a semana edição 456

8
Ano VIII • número 456 • 27 de deZemBro A 2 de jAneIro de 2013 • dIstrIBuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG Douglas Couto enFIm, ACABou. Com cinco prefeitos em quatro anos, Mariana parou no tempo e não avançou. Devido à instabilidade política, vivemos a espreita das eleições de 2008 e a Prefeitura sofreu com uma verdadeira dança das cadeiras. Festa da posse de Celso promete atrair multidão Confira os preparativos para a cerimônia em Mariana. PÁgInA 3 Um bebê de 11 meses, que se afogou em um balde d’água em Ouro Preto, é ressuscitado por bombeiro com a ajuda de caneta. PÁgInA 6 mILAgre de nAtAL mILAgre de nAtAL Luto nA PoLÍtICA Vereador nêgo morre de enfarte aos 64 anos PÁgInA 4 Reprodução Internet Reprodução TV

Upload: douglas-couto

Post on 10-Feb-2016

220 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

27 de dezembro de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: A SEMANA Edição 456

Ano VIII • número 456 • 27 de deZemBro A 2 de jAneIro de 2013 • dIstrIBuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG

Douglas Couto

enFIm, ACABou. Com cinco prefeitos em quatro anos, Mariana parou no tempo e não avançou. Devido à instabilidade política, vivemos a espreita das eleições de 2008 e a Prefeitura sofreu com uma verdadeira dança das cadeiras.

Festa da posse de Celso promete atrair multidãoConfira os preparativos para a cerimônia em Mariana. PÁgInA 3

Um bebê de 11 meses, que se afogou em um balde d’água em Ouro Preto, é ressuscitado por bombeiro com a ajuda de caneta. PÁgInA 6

mILAgre de nAtALmILAgre de nAtAL

Luto nA PoLÍtICA

Vereador nêgo morrede enfarte aos 64 anos

PÁgInA 4

Reprodução Internet

Reprodução TV

Page 2: A SEMANA Edição 456

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

jORNAL A SEMANA LTDACNPj: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMiR De a. costaDiretor-PresidenteDoUGlas coUtojornalistaWHiNteR GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidaReginaldo Vilela

Studio Élcio Rocha (31) 3557-1995

REDAÇÃOEndereço: Rua jatobá, 137ª, Bairro Rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

COMERCIALE-mail: [email protected]

CIRCULAÇÃOMariana | Ouro Preto | ItabiritoIMPRESSÃOSempre Editora Ltda.

editorial

Nada mais clichê do que a expressão “Ano novo, vida nova”. Quisera os nossos governantes, porém, que as tão sinceras esperanças por um período vindouro não se mantivessem apenas no limiar da expectativa. Para 2013, os desejos do nosso povo se resumem em apenas um: que os políticos não façam nada além de suas atribuições.

É um ano pós-eleições, com energias reno-vadas, esperado por quem não aguentava mais a troca-troca de governo. Foram cinco prefeitos em quatro anos e uma crise política que entra para a história como a mais perversa e desatadora para a população.

A esperança (ainda fincada na ingenuidade) é de bastante trabalho pela frente, tanto para o exe-cutivo quanto para o legislativo, pelo menos com mais resultados do que os conquistados até agora.

De modo geral, inequivocamente, há enormes probabilidades de que 2013 seja melhor do que os últimos quatro anos que passaram. Administrati-vamente, o município passa a ser gerido por um gestor que tem a aprovação da grande maioria, que traz em seu discurso a necessidade colocar a cidade nos trilhos.

Diante desse cenário, resta-nos comemorar, pois, finalmente, deixamos 2008 para trás, com a expectativa concreta de que o ano que se inicia seja o marco de uma vida nova para a população marianense.

em destaque

desejos PArA 2013

IsrAeL QuIrIno

E o mundo não acabou. Pois é, os Maias estavam errados, ou quem interpre-tou os Maias certamente es-tavam errados. Mas embora não tenha acabado, que tal se nos propuséssemos a edi-ficar um mundo novo, evi-denciando novos valores, plantando novas sementes? Vamos fazer de conta que estamos na terra devastada e, na boa paz, construir algo de novo? E, quem sabe, no futuro, os povos que virão possam nos reverenciar.

O ano novo sempre nos inspira em propósitos. Há uma sensação de renova-ção, como uma borboleta que deixa o casulo e abre as asas para o sol. Traça-mos metas, detalhamos os sonhos, firmamos o intento de uma vida melhor. Oxalá esse sentimento perdure por todo o ano e se traduza em nossas ações e trabalhos em favor de um mundo melhor.

Aqui, nesta esquina das Minas Gerais, como em todo o Brasil, um novo governo se instala. Nós, porém, depois de tudo o que passamos, depositamos nesse novo governo uma esperança enorme, uma expectativa que nos man-tém com a respiração em suspenso. E, quando ini-ciarmos o primeiro dia útil de 2013, os nossos olhos es-tarão sobre aqueles a quem escolhemos para conduzir o destino de nossa gente e, re-petindo o jargão da campa-nha, botar nossa cidade nos trilhos. Até mesmo aqueles que não lhes confiaram o voto, decerto encontram nos eleitos a esperança de que suas mazelas possam se resolver. Afinal, o governo que se instala não é o que disputou as eleições, mas aquele que se fará em nome

sALVe CeLsodo povo, de todo o povo.

Quais os desafios espe-ram por esses novos gesto-res? Quantas demandas os aguardam, quantas angús-tias e necessidades se ocul-tam por detrás dessa cidade mineradora, onde a opulên-cia convive com a miséria, o progresso caminha ao lado do atraso, a riqueza e a pobreza cavam, a seu tem-po, os seus abismos sociais.

Colocamos nossas es-peranças nas mãos de Cel-so Cota e Duarte Júnior, a quem entregamos a res-ponsabilidade de escolher seus auxiliares e promover aqui as intervenções neces-sárias para nos devolver a dignidade, a autoestima, a sustentabilidade e, por certo, diminuir as bruscas desigualdades sociais que nos expõem de maneira im-piedosa, a indicadores tão acanhados. Não vamos dei-xá-los sozinhos, no entanto, diante de tantos sortilégios.

Na cabeça de cada ma-rianense há um plano de governo, uma prioridade, uma demanda a ser atendi-da. Algumas permeiam o inconsciente coletivo, como necessidades que ultrapas-sam a esfera do indivíduo. A Mariana que acorda para o novo ano carrega consigo

necessidades antigas, es-quecidas, deixadas de lado. Cabe agora olhar no entor-no e ver o que o perdemos ou deixamos de ganhar nes-ses tempos incertos que vi-vemos. Inicia-se uma nova corrida e parece que esta-mos duas voltas atrás, em-bora tenhamos condições de estar à frente, de perse-guir metas ambiciosas. A esperança é que possamos, de novo, ocupar o lugar que nos é destinado entre as ci-dades mineiras de melhor padrão de vida. Não nos conforta a incômoda posi-ção de pobre-menina-rica que nos deram nos últimos anos.

Importante, neste mo-mento de reconstrução, é que, além da esperança, possa cada Marianense

twittessWalter rodrigues @walterrodriguesLucio Bolonha Funaro - quem é? O que tem com Mariana?

roberto rodrigues @roberto_rodrigDepois de 20 anos de espera!!! 302 escrituras do Vale Verde entregues hoje. Compromisso cumprido.

dilson Claudio @dilson_claudioNada melhor do que um dia após o outro. Bem dizia minha saudosa mãe... A mentira tem uma perninha curtinha... #mentiratempernacurta

Wederson Advincula @wedersonsDe 2008 até 2012, o TRE-MG foi o segundo Tribunal que mais cassou. Perdeu apenas para o Piauí. De 2012 a 2016, aposto que seremos o primeiro.

roberto Verona @valleverona@wedersons Quem deveria ser cassado ainda não foi! Então o TRE-MG cassou pouco!

eleonardo Lucas @eleonardolucasObra de estabilização do talude da Avenida Nossa Senhora do Carmo: solução ou prenúncio de uma adversidade?

dedicar uma parcela de responsabilidade a essa nossa cidade, que carece de bons gestores, mas ca-rece também de moradores mais conscientes e menos dependentes do Poder Pú-blico. Uma oração, quem sabe, para que Deus ilumi-ne aqueles que escolhemos para conduzir nossos des-tinos nos próximos anos. Temos confiança de que vai dar certo!

Aos novos gestores, Celso e Du, entregamos o bordão que nos tem acom-panhado nas noites nove-leiras: “Enfrentando um dragão por dia, na sua com-panhia, a gente chega lá!” Salve Celso!

Israel Quirino é professor e advogado.

O que mais machuca os meus adversários é o meu sucesso

“ “

Luiz Inácio Lula da silva, ex-presidente da república

entre Aspas

Page 3: A SEMANA Edição 456

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

mariana prepara a festa da posse de Celso e du

Novo prefeito é empossado sob o desafio de colocar “a casa em ordem”O prefeito eleito de

Mariana, Celso Cota (PSDB), e o seu vice-pre-feito, Duarte Junior (PPS), tomarão posse do manda-to na próxima terça-feira (dia 1º de janeiro), em ce-rimônia marcada para as 19h. É o terceiro mandato de Celso, que assume o cargo de chefe do Execu-tivo municipal sob o de-safio de “colocar Mariana de volta aos trilhos”.

O público poderá as-sistir à solenidade oficial, que será conduzida pela Câmara de Vereadores nas dependências internas do Centro de Convenções. A festa da posse, no entanto, começa mais cedo, às 10h do dia 1º de janeiro, quan-do Celso e Du participam de uma missa na Catedral da Sé, presidida pelo arce-bispo dom Geraldo Lyrio Rocha.

A partir das 17 horas, terá início, no segundo andar do Centro de Con-venções de Mariana, a cerimônia de posse dos 15 vereadores eleitos, com a eleição da nova mesa diretora da Câmara. Em seguida, no salão nobre, acontece a posse do pre-feito e vice.

Na cerimônia de pos-se, Celso e Du ouvirão

os hinos Nacional e de Mariana, executados pela Banda União 15 de No-vembro, e, em seguida, prestarão o compromisso constitucional. Caberá ao primeiro-secretário fazer a leitura do termo de pos-se, que será assinado pelo prefeito, vice-prefeito e os parlamentares que inte-gram a Mesa.

Após o novo presi-dente da Câmara decla-rar o prefeito e vice em-possados, Celso fará seu primeiro pronunciamen-to, seguido de um breve discurso do presidente do legislativo, que dará por encerrada a sessão. O cerimonial de Celso

não soube informar se o prefeito Roberto Rodri-gues (PTB) participará da transmissão do cargo.

regIão. Em Ouro Preto, quem assume é o prefeito eleito, José Le-andro Filho (PSDB), e o vice Chiquinho Xavier. A posse acontece às 16h no Cine Vila Rica. Itabirito dará posse a Alex Sal-vador (PSD) como novo prefeito àss 19 horas. O prefeito eleito de Acaiaca, Zezinho Milagres (DEM), toma posse às 10 horas da manhã. Diogo de Vas-concelos continua sob o comando de Aroldo Fer-nandes Gomes (PR).

Divulgação

Celso Cota vai assumir a cadeira de prefeito pela terceira vez

Cidade vive instabilidade política desde 2008Com cinco prefeitos

desde 2008, Mariana não conseguiu avançar devi-do à instabilidade polí-tica. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura sofre com uma verdadeira dan-ça das cadeiras em seu comando.

A novela começou com a posse de Roque Camello (PSDB), elei-to em 2008. Em abril de

2010, ele foi cassado, após perder o prazo de defe-sa numa ação em que foi acusado de compra de vo-tos. Segunda colocada na disputa, Terezinha Ramos (PTB) assumiu a cadeira, mas foi afastada e cassada, entre 2009 e 2010, por ir-regularidades nas contas de campanha.

Com isso, dois presi-dentes da Câmara de Vere-

adores assumiram a chefia do Executivo: Raimundo Horta (PMDB) e, em se-guida, Geraldo Sales, o “Bambu” (PDT). Em agos-to de 2011, Terezinha reas-sumiu a prefeitura por de-cisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), mas foi cassada em fevereiro deste ano, por improbidade administrativa, dando lugar ao vice-prefeito Roberto

Rodrigues (PTB).No último dia 7 de ou-

tubro, Roberto foi derrota-do nas urnas pelo ex-pre-feito Celso Cota (PSDB), eleito com mais de 18 mil votos (54%).

Divulgação

Roque Camêllo é o prefeito

eleito em 2008.

Page 4: A SEMANA Edição 456

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

emoção no adeus ao vereador nêgo

Aos 64 anos, ele morreu de infarto após se despedir da vida públicaFamiliares, amigos, po-

líticos e populares, muito emocionados, prestaram as últimas homenagens ao vereador José Jarbas Ramos, o conhecido seu Nêgo de Cachoeira, no ve-lório na Câmara de Maria-na. Aos 64 anos, ele mor-reu a véspera do Natal, na segunda-feira, dia 24, víti-ma de um enfarto. O corpo foi sepultado em Cachoei-ra do Brumado.

O político, que cumpria o quinto mandato até 31 de dezembro, estava com a saúde frágil desde abril do ano passado, quando so-freu um infarto. Este ano, o vereador não participou de algumas sessões na Câmara por estar em tra-tamento de saúde. Esse foi o motivo que o obrigou a abrir mão da reeleição, mas o petebista conseguiu fazer o seu sucessor ao eleger José Jarbas Ramos Filho, o conhecido “Zezé de Nêgo”.

Aos 64 anos, seu Nêgo cumpria o quinto mandato, foram 20 anos de verean-ça, sempre defendendo a sua comunidade de Ca-choeira do Brumado. Na sexta-feira, 21, participou da última reunião no legis-lativo, quando foi home-nageado e se despediu dos colegas.

“Quero dizer que foi um engrandecimento de estar com cada um [nesse man-dato] e também com os

CPI do LIxo ACABA em “PIZZA FrIA”

ex-vereadores. Eu gostaria de ter feito muito mais por nossa Mariana, mas deixo de fazer porque o meu co-nhecimento é muito curto, mas desejo que a Câmara que chega procure fazer o bem por Mariana”, disse seu Nêgo.

Homem simples, sere-no e companheiro escre-veu uma bela história na política de nossa cidade. “Desejo a todos muita paz, saúde e amor. Tenho muito a agradecer ao povo esses 20 anos de mandato porque tudo que eu tenho tido condições de fazer foi através do povo”, disse seu Nêgo. Deixa a espo-sa, dona Maria, e seu filho Zezé, vereador eleito.

Divulgação

HomenAgem. Na despedida, seu Nêgo foi homenageado pela Câmara

Depois de oito meses, a CPI do Lixo acabou em pizza fria e sem resposta à população. A comissão que deveria investigar os contratos das empresas terceirizadas responsáveis pela coleta de lixo na cidade não apresentou o relatório final e foi criticada.

Conforme A SEMANA denunciou, em maio deste ano, o Executivo cancelou o vínculo com a Empar - empresa que havia vencido uma licitação até outubro de 2013 - e contratou, após dispensa de licitação, empreiteiras sediadas em Belo Horizonte.

Com a mudança, o valor pago pela prefeitura mais do que triplicou: de R$ 162 mil para R$ 530 mil mensais. A criação da CPI foi aprovada pela Câmara, que indicou os vereadores Marcelo Macêdo (PSDB), Professor Reginaldo (PR) e Edson Agostinho (PTN), como os responsáveis pela investigação.

O prazo da CPI venceu em outubro, mas devido ao período eleitoral os vereadores não conseguiram concluir o trabalho, que foi prorrogado até o final do ano. A assessoria da Câmara chegou a confirmar que o relatório seria lido na última sessão, antecipada para sexta-feira, dia 21 de dezembro, o que não ocorreu.

A vereadora do PT, Aida Anacleto, que não foi reeleita, ao se despedir, criticou o silêncio dos vereadores e estar “triste” com a falta de resposta da comissão. “O relatório está pronto, inclusive, protocolado nesta Casa”, respondeu Marcelo.

O presidente da Câmara, Geraldo Sales “Bambu” (PDT) desmentiu o tucano. “Ele não está protocolizada a Câmara. Se estivesse, teria que ser lido”, disse Bambu, explicando que a falha é do relator da CPI, Professor Reginaldo (que também não foi reeleito) ao protocolar o documento endereçado a presidência da comissão, quando deveria ser da Câmara. Bambu sugeriu uma sessão extraordinária para leitura do relatório.

Apesar do fim melancólico, a CPI do Lixo pode ter um final diferente. Apesar dos vereadores não terem dado a resposta, há ainda a investigação do Ministério Público.

em temPo. No apagar das luzes, há duas semanas de deixar o cargo, o prefeito Roberto Rodrigues (PTB) concluiu a licitação do serviço de coleta de lixo. A empresa Contorno – a mesma contratada por emergência – venceu o processo no valor de R$ 11.126.000,00, por dois anos. A licitação foi contestada.

Luto nA PoLÍtICA. Seu Nêgo morre aos 64 anos, e cumpria o 5º mandato

Divulgação

Professor Reginaldo, relator da CPI do Lixo, se despede da Câmara

Page 5: A SEMANA Edição 456

CIdAdes PÁGINA 5 • A SEMANA27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

Começa a disputa pela Presidência Três vereadores da base de Celso Cota farão prévias para definir candidato

Uma disputa ainda de bastidores. Assim está a eleição para a presidên-cia da Câmara de Maria-na. Três vereadores ree-leitos pleiteiam o cargo: Bruno Mol (PSDB), Fer-nando Sampaio (PRB) e Juliano Duarte (PPS), mas apenas um terá sua candidatura confirmada nesta quinta-feira, 27, após a prévia com a base do prefeito eleito Celso Cota (PSDB).

O primeiro a articular sua candidatura é Fer-nando, atual vice-presi-

dente da Casa. O vere-ador foi o terceiro mais votado da cidade, sendo reeleito com 1.033 votos, e se colocou como “um dos fortes nomes” devi-do ao “bom entrosamen-to com os demais verea-dores eleitos”. Vereador mais votado em Mariana e região, reeleito com 1.987 votos, Juliano tam-bém quer assumir a Pre-sidência.

“Na atual conjuntu-ra, é preciso alguém em quem a população confie e que possa, ao mesmo

Divulgação

Bruno Mol, Fernando Sampaio e Juliano Duarte querem a Presidência

tempo, dar condições ao prefeito eleito de colo-car a ‘cidade em ordem’, uma vez que ele recebe-rá um pacote de proble-mas”, disse Juliano.

O terceiro nome, que vem sendo articulado nos bastidores, é de Bru-no Mol. Uma reunião ocorrida na Câmara, com a presença de vereadores novatos, começou a cos-turar apoio para a candi-datura do tucano.

Com três nomes na disputa, Celso deverá se reunir com os vereadores

da sua base para definir o nome de consenso. A reunião deverá ocorrer

até quinta-feira, quando encerra o prazo para as inscrições de registro da

chapa. A eleição aconte-ce no dia 1º de janeiro, logo após a posse.

diplomado rumo à posse em Itabirito

Em clima de festa, o prefeito eleito de Itabirito, Alex Salvador (PSD), foi diplomado. Na sessão solene restrita, que ocorreu na quarta-feira, dia 19, no

Fórum, o vice-prefeito Wolney e os 15 vereadores eleitos também receberam os certificados da Justiça Eleitoral. Em entrevista à imprensa, Alex confirmou

que a posse ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 19 horas, na prefeitura. Segundo ele, a população é convidada para a festa, que terá o show da Galaxy Banda.

Alexandre Tiradentes / Jornal Factual

Em clima de festa, Alex Salvador é diplomado em Itabirito

INFORME PUBLICITÁRIO

sIndICAto dos Produtores rurAIs de mArIAnA e sIndICAto dos Proutores rurAIs de ItABIrIto InFormAm:

edItALContrIBuIção sIndICAL rurAL PessoA jurÍdICAexerCÍCIo de 2013

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais, com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas jurídicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2013, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 31 de janeiro de 2013, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, remetidas, por via postal, para os endereços indicados nas respectivas Declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da Guia de Recolhimento pela via postal, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via, diretamente, à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela sua retirada, diretamente, pela internet, no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais.

Brasília, 27 de dezembro de 2012.Kátia Regina de Abreu

Presidente

Page 6: A SEMANA Edição 456

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

o milagre do natal em ouro PretoBebê de 11 meses é ressuscitado por bombeiro após se afogar num balde

Uma família de Ouro Preto viveu minutos de agonia e emoção na vés-pera de Natal. Na segun-da-feira, 24, uma criança de 11 meses de idade se afogou em um balde e fi-cou cerca de dez minutos sem respirar. Ela foi res-suscitada por bombeiro com ajuda de caneta se recupera e levada às pres-sas ao hospital.

A mãe da criança, que é surda-muda, não con-seguiu pedir ajuda ao ver a filha afogada no balde, dentro de casa, no Bair-ro Piedade. A prima da criança, que estava no lo-cal, percebeu a situação, e foi quem pediu ajuda aos parentes, que chamaram os bombeiros.

A família, agora, tem motivos de sobra para comemorar: Camila Ga-briela dos Passos, que fará um ano no dia 1º de janeiro, passa bem.

“Foi um presentão de natal”, disse o sargento do Corpo de Bombeiros, Moisés Dias de Paula, após ajudar a salvar a vida da menina. Ele lem-bra que, como as mano-bras cardiorrespiratórias não surtiam efeito, foi preciso encontrar outra solução. Foi, então, que o militar utilizou um tubo de caneta para fazer aspi-ração na garotinha.

“Quando chegamos na casa, ela já estava há uns 10 minutos desacor-dada em uma mesa e mui-

to fria, sem demonstrar qualquer reação, pratica-mente morta mesmo. Os parentes estavam deses-perados, e as manobras que tentamos usar para normalizar a respiração não deram certo”, disse o bombeiro.

O sargento, então, pe-gou a caneta no bolso do colega que estava na am-bulância para conseguir o “milagre”. “Tivemos a ideia de tirar a tampa e a carga da caneta, e usamos o tubo para soprar e pu-xar as secreções das vias respiratórias. De repente, ela voltou a respirar, e foi uma choradeira na ambu-lância. Foi uma emoção muito grande”.

A menina foi leva-

da para uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Em estado está-

vel, foi transferida, de he-licóptero, para o Hospital João 23, em Belo Hori-

zonte. (Com informações de Enzo Menezes, repór-ter do portal R7).

Reprodução TV

O sargento Moisés salvou a vida da criança de 11 meses num ato milagroso

Fogo atinge casarão na Praça tiradentes

Uma pane na rede elé-trica pode ter sido a causa de um princípio de incên-dio num casarão na Praça Tiradentes em Ouro Preto na noite de segunda-feira (24). A fumaça começou por volta das 22h em um dos cômodos no segundo andar. Apesar do susto e danos materiais, ninguém ficou ferido.

Sete militares atuaram no combate ao fogo, que durou cerca de uma hora. A edificação fica na Praça Tiradentes, tem dois anda-res e funciona como pou-sada. Segundo o primeiro-tenente Márcio Toledo, comandante do Batalhão de Corpo de Bombeiros, o casarão é tombado e foi fe-

chado para a realização do trabalho da perícia.

Os hospedes aguar-davam informações dos especialistas para aces-sar seus pertences, assim como os proprietários da Pousada, suas dependên-cias. Os comerciantes do lado puderam fazer uma visita às lojas, acompa-nhados por bombeiros, e puderam constatar que ne-nhum prejuízo foi ocasio-nado por causa incêndio.

Ao ser acionado, o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, entrou em con-tato com sua equipe e co-locou em ação o plano de contingenciamento para estes casos, deixando

empresas de carros pipa e de construção civil de prontidão para qualquer necessidade. A Praça Ti-radentes possui sistema

de hidrantes, porém não foi necessário já que as viaturas não necessita-ram de reabastecimento de água.

Neri Moutinho / Comdec

O fogo atingiu parte posterior da pousada, no centro histórico de Ouro Preto

taxista é preso com 96 kg de maconha

Um taxista foi preso transportando quase 100 quilos de maconha no porta mala do veículo em Ponte Nova. Conforme informações do 8º Pelo-tão da Polícia Militar, o condutor do Fiat Linea, que não teve a identidade divulgada, foi parado du-rante uma blitz realizada, no dia 20 de dezembro, na MG-262, no KM 19.

Durante a vistoria no veículo, os militares en-contraram 96 barras de maconha, cada uma pe-sando em média um qui-lo. Segundo os militares, a droga estava no interior do porta malas em forma de barras prensadas e em-baladas em plásticos e fita adesiva. A maconha esta-

va acondicionada dentro de três sacos de nylon.

Ao ser questionado sobre a procedência da droga, o taxista disse que trabalha como taxista na cidade de Mariana e foi fretado por um indivíduo para trazer a mercadoria até Ponte Nova, onde re-ceberia a quantia de R$ 300 pela corrida. Ainda segundo a PM, o moto-rista negou saber qual seria o produto transpor-tado.

O taxista foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Pon-te Nova juntamente com o entorpecente. O carro foi apreendido e lavado para o pátio credenciado da Polícia Civil.

Page 7: A SEMANA Edição 456

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

HorÓsCoPo

Áries - 21/3 a 20/4Arianos estarão mais vol-tados para a estruturação de suas carreiras e tudo o que se relaciona à vida profissional. Este será um ano de estabilização, mas de muito trabalho e alguns obstáculos a serem trans-postos no setor. A persis-tência e a determinação em vencer deve acompanhá-lo durante todo tempo.

touro - 21/4 a 20/5Taurinos estarão mais vol-tados para seus projetos de médio e longo prazo, es-pecialmente os que envol-vem maior conhecimento e crescimento. O envol-vimento de planos profis-sionais junto de pessoas e empresas estrangeiras também estará presente. Uma fase de criação de novas bases profissionais.

gêmeos - 21/5 a 20/6Geminianos estarão mais fechados e preocupados com algumas perdas ocor-ridas nos últimos meses e focados e decididos a recu-perar tudo o que perderam. Emoções estarão à flor da pele. Uma sociedade, par-ceria de negócios ou um casamento pode acontecer.

Câncer - 21/6 a 22/7Cancerianos estarão pre-ocupados em criar víncu-los mais efetivos, em seus relacionamentos, tanto os pessoais quanto os pro-fissionais que envolvam sociedades. Um sério na-moro pode começar este ano, ou para os já compro-metidos, maior seriedade na relação.

Leão - 23/7 a 22/8Leoninos estarão mais vol-tados para a estruturação concreta de seu trabalho, já que muitas mudanças trou-xeram bastante inseguran-ça no setor. Uma mudança de emprego pode aconte-cer. O ano pede também maiores cuidados com a saúde do corpo e da mente.

Virgem - 23/8 a 22/9Virginianos podem se pre-parar para a criação de no-vas estruturas emocionais, relacionadas ao amor. A maneira de amar e receber amor será intensa e pro-fundamente transformada através da consciência da necessidade da entrega. O amor verdadeiro pode ser construído.

Libra - 23/9 a 22/10Librianos estarão voltados para a criação de bases e novas estruturas em suas vidas domésticas e nos re-lacionamentos familiares. Uma mudança de casa, cidade ou país pode acon-tecer durante o ano. A che-gada de um novo membro na família ou mesmo um casamento também podem marcar este ano.

escorpião - 23/10 a 21/11 Escorpianos, que já sofrem a influência de Saturno em seu signo estarão bastan-te voltados para a criação de bases firmes em todos os setores de suas vidas, no entanto, a comunicação será um dos carros chefes e deverá ser trabalhada com bastante foco e cuidado. Tanto a fala quanto a escrita.

sagitário - 22/11 a 21/12Sagitarianos estarão am-plamente voltados para a estruturação e criação de bases em suas vidas financeiras e materiais. Tempos de muito trabalho e construção de uma vida material mais segura e du-radoura. O momento é de arregaçar as mangas e não olhar para trás.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Capricornianos serão am-plamente influenciados durante este ano, pois são eles os filhos naturais de Saturno. O ano promete muito trabalho e determina-ção para a criação de fortes estruturas em todos os seto-res: família, finanças, amor, saúde e relacionamentos.

Aquário - 21/1 a 19/2Aquarianos estarão mais fechados em seus pró-prios mundos e deixando para trás algumas escolhas feitas no passado. Fecha-mento de ciclo e abertura de outro será a pauta deste ano para esse signo. Muito importante um maior cui-dado com a saúde do corpo e das emoções.

Peixes - 20/2 a 20/3Piscianos estarão mais voltados para a criação e execução de projetos que envolvam a sociedade e a política. Os trabalhos em equipe serão muitos e a partir deles novas estrutu-ras serão construídas. As amizades e a vida social podem ser mais restritas, mas mais sérias.

As PreVIsÕes PArA o seu sIgno em 2013

nem te Conto!Angelica Fox

Gentemmm, como voces estão? Passaram bem de Natal? O meu foi maravilhoso! Encontro com a família, troca de presentes, ora-ções... Perfeito! E, agora, estou na expectativa para o réveillon. Ainda não sei o que vestir, por isso, consultei no site G1 as cores e seu significado, pra não fazer feio na virada e nem no ano que tá vindo. E pra quem tá em dúvida como eu, lá vão algumas dicas!

No Brasil, o uso da roupa branca é a principal. O hábito vem da cultura africana, onde a cor simboliza a paz. Mas, segundo o as-trólogo João Bidu, outras cores também possuem significados e você pode investir para conseguir aquilo que tanto deseja para o novo ano que está chegando. Veja o significado de algumas cores, revelado pelo astrólogo:

Vermelho: representa a cor da paixão;rosa: o amor;Verde: a esperança;Azul: a tranquilidade;Amarelo: o dinheiro e a prosperidade;Preto: a independência e a decisão;Laranja: a criatividade e a ousadia;Violeta, roxo ou lilás: a intuição;Prata: a cor das emoções.

Cor certa para o seu signoAs cores estão relacionadas com os elementos que regem os sig-nos. Para saber qual a cor certa para você usar uma roupa que traga boas vibrações para o ano que começa, confira abaixo qual a cor correta para o Ano Novo de acordo com o seu signo.

Áries (21/3 a 20/4) - vermelho e salmão;touro (21/4 a 20/5) - creme e tons terra;gêmeos (21/5 a 20/6) - lilás e rosa;Câncer (21/6 a 21/7) - prata e branco;Leão (22/7 a 22/8) - amarelo e dourado;Virgem (23/8 a 22/9) - preto e tons pastel;Libra (23/9 a 22/10) - rosa e verde;escorpião (23/10 a 21/11) - preto e tons avermelhados;sagitário (22/11 a 21/12) - pink e vinho;Capricórnio (22/12 a 20/1) - preto e marrom;Aquário (21/1 a 19/2) - lilás e azul;Peixes (20/2 a 20/3) - branco e violeta.

Meus amores, é isso... Continuo na dúvida! Quero muita saúde, amor, paixão, dinheiro e felicidade. Acho que vou fantasiada de arco-íris!!! No mais, agradeço a todos os meus leitores pelo cari-nho de 2012 e desejo a vocês um 2013 iluminado, com muita paz, saúde e bênçãos. Um super beijo e até o ano que vem!!!

semradar.com.br

Legenda: Qual é a sua cor para 2013?

o que dizem os astros para 2013Tarô, numerologia, astrologia, orixás e zodíaco chinês dão suas previsões

Mais um ano termi-na, e chega o momento de fazer previsões para 2013. Ao se somar os números do ano vin-douro, obtemos o seis. Para a numerologia, é a força desse numeral que vai reger o ano, invo-cando responsabilidade e valorização da justiça, da família e das uniões.

No tarô, a carta que corresponde ao seis é a dos enamorados e re-presenta o amor consi-go - o que poderia ser chamado de alquimia

interna taoísta. A pes-soa deve, primeiro, se casar com ela mesma para depois estabelecer outros casamentos, com o mundo e com as pes-soas.

Saturno será o pla-neta regente de 2013 e sua grande e sábia lição pode ser resumida em “endurecer sem perder a ternura”. O último planeta visível a olho nu no nosso sistema so-lar nos cobra tudo que negligenciamos.

No horóscopo chi-

nês, o ano começa no dia 10 de fevereiro de 2013 e termina em 30 de janeiro de 2014. O animal que vai reger esse período é a serpen-te, considerada enig-mática. Sob sua influ-ência, o novo ano será propício para buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção, além de ser uma fase favorável para a reflexão e a observa-ção cuidadosa.

A ajuda do reino angelical se manifes-ta por meio do arcanjo

Gabriel, cuja palavra é o amor. Esse será o ano da diversidade afetiva. Iemanjá e Oxaguiã são os orixás que vão rei-nar absolutos no pró-ximo ano, sinalizando a necessidade de res-ponsabilidade com os projetos almejados. Nada de começar e in-terromper. O momento é de cobrança. Não faça promessas se não puder cumpri-las.

Ana elizabeth diniz. Publicado no jornal o temPo.

Page 8: A SEMANA Edição 456

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 27 DE DEZEMBRO A 2 DE jANEIRO DE 2013

Foto: Daniel Oliveira

Estes são os forman-dos do curso de Segurança do Tra-balho, do Adjetivo Cetep. Sucesso!

Foto: Álbum de família

Os amigos Daniel, Flávia, Dayane, Ana Flávia, Kely, Eliane, Keila, Tony

e Edson não perdem a oportunidade de uma farra! Felicidades!

Foto: Arlindo Silva

O palhaço Xisto Siman, do Circovolante, foi eleito para mais

um mandato no Colegiado Setorial de Circo, 2013/2014. Parabéns, Xisto! Este é o reconhecimento de um trabalho sério e dedicado

que você e sua equipe realizam em prol da cultura do Brasil. Prêmio

merecido!

Foto: Daniel Oliveira

Esta turma animada acaba de formar-se em Metalurgia, no Adjetivo Cetep. Felicidades!

Foto: Carlos Oliveira

Estas moças bonitas são a Valquí-ria, Raíssa, Vilmara, Izabella , Jucilene e

Brenda. Lindas!

Reginaldo Vilela

Em 2012, o grupo 6 no Samba foi destaque em Mariana e várias cidades mineiras. O jornal A Semana deseja a esta querida banda todo sucesso em 2013!

Foto: Álbum de família

As belas Dayane Stefany, Darcimara

Oliveira e Jacqueline Guimarães enfeitam

nossa coluna desta semana. Lindas!