a semana edição 451

8
Igreja de São Pedro - Mariana/MG Flávio Almeida Ano VIII • número 451 • 22 A 28 De noVembro De 2012 • DIstrIbuIção grAtuItA JO Divulgação Câmara decide se abre processo para cassar prefeito PÁgInA 4 ufop define reserva de 30% das vagas para cotas sociais PÁgInA 5 Livro resgata as lendas de mariana PÁgInA 7 Prefeito se agarra “no trono” e evita equipe de transição Roberto Rodrigues se nega abrir a Prefeitura de Mariana e avisa que dificultará o fornecimento de dados à equipe de Celso Cota. PÁgInA 3 Douglas Couto / A SEMANA Centro HIstÓrICo VIrA “PIsCInão” Poucos minutos de chuva foram suficientes para alagar as ruas de Mariana e transformar o Centro Histórico num “piscinão”. A rua Padre Gonçalves Lopes, que dá acesso à Catedral da Sé, ficou alagada. PÁgInA 5 urgente

Upload: douglas-couto

Post on 22-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

22 de novembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: A SEMANA Edição 451

Igreja de São Pedro - Mariana/MG

Flávio Almeida

Ano VIII • número 451 • 22 A 28 De noVembro De 2012 • DIstrIbuIção grAtuItA

JODivulgação

Câmara decide seabre processo paracassar prefeito

PÁgInA 4

ufop define reserva de 30% das vagas para cotas sociais

PÁgInA 5

Livro resgata as lendas de mariana

PÁgInA 7

Prefeito se agarra “no trono” e evita equipe de transiçãoRoberto Rodrigues se nega abrir a Prefeitura de Mariana e avisa que dificultará o fornecimento de dados à equipe de Celso Cota. PÁgInA 3

Douglas Couto / A SEMANA

Centro HIstÓrICo VIrA “PIsCInão”Poucos minutos de chuva foram suficientes para alagar as ruas de Mariana e transformar o Centro Histórico num “piscinão”. A rua Padre Gonçalves Lopes, que dá acesso à Catedral da Sé, ficou alagada.

PÁgInA 5

u r g e n t e

Page 2: A SEMANA Edição 451

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

JorNAL A SEMANA LTdACNPJ: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMIr de a. coStadiretor-PresidentedoUGlaS coUtoJornalistaWHINter GoNÇalVeSDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidareginaldo Vilela

Studio Élcio rocha (31) 3557-1995

rEdAÇÃoEndereço: rua Jatobá, 137ª, bairro rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMErCIALE-mail: [email protected]

CIrCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPrESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

O período de chuva chegou e, com ele, dias de medo. Para quem mora às margens do rio que corta a cidade ou em área de risco, a preocupação é maior ainda.

E não é para menos. A própria Defesa Civil muni-cipal admite que a ameaça ronda a cidade e que não estamos a salvo de tragédias.

E nem adianta colocar a culpa em São Pedro.No Brasil, país livre de tsunamis, vendavais,

vulcões e terremotos, a natureza não mata em massa. O que mata é o populismo, que em Mariana fechou os olhos dos prefeitos e vereadores para o Plano Diretor, aprovado desde 2003, e permitiu (e ainda permite criminosamente) a ocupação em morros e encostas da cidade.

A tragédia é anunciada. E não adianta culpar apenas as famílias, que acabam sendo vítimas da irresponsabi-lidade oficial, da demagogia de gerações de políticos e governantes que não cumpriram o dever de fiscalizar e permitiram a ocupação das encostas instáveis da teme-rária de Mariana para ali instalar seus currais eleitorais.

As tragédias que assistimos no ano passado, infe-lizmente, não nos serviram de exemplo. Vai ser preciso velar os nossos mortos para que alguma coisa seja feita.

Que Deus nos proteja!

em destaque

meDo DA CHuVA

IsrAeL QuIrIno

Os chineses não come-moram o Natal. Lá também não tem Papai Noel, a não ser aquele da Coca-cola que colore a economia glo-bal. Assim, o Papai Noel chinês é algo mais falso do que nota de três ou uísque do Paraguai. Pois não é que ele tem se aportado aqui em nossas terras de quando em quando?

Promessas fúteis, vãs, impossíveis, sempre as ti-vemos em todas as eleições. Entra num ouvido e deveria sair pelo outro. Digo deve-ria, pois nem sempre é as-sim. Há pessoas de boa-fé que, iludidas pelo momen-to, sucumbem a essas falsas benesses e são ludibriadas por elas, e, com isso, agem como marionetes dos man-dantes e não raro os con-duzem, ou reconduzem ao poder, com esmagadora maioria de votos.

Nas eleições passadas, o TSE obrigou os candi-datos a postarem em seus registros de candidatura um pré-plano de gover-no. O que vimos por lá foi um tímido cola-copia. Em alguns casos, o Partido já tinha um modelo pronto

PAPAI noeL CHInÊspara oferecer ao candidato a Prefeito. Bastava a ele dar o perfil da cidade e pronto, lá estava um plano de go-verno quentinho, saindo do forno.

Durante a campanha, no entanto, é que surge o “Papai Noel chinês”, pro-metendo algo mirabolante, capaz de transformar o lu-gar em um toque de mági-ca. Ele vai resolver os pro-blemas bem genéricos de fome, violência, moradia, drogas. Ninguém pergunte como, caso contrário po-derá ser classificado como opositor da ideia salvado-ra e ser massacrado como adversário do povo bene-ficiado. É um filme gasto, muito repetido, com alguns atores bem conhecidos. Ca-nastrões, a maioria.

Em uma campanha elei-toral recente, uma grande mineradora chinesa (tinha que ser chinesa!) instalou um birô de cadastramento lá no Gogô para recrutar mão de obra necessária para implantar ali um em-preendimento bilionário. Curioso, o morador lá foi. Alguns queriam o emprego, outros temiam ver sua casi-nha transformada em uma plataforma de mineração.

Alguns não acreditaram, mas as filas eram grandes... E em época de eleição, qualquer movimento é útil. Lá estiveram políticos tam-bém, preocupados, outros eufóricos com o megaem-preendimento que seria a salvação da lavoura em ter-ras mineiras.

Ninguém perguntou pela licença ambiental, pelo patrimônio histórico, pelos estudos de viabilida-de econômica, pela logísti-ca, energia, água... Nada. O Papai Noel Chinês era a so-lução de tudo, em um passe de mágica, com tudo o que a China tem de melhor.

Derrotado naquelas eleições, o aludido bom velhinho partiu para as dis-tantes montanhas da Ásia, onde mora, prometendo retornar daí quatro anos. E voltou. Desta vez, trou-xe no saco um mirabolan-te projeto de moradia, que resolveria de vez nossos problemas de habitação ao custo de 50 reais por mês. Ho, ho, ho! Papai Noel che-gou!

Novamente as filas se formaram. Alguns descon-fiados, lá foram ver se era verdade. Outros mais cé-ticos, pagavam para ver.

twittessmarcelo tas @marcelotasJulgamento do Mensalão + desabafo do Ministro da Justiça já deram fruto: deve ser criado o “Minha Cela Minha Vida”

Lauro soares @laurossoaresSe você não gosta das notas com Deus Seja Louvado, deposite-as na minha conta.

Francisco neves @xykonevesOscar Niemeyer pode até morrer, mas ninguém pode negar que é imortal.

Flávio Almeida @flavioas“Tudo fica melhor com bacon. É uma dádiva pra humanidade. É preciso amar os porcos.” - After Dark - A Semente do Mal. =o7

Alex bruno @_alexbruno_Toda semana aparece um tweet meu no jornal A Semana. Estou me sentindo uma celebridade. kkkkkkkkkk

“Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra”.barack obama, presidente reeleito dos euA

www.itatiaia.com.br/ouropretoTel: 3551 2166 / 3551 5544

Liderança que ninguém discute. De segunda a sábado, às 6h30, Jornal da manhã.

Apresentação: Antônio Isidoro.

Vieram alguns das cidades vizinhas, como os reis ma-gos do oriente. A grande maioria iludida, no entanto, anoiteceu e amanheceu na fila, com suas crianças de colo, expostas à impiedo-sa noite longa, preenche-ram fichas, tiraram xerox de documentos, mentiram em sua renda, patrimônio e endereço e... bem, o final ainda não se sabe. O pro-jeto é um mico em todo o país, mas ninguém pode falar disso, sob pena de ser classificado como inimigo do povo sofrido! Nas filas comparecerem, é claro, os políticos. Apertando mãos, dando tapinhas nas costas, sorrindo o seu riso-amare-lo-chinês.

Quem perguntou pela li-cença ambiental, pela água, pelos esgotos? Alguém viu o contrato da obra? Dis-seram que as primeiras unidades seriam entregues em setembro passado. Di-versos jornais publicaram isso à exaustão e... Cadê? Alguém tem o telefone do Papai Noel Chinês? Ho, ho, ho! Feliz Natal pra todos! Inclusive para os chineses.

Israel Quirino é professor e advogado.

entre aspas

Page 3: A SEMANA Edição 451

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

roberto recusa equipe de transiçãoComissão pode ter que recorrer à Justiça para ter acesso a informações

A menos de 40 dias da posse, o prefeito elei-to, Celso Cota (PSDB), não conseguiu ter acesso às informações sobre a Prefeitura de Mariana, e poderá ter que recorrer à Justiça para fazer a transi-ção de governo.

O prefeito Roberto Rodrigues (PTB), no car-go há nove meses, não se reelegeu e tem colocado entraves. Ele se recusa a nomear integrantes de sua gestão para compor a co-missão e avisou que, pelo fato de estar respondendo a uma série de ações po-pulares, poderá ter difi-culdade em fornecer os dados ao seu sucessor.

As informações foram confirmadas pelo coorde-nador da equipe de transi-ção, advogado José Celso dos Santos, após partici-par da reunião no Gabine-

te do Prefeito. “O atual prefeito me

recebeu respeitosamente e, ao menos pessoalmen-te, não se negou a forne-cer os dados, apenas se indispôs quanto ao fato de haver contra ele várias ações populares e que tal situação vem acumulando serviços à procuradoria do município, temendo o prefeito que essa circuns-tância impeça o cumpri-mento do fornecimento dos dados à equipe de transição”, disse Santos.

Procurado pela re-portagem, o prefeito não quis se manifestar sobre o assunto. Na reunião com o advogado, Roberto te-ria dito que o contato da equipe de transição deve-rá ser feito diretamente com ele. “Espero que ele tenha tempo e disponibi-lidade suficientes”, disse

Santos. O coordenador da

transição explicou que a equipe não pretende au-ditar as contas do muni-cípio, mas ter acesso aos principais dados, a fim de que haja continuidade dos serviços. Apesar do entrave, José Celso s diz confiar no bom-senso do prefeito.

“Ao menos, por en-quanto, confio na palavra do prefeito e não creio, pela sua formação aca-dêmica, moral e política, que não cumprirá o que determina a lei, mesmo porque está ele passível de responder juridica-mente. A equipe de tran-sição não se furtará de fazer valer os direitos que lhe são facultados pela lei para ter acessos aos da-dos necessários”, avisou o advogado.

Douglas Couto / A SEMANA

Equipe de transição traça novas ações enquanto aguarda resposta do prefeito

Guilherme Margarido/ Divulgação PMOP

trAnsIção DemoCrÁtICA. Em Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo (PMDB), que deixa o cargo após oito anos de governo, assinou decreto nomeando a comissão de transição de governo. Além de abrir as contas da prefeitura, ele garantiu uma sala com infraestrutura para o trabalho da equipe.

mais de 6 mil eleitores terão que se justificar

Os 6.173 eleitores ma-rianenses que não votaram nas eleições municipais de outubro terão até 6 de dezembro para justificar a ausência. O prazo vale para os demais eleitores falto-sos, conforme alertou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral. Para tan-to, o eleitor deve preen-cher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais. O do-

cumento também pode ser baixado no site TSE. Para preencher o formulário, é indispensável que o eleitor tenha o número do título.

Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade, ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), como certifica-do de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacio-nal de habilitação.

O eleitor que não votar

e não apresentar justifica-tiva fica impedido, entre outras coisas, de tirar pas-saporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles e renovar matrícula em estabelecimento de en-sino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.

No Brasil, o voto é obri-gatório para quem tem de 18 a 70 anos. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três elei-ções tem o título cancelado.

Contas de campanha já estão disponíveis

Já estão disponí-veis no Portal do TSE as prestações de contas finais de campanha dos candidatos que concor-reram no primeiro turno das eleições municipais de 2012.

Segundo a área téc-nica responsável no

TSE, o processamento das prestações de contas ainda não foi concluído em razão do volume de contas eleitorais recebi-das. Até o momento, fo-ram concluídas as contas dos vereadores e prefei-tos eleitos no país.

Entretanto, ainda es-

tão pendentes de con-clusão cerca de 70 mil contas de campanha. Para checar as contas dos candidatos em primeiro turno, o interessado pode consultar doadores, for-necedores, valores doa-dos e despesas pagas, en-tre outras informações.

Page 4: A SEMANA Edição 451

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

saae não entrega documentos à CPI

Autarquia alega não ter dinheiro para fazer cópias das 100 mil folhas

Uma semana após ter sido instalada, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregulari-dades no Saae (Serviço Au-tônomo de Águas e Esgotos) é travada pela falta de infor-mação. O vereador Fernando Sampaio (PRB), que preside as investigações, informou à Presidência da Câmara que a autarquia não remeteu os documentos solicitados, “ale-gando falta de recursos para fazer as cópias”.

O dossiê requerido ao Saae de Mariana teria mais de 100 mil folhas. “Sem as informações, infelizmente, não tem como a comissão começar a trabalhar. Eu não acredito que são tantos do-cumentos assim, mas, se não nos forem enviados, a gente não tem como investigar as denúncias”, disse Fernando.

As denúncias de irregu-laridades na gestão do Saae

foram apontadas pelo atual diretor da autarquia, Daivi-son Miranda, numa sabatina da Câmara. Ele apresentou imagens de obras inaca-badas, perda de estruturas metálicas de reservatórios e falta de manutenção da rede.

Pense Direito30 DIAs PArA o FIm Do munDo

“Não estou aqui para culpar ninguém, mas tenho docu-mentações de várias questões irregulares”, disse o gestor.

Criado em 2005, o Saae já teria recebido mais de R$ 60 milhões em repasses da Prefeitura nos últimos sete

anos. No entanto, a popula-ção continua sofrendo com as torneiras secas, sem água e nem esgoto tratados. Para 2013, a previsão é que seja destinado à autarquia o va-lor de R$ 11,5 milhões, pela Prefeitura.

Divulgação CMM

Vereadores de Mariana instalam a CPI do Saae para apurar irregularidades

FLAVIo ALmeIDA

Todo mundo só fala, comenta e faz matérias sobre o tal fim do mundo, na tv, revistas, sites, blogs, redes so-ciais. Todo dia temos reflexões, comentários, charges, brincadeiras, e muito mais sobre a situação. Até tem uma série passando hoje à noite na Globo, sobre o que fazer até o mundo acabar! Ir a lugares exóticos e fazer coisas diferentes, porque este tipo atitude seria a correta para aproveitar “ao máximo” e “ser feliz antes que o mundo acabe. Mas é realmente fazendo aquilo que você nunca fez que irá ser feliz? PENSE DIREITO...

Este raciocínio rebaixa tudo o que você fez até hoje, sua família, amigos, colegas. Sua casa, seus trabalhos, estudos e todas as suas conquistas. Só vale a vida de quem foi pre-sidente e não a de quem é faxineiro? Todo mundo tem algo bom para contar, ensinar e acrescentar no outro.

Toda história vale a pena. Ao invés de querer ser uma “famosa” atriz/cantora/apresentadora/prostit... Aproveite suas gordurinhas ao lado do tímido que te ama, te faz carinho e quer passar o resto da vida com você.

Faça o seu trabalho direito, chegue em casa com a sensação de dever cumprido, cultive as amizades e o companheirismo e aproveite as pequenas e boas coisas da vida. Carpe diem.

Aproveitando essa “estória” do Fim do Mundo, fiz uma dessas listinhas. São 30 atividades que gosto/quero fazer, sem nada muito exótico que permeia este tipo de listas. Acompanhe mais detalhes desta “viagem” no meu blog lá embaixo. Então, vamos lá:

Dia 22 - Escrever um texto (coluna): Tem coisa mais gos-tosa que escrever e se fazer entender para os outros? Adoro esta coluna desde a primeira e gostaria de ter mais tempo para dedicar a cada uma delas. Cada pensamento aqui expos-to é um pedaço de mim que torno público.

Dia 23 - Sair com os amigos. No meu último aniversário, tive uma festa “surpresa” e, no famoso “dis-cur-sô, dis-cur-sô” disse que aquilo ali era o que eu mais gostava na vida. Estar com os amigos e familiares, curtindo bons momentos, bebendo, beliscando umas “cositas” e jogan-do conversa fora, com ou sem um carteado. Precisa de mais? Carros, viagens e luxo pra quê?

Dia 24 - Dançar/Ouvir uma música. Pululam listas de músicas para serem ouvidas antes ou no fim do mundo! Dei uma pesquisada rápida e gostei muito da http://vestiario.org/vitrola/musicas-para-o-fim-do-mundo/ que tem várias das músicas que pensei para o momento. E ouvir uma boa mú-sica e dançar estão entre as melhores coisas da vida! Que tal “Dançar Pra Não Dançar” do Biquíni Cavadão?

Dia 25 - Assistir um filme legal. Sou cinéfilo! E “seriené-filo”! Todos somos! Todo mundo gosta de uma boa história, contada, lida, vista no cinema, na tv, de uma só vez ou em capítulos. Não à toa, o Brasil é o país das novelas. Quem não vibrou com a Carminha, o Batman ou Forrest Gump?

Dia 26 - Fazer pipoca. Na realidade, pra quem gosta, seria cozinhar mas, pra quem, como eu, se limita a pipo-ca, misto e brigadeiro, esta é a melhor opção! Numa festa, ou em momentos de descanso ou lazer, a pipoca é um alimento que evoca a felicidade cotidiana e corriqueira, o aconchego, o conforto do lar, da cama, do sofá, ao lado de quem se gosta, compartilhando bonsmomentos. Viva a pipoca com guaraná, o ápice da culinária!

Dia 27 - Fazer um agrado pras minhas funcionárias. Passamos a maior parte de nossa vida adulta trabalhando. Temos que nos dar bem com quem vemos e convivemos diariamente. Mesmo que não íntimos, mas agradáveis, educados e companheiros. Desde que era estagiário, gos-tava de fazer isso. Um dos melhores momentos de convi-vência no trabalho é justamente o de congraçamento, seja com um bolinho, uma torrada, uma broa, um patê, um bombom ou um cachorro quente caseiro.

Dia 28 - Beijar minha namorada/Abraçar meu pai. O item da foto e ia ser o primeiro da lista. O afago, a me-lhor sensação de intimidade e carinho do universo. E, seja um beijo ou um abraço, vale cada segundo. E o abraço é superior ao beijo, pois é mais completo e envolvente. É o acalento completo, uma intimidade, um carinho, um conforto e um aconchego. Melhor remédio não há, do que um abraço gostoso ou um beijo carinhoso. E você, já abraçou/beijou um ente querido hoje?

Por hoje é só p-p-pessoal! Até semana que vem, a não ser que o mundo acabe!

A íntegra desta viagem no site http://flavioals.spaces.live.comFLÁVIo De ALmeIDA - Advogado - [email protected]

Vereadores decidem se abre processo para cassar prefeito

Vereadores decidem na próxima segunda-feira, dia 26, se abrem Comissão Processante que pode cas-sar o mandato do prefeito Roberto Rodrigues (PTB). O pedido é do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos da Prefeitura Ma-riana (Sindserv), que proto-colou a denúncia na Câma-ra na terça-feira, dia 20.

No cargo há nove me-ses, o prefeito é acusado de “possíveis irregula-ridades” numa série de desapropriações de terre-nos que pertencem à Cia Mina da Passagem (CMP – Agricultura e Pecuária Ltda.) e de ter pagado in-denizações milionárias à empresa que pertence a sua família, conforme as

denúncias publicadas no A SEMANA e que estão sendo investigadas pelo Ministério Público.

Pelos cálculos do pre-sidente do Sindserv Ma-riana, Francisco de Assis de Souza, “Chico Vete-rinário”, os negócios em família do prefeito podem ter somado mais de R$ 13 milhões. “Agora vem

a pergunta que não quer calar: os vereadores cas-saram a ex-prefeita Tere-zinha Ramos por suspeita de desviar R$ 98 mil, que jamais foi confirmada ju-dicialmente. Agora, será que a Câmara vai se calar diante dos atos praticados pelo atual prefeito”, ana-lisou o sindicalista João Batista Aguilar.

Page 5: A SEMANA Edição 451

CIDADes PÁGINA 5 • A SEMANA22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

ufop define 30% das vagas para cotas Até 2016, total de vagas destinadas aos estudantes de escolas públicas e a negros será de 50%

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) deci-diu ajustar a destinação de 30% das vagas oferecidas na instituição aos alunos de escolas públicas, incluindo à regra o critério de renda e raça. A votação ocorreu durante reunião do Conse-lho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no dia 12 de novembro.

A deliberação vai ao encontro do percentual mínimo determinado pelo Ministério da Educação em relação à nova Lei de Cotas das universidades públicas brasileiras, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 29 de agosto e regula-mentada em 11 de outubro deste ano.

Em nota, a universida-de informa que “a Ufop já assegura 30% de todas as suas vagas para estudantes egressos de escolas públi-cas desde 2008” e que “a instituição incluirá para o ano de 2013 os critérios de renda e raça/etnia”.

Até 2016, a assessoria da Ufop informa que este

percentual atingirá 50%. De acordo com a legisla-ção, a reserva das vagas nas instituições de ensino federais é para candidatos egressos de escolas públi-cas, com renda inferior a um salário mínimo e meio, incluindo pretos, pardos e indígenas.

“A lei prevê que seja aplicado 12,5% já nos processos seletivos para ingressantes em 2013, e assim progressivamente, até atingir a meta de 50% em 30 de agosto de 2016, que é o prazo final para a sua aplicação”, informou a universidade.

Desde 2011, a Federal de Ouro Preto utiliza o Sistema de Seleção Uni-ficada (SiSU) como único critério de avaliação para ingresso na instituição. A exceção fica com os cursos de Música e Artes Cênicas, que aplicam a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) na primeira fase e, depois, realizam provas de aptidão específica.

Divulgação ACI-UFOP

Ufop ajusta as regras de reserva

de 30% das vagas para cotas sociais

Candidatos a reitor se enfrentam em debateOs cinco candidatos a

reitor da Ufop participam de um debate na próxima quinta-feira, dia 28 de no-vembro, em Ouro Preto. O evento é organizado pelo Sindicato Assufop e aconte-cerá de 14h às 16h, no audi-tório do DEGEO/DEMIN, no campus.

Segundo os organiza-dores, este debate é o en-cerramento de um “ciclo

de sabatinas” que sendo vem promovido, entre 6 a 22 de novembro, com cada uma das chapas. O objetivo do Sindi-cato ASSUFOP é o de debater as propostas dos candidatos.

Estarão presentes os candidatos inscritos: Chapa 1 (Prof. Jaime Antônio Sar-di e Prof. Hernani Mota de Lima); Chapa 2 (Prof. Mar-celo Eustáquio Silva e Prof. Guilherme Paoliello); Chapa

3 (Profª. Marta de Lana e Prof. José Geraldo Arantes de Azevedo); Chapa 4 (Prof. Marcone Jamilson Freitas Souza e Profª. Célia Maria Fernandes Nunes); Chapa 5 (Prof. Ernani Carlos de Araújo e Prof. Luis Antônio Rosa Seixas).

As regras do debate fo-ram definidas entre os can-didatos e a direção sindical. Com duas horas de duração,

o confronto será dividido em cinco rodadas de per-guntas. Em cada uma de-las, haverá 1 minuto para a pergunta, três minutos para a resposta e um mi-nuto para réplica. Os can-didatos também responde-rão a cinco perguntas do público.

A eleição para Reitoria da Ufop acontece nos dias 5 e 6 de dezembro.

Page 6: A SEMANA Edição 451

CIDADesPÁGINA 6 • A SEMANA 22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

Centro Histórico virou “piscinão”Em poucos minutos, chuva alaga ruas de Mariana e assusta moradores

Poucos minutos de chuva foram suficientes para alagar diversas ruas de Mariana e transformar o Centro Histórico em um “piscinão”. A rua Padre Gonçalves Lopes, que dá acesso à Catedral da Sé, foi uma das que ficaram alagadas.

Um “quebra-molas” implantado pela Prefeitu-ra próximo à agência ban-cária reteve a enxurrada e fez com que a rua se trans-formasse em uma verda-

deira piscina. Comercian-tes do local criticaram a intervenção, que, segundo eles, afetou a vazão da água. “Não estou falando da acessibilidade, mas da maneira errada como se faz obras em Mariana. Da falta de planejamento ou mesmo de enxergar o que todos estavam prevendo”, comentou o fotógrafo Ar-lindo José da Silva. “Nem precisa ter ensino médio completo pra saber que esse ‘quebra-molas’ numa

ponta da rua e um aclive na outra ponta daria nis-so”, comentou Walber Luiz, via rede social.

Em outros pontos da cidade também houve ala-gamentos, como registra-do na rua Frei Durão pela moradora Fátima Pyra, que postou as fotos nas redes sociais. A água qua-se atingiu a calçada. Os veículos e pedestres tran-sitavam no local com di-ficuldade. “Os comercian-tes e moradores dos locais

não foram consultados. As ruas Padre Gonçalves Lopes e Frei Durão já ala-gam normalmente sem esse represamento que foi feito”, escreveu o empre-sário Flávio Almeida.

A partir de semana que vem, os moradores de Mariana devem ficar de olho no céu. De acor-do com informações do Climatempo, a partir de segunda-feira, dia 26, há previsão de chuva para to-dos os dias.

bike de r$ 12 mil é recuperada pela gm

A Guarda Municipal re-cuperou uma bike, avaliada em R$ 12 mil, que havia sido furtada no dia 26 do mês passado. Seis agen-tes (Valério, Braz, Charles, Bruno, Ornelas e Jussara) participaram da operação que localizou o equipamen-to na área da invasão do Bairro São Gonçalo. A bike foi devolvida ao dono, que participa de competições de mountain bike. Divulgação

Fátima Pyra / Divulgação

Alagados. Chuva de poucos minutos alaga diversas ruas e assusta moradores

um Homem CHAmADo rAuLEla imigrante italia-

na, ele um cearense a procura de novas opor-tunidades de vida. A his-tória acontece no interior do estado do Espírito Santo, na cidade de Ma-tilde, lá nasce e cresce entre os trilhos da Maria-Fumaça o pequeno Raul, como companheiro o seu cão doado por um foras-teiro, chamado violão.

De mulher para mu-lher fixa residência na cidade de Mariana, MG, casa, tem filhos, netos, amores e incontáveis e verdadeiros amigos.

Pioneiro, futurista, construindo pedra so-bre pedra o patrimônio onde ninguém acre-ditava ele via futuro, sendo hoje ponto de re-ferência e parte da his-tória da cidade; POSTO DO SEU RAUL, ou... VOVÔ RAUL, PAPAI RAUL, TIO RAUL, SO-GRO RAUL, AMIGO

RAUL, PATRÃO RAUL OU CRUZEIRENSE DE CARTEIRINHA. SEU RAUL... Homem de pala-vra fazia valer a sua e bas-tava a do outro. Confiava, acreditava, ajudava, traba-lhava e... trabalhava.

Homem devoto, fervo-roso, caridoso. Na simpli-cidade do seu quarto dor-mia envolto por santos, anjos, fitas, terços e velas, livro de oração, sonhos e lembranças, ali orava, agradecia, benzia e un-gia todos os seus perten-ces e a água que bebia...recordava sempre o pas-sado; nome, datas, locais e feitos, proezas de um homem que percorria nos fins de semana, a estrada velha de terra , do mar de Guarapari (ES) à monta-nhas das gerais cumprin-do o dever de pagar pe-dreiros, o dever era maior que o cansaço.

E hoje, aos 93 anos de vida, história, paixão,

trabalho e dedicação ele faz o caminho de volta para do Divino Pai Eter-no... e todos que por ele passou relatou lembran-ças, recordou esperan-ças que ele plantou, so-nhos que realizou, fome que saciou, mão que estendeu, acolhida que ofereceu...

E todos que tiveram a oportunidade e hon-ra de com ele conviver, palestrar, sorrir, usu-fruir da sua presença, aprender sua lição de vida bem vivida, fica a SAUDADE... profunda, doída, mas agradecida por DEUS ter nos dado esse Ser de Luz que compartilhou um tempo conosco!!!

Que nosso AMOR TE ACOMPANHE SEMPRE, pois temos a certeza que o seu nos envolve todos os dias.

texto escrito por Célia Fraga

Os moradores de Cachoeira do Campo, distrito Ouro Preto, estão revoltados com a paralisação das obras na igreja de Nossa Senhora de Nazaré. A empresa Germec Construções, responsável pelos serviços na cobertura e restauração dos elementos artísticos da matriz, construída em 1701, vai parar a atividade devido à falta de pagamento do Ministério das Cidades.

O projeto está orçado em R$ 1,8 milhão e, pelo cronograma, será concluído em dezembro do ano que vem. A empresa diz que até hoje, recebeu apenas de R$ 34.560. Ao ouvir que seria depositada, na sexta-feira, a parcela de R$ 124.740, ele disse que a liberação do valor não encerra a questão. (Com informações do Estado de Minas)

Falta de verba paralisa restauração de igreja

Page 7: A SEMANA Edição 451

VArIeDADes PÁGINA 7 • A SEMANA22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

HorÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4Começo de semana animado! Conte com seu poder de liderança para mo-tivar as pessoas à sua volta. A passa-gem da Lua por Plutão, na sua área da carreira trará bons resultados no relacionamento com o chefe ou pessoa poderosa.

touro - 21/4 a 20/5Aceite convites de amigos, Vênus tra-rá abertura para novos relacionamen-tos e tornará a vida social mais agra-dável. Se estiver em busca do amor, um novo romance poderá começar como amizade. Algumas rotinas de trabalho poderão mudar.

gêmeos - 21/5 a 20/6Lua na sua área afetiva criará um cli-ma carinhoso e aumentará a confiança, numa relação especial. Aproveite a se-mana para falar de sentimentos, sonhos e desejos. A entrada de Vênus na sua área da carreira garantirá harmonia e união de propósitos nas relações de trabalho.

Câncer - 21/6 a 22/7Impulsione o trabalho e prepare-se para curtir momentos inesquecíveis, na vida íntima. A passagem da Lua por sua área afetiva inspirará clima cari-nhoso e romântico. Os melhores mo-mentos virão no sábado, Tudo aberto também para um novo amor que pode-rá provocar emoções intensas.

Leão - 23/7 a 22/8A semana começará com clima diver-tido, programação gostosa e chances para o amor. Aproveite oportuni-dades. A lua na sua área afetiva, no sábado, marcará um novo começo na vida íntima. Intensifique uma relação já existente, com mais sensualidade, ou apaixone-se novamente.

Virgem - 23/8 a 22/9A entrada de Vênus na sua área afe-tiva atrairá pretendentes. Com maior poder de encantar o parceiro, tam-bém será uma fase gostosa para criar maior aproximação, numa relação já existente. Todos os seus relaciona-mentos se beneficiarão dessa posição de Vênus, aproveite para conversar mais com os filhos e amigos.

Libra - 23/9 a 22/10Comunicações abertas, bom momen-to para contatos, estudos e transações

comerciais.. Se estiver em busca do amor, Vênus promete paixão intensa, fertilidade e ideias criativas. Abra-se para o prazer e curta as coisas boas da vida! No domingo, cuidado com exageros, prefira descansar, organizar suas coisas e cuidar da saúde.

escorpião - 23/10 a 21/11 Vênus em harmonia com seu signo realçará seu brilho e sensualidade. Conexões positivas da Lua com Ne-tuno inspirarão fantasias e programas divertidos. Solte a imaginação e curta momentos inesquecíveis de prazer. Os encontros desta semana prome-tem novidades excitantes que pode-rão alterar os planos já definidos para o futuro.

sagitário - 22/11 a 21/12Fase gostosa para curtir a família, o conforto e o bem-estar. Aposte numa programação calma, mesmo que o cli-ma esteja agitado, à sua volta. Apro-veite a passagem da Lua por seu signo para cuidar das necessidades pessoais. As emoções estarão à flor da pele.

Capricórnio - 22/12 a 20/1A passagem da Lua por Plutão em seu signo, nesta semana, dará des-taque aos sonhos e ambições. Bom momento para decidir mudanças e criar novas motivações. A vida so-cial estará agitada, palavras doces surtirão efeito positivo em novos en-contros, com Vênus na sua área das comunicações.

Aquário - 21/1 a 19/2Programação intensa com amigos dará um sabor gostoso à semana, que promete viagem, novas relações e chances para o amor, se o coração estiver livre. Vênus favorecerá ne-gócios em parceria. Surgirão planos interessantes para a expansão finan-ceira, no domingo, que também será um dia positivo para propor acordos, no relacionamento íntimo.

Peixes - 20/2 a 20/3A sintonia com sua força espiritual estará mais forte nesta semana. Visu-alize o sucesso dos empreendimentos e projete um futuro melhor. A semana promete encontros poderosos e novas amizades. Algumas mudanças ainda serão necessárias para que possa atin-gir os objetivos da carreira.

No ano do cinquentená-rio da Casa de Cultura – Aca-demia Marianense de Letras, a família Moura Santos ree-dita uma obra da década de 60, repleta de histórias de arrepiar os cabelos. Trata-se da segunda edição do vo-lume I do livro de Lendas Marianenses, de autoria do escritor, historiador, jornalis-ta e professor Waldemar de Moura Santos, fundador da academia.

“À sua moda, Moura Santos vai contando a his-tória marianense, exaltan-do seus vultos exemplares da política, da religião e da cultura. Não esquece evi-

reeditado livro que resgata as lendas marianenses

Douglas Couto / A SEMANAOzanan exibe a obra de 1966, reeditada pela família Moura Santos

nem te Conto!Angelica FoX

Gentem, tudo bem com vocês? Eu estou muito bem, já entrando no cli-ma de final de ano. Ado-roooo!!!! E vamos fofo-car?

• Hoje vou co-meçar falando de Lado a lado: Nos próximos capí-tulos da novela, Alberti-nho ficará fascinado por Isabel. Em entrevista à co-lunista Patrícia Kogut, do ‘O Globo’, um dos autores da trama, João Ximenes Braga, revela que o filho de Constância fará de tudo para conquistar a dançari-na.

• Isabel, que volta de Paris com o visual mui-to mais sofisticado, não sucumbirá aos encantos do rapaz, que já traiu sua con-fiança. “Isabel só vê o Al-bertinho como uma pedra no sapato. Além dela não querer nada com ele, tem a Constância, que jamais deixaria os dois ficarem juntos e tentará empurrá-lo para Esther”, adianta

Ximenes, autor da trama ao lado de Cláudia Lage.

• E vem babado for-te em Salve Jorge: Em breve, Morena terá que se prostituir na Turquia. Segundo Gló-ria Perez, Morena vai voltar do país à força e grávida de Theo: “E o drama dela não vai parar por aí. Ela acaba tendo seu filho roubado pelo esquema de tráfico de crian-ças”, afirma a autora.

• E tem mais bafão: Desconfiada de Wanda desde que ela apareceu na delegacia após bater no carro de Maitê, Helô terá mais uma surpresa nos próximos capítulos de “Salve Jorge”. Isso porque o nome da comparsa de Lívia aparecerá em outra investiga-ção: a da adoção de Aisha.

• Tudo começa quando Barros atende ao pedido de Stênio: descobrir detalhes sobre a família bio-lógica da jovem. Ao mesmo tempo, Deborah, que trabalha com o ex-marido da delega-da, receberá um telefonema da filha de Mustafa e ajudará a garota. A advogada desco-brirá uma troca dos docu-mentos de adoção e irá pro-

curar Helô para conversar.• Durante o papo,

Deborah citará Wanda como sendo a assistente social en-volvida no processo. Des-confiada, Helô conversará com Barros sobre o caso e ele levantará a suspeita de que a criminosa está envolvida com tráfico de bebês. Depois, o policial ainda confirmará que Santiago faz parte do es-quema de venda de crianças. A delegada, então, passará a investigar a fundo toda a his-tória. Gostei!

• E vem mais bom-ba por aí... Percebendo a in-genuidade de Antônia, Lívia logo coloca suas contas e ne-gócios envolvendo o tráfico no nome dela. Celso, marido

tony PrImoO cantor e compositor itabirano Tony Primo se prepara para o lan-çamento de seu mais novo trabalho, voltado para o universo infantil, o DVD/CD “Fantasia”, que compõe o projeto “Em parceria com as crianças”, realizado em parceria com a Terraviva Produções, empresa de Áudio Visual da cidade de Mariana. O lançamento acontecerá no dia 23/11, sexta-feira, às 15h, no Ponto Volante de Cultura no distrito de Monsenhor Horta, com entrada franca.

eXPosIçãoAté o dia 30/11, de 9 às 19h, de terça a domingo, você pode visitar a Exposição Recortes, detalhes e outras cores: fotografias de Carolina de Melo Franco, na galeria do SESI-Mariana.

JeFerson CoImbrAA música www.euvoupegarvocê, de Jeferson Coimbra, já esta entre as top 10, na rádio Extra FM. Quem quiser ouvir, basta entrar no site www.extra105.com.br e pedir para tocar. Você também pode acessar o Youtube e digitar www.euvoupegarvoce. Em janeiro, Jeferson lança seu primeiro CD com 10 músicas inéditas. Sucesso puro!

músICA FúnebreFoi instalada no Museu da Música de Mariana a Exposição Música Fúnebre, em homenagem ao Dia de Finados. Os visitantes terão a oportunidade de ouvir peças de importantes compositores do período colonial brasileiro. A Exposição ficará aberta de até 30 de novembro de 2012, e a entrada é gratuita. O museu fica na Rua Cônego Amando, 161 – Prédio do Antigo Palácio dos Bispos, e funciona de terça a sexta-feira - de 08h30 às 12h00 e de 13h30 às 17h00, e aos sábados- de 08h30 às 12h00. Prestigie!

6 no sAmbAFique por dentro da agenda do grupo 6 no Samba: domingo, dia 25 de novembro eles tocam no Clube Recreativo, em João Monlevade, às 16 horas; dia 02 de Dezembro, no Clube Alumínio/Saramenha, em Ouro Preto, às 18h. Prestigie!

CuLturA em reVIstAVisite o site “Cultura em Revista” - revista cultural de Mariana e Ouro Preto. O site vem promovendo o desenvolvimento cultural nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Acesse www.culturaemrevista.com.br e confira!!!

DIVIrtA-se

de Antônia, acha aquilo tudo muito estranho e diz para sua mulher tomar cuidado. Ela argumenta que não tem por que des-confiar de Lívia, que sem-pre lhe passou segurança. Mas com o tempo, ela irá perceber que ele estava certo, pois começará a ser investigada como chefe de uma das principais qua-drilhas de tráfico humano do mundo. Ela será presa, mas Celso fará de tudo para tirar ela da cadeia e mostrar a verdadeira iden-tidade de Lívia.

Amores, vou ficando por aqui. Um super beijo e até semana que vem!

dentemente as capoteiras, a procissão do miserere, os lo-bisomens e as mulas-sem-ca-beça, além de muitos outros causos que povoam o tempo e a imaginação.”, assinala, no prefácio da obra, o professor Roque Camêllo, presidente da Casa de Cultura.

Segundo o advogado e escritor Frederico Ozanan, ao reeditar esta obra, a fa-mília Moura Santos busca difundir em Mariana as len-das que vêm sendo contadas de geração a geração. Após o lançamento do livro Lendas Marianenses (235 páginas, R$ 20), o público pôde assis-tir à apresentação do grupo

Obra da década de 60 reúne histórias contadas de geração a geração

Divulgação/TV Globo

Em Lado a lado, Isabel dará o fora em Albertinho

Madrigal Mariana e do con-junto musical Uns & Outros, duas instituições culturais que são partes integrantes da

Casa de Cultura. Em segui-da, foi aberta uma exposição de quadros do saudoso artis-ta plástico Aloysio Morais.

Page 8: A SEMANA Edição 451

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 22 A 28 dE dE NovEMbro dE 2012

Foto: Álbum de família

A bela Laura Ferreira, filha do radialista Ar-lindo Luís e Alexsan-dra, completou, nesta quinta- feira, 22/11, sua 15ª primavera. Parabéns!

Foto: Álbum de família

Essa mocinha linda é a Milena Breguez, xodó

da mamãe Gerúcia!

Foto: Álbum de família

Nossa amiga Tuany soprará as velinhas no sábado (24/11).

Felicidades!Foto: Álbum de família

Beth, Cristina, Altivo, Danielly e Herotildes prestigiaram a inauguração do Cooperouro, em Mariana, na última semana. Felicidades!

Foto: Álbum de família

Isadora, Lorena, Fernanda e Silas. Esse quarteto é da pesada!

Foto: Álbum de família

Na última semana aconteceu a Feira

de Ciências da escola Dom Viçoso,

e a turminha do 6° ano deu um show

com o trabalho “Sustentabilidade

e reciclagem”, desenvolvido junto com as professoras

Rosele e Polliana Costa. Sucesso!

Foto: Álbum de família

Ariane e Letícia Marota, alunas do 6° ano da escola Dom Viçoso, apresentam os quadros feitos com tampinhas pela turma. Sustentabilidade e criatividade!