a lenda da grade de ouro - mafalda sequeira

5
A Lenda da Grade de Ouro Diversidade Linguística e Cultural Formadora : Ana Sa Formanda : Mafalda Sequeira

Upload: ana-sofia-godinho

Post on 21-Dec-2015

14 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

lendas

TRANSCRIPT

Page 1: A Lenda Da Grade de Ouro - Mafalda Sequeira

A Lenda da Grade de Ouro

Diversidade Linguística e Cultural

Formadora : Ana SanchesFormanda : Mafalda Sequeira

Page 2: A Lenda Da Grade de Ouro - Mafalda Sequeira

 

A freguesia de Crestuma, tem já muita idade, bem como o rio Uima que a atravessa e aí desagua. Tem como lenda , a grade de ouro , que diz-se que sob a ponte que lá existe , está , há seculos , encantada e afogada esta mesma .  O encantamento só pode ser quebrado por um lavrador que tenha uma vaca que dê à luz dois touros de um ventre na noite de S. João e que deixe os bezerros mamarem o leite todo.  O lavrador não pode, em face dos ditames da crença, aproveitar-se do leite, seja a que título for , nem mesmo descumprir esta prescrição , pois se o fizer , passado um ano , com os tourinhos já criados e jungidos, apor-lhes a grade de ouro que, ao passar da meia-noite, virá à tona de água. Aconteceu há anos que um lavrador de Sá, dono de uma vaca, preencheu os exigidos requisitos, pois numa noite de S. João ela teve de uma só vez dois touros.

Page 3: A Lenda Da Grade de Ouro - Mafalda Sequeira

Conhecedor da lenda e dos seus segredos, o agricultor feliz deixou a vaca criar os

filhos com o leite todo, no incontido desejo de poder um dia conquistar a grade de ouro que, debaixo da ponte do rio Uima, se propunha desencantar. 

P assado o ano e à hora determinada o lavrador dirigiu-se para o local misterioso com os animais.

 Pela meia-noite viu efetivamente a grade a boiar nas águas e exultando de alegria , ligou a um amigo a contar-lhe o sucedido , no entanto quando chegara a casa , disse que era com a graça de deus , mas nesse momento , o tesouro exclamou :  ” 0 pior foi o leite que tiraste e que deitaste pelo lombo da vaca…” e num momento , desapareceu .  Com efeito, o lavrador, em certo dia, esquecendo-se de que o leite pertencia todo aos bezerros, chegou a mungir a vaca.  Quando se lembrou suspendeu a operação arriscada, deitando pelo lombo abaixo da vaca o leite que tinha tirado.

 Assim perdeu a grade de ouro, mercê da sua falta de atenção, não constando que outro lavrador se tenha alguma vez candidatado.

Page 4: A Lenda Da Grade de Ouro - Mafalda Sequeira

Como personagens principais temos :

O Agricultor A grade de Ouro

Page 5: A Lenda Da Grade de Ouro - Mafalda Sequeira

Esta lenda , tem como moralidade , a ganância , o esquecimento e a persistência .