a glândula paratiróide

2
A glândula paratiróide é formada por quatro pequenas glândulas situadas na face posterior dos polos superior e inferior de cada lobo da tiróide. Esta glândula é responsável pela produção da hormona paratiroideia (PTH) que regula os níveis de cálcio no sangue e é constituída por dois tipos de células as células paratiroides principais e as células oxífilas. Quando ocorre descida do cálcio sérico há um aumento da produção da PTH. Esta hormona atua ao nível dos ossos e dos rins para manter os níveis séricos de cálcio. No osso a PTH aumenta a reabsorção óssea e a osteólise osteocítica e no rim aumenta a reabsorção de cálcio pelo rim e a diminui a reabsorção máxima tubular de fosfato (influência níveis de PTH). Provas de funcionamento da paratiroide Sinal de Trousseau e chvostek Doseamento sérico de cálcio e fosforo Valores de cálcio na urina Hiperparatiroidismo Hiperparatiroidismo é uma doença caracterizada pelo excesso de funcionamento da glândula paratiroide que se caracterizada pelo aumento da produção de PTH levando a uma exacerbação dos efeitos normais desta hormona sobre o sistema esquelético, renal e gastrointestinal. Esse aumento vai também conduzir a um aumento dos níveis séricos de cálcio (hipercalcemia). Esta patologia em cerca de 80 por cento dos casos é devida a adenomas benignos. Outras causas podem ser a hiperplasia e os tumores malignos. Sinais e sintomas: atrofia muscular, dores ósseas, artralgia, litíase renal, aumento da secreção de gastrina e da produção de calcitrol, diminuição da atividade muscular

Upload: peperonicourguete

Post on 06-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Glândula Paratiróide

TRANSCRIPT

Page 1: A Glândula Paratiróide

A glândula paratiróide é formada por quatro pequenas glândulas situadas na face posterior dos polos superior e inferior de cada lobo da tiróide. Esta glândula é responsável pela produção da hormona paratiroideia (PTH) que regula os níveis de cálcio no sangue e é constituída por dois tipos de células as células paratiroides principais e as células oxífilas. Quando ocorre descida do cálcio sérico há um aumento da produção da PTH. Esta hormona atua ao nível dos ossos e dos rins para manter os níveis séricos de cálcio. No osso a PTH aumenta a reabsorção óssea e a osteólise osteocítica e no rim aumenta a reabsorção de cálcio pelo rim e a diminui a reabsorção máxima tubular de fosfato (influência níveis de PTH).

Provas de funcionamento da paratiroide

Sinal de Trousseau e chvostek Doseamento sérico de cálcio e fosforo Valores de cálcio na urina

Hiperparatiroidismo

Hiperparatiroidismo é uma doença caracterizada pelo excesso de funcionamento da glândula paratiroide que se caracterizada pelo aumento da produção de PTH levando a uma exacerbação dos efeitos normais desta hormona sobre o sistema esquelético, renal e gastrointestinal. Esse aumento vai também conduzir a um aumento dos níveis séricos de cálcio (hipercalcemia). Esta patologia em cerca de 80 por cento dos casos é devida a adenomas benignos. Outras causas podem ser a hiperplasia e os tumores malignos.

Sinais e sintomas: atrofia muscular, dores ósseas, artralgia, litíase renal, aumento da secreção de gastrina e da produção de calcitrol, diminuição da atividade muscular e nervosa, depressão da atividade do músculo cardíaco, diminuição da motilidade intestinal.

Tratamento: hidratação oral ou endovenosa quando hipercalcemia grave, administração de diuréticos e de anti-calcemiantes. Quando a causa do hipertiroidismo é um adenoma ou carcinoma faz-se a extração cirúrgica. Se a causa for uma hiperplasia faz-se a extração das quatro glândulas e implantação de uma delas no antebraço ou pescoço.

Hipotiroidismo

Hipotiroidismo é uma doença caracterizada pela diminuição do funcionamento da glândula paratiroide que se caracteriza pela diminuição da produção da PTH. Esta diminuição vai também conduzir a uma diminuição dos níveis séricos de cálcio. Esta patologia pode ser devida a um traumatismo da face anterior do pescoço durante uma cirurgia, pode ser idiopática onde há uma produção insuficiente da hormona PTH ou ainda pode ser funcional. No hipotiroidismo há uma diminuição da reabsorção óssea, a ativação da vitamina D e espasmos musculares.

Sinais e sintomas: parestesias, espasmos musculares e tetania

Page 2: A Glândula Paratiróide

Tratamento: gluconato ou cloreto de cálcio (IV), vitamina D (pois tem um papel importante na absorção gastrointestinal de cálcio) e uma dieta rica em cálcio.