a lenda dos diamantes

2
A lenda dos diamantes Antes, muito antes do ano de 1500, o Brasil chamava-se Pindorama e vivia à sombra de mil palmeiras. Foi nessa época que o índio Oiti, valente entre os mais valentes, se despediu de Potira, sua esposa, e desceu o rio para dar combate a uma tribo inimiga. Doze luas passaram-se sem que o moço guerreiro voltasse. A linda Potira permaneceu sempre à beira do rio, com o olhar perdido no horizonte infinito, à espera do esposo. E quando lhe veio à certeza de que não veria mais, Potira chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes. E aí está a origem dessa pedra preciosa. Proveio de lágrimas de amor. Nair Starling, Nossas Lendas, Ed. Francisco Alves 1) De acordo com a lenda, a partir do que o diamante foi criado? 2) Quem criou o diamante? 3) O índio Oiti foi em outra tribo para dar combate , qual é o significado da expressão grifada? 4) Em 1500, como o Brasil era chamado pelos índios? 5) “Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou- as em diamantes.” No trecho a palavra sublinhada refere-se à que? 6) Que qualidades foram atribuídas ao índio Oiti? 7) Qual foi om motivo da tristeza de Potira? 8) Oiti desceu o rio, o que isto quer dizer? 9) Quem é Tupã para os índios? 10) Quando tem início a história da nossa gente? 11) Como era marcado o tempo pelos indígenas/ 12) Escreva com suas palavras o que você sabe sobre os povos indígenas. 13) O texto apresenta 6 parágrafos. Releia-os e retira de cada um, uma palavra que considere como a mais importante.

Upload: maria-emilia-de-lima

Post on 31-Jul-2015

443 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Lenda Dos Diamantes

A lenda dos diamantes

Antes, muito antes do ano de 1500, o Brasil chamava-se Pindorama e vivia à sombra de mil palmeiras.

Foi nessa época que o índio Oiti, valente entre os mais valentes, se despediu de Potira, sua esposa, e desceu o rio para dar combate a uma tribo inimiga.

Doze luas passaram-se sem que o moço guerreiro voltasse.A linda Potira permaneceu sempre à beira do rio, com o olhar perdido no horizonte infinito, à

espera do esposo.E quando lhe veio à certeza de que não veria mais, Potira chorou de saudades. Suas lágrimas

misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes.E aí está a origem dessa pedra preciosa. Proveio de lágrimas de amor.

Nair Starling, Nossas Lendas, Ed. Francisco Alves

1) De acordo com a lenda, a partir do que o diamante foi criado?

2) Quem criou o diamante?

3) O índio Oiti foi em outra tribo para dar combate, qual é o significado da expressão grifada?

4) Em 1500, como o Brasil era chamado pelos índios?

5) “Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes.” No trecho a palavra sublinhada refere-se à que?

6) Que qualidades foram atribuídas ao índio Oiti?

7) Qual foi om motivo da tristeza de Potira?

8) Oiti desceu o rio, o que isto quer dizer?

9) Quem é Tupã para os índios?

10) Quando tem início a história da nossa gente?

11) Como era marcado o tempo pelos indígenas/

12) Escreva com suas palavras o que você sabe sobre os povos indígenas.

13) O texto apresenta 6 parágrafos. Releia-os e retira de cada um, uma palavra que considere como a mais importante.

14) Antônimo é palavra que tem sentido contrário. Por exemplo, o antônimo de subir é descer; de dia é noite. Agora pense e rescreva as frases substituindo as palavras grifadas por antônimos.A) Potira tornou-se uma índia muito alegre.B) Oiti ajudava às outras tribos com insatisfação.C) As lágrimas de Potira eram de ódio.D) Oiti era o mais covarde de todos os índios de sua tribo.

15) Faça uma lista das lendas que você conhece.