a primeira república

20
História e Geografia de Portugal • 6.° ano 1. a República

Upload: sonia-azevedo

Post on 02-Aug-2015

553 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

1.a República

Page 2: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

O que mudou em Portugal com a 1.ª República?

Capa da 1.ª Constituição da República Portuguesa

Em 1911, foi aprovada a 1.ª Constituição Republicana, onde fica definido que o Parlamento é o órgão de soberania mais importante. Em 24 de Agosto do mesmo ano, foi eleito o primeiro Presidente da República, Dr. Manuel de Arriaga.

O Parlamento na 1.ª RepúblicaDr. Manuel Arriaga

Page 3: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

 

3

 O governo provisório organizou eleições para formar a Assembleia Constituinte, a qual tinha como função elaborar uma nova constituição.

Só puderam votar os maiores de 21 anos ou que fossem chefes de família há mais de 1 ano. Não podiam votar os analfabetos e os militares que exerciam funções.

A Constituição Republicana ficou conhecida como a Constituição de 1911 pois foi aprovada a 19 de Agosto desse ano. Portugal deixou de ter um rei como chefe de Estado e passou a ter um Presidente da República.

Manuel de Arriaga foi o 1º Presidente da República eleito pelo povo.

(Ler doc. 3 – página 95)

A CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA

Page 4: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Segundo a Constituição republicana: •Todos são iguais perante a lei;•A expressão do pensamento é livre;•Separação dos poderes: legislativo, executivo e judicial.

• O Parlamento era formado pelos deputados eleitos de 3 em 3 anos.• O Parlamento era o órgão de soberania mais importante.Vê o esquema:

Competia ao Parlamento, para além de fazer leis, eleger ou demitir o Presidente da República. Este último só depois de tomar posse podia nomear o seu Governo, de acordo com o partido que tivesse maior número de deputados no Parlamento.

Page 5: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

O que mudou em Portugal com a 1.ª República?

Sala de aulas de uma escola primária no início do século XX

Os republicanos desenvolveram várias reformas no ensino procurando diminuir o analfabetismo. Criaram leis de protecção aos trabalhadores visando melhorar as condições de trabalho.

De seguida, ouve com atenção um excerto de uma música e diz que mudanças aconteceram com a 1.ª República.

Page 6: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

AS PRINCIPAIS MEDIDAS NA EDUCAÇÃOEm 1911, 70% da população portuguesa era analfabeta. Portugal precisava de trabalhadores mais instruídos e capazes de acompanhar a evolução das técnicas.Os republicanos acreditaram sempre no valor da instrução. Por isso, diziam: “O homem vale sobretudo pela educação que possui”.  

Os governos republicanos vão tomar medidas para melhorar a instrução dos portugueses: criaram o ensino infantil para crianças dos 4 aos 7 anos; tornaram o ensino primário obrigatório e gratuito para as crianças entre os 7 e os 10 anos;criaram novas escolas do ensino primário e técnico (escolas agrícolas, comerciais e industriais);

Page 7: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

 

Apesar da grande preocupação dos governos republicanos ser a alfabetização, grande parte da população continuou analfabeta, sobretudo por falta de meios financeiros.

fundaram "escolas normais" destinadas a formar professores primários; criaram Institutos Superiores de ensino técnico; criaram as Universidades de Lisboa e Porto e reformaram a de Coimbra. criação de Bibliotecas (públicas e particulares)

Os republicanos também apoiavam as associações recreativas e culturais, onde existiam bibliotecas, salas de leitura infantil e organizavam-se conferências, debates e exposições. Havia liberdade de expressão que permitia abordar quase todos os temas. Por isso, o número de jornais, revistas, almanaques aumentou.

Page 8: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

A PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES

Os governos republicanos também tentaram dar respostas às reivindicações dos trabalhadores, com o objetivo de diminuir as injustiças sociais e melhorar as condições de trabalho. Nesse sentido, tomaram várias medidas para defender os trabalhadores: • direito à greve;• direito a 8 horas de trabalho diário, 48 horas de trabalho

semanal e a um dia de descanso semanal;• criação de um seguro obrigatório para a doença, velhice e

acidentes de trabalho.

Page 9: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Para conseguirem melhores condições de vida e de trabalho, os trabalhadores uniram-se de acordo com as suas actividades formaram novos sindicatos (cujo objetivo era defender os interesses dos trabalhadores) fortaleceram os já existentes.

Os sindicatos organizavam greves – períodos em que os trabalhadores se recusavam a trabalhar para pressionarem o governo e os patrões a cederem às suas reivindicações: melhoria dos salários, redução das horas de trabalho, maior segurança no trabalho, mais instrução.

Page 10: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

  Em 1914, os sindicatos uniram-se e surgiu a União Operária Nacional,

mais tarde (1919) Confederação Geral do Trabalho, a qual conseguiu unir a maior dos sindicatos do pais e organizar grandes greves gerais.

A mobilização dos trabalhadores para as greves era grande; algumas estendiam-se a todo o país - greves gerais.

Com as suas reivindicações, os trabalhadores conseguiram alguns aumento dos seus salários. Mas, entretanto, o custo de vida também subia, aumentando o preço da maioria dos produtos.

Page 11: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Mas a 1.ª República não conseguiu resolver os problemas a que se tinha proposto. A instabilidade governativa era grande e a participação portuguesa na 1.ª Guerra Mundial provocou uma desorganização geral no país. Os preços subiram, faltaram alimentos, houve greves e desemprego.

O que provocou a queda da 1.ª República?

Sopa dos pobres e pedintes em Lisboa

As desigualdades sociais entre os operários e camponeses e uma burguesia cada vez mais endinheirada aumentaram. Todos estes aspetos contribuíram para o fim da 1.ª República.

Críticas às sessões no ParlamentoHábitos da burguesia na década de 1920

Page 12: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Correção do trabalho de casa: Atividades pág. 99

1. • O ensino primário era obrigatório e gratuito para crianças entre os 7 e os 10

anos.• As “escolas normais” eram destinadas à formação de professores.• Lisboa, Porto e Coimbra eram as cidades que tinham ensino universitário.

2. O número de analfabetos eram mais elevado nas pequenas vilas e aldeias.

3. A lei publicada durante a 1ª República que considero mais protetora dos trabalhadores é a obrigatoriedade do seguro social porque, assim, em caso de acidente, os trabalhadores ficavam mais protegidos, não ficavam sem nada.

4. Os trabalhadores tinham vantagem em formar associações e sindicatos porque assim tinham mais força para poder lutar pelos seus direitos.

5. A confederação criada em 1919 chamava-se Confederação Geral do Trabalho.

Page 13: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Causas da Queda da 1ª República

• 1ª Guerra Mundial:Entre 1914 e 1918, quase todos os países da Europa e alguns da América e da Ásia envolveram-se numa guerra dura e cruel. Esta guerra agravou-se quando a Alemanha ocupou territórios em África que não eram seus. Para defender as suas colónias, Portugal entrou na guerra como aliado da Inglaterra e da França. A guerra terminou com a derrota da Alemanha. Muitos soldados perderam a vida nessa guerra. (ler doc. 4, pág. 100).

Page 14: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Causas da Queda da 1ª República

• Instabilidade governativa:Durante a 1ª República (1910-1926), Portugal viveu um período de grande instabilidade governativa. Tanto o Presidente da República como o Governo, para não serem demitidos, precisavam de ter no Parlamento uma maioria de deputados que os apoiasse e isso raramente acontecia.Por isso, em 16 anos, Portugal teve 8 Presidentes da República e 45 Governos.Os governos eram substituídos constantemente e nem tinham tempo para concretizar medidas importantes para o desenvolvimento do país.

Page 15: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Manuel de Arriaga1911-1915

Teófilo Braga1915

Bernardino Machado1915-1917 e 1925-1926

Sidónio Pais1917-1918

Canto e Castro1918-1919

António José de Almeida1919-1923

Manuel Teixeira Gomes1923-1925

Os PR’s

Page 16: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Causas da Queda da 1ª República

A 1ª Guerra Mundial e a instabilidade governativa conduziram Portugal a uma desorganização geral caraterizada por:

• Subida dos preços;• Falta de alimentos;• Redução do poder de compra;• Revoltas e greves constantes;• Desemprego;• Desigualdades sociais (os operários, os

camponeses e outros trabalhadores continuavam a ter uma vida miserável, enquanto os burgueses conseguiram grandes lucros e aumentaram os seus capitais – surgiram os chamados “novos-ricos”).

Page 17: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Correção do Guia de Estudo nº10

1. A primeira Constituição Republicana foi aprovada em 1911 e determinava que:

eram exercidos pelos seguintes órgãos de soberania:

2. Segundo a Constituição Republicana, o Parlamento era o órgão de soberania mais importante porque a ele competia, além de fazer as leis, eleger ou demitir o Presidente da República.

3. Nome do 1º PR: Dr. Manuel de Arriaga Residência oficial do PR: Palácio de Belém.

o poder legislativo o poder executivo o poder judicial

Parlamento Presidente da República Governo

Tribunais

Page 18: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Correção do Guia de Estudo nº10

4. Por isso, a principal preocupação dos republicanos foi alfabetizar, isto é, dar instrução primária.

5. Depois da observação da figura 19, pode-se concluir que a percentagem de analfabetos foi diminuindo, ligeiramente, entre os anos de 1900 e 1930.

6. Com a 1ª República aumentam as publicações de jornais, revistas, almanaques, devido à liberdade de expressão que existia e permitia que quase todos os temas e assuntos fossem abordados.

7. Greve: quando, por comum acordo, um conjunto de trabalhadores se recusa a trabalhar enquanto as suas reclamações não forem atendidas.

8. Os sindicatos defendiam os interesses dos trabalhadores organizando, sobretudo, as greves gerais.

Page 19: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Correção do Guia de Estudo nº10

9. Em 1919 fundou-se a CGT, que é a abreviatura de Confederação Geral do Trabalho e que agrupava vários sindicatos.

10. O fim da 1ª RepúblicaInstabilidade Governativa• A maioria dos presidentes da República não cumpria o mandato de 4 anos. Por isso, os governos eram substituídos constantemente.• Durante a 1ª República houve 8 presidentes da República e 45 governos.Desorganização Geral• Os operários, trabalhadores e camponeses tinham um vida miserável porque: os preços subiram; havia falta de alimentos; o desemprego aumentou.• Os burgueses das cidades ficaram ainda mais ricos. Até eram chamados de “novos-ricos”.

Page 20: A primeira república

História e Geografia de Portugal • 6.° ano

Correção do trabalho de casa: Atividades pág. 991. • O ensino primário era obrigatório e gratuito para crianças entre os 7 e os 10

anos.• As “escolas normais” eram destinadas à formação de professores.• Lisboa, Porto e Coimbra eram as cidades que tinham ensino universitário.

2. O número de analfabetos era mais elevado nas pequenas vilas e aldeias.

3. A lei publicada durante a 1ª República que considero mais protetora dos trabalhadores é a obrigatoriedade do seguro social porque, assim, em caso de acidente, os trabalhadores ficavam mais protegidos, não ficavam sem nada.

4. Os trabalhadores tinham vantagem em formar associações e sindicatos porque assim tinham mais força para poder lutar pelos seus direitos.

5. A confederação criada em 1919 chamava-se Confederação Geral do Trabalho.