a portuguesa – wikipédia, a enciclopédia livre

4
A Portuguesa Hino Nacional Portugal Letra Henrique Lopes de Mendonça, 1890 A Portuguesa Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional), nasceu como uma canção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África, no denominado "Mapa cor-de-rosa". Índice 1 História 2 Letra 3 Referências 4 Ligações externas História Em Portugal, a reacção popular contra os ingleses e contra o governo português, que permitiu esse género de humilhação, manifestou-se de várias formas. "A Portuguesa" foi composta em 1890, com letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil, e foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas também republicano. Aliás, em 31 de Janeiro de 1891, numa tentativa falhada de golpe de Estado que pretendia implantar a república em Portugal, esta canção já aparecia como a opção dos republicanos para hino nacional, o que aconteceu, efectivamente, quando, após a instauração da República a 5 de Outubro de 1910, a Assembleia Nacional Constituinte a consagrou como símbolo nacional em 19 de Junho de 1911. A Portuguesa, proibida pelo regime monárquico, que originalmente tinha uma letra um tanto ou quanto diferente (mesmo a música foi sofrendo algumas alterações) — onde hoje se diz " contra os canhões", dizia-se " contra os bretões", ou seja, os ingleses — veio substituir o Hymno da Carta, então o hino nacional desde Maio de 1834. 1 23

Upload: lunate-etanul

Post on 23-Dec-2015

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A Portuguesa – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

TRANSCRIPT

Page 1: A Portuguesa – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

24/03/2015 A Portuguesa – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Portuguesa#Hist.C3.B3ria 1/4

A Portuguesa

Hino Nacional Portugal

Letra Henrique Lopes de Mendonça,1890

A Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional), nasceu como umacanção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem assuas posições em África, no denominado "Mapa cor-de-rosa".

Índice

1 História2 Letra3 Referências4 Ligações externas

História

Em Portugal, a reacção popular contra os ingleses e contra o governo português, que permitiu esse género dehumilhação, manifestou-se de várias formas. "A Portuguesa" foi composta em 1890, com letra de Henrique Lopesde Mendonça e música de Alfredo Keil, e foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas tambémrepublicano. Aliás, em 31 de Janeiro de 1891, numa tentativa falhada de golpe de Estado que pretendia implantara república em Portugal, esta canção já aparecia como a opção dos republicanos para hino nacional, o queaconteceu, efectivamente, quando, após a instauração da República a 5 de Outubro de 1910, a AssembleiaNacional Constituinte a consagrou como símbolo nacional em 19 de Junho de 1911.

A Portuguesa, proibida pelo regime monárquico, que originalmente tinha uma letra um tanto ou quanto diferente(mesmo a música foi sofrendo algumas alterações) — onde hoje se diz "contra os canhões", dizia-se "contra osbretões", ou seja, os ingleses — veio substituir o Hymno da Carta, então o hino nacional desde Maio de 1834.

1

2 3

Page 2: A Portuguesa – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

24/03/2015 A Portuguesa – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Portuguesa#Hist.C3.B3ria 2/4

Composição Alfredo Keil, 1890

Adotado 5 de Outubro de 1910 (de facto)19 de Julho de 1911 (de jure)

Em 1956, existiam no entanto várias versões do hino, não só na linha melódica, mas também nas instrumentações,especialmente para banda, pelo que o governo nomeou uma comissão encarregada de estudar uma versão oficialde A Portuguesa. Essa comissão elaborou uma proposta que seria aprovada em Conselho de Ministros a 16 deJulho de 1957, mantendo-se o hino inalterado deste então.

Nota-se na música uma influência clara do hino nacional francês, La Marseillaise, também ele um símbolo revolucionário (ver revolução francesa).

O poema original é composto por três partes, cada uma delas com duas quadras (estrofes de quatro versos), seguidas do refrão, uma quintilha (estrofe de cincoversos). É de salientar que, das três partes do poema apenas a primeira parte foi oficializada como o Hino Nacional Português, sendo usado em cerimóniasoficiais, sendo as outras duas partes praticamente desconhecidas já que não constam da versão oficial do Hino Nacional.

A Portuguesa é executada oficialmente em cerimónias nacionais, civis e militares, onde é prestada homenagem à Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente daRepública. Do mesmo modo, em cerimónias oficiais no território português por recepção de chefes de Estado estrangeiros, a sua execução é obrigatória depois deouvido o hino do país representado.

A Portuguesa foi designada como um dos símbolos nacionais de Portugal na constituição de 1976, constando no artigo 11.°, n.º 2, da Constituição da RepúblicaPortuguesa (Símbolos nacionais e língua oficial):

"2. O Hino Nacional é A Portuguesa."

Letra

Data: 1890 (com alterações de 1957)Letra: Henrique Lopes de MendonçaMúsica: Alfredo Keil

IHeróis do mar, nobre povo,Nação valente, imortal,Levantai hoje de novoO esplendor de Portugal!Entre as brumas da memória,Ó Pátria sente-se a vozDos teus egrégios avós,

Data: 1890 (versão original)Letra: Henrique Lopes de MendonçaMúsica: Alfredo Keil

IHerois do mar, nobre povo,Nação valente, imortal,Levantai hoje de novoO esplendor de Portugal!Entre as brumas da memoria,Oh patria ergue-se a vozDos teus egrégios avós,

4

5

Page 3: A Portuguesa – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

24/03/2015 A Portuguesa – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Portuguesa#Hist.C3.B3ria 3/4

Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!Sobre a terra, sobre o mar,Às armas, às armas!Pela Pátria lutar!Contra os canhõesmarchar, marchar!

IIDesfralda a invicta bandeiraÀ luz viva do teu céu!Brade a Europa à terra inteira:Portugal não pereceuBeija o solo teu jucundoO oceano, a rugir d'amor,E o teu braço vencedorDeu novos mundos ao Mundo!

Às armas, às armas!Sobre a terra e sobre o mar,Às armas, às armas!Pela Pátria lutar!Contra os canhõesmarchar, marchar!

IIISaudai o Sol que despontaSobre um ridente porvir;Seja o eco de uma afrontaO sinal de ressurgir.Raios dessa aurora forteSão como beijos de mãe,Que nos guardam, nos sustêm,Contra as injúrias da sorte.

Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!Sobre a terra, sobre o mar,Às armas, às armas!Pela patria lutar!Contra os Canhõesmarchar, marchar!

IIDesfralda a invicta bandeira,À luz viva do teu céo!Brade a Europa à terra inteira:Portugal não pereceu!Beija o teu sólo jucundoO Oceano, a rugir de amor;E o teu braço vencedorDeu mundos novos ao mundo!

Às armas, às armas!Sobre a terra, sobre o mar,Às armas, às armas!Pela patria lutar!Contra os Bretõesmarchar, marchar!

IIISaudai o sol que despontaSobre um ridente porvir;Seja o eco de uma afrontaO sinal do resurgir.Raios dessa aurora forteSão como beijos de mãe,Que nos guardam, nos sustêm,Contra as injurias da sorte.

Page 4: A Portuguesa – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

24/03/2015 A Portuguesa – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Portuguesa#Hist.C3.B3ria 4/4

Às armas, às armas!Sobre a terra e sobre o mar,Às armas, às armas!Pela Pátria lutar!Contra os canhõesmarchar, marchar!

Às armas, às armas!Sobre a terra, sobre o mar,Às armas, às armas!Pela patria lutar!Contra os Bretõesmarchar, marchar!

Referências

1. Hino Nacional (http://www.presidencia.pt/?idc=43) Página oficial da Presidência da República Portuguesa (2010). Visitado em 26 de setembro de 2010.2. Diário da Assembleia Nacional Constituinte - 1911 (http://debates.parlamento.pt/page.aspx?cid=r1.c1911) Assembleia da República. Visitado em 31 de agosto de 2010.3. Decreto da Assembleia Nacional Constituinte de 19 de Junho (http://www.presidencia.pt/archive/doc/19110619.pdf) Página oficial da Presidência da República

Portuguesa (19 de junho de 1911). Visitado em 26 de setembro de 2010.4. Resolução do Conselho de Ministros (http://jorgesampaio.arquivo.presidencia.pt/pt/republica/simbolos/pdf/diariogoverno1957.pdf) Diário da República (4 de setembro

de 1957). Visitado em 31 de agosto de 2010.5. O texto apresentado está escrito em português do século XIX.

Ligações externas

Hino Nacional nas páginas do Governo Português (http://www.portugal.gov.pt/pt/a-democracia-portuguesa/simbolos-nacionais/hino-nacional.aspx)

Partitura de "A Portuguesa" (http://purl.pt/77/) na Biblioteca Nacional Digital (http://bnd.bn.pt) — cópia digitalizada de original impresso em ano impreciso

na década de 1890.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=A_Portuguesa&oldid=41055697"

Categorias: Hinos nacionais Hinos de Portugal Símbolos de Portugal

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h25min de 10 de janeiro de 2015.Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar

sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.