a era nova slides da palestra aos trabalhadores do centro espírita humildade em agosto/2015

13
A ERA NOVA ss A RESPONSABILIDADE ESPÍRITA DIANTE DO MOMENTO PLANETÁRIO

Upload: nivaldo-santos

Post on 11-Jan-2017

454 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA

ss

A RESPONSABILIDADE ESPÍRITA DIANTE DO

MOMENTO PLANETÁRIO

Page 2: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA

O Espiritismo é mais uma religião dentre tantas já existentes? Não o espiritismo é o pensamento futuro das religiões do planeta.

Livro: Obras Póstumas Segunda Parte – A minha iniciação no espiritismo

Primeira revelação da minha missão“Não haverá diversas religiões, nem há mister senão de uma que é a verdadeira, grande, bela e digna do Criador. ...Os seus fundamentos já foram lançados.

Page 3: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA

Livro: “Obras Póstumas Segunda Parte – A minha iniciação no espiritismo.

Acontecimentos Pergunta: Os espíritos dizem ser chegado os tempos, em que se

devem completar aquelas coisas; que sentido devemos dar a essas palavras?

Resposta: Para coisas de tamanha gravidade, que são alguns anos de mais ou menos? Elas não vem nunca de chofre e como um raio, mas são lentamente preparadas por acontecimentos parciais que são como precursores, ruídos surdos, que precedem a erupção do vulcão. Pode pois dizer-se que os tempos são chegados, sem significar que chegarão amanhã. Quer dizer que nos achamos no período em que se realizarão.

Page 4: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Pergunta: Confirma o que foi dito, que não haverá

cataclismos?

Resposta: Seguramente não deveis recear, nem dilúvio, nem incêndio do nosso planeta, nem coisas desse gênero, porque não se pode dar o nome de cataclismos a perturbações locais, como as que se tem dado em todos os tempos. Não haverá senão um cataclismo moral de que os homens serão os instrumentos.

(Cataclismo = transformação brusca, e muito ampla, da crosta terrestre. Desastre social) Dicionário Aurélio

Page 5: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Bíblia de Jerusalém – 5ª impressão Mateus 24, 1:8

Jesus saiu do Templo, e como se afastava, os discípulos o alcançaram para fazê-lo notar as construções do Templo. Mas ele respondeu-lhes: “Vede tudo isso? Em verdade vos digo: Não ficará aqui pedra sobre pedra, tudo será destruído”. Estando ele sentado no monte das Oliveiras, os discípulos foram pedir-lhe, em particular: “ Dize-nos quando vai ser isso, qual o sinal de tua vinda e do fim desta época”? Jesus respondeu: ”Atenção para que ninguém vos engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: “O Cristo sou eu”, enganarão a muitos. Haveis de ouvir falar sobre guerras e rumores de guerra. Cuidado para não vos alarmardes. É preciso que essas coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Pois se levantará nação contra nação e reino contra reino. E haverá fome e terremotos em todos os lugares. Tudo isso será o princípio das dores.

Page 6: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Mateus 24, 9:14

Nesse tempo vos entregarão às tribulações e vos matarão, e sereis odiados de todos os povos por causa de meu nome. E então muitos sucumbirão, haverá traições e guerras intestinais. E surgirão falsos profetas em grande número e enganarão a muitos. E pelo crescimento da iniquidade, o amor de muitos esfriará. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

E este Evangelho do Reino, será proclamado no mundo inteiro, como testamento para todas as nações. Então virá o fim.

Mateus 24, 21:22 ... Pois naquele tempo haverá grande tribulação, tal como não houve

desde o princípio do mundo até agora, nem tornará a haver jamais. E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma vida se salvaria. Mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Page 7: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Mateus 21,33:41

Parábola dos Vinhateiros Homicidas

Começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, abriu um lagar, construiu uma torre. Depois disso, arrendou-a a alguns vinhateiros e partiu de viagem. No tempo oportuno, enviou um servo aos vinhateiros para que recebesse uma parte dos frutos da vinha. Eles, porém, o agarraram e espancaram, e mandaram-no de volta sem nada. Enviou-lhes de novo outro servo. Mas bateram-lhe na cabeça e o insultaram. Enviou ainda outro, e a esse mataram. Depois mandou muitos outros. Bateram nuns, mataram os outros. Restava-lhe ainda alguém: o filho amado. Enviou-o por último, dizendo: Eles respeitaram meu filho. Aqueles vinhateiros, porém disseram entre si: “Este é o herdeiro. Vamos, matemo-lo, e a herança será nossa”. E agarrando-o, mataram-no e o lançaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Virá e destruirá os vinhateiros e dará a vinha a outros.

Page 8: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Livro: “A Gênese” – Cap. XVII – Predições do Evangelho

Item 30: Explanação dos Espíritos sobre a parábola dos Vinhateiros Homicidas.

... Depois de dezoito séculos a humanidade tendo chegado à idade viril, está madura para compreender aquilo que o Cristo apenas tratou de leve, porque, como ele mesmo disse, não teriam compreendido. Ora, a qual resultado chegaram aqueles que, durante esse longo período, foram encarregados de sua educação religiosa? Ao de que a indiferença sucedeu a fé, e a incredulidade erigiu-se em doutrina. Com efeito, em nenhuma outra época o ceticismo e o espírito de negação estiveram mais espalhados em todas as classes da sociedade.

Porém, se algumas palavras do Cristo são veladas sob alegorias Ele é claro, explícito e sem ambiguidade no que concerne ao procedimento de conduta, as relações de homem para homem, os princípios de moral de que Ele faz a condição expressa da Salvação (ESSE – cap. XV)

Page 9: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA O que fizeram de suas máximas de caridade, amor e tolerância? Das

recomendações que fez aos seus apóstolos, de converter os homens pela doçura e persuasão? Da simplicidade, da humildade, do desinteresse e de todas as virtudes das quais Ele deu o exemplo? Em seu nome, os homens reciprocamente se lançaram anátema e maldição; esganaram-se em nome daquele que disse: “Todos os homes são irmãos”. Fizeram um Deus ciumento, cruel, vingativo e parcial daquele que proclamou ser infinitamente justo, bom e misericordioso; a esse Deus de paz e de verdade, foram sacrificadas milhares de vítimas nas fogueiras, pela tortura e pelas perseguições, o que jamais foi feito pelos pagãos aos falsos deuses; venderam-se orações e favores do céu em nome daquele que expulsou os vendilhões do Templo, e que disse aos seus discípulos: “Dai de graça o que de graça recebestes.

Que diria o Cristo se vivesse hoje entre nós? Se visse seus representantes ambicionar as honras, as riquezas, o poder e o fausto dos príncipes do mundo, enquanto que Ele, mais rei que os reis da Terra, fez sua entrada em Jerusalém montado numa jumenta? Não estaria Ele no direito de dizer-lhes: “Que tens feito de meus ensinamentos, vós que incensais o bezerro de ouro, que atribuis, em vossas orações, uma larga parte aos ricos e uma magra parte aos pobres, ao passo que vos tenho dito: ”Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros no reino dos céus? Mas, se Ele não está carnalmente entre nós, está em espírito e, como o senhor da parábola, virá pedir conta aos seus vinhateiros do produto de sua vinha, quando chegar o tempo da colheita.

Page 10: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Livro: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” Cap. I – Não vim destruir a lei Instruções dos espíritos – A Era Nova Um Espírito israelita – Mulhouse, 1861

... O Cristo foi o iniciador da mais pura moral, a mais sublime: a moral evangélica, cristã, que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los fraternos; que deve fazer jorrar de todos os corações humanos a caridade e o amor ao próximo, criar entre todos os homens uma solidariedade comum. Uma moral, enfim, que deve transformar a Terra, fazê-la morada de espíritos superiores aos que hoje a habitam. É a lei do progresso, a que a natureza está sujeita, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se serve para elevar a humanidade.

São chegados os tempos em que as idéias morais devem desenvolver-se, para que se realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus....

Page 11: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015

A ERA NOVA Livro: “Obras Póstumas” Segunda Parte – A minha iniciação no espiritismo Regeneração da Humanidade

... Espíritas: o futuro é vosso e de todos os homens de dedicação. Não vos assustem os obstáculos, porque não há os que contrariem os desígnios da Providência. Trabalhai sem descanso e agradecei a Deus ter-vos colocado na vanguarda da nova falange. É um posto de honra que vós mesmos pedistes e de que deveis tornar-vos dignos pela coragem, perseverança e dedicação.

Felizes aqueles que sucumbirem na luta contra a força; mas opróbrio para aqueles que, no mundo espiritual, sucumbirem por fraqueza e pusilanimidade. As lutas fortificam a alma, o contato do mal faz apreciar melhor as vantagens do bem. Sem as lutas, que estimulam as faculdades, o Espírito deixar-se-ia levar pela indiferença, aliás funesta, ao seu desenvolvimento. As lutas contra os elementos desenvolvem as forças físicas e a inteligência, e contra o mal desenvolvem as morais.

Regenerar = tornar a gerar (se) Opróbrio = vergonha Pusilanimidade = covardia, fraqueza

Page 12: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015
Page 13: A era nova   slides da palestra aos trabalhadores do Centro Espírita Humildade em agosto/2015