a família cristã em meio a uma sociedade não cristã resumo

4
A Família Cristã em meio a uma Sociedade Não Cristã Indubitavelmente, a lei de Deus não mais norteia a lei dos homens, estando esta a mercê daquele que a Bíblia intitula como “imperador deste século”. Esta é a nociva atmosfera que paira em derredor da genuína família cristã. Este é o meio onde a genuína família cristã está inserida. Esta é a história com a qual convivemos e que, de forma célere e desenfreada, está dando forma à um mundo caótico, no qual Deus, no máximo, passa a ser uma tênue lembrança, um fugidio mito, ou alguém que deve ser esquecido por haver se tornado antigo, desgastado e inidôneo para a emergente sociedade. Esta história está formando uma nova sociedade composta de novas entidades, inclusive a familiar. Sociedade e famílias corrompidas pela libertinagem, pelo pecado que grassa de forma inexorável, que desfigura a humanidade, transformando-a em asqueroso aleijão. Este é o grande desafio: “COMO SER UMA FAMÍLIA CRISTà EM MEIO À UMA SOCIEDADE NÃO CRISTÔ . Sociedade Não Cristã esta, pintada com as fortes cores acima que retratam não uma quimera, mas sim a realidade de nossos dias. Como sobreviver em meio tão hostil? Como permanecer puro convivendo e se relacionando com uma sociedade tão antagônica à lei de Deus? Como ser cristão em um país não cristão, governado por autoridades que não elegeram o Deus da Verdade como seu Deus? Qual deve ser a atitude da Família Cristã convivendo em uma Sociedade Não Cristã? Enfim, como, em busca da eternidade com Deus, atravessar este sombrio pântano em que se metamorfoseou o mundo, sem contaminar-se com sua podridão e, ainda, produzindo frutos abundantes e que permaneçam? A Bíblia nos oferece as respostas, senão vejamos: A Família Cristã tem em seu cerne a grande promessa de Deus, outorgada inicialmente à Abraão:

Upload: menegheli

Post on 30-Jun-2015

287 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Família Cristã em meio a uma Sociedade Não Cristã Resumo

A Família Cristã em meio a uma Sociedade Não Cristã

Indubitavelmente, a lei de Deus não mais norteia a lei dos homens, estando esta a mercê daquele que a Bíblia intitula como “imperador deste século”.

Esta é a nociva atmosfera que paira em derredor da genuína família cristã. Este é o meio onde a genuína família cristã está inserida. Esta é a história com a qual convivemos e que, de forma célere e desenfreada, está dando forma à um mundo caótico, no qual Deus, no máximo, passa a ser uma tênue lembrança, um fugidio mito, ou alguém que deve ser esquecido por haver se tornado antigo, desgastado e inidôneo para a emergente sociedade. Esta história está formando uma nova sociedade composta de novas entidades, inclusive a familiar. Sociedade e famílias corrompidas pela libertinagem, pelo pecado que grassa de forma inexorável, que desfigura a humanidade, transformando-a em asqueroso aleijão.

Este é o grande desafio: “COMO SER UMA FAMÍLIA CRISTà EM MEIO À UMA SOCIEDADE NÃO CRISTÔ. Sociedade Não Cristã esta, pintada com as fortes cores acima que retratam não uma quimera, mas sim a realidade de nossos dias. Como sobreviver em meio tão hostil? Como permanecer puro convivendo e se relacionando com uma sociedade tão antagônica à lei de Deus? Como ser cristão em um país não cristão, governado por autoridades que não elegeram o Deus da Verdade como seu Deus? Qual deve ser a atitude da Família Cristã convivendo em uma Sociedade Não Cristã? Enfim, como, em busca da eternidade com Deus, atravessar este sombrio pântano em que se metamorfoseou o mundo, sem contaminar-se com sua podridão e, ainda, produzindo frutos abundantes e que permaneçam?

A Bíblia nos oferece as respostas, senão vejamos:

A Família Cristã tem em seu cerne a grande promessa de Deus, outorgada inicialmente à Abraão:

Gn 12. 3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.Gn 28. 14 e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.At 3.25 Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.1 Co 16. 25 Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

Page 2: A Família Cristã em meio a uma Sociedade Não Cristã Resumo

Para isto é imprescindível que a Família Cristã tenha uma atitude correta em relação à Deus, banindo quaisquer embaraços que lhe impossibilitem um perfeito relacionamento com Ele. Não somos deste mundo e não podemos a partir do mundo erigir obstáculos que nos impeçam o livre acesso à Pátria Celestial a qual pertencemos.

Gn 35. 2 Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes.Dt 29. 18 para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, e vá servir aos deuses dessas nações; para que entre vós não haja raiz que produza veneno e fel,

É necessário, então, que a Família Cristã esteja cônscia de sua real identidade.

Jr 31. 1 Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo.Ef 2. 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,Ef 3.15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,

É óbvio que a ação da Família Cristã não se restringe à Sociedade Não Cristã que está ao seu redor. A Palavra de Deus estatui que antes devemos nos dedicar aos domésticos na fé.

1 Tm 5. 4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus.1 Tm 5. 8 Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.Hb 11. 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Como resultado lógico tão somente resta o louvor fervoroso à Deus, o único que é digno de receber toda honra e glória.

1 Cr 16. 28 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.

Page 3: A Família Cristã em meio a uma Sociedade Não Cristã Resumo

Sl 22. 27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações.Sl 96. 7 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.

Afinal, concluindo, não obstante estar presente em meio à uma Sociedade Não Cristã, havendo por parte da Família Cristã uma atitude correta e fiel aos princípios bíblicos, que não é uma opção, mas sim uma obrigação, mormente pelo fato de que, segundo as Escrituras, somos a "Carta Viva do Evangelho", Deus há de conceder à esta Família que lhe leva o Nome, todas as benesses exaradas em sua Santa Palavra, quer aquelas transcendentes à esta vida terrena, quer aquelas inerentes à nossa peregrinação terrenal.

Gn 45. 18 tomai o vosso pai e as vossas famílias e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.