a natureza é formada por diferentes materiais. essa

95
A natureza é formada por diferentes materiais. Essa variedade constitui o que se chama de matéria. Mesmo não sendo aparente, o ar é constituído de matéria, pois possui massa e ocupa espaço (volume)

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A natureza é formada por diferentes materiais. Essa variedade constitui o que se chama de matéria. Mesmo não sendo aparente, o ar é constituído de matéria, pois possui massa e ocupa espaço (volume)

Transformações ocorrem o tempo todo, podendo ser de forma natural, como a digestão de um alimento, o amadurecimento de uma fruta, o envelhecimento do organismo, a formação da ferrugem, etc. Outras só ocorrem com a interferência do homem, como a produção de medicamentos, plásticos, papéis, tintas, aço e tantas outras matérias.

Toda e qualquer matéria pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, dependendo do maior ou menor grau de agregação. Esses três estados físicos se relacionam entre si, e cada mudança de estado recebe um nome particular.

A vaporização pode acontecer de duas formas:

Evaporação: passagem do estado líquido para o estado de vapor de forma lenta, à temperatura ambiente e na superfície do líquido

Ex: secagem de roupa estendida no varal;

Ebulição: passagem do estado líquido para o de vapor de forma violenta, popularmente conhecida como fervura, com formação de bolhas no interior do líquido e também na sua superfície

Ex: a água levada ao fogo em uma panela.

Calefação é a passagem muito rápida do líquido para o gasoso, quando o líquido se aproxima de uma superfície muito quente

Ex: gota de água numa frigideira ao fogo.

01. Exemplifique cada transformação a seguir: A) fusão B) vaporização C) solidificação D) condensação E) sublimação 02. O aquecimento global já apresenta sinais visíveis em grande

parte do planeta. As geleiras demoram mais a congelar no inverno; no entanto, descongelam, rapidamente, na primavera. As mudanças de estados físicos descritas acima correspondem, respectivamente, à:

A) solidificação e à ebulição B) solidificação e à fusão C) sublimação e à condensação D) sublimação e à solidificação E) fusão e à vaporização.

Podemos classificar as transformações como fenômeno físico ou químico:

Físico: quando a substância muda de estado, sofre alterações nas suas características macroscópicas (forma, volume, etc.) e/ou microscópicas (arranjo das partículas), não ocorrendo, contudo, alteração em sua composição. Em geral, estes são reversíveis, ou seja, a matéria retorna à sua forma original após a ocorrência do fenômeno;

Químico: há alteração na natureza da matéria e na sua composição. Ocorrerá quando uma ou mais substâncias se transformam em nova(s) substância(s), deixando de ser o que era(m) para ser algo diferente. Nesse processo, pode-se dizer que acontece uma reação química.

As transformações ocorrem com absorção (ganho) ou liberação (perda) de calor, podendo, assim, ser endotérmicas ou exotérmicas, respectivamente.

Como exemplos de transformações endotérmicas: fusão, vaporização, dissolução de comprimido efervescente em água;

Como exemplos de transformações exotérmicas: condensação, solidificação, combustão, dissolução de ácido em água.

01. Considere os fenômenos a seguir e classifique-os como físico ou químico:

A) derretimento do gelo B) secagem de roupa no varal C) queima (combustão) da gasolina D) queda de uma panela E) fotossíntese realizada pelas plantas F) produção do etanol com base na cana – de –

açúcar (oxidação) G) corte do papel H) azedamento do leite (fermentação) I) formação de ferrugem (oxidação do ferro) J) crescimento da massa do pão (fermentação)

Há propriedades que definem a matéria. São elas: ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade:

Ponto de fusão (PF): temperatura constante na qual uma espécie de matéria passa do estado sólido para o líquido;

Ponto de ebulição (PE): temperatura constante na qual uma espécie de matéria passa do estado líquido para o estado de vapor.

Ao nível do mar, o PE da água pura é igual a 100°C, e seu PF é igual a 0°C.

Nessas mesmas condições, os pontos de fusão e de ebulição de algumas substâncias são apresentadas a seguir:

Substância PF(°C) PE(°C)

Hidrogênio -259 -253

Oxigênio -219 -183

Nitrogênio -210 -196

Etanol -114 78

Mercúrio -39 357

Água 0 100

Chumbo 327 1749

Alumínio 660 2519

Cloreto de sódio 801 1465

Prata 962 2162

Ouro 1064 2856

Cobre 1085 2562

Ferro 1538 2861

01. Com os dados dos PF e PE apresentados na tabela anterior, pode-se prever o estado físico da matéria para qualquer temperatura no sistema analisado. Se a temperatura dada estiver abaixo do PF, a substância estará no estado sólido. Entre os PF e PE, estará no estado líquido. Porém, se estiver acima do PE, estará no estado gasoso. Considerando a temperatura de 20°C, em qual estado físico estará cada substância da tabela anterior?

Em locais diferentes, a temperatura de ebulição de um líquido puro é também diferente. Isso ocorre porque um líquido puro entra em ebulição (ferve) quando a temperatura na qual a pressão máxima de seus vapores (mudança de fase líquido – vapor) é igual à pressão atmosférica que atua sobre a superfície do líquido. Ou seja, em regiões em que a pressão ambiente é diferente da pressão ao nível do mar, as temperaturas de ebulição também são alteradas. É o que ocorre, por exemplo, quando se sobe uma montanha. No seu topo (altitude maior), a pressão local é menor que a pressão atmosférica ao nível do mar, assim a temperatura de ebulição de um líquido puro diminui.

Observe, no quadro a seguir, o Ponto de ebulição da água em alguns locais do mundo.

Localidade Altitude em

relação ao nível do mar (m)

Temperatura aproximada de ebulição da água (°C)

Rio de Janeiro 0 100

São Paulo 760 97

Campos do Jordão

1628 95

Cidade do México 2240 92

La Paz 3636 88

Pico do Everest 8848 82

Densidade (d) é a relação entre a massa e o volume de determinado corpo, a uma dada pressão e temperatura.

d = m/V (g/cm3, g/mL, g/L, kg/L) É importante destacar que materiais

de menor densidade flutuam sobre materiais de maior densidade.

01. (UFES) Dada a tabela a seguir, em relação ao estado físico das substâncias (pressão = 1 atm), a alternativa correta é:

Substância TF (°C) TE (°C)

I -218 -183

II -63 61

III 41 182

IV 801 1473

V 1535 2885

A) I é sólido a 30°C.

B) II é líquido a 100°C.

C) III é sólido a 25°C

D) IV é líquido a 480°C.

E) V é gasoso a 2400°C.

02. (UFES) Observe os gráficos a seguir que registram o aquecimento e o resfriamento da água pura.

As etapas (I), (II), (III) e (IV) correspondem, respectivamente, às seguintes mudanças de estados físicos:

A) fusão, ebulição, condensação e solidificação

B) Condensação, solidificação, fusão e ebulição

C) solidificação, condensação, fusão e ebulição

D) fusão, ebulição, solidificação e condensação

E) ebulição, condensação, solidificação e fusão.

03. (UESPI) “Era uma triste imagem: um carro velho queimando gasolina (1) e poluindo o ambiente. A lataria toda amassada (2) e enferrujada (3). A água do radiador fervendo (4). Para tristeza de João, o dono do carro, estava na hora de aposentar aquela lata – velha a que ele tanto tinha afeição.”

Observa-se nesse pequeno texto que (1), (2), (3) e (4) são respectivamente fenômenos:

A) químico, físico, físico e físico. B) químico, físico, químico e físico. C) físico,químico, físico e químico D) físico, químico, físico e químico E) físico, químico, químico e químico.

04. (UESPI) Um estudante listou os seguintes processos como exemplos de fenômenos que envolvem reações químicas:

(1) Uma fotografia colorida exposta ao sol desbota. (2) A água sanitária descolore uma jaqueta vermelha. (3) O filamento de uma lâmpada acesa passa de cinza para

amarelo incandescente. (4) Uma maçã cortada escurece com o passar do tempo. (5) O sal é obtido por evaporação da água do mar. (6) Bolinhas de naftalina vão diminuindo de tamanho. Quantos equívocos o estudante cometeu? A) 0 B) 1 C) 2 D) 3 E) 4

05. (UESPI) A água é um recurso natural fundamental para a existência da vida. Mesmo sendo tão importante, existem inúmeras situações que causam a poluição das nossas águas. Considerando a densidade da água, à temperatura ambiente, igual a 1 g/mL, quais dos poluentes da tabela abaixo flutuariam na sua superfície? Observe os dados da tabela a seguir ao fazer sua análise:

Poluente Densidade (g/mL) à temperatura ambiente

Gasolina 0,8

Óleo comestível 0,9

Vidro pirex 2,1

Mercúrio 13,6

A) vidro pirex e mercúrio.

B) gasolina, óleo comestível e vidro pirex.

C) gasolina a óleo comestível.

D) mercúrio e gasolina.

E) óleo comestível, gasolina e mercúrio.

05. (ENEM) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:

I. você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia, pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.

II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.

III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Dessas considerações, somente: A) I é correta B) II é correta. C) III é correta. D) I e II são corretas. E) II e III são corretas.

06. (ENEM) O controle de qualidade é uma exigência da sociedade moderna na qual os bens de consumo são produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade são determinados parâmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O álcool combustível é um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adição de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o álcool combustível, deve ter densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3. Em algumas bombas de combustível, a densidade do álcool pode ser verificada por meio de um densímetro similar ao desenhado a seguir, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o álcool está fora da faixa permitida. Na imagem, são apresentadas situações distintas para três amostras de álcool combustível:

A respeito das amostras ou do densímetro, pode-se afirmar que:

A) a densidade da bola escura deve ser igual a 0,811 g/cm3.

B) a amostra 1 possui densidade menor do que a permitida.

C) a bola clara tem densidade igual à densidade da bola escura.

D) a amostra que está dentro do padrão estabelecido é a de número 2.

E) o sistema poderia ser feito com uma única bola de densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3.

Um material puro possui propriedades específicas bem definidas, sendo constituído, basicamente, por um mesmo tipo de matéria. É o que se chama de substância pura. Assim, todo material cuja fusão e ebulição ocorrem em uma temperatura constante, isto é, desde o início da mudança de estado até o seu final não se observa variação de temperatura, é considerado uma substância pura, ou simplesmente substância.

No entanto, a maioria dos materiais utilizados no dia a dia constitui uma mistura de substâncias. Nesses materiais, não purificados, as propriedades específicas variam, pois são formados por mais de um tipo de matéria. Então, nas misturas, há variação da temperatura durante a fusão e a ebulição.

Para distinguir uma substância de uma mistura, utilizam-se gráficos que relacionam a temperatura (°C) e o tempo (min). No plano cartesiano, a temperatura é registrada no eixo das ordenadas (eixo y) e o tempo, no eixo das abscissas (eixo x).

No gráfico 1, podem-se observar dois patamares. Isso significa que, durante as mudanças de estado, não ocorreram variações nas temperaturas de fusão e ebulição. Portanto, conclui-se que a representação gráfica corresponde a uma substância pura.

Em uma mistura, a característica comum em gráficos é apresentar uma faixa de temperatura em que ocorre a fusão e a ebulição, conforme o gráfico 2.

Misturas eutéticas: misturas de sólidos que apresentam ponto de fusão constante e ponto de ebulição variável

Ex: algumas ligas metálicas

Misturas azeotrópicas: misturas de líquidos que possuem ponto de fusão variável e ponto de ebulição constante

Ex: álcool

A que conclusão é possível chegar a respeito da classificação desses materiais? Justifique.

02. Construa um gráfico de temperatura (°C) e tempo (min) que represente o aquecimento da água pura, considerando o estado inicial sólido e a pressão ao nível do mar (1 atm). Indique, no gráfico, os estados físicos e os nomes particulares das mudanças ocorridas.

03. Dado o diagrama de aquecimento do cloreto de sódio (NaCl), é possível concluir que:

A) O gráfico representa o aquecimento de uma substância pura.

B) 808°C é a temperatura de ebulição do material.

C) a transformação de A para B é um fenômeno químico

D) o material se congela a 808°C

E) A 100°C o cloreto de sódio se encontra no estado gasoso.

As substâncias podem ser simples ou compostas:

Simples: formadas por apenas um tipo de elemento químico (uma única letra maiúscula na fórmula)

Ex: Na; Cl; O2, etc.

Compostas: formadas por mais de um tipo de elemento químico (mais de uma letra maiúscula)

Ex: NaCl, Na2O, Al2(SO4)3

Homogêneas: misturas em que todos os componentes (substâncias) presentes apresentam aspecto uniforme e com as mesmas propriedades em todos os seus pontos; apresentam uma única fase.

Ex: ar atmosférico (mistura de gases); água e vinagre; álcool e água; propano e butano (gás de cozinha); ligas metálicas (cobre e zinco; cobre e estanho; ouro, cobre e prata), etc.

As misturas homogêneas são também chamadas de soluções, nas quais a substância presente em maior quantidade é chamada de solvente e a presente em menor quantidade de soluto.

Heterogêneas: são misturas que, além de apresentarem um aspecto não uniforme, apresentam propriedades diferentes em sua extensão; apresentam mais de uma fase.

Ex: água e óleo; água líquida e gelo; água e açúcar dissolvido; água gaseificada

Sistema é uma porção de limitada de matéria que foi escolhida para ser estudada. Pode ser constituído por uma substância ou por uma mistura de substâncias e classificados em homogêneos ou heterogêneos, de acordo com os mesmos critérios utilizados para as misturas.

Cada porção visualmente homogênea de um sistema é chamada de fase. Assim, uma mistura homogênea apresenta uma só fase, enquanto uma mistura heterogênea apresenta mais de uma fase.

O número de fases não é obrigatoriamente igual ao número de componentes.

Por exemplo, se uma amostra de substância apresentar estados físicos diferentes, haverá mais de uma fase. Na realidade, cada estado físico presente corresponde a uma fase.

Assim, água líquida e gelo formam um sistema heterogêneo, pois este é constituído de duas fases. Entretanto, trata-se de um único componente, isto é, uma substância pura (água).

É muito importante não confundir os componentes e as fases existentes em um sistema.

Componente: cada substância presente no sistema.

Fase: cada parte homogênea do sistema.

Dificilmente encontramos substâncias puras na Natureza. Por isso, um dos grandes desafios da Química é a obtenção de cada um dos componentes de uma mistura.

Para a separação desses componentes, ou seja, para a obtenção de cada uma das substâncias puras que deram origem à mistura, utiliza-se um conjunto de processos físicos, que não alteram a composição das substâncias e é denominado análise imediata.

Para o desenvolvimento sustentável, controle de poluição, controle ambiental e na solução de problemas que se agravam no planeta, como o da disponibilidade de água potável, os processos de separação de misturas tornaram-se essenciais. Por isso, antes de chegar às casas, a água passa por uma estação de tratamento (ETA). O tratamento é feito na água doce encontrada na natureza, que pode conter substâncias as quais tornam sua ingestão prejudicial à saúde. Para chegar às residências, limpa e sem cheiro, a água passa cerca de três horas dentro de uma estação, o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas.

Para a escolha do método de separação devemos considerar o tipo de mistura a ser separada, as condições materiais e econômicas disponíveis e o tempo gasto para a realização efetiva da separação.

Os processos de separação de misturas heterogêneas, em geral, são mais fáceis de serem realizados e controlados, pois consegue-se distinguir as fases enquanto o processo está ocorrendo.

Decantação: método utilizado para a separação de uma mistura heterogênea sólido – líquido, por exemplo: areia e água, no qual, pela ação da gravidade, o sólido, quando mais denso, deposita-se no fundo do recipiente, ou seja, sedimenta-se. Após a sedimentação da fase sólida, a fase líquida pode ser transferida para outro recipiente.

O processo de decantação também é utilizado para a separação líquido – líquido, por exemplo: água e óleo, no qual, por meio de um tipo especial de funil (funil de decantação, antigamente conhecido como funil de bromo), o líquido mais denso fica na parte inferior e é escoado, sendo recolhido em um frasco (por exemplo: béquer). O método é controlado pela abertura de uma torneira, que fica na parte inferior do funil.

Centrifugação: separa misturas heterogêneas de sólidos com líquidos. É um processo mais apurado do que a decantação, pois necessita de uma centrífuga. Esse aparelho, quando ligado, possui alta rotação, empurrando os sólidos não dissolvidos para o fundo de um tubo de ensaio. Após, pela ação da gravidade, verifica-se que todo o sólido foi sedimentado. Uma aplicação prática da centrifugação é a sua utilização para centrifugar a roupa. Esse processo simples faz com que a maior parte da água contida na roupa molhada seja retirada pelas forças que atuam no sistema.

Filtração: é um dos métodos mais utilizados nos laboratórios de Química e também cotidianamente. Separa a fase sólida (grosseira) da fase líquida. Ao despejar a mistura sobre uma superfície porosa apropriada, o filtro permite que a fase líquida (filtrada) o atravesse, porém retém a fase sólida (resíduo). O exemplo mais simples aplicado ao dia a dia é a preparação do café.

Também pode ser utilizada para separar uma mistura heterogênea sólido – gás (poeira e ar). Para esse caso, tem-se o aspirador de pó, que contém em seu interior um filtro o qual retém as partículas sólidas, separando a poeira do ar.

Dissolução Fracionada: separa dois ou mais sólidos. Baseia-se na diferença de facilidade com que um dos componentes da mistura se dissolve em um líquido. Um exemplo simples que ilustra tal método é a separação do sal da areia. Adiciona-se água à mistura. A água dissolve o sal, mas não dissolve a areia. Após, a mistura é filtrada. A areia fica retida no filtro, e a solução de sal (salmoura) passa por ele. A água pode ser eliminada por evaporação ou ebulição, restando o sal pronto para ser usado novamente.

Esse processo também é conhecido como extração por solventes, em que se utiliza um solvente apropriado para extrair, por exemplo, um ou mais princípios ativos de uma planta.

No preparo do café, mesmo depois da extração dos componentes ativos, ainda há sólidos que não são dissolvidos, por isso existe a necessidade de um filtro.

01. O manual sobre o Sistema Separador de Água e Óleo da CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) orienta quanto à forma correta de instalação de caixas de areia e caixas separadoras de óleo, impedindo o lançamento de óleos lubrificantes e graxas na rede de esgoto.

A caixa separadora de óleo tem função de separar os óleos e as graxas do restante dos despejos provenientes da caixa de areia. Os óleos e as graxas tendem a flutuar na parte líquida da caixa.

Considerando as informações apresentadas:

A) Classifique a mistura presente para a utilização da caixa separadora de óleo.

B) qual o método utilizado para esse sistema separador? Explique.

Para a separação de misturas homogêneas podem ser utilizados vários processos, porém, em geral, são mais dispendiosos e necessitam de um fornecimento maior de energia.

Destilação simples: separa misturas homogêneas de sólidos com líquidos ou de dois líquidos, desde que haja uma diferença considerável entre os pontos de ebulição.

Nessa técnica, a mistura é aquecida. Os vapores produzidos no balão de destilação passam pelo condensador, no qual são resfriados pela passagem de água corrente no tubo externo (mangueira). Ao se liquefazerem, são recolhidos no erlenmeyer. O componente sólido da mistura, por não ser volátil, não evapora, permanecendo no balão de destilação.

Destilação fracionada: separa misturas homogêneas de dois líquidos de PE muito próximos ou misturas homogêneas com muitos componentes. Consiste em uma coluna que separa cada fração em função dos diferentes PE. Com isso, o líquido de menor PE (mais volátil) é separado primeiramente.

Há alguns anos, o Brasil anunciou a sua autossuficiência na produção de petróleo. Com isso, aumentou a demanda de trabalho na área de petróleo e gás. Houve, portanto, a necessidade de profissionais que trabalhassem com essa área específica e surgiram novas profissões, como engenheiro de petróleo, por exemplo. Os profissionais dessa área trabalham com muitos processos de separação de misturas e, por isso, precisam conhecer a fundo os métodos de separação.

01. (UNIT – SE) No processo de fabricação de um computador de uso pessoal, são consumidos 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos diversos e 1500 quilos de água. Entre os produtos químicos utilizados encontram-se metais preciosos (ouro, prata, platina e paládio), metais pesados (cobre, estanho, gálio, índio, zinco e chumbo), além de diversos outros, como polímeros. A grande quantidade de materiais utilizados e a periculosidade de outros faz com que computadores sejam produtos não sustentáveis ambientalmente.

O gráfico a seguir representa a variação de estado físico de uma solda utilizada na fabricação de um computador de uso pessoal, em função da temperatura:

Pode-se afirmar que essa solda é uma:

A) substância pura

B) substância ultrapura

C) substância pura, apenas até a temperatura A.

D) mistura, apenas a temperatura A.

E) mistura.

02. (UNIMES – SP) A classificação da matéria é definida baseando-se em variações de certas propriedades específicas.

Classificação Exemplo

Substância pura A – água pura

Mistura comum B – água do mar

Mistura azeotrópica C – álcool etílico (96 % de álcool e 4 % de água)

Mistura eutética D – solda (36 % de chumbo e 63 % de estanho)

Considerando os PF e PE, assinale a alternativa correta:

A) B e C têm temperaturas constantes durante a ebulição.

B) D e A têm temperaturas constantes durante a fusão.

C) A, B e C têm temperaturas variáveis durante a ebulição.

D) D, B e C têm temperaturas variáveis durante a fusão.

E) B e C têm a mesma temperatura durante a ebulição, pois são misturas.

03. (UNESP) No campo da metalurgia é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E este é o caso de uma microempresa de reciclagem, na qual se desejava desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63 % de estanho e 37 % de chumbo, usando aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, forma comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho.

Considerando as informações das figuras, é correto afirmar que a sucata é constituída por uma:

A) mistura eutética, pois funde à temperatura constante.

B) mistura azeotrópica, pois funde à temperatura constante.

C) substância pura, pois funde à temperatura constante.

D) suspensão coloidal que se decompõe pelo aquecimento.

E) substância contendo impurezas e com PE constante.

04. (EMESCAM – ES) Na natureza a água desenvolve um ciclo em que num dado instante evapora da superfície da Terra para formar as nuvens e depois condensa, retornando à superfície como chuva. Essas etapas do ciclo da água se assemelham, em conjunto, ao processo laboratorial de:

A) decantação

B) sublimação

C) destilação

D) filtração

E) flotação

05. (UFAL) A seguir, encontra-se o fluxograma relativo à separação dos componentes de uma mistura constituída por óleo, água e sal totalmente dissolvido.

Examinando o fluxograma apresentado, é correto afirmar que os processos de separação 1 e 2 são, respectivamente:

A) filtração e decantação B) destilação e filtração C) filtração e centrifugação D) decantação e centrifugação E) decantação e destilação.

05. (UFAC) Enquanto cozinhava em sua república, um estudante de Química deixou cair óleo no saleiro. Sabendo-se que o sal de cozinha não é solúvel em óleo, mas em água, o estudante realizou a recuperação do sal e do óleo, seguindo os seguintes procedimentos:

A) adição de água, decantação e destilação.

B) adição de água, filtração e destilação.

C) dissolução, decantação e sublimação.

D) diluição, sedimentação e vaporização.

E) decantação, filtração e destilação.

06. (UFERSA – RN) Considere as seguintes misturas : I. areia e água; II. Etanol e água; III. Água e sal; IV. Gasolina. As quatro misturas forma submetidas a uma filtração em

funil com papel e, em seguida, o líquido filtrado foi aquecido até sua total evaporação. Uma das misturas apresentou resíduo sólido após a filtração enquanto a outra apresentou resíduo sólido após a evaporação. Essas misturas são, respectivamente:

A) I e II. B) I e III. C) I e IV. D) III e II.

07. (UFOP – MG) Um aluno encontrou, em um laboratório, três frascos contendo três misturas binárias, conforme descrito a seguir:

1ª: mistura heterogênea, formada por dois sólidos; 2ª: mistura heterogênea, formada por dois líquidos; 3ª: mistura homogênea formada por dois líquidos cujos PE

diferem em 20°C. Marque a alternativa que indica os processos de separação

mais adequado para recuperar as substâncias originais na 1ª, 2ª e 3ª misturas, respectivamente:

A) filtração, decantação e destilação simples. B) evaporação, destilação simples e decantação. C) decantação, destilação simples e destilação fracionada. D) sublimação, decantação e destilação fracionada.

08. (UFAM) Ao testar a solubilidade das amostras abaixo, o estudante inadvertidamente dissolveu uma parte da amostra B em água, obtendo uma solução homogênea. Em seguida, adicionou óleo vegetal à solução obtida anteriormente. Qual sequência de métodos de separação você sugere ao estudante para recuperar a amostra B no estado sólido?

A) decantação, seguida de evaporação. B) decantação seguida de flotação. C) centrifugação seguida de flotação. D) centrifugação seguida de evaporação. E) flotação seguida de evaporação.

09. (UNCISAL) A rapadura, um produto sólido de sabor doce, tradicionalmente consumida pela população do Nordeste do Brasil, originou-se das crostas presas às paredes dos tachos, durante a fabricação do açúcar. Atualmente, o posicionamento da rapadura como “produto natural” ou “produto rural” é um valor agregado que a diferencia do açúcar refinado, seu principal concorrente. A produção da rapadura, a partir do caldo de cana, envolve as etapas apresentadas a seguir:

Na concentração, o caldo de cana é aquecido até transformar-se em um xarope denso e viscoso que borbulha no tacho. Quando atinge esse ponto, o xarope é transferido para um tipo de tanque redondo onde é moldada a rapadura. A concentração do caldo de cana ocorre porque a água está sendo eliminada por:

A) destilação.

B) sublimação.

C) evaporação

D) solidificação.

E) condensação.

10. (UFRN) Numa estação de tratamento de água para consumo humano, a água a ser tratada passa por tanques de cimento e recebe produtos, como o sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio. Essas substâncias fazem as partículas finas de impurezas presentes na água se juntarem, formando partículas maiores e mais pesadas, que vão se depositando, aos poucos, no fundo do tanque. Após algumas horas nesse tanque, a água que fica sobre as impurezas e que está mais limpa, é passada para outro tanque.

Um processo de separação ao qual o texto faz referência é a:

A) levigação. B) filtração. C) decantação. D) dissolução fracionada.

11. (UEMS) No processo de tratamento da água para abastecimento público, em uma das etapas, a água é deixada em repouso por algumas horas e, em outra etapa, ela atravessa camadas de areia com granulações diferentes. Essas técnicas de separação são chamadas respectivamente de:

A) destilação e decantação.

B) decantação e cristalização.

C) filtração e decantação.

D) cristalização e decantação.

E) decantação e filtração.

12. (UESC – BA) A água, antes de ser distribuída para as populações urbanas, passa por estações de tratamento, onde é submetida aos processos de decantação, de filtração, de cloração, entre outros.

Considerando-se esses processos, que envolvem tratamento de água, é correto afirmar:

A) A cloração tem a finalidade de eliminar micro – organismos presentes nas águas captadas de mananciais.

B) O reservatório final da estação de tratamento estoca água pura destinada à população.

C) A decantação consiste na adição de cloro à água com o objetivo de acelerar a separação de materiais, em suspensão.

D) A filtração da água consiste na separação de substâncias dissolvidas, prejudiciais à saúde da população.

E) A água pura é considerada água potável de melhor qualidade para o consumo da população.

13. (UFPB) A ingestão de cátions de metais pesados, por exemplo, o Pb2+, é extremamente nociva à saúde. Uma forma de eliminar a presença desse componente em uma mistura homogênea (solução aquosa, por exemplo) seria, inicialmente, promover a sua precipitação através de uma reação química, conforme a representada pela equação abaixo, e, em seguida, separar o precipitado por meio de um processo físico

Pb2+ (aq) + 2 KI(sol) → PBI2(s) + 2 K+ (sol)

A partir das informações apresentadas na equação, é correto afirmar que, para retirar o iodeto de chumbo da mistura, o processo mais adequado é:

A) floculação B) destilação C) decantação D) evaporação E) filtração

14. (UEL – PR) O processamento para a obtenção de vacinas inclui algumas técnicas de separação, como decantação, centrifugação e filtração, comuns na etapa de esterilização.

Com relação às técnicas de separação, assinale a alternativa correta:

A) A filtração comum é realizada sob ação da gravidade. B) Em uma mistura contendo íons amônio e íons sulfato, os

íons são separados por decantação. C) Em uma solução aquosa de açúcar, o açúcar dissolvido na

água é separado por centrifugação. D) A decantação, a centrifugação e a filtração utilizam filtros

para a separação. E) Em uma mistura de água e álcool etílico, essas

substâncias são separadas por decantação.

15. (FAFIRE – PE) Algumas substâncias utilizadas no nosso cotidiano são obtidas por métodos de separação e purificação de substâncias e nos proporcionam benefícios, tais como: a preparação do cafezinho, a obtenção do sal comum e, na construção civil, para separação de areia grossa da areia fina. Que métodos ocorrem, respectivamente, nesses exemplos?

A) filtração, evaporação e peneiração. B) destilação, filtração e decantação. C) filtração, flotação e decantação. D) liquefação fracionada, destilação e flotação. E) aquecimento, evaporação e levigação.

16. Considere uma mistura constituída por água em sua forma líquida e cloreto de sódio dissolvido. Ao final do processo de destilação simples dessa mistura, verifica(m) – se:

(01) presença de água no erlenmeyer.

(02) presença de cloreto de sódio no balão de destilação.

(04) presença de água + cloreto de sódio no erlenmeyer.

(08) presença de água + ácido clorídrico no balão.

(16) circulação de água no condensador.

17. (EMESCAM – ES) O nitrogênio e o oxigênio medicinais que são utilizados nas clínicas e hospitais são obtidos a partir do ar pela seguinte sequência de procedimentos:

A) liquefação e filtração.

B) liquefação e fusão fracionada.

C) destilação fracionada e filtração.

D) destilação fracionada e sifonação.

E) liquefação e destilação fracionada.

18. (PUC – Rio – RJ) A despeito dos sérios problemas ambientais, o mercúrio é ainda muito utilizado nos garimpos devido á sua singular capacidade de dissolver o ouro, formando com ele um amálgama. Em muitos garimpos, o ouro se encontra na forma de partículas dispersas na lama, ou terra, dificultando assim a sua extração. Nestes casos, adiciona-se mercúrio à bateia, forma-se o amálgama (que não se mistura com a a lama) e, em seguida, é feita a sua separação. Após separado da lama, o amálgama é aquecido com um maçarico até a completa evaporação do mercúrio, restando assim apenas o ouro. Sobre a temática apresentada, é incorreto afirmar que:

A) o mercúrio é um metal líquido a 25°C e 1 atm de pressão. B) a diferença nos PE é aproveitada para separar o mercúrio do ouro, já que

estes não formam mistura eutética. C) mercúrio e ouro formam um sistema heterogêneo. D) a separação do sistema amálgama – lama constitui um processo físico. E) os vapores de mercúrio eliminados durante a última etapa da extração

podem contaminar os garimpeiros e também os ecossistemas em torno do garimpo.