a invenção de hugo cabret - mkmouse.com.br · o design do autômato presente no filme é baseado...

13
A Invenção de Hugo Cabret

Upload: dotram

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

A Invenção de Hugo Cabret

Page 2: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

A Invenção de Hugo Cabret é um filme de aventura e mistério, baseado no livrohomônimo de Brian Selznick, sobre um garoto que vive solitário em uma estação de Paris,tentando descobrir um enigmático mistério.

O filme é dirigido por Martin Scorsese, com o roteiro de John Logan.

É coproduzido por Graham King's GK Films e Johnny Depp.

O Livro

A obra, escrita e ilustrada pelo autor Brian Selznick em 2007, oferece ao leitor umainusitada e envolvente experiência de leitura, pois a história é composta não apenas detexto, como também de uma sequência de imagens, tipo um storyboard.

O storyboard é um roteiro desenhado, um tipo de história em quadrinhos só quesem os balões. Uma ferramenta que o cineasta e sua equipe usam para visualizar aestrutura do filme e discutir a sequência dos planos, os ângulos, o ritmo, a lógica do filme,as expressões e atitudes dos personagens.

Assim, misturando elementos das histórias em quadrinhos e do cinema, além daliteratura, o livro, publicado no Brasil pela SM Edições, conta um pouco da origem docinema, em especial, da história do cineasta e ilusionista Georges Méliès, que é tambémum dos personagens da obra.

São 284 imagens, desenhos a lápis e carvão, que compõem as mais de 500páginas do livro, sendo que algumas delas são puramente visuais. O design gráfico dolivro é uma mistura entre as cores pretas e brancas, o que lembra um pouco o cinemadaquela época.

Page 3: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Sinopse do filmeSeu pai, antes de morrer em um incêndio no museu onde trabalhava, era um viúvo

e o ama muito; levava-o ao cinema e com ele consertavam a sua última paixão: umautômato que, supostamente, poderia escrever uma mensagem.

Após a morte de seu pai, Hugo foi levado por seu alcoólatra tio Claude, que, apesarde não ter praticamente nenhum sentimento pelo menino, o ensinou a manter os relógiosda estação.

Em 1931, Hugo Cabret é um menino de 12 anos de idade que vive nas paredes daestação ferroviária Gare Montparnasse, em Paris, mantendo o funcionamento dosgrandes relógios do local.

Quando Claude desaparece, Hugo continua a manter os relógios enquantosobrevive roubando comida e suprimentos, temendo que, se o inspetor da estaçãovigilante o descobrisse, poderia enviá-lo a um orfanato.

Hugo continua o trabalho com o autômato de seu pai, roubando as ferramentasnecessárias da loja de brinquedos da estação.

Um dia, ele é capturado pelo amargo dono da loja, Papa Georges que pega ocaderno do pai de Hugo (que ele sempre carregava no bolso), fazendo o menino segui-loaté sua casa na tentativa de reaver a herança de seu pai.

Na casa dele, ele conhece a afilhada de Georges, Isabelle, que promete ajudá-lo.

No dia seguinte, Georges dá algumas cinzas para Hugo, como se fossem os restosdo caderno de seu pai, mas Isabelle diz a ele que o caderno ainda estava intacto.

Finalmente, Georges permite Hugo ganhar o seu caderno de volta, se eletrabalhasse para ele todos os dias para pagar todos os itens que Hugo roubou.

Durante seu tempo livre, Hugo continua a trabalhar com o autômato.

Porém, ao conclui-lo, percebe que ainda está faltando uma parte: uma chave emforma de coração.

Com a amizade entre os dois crescendo, Hugo leva Isabelle ao cinema, algo queGeorges nunca deixaria ela fazer, enquanto ela o apresenta a um dono de livraria.

Hugo, por fim, leva Isabelle para ver o autômato.

Hugo fica surpreso ao descobrir que Isabelle usa a chave como um colar presentede Mama Jeanne.

Com a intervenção da chave, o autômato começa a funcionar, desenhando umacena emblemática do filme "Viagem à Lua" um dos filmes pioneiros de Georges Méliès.

Quando o autômato escreve a assinatura finalizando o desenho, Isabellereconhece a caligrafia de seu padrinho.

Eles levam o desenho para casa de Georges.

Lá, pedem a madrinha de Isabelle, Mama Jeanne, uma explicação, que ela se negaa dar.

Quando Georges chega em casa, Jeanne obriga as crianças a se esconderem emum quarto dos fundos e lá (enquanto tentavam se manter quietos) eles encontram umcompartimento escondido em um armário com muitos desenhos de filmes de Méliès.

O barulho atrai Georges que, ao se deparar com os seus antigos trabalhosespalhados, fica transtornado.

Page 4: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Algum tempo depois, Hugo e Isabelle discutem sobre Méliès com o dono dalivraria, então ele os direciona para um livro sobre a história do cinema.

Ao lerem o livro, seu autor, René Tabard, aparece e compartilha seu amor pelotrabalho de Méliès (que ele pensava estar morto, até que é convencido pelas crianças quenão).

Tabard revela que ele tem a última cópia conhecida do "Viagem à Lua", e Hugosugere que eles levem o filme para a casa de Georges na noite seguinte.

Na noite seguinte, Jeanne está hesitante sobre deixá-los mostrar o filme até queTabard reconhece-a como Jeanne d'Alcy, uma atriz linda e frequente em muitos dos filmesde Méliès.

Quando o filme termina, Georges vem de fora, e, emocionado revela ser Méliès,recordando a sua carreira cinematográfica.

Ele usou suas habilidades ilusionistas dos tempos de mágico para fazer os efeitosespeciais que ele usou para seus filmes, utilizando-se de sua imaginação fértil.

No entanto, com o início da Primeira Guerra Mundial, seus filmes perderampopularidade e ele ficou arruinado, vendendo os filmes (que foram derretidos paraproduzir químicos) e desaparecendo silenciosamente como uma fabricante debrinquedos.

Georges, desanimado, acredita que todos os seus materiais de filmes anterioresforam de algum modo destruídos em um incêndio em um museu, levando Hugo recordardo autômato.

Hugo volta para a estação para pegar o autômato (com a intenção de usá-lo parafazer uma surpresa para Georges), mas, antes que ele possa recuperá-lo, ele édescoberto pelo inspetor da Estação que, pouco antes, revela que o corpo de Claudetinha sido descoberto no rio Sena.

Durante a perseguição, Hugo sobe na torre do relógio e é forçado a subir nosponteiros do relógio para se esconder do inspetor.

Quando ele vai embora, Hugo rapidamente sobe de volta e pega o autômato, masé encurralado novamente pelo Inspetor e o autômato é jogado sobre os trilhosferroviários.

Hugo salta para baixo e se recupera a tempo, mas é pego pelo Inspetor. Georgeschega, e afirma que Hugo está agora em seu cuidado, e leva-o de volta para casa, juntocom o autômato.

Algum tempo depois, um festival de cinema é realizado apresentando mais de 80filmes recuperados e restaurados de Méliès.

Georges, em lágrimas, sobe ao palco e agradece Hugo por sua dedicação.

Após o festival, numa festa na casa de Georges, Isabelle começa a escrever umlivro sobre a história de Hugo Cabret.

O filme termina em uma cena do autômato sentado em uma sala.

ProduçãoA produtora "GK filmes", já tinha ideia de filmar Hugo desde meados de 2007.

Hugo foi filmado no estúdio Shepperton Studios em Londres, e com cenas emParis.

Page 5: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânicosuíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin Institute, bem como em "o escritor",um dos autômatos Jaquet-Droz.

Informações TécnicasTítulo no Brasil: A Invenção de Hugo Cabret

Título Original: Hugo

País de Origem: EUA

Gênero: Aventura

Tempo de Duração: 126 minutos

Ano de Lançamento: 2011

Estreia no Brasil:17/02/2012

Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures

Direção: Martin Scorsese (1942)

Elenco

Ben Kingsley (1943) - Georges Méliès Sacha Baron Cohen (1971) - Station Inspector

Page 6: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Asa Butterfield (1997) - Hugo Cabret

Chloë Grace Moretz (1997) - Isabelle

Ray Winstone (1957) - Uncle Claude

Emily Mortimer (1971) – Lisette

Christopher Lee (1922) - Monsieur Labisse

Helen McCrory (1968) - Mama Jeanne

Page 7: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Michael Stuhlbarg (1968) - Rene Tabard

Frances de la Tour (1944) - Madame Emilie

Richard Griffiths (1947-2013) - Monsieur Frick

Jude Law (1972) - Hugo's Father

Kevin Eldon () - PolicemanGulliver McGrath () - TabardShaun Aylward () Street Kid

Emil Lager () - Django ReinhardtAngus Barnett () - Theatre Manager

Edmund Kingsley (1982) - Camera Technician

Max Wrottesley () - Train Engineer

Page 8: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Marco Aponte () - Train Engineer AssistantIlona Cheshire () - Café Waitress

Francesca Scorsese (1999) - Child at CaféEmily Surgent () - Child at CaféLily Carlson () - Child at Café

Frederick Warder () - Arabian KnightChristos Lawton () - Arabian KnightTomos James () - Arabian Knight

Ed Sanders (1939) - Tabard's BrotherTerence Frisch () - Circus Barker

Max Cane () - Circus BarkerFrank Bourke () - Gendarme

Stephen Box (1950) - GendarmeBen Addis () - Salvador Dali

Robert Gill (1916) - James Joyce

Mihai Arsene (1970) - French Fisherman

Catherine Balavage (1984) - Girl in Cafe

Graham Curry (1984) - Railway Porteur 71

Amanda Dyar ... Train Station PedestrianEric Haldezos ... Policeman

Kostas Katsikis ... Business ManHugo Malpeyre ... Theater Guest

Alexandra Metaxa ... American TouristEd Pearce ... Business Man

Gino Picciano ... Worker

Page 9: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Martin Scorsese (1942) – Photographer

Brian Selznick (1966) - Eager Student e o autor do livro título deste filme

Prêmios e indicações

Golden Globe Awards

Ano Categoria Indicado(s) Resultado

2012Melhor Filme - Drama Graham King e Martin Scorsese IndicadoMelhor Diretor Martin Scorsese VenceuMelhor Roteiro John Logan Indicado

Page 10: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Oscar

Ano Categoria Indicado(s) Resultado

2012

Melhor Filme Graham King e Martin Scorsese IndicadoMelhor Diretor Martin Scorsese IndicadoMelhor roteiro adaptado/argumento adaptado

John Logan Indicado

Melhores efeitos visuais/efeitos especiais

Robert Legato, Joss Williams, Ben Grossmann e Alex Henning

Venceu

Melhor edição/montagem Thelma Schoonmaker IndicadoMelhor Figurino Sandy Powell IndicadoMelhor Fotografia Robert Richardson VenceuMelhor Direção de Arte Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo VenceuMelhor Mixagem de Som Tom Fleischman e John Midgley VenceuMelhor Edição de Som Philip Stockton e Eugene Gearty VenceuMelhor Trilha Sonora Howard Shore Indicado

BAFTA

Ano Categoria Indicado(s) Resultado

2012

Melhor Diretor Martin Scorsese IndicadoMelhor Roteiro Original

Howard Shore Indicado

Melhores Efeitos Visuais

Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo Venceu

Melhor Edição Thelma Schoonmaker IndicadoMelhor Figurino Sandy Powell IndicadoMelhor Fotografia Robert Richardson IndicadoMelhor Edição de Som

Philip Stockton, Eugene Gearty, Tom Fleishman eJohn Midgley

Venceu

Melhor Maquiagem Howard Shore Indicado

Trilha SonoraHoward Leslie Shore (18 de outubro de 1946) é um compositor canadense.

Ele já compôs a trilha para mais de 40 filmes, com seu trabalho mais notável sendoa trilogia The Lord of the Rings, que deram a ele três Oscars.

Ele é um colaborador frequente do diretor David Cronenberg, tendo feito a trilha detodos os seus filme, com a exceção de um, desde 1979.

Shore também trabalhou com os diretores Martin Scorsese, David Fincher,Jonathan Demme e outros.

Ele também já compôs alguns concertos, incluindo a ópera The Fly, baseado noenredo (não em sua trilha) do filme The Fly (1986), de Cronenberg, que estreou noThéâtre du Châtelet, em Paris, no dia 2 de julho de 2008.

Page 11: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

Shore já venceu três Oscars, além de dois Golden Globe e quatro Grammy Awards.Ele é o tio do compositor Ryan Shore.

Howard Leslie Shore (1946)

Filmografia de Howard Shore• The Brood (1979) • Scanners (1981) • Videodrome (1983) • After Hours (1985) • The Fly (1986) • Big (1988) • Dead Ringers (1988) • Naked Lunch (1991) • The Silence of the Lambs

(1991) • Mrs. Doubtfire (1993) • Philadelphia (1993) • M. Butterfly (1993) • The Client (1994) • Ed Wood (1994) • Nobody's Fool (1994) • Moonlight and Valentino

(1995) • Se7en (1995) • Crash (1996) • That Thing You Do! (1996) • The Game (1997) • Cop Land (1997)

• The Yards (2000) • The Score (2001) • The Lord of the Rings: The Fellowship of the

Ring (2001) • Gangs of New York (2002) • Panic Room (2002) • Spider (2002) • The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) • The Lord of the Rings: The Return of the King

(2003) • The Aviator (2004) • A History of Violence (2005) • The Departed (2006) • Soul of the Ultimate Nation (2007) • The Last Mimzy (2007) • Eastern Promises (2007) • Doubt (2008) • The Betrayal (2008) • The Twilight Saga: Eclipse (2010) • Edge of Darkness (2010) • A Dangerous Method (2011) • Hugo Cabret (2011) • The Spider (2011)

Page 12: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

• eXistenZ (1999) • Analyze This (1999) • Dogma (1999) • High Fidelity (2000) • The Cell (2000)

• Sinatra (2011) • The Rise of Theodore Roosevelt (2011) • The Hobbit: Part 1 (2012) • The Hobbit: Part 2 (2013)

A Invenção de Hugo Cabret

Faixas

Song Title Time

01. The Thief 4:20

02. The Chase 2:50

03. The Clocks 4:28

04. Snowfall 1:50

Page 13: A Invenção de Hugo Cabret - mkmouse.com.br · O design do autômato presente no filme é baseado em um criado pelo mecânico suíço, Henri Maillardet que Selznick viu no Franklin

05. Hugo's Father 3:24

06. Ashes 2:33

07. The Station Inspector 1:10

08. Bookstore 1:51

09. The Movies 1:29

10. The Message 4:36

11. The Armoire 2:32

12. Purpose 2:04

13. The Plan 2:48

14. Trains 2:50

15. Papa Georges Made Movies 1:52

16. The Invention of Dreams 6:29

17. A Ghost In the Station 6:00

18. A Train Arrives In the Station 3:25

19. The Magician 2:33

20. Coeur Volant (feat. Zaz) 4:19

21. Winding It Up 4:11

Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_%28filme%29

http://www.interfilmes.com/filme_24637_A.Invencao.de.Hugo.Cabret-%28Hugo%29.html

http://pointliteral.blogspot.com.br/2012/02/invencao-de-hugo-cabret.html

http://www.cinepop.com.br/trilhasonora/invencaodehugocabret.htm

http://lucasfilmes.wordpress.com/trilha-sonora-a-invencao-de-hugo-cabret-howard-shore/

http://trilhadosfilmes.blogspot.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Howard_Shore

São Paulo, SP, 02 de Novembro de 2013

Mkmouse