendo planejado é uma aberração”, rebate oposiçãoPolêmica à vista na

Câmara. Os vereadores começam a analisar o pro-jeto em que o Executivo de Mariana pede para ser obrigado a investir 25% dos recursos do município em Educação, como esta-belece a Constituição, ao invés de 30%, como de-termina a Lei Orgânica do Município.

Antes mesmo de che-gar ao plenário, o projeto tem sido alvo de críticas da oposição. “O que está se planejando fazer em relação à educação é uma imoralidade. Não vamos e não podemos aceitar esta monstruosidade. Precisa-mos de investimentos ma-ciços”, disse o vereador

José Jarbas Ramos Filho, “Zezé de Nego” (PTB).

Por meio de nota, a Prefeitura de Mariana in-forma que “não haverá nenhuma redução no or-çamento para a educação”. O projeto de emenda à Lei Orgânica se equipara à redação encontrada na Constituição Federal, esta-belecendo um mínimo de 25% das receitas tributá-rias para investimento na educação.

“No texto atual da Lei Orgânica, nenhum prefei-to, desde a edição da lei, em 1990, cumpriu os índi-ces ali previstos, pois a lei prevê que 30% de toda a receita do município sejam destinadas à Educação. O

que é um erro técnico, já que a própria Constituição impede a vinculação das receitas municipais, o que pode, inclusive, inviabili-zar outros setores”, diz a nota.

Na nota publicada nas redes sociais, o Executivo esclarece que a Lei Orgâ-nica do Município fere a Constituição quando altera o índice a ser aplicado na educação. “Evidente que o texto da Lei Orgânica é de 1990, anterior à lei do Fundeb, que é de 2006, e anterior à Emenda Consti-tucional 42, que é de 2003, razão pela qual estamos propondo uma atualização do texto, adequando-o a Constituição”, diz.

Divulgação PMM

Pressão Por reAJuste. O prefeito Celso Cota (PSDB) e o secretário municipal de Administração, Rangel Alan da Silva, se reuniram com representantes do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Mariana para discutir reajuste salarial, novos valores de vale-alimentação e outros assuntos. Participaram do encontro o presidente do SINDSERV Mariana, Francisco Assis, o vice, Darcy Pereira, o secretário geral, Luiz Salles, e o assessor jurídico, Rodrigo Almeida.

Page 5: A SEMANA Edição 464

CIdAdes PÁGINA 5 • A SEMANA21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

Alto do rosário quer infraestruturaPrefeito de Mariana se reúne com moradores e ouve reclamações

Falta infraestrutu-ra, sobram reclamações no Alto do Rosário, em Mariana. Para ouvir as queixas dos moradores, o prefeito Celso Cota foi ao bairro e levou a sua equipe. Cerca de 300 mo-radores lotaram o pátio da escola municipal Dom Luciano e não se intimi-daram ao expor uma lista de reivindicações.

Coube à presidente da associação de moradores, Kátia Maria dos Santos, apresentar as principais

solicitações da comunida-de. Entre os pedidos, esta-vam a construção de uma creche, a implantação do projeto Educação para Jo-vens e Adultos (EJA) no período noturno, a cons-trução da sede própria do posto de saúde, melhoria do serviço de transporte público, além de esclare-cimentos sobre o projeto urbanístico para o bairro.

Após ouvir os pedi-dos, Celso apresentou um amplo projeto de urbani-zação, contemplando o

desenvolvimento urbano ainda para este ano. Outras ações terão início já em 2013, como a construção da creche e de mais de 100 casas populares.

O prefeito anunciou a ampliação no número de monitores e atividades oferecidas no tempo inte-gral na escola, a implan-tação de um laboratório de informática, a criação do EJA no período da noite e cursos de inglês gratuitos para o segundo semestre. Em 2014, serão oferecidos

cursos superiores a dis-tância, de forma gratuita.

A presidente da as-sociação comunitária ressaltou a importância do evento e, principal-mente, a participação popular. “Classifico o

novo reitor assume ufop com orçamento de r$ 260 milhões

Com um orçamento de R$ 260 milhões nas mãos para administrar, o pro-fessor Marcone Jamilson assume a direção da Uni-versidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Eleito com 54% dos votos da comu-nidade ufopiana, ele teve seu nome homologado pelo governo federal como novo reitor e foi empossa-do pelo ministro da Educa-ção, Aloísio Mercadente, na segunda-feira (18), em Brasília.

Em Ouro Preto, a transmissão do cargo acontece na sexta-feira, dia 22, às 19h, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP. No evento, os novos pró-reito-res também serão empos-

sados. A nova gestão atuará entre 2013 e 2016.

Esta semana, o prefei-to Celso Cota se reuniu com o reitor da UFOP, João Luiz Martins, para discutir a expansão uni-

versitária em Mariana. Participaram do encontro o reitor eleito, Marcone Jamilson, e a vice-reito-ra, Celinha, que recebe-ram os cumprimentos do prefeito.

ouro Preto confirma oito casos de dengue

A Secretaria de Saúde de Ouro Preto confirmou, na sexta-feira (15), numa cole-tiva, o surgimento de mais dois casos de dengue no município. Segundo o su-perintendente de Vigilância em Saúde, Núncio Araújo Sol, os casos foram registra-dos em Antônio Pereira, já foram tratados e foram ad-quiridos no próprio distrito.

No início do ano, já havia sido constatados seis casos importados de den-gue, ou seja, a doença foi adquirida em outros municí-pios por moradores de Ouro

Preto. Ao contrário destes, nos dois últimos casos a in-fecção aconteceu dentro do Município.

A situação mobilizou a Secretaria de Saúde na campanha “Ouro Preto con-tra a Dengue”. Na primeira semana de aulas, foram rea-lizados trabalhos de orienta-ção junto aos alunos da rede municipal. A Vigilância em Saúde intensificou as orien-tações e as visitas domicilia-res, devido à grande quanti-dade de turistas que a cidade recebe nesta época.

Os distritos de Amaran-

tina, Cachoeira do Campo e Antônio Pereira têm maior atenção devido ao clima propício à reprodução do mosquito Aedes aegypti e à população flutuante desses locais.

Dr. Núncio faz um aler-ta à população, lembrando que mais de 80% dos focos de dengue são domiciliares: “Verifique seu quintal, evite água acumulada em garra-fas, pneus, pratos e vasos de plantas, e mantenha a caixa d’água, barris e tonéis bem fechados”, destaca o supe-rintendente.

Divulgação

A vice-reitora Celinha, o ministro da Educação e o reitor Marcone, na solenidade de posse ocorrida em Brasília

encontro como maravilho-so. Foi um espaço em que a população foi ouvida e tenho certeza de que sere-mos atendidos”, afirmou Kátia. O prefeito garan-tiu que essas reuniões são fundamentais, por aproxi-

mar os governantes da população. “Todos os secretários da prefeitura participaram do encon-tro, justamente para co-nhecer as necessidades do bairro em cada área”, finaliza Celso.

Elcio Rocha / Divulgação PMM

Celso se reúne com os moradores

do Alto do Rosário

Page 6: A SEMANA Edição 464

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

Homem é morto com 8 tiros na PrainhaA vítima de execução era de Contagem e não tinha parente em Mariana

Mais um crime intri-ga a polícia em Mariana. Um homem de 35 anos foi encontrado baleado e sem vida no Bairro Santo Antônio, “Prainha”. O cri-me ocorreu nesta segunda-feira (18). Após denúncia anônima, a Polícia Militar esteve na Rua Projetada, onde o homem, identifica-do como Antônio Batista Gomes, foi encontrado já sem vida.

Segundo os militares, a vítima era natural de Con-tagem, na região metropo-litana de Belo Horizonte. O corpo estava no chão com oito perfurações de balas. Os tiros atingiram Antônio no rosto, tórax, costas e braço esquerdo. O calibre da arma utilizada no crime ainda não foi identificado.

Moradores não soube-ram informar sobre o pos-sível suspeito; só sabiam que a vítima não morava no bairro. Nenhum parente do homem foi encontrado. A polícia investiga o caso. Até o fechamento desta edição, o autor não havia sido identificado.

ouro Preto. Um ado-lescente tentou atirar em um taxista para não pagar a corrida em Ouro Preto. Ao entrar em casa, ele ameaçou matar a mãe e a avó. Segundo a Polícia Militar, a mãe do garoto e a avó, de 61 anos, es-cutaram barulhos de tiros antes de o adolescente entrar em casa. Ele, que estava em companhia de outro garoto, atirou para

Divulgação PMMG

CrIme AmbIentAL. Cinco pessoas foram presas após serem flagradas extraindo ouro, de forma ilegal, no rio Gualaxo do Norte, distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente, os suspeitos usavam uma draga e um motor de sucção, instrumentos proibidos por lei para esta atividade. Eles foram multados em R$ 60.788,50 e levados à delegacia.

Homem é agredido por três mulheres em ouro Preto

Um homem de 42 anos foi agredido por três mu-lheres na madrugada de sexta-feira (15), no interior de um bar, no município de Ouro Preto. Segundo a Polícia Militar, a briga teria começado após a vítima ter apalpado a nádega de uma das moças.

De acordo com os mi-litares, o tumulto começou por volta das 2h, no estabe-lecimento que fica localiza-

do na rua Geraldo Laércio, no bairro Tavares. Testemu-nhas que estavam no local relataram que as mulheres utilizaram blocos de granito e pedaços de concreto para ferir o homem, que também foi atingido por tapas e so-cos no rosto.

As agressoras, de 20, 25 e 43 anos, fugiram em um veículo Caravan, de cor azul. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendi-

mento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para a Santa Casa de Miseri-córdia de Ouro Preto. O ho-mem apresentava ferimen-tos na cabeça e seu estado de saúde não foi informado.

A Polícia Militar fez rastreamento na região e lo-calizou as agressoras e o au-tomóvel utilizado na fuga. Elas foram presas e levadas para a Delegacia. (Fonte: O Tempo)

intimidar o taxista que os levou em casa, pois não tinham dinheiro para pa-gar a corrida. O disparo não atingiu o motorista do taxi, que saiu em dispara-da, assustado.

Ao entrar em casa, o garoto ameaçou de morte a mãe e a avó com a arma, que saíram correndo de casa e chamaram a polícia. A arma utilizada, um re-vólver calibre 32 com três cartuchos de munição, foi encontrada na residência, mas o adolescente já ha-via fugido. Porém, algum tempo depois, a mãe e a avó chamaram novamente os militares para denunciar que o garoto havia voltado ao local. Ele foi apreendido e levado à delegacia. (Com informações de O Tempo).

Corrida da ressaca bate recorde

Com mais de 300 parti-cipantes, a Corrida da Res-saca de Mariana chega à sua 29ª edição com número recorde de atletas, confor-me informa a Secretaria de Desportos. Com 7,5 km de percurso bem diversifi-cado, a competição atraiu atletas de diversas regiões para correr e garantir uma das premiações. Ao todo, foram R$10 mil em prê-mios.

A equipe do Cruzeiro Esporte Clube foi cam-peã. O atleta Ivanildo Pe-reira dos Anjos, 32 anos, tornou-se tricampeão da prova no quarto ano de sua participação. O corredor completou a prova em 22 minutos, com uma folga de 22 segundos para o se-gundo colocado, o atleta

Valdir Sérgio de Oliveira, também do clube mineiro. O terceiro lugar geral ficou com Edmilson dos Reis, que terminou a prova em 22 min26 seg.

O secretário de Despor-tos, Helerson Freitas, que já trabalhou em 10 edições da corrida, garantiu que esta foi a mais especial. “Por ser início de um novo governo, fizemos a maior prova de todas, maior nú-mero de participantes, com mais participações de mu-lheres e a maior premiação já paga. Um dos nossos objetivos foi trabalhar para proporcionar maior confor-to aos corredores”, disse o secretário.

Com maior participa-ção das mulheres nesta edi-ção, o resultado geral femi-

nino teve Larissa Marcelli Quintão, equipe 4F Trei-namento Esportivo, com 26min35seg, em primeiro; Roselaine de Souza Silva, atleta do Cruzeiro, com 26min43seg em segundo; e Kleidiane Barbosa, com 26min45seg, em terceiro lugar.

Os cinco primeiros co-locados do grupo Especial Mariana/ Masculino fo-ram: Antônio Marcos Mar-ques; Denilson José Car-neiro; José Geraldo Duarte; Arlindo Candido Rosa e Márcio Antônio Ribeiro. E as cinco primeiras colo-cadas do Especial Mariana/ Feminino foram as atletas: Sirlene Silva Pontes; Nil-berta Aparecida de Azeve-do; Patrícia Mara Ibraim Sena e Samara Moura.

Elcio Rocha / Divulgação PMM

Mais de 300 atletas participaram da 29ª Corrida da Ressaca

Page 7: A SEMANA Edição 464

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

HorÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4Muita interação com o pú-blico e chances de participar de atividades ou ideias que façam grande diferença na maneira pela qual as pessoas serão atingidas.

touro - 21/4 a 20/5Austeridade pública, as coi-sas devem ser corretas e não haverá em você espaços para forças negativas e desperdí-cios que deverão ser pronta-mente corrigidos.

gêmeos - 21/5 a 20/6Dia de ir com a maioria, é possível fazer as coisas acontecerem através do en-tusiasmo geral do seu grupo. Momento positivo para de-monstrações de lealdade.

Câncer - 21/6 a 22/7Mundo espiritual e paixões avassaladoras controlando a sua mente. Forte conexão com o lado emocional das pessoas e facilidade para se envolver com elas.

Leão - 23/7 a 22/8Incompreensão do lado pas-sional das pessoas poderá lhe deixar do lado de fora das coisas boas que poderão estar acontecendo. Possibilidades de ter prejuízos.

Virgem - 23/8 a 22/9As suas fantasias devem es-tar alinhadas com os desejos da multidão. Desta forma vai ser muito mais fácil interagir com ela e deixar as suas emo-ções fluírem.

Libra - 23/9 a 22/10Excessos de controle da sua parte, se é para deixar tudo nos trinques então você pode estar se achando ser a pessoa que deve exigir tudo de to-dos, pegue leve.

escorpião - 23/10 a 21/11 Dia de destaque especial atra-vés de amigos e parceiros que tem muito a ver com você. A sinergia existente poderá tra-zer sucesso para você e todo o seu grupo.

sagitário - 22/11 a 21/12Excessos e boas chances de arranjar confusão com quem quiser economizar qualquer tipo de coisa, principalmente em se tratando de alegria. En-tusiasmo pela vida.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Moralismo e inseguranças diante da aparente libertina-gem de certas pessoas, hoje você pode estar se sentindo um peixe fora da água. Pro-cure não se irritar.

Aquário - 21/1 a 19/2Pessoas mais fortes do que você no comando e lutando a seu favor. Porém é preciso que você mostre que sabe de-sempenhar bem as suas fun-ções. Atue em equipe.

Peixes - 20/2 a 20/3Energia além do normal, os astros estão lhe contagiando com muita alegria e dinamis-mo. Bom momento para ob-ter sucesso pessoal, apesar de certas oposições.

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo e participa-ção especial de Rufo Herrera, a Orquestra Ouro Preto dá iní-cio às atividades do ano artís-tico de 2013, apresentando a 8ª edição da série “Orquestra nos Distritos”.

Com entrada gratuita, os concertos acontecem entre os dias 19 e 24 de fevereiro, em uma localidade e doze distri-tos que circundam o extenso município de Ouro Preto. Ainda no dia 21 de feverei-ro, quinta-feira, às 21h30, o grupo se apresenta em Ouro Preto, na bicentenária Igreja de São José, recentemente restaurada.

Os concertos prenunciam um ano intenso e de grandes projetos, compreendendo tur-

orquestra ouro Preto abre temporada de concertos

DivulgaçãoOrquestra de Ouro Preto reinicia série de concertos nos distritos

o mÁgICo e o PALHAço O Teatro Sesi-Mariana será o palco do espetáculo infantil “O mágico e o palhaço”, nos dias 23 e 24 de fevereiro, às 16h. Ingressos anteci-pados com desconto. Preços: Antecipados e Meia: R$10,00 - Inteira: R$20,00. Classificação livre.

QueIJo, ComédIA & CACHAçA E nos dias 23 de fevereiro (sábado), às 21h, e 24 de fevereiro (domin-go), às 20h, “Queijo, Comédia & Cachaça” - Comédia stand-up, no Sesi-Mariana. Ingressos antecipados com desconto. Preços: Antecipa-dos e Meia: R$20,00 - Inteira: R$40,00 Censura: 16 anos.

Ponto de CuLturAO Ponto Volante de Cultura promove no próximo dia 28 de fevereiro, quinta-feira a Oficina de Picote no distrito marianense de Cachoeira do Brumado. As inscrições podem ser feitas no Ponto Volante de Cul-tura, no distrito de Cachoeira do Brumado, de segunda à sexta-feira, 9h às 16h. A Oficina de Picote é gratuita e o público alvo são crianças acima de 7 anos de idade e donas de casa. Mais informações: 31 3557 1041.

PALestrAA Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras recebe a con-sagrada jornalista e escritora STAËL GONTIJO no próximo 28 de fevereiro, às 19h, na sede da instituição para sua palestra abordando o tema “Jornalismo Investigativo na Literatura”, exemplificado em seu livro “Cogumelo de Espuma”, e para o lançamento do seu mais recente “MARÍLIA DE DIRCEU – A musa, a Inconfidência e a vida privada de Ouro Preto no século XVIII”.

sAPuCAIAO Bar Sapucaia, localizado em Passagem de Mariana, oferece um ambiente agradável e muito acolhedor, ótima localização (em frente ao antigo Cine Clube), porções deliciosas e atendimento nota 10. Aberto de terça a sexta, com música ao vivo sexta, sábado e domingo à tarde. Passe lá!

CuLturA em reVIstAVisite o site “Cultura em Revista” - revista cultural de Mariana e Ouro Preto. O site vem promovendo o desenvolvimento cultural nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Acesse www.culturaemrevista.com.br e confira!!!

dIVIrtA-se

nês por países lusófonos e por nove capitais brasileiras além do lançamento do DVD do espetáculo Valencianas, gra-vado ao vivo, junto a Alceu Valença, no Grande Teatro do Palácio das Artes, no final do ano passado.

Ouro Preto possui 12 dis-tritos e aproximadamente 20 localidades, que circundam as montanhas da cidade, es-condendo belezas naturais, saberes e fazeres seculares e a simplicidade e singeleza do povo do interior de Minas.

Criado há sete anos, o projeto é formado por con-certos de caráter artístico-pedagógico, fundamentado na inserção cultural e social da população dos distritos. Neste tempo, centenas de

Projeto prevê apresentações nos distritos em 2013

pessoas tiveram a oportuni-dade de, pela primeira vez

nem te Conto!Angelica foX

Gentemmm, como estão vocês? Eu estou muitíssimo bem, ainda me recuperando do car-naval maravilhoso de Ouro Preto e Mariana. Foi show! Mas já es-tou aqui com novidades fresquíssimas pra vo-cês. Vamos lá?

• Pessoas, o que pa-recia impossível vai acontecer em “Salve Jorge”. Rosângela vai dar a liberdade a Mo-rena. A traidora trafi-cada mente para Russo que a moça do Alemão morreu numa explosão à bomba nas ruas de Istambul. Essa é mais uma ajuda que Morena recebe para se ver livre das garras da quadrilha, já que Mustafá, Zyah e Demir serão os anjos da guarda da brasileira.

• O comerciante co-nhece Morena quando vai à boate. A fim de apenas desabafar sobre

a crise em seu casamento, ele a leva para um hotel. Quando estão indo em-bora, Morena lhe faz uma proposta: “Compra o meu passe! Quando vim pra cá, eles pagaram a minha passagem, uma porção de coisas... e eu não posso voltar pra casa sem pagar o que eu devo”.

• Mustafá acha que é um golpe da jovem e cor-ta o assunto, mas fica com a pulga atrás da orelha. Tanto que pede a Adam para lhe contar o que sabe sobre Morena. “Ela quer voltar pra casa e não pode, tem muitas dívidas com os patrões...”, diz o rapaz.

• O comerciante fica mortificado por não ter acreditado nela e pede aju-da a Zyah, que vai à boate negociar a dívida de Mo-rena. Mas ele se surpreen-de ao ouvir Russo dizer, que por US$ 12 mil, ele pode levar a garota. Mus-tafá decide pagar a dívida.

• Russo, então, vai ao encontro do comerciante

levando Morena. Quando vê uma chance, ela se des-vencilha do algoz e corre. Nesse momento, ocorre uma explosão à bomba, e Russo perde a traficada. Sem rumo, Morena vaga pelas ruas e vê uma moça ferida, com frio. Penaliza-da, ela põe seu xale sobre ela. Mais tarde, no noticiá-rio, Russo vê que uma bra-sileira morreu, identifica o xale da moça como sendo o de Morena e manda Ro-sângela reconhecer o cor-po no local do atentado. Apesar de constatar que não se trata da traficada, a jovem vilã, surpreenden-temente, afirma à gangue que Morena está morta.

• Ao mesmo tempo, a fugitiva é vista por Zyah na rua, que a leva a Musta-fá. Junto com Demir, eles decidem escondê-la na caverna do guia e passam a protegê-la e alimentá-la. A protagonista, então, decide esperar seu bebê nascer para só então voltar

ao Brasil. Mas acho que até lá muita água vai rolar!

• Enquanto isso, tudo indica que não demo-rará muito para que o esquema criminoso de Lívia seja descoberto em Salve Jorge, da Glo-bo. E quando isso acon-tecer, Théo entenderá que sua amada Morena se tornou uma escrava sexual e terá a ajuda de ninguém menos do que Érica para trazer a ex-moradora do Comple-xo do Alemão de volta ao Brasil, são e salva. A publicação não ex-plica como isso acon-tecerá, mas conta que a veterinária vai se en-volver no caso e fará o seu melhor para acabar com o sofrimento da “rival”. A delegada He-loísa vai liderar a busca por Morena e as outras garotas, assim como pela cabeça de Lívia e seus comparsas.

Divulgação Globo

Théo terá ajuda de Érica para libertar Morena

na vida, terem contato com a música clássica.

Page 8: A SEMANA Edição 464

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 21 A 27 dE fEvErEIro dE 2013

Foto: Reginaldo Vilela

Willian, Alessandra e Isabela aproveitaram

bastante o carnaval marianense. Felicidades!

Foto: Ana Elisa Novais

Momento emocionante durante o carnaval marianense. O

encontro do palhaço Xisto Siman e da educadora Hebe

Rola, durante a apresentação do Circovolante. Lindo de ver!

Foto: Reginaldo Vilela

As amigas Sara, Águeda e Regiane curtiram a valer o carnaval em Mariana. Lindas!

Foto: álbum de família

Encontro de bambas! Os sambista Reginaldo Vilela, do grupo 6 no Samba, prestigiou o cantor Péricles, que fez um show maravilhoso durante o carnaval marianense! Sucesso!

Foto: Reginaldo Vilela

Luana, Juliana e Maristela

enfeitaram as ruas da Primaz de Minas, com

muito charme e simpatia, durante

o carnaval. Lindas!

Foto: álbum de família

No domingo, os amantes do xadrez de Mariana se

encontraram para um torneio amistoso, no Clube da Vale, que

rolou em meio a muitas histórias, risadas, bons lances, churrasco e a amizade e alegria durante o

reencontro de velhos amigos. Felicidades!

Foto: Felipe Mendes

No carnaval, a linda Ana Luíza se acabou de pular no bloco Vermelho i Branco, ao lado de suas amigas. Felicidades!