a n o x x v i • no - cerconvencoes.com.brcerconvencoes.com.br/pdf/284_novembro_2009.pdf ·...

4
A N O X X V I N O 2 8 4 N O V E M B R O D E 2 0 0 9 Criado para a comodidade dos usuários, o Posto de Primeiros Socorros do CER atende em média 113 pessoas por mês, entre condôminos, visitantes e equipe predial. A principal causa da visita ao ambulatório é a pressão arterial. A enfermeira Maria Elisa Savedra, com mais de 20 anos de carreira, atende diariamente inúmeras pessoas com diferentes diagnósticos. Dos 233 pacientes atendidos em setembro, 114 tinham problemas de pressão arterial, quatro fizeram curativos, 67 tomaram medicações, 41 receberam orientação médica e sete precisaram de glicose. “A maioria das pessoas tem hipo ou hipertensão, fazemos a medicação necessária e dependendo do caso aconselhamos a ida ao médico. Alterações de humor e rotina, acompanhadas de estresse e uma vida pouco saudável podem alterar a estabilidade da pressão Vigilância Segurança Privada Segurança Eletrônica Segurança de Eventos Rua Clemente Falcão, 106 Tijuca - Cep: 20.510-120 Tels: 2258-0870 e 3734-7633 www.grupobrasilforte.com.br arterial, causando desmaios, calafrios e em casos mais graves podem levar à morte. Controle e acompanhamento são importantíssimos”, explica Maria Elisa, que está à frente do posto desde sua inauguração, em 2008. Ao longo de 2009, o número de atendimentos aumentou. Em janeiro, totalizava 82 pacientes e em setembro subiu para 159. “Fazemos os primeiros socorros, que em alguns casos é crucial para o paciente. Já atendi casos de início de enfarte, em que o doente chegou com ausência de pulso. Medicamos e removemos para o hospital”, conta Maria Elisa, que há quatro meses divide o plantão com Rosana Teresa Mello. Para Ana Christina Lund, gerente do Restaurante Salsalito, o posto é um conforto oferecido pelo Condomínio.“Sempre sou atendida com muito profissionalismo. É uma segurança para as pessoas que trabalham no prédio, não me sinto desamparada”, comenta Ana, que mede a pressão mensalmente. De acordo com o Ministério da Saúde, estima- se que 35% da população acima de 40 anos tenha hipertensão, cerca de 17 milhões de brasileiros. A pressão arterial assume valores iguais ou maiores que 14 por 9 e pode prejudicar diversos órgãos. Apesar da hereditariedade, em sua maioria é causada por hábitos de vida como excesso de sal, álcool e cigarro, obesidade, vida sedentária, aumento de colesterol e diabetes. O Posto de Primeiros Socorros funciona de 2 a a 6 a , das 8h às 20h e fica localizado no subsolo do CER.

Upload: dangphuc

Post on 19-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A N O X X V I • NO 2 8 4 • N O V E M B R O D E 2 0 0 9

Criado para acomodidade dos usuários,o Posto de Primeiros Socorrosdo CER atende em média113 pessoas por mês, entrecondôminos, visitantes eequipe predial. A principalcausa da visita aoambulatório é a pressãoarterial.

A enfermeira Maria ElisaSavedra, com mais de 20anos de carreira, atendediariamente inúmeraspessoas com diferentesdiagnósticos. Dos 233pacientes atendidos emsetembro, 114 tinhamproblemas de pressãoarterial, quatro fizeramcurativos, 67 tomarammedicações, 41 receberamorientação médica e seteprecisaram de glicose.“A maioria das pessoastem hipo ou hipertensão,fazemos a medicaçãonecessária e dependendodo caso aconselhamos aida ao médico. Alteraçõesde humor e rotina,acompanhadas de estressee uma vida pouco saudávelpodem alterar aestabilidade da pressão

VigilânciaSegurança Privada

Segurança EletrônicaSegurança de Eventos

Rua Clemente Falcão, 106Tijuca - Cep: 20.510-120

Tels: 2258-0870 e 3734-7633www.grupobrasilforte.com.br

arterial, causandodesmaios, calafrios e emcasos mais graves podemlevar à morte. Controle eacompanhamento sãoimportantíssimos”, explicaMaria Elisa, que está à frentedo posto desde suainauguração, em 2008.

Ao longo de 2009, onúmero de atendimentosaumentou. Em janeiro,totalizava 82 pacientes eem setembro subiu para159. “Fazemos os primeirossocorros, que em algunscasos é crucial para opaciente. Já atendi casosde início de enfarte, emque o doente chegoucom ausência de pulso.Medicamos e removemospara o hospital”, contaMaria Elisa, que há quatro

meses divide o plantão comRosana Teresa Mello.

Para Ana Christina Lund,gerente do RestauranteSalsalito, o posto é umconforto oferecido peloCondomínio.“Sempre souatendida com muitoprofissionalismo. É umasegurança para as pessoasque trabalham no prédio,não me sinto desamparada”,comenta Ana, que mede apressão mensalmente.

De acordo com oMinistério da Saúde, estima-se que 35% da populaçãoacima de 40 anos tenhahipertensão, cerca de 17milhões de brasileiros. A pressão arterial assumevalores iguais ou maioresque 14 por 9 e podeprejudicar diversos órgãos.Apesar da hereditariedade,em sua maioria é causadapor hábitos de vida comoexcesso de sal, álcool ecigarro, obesidade, vidasedentária, aumento decolesterol e diabetes.

O Posto de PrimeirosSocorros funciona de 2a a6a, das 8h às 20h e ficalocalizado no subsolo do CER.

Jackson Alves - gerente predial • [email protected]° Renato Agonigi - gerente de manutenção [email protected]

José Dionysio Junior - supervisor predial [email protected]

Amanda Medeiros - assistente financeiro [email protected]

Flávio Ferreira - supervisor de manutenção [email protected]

Atendimento: 2ª a 5ª das 8h às 18h - 6a das 8h às 17h 3534.2800 • Fax: 3534.2810

[email protected] • URL: www.markbuilding.com.brPraia de Botafogo, 228 - Rio de Janeiro • RJ • 22250-906

Jornal do CER - Expediente:Publicação da Sociedade Civil Centro Empresarial RioProdução: Gurjão Jenné Comunicação Integrada Ltda.Editora: Kiki Gurjão • Reportagem: Karin DinizProjeto Gráfico: Luiz MuratoriFotografia: divulgação / arquivo condomínioColaboração: Regina BalonaTiragem: 2.000 exemplares.

Regina Balona - gerente: [email protected]: www.cerconvencoes.com.brTelefax.: 2554.8182

Dias 8 e 15 de dezembro, das 18h às 22h,a Criar-se Consultoria oferece um curso de“Coaching” para profissionais interessados emconhecer, se aprofundar em suas técnicas eaplicações e usufruir dos resultados imediatosem sua organização e com seus colaboradores.

“Palavra de ordem” dentro de uma empresamoderna, o Coaching será abordado através dosseguintes tópicos: o que é e o que não é coachingdentro de uma organização; desenvolvendo umacultura de Coaching; como diagnosticar e aplicar oCoaching em reuniões na sua organização; atuando

Conheça nossas instalações versáteis e funcionais. Ligue (21) 2554-8182 e marque uma visita

A “Inspirados pelo Autismo”, instituição que temcomo objetivo informar, inspirar e habilitar pais eprofissionais a ajudar crianças e adultos com autismo,realiza dias 20, 21 e 22 de novembro, o workshop“Nível 1 - A Aprendizagem Social Através da InteraçãoPrazerosa”. O evento será das 9h às 17:30h eabordará métodos diferenciados para promover odesenvolvimento social, emocional e cognitivo depessoas com autismo. As vagas estão esgotadas,mas devido à grande procura um novo curso seráorganizado em 2010, com local e data a definir.Para conhecer a instituição acessewww.inspiradospeloautismo.com.br.

Dia 28 de outubro, foi realizada reunião técnicacom associações e entidades de trade turismo queparticiparão do Projeto Olá, Turista! O encontro reuniucerca de 60 profissionais. O projeto é uma parceria doMinistério do Turismo com a Fundação Roberto Marinhoe tem o objetivo de ensinar gratuitamente inglês eespanhol para jovens ligados ao atendimento ao turista.A iniciativa visa capacitar garçons, taxistas, artesãos,telefonistas entre outros profissionais de associações,sindicatos ou cooperativas pré-cadastradas noprograma. A campanha é a primeira ação concretade capacitação profissional com foco na Copa doMundo de 2014, que será realizada no Brasil.

como coach dentro de uma organização;competências e papéis do coach dentro deuma organização; Coaching individual e deequipe.

O curso será coordenado por PatriciaMadruga, psicóloga e sócia fundadora daCriar-se Consultoria, formada pela FGV, MBA

em Gestão de RH, Consultora DISC, Coach Executive,e pós-graduada em Terapia de Família. Há 12 anosautora e coordenadora de treinamento, na área decapacitação profissional. Informações pelo telefone2553-4040 ou [email protected].

Pavimento de Convenções do Centro Empresarial Rio

PatriciaMadruga

Dia 27 de outubro,foi finalizada areconstrução emontagem da esculturaMódulo Rio, localizada naAlameda Florida. Obra doartista plástico AscânioMMM, a peça, uma dasprincipais instalações emespaço público do Rio deJaneiro, é motivo demuito prestígio e suainauguração, em 1983,desencadeou umperíodo próspero para ocenário artístico carioca.

A Módulo Rio,identificada por seu autorcomo Módulo 8.4, temseis metros de altura edá movimento a 1,2toneladas de alumínio,em formato helicoidal,sobre duas estruturassimétricas. Em 2009, aescultura foi inteiramentereconstruída e uma novapeça substituiu a anterior,degradada pela ação dotempo. Todo o processofoi acompanhado porAscânio, que escolheuuma empresaespecializada.

Entre as milharesde pessoas que passamdiariamente pela MóduloRio, que marca comimponência a entrada doCentro Empresarial Rio,

muitas desconhecemque a escultura,encomendada pela JoãoFortes Engenharia,conquistou em 2007 otítulo de uma das dezobras de arte“imperdíveis” do Rio deJaneiro. A eleição,publicada pelo JornalO Globo, foi feita por vinteimportantes artistas eprofissionais da área,como a galeristaMercedes Viegas, odiretor da Escola de ArtesVisuais do Parque Lage,Carlos Martins, e odesigner Muti Randolph.“Fiquei muito satisfeito

com o reconhecimento,foi um importantemomento para minhacarreira. O interessanteé ter sido após 24 anosde instalação, o quesignifica que todo essetempo a obra estevequestionando quempassava por ela, não estápassiva e sim ativa. Essa éa relevância da esculturapública, independente dotempo, ela permaneceinstigando as pessoas”,comenta Ascânio.

Na década de 80,com a inauguração daMódulo Rio, surgiu aparceria que deu origemà Galeria de Arte CentroEmpresarial Rio.Localizado em uma daslojas do térreo, o espaço,

dirigido por Ascânio, pelopintor Ronaldo Macedo epor João Augusto Fortes,abrigou importantesexposições anuais, quelançaram nomes quefizeram parte da cenade arte contemporâneado Rio de Janeiro.A mostra anual “NovosNovos”, lançou jovensartistas no mercado,alguns hoje reconhecidosmundialmente, como é ocaso de Beatriz Milhazes,Adriana Varejão, CristinaCanale, Márcia X, SalvioDaré, entre outros.

“Tivemos tanta procuracom a abertura dagaleria, que fazíamosuma seleção no início doano, para organizar asexposições ao longo dosmeses. Era a primeira vezque se via uma empresade construçãopreocupada einteressada em colocarobras de arte em seusempreendimentos.Toda essa movimentaçãoajudou muito avalorização e odesenvolvimento dasartes plásticas no Rio”,relembra Ascânio, quealém de lançar novosnomes, também montouexposições de artistasrenomados, como AloísioCarvão, Artur Barrio,Lygia Pape e RaymundoColares. Em 1990, comas dificuldades surgidasdurante o governo Collora galeria foi fechada.

O artista, nascido em16 de setembro de 1941,em Fão, província doMinho ao norte dePortugal, e naturalizadobrasileiro em 1970, possuihoje oito obras instaladasem espaços públicos noRio. Em São Paulo ePortugal também há umagrande variedade deesculturas de sua autoria.

A Módulo Rioestá entre as

10 obrasde arte

“imperdíveis”do Rio

• ITAÚ PERSONNALITÉCER SS.101TEL.: 3003.3830

• BRADESCOCER SS.102TEL.: 3237.1100

• BANCO HSBCCER LJ. 110TEL.: 3237-6700

• BANCO ABNAMRO REALCER LJS. 114 A 116TEL.: 2553.7331

BANCOS

CURSO

• INSTITUTO CULTURALBRASIL ARGENTINACURSOS DEESPANHOL E TANGOCER SOBRELOJA 202TEL.: 2551-9446

ESTACIONAMENTO

• RIO PARK/ESTAPAREDIFÍCIO NOVEDE JULHOTEL.: 2237.8347

• LA MOLE

CER LJ.101TEL.: 3460-0800

• SALSALITO

CER LJ. 117TEL.: 2554.5342

• SCOTTON

PAVIMENTO DECONVENÇÕESTEL.: 2554.8734

• CAFÉ DA PRAIA & CIA.

CER LJ. TÉRREOTEL.: 2553.7711

RESTAURANTES

TABACARIA

• CAFÉ DO CERCER TÉRREOTEL.: 2554.8127

O chafariz, localizado no espaçoPablo Neruda, em frente ao CER, está emreforma. Os sistemas elétrico e hidráulicodo monumento serão revitalizados, com atroca de bomba, tubulações eiluminação, entre outros procedimentos.Adotado no início da década de 80, oconhecido “Jardim de Adoção” é deresponsabilidade do Condomínio, quegarante a manutenção, jardinagem e limpeza do local.A previsão é que em meados de novembro o chafariz estejaem perfeito funcionamento. A praça Chaim Weizmann,localizada atrás do prédio, e a passagem subterrânea queune as pistas do Aterro à Praia de Botafogo, também sãoáreas adotadas e recebem cuidados permanentes.

No CER há apenas três meses, osupervisor predial José Dionysio Junior,mais conhecido pelo último nome,reconhece o desafio que oempreendimento proporciona.“Já trabalhei em grandes contratos,mas o CER é diferente. A grandequantidade de condôminos e adiversidade das empresas ocupantestorna o Edifício um excelente palcode aprendizado e superação”,comenta Junior, que trabalha para Mark Building há mais deseis anos. Como supervisor, é responsável por orientar aexecução de diferentes procedimentos operacionais noCondomínio. Além da função que desempenha, Junior fazparte da Comissão da Cipa da gerenciadora e traz paraCER o desejo de empregar métodos aprendidos ao longode sua carreira. “Toda equipe é altamente qualificada e ogerente predial é de fácil convívio, nossa parceria meagrada bastante. Temos agora o objetivo de manter o altopadrão de qualidade exigido e conquistado ao longo dosanos”, finaliza Junior.

A empresa Jardins Suspensos, especializada emalpinismo industrial, está realizando a manutenção anualdas marionetes fixadas nas palmeiras imperiais.O equipamento consiste em anéis de aço que impedemque as folhas caiam sobre os pedestres. Com o tempo, aárvore cresce e o anel a “estrangula”, havendo anecessidade da jardinagem vertical.

O edifício garagemNove de Julho ganhoudois novos banheiros parausuários, localizados nopavimento térreo.O ambiente é equipadocom rampa, pisoantiderrapante, corrimãoe barras de segurança,cumprindo com asnormas de acessibilidade.