a fnstfps saúda todos os veterinários pela cessação da ...a fnstfps saúda todos os...

1
A FNSTFPS saúda todos os veterinários pela cessação da vigência do DL 20/2019. Trata-se de uma reivindicação que durante muitos meses de luta uniu os médicos veterinários na defesa da saúde pública e dos interesses do país. Importante relembrar que o o Decreto-Lei que agora deixa de vigorar assentava numa lógica de desresponsabilização e redução da despesa da Administração Central, diminuindo a importância do sistema de controlo veterinário e colocando em causa a saúde pública, implicando a pulverização dos centros de decisão por 278 municípios, contrariando inclusivamente o espírito dos Regulamentos Europeus de Segurança dos Alimentos e Saúde Animal, bem como, de todas as recomendações internacionais, designadamente, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA). Os médicos veterinários demonstraram grande determinação e sentido de responsabilidade na luta contra a municipalização da função veterinária, defendendo um efectivo reforço do sistema de controlo veterinário, a protecção da saúde das populações e a cessação do presente DL vem comprovar as razões que assistem aos médicos veterinários na sua luta por melhores condições para o exercício da sua missão. Uma grande vitória da luta dos veterinários! O Decreto-Lei 20/2019 cessa vigência!

Upload: others

Post on 11-Nov-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A FNSTFPS saúda todos os veterinários pela cessação da ...A FNSTFPS saúda todos os veterinários pela cessação da vigência do DL 20/2019. Trata-se de uma reivindicação que

A FNSTFPS saúda todos os veterinários pela cessação da vigência do DL 20/2019. Trata-se de uma reivindicação que durante muitos meses de luta uniu os médicos veterinários na defesa da saúde pública e dos interesses do país. Importante relembrar que o o Decreto-Lei que agora deixa de vigorar assentava numa lógica de desresponsabilização e redução da despesa da Administração Central, diminuindo a importância do sistema de controlo veterinário e colocando em causa a saúde pública, implicando a pulverização dos centros de decisão por 278 municípios, contrariando inclusivamente o espírito dos Regulamentos Europeus de Segurança dos Alimentos e Saúde Animal, bem como, de todas as recomendações internacionais, designadamente, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).

Os médicos veterinários demonstraram grande determinação e sentido de responsabilidade na luta contra a municipalização da função veterinária, defendendo um efectivo reforço do sistema de controlo veterinário, a protecção da saúde das populações e a cessação do presente DL vem comprovar as razões que assistem aos médicos veterinários na sua luta por melhores condições para o exercício da sua missão.

Uma grande vitória da luta dos veterinários! O Decreto-Lei 20/2019 cessa vigência!