a estação de queda das folhas

19
A estação de queda das folhas

Upload: alexandra-leal

Post on 15-Apr-2017

74 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A estação de queda das folhas

A estação de queda das folhas

Page 2: A estação de queda das folhas

O outono (ao 1945: Outono) é a estação do

ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caraterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).

O outono

Page 3: A estação de queda das folhas

O outono do hemisfério norte é chamado de

"outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "outono austral". O "outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de setembro e termina a 21 ou 22 de dezembro. O "outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de março e termina a 20 ou 21 de junho.

Continuação

Page 4: A estação de queda das folhas

A vindima é a colheita (apanha) da uva. Num

sentido mais lato a vindima engloba o período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do vinho.

Vindima

Page 5: A estação de queda das folhas

Em Portugal, a vindima ocorre em diferentes

meses, consoante a espécie da uva e a localização das vinhas. Na região do Douro, a vindima é feita durante o mês de setembro, podendo se estender até outubro.

Continuação

Page 6: A estação de queda das folhas

Frutos do outono

Page 7: A estação de queda das folhas

O dióspiro ou caqui é um fruto tropical, de cor

mais ou menos alaranjada, com a pele lisa e um sabor muito doce. Consome-se como fruta fresca, embora se possa utilizar no fabrico de pasteis ou marmeladas. É uma fonte importante de vitaminas A e C.

Diospiro

Page 8: A estação de queda das folhas

A amêndoa, semente do fruto da amendoeira,

é de fácil aproveitamento no cardápio do homem. Coberta por uma pele fina e acastanhada, envolvida numa casca dura que protege a semente, ela é uma ótima opção para combinar em sua dieta, garantindo vários benefícios à saúde.

Amêndoas

Page 9: A estação de queda das folhas

As amêndoas podem ser classificadas em

doces e amargas, sendo as primeiras de grande variedade comestível e as amargas utilizadas para fabricação de óleos de amêndoas, utilizados como agentes de condimento para alimentos e licores.

Continuação

Page 10: A estação de queda das folhas

A romã é uma infrutescência da romãzeira

(Punica granatum), fruto vulgar no mediterrâneo oriental e médio oriente onde é tomado como aperitivo, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.

Romã

Page 11: A estação de queda das folhas

O milho é um conhecido cereal, cultivado em

grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.

Milho

Page 12: A estação de queda das folhas

Todas as evidências científicas levam a crer

que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou há cerca de 7500 a 12000 anos na área central do México. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.

Continuação

Page 13: A estação de queda das folhas

Um fruto de casca rija, em botânica, é um

fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria dos frutos de casca rija vem dos pistilos com ovários inferiores (veja flor) e não abrem na maturidade.

Noz

Page 14: A estação de queda das folhas

A avelã da aveleira, avelaneira ou avelãzeira

que é um arbusto da família Betulaceae que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte.

Avelã

Page 15: A estação de queda das folhas

A avelã consiste em um fruto mais ou menos

esférico, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

Continuação

Page 16: A estação de queda das folhas

Presume-se que a castanha seja oriunda da

Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental desde há mais de 100 mil anos. A par com o pistácio, a castanha constituiu um importante contributo calórico ao homem pré-histórico que também a utilizou na alimentação dos animais.

Catanha

Page 17: A estação de queda das folhas

O Magusto é uma festa popular, cujas formas

de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas.

Magusto

Page 18: A estação de queda das folhas

O magusto realiza-se em datas festivas: no dia

de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia São Martinho. Inúmeras celebrações ocorrem não só por Portugal inteiro mas também na Galiza (onde se chama magusto, em galego) e nas Astúrias.

Continuação

Page 19: A estação de queda das folhas

Realizado por

Ricardo C Ricardo F