a mais nova África do sul por o. e v

9
gregação racial na África do Sul on Mandela theid do mundo smo 08/10/2012 R$ 14,90 África do Sul História e Turismo

Upload: ottobeck

Post on 29-Nov-2014

490 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A mais nova África do Sul por O. e V

A segregação racial na África do SulNelson MandelaApartheidCopa do mundo Turismo

08/10/2012R$ 14,90

África do Sul

História e Turismo

Page 2: A mais nova África do Sul por O. e V

A mais nova

África do Sul

Como a África do Sul passou de um passado nebuloso, reprimido pelo Apartheid para um próspero país emergente, sede da última Copa do Mundo e que recebe milhões de turistas por ano.

POR VICTOR BERTON E OTTO BECKEDORFF

Page 3: A mais nova África do Sul por O. e V

3

A segregação racial na África do Sul existe desde o período colonial, quando os primeiros povoadores ingleses e holandeses pisaram o território deste país. Porém, foi somente em 1948 que o regime do Apartheid foi institucionalizado, dividindo a sociedade em três grupos: brancos, negros e mestiços. A política tocou todos os aspectos da vida social, incluindo a proibicão do casamento entre negros e brancos, além da proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades. As leis vigoraram até 1990, quando Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar contra o regime de segregação, foi libertado.Cartaz feito na década de 90 por alguns negros contra o

Apartheid

Page 4: A mais nova África do Sul por O. e V

4

HERÓI SULAFRICANO

Nelson Rolihlahla Mandela é considerado até hoje um dos estadistas mais respeitados do mundo inteiro, que liderou a luta para substituir o regime do Apartheid da África do Sul por uma democracia multiracial. Preso durante 27 anos, Mandela assumiu a presidência da África em 1994 e tornou-se o primeiro presidente negro. Carismático e com um enorme senso de humor, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Desde que deixou o cargo de presidente em 1999, Madiba, como carinhosamente é chamado pelos sul-africanos, destacou-se também por fazer uma campanha contra o vírus HIV e por garantir o direito da África do Sul de sediar o mundial de futebol de 2010, além de estar envolvido em acordos de paz no Congo, Burundi e outros países africanos.

Nelson mandela acena para sulafricanos e logo abaixo, aparece 46664, que foi seu número de prisioneiro até 1994, data que foi libertado.

Page 5: A mais nova África do Sul por O. e V

5

Nasceu em 1918, em Mvezo, um pequeno vilarejo da província do Cabo Oriental da África do Sul, e em 1994 juntou-se ao Congresso Nacional Africano , primeiro como um ativista e em seguida, como o fundador e presidente da Liga da Juventude do ANC. Em 1952, após tornar-se advogado, abriu um escritório de advocacia com Oliver Tambo e fez a primeira campanha contra o Apartheid. Entretanto, essa época foi marcada por uma intensa repressão e Mandela acabou sendo preso por 5 anos e, mais tarde, recebeu sentença de prisão perpétua. O mundo, apartir de então, passou a criticar efetivamente o Apartheid, porém foi somente em 1990 que as críticas obtiveram resultados, quando o presidente FW de Klerk libertou Mandela da prisão, e este, na morte do antigo presidente, assumiu o cargo e instituiu a tão esperada democracia multiracial tornando-se um herói sul-africano.

1918: Nasce, no Cabo

Oriental na África do

Sul.

1944: Entrou no Congresso Nacional Africano

1956: Acusado

de alta traição

porem as acusações

caíram.

1962: Preso, por sabotagem

foi condenado a cinco anos

de prisão.

1964: Sofre outra

acusação e é condenado

a prisão perpétua.

1990: Apos 26

anos Nelson foi

libertado.

1993: Ganha Prêmio

Nobel da Paz.

1994: Eleito

primeiro presidente

negro.

1999: Apos

passado seu mandato, Mandela deixou a

presidência.

2010: Mandela aparece na cerimônia

de encerrament

o da Copa do Mundo.

1918: Nasce em Mvezo, no

Cabo Oriental na

África do Sul.

1944: Entrou no Congresso Nacional Africano.

1956: Acusado

de alta traição

porem as acusações

caíram.

1994: Eleito

primeiro presidente

negro.

1999: Apos

passado seu mandato, Mandela deixou a

presidência.

2010: Mandela aparece na cerimônia

de encerramento da Copa do Mundo.

Page 6: A mais nova África do Sul por O. e V

6

COPA DO MUNDO E O AUMENTO DO TURISMO. Desde o fim do Apartheid, em 1994, quando Nelson Mandela assumiu a presidência, a África do Sul modificou sua imagem para o mundo, e vem sendo cada vez mais procurada quando se trata de turismo. Antes do Apartheid, tudo de ruim era sinônimo de África, o país era desprezado pelas nações desenvolvidas além de ser considerado subdesenvolvido pelos mesmos. Segundo o jornalista inglês John Carlin, ‘’Sem Mandela a África do Sul poderia ser hoje o Afeganistão’’ e para ele, o ‘’renascimento’’ sulafricano deve-se principalmente à liderança, ao carisma e à personalidade de Mandela, que por sua luta contra a segregação racial, alterou a visão que outros países tinham da África do Sul.

Aviao da Air South African

Page 7: A mais nova África do Sul por O. e V

7

Mandela, além de transformar a imagem de seu país, garantiu-lhe o direito de sediar a Copa do Mundo de Futebol, ocorrida em 2010, que proporcionou um aumento absurdo no número de turistas na África, uma vez que, através da mídia, mostrou ao mundo as cidades sulafricanas e a alegria de seu povo. Mais de 300 mil turistas visitaram o país naquele ano, os quais não foram somente para assistir aos jogos de suas seleções, mas também para desfrutar das belezas e riquezas naturais de cidades como Cape Town e Johannesburgo.

Mandela aparece na cerimônia de encerramento da Copa Do Mundo

Estádio Soccer City, que sediou a final do Mundial

Entretanto, mesmo após Copa do Mundo, a África do Sul conseguiu manter elevado o número de turistas, graças ao trabalho dos sulafricanos na infraestrutura, tais como a construção de aeroportos, estradas e rodovias para o Mundial. Segundo dados do jornal The Star, principal jornal sulafricano, um ano após o término da Copa, houve um aumento de 23% no número de turistas, o que confirma o fim do ‘’afro-pessimismo’’, ou seja, o fim do preconceito contra o país. A África do Sul, portanto, deixou de ser um país subdesenvolvido, e é agora um país emergente e membro da BRICS, tal como Brasil, Rússia, China e Índia que são caracterizados pelo mercado emergente e desenvolvimento econômico crescente.

Page 8: A mais nova África do Sul por O. e V

8

PONTOS TURÍSTICOS, HOTÉIS E O SAFÁRI. O maior desejo de muitas pessoas que viajam para África do Sul é conhecer e ver de perto animais como girafas, hienas e elefantes. É por isso que o safári tornou-se tão popular no país, e os passeios pelas savanas o principal destino dos turistas. O Parque Nacional do Kruger, no nordeste do país, entre as províncias de Mpumalanga e Limpopo, é particularmente o mais famoso de todos, onde possível encontrar animais que não são vistos em lugar algum do mundo, tais como Buffalo Weaver, que apesar do nome é uma espécie de pássaro. Além desse, podemos encontrar flamingos, hipopótamos, zebras além das girafas, hienas e elefantes. Outro lugar deslumbrante de ser visto, ou melhor, de ficar hospedado, é o único hotel 6 estrelas do mundo, o The Palace Of The Lost City, localizado na cidade de North West, cerca de duas horas de Johannesburgo. Dentre as atrações do hotel, que mais parece um parque aquático, estão piscina com ondas, cassino, campo de golfe e um atendimento de extremo luxo, que chegam a tirar o fôlego de qualquer um que ouse visitá-lo.

Hotel The Palace Of The Lost City, em North West

Além de esbanjar grandeza e beleza, o hotel que custou 830 milhões de Rands (aproximadamente 250 milhões de reais) tem fama internacional pela extravagância das instalações. A África do Sul possui duas capitais, a legislativa Cape Town (Cidade do Cabo em português) e a política Johannesburgo. Ambas capitais merecem ser visitadas e são famosas pelo clima quente e recursos naturais, Johannesburgo por ser a maior cidade do país e Cape Town por motivos históricos, tais como visitar o Cabo da Boa Esperança, onde Bartolomeu Dias chegou em 1488. Para quem ir à praia, é imprescindível visitar a cidade de Durban, que sprefere e encontra nas margens do Oceano Índico e possui maravilhosas praias, além de restaurantes magníficos e shows noturnos.Elefante no safari do Kruger Park

Page 9: A mais nova África do Sul por O. e V

9

SUGESTÕES DE LEITURA

MAGNOLI, DEMETRIO. ÁFRICA DO SUL- CAPITALISMO E APARTHEID. SÃO PAULO, CONTEXTO, 1992.Publifolha. África do Sul - Guia Visual Folha de São PauloLOPES, MARTA MARIA. O APARTHEID. ATUAL, 1990.

PARA SABER MAIS…>> COPA DO MUNDO DA FIFA ÁFRICA DO SUL 2010 (disponível em http://pt.fifa.com/worldcup/archive/southafrica2010/index.html).

>> ÁFRICA DO SUL E TURISMO (disponível em http://www.africa-turismo.com/africa-do-sul/).

>> A HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SUL (disponível em http://www.africadosul.org.br/?pg=historia).

-Passeio realizados em Cape Town.

Table mountain: 60,00 (Rand)Esse custo é da subida com o bondinho. Subir assim é melhor para aproveitar la em cima.City tour: 120,00 Rands Esse passeio tem duas rotas, chamadas de linha vermelha e linha azul, aconselho a azul que é maior e vai para wine tour (rota do vinho).Cape good hope-entrace: 80,00 Passeio para o cabo da boa esperança.Dinner (Mama Africa):154 Restaurante com comida típica africana, por exemplo carne de crocodilo, springbok, kudu, avestruz, entre outros.Diving shark :1280,00 Esse passeio é apenas feito por agencias.Robben island : 200 O melhor horario é o ultimo horário pois alem de conhecer a ilha tambem vê o por do sol na viagem de volta.Passeio de barco para ver por do sol: 200Apartir das 16:30 partem barcos do Waterfront em direção a Table bay, para do mar ver o por do sol. Passeio recomendado para casais.

-Atividades realizadas na Garden Route, que percorre o extremo sul da África do sul.

Bung jump: 690,00 Fica em Port Elizabeth, tudo tem que estar agendado salto, horario de viagem, etc.Safari :140 Podem ser feitos no Kruger Park, melhor local para ver os big fives.

-Passeio realizados em Johanesburg.

Lion Park : 600 Perfeito para ter experiência com filhotes de leões, alimentar girafa e um minisafari com leões.Apartaide Museum: 200 Museu para conhecer a historia da africa do sul.