a história dos computadoresfiles.robertomarcello.webnode.com.br/200000048-b07c6b270d/a... · a...

33
26/03/2013 1 A História dos A História dos A História dos A História dos Computadores Computadores Computadores Computadores A História dos Computadores Para contar a história de qualquer coisa nós devemos primeiro conhecer o seu significado, para isso vou recorrer ao dicionário de Língua Portuguesa, onde existem as seguintes definições da palavra computador: O computador é uma máquina que processa dados, orientado por um conjunto de instruções e destinado a produzir resultados completos, com o minímo de intervenção humana; Aquele que faz cômputos ou cálculos; calculador; (Do latim computatôre-, «calculador») O que é Informática? Informática pode ser considerada como “informação automática”, ou seja, é a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação.

Upload: hoangtuong

Post on 10-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

26/03/2013

1

A História dosA História dosA História dosA História dos

ComputadoresComputadoresComputadoresComputadores

A História dos Computadores

Para contar a história de qualquer coisa nós devemos primeiro conhecer oseu significado, para isso vou recorrer ao dicionário de Língua Portuguesa,onde existem as seguintes definições da palavra computador:

• O computador é uma máquina que processa dados, orientado por umconjunto de instruções e destinado a produzir resultados completos, com ominímo de intervenção humana ;

• Aquele que faz cômputos ou cálculos; calculador;

(Do latim computatôre-, «calculador»)

O que é Informática?

• Informática pode ser considerada como “informação automática”, ou seja,é a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático dainformação.

26/03/2013

2

A História dos Computadores

Aparentemente, o homem primitivo não necessitava de contar, pois retirava danatureza o que necessitava para a sobrevivência. Os números e o processode contagem devem ter sido inventados com o desenvolvimento de atividadescomo a agricultura e o pastoreio, quando o homem deixou de ser nômade,passando a fixar-se.

A partir do momento em que o homem pré-histórico passou a construir abrigose a habitar aldeias, começou a produzir alimentos e domesticar animais.Então, foi preciso delimitar as épocas de plantio e colheita, ou seja, eranecessário ter um método de contagem do tempo e dos alimentos e tambémcontar para conseguir controlar a posse de animais, no pastoreio.

É fácil de imaginar que o processo de contagem pode ter começado com acorrespondência unidade a unidade, em que, por exemplo, cada animalcorresponderia, a uma pedrinha que era armazenada num recipiente. Aliás, apalavra calculo , que usamos hoje, é derivada da palavra latina “calculus ”,que significa pedrinha .

A História dos Computadores

Civilizações como a egípcia e a babilónica, no inicio da história da escrita, anotavamos primeiros nove números inteiros pela repetição de traços verticais:

I II III IIII IIIII IIIIII IIIIIII IIIIIIII IIIIIIIII1 2 3 4 5 6 7 8 9

Quando chegavam a 10, trocavam as dez marcas por um símbolo semelhante a Ŋ, econtinuavam até o 19:

10 Ŋ 15 ŊIIIII11 ŊI 16 ŊIIIIII12 ŊII 17 ŊIIIIIII13 ŊIII 18 ŊIIIIIIII14 ŊIIII 19 ŊIIIIIIIII

O 20 era representado por Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ.30: Ŋ Ŋ Ŋ; 40: Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ;… 90: Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ Ŋ.

Para registar 100, adoptaram um novo símbolo: �

Com a sua repetição, continuavam a representar os números e, para registar 1000,substituíam dez marcas de 100 por outro símbolo: Ħ, implicando um uso enormesímbolos para números com muitos dígitos. Havia também símbolos diferentes paraos números 10.000, 100.000 e 1.000.000. Ou seja, como não havia o conceito e arepresentação do numero zero , a cada multiplicação por 10 havia necessidade deum símbolo novo.

26/03/2013

3

A História dos Computadores

Por volta do ano 2500 a.C. (oumais), surgia o Ábaco , o primeiroinstrumento capaz de calcularcom precisão e rapidez.Este calculador decimal que seopera manualmente e queconsiste, geralmente, numamoldura retangular com cordas ouarames transversais,correspondentes a uma posiçãodigital (unidades, dezenas,centenas,…) nos quais ficam oselementos de contagem (bolas,contas, fichas,…) que podem serdeslizados livremente. De acordocom o numero de elementos, háum valor representado.

A História dos Computadores

O ábaco russo era o maissimples: continha 10 contas.Bastava contá-las para obter assuas quantidades numéricas. Oábaco chinês exibia 2 conjuntosde contas por fio, contendo 5contas no conjunto das unidadese 2 contas que representavam 5unidades. No Japão, estecalculador decimal que se operamanualmente, é chamado desoroban e na china de suánpan ,que significa bandeja de calcular.O ábaco mostrou-se tão eficientee simples de usar que nadamelhor que ele surgiu até aoséculo XVII.

26/03/2013

4

A História dos Computadores

Por volta do século XVII, intelectuais de todo mundo empenharam-se emdesenvolver sistemas mais complexos e eficientes de calcular. Um dosmétodos mais eficazes descobertos na época foi criado pelo escocês JohnNapier , que introduziu na comunidade cientifica o calculo logaritmico em1614. A própria palavra logaritmo foi escrita pela primeira vês por Napier apartir do grego “logos ” (que significa razão) e “aritmos ” (que quer dizernúmeros). A junção das duas, em português, seria algo como “razão dosnúmeros ”. Os cálculos e tabelas criadas por Napier após exaustivas horasde calculo foram usados por William Oughtred por volta de 1620 paradesenvolver a régua de calculo.

A História dos Computadores

Em 1642, o cientista francês Blaise Pascal construiu a primeiracalculadora mecânica capaz de somar ou diminuir números rapidamente. APascalina , como foi apelidada, foi criada quando Pascal tinha apenasdezoito anos.O modelo desenvolvido pelo jovem inventor consistia numa caixa contendorodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziamos cálculos visados. O operador girava as rodas dentadas de modo que osnúmeros a serem somados ficassem expostos no mostrador. Cada casadecimal era representada por uma roda diferente, isto é, uma era aunidade, outra a dezena, a seguinte a centena e assim por diante.

Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso pois não foram produzidasmais de cinquenta unidades e o seu preço era excessivamente alto.

26/03/2013

5

A História dos Computadores

A maquina da Pascal era boa, mas as operações mais complicadas etrabalhosas (multiplicação e divisão) ficavam de fora do seu círculooperacional. Como uma evolução da Pascalina, o alemão Gottfried vonLeibnitz , na ânsia de agilizar os intermináveis cálculos astronómicos(conhecidos por ele durante uma visita, em paris, ao astrónomo ChristianHuygens), se empenhou em aperfeiçoar o modelo de Pascal. No anoseguinte á visita, Leibnitz finalizava a sua calculadora mecânica capaz defazer facilmente cálculos envolvendo as quatro operações fundamentais eainda extrair a raiz quadrada. O modelo era muito semelhante ao dePascal, mas com componentes extras que agilizavam os cálculos e semoviam dentro da máquina, optimizando os cálculos repetitivos.

A História dos Computadores

Com uma máquina de tecer, foiinventado um sistema querepresentava os padrões de coresnum tear manual. O tecelão lia oscartões até que, em 1801,Joseph Marie Jacquard ,matemático francês, inventou otear mecânico com uma leituraautomática de cartões. Entravamos cartões, saía o tecido.

26/03/2013

6

A História dos Computadores

Essa ideia chegou até Inglaterra e omatemático e inventor Inglês CharlesBabbage , conhecido como “o pai docomputador”, idealizou e projectou a“maquina analítica”, com dispositivos deentrada para ler cartões perfurados quecontinham instruções a serem executadas (aessência do software) e unidade de memóriaou armazenamento, em que se guardavamas informações para uso futuro.Processava as quatro operações básicas etinha uma unidade de saída que fazia asimpressões em cartões.

Se Charles Babbage é o pai docomputador , Ada Augusta – LadyLovelace – é a mãe. Matemática, tornou-sea primeira programadora, escreveu asprimeiras instruções para a maquinaanalítica. Infelizmente, a maquina nuncachegou a funcionar.

A História dos Computadores

Por mais estranho que possa parecer, uma dasmaiores revoluções para o “mundo dos cálculos”,não foi nenhuma maquina milagrosa ou a evoluçãodas já existentes – mas sim uma teoria. Apublicação de dois livros, A analise Matemática daLógica e Uma Investigação das Leis doPensamento , em 1847 e 1854 respectivamente,deram a George Boole o titulo de inventor da lógicamatemática. Os dois livros foram a base da atualCiência da Computação e da Cibernética. O queBoole propôs era que qualquer coisa (sejamnúmeros, letras ou mesmo objetos) poderiam serrepresentados por símbolos e regras. Ele tambémintroduziu o conceito dos códigos binários, ou seja,apenas dois tipos de entidade – sim ou não,verdadeiro ou falso, um ou zero, ligado oudesligado, passa corrente ou não passa corrente,em cima ou em baixo, etc.…Boole achava que eliminando elementos subjetivose mantendo reduzidas as opções, o sistema semanteria menos susceptível a falhas.

26/03/2013

7

A História dos Computadores

Visando acelerar o imenso trabalho dispensado ao censo nos EstadosUnidos, Herman Hollerith , desenvolveu um equipamento que usava osmesmos cartões perfurados idealizados por Jacquard . Incentivado porJohn Shaw Billings (seu futuro sogro e funcionário do governo americano,que lhe tinha dito que o sistema de tabulação usado no censo poderia serfeito usando cartões perfurados), Hollerith aperfeiçoou o modeloantecessor: o tear programável. A maquina de Hollerith venceu variasoutras num concurso realizado no mesmo ano que foi construída e ganhoua concorrência, ficando responsável pelo censo americano.

A História dos Computadores

Desta vez, cada cartão perfurado era dividido em zonas correspondentesao sexo, idade, moradia, data de nascimento, raça, nacionalidade e demaisdados interessantes a um censo.Depois de perfurados no lugar correspondente a determinada característicada pessoa, o cartão era levado até á maquina propriamente dita. Oscartões eram então pressionados por dezenas de pinos que procuravampassar pelos buracos do cartão, sendo que os pinos que atravessavameram somente aqueles dos lugares previamente perfurados. Uma vezultrapassado o cartão, os pinos mergulhavam num recipiente de mercúrio,fechando um circuito e indicando a sua posição. Esse sistema trabalhou deforma tão veloz que os resultados do censo saíram num terço do tempogasto usando métodos antigos.

26/03/2013

8

A História dos Computadores

O sucesso de Hollerith foi tanto que elefundou, em 1896, a Tabulation MachineCompany , empresa especializada emoperar e fabricar as maquinas. A TMC veiofundir-se com mais duas empresasformando a Computing TabulationRecording Company . A mesma CTRC,anos depois da morte de Hollerith, mudavade nome, nascendo a mundialmentefamosa IBM – Internacional BusinessMachine .

A História dos Computadores

Em 1937, o professor de matemática Howard Aiken com o auxilio da IBMe da Marinha Americana, que tinha como objetivo calcular as trajetórias deprojeteis durante a Segunda Guerra, desenvolveu o primeiro computadoreletromecânico – MARK I . Um gigante que 2,5 metros de altura por 18metros de comprimento, tinha 750.000 partes e 700 quilómetros de cabos.

26/03/2013

9

A História dos Computadores

A partir do momento que surgiram os primeiroscomputadores na acepção popular da palavra, divide-sea história dos computadores em cinco geraçõesdistintas.

O pulo para a geração seguinte dá-se com o início deum nova tecnologia que possibilita grandes avanços dopoder de cálculo ou descobertas que modificam a basede um computador.

A História dos Computadores

A Primeira GeraçãoA Primeira GeraçãoA Primeira GeraçãoA Primeira Geração

Tecnologia de Válvulas ElectrónicasTecnologia de Válvulas ElectrónicasTecnologia de Válvulas ElectrónicasTecnologia de Válvulas Electrónicas

((((1940 1940 1940 1940 –––– 1955195519551955))))

26/03/2013

10

A História dos Computadores

Principais característicasválvulas electrónicas• armazenamento: banda

magnética, disco magnético

• memória principal: ferrite magnética

• introdução da programação

• introdução da comunicação

A História dos Computadores

• Inicialmentedesenvolvida para aindústria radiofónicapossibilitou cálculosmilhares de vezesmais rápidos do quecom os anteriores

• reléselectromecânicos.

26/03/2013

11

A História dos Computadores

Principais defeitos:• Consomem bastante

energia;• Era necessário

aquecer primeiro;

A História dos Computadores

Em 1943, um grupo de matemáticos, da Universidade da Pensilvânia, liderados por J. Presper Eckert e John Mauchly começou a desenvolver uma maquina electrónica chamada ENIAC: Electronic NumericalIntegrator and Calculator.

26/03/2013

12

A História dos Computadores

O ENIAC ocupava mais de 170 metros quadrados, era mil vezesmais rápido do que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 milsomas e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões porsegundo. Tinha o dobro do tamanho do Mark I : pesava cerca de 30toneladas, enchendo 40 gabinetes com 100 mil componentes,incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas, tendo um consumode 150 kW. Apesar dos seus inúmeros ventiladores, a temperaturaambiente chegava por vezes aos 67 graus centígrados. Executava300 multiplicações por segundo, mas, como foi projetado pararesolver um conjunto particular de problemas, a sua reprogramaçãoera muito lenta. Tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas porano. Em 1943, antes da entrada em operação do ENIAC aInglaterra já possuía o Colossus , máquina criada por Turing paradecifrar os códigos secretos alemães. Possuía 2.000 válvulas,coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anosantes.

Inspirado na lógica booleana de 1847, ClaudeShannon , um estudante do MIT (Instituto deTecnologia de Massachusetts), estudava meiosmais simples que não fossem através de grandes ecomplicadas engrenagens de calcular. Elepercebeu quão semelhante era o princípiobooleano de números binários com um circuitoelétrico - e que esse circuito poderia ser usado numcomputador. Prosseguindo os seus estudos eexperiências sobre códigos binários, o estudantepublicou na sua tese de mestrado as conclusõesque havia chegado. A sua teoria foi tão bemrecebida que em poucos meses já estava a seradaptada aos sistemas telefônicos americanos.Shannon foi o responsável pela expansão doconceito de numeração binário e de ter introduzidonos meios académicos o bit como é conhecidoatualmente: binary digi t (bit ).

A História dos Computadores

26/03/2013

13

A História dos Computadores

Em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adaptado por todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na sequência correcta de utilização. Estas sugestões tornaram-se a base filosófica para projetos de computadores.(Atualmente pesquisam-se computadores "não Von Neumann", que funcionam com fuzzy logic, lógica confusa)

A História dos Computadores

A partir dessas ideias, e da lógica matemáticaou álgebra de Boole, introduzida no início doséculo XIX, é que Mauchly e Eckert projetarame construíram o EDVAC - Electronic DiscreteVariable Automatic Computer , dotado de cemvezes mais memória interna que o ENIAC - umgrande salto para a época, completado em1952, sendo a primeira máquina comercialeletrônica de processamento de dados domundo. Eles tinham tentado isso com o BINAC -computador automático binário , de 1949, queera compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficientepara ser levado a bordo de um avião, mas quenunca funcionou a contento. As instruções jánão eram passadas ao computador por meio defios ou válvulas: elas ficavam num dispositivoeletrônico denominado linha de retardo . Essedispositivo era um tubo contendo vários cristaisque refletiam pulsos eletrônicos para frente epara trás muito lentamente.

26/03/2013

14

A História dos Computadores

Baseado na revolucionária teoria de VonNeumann (pensada por ele a partir dofuncionamento do EDVAC) O primeirocomputador comercial de grande escala foi oUNIVAC - Universal Automatic Computer ,americano, de 1951, que era programadoajustando-se cerca de 6.000 chaves e ligado porcabos a um painel. A entrada e saída deinformações era realizada por uma fita metálicade 1/2 polegada de largura e 400 m decomprimento. Ao todo, venderam-se 46 unidadesdo UNIVAC Modelo I , que eram normalmenteacompanhados de um dispositivo impressorchamado UNIPRINTER, que, sozinho, consumia14.000 W. Outro foi o IBM 701, de 1952, queutilizava fita plástica, mais rápida que a metálicado UNIVAC, e o IBM 704, com a capacidadefenomenal de armazenar 8.192 palavras de 36bits, ambos da IBM. Na Inglaterra surgem oMADAM - Manchester Automatic DigitalMachine , o SEC - Simple Electronic Computer ,e o APEC - All-Purpose Electronic Computer .

A História dos Computadores

Entre 1945 e 1951, o WHIRLWIND, do MIT, foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em CRT (monitor de vídeo), ou na flexowriter - espécie de máquina de escrever (Whirlwind quer dizer redemoinho).

26/03/2013

15

A História dos Computadores

• Para entendermos a teoria de Newmann, temos que entender como a informação é formada.

• Temos o a informação Fechada

A História dos Computadores

• E temos a informação Aberta , pois interage com o ambiente inserido.

26/03/2013

16

A História dos Computadores

• Analisem a foto:

A História dos Computadores

Há um repórter no local do acidente colhendo dados para a sua reportagem:

• Marca e cor do veículo;

• Ônibus envolvidos;

• Local e hora;

• Situação;

• Processos usados;

• Tempo

• Envolvidos

26/03/2013

17

A História dos Computadores

Ao chegar na redação o repórter preparou todos os dados do acidente para o processamento usando o diagrama de Von Newmann:

• No processamento dos dados o repórter se preocupou com a codificação que seria usada para atingir o resultado final esperado.

A História dos Computadores

Os dados processados se tornaram uma informação que virou noticia:

• As 10:05 horas da manhã desta terça feira de agosto de2011, um motorista de 30 anos, imprudentemente causouum transtorno ao transito na região de Pinheiros nacapital de São Paulo, numa das Avenidas maismovimentadas, a Faria Lima, na altura do 1500, próximoa Av. Rebouças. O condutor do veiculo Mitsubishi pratatentou fazer uma ultrapassagem perigosa no ônibus queestava a sua frente em direção ao bairro e encontrou defrente outro ônibus, que vinha no sentido contrario,centro. Não podendo evitar, entalou-se entre os dois,interditando por mais de 50 minutos o transito na região.

26/03/2013

18

A História dos Computadores

Porque o repórter escolheu o diagrama de Von Newmann ?

• Por ser uma informação aberta, pois, precisaria reprocessar os feedbacks.

• Pois, a informação aberta interage com o ambiente em que ela acontece, então, ela deve ser reprocessada quantas vezes for necessária e houve a necessidade de ser repassado o feedback da situação ambiente.

A História dos Computadores

• John von Neumann , nascido Margittai NeumannJános Lajos (Budapeste, 28 de dezembro de 1903 —Washington, D.C., 8 de fevereiro de 1957) foi ummatemático húngaro de origem judaica, naturalizadoestadunidense.

• Contribuiu na teoria dos conjuntos, análise funcional,teoria ergódica, mecânica quântica, ciência dacomputação, economia, teoria dos jogos, análisenumérica, hidrodinâmica das explosões, estatística emuitas outras as áreas da Matemática. De fato éconsiderado um dos mais importantes matemáticos doséculo XX.

• Com Edward Teller e Stanislaw Ulam, von Neumanntrabalhou em desenvolvimentos chave da FísicaNuclear, relacionados com reações termonucleares ecom a bomba de hidrogênio. Participou também doProjeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimentodas primeiras bombas atômicas.

26/03/2013

19

A História dos Computadores

• Foi professor na Universidade de Princeton e um dos construtores doENIAC. Entre os anos de 1946 e 1953, von Neumann integrou o gruporeunido sob o nome de Macy Conferences, contribuindo para a consolidaçãoda teoria cibernética junto com outros cientistas renomados.

• “Aos vinte e poucos anos, a fama de von Neumann tinha-se espalhadomundialmente na comunidade matemática. Em conferências académicas, elever-se-ia apontado como um jovem génio”.

• Em 1956 foi-lhe diagnosticado cancro ósseo ou pancreático, possivelmentecontraído devido a exposição à radioatividade enquanto observava os testesda bomba atómica no Oceano Pacífico ou num trabalho posterior sobrearmas nucleares em Los Alamos. O cancro evoluiu para o cérebro,impedindo qualquer atividade mental.

A História dos Computadores

• “Quando von Neumann percebeu que estava incuravelmente doente, a sualógica forçou-o a perceber que ia cessar de existir, e por conseguinte, de terpensamentos… Ele parecia ter um grande medo da morte até ao fim…Nenhum sucesso e nenhuma quantidade de influência o podiam salvaragora, como sempre tinham feito no passado. Johnny von Neumann, quetinha sabido como viver intensamente, não sabia como morrer.

• “… a sua mente, o amuleto no qual sempre tinha podido confiar, estava-se atornar menos confiante. Então veio a quebra psicológica completa; pânico,gritos de terror incontrolável todas as noites. O seu amigo Edward Tellerdisse, “Acho que von Neumann sofreu mais quando a sua mente deixou defuncionar do que alguma vez vi um ser humano sofrer.”

• Morreu sob segurança militar (uma maneira de impedir que revelassequaisquer segredos militares enquanto estava fortemente medicado), a 8 deFevereiro de 1957.

26/03/2013

20

A História dos Computadores

• John von Neumann propôs que as instruções, lidas na época por cartões perfurados, fossem gravadas na memória do computador; o que faria sua execução e leitura mais rápidas, uma vez que se davam eletronicamente.

• Neumann contribuiu para a construção dos computadores de forma grandiosa, pois, ainda hoje a maioria destas máquinas seguem o modelo inventado pelo mesmo.

A História dos Computadores

A Segunda GeraçãoA Segunda GeraçãoA Segunda GeraçãoA Segunda Geração

Tecnologia do TransístorTecnologia do TransístorTecnologia do TransístorTecnologia do Transístor

(1956 (1956 (1956 (1956 ---- 1963)1963)1963)1963)

26/03/2013

21

A História dos Computadores

Principais características transístores

• Evolução das soluções de equipamento;

• Evolução da programação;

• Não necessitam de aquecimento;

• Consomem pouca energia;

• Não queimam;

A História dos Computadores

Com apenas 1/200 do tamanho de uma das primeiras válvulas e consumindo menos de 1/100 da energia , o transístor viu o seu uso generalizado nos computadores por volta de 1960. A função básica do transístor num computador é o de um interruptor eletrônico para executar operações lógicas.

26/03/2013

22

A História dos Computadores

Em 1952 surgiu um novo componente que apresentava inúmerasvantagens em relação às antigas válvulas: ele tinha características comomenor aquecimento, maior poder de cálculo e confiabilidade e um consumode energia bem menor - com o adicional de que não necessitava de tempopara aquecer. A Bell Laboratories inventava o transístor . Os cálculospassaram a ser medidos de segundos para micro segundos. As linguagensutilizadas para esses computadores eram normalmente a FORTRAN,COBOL ou ALGOL .

A História dos Computadores

A partir desse momento, devido à maior facilidadee practicidade do transístor, muito modelos decomputador surgiram. O primeiro modelo decomputado 100% transistorizado foi o TRADIC, daBell Laboratories. Outro modelo dessa época era oIBM 1401, com uma capacidade memória base de4.096 bytes operando em ciclos de memória de 12micro segundos. A instalação de um IBM 1401ocupava uma sala e o tamanho dos computadoresainda era bastante grande. Existiam tambémoutros modelos, como o sofisticado IBM 7094.O IBM TX-0, de 1958, tinha um monitor de vídeode alta qualidade, além de ser rápido erelativamente pequeno. Um outro modelo decomputador que virou mania no MIT era o PDP-1:alunos utilizavam o computador para jogar Rato-no-Labirinto e Spacewar utilizando o auxílio deuma caneta óptica e um joystick. No entanto, oselevados custos destas máquinas restringiam suautilização a aplicações estratégicas do governo,grandes empresas e universidades.

26/03/2013

23

A História dos Computadores

A Terceira GeraçãoA Terceira GeraçãoA Terceira GeraçãoA Terceira Geração

Tecnologia do Circuito IntegradoTecnologia do Circuito IntegradoTecnologia do Circuito IntegradoTecnologia do Circuito Integrado

(1964 (1964 (1964 (1964 ---- 1970)1970)1970)1970)

A História dos Computadores

Principais característicasDos circuitos integrados• criação de minicomputadores• utilização em tempo partilhado• introdução do conceito de

compatibilidade• programação em assembly• desenvolvimento de software• evolução dos diversos

componentes

26/03/2013

24

A História dos Computadores

A terceira geração inicia-se com aintrodução dos circuitosintegrados (transístores,“resistores”, diodos e outrasvariações de componenteseletrônicos miniaturados e montadossobre um único chip) noscomputadores. Após o surgimentodesses circuitos, no final da décadade 50, eles foram aprimorando-seaté chegar ao estágio de adaptaçãoaos computadores. Os custos deprodução de um computadorcomeçavam a cair, atingindo umafaixa de mercado que abrangiaempresas de médio porte, centrosde pesquisa e universidadesmenores. Uma nova linguagem foidesenvolvida pelo Grupo deCambridge: a CPL.

A História dos Computadores

O Burroughs B-2500 foi um dosprimeiros modelos dessa geração. OPDP-5, produzido pela DEC, foi oprimeiro minicomputador comercial e oINTEL 4004 o primeiro microprocessador(circuito integrado que contém todos oselementos de um computador num únicolocal).Eram alguns dos seus componentes, aunidade calculadora e a memória. Alémdisso, diversos modelos e estilos foramsendo lançados nessa época: IBM-PC,Lotus 1-2-3 , Sinclair ZX81/ZXSpectrum , Osborne1 e os famosos IBMPC/XT. O PC/XP usava o sistemaoperacional PC/MS-DOS, uma versão doMS-DOS desenvolvida para a IBM pelaMicrosoft.

26/03/2013

25

A História dos Computadores

A Quarta GeraçãoA Quarta GeraçãoA Quarta GeraçãoA Quarta Geração

O Microprocessador e o Computador PessoalO Microprocessador e o Computador PessoalO Microprocessador e o Computador PessoalO Microprocessador e o Computador Pessoal

((((1980 1980 1980 1980 ---- 1990199019901990))))

A História dos Computadores

Principais características• introdução dos

microprocessadores• desenvolvimento dos

computadores pessoais• evolução dos dispositivos

diversos componentes• (hardware e software)• Evolução vertiginosa

desde a sua introdução

26/03/2013

26

A História dos Computadores

Ainda mais avançados que oscircuitos integrados , eram oscircuitos de larga escala (LSI - miltransístores por "chip") elarguíssima escala (VLSI - cem miltransístores por "chip"). O usodesses circuitos na construção deprocessadores representou outrosalto na história doscomputadores. As linguagens maisutilizadas eram a PROLOG, FP,UNIX e o início da utilização dalinguagem C. Logo em 1981 nasceo 286 utilizando slots ISA de 16bits e memórias de 30 pinos.

A História dos Computadores

Quatro anos mais tarde era a vez do386, ainda a usar memórias de 30pinos mas com maior velocidade deprocessamento. Ao contrário do 286,era possível rodar o Windows 3.11 no386. Introduziu-se no mercado asplacas VGA e suporte a 256 cores. Em1989, eram lançados os primeiros 486DX: eles vinham com memórias de 72pinos (muito mais rápidas que asantigas de 30 pinos) e possuíam slotsPCI de 32 bits - o que representava odobro da velocidade dos slots ISA. Ostrês últimos computadores citadospopularizaram tanto o uso dessasmáquinas que foi cunhado o conceitode "PC", ou "Personal Computer "(Computador Pessoal emportuguês ).

26/03/2013

27

A História dos Computadores

A História dos Computadores

Os equipamentos já tinhamcapacidade para as placas SVGA quepoderiam atingir até 16 milhões decores, porém este artifício seria usadocomercialmente mais para frente como advento do Windows 95 .Neste momento iniciava uma grandefuga para as pequenas redes como, aNovel e a Lantastic que rodariamperfeitamente nestes equipamentos,substituindo os "micrões" que rodavamna sua grande maioria nos sistemaUNIX (Exemplo o HP-UX da HewlettPackard e o AIX da IBM).Esta substituição era extremamenteviável devido à diferença brutal depreço entre estas máquinas.

26/03/2013

28

1978 - Floppy Disk

1980 – Hard Disk

A História dos Computadores

A História dos Computadores

O PRIMEIRO PC O PRIMEIRO PC O PRIMEIRO PC O PRIMEIRO PC

NACIONALNACIONALNACIONALNACIONAL

26/03/2013

29

A História dos Computadores

Em 1985, Neves Rosa e Fernando Ferreira fundam a Topis . Imediatamente estefabricante lança o primeiro PC nacional, o Topix XT 8086 a 4,7MHz, com 64KBde RAM expansível até 640KB. Esta máquina incluía ainda uma unidade dedisquetes de 5,25” e um disco rígido opcional. Um ano depois a Topis lança omodelo com processador Intel 8088 a 8MHz. Depois de um período de ausênciado mercado, a marca Topis foi readquirida e relançada em 2002 pelaMicrodados .O maior fabricante nacional de PC da atualidade, a Solbi , iniciou asua atividade em 1980 com o nome de LANDRY . Nesse mesmo ano estaempresa trouxe para Portugal os computadores Sinclair e abriu a primeira loja deinformática no nosso país, que ficou marcada pela venda de 150 milcomputadores Sinclair num único ano. Foi também esta empresa que iniciou acomercialização dos computadores IBM em Portugal em 1984.Em 1987 Maia Nogueira, fundador e atual presidente da Solbi, lança a primeiramarca de PC deste fabricante, a City Desk , cujo primeiro modelo foi o City Desk286 (processador Intel 286 de 16 bits, 512KB de RAM e disco rígido de 20MB).Em 1991 a Solbi torna-se o maior fabricante de PC nacional e em 1997 a CityDesk torna-se a marca nacional de PC mais vendida em Portugal.

A História dos Computadores

A Quinta GeraçãoA Quinta GeraçãoA Quinta GeraçãoA Quinta Geração

A ActualidadeA ActualidadeA ActualidadeA Actualidade

(1990(1990(1990(1990---- hoje)hoje)hoje)hoje)

26/03/2013

30

A História dos Computadores

Principais característicasInteligência artificial;Reconhecimento de voz;Sistemas inteligentes;Redes neuronais;

A História dos Computadores

1993 - Surge o Pentium As grandes mudanças neste período ficariam por conta das memórias DIMM de 108 pinos, do aparecimento das placas de vídeo AGP e de um aprimoramento da slot PCI melhorando ainda mais seu desempenho.1997 - O Pentium II.1999- O Pentium III.2001- o Pentium 4 Não houveram grandes novidades após 1997, sendo que as mudanças ficaram por conta dos cada vez mais velozes processadores.

26/03/2013

31

A História dos Computadores

As aplicações exigem cada vez mais uma maior capacidade de processamento earmazenamento de dados. Sistemas especialistas, sistemas multimédia(combinação de textos, gráficos, imagens e sons), banco de dados distribuídos eredes neurais, são apenas alguns exemplos dessas necessidades.Uma das principais características dessa geração é a simplificação eminiaturização do computador, além de melhor desempenho e maior capacidadede armazenamento. Tudo isso, com os preços cada vez mais acessíveis.A tecnologia VLSI está a ser substituída pela ULSI (Ultra Large ScaleIntegration ).O conceito de processamento está a caminhar para os processadores paralelos,ou seja, a execução de muitas operações simultaneamente pelas máquinas.A redução dos custos de produção e do volume dos componentes permitiram aaplicação destes computadores nos chamados sistemas embutidos, quecontrolamaeronaves, embarcações, automóveis e computadores de pequeno porte. Sãoexemplos desta geração de computadores, os micros que utilizam a linha deprocessadores Pentium, da INTEL. Na realidade, as maiores novidades dessaépoca são os novos processadores, cada vez mais velozes.

A História dos Computadores

26/03/2013

32

A História dos Computadores

Enfim, a informática evolui cada vez mais rapidamente e as velocidades de processamento dobram em períodos cada vez mais curtos. Para se ter uma noção disso, basta observar que entre os modelos de computador mais antigos, os espaçamentos entre uma novidade e outra eram de dezenas de anos, sendo que hoje não chega a durar num mês. Isso leva-nos a concluir que o avanço científico e do poder de cálculo avança de maneira que não se encontra paralelo na história humana, barateando os custos e tornando acessíveis os computadores às pessoas de rendimentos inferiores.

A História dos Computadores

O FUTURO

26/03/2013

33

A História dos Computadores

Quem sabe uma nova geração decomputadores não está por vir?Alguns falam em processadoresquânticos quando os limites daminiaturização do silício forematingidos, enquanto outros falamem moléculas de águaarmazenando informações - maso facto é que coisas novas vãosurgir e novas gerações deixarãoa actual tão longe e ultrapassadacomo está a segunda para nós.Mesmo rompendo recentemente abarreira dos terabytes, a evoluçãodos computadores ainda estálonge de terminar.

A História dos Computadores

Fontes:• Imagens Google;• http://www.demnet.ubi.pt/~felippe/texts/ahist_comput.pdf• http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/caldeira/Paginas%2007-

08/TIC/Material/Acetatos/01%20-%20Historia%20Computadores.pdf• http://exameinformatica.clix.pt/foco/dossier/997658.html• http://www.museudocomputador.com.br/• http://blog.uncovering.org/archives/2007/09/a_informatica_n.html• História dos Computadores: do Ábaco aos Terabytes• http://www.idealdicas.com/um-pouco-da-historia-do-computador/• Wikipédia• Diciopédia 2008