“a mensagem de jesus é a da misericórida. deus nunca se...

3
Director: Pedro Sottomayor Directora Adjunta: Maria Lúcia Ferraz de Andrade Boletim trimestral do Grupo da Imaculada ANO XII - N.º 46 13 de Abril de 2013 Pedimos que conserve os Boletins trimestrais que servirão para recordar normas e suas explicações! “...FAREI BROTAR ÁGUA NO DESERTO...” A história da Salvação está cheia de passagens onde nos encanta a paternal protecção de Deus conduzindo o Seu Povo a caminho da Terra Prometida. Também a Quaresma deste ano foi, sem dúvida, uma caminhada em que todos sentimos uma necessidade reforçada de oração e penitência. Na verdade, o anúncio da re- núncia ao Pontificado, pelo Santo Padre Bento XVI, fez-nos sentir surpreendidos e desamparados, como na travessia do deserto…. Tal como outrora o povo de Deus viveu a experiência da sua limitação e dependência de Deus, também nós, mais uma vez, olhamos o Céu em súplica: “Estai comigo, Senhor, no meio da adversidade!” Com sentimentos de enorme gratidão e confiança, todos fomos chamados a participar no Conclave, com as nossas orações e penitência. Gratidão, pelo grande pontificado de Bento XVI, por tudo o que nos trouxe, por tanto que nos ensinou… Confiança em Deus Pai que disse: “…farei brotar água no de- serto… para matar a sede ao Meu povo escolhido…”; confiança na promessa de Jesus segundo a qual as portas do inferno nada poderão contra a Sua Igreja; confiança no Espírito Santo que continua sempre a guiar o Seu povo. O anúncio da eleição do Papa Francisco fez-nos exultar de alegria! Para o novo Papa todos pedimos a poderosa intercessão do Imacu- lado Coração de Maria, a quem confiamos o seu pontificado. Maria Lúcia Ferraz de Andrade GUINÉ-BISSAU (Continua na pág. 2) Inauguração do primeiro Monumento ao Imaculado Coração de Maria “HABEMUS PAPAM” PAPA FRANCISCO: “A mensagem de Jesus é a da Misericórida. Deus nunca se cansa de perdoar; nós é que nos cansamos de Lhe pedir perdão.” (Continua na pág. 3) «Embora me retire continuo unido a vós» Papa Emérito Bento XVI

Upload: vanminh

Post on 11-Feb-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Director: Pedro SottomayorDirectora Adjunta: Maria Lúcia Ferraz de AndradeBoletim trimestral do Grupo da Imaculada ANO XII - N.º 46 13 de Abril de 2013

Pedimos que conserve os Boletins trimestrais que servirão para recordar normas e suas explicações!

“...FAREI BROTAR ÁGUA NO DESERTO...”

A história da Salvação está cheia de passagens onde nos encanta a paternal protecção de Deus conduzindo o Seu Povo a caminho da Terra Prometida.

Também a Quaresma deste ano foi, sem dúvida, uma caminhada em que todos sentimos uma necessidade reforçada de oração e penitência.

Na verdade, o anúncio da re-núncia ao Pontificado, pelo Santo Padre Bento XVI, fez-nos sentir surpreendidos e desamparados, como na travessia do deserto…. Tal como outrora o povo de Deus viveu a experiência da sua limitação e dependência de Deus, também nós, mais uma vez, olhamos o Céu em súplica: “Estai comigo, Senhor, no meio da adversidade!”

Com sentimentos de enorme grat idão e conf iança, todos fomos chamados a participar no Conclave, com as nossas orações e penitência.

Gratidão, pelo grande pontificado de Bento XVI, por tudo o que nos trouxe, por tanto que nos ensinou…

Confiança em Deus Pai que disse: “…farei brotar água no de-serto… para matar a sede ao Meu povo escolhido…”; confiança na promessa de Jesus segundo a qual as portas do inferno nada poderão contra a Sua Igreja; confiança no Espírito Santo que continua sempre a guiar o Seu povo.

O anúncio da eleição do Papa Francisco fez-nos exultar de alegria!

Para o novo Papa todos pedimos a poderosa intercessão do Imacu-lado Coração de Maria, a quem confiamos o seu pontificado.

Maria Lúcia Ferraz de Andrade

GUINÉ-BISSAU

(Continua na pág. 2)

Inauguração do primeiro Monumento ao Imaculado Coração de Maria

“HABEMUS PAPAM”

PAPA FRANCISCO:“A mensagem de Jesus é a da Misericórida. Deus nunca se cansa de perdoar; nós é que nos cansamos de Lhe pedir perdão.”

(Continua na pág. 3)

«Embora me retire continuo unido a vós»

Papa Emérito Bento XVI

Grupo da Imaculada 13 de Abril de 2013 Página 3 Página 2 13 de Abril de 2013 Grupo da Imaculada

SÃO MATEUS(21 de Setembro)

“HABEMUS PAPAM”

47.º ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DA IMACULADA“A oração deve ser um encontro com Nossa Senhora e com Jesus!”

(Continuação da pág.1)

A resignação do Papa Bento XVI apanhou-nos a todos de surpresa e em especial aos cardeais que ouviram em directo a sua von-tade de resignar.

Abriu-se com esta declaração um novo capítulo da história da Igreja. Uma situação quase única na sua história de mais de dois mil anos em que a Igreja é guiada simulta-neamente pela oração do Papa Emérito que reza em recolhimento junto à cruz de Cristo pela “sua” Igreja e pela acção plena do novo

O Papa Francisco e a Resignação de Bento XVIPapa Francisco que no dia de S. José deu início ao seu Ministério.

Para todos os membros do Grupo da Imaculada que puderam ouvir a belíssima homilia com que o Papa Francisco iniciou o seu Ministério, as suas palavras soaram simul-taneamente como fonte de reconhecimento e de novo alento.

Reconhecimento, porque o carisma do Grupo da Imaculada está profundamente im-pregnado pela vivência da Igreja Doméstica iniciada com a guarda de S. José a Jesus e a Maria, constituintes da Sagrada Família, embrião e modelo perfeito da Igreja fundada por Jesus Cristo.

Alento, porque se devemos guardar os que nos estão mais próximos, os mais fracos, os mais pobres e necessitados, guardando deste modo a palavra de Deus, também devemos guardar e corresponder à vontade da nossa Mãe do Céu que de modo tão especial se

manifestou aos Portugueses através dos Pastorinhos de Fátima.

No curtíssimo espaço de tempo do novo pontificado do Santo Padre Francisco, pode-se objectivamente verificar uma postura muito distinta da do já Saudosíssimo Papa Emérito Bento XVI, mas nem por isso menos próxima da infinita bondade e perfeita vontade de Deus.

Se o pontificado do Papa Bento XVI foi marcado primeiramente pela necessidade de explicar Cristo ao mundo de hoje, o Pon-tificado do Papa Francisco parece iniciar-se com a vontade de a Igreja viver como Cristo no mundo dos nossos dias.

É com alegria e fé que acolhemos este novo pontificado rezando pelo Santo Padre em união com os católicos do mundo inteiro pela Santificação da Igreja e de todos os seus membros.

João António Magalhães

Mateus, apóstolo e evangelista, está entre os primeiros seguidores de Jesus. É ele o autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos; os outros são os de São Marcos e São Lucas.

Levi, nome original de Mateus, era um rico cobrador de impostos de Cafar-naum chamado por Jesus para O seguir. No final de uma das Suas pregações, Jesus ao passar pela sua banca de impostos olhou-o nos olhos e apenas lhe disse: Segue-me! Foi sem hesitação e com entusiasmo que Mateus deixou todos os seus ha-veres, para poder abraçar uma vida de pobreza e serviço: a proclamação da palavra de Deus!

Tocado por um olhar de misericór-dia, silencioso e discreto, Mateus, alegre com o convite que lhe é feito, convida Jesus para um banquete de despedida em sua casa onde ceia com uma numerosa multidão de publicanos e condenados aos olhos do povo. Escribas e fariseus criticam Jesus por este com-portamento e Jesus responde-lhes, ensinando: “Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento” (Lc 5,32).

No Novo Testamento, além de sabermos que se encontrava mais próximo do apóstolo Tomé,

pouco se sabe da sua vida. Após o Pentecostes, conhecemos apenas as maravilhosas páginas do seu Evangelho. Escrito nos anos 80-90 na Síria e Palestina este evangelho transmite-nos grande parte da vida e ensinamentos de Jesus.

Pela tradição, o apóstolo e evan-gelista pregou pela Judeia, Etiópia e Pérsia.

Não esqueçamos nunca este grande ensinamento: Jesus não veio chamar os justos nem os sãos mas sim os pecadores e doentes. A presença do cobrador de im-postos, classe odiada na época, no grupo de apóstolos, faz-nos ver que Jesus não fazia, não faz e nem fará a discriminação de ninguém, chama todos e qualquer

um ao caminho da Salvação. Jesus chama todos à Salvação; a decisão cabe a cada um de nós.

Tenhamos presente a intemporal mensagem de Jesus que nos é relembrada pelo nosso querido Papa Francisco poucos dias após a sua eleição para o lugar de Pedro: “A mensagem de Jesus é a da Misericórdia. Deus nunca se cansa de perdoar; nós é que nos cansamos de Lhe pedir perdão.”

Leonor Sottomayor (filha)

Foi em Fátima, no dia 9 de Março, que se realizou mais um Encontro Internacional do Grupo da Imaculada! Vindos de muitas terras de Portugal, juntamo-nos aos pés do Imaculado Coração de Maria, com a fé e a alegria de per-tencermos a esta grande família.

A Santa Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, foi presidida pelo Rev.do Sr. Padre Doutor Carlos Cabecinhas, Dignissimo Reitor do Santuário de Fátima e concelebrada por mais sacer-dotes. O coro de S. Martinho do Bougado – Trofa, dirigido pelo Rev.do Sr. Padre Bruno, animou a Eucaristia, com uns cânticos muito bonitos!

Às catorze horas começou a tarde de espiritualidade, no Centro Paulo VI, com a recitação do Ro-sário. As meditações dos mistérios foram feitas pelo novo Assistente Espiritual do Grupo da Imaculada, o Rev.do Sr. Padre Dr. José Alfredo Patrício. As comissões que orienta-ram cada mistério foram: S. João de Ovil, Constance, Aver-o-Mar, Caxinas-Vila do Conde e a Comis-são Nacional do Grupo da Imacula-da. Foi lido, de seguida, um poema lindo, dedicado a Nossa Senhora, composto por um dos elementos da Comissão Local de Aver-o-Mar!

Foram estas as palavras com que o Rev.do Sr. Padre Dr. José Alfredo Patrício, nosso novo Assistente Espiritual se dirigiu ao Grupo da Imaculada, começando por agradecer, à Sra. D. Angelina Pinto Leite, nossa Presidente, o convite que lhe dirigiu. Aproveitou para falar em três pontos:

- Ano da Fé e renúncia do Papa Bento XVI. A Igreja, que tem mais de 2000 anos, viu-se a navegar em águas desconhecidas. Somos chamados a rezar, verdadeiramente, durante estes dias (Conclave), pelas necessidades da Igreja; o Santo Padre João Paulo II, escreveu que toda a Igreja entra no Conclave: os Cardeais como eleitores e todos nós com as nossas orações.

A Missão do Grupo da Imaculada é espalhar por todo o mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria para a salvação das Almas.

- As fraquezas da Igreja – tantos pecados, tantas misérias-…a Igreja é feita por pecadores, Jesus disse “Eu não Vim para

os justos…”. A culpa é nossa que somos pecadores. A Igreja está em crise, desde que Judas traiu o Mestre. Mais uma vez, somos chamados a rezar, no Rosário, pelos sacer-dotes, pelo Santo Padre. Rezar e mortificar pela santidade dos sacerdotes. A Igreja não é nossa, é de Cristo!

- A oração que rezamos no terço “…à Vossa proteção nos acolhemos…”, é das mais antigas orações a Nossa Senhora.

S. Pio V, no dia 7 de Outubro, dia da Batalha de Lepanto, dia de Nossa Senhora do Rosário e das Vitórias, rezou-a, antes de entregar o terço aos homens que iam lutar contra os muçulmanos.

“O Anjo, trazendo na mão um cálice e sobre ele uma Hóstia, prostrou-se e rezou três vezes a oração – Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo…. Esta aparição é totalmente Eucarística. Qual o significado do Anjo com a Eucaristia?

“Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo….”, a oração que o Anjo ensina aos pastorinhos e que rezamos sem aprofundar, tem um significado imenso, enorme, grandioso. Como posso oferecer o “Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus?” Como posso oferecer o que não é meu, o que é dos Outros?! É isso! Se a Eucaristia for minha, eu posso oferecer o Corpo, Sangue…..de Jesus. Devemos ser Eucaristia. A nossa vida Cristã deve ser isso, a Eucaristia é fonte, é cume da nossa vida. O que significa o Ámen, quando recebemos a Eucaristia? Significa “Assim Seja…”, eu quero ser Eucaristia. Então, devemos

“Foi com grande alegria que aceitei o convite que me foi feito para ser assistente espiritual do Grupo da Imaculada. Abraço-o com espírito de missão”.

rezar a oração do Anjo – oração reparadora - com calma, para entender sempre mais o significado da oração. A oração deve ser um encontro com Nossa Senhora e com Jesus!

E, concluiu com uma curiosidade: porquê que o Francisco e a Jacinta receberam o sangue de Jesus? Sinal de martírio, sofrimento. E, a Lúcia? Porquê que recebeu o Pão? Lembra, quando o Senhor deu o pão do maná, para os sustentar no caminhar, sinal do tempo que ela estaria nesta terra.

No final foi feita a chamada das Comissões Locais e foi lido o Relatório do Brasil.

Terminámos com as orações habituais, uma bênção especial para o bom regresso a casa e o hino a S. Miguel: “Quem como Deus?”

Luisa Teixeira de Melo

A meditação do Rev.do Sr. Padre Alberto Galassi foi, na sequência das duas anteriores, sobre a terceira aparição do Anjo, aos pastorinhos, na Loca do Cabeço:

Tenho estado à espera para mandar esta carta num dia especial-mente importante para vós, Grupo da Imaculada, uma vez que se celebra o dia do nome da vossa Fundadora, por ser a festa de Nossa Senhora das Candeias. E também aproveitei para pedir à vossa Fun-dadora, Sra. Dra. Maria das Candeias Martins Morgado, por mim, e que ela seja guia e me guie nos meus desejos de demonstrar o meu carinho por vós.

Que grande responsabilidade cumprir fielmente o legado que a Santíssima Virgem transmitiu à vossa Fundadora, para que de uma forma clara difundisse a Mensagem de Fátima que tinha sido trans-mitida aos pastorinhos, mas com um carisma concreto, através da fundação do Grupo da Imaculada!

Durante estes últimos anos em que tenho estado em contacto com este amadíssimo Grupo, sou testemunha de como se esforçam por viver esse espírito que o Senhor quer para os que abraçam esta vocação apostólica. Quantos frutos se vão alcançando! As contas, só o Céu as sabe, e nós só saberemos, pela graça de Deus, no dia em que para lá formos para sempre.

….A situação geral não é boa, porque uma boa parte da humani-

dade age de costas voltadas para Deus. Mas nós, queremos cumprir

“…fecho os olhos e vejo a vossa Fundadora mostrando os frutos, que conseguem os seus filhos fiéis, à Santíssima Virgem que sorri pela sua fidelidade.”,excerto da carta enviada pelo nosso tradutor para língua espanhola – José Luis Secades – no dia 2 de Fevereiro de 2012 – dia de Nossa Senhora das Candeias.

GUINÉ(Continuação da pág.1)

«A Rainha da Paz está na Guiné-Bissau». Esta foi a expressão proferida em Safim, na altura em que aconteceu a Consagração dos lares e famílias da Guiné-Bissau ao Imaculado Coração de Maria a 2 de Fevereiro último.

Presidiu à cerimónia, em representação do Bispo da Diocese de Bissau, Sua Excelência Reverendíssima Sr. D.José Câmnate Na Bissing, o Vigário Episcopal para a Pastoral, Rev.do Sr. Padre Keylândio Abdulai Jaquité, há muito conhecedor do Grupo da Imaculada, do seu carisma e apostolado, bem como da Presidente, Sra. D. Angelina Pinto Leite e também de diversos membros da Comissão Nacional. A Consagração feita pelo Rev.do Sr. Padre Keylândio Abdulai Jaquité estendeu-se a toda a Guiné Bissau, como que em súplica ao Imaculado Coração de Maria por este povo sofrido.

A cerimónia decorreu com muita alegria e com toda a serenidade, recitou-se o Rosário e cantou-se o Hino “Coração Virginal de Maria”, como é hábito em todas estas cerimónias. O andor foi levado pelos escuteiros locais, entre os quais dois seminaristas. O povo compareceu em grande número. A marcha de continência foi tocada por dois militares do exército guineense.

João Brito e Faro

a vontade de Deus, e não abandoná-la. Apesar das nossas mi-sérias atrevemo-nos a dizer: Meu Deus, confia em mim! Minha mãe, ajuda-me! Maria das Candeias, intercede por mim! Porque sabemos muito bem: se Deus está connosco, quem contra nós? E dizemos como o Apóstolo: tudo posso n’Aquele que me conforta.

Todos os dias, e várias vezes, rezo por vós em português, e sei que a minha pobre oração não cairá em saco roto. Por isso, quando me mandais o Boletim para traduzir para espanhol, encho-me de gozo ao ver como a vossa obra cresce pelo mundo, e a Devoção ao Imaculado Coração de Maria se estende cada vez por mais terras…fecho os olhos e vejo a vossa Fundadora mostrando os frutos que conseguem os seus filhos fiéis à San-tíssima Virgem, que sorri, pela sua fidelidade.

E diz a Sagrada Escritura: o tempo é breve. Por isso animo a que redobreis o vosso esforço cada dia, para cumprir o dever a que vos comprometeste, pois é isso que espera o Céu, de vós. A vida pode ser dura, mas espera-nos um Céu eterno se formos fiéis aos nossos compromissos, que estão bem claros para nós.

Com as minhas orações, um abraço forte para todos. José Luis Secades

Por determinação da Presidente do Grupo da Imaculada têm vindo a ser realizadas, em várias dioceses de Portugal, reuniões de esclarecimento e divulgação sobre o apostolado do Grupo da Imaculada. O próximo Encontro realizar-se-á em Braga, no dia 4 de Maio, pelas 15 horas, no Seminário Nossa Senhora da Conceição. Todos estão convidados a participar!

GRUPO DA IMACULADA TEM NOVO ASSISTENTE ESPIRITUALFoi-nos dada a enorme alegria e a graça de ter como Assistente Espiritual o Rev.do

Sr. Padre Dr. José Alfredo Gonçalves Patrício. Foi ordenado Sacerdote em Julho de 2005 e é formado em Direito Canónico. Tem a seu cargo várias Paróquias da Diocese de Lamego, entre outras ocupações eclesiásticas.

Rev.do Sr. Padre Dr. José Alfredo, benvindo ao Grupo da Imaculada!

Uns dias depois da Consagração, recebemos uma mensagem da qual citamos um excerto:“...Sempre que passamos por lá [no Monumento] paramos para saudar e confiarmo-nos ao Coração Imaculado antes de prosseguir a viagem. E no regresso fazemos o mesmo para agradecer. É uma bênção inestimável para a Guiné Bissau.Obrigado por se terem lembrado deste povo.Que Deus vos pague.A minha Bênção,P. Keylândio Abdulai Jaquité”

Próximo Encontro Regional

DIOCESE DE BRAGA4 de Maio

Página 4 13 de Abril de 2013 Grupo da Imaculada

SAIBA QUE:

25 anos depois do Ano Mariano...

“VOU COMEÇAR A REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS...”

1.ª - Pelo Clero anunciador incansável do Evangelho

2.ª - Pelas Igrejas locais, sinais de Ressurreição

3.ª - Pelo Grupo da Imacu-lada

FICHA TÉCNICA Preço:EUR 0,10Proprietário: Fundação Apostolado do Imaculado Coração de Maria Sede: Rua da Padroeira, 30, 2495-418 FátimaTipografia: Indugráfica, Indústria Gráfica, Lda. - 2495-405 Fátima I.C.S. n.º 123963 Depósito Legal n.º 175351/02 Tiragem: 2.000 ex. Redacção: Alexandra Brito e Faro, António Guedes, Frederico Sottomayor, João António Magalhães, João Brito e Faro (filho), Leonor Barbosa, Luísa Teixeira de Melo, Maria Cândida Marramaque, Maria Leonor Sottomayor, Maria Leonor Sottomayor (filha), Pedro Teixeira de Melo, Tiago Brito e Faro Administração: António Carlos Ferraz de Andrade, Nuno Brito e Faro

Agradecemos as contribuições que possam dar para ajuda

das despesas:NIB 0035 0304 00003521430 08

Faz este ano 25 anos que o Beato João Paulo II proclamou um Ano Mariano, na altura, por ocasião dos 300 anos do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, livro ma-ravilhoso escrito por S.Luis de Monfort e uma referência obrigatória para qualquer devoto Mariano.

Foi um ano extraordinário para o Mundo e em particular para o Grupo da Imacula-da. Citando João Paulo II nas Jornadas Mundiais da Juventude – “Neste ano, Maria se apresenta sob uma nova luz, como uma Mãe que tem o coração cheio de amor, terno, sensível, e como uma educadora que nos precede no caminho da fé, indicando-nos o caminho da vida. Por isso, o Ano Mariano é um ano em que de modo especial, se escuta Maria”. A ligação à Mensagem de Fátima é evidente: “Eu sou o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

Nesse ano, o Grupo da Imaculada, certamente impelido pelo chamamento de Maria, promoveu

a Consagração de 49 localidades ao Imaculado Coração de Maria. Que marco tão grande na

nossa história! Quantas almas terão ficado sob a protecção de Nossa Senhora? Quantas graças terão sido derramadas por Nossa Senhora?

Neste Ano da Fé, num período da história em que a mesma Fé está tão abalada, somos chamados a dar o nosso testemunho e a redobrarmos as nossas acções de Apostolado.

Lembremos, uma vez mais as palavras de Nossa Senhora, em

Fátima: “Para as salvar [às almas], Jesus quer estabelecer no Mundo a devoção ao Meu Ima-culado Coração”. Neste ano da Fé, recuperemos a força e o entusiasmo vivido no ano de 1988 e sejamos verdadeiros apóstolos de Maria. Maria nos conduzirá até Deus.

Tiago Brito e Faro

“Ave-Maria, ó cheia de Graça, o Senhor é Contigo...”. Foi com estas palavras que o Anjo Gabriel anunciou a Maria que seria Mãe de Jesus, o filho do Altíssimo.

Foi então que Maria, já com plena consciência, pronunciou o Seu Fiat, entregando-Se totalmente à vontade do Senhor; e, obedecendo, tornou-Se causa de salvação para Si e para todo o género humano.

Na mesma entrega total que tinha feito a Deus, no momento da Anunciação, Nossa Senhora veio a Fátima para fazer a vontade de Seu Filho Jesus. Veio trazer aos homens uma Mensagem de conversão, de desagravo, de salvação. Veio pedir e oferecer a Devoção ao Seu Imaculado Coração, para salvação das almas.

Assim:- a 13 de Junho de 1917, em plena

1ª guerra mundial, na segunda aparição de Nossa Senhora, em Fátima, os três pastorinhos pediram-Lhe para os levar para o Céu.

Nossa Senhora respondeu-lhes: “-Sim, o Francisco e a Jacinta levo-os em breve, mas tu, Lúcia, ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”.

- a 13 de Julho de 1917, depois de mostrar o Inferno, disse-lhes: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração.”

Que grande é esta Devoção!Como membros do Grupo da Imacu-

lada procuremos imitar Nossa Senho-ra, na prontidão e disponibilidade com que dá o Seu SIM a tudo o que Jesus lhe pede. Poderemos assim cumprir a nossa missão: viver, dar testemunho e levar aos outros a devoção ao Imaculado Coração de Maria!

Pedro Sottomayor

“A FÉ”, tema do Retiro do Grupo da Imaculada

“...e, obedecendo, tornou-Se causa de salvação para Si e para todo o género humano.”

Decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro, mais um retiro espiritual do Grupo da Imaculada.

Foram dois dias na presença maternal de Nossa Senhora acompanhados pela profunda orientação espiritual do Rev.do Sr. Padre Dr. Saturino Gomes.

Fomos convidados a meditar na Fé. A verdadeira fé vem do verdadeiro encontro pessoal com Cristo. É esta descoberta que nos faz dar o salto da fé, que nos vem da educação, para a fé vivida, verdadeira.

Devemos aprender a viver a fé dando lugar a Nossa Senhora. Maria não viveu a partir de cálculos humanos, optou pelo caminho obscuro e doloroso da fé, onde Deus está presente. A fé é um dom de Deus mas também é um acto livre do homem. Não é contrário nem à inteligência nem à liberdade do homem. A nossa fé precisa da mente (razão) e do coração (amor, sentimento). No entanto, o puro racionalismo não permite a humildade da fé!

Meditámos também no modo como devemos transmitir Deus, hoje, na sociedade. Como vou anunciar Deus se não tenho contacto com Ele? Esse contacto faz-se pela oração e por uma forte paixão por Deus.

O método de Deus é a humildade. Jesus despiu- -Se da Sua dignidade divina e fez-Se como nós! Não devemos temer a humildade dos pequenos passos, Deus demorou 30 anos a revelar-Se.

A nova evangelização é uma oportunidade para anunciarmos Deus num mundo que anda tão afastado d’Ele.

“Se todos os Santos lutaram tanto, com alegria, para serem pobres e humildes então porque é que nos dias de hoje os católicos lutam tanto, com cansaço, para serem ricos e importantes?” – Sua Ex.cia Reverendísisma Sr. Dom António Couto, Bispo de Lamego (Sínodo para a Nova Evangelização).

Não nos devemos fascinar pela novidade de última moda mas sim pela novidade que Cristo traz nos tempos novos.

António Guedes

“Vou começar a rezar o terço todos os dias, como Nossa Senhora pediu, sempre que apareceu”, foram as palavras de um participante, no final de um encon-tro de formação do Grupo da Imaculada.

Foram dois dias de oração e formação: conhecer melhor o Grupo da Imaculada, mas não só!!! Apren-der e lembrar tantas coisas que com o tempo, a vida e a sociedade, foram desaparecendo das nossas vidas. E, nada como lembrar o que dizia a pequena Jacintinha: “Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam tudo para mudar de vida…”. E, não sabemos quando chegará a nossa hora, por isso, devemos estar permanentemente a trabalhar pela nossa salvação, primeiro, e pela salvação dos nossos irmãos.

Que bom é chegarmos ao fim do encontro e sentirmo--nos cheios de Deus e como “soldados de Cristo”, cheios de vontade de levar o que vivemos aos outros; bem como partir-mos para as nossas vidas com muitos propósitos, como e acima de tudo o que ouvi alguém dizer no final: “eu cá não digo que vou fazer mil coisas, vou é rezar o terço todos os dias, isso é que Nossa Senhora pediu sempre que apareceu!”

“A Recitação diária do Terço é uma arma muito poderosa”, como nos dizia o Beato João Paulo II e que era a sua oração predilecta.

(Palavras de Santo Ireneu)