a misericórdia de deus

3
A MISERICÓRDIA DE DEUS | Hugo Carvalho e Fábio Castro Trabalho de Catequese A Misericórdia de Deus O que significa “Misericórdia” em latim? A palavra “Misericórida” deriva de duas palavras latinas, miseratio (compaixão) e cordis (coração), respetivamente. E o que significa “ Ser Misericordioso ”? Ser misericordioso significa manifestar bondade, graça, amor. Manifestar graça é termos a mesma atitude que o nosso Deus, isto é: fazer algo em favor de alguém, mesmo que ela não mereça, mesmo que não seja digna, mesmo que não reconheça. Ser misericordioso é "entrar" no coração dos outros sem ter em conta as suas virtudes ou os seus defeitos. É "ver", sentir a sua dor ou necessidade e fazer tudo ao seu alcance para satisfazer essa necessidade, sem esperar nada em troca por isso. Alguns versículos da Biblía que referem à Misericórdia de Deus e respetiva reflexão: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.” Efésios 2:4-5 REFLEXÃO : Aqui o apóstolo Paulo, quem escreveu o Livro dos Eféseos refere-se à misericórdia de Deus em termos de salvação. Mesmo quando estávamos mortos pelos nossos transgressões, ou seja, infrações, ele salvou-nos, deu-nos vida. “Bem aventurados os misericodiosos pois obterão Misericórdia” Mateus 5:7 REFLEXÃO : Aqui nas Bem-Aventuranças, em Mateus 5:7, numa visão superficial, podemos dizer que que fizer o bem (boas obras) ira reeceber também o bem (benção de Deus). Quando uma boa ação é exercida sem interesse ou sem esperar nada em troca, Jesus garante aqui que o cidadão do seu reino, mesericordioso, receberá a sua misericórdia.

Upload: hugo-daniel

Post on 03-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Misericórdia de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: A Misericórdia de Deus

Trabalho de Catequese – A Misericórdia de Deus

O que significa “Misericórdia” em latim?

A palavra “Misericórida” deriva de duas palavras latinas, miseratio (compaixão) e cordis (coração), respetivamente.

E o que significa “Ser Misericordioso”?

Ser misericordioso significa manifestar bondade, graça, amor. Manifestar graça é termos a mesma atitude que o nosso Deus, isto é: fazer algo em favor de alguém, mesmo que ela não mereça, mesmo que não seja digna, mesmo que não reconheça. Ser misericordioso é "entrar" no coração dos outros sem ter em conta as suas virtudes ou os seus defeitos. É "ver", sentir a sua dor ou necessidade e fazer tudo ao seu alcance para satisfazer essa necessidade, sem esperar nada em troca por isso.

Alguns versículos da Biblía que referem à Misericórdia de Deus e respetiva reflexão:

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.” Efésios 2:4-5

REFLEXÃO: Aqui o apóstolo Paulo, quem escreveu o Livro dos Eféseos refere-se à misericórdia de Deus em termos de salvação. Mesmo quando estávamos mortos pelos nossos transgressões, ou seja, infrações, ele salvou-nos, deu-nos vida.

“Bem aventurados os misericodiosos pois obterão Misericórdia” Mateus 5:7

REFLEXÃO: Aqui nas Bem-Aventuranças, em Mateus 5:7, numa visão superficial, podemos dizer que que fizer o bem (boas obras) ira reeceber também o bem (benção de Deus). Quando uma boa ação é exercida sem interesse ou sem esperar nada em troca, Jesus garante aqui que o cidadão do seu reino, mesericordioso, receberá a sua misericórdia.

“Assim, aproximem-se do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude quando necessitarmos.” Hebreus 4:16

REFLEXÃO: Aqui percebemos que devemos aproximarmo-nos de Deus confiantemente para recebermos a misericórdiae dessa maenira encontraremos o favor que Deus nos dá e que ao mesmo tempo não mercemos, quando precisarmos.

 | 

Page 2: A Misericórdia de Deus

“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura: depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.” Tiago 3:17

REFLEXÃO: Percebemos que o conhecimento que Deus nos transmite é cheio de misericordioso, ou seja, um conhecimento capaz de nos perdoar sem nós mereçamos. Entre as outras coisas ditas, mas aqui o que interessa é a “Misericórdia de Deus”.

Deus é justo ou não?

Resposta: Felizmente para nós, Deus não é justo. Justiça significa que todos recebem exatamente o que merecem. Na mente de muitas pessoas, ser justo é tratar a todos da mesma forma.

Se Deus fosse completamente justo, todos passaríamos a eternidade no inferno pagando por nossos pecados, o que é exatamente o que merecemos. Todos temos pecados contra Deus e somos, portanto, dignos da morte eterna . Se recebêssemos o que merecemos, acabaríamos no lago de fogo, no inferno.

Entretanto, Deus não é justo, ao contrário, Ele é misericordioso e bom, por isso enviou Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso lugar, carregando sobre Si a punição que merecemos.Tudo o que temos que fazer é crer em Deus e seremos salvos, perdoados e recebedores de um lar eterno no céu.

O que é a “Justiça de Deus”?

Deus é um juiz imparcial. A justiça de Deus baseia-se no perdão, e é assim que todos os nossos pecados podem desaparecer e tornarmo-nos santos.

A “Justiça de Deus” é igual à nossa?

Não, a nossa justiça não é igual à justiça de Deus. Como referimos a Justiça de Deus baseia-se no perdão e contrariamente a isso, a nossa Justiça baseia-se em “pagar por aquilo que se faz”. Na nossa justiça se roubamos ou matamos temos de ser punidos por isso, responder perante a lei enquanto que na Justiça de Deus poderemos ser salvos.

Isto deve-se a uma simples razão, caso a nossa Justiça fosse igual à de Deus o mundo seria uma confusão, o verdadeiro caos, uma vez que todos poderiam fazer o que quisessem sem serem punidos pelo que fizeram.

 | 

Page 3: A Misericórdia de Deus

Hugo Carvalho e Fábio Castro

 |