a famÍlia e os estrangeiros - batistas.com infantil - a família... · ·atividade 4 - versículo...

5
A FAMÍLIA E OS ESTRANGEIROS Aula elaborada por Lidia B. Pierott Moreira e Janine Lopes Pinheiro (adaptações: M. Greenwood) Base bíblica João 15.12 e Atos 11.19-30 Objetivos · Saber que existem estrangeiros que vivem no Brasil e que eles precisam ser tratados com amor pelas famílias brasileiras. · Compreender que os estrangeiros precisam conhecer Jesus. MATERIAIS · Atividade 1 – Confeccione um chapéu chinês, recorte círculos de cartolina com 40 cm de diâmetro. Dê um corte até o centro para formar o chapéu. Grampeador e elastex. Veja modelo abaixo. · Atividade 2 - Mapa do Brasil e quibes pequenos para servir as crianças. · Atividade 3 – Escolha um cântico sobre amor ao próximo.

Upload: phungkhanh

Post on 10-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A FAMÍLIA E OS ESTRANGEIROS

Aula elaborada por Lidia B. Pierott Moreira

e Janine Lopes Pinheiro (adaptações: M. Greenwood)

Base bíblica

João 15.12 e Atos 11.19-30

Objetivos

· Saber que existem estrangeiros que vivem no Brasil e que eles precisam ser tratados com

amor pelas famílias brasileiras.

· Compreender que os estrangeiros precisam conhecer Jesus.

MATERIAIS

· Atividade 1 – Confeccione um chapéu chinês, recorte círculos de cartolina com 40 cm de diâmetro. Dê um corte até o centro para formar o chapéu. Grampeador e elastex. Veja modelo

abaixo.

· Atividade 2 - Mapa do Brasil e quibes pequenos para servir as crianças.

· Atividade 3 – Escolha um cântico sobre amor ao próximo.

· Atividade 4 - Versículo bíblico: João 15.12. Folhas de papel ofício, cotonetes, álcool, tinta guache nas cores vermelho, azul, amarelo e preto. Receita para anilina: 1 xícara de café de álcool, 1 colher de sopa de tinta guache.

· Atividade 5 - Potes com areia, com água e cartões postais de vários lugares do Brasil.

· Atividade 6 - História - Bíblia infantil ilustrada.

· Atividade 7 – Massa de modelar e brincadeira: Você sabia?

DESENVOLVIMENTO

Atividade 1 - Conforme as crianças forem chegando, receba-as com carinho e entregue um chapéu para cada uma. Permita que se olhem no espelho. Comente que esse tipo de chapéu é usado em algumas partes da China, especialmente no interior.

Atividade 2 - Mostre o mapa do Brasil e diga que no nosso país moram várias pessoas que vieram de outros países. Pergunte se alguma das crianças, seus pais ou avós, não nasceram no Brasil, mas em outro país, e qual país. Caso não, pergunte se conhecem alguém assim, e de qual país.

Pergunte: como é a vida para um estrangeiro que se muda para o Brasil? Como, será, é a experiência de mudar para cá? O que é difícil, o que é melhor? Tem algo diferente na roupa que usa lá fora e aqui, ou na música que se escuta, ou no jeito de falar?

Depois da conversa, serve os quibes e diga que esta é uma comida que os árabes, de Líbano e Síria, trouxeram para o nosso país.

Enquanto comem, explique que a sociedade brasileira é uma mistura de pessoas de muitas partes do mundo que chegaram aqui, como árabes, europeus, chineses, japoneses, que tiveram que se adaptar a uma vida e cultura diferente. Por exemplo, os chineses que chegaram aqui do interior de lá não usam mais este tipo de chapéu. Mas também, estas pessoas trouxeram monte de ideais e coisas boas que ajudaram o Brasil a ser Brasil.

Explique que ainda estão chegando estrangeiros para fazer parte do povo brasileiro, da China, de outros países da América Latina, de Haiti, de Senegal, e outros. Alguns para ficar, alguns para só passar um tempo.

Diga que as famílias brasileiras devem tratar com amor e respeito os estrangeiros que moram aqui.

Atividade 3 – Cante a música com as crianças.

Atividade 4 - Versículo bíblico: distribua o material nas mesas, leia o versículo na Bíblia e peça que as crianças façam pinturas que lembrem a mensagem do versículo. Diga que a pintura aguada é uma arte milenar chinesa. Enquanto fazem a pintura, converse com elas sobre a ordem que Jesus nos deu de amarmos a todos. Pergunte como as famílias podem demonstrar amor aos estrangeiros.

Atividade 5 - Mostre os potes de areia, de água e os cartões postais. Explique que a abundância de água, as paisagens bonitas e a fartura de alimentos que existe no nosso país, são alguns dos motivos pelos quais muitos estrangeiros vêm morar aqui. Deixe que as crianças façam comentários e perguntas. Comente que as pessoas que vivem longe de seu país gostam de falar do lugar de onde vieram e de mostrar fotos.

Fazem isso porque sentem saudades do seu país, dos amigos e parentes. Elas precisam ser tratadas com carinho e respeito. Quando as famílias brasileiras se tornam seus amigos, também podem podemos falar - lhes de Jesus.

Atividade 6 – História: Use a Bíblia ilustrada para contar a história.

Na maioria dos países podemos encontrar pessoas que são estrangeiras. Muitas vezes os estrangeiros não são bem recebidos e bem tratados pelas pessoas do país onde foram viver, alguns se sentem sozinhos e tristes.

A Bíblia conta que num certo tempo, todos os amigos de Jesus foram perseguidos pelos que não criam que Jesus era o Filho de Deus. Para fugir da perseguição, eles tiveram que viver longe de sua cidade e de suas casas. Algumas dessas pessoas foram viver na Fenícia, Chipre e Antioquia. Apesar da fuga por serem amigos de Jesus, aonde chegavam elas falavam dEle. Alguns achavam que só podiam falar de Jesus para aqueles que eram judeus como eles. É como se um grupo de brasileiros fosse morar na Argentina e só falasse de Jesus aos brasileiros que moram lá. Era isso

o que eles estavam fazendo. Outros que foram para a Antioquia, começaram a falar de Jesus aos gregos, que eram estrangeiros, e Deus ficou feliz com o que eles estavam fazendo e muitos gregos creram em Jesus como Filho de Deus e Salvador dos seus pecados. As notícias de que os judeus que estavam morando em Antioquia falavam de Jesus aos gregos, e que estes estavam crendo, chegaram à igreja de Jerusalém. E esta igreja enviou Barnabé até a Antioquia para ver o que estava acontecendo, pois eles pensavam que só os judeus podiam ser salvos por Jesus. Barnabé foi até Antioquia, porém ao chegar lá percebeu que Deus estava presente naquele trabalho.

Ele ficou muito feliz e animou os irmãos a continuar crendo em Jesus, inclusive os gregos. Para ajudar a igreja de Antioquia, Barnabé foi até a cidade de Tarso procurar Saulo. Ao encontrá-lo, levou-o para a Antioquia e, durante um ano estes dois missionários moraram ali, se reuniram com a igreja e ensinaram muitas pessoas sobre Jesus. Com este trabalho, a igreja começou a ver que Jesus deveria ser anunciado a todos os povos. Quando uma família conhece um estrangeiro e o trata com amor e respeito, terá a oportunidade de apresentar-lhe Jesus como Salvador, assim, essa pessoa, que vive longe do seu país poderá conhecer Jesus aqui no Brasil.

Encerre esse momento da história pedindo que as crianças orem em favor dos estrangeiros que vivem em nosso país para que Deus ajude as famílias brasileiras a tratá-los com amor e apresentar-lhes Jesus.

Atividade 7 – Distribua a massa de modelar entre as crianças para que confeccionem uma escultura representando uma pessoa de outro país. Permita que as crianças levem para suas casas para que a família ore em favor dos estrangeiros durante a semana.

Brinque com as crianças de “Você sabia?”. Coloque as crianças sentadas em círculo. O professor deverá começar a brincadeira dizendo:

Professor: – Você sabia, (nome da criança que está ao seu lado direito)?

Criança: – O quê? (A criança responde).

Professor: – Os japoneses que vivem no Brasil precisam de alguém.

Criança: – De quem?

Professor: – De sua família e de Jesus.

Depois disso a criança repetirá o diálogo com outra criança que estiver ao seu lado, usando o nome de outro país. O diálogo continua até chegar ao final do círculo.

Encerre a aula cantando uma música.