a oomoto se preocupa com o meio ambiente papel reciclado · a vida carnal É limitada. É, com...

10
Edição Nº 80 • Jandira, setembro de 2008 A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado NÃO REPRIMA A SUA VONTADE só por temor a eventual censura dos outros. São demasiadamente muitos os que se molestam a si mesmo por motivos tolos; o que se deve fazer é deter-se de molestar os próximos. Por que o homem nasceu neste mundo, sempre se apoquetando e detendo-se por coisas insignificantes? Já que cada um nasceu com sua própria missão, cada qual faça o máximo possivel para demonstrar toda a sua personalidade. Deus também se alegrará disso e, assim, Ele mesmo pode estar contente. Mestre Hidemaru DEGUCHI Criação da Alegria de Viver - Pág. 111 A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas provisória e perecível. A vida da alma é eterna e imortal; é a vida do espírito no Mundo Espiritual. Mestre Onisaburo DEGUCHI Rumos Divinos - Parágrafos 322 e 323 Associação Religiosa Oomoto do Brasil ::Sede:: Av. Fernando Pessoa, 211 Vila Santo Antônio • Jandira • SP CEP 06622-175 ( (11) 4707-2410 • Fax (11) 4707-2129 ::Sub-sede:: Travessa Carneiro, 6 Liberdade • São Paulo • SP CEP 01504-010 ( (11) 3207-1060 Próximo ao Metrô São Joaquim Colabore Conosco Envie Sugestões e Críticas [email protected] www.oomotodobrasil.org.br Arte da Segunda Guia Espiritual

Upload: ledan

Post on 13-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Edição Nº 80 • Jandira, setembro de 2008

A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente

Papel Reciclado

NÃO REPRIMA A SUA VONTADE só por temor a eventual censura dos outros.

São demasiadamente muitos os que se molestam a si mesmo por motivos tolos; o que se deve fazer é deter-se de molestar os próximos.

Por que o homem nasceu neste mundo, sempre se apoquetando e detendo-se por coisas insignificantes?

Já que cada um nasceu com sua própria missão, cada qual faça o máximo possivel para demonstrar toda a sua personalidade. Deus também se alegrará disso e, assim, Ele mesmo pode estar contente.

Mestre Hidemaru DEGUCHICriação da Alegria de Viver - Pág. 111

A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas provisória e perecível.

A vida da alma é eterna e imortal; é a vida do espírito no Mundo Espiritual.

Mestre Onisaburo DEGUCHIRumos Divinos - Parágrafos 322 e 323

Associação ReligiosaOomoto do Brasil

::Sede::Av. Fernando Pessoa, 211

Vila Santo Antônio • Jandira • SPCEP 06622-175

((11) 4707-2410 • Fax (11) 4707-2129

::Sub-sede::Travessa Carneiro, 6

Liberdade • São Paulo • SPCEP 01504-010

((11) 3207-1060Próximo ao Metrô São Joaquim

Colabore ConoscoEnvie Sugestões e Críticas

[email protected]

Arte daSegunda Guia Espiritual

Page 2: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Caros amigos,

É lançada mais uma edição do Hakkoen. Graças a Deus pudemos realizar as nossas atividades e relatá-las com as experiências das pessoas que participaram e ajudaram em suas realizações.

Por meio deste breve editorial agradecemos a Sra. Tamiko Oyama, Klaus Plufeb, Riogo Hayashi, Roseli Machado e Iveth Kusano que deixaram seus emocionantes relatos.

A todos boa leitura.

Hakkoen - Setembro Hakkoen - Setembro

A Oomoto do Brasil celebrou no dia 03 de Agosto, a Missa Mensal e a Missa de Zuisei, com a presença de cerca de 150 pessoas.

Esta missa foi muito especial, pois foi celebrada pelas integrantes do Jikishin-kai – Departamento das Senhoras – tendo como oficiante principal, a Sra. Maria Kimiko Fujimoto. Contou também com a participação de senhoras da filial de São José do Rio Preto, que enfrentaram horas de viagens para poderem participar da missa.

Após exaustivos treinos, as oficiantes conseguiram realizar a missa de maneira primorosa, gerando um sentimento de intensa alegria e paz.

Durante a missa, a oficiante principal agradeceu as graças concedidas no mês que se passou e pediu proteção para o mês seguinte, orando também pelos aniversariantes do mês e aos antepassados.

Uma das oficiantes da missa, passou o seguinte

relato emocionado:“Em primeiro lugar o meu muito obrigado a

todos.Pela primeira vez tive a oportunidade de

participar da missa no novo templo do Hakkoen. Fiquei encantada! Achei maravilhoso o templo.

Fomos treinar no sábado, mas eu estava muito nervosa e nada dava certo no treino. Pensei em desistir, pois não conseguia me concentrar. Por mais que eu tentasse, dava tudo errado, mas me senti na obrigação de participar do Saishiki .

Antes de entrar no templo estava muito tensa e nervosa. Pedi a Deus que me iluminasse para que corresse tudo bem, e durante a missa, pedi também aos antepassados.

Quando começou o Haraido-Norito , já estava bem mais calma. Me levantei e me dirigi até o altar do Oharai e quando fui pegar o Oonusa, levei um susto!

Missa Mensal de Agosto e Zuisei

Oração da Missa pela Oficiante PrincipalKensen - Cerimônia das Oferendas

Edição: Isac Ryutaro Otsuka Redação: Cláudio Yoshinobu Fujimoto e ColaboradoresFotos: Acervo da Oomoto, Ricardo Yukio Takahashi, Yasuharu Fujimoto, Elisete da Conceição Leite,

Riogo Hayashi, Iveth Kusano e colaboradores

De repente as chamas das velas estavam tão altas que no momento pensei...Nossa como as chamas estão subindo e fazendo um leve ruído como se estivesse ventando!Daí para frente tudo mudou para melhor.

O meu corpo ficou leve e não estava mais nervosa, e graças a Deus fiquei mais tranqüila e concentrei-me até o final da missa.

Pensei, refleti que realmente Deus, nosso Kami-sama existe para dar força quando pedimos com amor e humildade para que haja bastante paz.

Eu acho que esta foi uma benção de Deus! Tenho mais que agradecer sempre e nunca esquecer de dizer: Obrigada Kami-sama!

E também agradeço a todas as pessoas que tiveram a paciência de me ensinar. A eles, o meu muito obrigada.”

Tamiko Oyama oomotana da filial de São José do Rio Preto

Após a missa, foram entregues certificados de honra ao mérito a todas as pessoas que conseguiram atingir a importante marca de 1000 hitogatas.

O Hitogata é uma atividade extremamente importante para a Oomoto, que consiste no preenchimento de pequenos papéis, contendo o nome e o endereço da pessoa, onde ao final, são enviados ao Japão para a celebração da Grande Missa de Setsubun.

A Oomoto do Brasil, ano a ano aumenta gradativamente o envio de Hitogatas, graças à colaboração sem limites de muitas pessoas.

Para elas, são entregues certificados de honra ao mérito, elaborados pela Sede Central da Oomoto, com a chancela da 5ª Guia Espiritual, Mestra Kurenai Deguchi.

Ainda, tivemos as belas palavras do Sr. Lucas Yassumura, que proferiu uma pequena palestra a todos os participantes.

Após a missa foi realizado almoço a moda alemã , preparado especialmente pelo Seicho-kai com orientação do Sr. Klaus.

Naorai AlemãoEspero que todos tenham gostado do cardápio do

naorai após a missa de agosto. Foi com imenso prazer que participei dessa atividade que foi muito prazerosa, além do que, cozinhar é meu hobby preferido.

Tudo começou com um e-mail que recebi do Edson Haianon pedindo sugestões para o naorai após a missa de agosto, que seria preparado exclusivamente pelos homens. Como sou descendentes de alemães, imediatamente respondi sugerindo um prato típico da Alemanha. Naquele momento achei que seria uma boa idéia, pois para várias pessoas poderia ser uma nova experiência. Juntei isso ao fato da Oomoto ser uma religião ecumênica e que tem em um de seus objetivos a união mundial. E qual a melhor forma de começar a conhecer uma nova cultura, senão pela comida. Para

a minha surpresa e felicidade a idéia foi aceita. Melhor ainda, foi o fato de poder participar dos preparativos.

Chucrute, salsicha e batata compõem um dos pratos mais típicos dos alemães. Para ter verduras nas refeições durante o rigoroso inverno europeu surgiu o processo de conservar verduras, inclusive o chucrute, que é basicamente repolho fermentado. Para ser apreciado, o chucrute normalmente deve ser cozido e temperado com os ingredientes corretos. A batata, é a base da culinária alemã. Ela foi inserida na alimentação alemã pela crescente onda de fome que assolava a região, nos meados do século XVIII. Existem inúmeras maneiras de prepararmos a batata, desde apenas o simples cozimento em água ao preparo de massas típicas, similares ao nhoque italiano.

Quanto às salsichas, existem cerca de 1500 tipos, que, ao invés do tradicional pão de hot-dog, são acompanhadas não só do chucrute e da batata, mas de belos molhos. A salsicha na Alemanha é vista como uma “carne” (ou como dito no Brasil – mistura) de uma refeição.

Foi tudo feito em conjunto e com muito carinho. Desde a escolha dos melhores ingredientes alemães disponíveis no Brasil até a colocação no rechaud. Nós homens, trabalhamos duro e não temos vergonha de admitir que pedimos, sim, uma ajudinha às senhoras do Jikishinkai. Mas que fique bem claro que todo o trabalho pesado – carregar 25 kg de salsicha, 12 kilos de chucrute, descascar 130 batatas, para misturar um purê gigante e uma baciada de salada de batata (a tradicional maionese) e ao final, ainda, ouvir as nossas esposas fazerem graça do nosso cheiro de alho – foi dos homens!!! Aproveito aqui para agradecer às senhoras, que além de nos ajudar, ainda nos deixaram “invadir” a sua cozinha.

Brincadeiras à parte, foi uma atividade super bacana e agradeço muito por terem me convidado. Me sinto cada vez mais integrado à Oomoto e sempre que precisarem (principalmente se o assunto envolver comida ) podem me chamar!

Klaus PuflebOomotano Praticante de Aikido

Entrega de certificados

Editorial

Page 3: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Caros amigos,

É lançada mais uma edição do Hakkoen. Graças a Deus pudemos realizar as nossas atividades e relatá-las com as experiências das pessoas que participaram e ajudaram em suas realizações.

Por meio deste breve editorial agradecemos a Sra. Tamiko Oyama, Klaus Plufeb, Riogo Hayashi, Roseli Machado e Iveth Kusano que deixaram seus emocionantes relatos.

A todos boa leitura.

Hakkoen - Setembro Hakkoen - Setembro

A Oomoto do Brasil celebrou no dia 03 de Agosto, a Missa Mensal e a Missa de Zuisei, com a presença de cerca de 150 pessoas.

Esta missa foi muito especial, pois foi celebrada pelas integrantes do Jikishin-kai – Departamento das Senhoras – tendo como oficiante principal, a Sra. Maria Kimiko Fujimoto. Contou também com a participação de senhoras da filial de São José do Rio Preto, que enfrentaram horas de viagens para poderem participar da missa.

Após exaustivos treinos, as oficiantes conseguiram realizar a missa de maneira primorosa, gerando um sentimento de intensa alegria e paz.

Durante a missa, a oficiante principal agradeceu as graças concedidas no mês que se passou e pediu proteção para o mês seguinte, orando também pelos aniversariantes do mês e aos antepassados.

Uma das oficiantes da missa, passou o seguinte

relato emocionado:“Em primeiro lugar o meu muito obrigado a

todos.Pela primeira vez tive a oportunidade de

participar da missa no novo templo do Hakkoen. Fiquei encantada! Achei maravilhoso o templo.

Fomos treinar no sábado, mas eu estava muito nervosa e nada dava certo no treino. Pensei em desistir, pois não conseguia me concentrar. Por mais que eu tentasse, dava tudo errado, mas me senti na obrigação de participar do Saishiki .

Antes de entrar no templo estava muito tensa e nervosa. Pedi a Deus que me iluminasse para que corresse tudo bem, e durante a missa, pedi também aos antepassados.

Quando começou o Haraido-Norito , já estava bem mais calma. Me levantei e me dirigi até o altar do Oharai e quando fui pegar o Oonusa, levei um susto!

Missa Mensal de Agosto e Zuisei

Oração da Missa pela Oficiante PrincipalKensen - Cerimônia das Oferendas

Edição: Isac Ryutaro Otsuka Redação: Cláudio Yoshinobu Fujimoto e ColaboradoresFotos: Acervo da Oomoto, Ricardo Yukio Takahashi, Yasuharu Fujimoto, Elisete da Conceição Leite,

Riogo Hayashi, Iveth Kusano e colaboradores

De repente as chamas das velas estavam tão altas que no momento pensei...Nossa como as chamas estão subindo e fazendo um leve ruído como se estivesse ventando!Daí para frente tudo mudou para melhor.

O meu corpo ficou leve e não estava mais nervosa, e graças a Deus fiquei mais tranqüila e concentrei-me até o final da missa.

Pensei, refleti que realmente Deus, nosso Kami-sama existe para dar força quando pedimos com amor e humildade para que haja bastante paz.

Eu acho que esta foi uma benção de Deus! Tenho mais que agradecer sempre e nunca esquecer de dizer: Obrigada Kami-sama!

E também agradeço a todas as pessoas que tiveram a paciência de me ensinar. A eles, o meu muito obrigada.”

Tamiko Oyama oomotana da filial de São José do Rio Preto

Após a missa, foram entregues certificados de honra ao mérito a todas as pessoas que conseguiram atingir a importante marca de 1000 hitogatas.

O Hitogata é uma atividade extremamente importante para a Oomoto, que consiste no preenchimento de pequenos papéis, contendo o nome e o endereço da pessoa, onde ao final, são enviados ao Japão para a celebração da Grande Missa de Setsubun.

A Oomoto do Brasil, ano a ano aumenta gradativamente o envio de Hitogatas, graças à colaboração sem limites de muitas pessoas.

Para elas, são entregues certificados de honra ao mérito, elaborados pela Sede Central da Oomoto, com a chancela da 5ª Guia Espiritual, Mestra Kurenai Deguchi.

Ainda, tivemos as belas palavras do Sr. Lucas Yassumura, que proferiu uma pequena palestra a todos os participantes.

Após a missa foi realizado almoço a moda alemã , preparado especialmente pelo Seicho-kai com orientação do Sr. Klaus.

Naorai AlemãoEspero que todos tenham gostado do cardápio do

naorai após a missa de agosto. Foi com imenso prazer que participei dessa atividade que foi muito prazerosa, além do que, cozinhar é meu hobby preferido.

Tudo começou com um e-mail que recebi do Edson Haianon pedindo sugestões para o naorai após a missa de agosto, que seria preparado exclusivamente pelos homens. Como sou descendentes de alemães, imediatamente respondi sugerindo um prato típico da Alemanha. Naquele momento achei que seria uma boa idéia, pois para várias pessoas poderia ser uma nova experiência. Juntei isso ao fato da Oomoto ser uma religião ecumênica e que tem em um de seus objetivos a união mundial. E qual a melhor forma de começar a conhecer uma nova cultura, senão pela comida. Para

a minha surpresa e felicidade a idéia foi aceita. Melhor ainda, foi o fato de poder participar dos preparativos.

Chucrute, salsicha e batata compõem um dos pratos mais típicos dos alemães. Para ter verduras nas refeições durante o rigoroso inverno europeu surgiu o processo de conservar verduras, inclusive o chucrute, que é basicamente repolho fermentado. Para ser apreciado, o chucrute normalmente deve ser cozido e temperado com os ingredientes corretos. A batata, é a base da culinária alemã. Ela foi inserida na alimentação alemã pela crescente onda de fome que assolava a região, nos meados do século XVIII. Existem inúmeras maneiras de prepararmos a batata, desde apenas o simples cozimento em água ao preparo de massas típicas, similares ao nhoque italiano.

Quanto às salsichas, existem cerca de 1500 tipos, que, ao invés do tradicional pão de hot-dog, são acompanhadas não só do chucrute e da batata, mas de belos molhos. A salsicha na Alemanha é vista como uma “carne” (ou como dito no Brasil – mistura) de uma refeição.

Foi tudo feito em conjunto e com muito carinho. Desde a escolha dos melhores ingredientes alemães disponíveis no Brasil até a colocação no rechaud. Nós homens, trabalhamos duro e não temos vergonha de admitir que pedimos, sim, uma ajudinha às senhoras do Jikishinkai. Mas que fique bem claro que todo o trabalho pesado – carregar 25 kg de salsicha, 12 kilos de chucrute, descascar 130 batatas, para misturar um purê gigante e uma baciada de salada de batata (a tradicional maionese) e ao final, ainda, ouvir as nossas esposas fazerem graça do nosso cheiro de alho – foi dos homens!!! Aproveito aqui para agradecer às senhoras, que além de nos ajudar, ainda nos deixaram “invadir” a sua cozinha.

Brincadeiras à parte, foi uma atividade super bacana e agradeço muito por terem me convidado. Me sinto cada vez mais integrado à Oomoto e sempre que precisarem (principalmente se o assunto envolver comida ) podem me chamar!

Klaus PuflebOomotano Praticante de Aikido

Entrega de certificados

Editorial

Page 4: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Os jovens puderam também expor suas idéias em debates, e observar o quão sedentários estão ficando através de uma divertida palestra sobre os limites e cuidados para com nosso corpo, além de demonstrar todo o dom artístico, ao montarem um interessante mosaico que serve como apoio de panelas.

Também, foram organizados diversos jogos que causaram muitas risadas por parte de todos os jovens, criando assim, um forte espírito de união e companheirismo entre todos os participantes.

No final, após 03 dias de intensa programação, os poucos participantes viraram praticamente uma grande família, onde os organizadores faziam as vezes de pais ou até mesmo irmãos mais velhos, tornando ainda mais especial a vida de cada um.

“O privilégio de ser convidada para participar do 31º Encontro de Jovens da Oomoto me fez muito feliz , pois uni o útil ao agradável, fazendo o registro fotográfico e também participando das atividades do curso.

Senti que nesse encontro , os organizadores atuaram de uma forma terapeuticamente muito correta e particularmente parabenizo o presidente do Seinen-bu , Yoshinobu Fujimoto , pelo carisma e pela humildade inata que teve durante todo o Encontro .

O importante não foi a quantidade de participantes e sim a qualidade dos assuntos , muito bem abordados pelos palestrantes.

Sou grata também pelo aprendizado que tive e levarei comigo para sempre ; segundo o palestrante esperantista, Sr. Lucas Yassumura , faço parte do grupo dos “ motivados “ pois quero aprender sempre mais e ter como prioridade , os meus sonhos .

Koran Dankon.”

Iweth Kusano Colaboradora do Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil

Hakkoen - SetembroHakkoen - Setembro

Nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2008, foi realizado o 31º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil, com a participação de 10 jovens.

Mesmo com os poucos participantes, a programação carinhosamente elaborada pela comissão organizadora, trouxe aos jovens um mundo novo e divertido.

Tendo como tema a seguinte frase: “Mudando a mente, mudamos a atitude. Mudando a atitude, mudamos o hábito. Mudando o hábito, muda-se a personalidade. Mudando a personalidade, mudamos o destino.”, o Encontro de Jovens utilizou-se de atividades que mostravam aos participantes, a importância da mudança de certos pensamentos para criar um mundo melhor.

Um exemplo disto se deu durante a realização do almoço sustentável, onde os jovens puderam aprender a aproveitar o máximo de recursos provenientes de um alimento, utilizando partes até então impensáveis como cascas de batata, parte branca da melancia, etc.

Não podemos também deixar de citar o Departamento das Senhoras, que durante os 03 dias, elaboraram e preparam com um carinho materno, deliciosas refeições que postas à mesa, mais pareciam a de um hotel 05 estrelas, tamanho o zelo e dedicação.

Missa Bimestral da Oomoto São Paulo Center

No dia 24 de agosto, foi celebrada a Missa Bimestral da sub-sede Oomoto São Paulo Center, no bairro da Liberdade próximo ao metrô São Joaquim.

Implementada a pouco tempo, as missas bimestrais visa facilitar a participação dos cultos da Oomoto, por pessoas que residem em lugares distantes ou que não podem se deslocar à Sede da Oomoto do Brasil em Jandira.

Durante a missa, o oficiante principal, missionário Especial Yasuharu Fujimoto, rezou a oração da missa

mensal, agradecendo por todas as graças recebidas ao longo do mês e pedindo proteção para o mês seguinte.

Ao final, uma palestra muito interessante foi preparada, tendo como tema, o método de meditação CHINKON - Teoria e Prática.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre esta meditação utilizada pela Oomoto, que visa acima de tudo, acalmar o espírito buscando-se assim, uma aproximação junto à Deus, bem como praticar por alguns momentos esta sensação descrita.

“Já havia participado como colaborador em outras edições, mas participar efetivamente da elaboração do encontro foi uma experiência marcante. O fato da comissão organizadora contar com uma equipe experiente (Kátia,Roseli,Hugo,Luiz,Kazuo e Edson), facilitou bastante na montagem da programação.

Fiquei responsável pela atividade de jogos e brincadeiras, e como escotista, tive a oportunidade de aplicar algumas atividades usadas no movimento escoteiro, adaptados á proposta do encontro.

Nesse encontro, contamos com palestrantes de peso como o Psicólogo Thiago, Prof. Benedito, Prof. Lucas, Takeshi Shikata e o Prof. de dança Jocelino, que conforme esperávamos, tiveram excelente desempenho nas suas apresentações.

Apesar de um número menor de participantes comparado a edições anteriores, acredito que conseguimos transmitir a nossa proposta e o objetivo do encontro foi alcançado, graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Não poderia deixar de mencionar a sempre e valiosa ajuda prestada pelas senhoras do dikishin-kai e midori-kai, hora ajudando na preparação das refeições e hora participando das atividades também.

Até o próximo encontro...”

Riogo Hayashi Membro da Comissão Organizadora

“Mudando a mente, mudamos

a atitude. Mudando

a atitude, mudamos o hábito. Mudando

o hábito, muda-se a personalidade.

Mudando a personalidade,

mudamos o destino.”

Page 5: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Os jovens puderam também expor suas idéias em debates, e observar o quão sedentários estão ficando através de uma divertida palestra sobre os limites e cuidados para com nosso corpo, além de demonstrar todo o dom artístico, ao montarem um interessante mosaico que serve como apoio de panelas.

Também, foram organizados diversos jogos que causaram muitas risadas por parte de todos os jovens, criando assim, um forte espírito de união e companheirismo entre todos os participantes.

No final, após 03 dias de intensa programação, os poucos participantes viraram praticamente uma grande família, onde os organizadores faziam as vezes de pais ou até mesmo irmãos mais velhos, tornando ainda mais especial a vida de cada um.

“O privilégio de ser convidada para participar do 31º Encontro de Jovens da Oomoto me fez muito feliz , pois uni o útil ao agradável, fazendo o registro fotográfico e também participando das atividades do curso.

Senti que nesse encontro , os organizadores atuaram de uma forma terapeuticamente muito correta e particularmente parabenizo o presidente do Seinen-bu , Yoshinobu Fujimoto , pelo carisma e pela humildade inata que teve durante todo o Encontro .

O importante não foi a quantidade de participantes e sim a qualidade dos assuntos , muito bem abordados pelos palestrantes.

Sou grata também pelo aprendizado que tive e levarei comigo para sempre ; segundo o palestrante esperantista, Sr. Lucas Yassumura , faço parte do grupo dos “ motivados “ pois quero aprender sempre mais e ter como prioridade , os meus sonhos .

Koran Dankon.”

Iweth Kusano Colaboradora do Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil

Hakkoen - SetembroHakkoen - Setembro

Nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2008, foi realizado o 31º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil, com a participação de 10 jovens.

Mesmo com os poucos participantes, a programação carinhosamente elaborada pela comissão organizadora, trouxe aos jovens um mundo novo e divertido.

Tendo como tema a seguinte frase: “Mudando a mente, mudamos a atitude. Mudando a atitude, mudamos o hábito. Mudando o hábito, muda-se a personalidade. Mudando a personalidade, mudamos o destino.”, o Encontro de Jovens utilizou-se de atividades que mostravam aos participantes, a importância da mudança de certos pensamentos para criar um mundo melhor.

Um exemplo disto se deu durante a realização do almoço sustentável, onde os jovens puderam aprender a aproveitar o máximo de recursos provenientes de um alimento, utilizando partes até então impensáveis como cascas de batata, parte branca da melancia, etc.

Não podemos também deixar de citar o Departamento das Senhoras, que durante os 03 dias, elaboraram e preparam com um carinho materno, deliciosas refeições que postas à mesa, mais pareciam a de um hotel 05 estrelas, tamanho o zelo e dedicação.

Missa Bimestral da Oomoto São Paulo Center

No dia 24 de agosto, foi celebrada a Missa Bimestral da sub-sede Oomoto São Paulo Center, no bairro da Liberdade próximo ao metrô São Joaquim.

Implementada a pouco tempo, as missas bimestrais visa facilitar a participação dos cultos da Oomoto, por pessoas que residem em lugares distantes ou que não podem se deslocar à Sede da Oomoto do Brasil em Jandira.

Durante a missa, o oficiante principal, missionário Especial Yasuharu Fujimoto, rezou a oração da missa

mensal, agradecendo por todas as graças recebidas ao longo do mês e pedindo proteção para o mês seguinte.

Ao final, uma palestra muito interessante foi preparada, tendo como tema, o método de meditação CHINKON - Teoria e Prática.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre esta meditação utilizada pela Oomoto, que visa acima de tudo, acalmar o espírito buscando-se assim, uma aproximação junto à Deus, bem como praticar por alguns momentos esta sensação descrita.

“Já havia participado como colaborador em outras edições, mas participar efetivamente da elaboração do encontro foi uma experiência marcante. O fato da comissão organizadora contar com uma equipe experiente (Kátia,Roseli,Hugo,Luiz,Kazuo e Edson), facilitou bastante na montagem da programação.

Fiquei responsável pela atividade de jogos e brincadeiras, e como escotista, tive a oportunidade de aplicar algumas atividades usadas no movimento escoteiro, adaptados á proposta do encontro.

Nesse encontro, contamos com palestrantes de peso como o Psicólogo Thiago, Prof. Benedito, Prof. Lucas, Takeshi Shikata e o Prof. de dança Jocelino, que conforme esperávamos, tiveram excelente desempenho nas suas apresentações.

Apesar de um número menor de participantes comparado a edições anteriores, acredito que conseguimos transmitir a nossa proposta e o objetivo do encontro foi alcançado, graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Não poderia deixar de mencionar a sempre e valiosa ajuda prestada pelas senhoras do dikishin-kai e midori-kai, hora ajudando na preparação das refeições e hora participando das atividades também.

Até o próximo encontro...”

Riogo Hayashi Membro da Comissão Organizadora

“Mudando a mente, mudamos

a atitude. Mudando

a atitude, mudamos o hábito. Mudando

o hábito, muda-se a personalidade.

Mudando a personalidade,

mudamos o destino.”

Page 6: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Hakkoen - Setembro

Vídeo Conferência Brasil-Japão

No dia 14 de agosto, o Departamento de Jovens da Sede Central da Oomoto realizava o Encontro de Jovens, com a participação de cerca de 250 pessoas vindas de diversos países.

Para que o evento pudesse ter um toque ainda mais especial, foi organizado uma vídeo-conferência entre Brasil e Japão, como parte de uma atividade surpresa para todos os participantes.

Assim, no dia 14 às 08:00 da manhã, os jovens do Japão se interligaram com o presidente do Departamento de Jovens da Oomoto do Brasil, para um feito histórico.

Ambos os lados passavam palavras de motivação, seguidas de apresentações de música que deixaram a todos muito comovidos.

Nesta ocasião, o presidente do Departamento de Jovens da Oomoto do Brasil, leu uma carta em japonês à todos os participantes, cujo conteúdo encontra-se logo a seguir:

Hakkoen - Setembro 7

“Queridos amigos! Como vocês estão? Espero que todos estejam muito bem e que o Encontro de Jovens esteja super divertido e interessante! Como é bom ver reunidos tantos jovens num mesmo local, se divertindo e aprendendo experiências únicas!

Nos dias 25, 26 e 27 de Julho, realizamos o 31º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil. Neste Encontro pudemos ter uma conversa com alguns dos representantes do Seinen-bu aí do Japão, sendo assim uma experiência única e que encheu nossos corações de muita alegria.

O nosso maior sonho, é podermos realizar um intercâmbio Brasil-Japão, onde assim, jovens brasileiros e principalmente jovens japoneses, possam vir ao nosso país, participar de atividades e principalmente, estreitar os nossos laços de amizade, aumentando ainda mais, o sentimento de motivação e alegria para alcançarmos todos juntos os nossos objetivos.

Sendo assim, visamos tornar este nosso sonho o mais próximo possível. No ano de 2010, realizaremos o Curso Infanto Juvenil da Oomoto do Brasil, tendo como tema, o Uta-Matsuri.

Aproveitando a realização desta atividade, uniremos todos os esforços para que possamos trazer um representante jovem do Japão para participar desta atividade tão importante para nós!

A relação Brasil-Japão, é um modelo que podemos esperar para o restante do mundo. A Alegria, felicidade e o objetivo por um bem comum possui um significado universal, que não encontra barreiras e nem obstáculos!

Pelo que me contataram, há participantes de outros países, entre eles Brasil e Coréia! A todos eles,

gostaria de dizer SALUTON!A todos os demais participantes e organizadores,

gostaria de desejar um ótimo encontro e espero que estes dias possam ser inesquecíveis a todos vocês!

Um forte abraço,”

Claudio “Taro” Yoshinobu Fujimoto

Além disso, tivemos a mensagem escrita pelo Vice-Presidente do Departamento de Jovens, Ricardo Yukio Takahashi.

Após este evento, os idealizadores deste bate-papo, encontraram-se com a 5ª Guia Espiritual da Oomoto, relatando o feito. Emocionada, ela apenas disse: O mundo está cada vez mais estreito.

25º Undokai da Oomoto

Muito sol e diversão marcaram a realização do 25º Undokai da Oomoto do Brasil. Realizado no dia 17 de Agosto de 2008, no território sagrado do Hakkoen, em Jandira/SP, contou com a participação de muitas pessoas.

O Undokai, é uma tradicional atividade japonesa, que consiste em uma grande gincana com várias brincadeiras destinadas à todas as idades.

No Undokai não há vencedores, pois cada competidor possui sua importância durante a prova. O objetivo é proporcionar diversão, respeito e muita união entre todos os seus participantes.

Uma das principais características do Undokai da Oomoto do Brasil, é a possibilidade de crianças, senhoras, e senhores poderem participar e se divertirem, em brincadeiras especialmente montadas para eles. Selecionadas pelo Seinen-bu da Oomoto do Brasil (Departamento dos Jovens), as brincadeiras foram especialmente organizadas para agradar a todos

os participantes.Além disso, prêmios de muita qualidade e bom

gosto, doados por inúmeros colaboradores, foram dados à todos os competidores, independentemente de sua colocação.

Junto com todas estas brincadeiras, as senhoras do Jikishin-kai, elaboraram um cardápio extenso e muito caprichado no baitem montado perto da pista de corridas. Obentôs, cachorro-quente, Harumaki (Rolinho Primavera), dentre outras guloseimas, deliciavam todos os participantes.

Em suma, uma tarde muito agradável de domingo, com muito sol, diversão e boa comida, que tornou nossos momentos, cada vez mais alegres.

Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de enaltecer todo o agradecimento à todas as pessoas que colaboraram direta e indiretamente, na realização deste nosso Undokai.

À todos eles, nossos sinceros agradecimentos.

“Fazer parte da comissão organizadora do encontro é sempre muito bom! Sempre aproveitamos esse momento para unir o útil ao agradável, transformando nossas reuniões em um momento de reencontro, pois o corre-corre do dia-a-dia nos impede de fazermos algo tão importante que é conversar e rir com os amigos.

Conversas pra lá e pra cá... divergências de opiniões sempre existem... Ah! Vocês lembram da Tia Brava, pois então ela nos dá lição de casa!!! E o pior é que muitos de nós esquecemos, ou não conseguimos fazer! E a Tia Brava, fica uma fera!!!

Acreditamos que temos que melhorar sempre e pra isso precisamos das críticas de vocês, fiquem tranqüilos, elaboramos bem quando somos criticados. Palavras sinceras nos ajudam a crescer. Os elogios também são fortes aliados, nos dá um gás!!!!

O encontro foi muito significativo pra mim, pois passava por uns probleminhas. Estar na Oomoto, com vocês e meus amigos de longas datas, é revigorante para mim. Não sei direito como foi pra vocês, mas para mim, foi de grande valia.

Um momento marcante foi à leitura do monólogo, que antes tinha o nome de testamento, a Kátia (autora do monólogo) decidiu mudar e eu achei ótimo! Naquele momento senti vocês, jovens de uma maneira tão intensa, parecia poder ouvir o pensamento de cada um! O que me deixou feliz foi ouvir comentários maduros e sensatos de todos, a participação de vocês nesse encontro foi muito forte, não sei se pelo fato do grupo estar pequeno, mas foram grandes na forma de apresentação. Agradecemos a Deus, a todos os participantes e colaboradores que fizeram com que esse curso acontecesse. Esperamos que tenham saído daqui da Oomoto com uma visão de si mesmos, melhor do que chegaram no dia do encontro.”

Roseli Machado Membro da Comissão Organizadora

Page 7: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Hakkoen - Setembro

Vídeo Conferência Brasil-Japão

No dia 14 de agosto, o Departamento de Jovens da Sede Central da Oomoto realizava o Encontro de Jovens, com a participação de cerca de 250 pessoas vindas de diversos países.

Para que o evento pudesse ter um toque ainda mais especial, foi organizado uma vídeo-conferência entre Brasil e Japão, como parte de uma atividade surpresa para todos os participantes.

Assim, no dia 14 às 08:00 da manhã, os jovens do Japão se interligaram com o presidente do Departamento de Jovens da Oomoto do Brasil, para um feito histórico.

Ambos os lados passavam palavras de motivação, seguidas de apresentações de música que deixaram a todos muito comovidos.

Nesta ocasião, o presidente do Departamento de Jovens da Oomoto do Brasil, leu uma carta em japonês à todos os participantes, cujo conteúdo encontra-se logo a seguir:

Hakkoen - Setembro 7

“Queridos amigos! Como vocês estão? Espero que todos estejam muito bem e que o Encontro de Jovens esteja super divertido e interessante! Como é bom ver reunidos tantos jovens num mesmo local, se divertindo e aprendendo experiências únicas!

Nos dias 25, 26 e 27 de Julho, realizamos o 31º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil. Neste Encontro pudemos ter uma conversa com alguns dos representantes do Seinen-bu aí do Japão, sendo assim uma experiência única e que encheu nossos corações de muita alegria.

O nosso maior sonho, é podermos realizar um intercâmbio Brasil-Japão, onde assim, jovens brasileiros e principalmente jovens japoneses, possam vir ao nosso país, participar de atividades e principalmente, estreitar os nossos laços de amizade, aumentando ainda mais, o sentimento de motivação e alegria para alcançarmos todos juntos os nossos objetivos.

Sendo assim, visamos tornar este nosso sonho o mais próximo possível. No ano de 2010, realizaremos o Curso Infanto Juvenil da Oomoto do Brasil, tendo como tema, o Uta-Matsuri.

Aproveitando a realização desta atividade, uniremos todos os esforços para que possamos trazer um representante jovem do Japão para participar desta atividade tão importante para nós!

A relação Brasil-Japão, é um modelo que podemos esperar para o restante do mundo. A Alegria, felicidade e o objetivo por um bem comum possui um significado universal, que não encontra barreiras e nem obstáculos!

Pelo que me contataram, há participantes de outros países, entre eles Brasil e Coréia! A todos eles,

gostaria de dizer SALUTON!A todos os demais participantes e organizadores,

gostaria de desejar um ótimo encontro e espero que estes dias possam ser inesquecíveis a todos vocês!

Um forte abraço,”

Claudio “Taro” Yoshinobu Fujimoto

Além disso, tivemos a mensagem escrita pelo Vice-Presidente do Departamento de Jovens, Ricardo Yukio Takahashi.

Após este evento, os idealizadores deste bate-papo, encontraram-se com a 5ª Guia Espiritual da Oomoto, relatando o feito. Emocionada, ela apenas disse: O mundo está cada vez mais estreito.

25º Undokai da Oomoto

Muito sol e diversão marcaram a realização do 25º Undokai da Oomoto do Brasil. Realizado no dia 17 de Agosto de 2008, no território sagrado do Hakkoen, em Jandira/SP, contou com a participação de muitas pessoas.

O Undokai, é uma tradicional atividade japonesa, que consiste em uma grande gincana com várias brincadeiras destinadas à todas as idades.

No Undokai não há vencedores, pois cada competidor possui sua importância durante a prova. O objetivo é proporcionar diversão, respeito e muita união entre todos os seus participantes.

Uma das principais características do Undokai da Oomoto do Brasil, é a possibilidade de crianças, senhoras, e senhores poderem participar e se divertirem, em brincadeiras especialmente montadas para eles. Selecionadas pelo Seinen-bu da Oomoto do Brasil (Departamento dos Jovens), as brincadeiras foram especialmente organizadas para agradar a todos

os participantes.Além disso, prêmios de muita qualidade e bom

gosto, doados por inúmeros colaboradores, foram dados à todos os competidores, independentemente de sua colocação.

Junto com todas estas brincadeiras, as senhoras do Jikishin-kai, elaboraram um cardápio extenso e muito caprichado no baitem montado perto da pista de corridas. Obentôs, cachorro-quente, Harumaki (Rolinho Primavera), dentre outras guloseimas, deliciavam todos os participantes.

Em suma, uma tarde muito agradável de domingo, com muito sol, diversão e boa comida, que tornou nossos momentos, cada vez mais alegres.

Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de enaltecer todo o agradecimento à todas as pessoas que colaboraram direta e indiretamente, na realização deste nosso Undokai.

À todos eles, nossos sinceros agradecimentos.

“Fazer parte da comissão organizadora do encontro é sempre muito bom! Sempre aproveitamos esse momento para unir o útil ao agradável, transformando nossas reuniões em um momento de reencontro, pois o corre-corre do dia-a-dia nos impede de fazermos algo tão importante que é conversar e rir com os amigos.

Conversas pra lá e pra cá... divergências de opiniões sempre existem... Ah! Vocês lembram da Tia Brava, pois então ela nos dá lição de casa!!! E o pior é que muitos de nós esquecemos, ou não conseguimos fazer! E a Tia Brava, fica uma fera!!!

Acreditamos que temos que melhorar sempre e pra isso precisamos das críticas de vocês, fiquem tranqüilos, elaboramos bem quando somos criticados. Palavras sinceras nos ajudam a crescer. Os elogios também são fortes aliados, nos dá um gás!!!!

O encontro foi muito significativo pra mim, pois passava por uns probleminhas. Estar na Oomoto, com vocês e meus amigos de longas datas, é revigorante para mim. Não sei direito como foi pra vocês, mas para mim, foi de grande valia.

Um momento marcante foi à leitura do monólogo, que antes tinha o nome de testamento, a Kátia (autora do monólogo) decidiu mudar e eu achei ótimo! Naquele momento senti vocês, jovens de uma maneira tão intensa, parecia poder ouvir o pensamento de cada um! O que me deixou feliz foi ouvir comentários maduros e sensatos de todos, a participação de vocês nesse encontro foi muito forte, não sei se pelo fato do grupo estar pequeno, mas foram grandes na forma de apresentação. Agradecemos a Deus, a todos os participantes e colaboradores que fizeram com que esse curso acontecesse. Esperamos que tenham saído daqui da Oomoto com uma visão de si mesmos, melhor do que chegaram no dia do encontro.”

Roseli Machado Membro da Comissão Organizadora

Page 8: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Hakkoen - Setembro 8

Eis como a Oomoto define Deus: Deus é a existência que criou o universo, e que alimenta e dirige a humanidade. Ao contemplarmos atentamente uma flor no jardim, podemos entender Deus. Quem, na verdade, criou esta flor com belas cores e perfume? Se as sementes semeadas na mesma terra são diferentes, aí começam a florir flores de diversas cores. Quem faz

isso? Jardineiro só cuida de flores.Dizem: as coisas seguem serena e naturalmente.

Que significa a palavra “naturalmente”? Em todo caso, não podemos deixar de crer na grande existência da natureza. À grande força natural e original chamamos “Deus”.

Segundo o ensinamento da Oomoto, como é Deus?

Pergunta e Resposta

Um dos motivos pelo qual fui convidado a vir ao Japão é assistir ao Uta Matsuri ou Festival de Uta, uma cerimônia milenar do Japão que foi esquecida no tempo e resgatada pelo Santo Mestre Onisaburo Deguchi na década de 1930.

No Brasil, quando via imagens ou até mesmo trechos dessa cerimônia em vídeo, não entendia muito bem, não sabia a profundidade desse ritual.

Logo nos primeiros dias aqui no Japão, fui convidado a assistir o Uta Matsuri na nova Sede da Oomoto em Tóquio. No dia não estava bem de saúde, me sentia muito indisposto e logo após ouvir a primeira nota da flauta, esse mal-estar foi embora.

Assisti toda a cerimônia e mesmo não compreendendo o japonês, sentia a grande energia que pouco a pouco foi dominando todo o lugar. É totalmente maravilhosa e em alguns momentos tive que conter a emoção e não cair em lágrimas. Os oficiantes cantando os poemas vindos de várias regiões do Japão, cantando poemas em inglês, Esperanto, e o mais impressionante, cantando os poemas enviados pelos embaixadores do Egito, Jordânia, Palestina, e Israel, todos em suas línguas natais.

É tão belo o festival que a todo instante desejava que todos os brasileiros estivessem comigo sentindo tudo o que estava sentindo. Esse festival é de tal

Uta MatsuriPaulo Takeshi Fujimoto

grandiosidade que até agora não consigo descrever tudo o que foi possível sentir. Acredito que até mesmos as autoridades do Egito, Jordânia, Palestina e Israel sentiram essa grande alegria que no final eles emocionaram todos os presentes abraçando-se e dizendo que não são inimigos e sim, vizinhos.

Era possível ver pessoas na platéia chorando emocionados e felizes, não acreditando no que seus olhos viam, vendo que a Paz Mundial tão desejada ao longo do festival, era possível de ser concretizada.

Após o término do Uta Matsuri entendi o porquê a Terceira Guia Espiritual da Oomoto, Mestra Naohi Deguchi, disse que tal cerimônia é tão importante quanto a Grande Missa de Setsubun, a missa na qual todos os pecados são purificados.

Em 2010 será realizado pela primeira vez o Uta Matsuri no Brasil, até lá muito deve ser providenciado e um deles será o de transmitir aos brasileiros a beleza desse festival.

Hoje, muitos no Brasil já sabem da organização dessa grande atividade e muitos se sentem imensamente honrados, felizes e motivados para organizá-la da melhor maneira possível e aguardam ansiosamente por mais uma visita da Quinta Guia Espiritual da Oomoto, Mestra “Helena” Kurenai Deguchi.

Hakkoen - Setembro 9

“O mais velho dos meus 3 filhos está na 3ª serie da

escola elementar. Todos reconhecem que ele tem

energia de sobra. Só depois de muito tempo consegui

entender positivamente esse excesso de energia e

força.Desde quando ele tinha 3 anos de idade, não

conseguia ficar sentado durante as missas matinais e

vespertinas na casa e nem nas missas mensais. Ele se

levanta, anda e fica correndo. Como é o nosso 1º filho,

meu marido também se esforçava para endireitá-lo.

Ele dava sermão olhando fixamente nos seus olhos e

também batia no bumbum. Chegamos a até tirá-lo de

casa, mas nada deu resultado.As pessoas ao meu redor diziam: “Falta de

educação”, “Tem que educar para conseguir se adaptar

em grupo”, “Bate nele”... Em outra ocasião diziam:

“Não pode bater nele”. Eu ficava sempre tensa e

quando o reprimia duramente, sofria de corpo e alma e

eu me odiava.E então, comecei a pensar: “Será que esse menino

tem problema de hiperatividade?”, “Seria melhor

diminuir os doces?”, “Será que teve algum problema

na hora do parto?”... Comprei livros sobre criação dos

filhos e li por muitos dias, mas cada vez ficava mais

confusa.Desde que começou a ir à escola, o professor

responsável frequentemente vinha me consultar:

“Caía de escadas”, “Colocava pano sujo na boca”,

“Chupava gelatina usando canudo”etc...Porém, sempre agradeço por ter muitas pessoas

maravilhosas ao lado dele. Meu filho foi bem mais

aceito por essas pessoas do que pelos seus próprios

pais, especialmente o professor responsável que

aceitou como ele é, tanto o lado bom quanto o lado

ruim. O professor sempre o elogiava: “Em

cumprimentos é o primeiro da classe, ele é o sol da

classe que sempre me anima.” Eu confiei plenamente

nesse professor.No dia da visita dos pais na aula, o professor

orientava os alunos a apresentarem as partes do corpo

humano e escrevia no quadro. Meu filho também se

espressou falando alto e levantando a sua mão.Quando foi chamado, meu filho respirou

profundamente e respondeu: “A alma.” Eu quase dei

risada. Achei que o professor não fosse considerar

essa resposta, mas ele escreveu no meio do quadro e

colocou um símbolo de coração. Senti que esse

menino é feliz.Neste verão, meu filho ia participar pela 1ª vez do

Encontro Infanto-juvenil e também ia participar como

oficiante na apresentação da Missa. Como eu tinha

previsto, quando começou os treinamentos, ele ficou

contente em encontrar com todos e entusiasmou-se

demasiadamente.Um dia quando fui buscá-lo, ele estava fora do

grupo e estava sendo orientado por um Seinen. Puxa,

bati de novo! Sem perceber estava criando novamente

demasiada expectativa em relação ao meu filho.

Repensei sobre essa participação e de começar tudo de

novo conforme o ritmo dele.Disse ao meu filho: “É melhor parar, ainda é cedo

pra você, né?” E ele respondeu; “Eu não sei se quero

fazer ou não.” Pedi desculpas ao presidente do

Seinenbu, e então ele me animou: “Seu filho não deve

ter idéia ou experiência para decidir se quer ou não.

Por favor, deixe ele participar até o fim. Gostaria que

todos apresentassem juntos.” E convenceu meu filho.

A partir daí, meu filho mudou. Participou no

treinamento todas as noites. Na véspera da

apresentação chegou a dizer: “É difícil, será que vou

conseguir? Estou ansioso.”Na apresentação fui eu que fiquei mais nervosa e

rezei. É a primeira vez que vejo meu filho vestindo a

roupa branca e "Hakama". É um oficiante muito

pequenininho. Nunca tinha visto seus olhos tão sérios,

as costas estavam esticadas e havia força até na ponta

dos dedos. Em "Kensen" (Cerimônia de oferendas),

fiquei emocionada ao vê-lo se esforçando para segurar

o "Sambo" com as suas mãozinhas.A cena que meu filho se sentou sincronizado com

todos parecia um sonho. Fiquei tão agradecida a todos

os Seinens que o levaram até aí. Ao mesmo tempo,

senti que Deus deu toda essa dificuldade até aí para

que nós sentíssemos essa enorme alegria.”

(K.M.)

Boletim informativo publicado na Revista Oomoto sobre criação dos filhos

Para uma enorme alegria

“Eu bati na cabeça do meu filho. Puxa, bati de novo! Sem perceber, eu estava criando demasiada expectativa em relação a esse menino. Repensei

em começar tudo de novo conforme o ritmo do meu filho.”

Page 9: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Hakkoen - Setembro 8

Eis como a Oomoto define Deus: Deus é a existência que criou o universo, e que alimenta e dirige a humanidade. Ao contemplarmos atentamente uma flor no jardim, podemos entender Deus. Quem, na verdade, criou esta flor com belas cores e perfume? Se as sementes semeadas na mesma terra são diferentes, aí começam a florir flores de diversas cores. Quem faz

isso? Jardineiro só cuida de flores.Dizem: as coisas seguem serena e naturalmente.

Que significa a palavra “naturalmente”? Em todo caso, não podemos deixar de crer na grande existência da natureza. À grande força natural e original chamamos “Deus”.

Segundo o ensinamento da Oomoto, como é Deus?

Pergunta e Resposta

Um dos motivos pelo qual fui convidado a vir ao Japão é assistir ao Uta Matsuri ou Festival de Uta, uma cerimônia milenar do Japão que foi esquecida no tempo e resgatada pelo Santo Mestre Onisaburo Deguchi na década de 1930.

No Brasil, quando via imagens ou até mesmo trechos dessa cerimônia em vídeo, não entendia muito bem, não sabia a profundidade desse ritual.

Logo nos primeiros dias aqui no Japão, fui convidado a assistir o Uta Matsuri na nova Sede da Oomoto em Tóquio. No dia não estava bem de saúde, me sentia muito indisposto e logo após ouvir a primeira nota da flauta, esse mal-estar foi embora.

Assisti toda a cerimônia e mesmo não compreendendo o japonês, sentia a grande energia que pouco a pouco foi dominando todo o lugar. É totalmente maravilhosa e em alguns momentos tive que conter a emoção e não cair em lágrimas. Os oficiantes cantando os poemas vindos de várias regiões do Japão, cantando poemas em inglês, Esperanto, e o mais impressionante, cantando os poemas enviados pelos embaixadores do Egito, Jordânia, Palestina, e Israel, todos em suas línguas natais.

É tão belo o festival que a todo instante desejava que todos os brasileiros estivessem comigo sentindo tudo o que estava sentindo. Esse festival é de tal

Uta MatsuriPaulo Takeshi Fujimoto

grandiosidade que até agora não consigo descrever tudo o que foi possível sentir. Acredito que até mesmos as autoridades do Egito, Jordânia, Palestina e Israel sentiram essa grande alegria que no final eles emocionaram todos os presentes abraçando-se e dizendo que não são inimigos e sim, vizinhos.

Era possível ver pessoas na platéia chorando emocionados e felizes, não acreditando no que seus olhos viam, vendo que a Paz Mundial tão desejada ao longo do festival, era possível de ser concretizada.

Após o término do Uta Matsuri entendi o porquê a Terceira Guia Espiritual da Oomoto, Mestra Naohi Deguchi, disse que tal cerimônia é tão importante quanto a Grande Missa de Setsubun, a missa na qual todos os pecados são purificados.

Em 2010 será realizado pela primeira vez o Uta Matsuri no Brasil, até lá muito deve ser providenciado e um deles será o de transmitir aos brasileiros a beleza desse festival.

Hoje, muitos no Brasil já sabem da organização dessa grande atividade e muitos se sentem imensamente honrados, felizes e motivados para organizá-la da melhor maneira possível e aguardam ansiosamente por mais uma visita da Quinta Guia Espiritual da Oomoto, Mestra “Helena” Kurenai Deguchi.

Hakkoen - Setembro 9

“O mais velho dos meus 3 filhos está na 3ª serie da

escola elementar. Todos reconhecem que ele tem

energia de sobra. Só depois de muito tempo consegui

entender positivamente esse excesso de energia e

força.Desde quando ele tinha 3 anos de idade, não

conseguia ficar sentado durante as missas matinais e

vespertinas na casa e nem nas missas mensais. Ele se

levanta, anda e fica correndo. Como é o nosso 1º filho,

meu marido também se esforçava para endireitá-lo.

Ele dava sermão olhando fixamente nos seus olhos e

também batia no bumbum. Chegamos a até tirá-lo de

casa, mas nada deu resultado.As pessoas ao meu redor diziam: “Falta de

educação”, “Tem que educar para conseguir se adaptar

em grupo”, “Bate nele”... Em outra ocasião diziam:

“Não pode bater nele”. Eu ficava sempre tensa e

quando o reprimia duramente, sofria de corpo e alma e

eu me odiava.E então, comecei a pensar: “Será que esse menino

tem problema de hiperatividade?”, “Seria melhor

diminuir os doces?”, “Será que teve algum problema

na hora do parto?”... Comprei livros sobre criação dos

filhos e li por muitos dias, mas cada vez ficava mais

confusa.Desde que começou a ir à escola, o professor

responsável frequentemente vinha me consultar:

“Caía de escadas”, “Colocava pano sujo na boca”,

“Chupava gelatina usando canudo”etc...Porém, sempre agradeço por ter muitas pessoas

maravilhosas ao lado dele. Meu filho foi bem mais

aceito por essas pessoas do que pelos seus próprios

pais, especialmente o professor responsável que

aceitou como ele é, tanto o lado bom quanto o lado

ruim. O professor sempre o elogiava: “Em

cumprimentos é o primeiro da classe, ele é o sol da

classe que sempre me anima.” Eu confiei plenamente

nesse professor.No dia da visita dos pais na aula, o professor

orientava os alunos a apresentarem as partes do corpo

humano e escrevia no quadro. Meu filho também se

espressou falando alto e levantando a sua mão.Quando foi chamado, meu filho respirou

profundamente e respondeu: “A alma.” Eu quase dei

risada. Achei que o professor não fosse considerar

essa resposta, mas ele escreveu no meio do quadro e

colocou um símbolo de coração. Senti que esse

menino é feliz.Neste verão, meu filho ia participar pela 1ª vez do

Encontro Infanto-juvenil e também ia participar como

oficiante na apresentação da Missa. Como eu tinha

previsto, quando começou os treinamentos, ele ficou

contente em encontrar com todos e entusiasmou-se

demasiadamente.Um dia quando fui buscá-lo, ele estava fora do

grupo e estava sendo orientado por um Seinen. Puxa,

bati de novo! Sem perceber estava criando novamente

demasiada expectativa em relação ao meu filho.

Repensei sobre essa participação e de começar tudo de

novo conforme o ritmo dele.Disse ao meu filho: “É melhor parar, ainda é cedo

pra você, né?” E ele respondeu; “Eu não sei se quero

fazer ou não.” Pedi desculpas ao presidente do

Seinenbu, e então ele me animou: “Seu filho não deve

ter idéia ou experiência para decidir se quer ou não.

Por favor, deixe ele participar até o fim. Gostaria que

todos apresentassem juntos.” E convenceu meu filho.

A partir daí, meu filho mudou. Participou no

treinamento todas as noites. Na véspera da

apresentação chegou a dizer: “É difícil, será que vou

conseguir? Estou ansioso.”Na apresentação fui eu que fiquei mais nervosa e

rezei. É a primeira vez que vejo meu filho vestindo a

roupa branca e "Hakama". É um oficiante muito

pequenininho. Nunca tinha visto seus olhos tão sérios,

as costas estavam esticadas e havia força até na ponta

dos dedos. Em "Kensen" (Cerimônia de oferendas),

fiquei emocionada ao vê-lo se esforçando para segurar

o "Sambo" com as suas mãozinhas.A cena que meu filho se sentou sincronizado com

todos parecia um sonho. Fiquei tão agradecida a todos

os Seinens que o levaram até aí. Ao mesmo tempo,

senti que Deus deu toda essa dificuldade até aí para

que nós sentíssemos essa enorme alegria.”

(K.M.)

Boletim informativo publicado na Revista Oomoto sobre criação dos filhos

Para uma enorme alegria

“Eu bati na cabeça do meu filho. Puxa, bati de novo! Sem perceber, eu estava criando demasiada expectativa em relação a esse menino. Repensei

em começar tudo de novo conforme o ritmo do meu filho.”

Page 10: A Oomoto se preocupa com o Meio Ambiente Papel Reciclado · A VIDA CARNAL É LIMITADA. É, com efeito, raro quem vive até a idade de cem anos. Por conseguinte, vida terrena é apenas

Hakkoen - Setembro 10

Próximas Atividades da Oomoto do BrasilData Horário Atividade

Leitura anual dos livros “Rekai Monogatari” e “Rumos Divinos”

(São Paulo Center) Missa Bimestral e Palestra em Português

Curso de Oficiante para Iniciantes

Missa da Fundadora, Grande Missa dos Antepassados e Oração para Vestibulandos / Cerimônia de Chá / Mutirão

Natal Solidário - Associação Amigos das Crianças

07h00(livre)

10h00

10h00

10h00

18/out

26/out

22 e 23/nov

02/nov

30/nov

Sáb.

Dom.

Sáb. e Dom.

Dom.

Dom.

• Doações• Próximas Atividades

A Oomoto do Brasil agradece as doações para o “Grande Empreendimento Divino, a construção do fundamento da época de “Miroku”, recebidas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2008, dos senhores: Ichitami Shikanai, Julio Takeshi Mihara, Kazuo Kawano, Kozo Fujii, Oswaldo Toshikazu Maki, Humberto de Almeida Saba, Tomitoshi Hamada, Teruko Araki, Hatsue Kitahara, Hideo Nishi e Kazumi Guinoza

Doações dos meses de Junho/Julhopara Novo Templo

Kiyotaka Asai, Ichitami Shikanai, Shinichi Ogawa, Emiko Ogawa, Kiyono Akatsuka, Família Ogawa, Takeshi Shikata. Francisco Matsunaga, Conceição Matsunaga, Clarice Matsunaga e Ayako Sano.

No dia 18 de outubro a Oomoto realizará a Leitura Anual dos Livros Rekai Monogatari, em japonês, e Rumos Divinos , em português. Os interessados em participar dessa importante atividade poderão entrar em contato com a Sede Central da Oomoto do Brasil para maiores informações.

Leitura anual dos Livros Rekai Monogatari e Rumos Divinos

DOAÇÕES PARA BAZAR DE ROUPAS USADASCom a chegada do Natal estamos necessitando de doações para realização do ultimo bazar de roupas usadas do ano. Além de

roupas, pedimos que tragam brinquedos, livros, utensílios ou qualquer outro objeto que estejam sem uso. Àqueles que puderem colaborar expressamos cordial gratidão.