a energia que move o talento....o êxito na difusão da imagem da empresa, alcançado com a...

2
A energia que move o talento.

Upload: others

Post on 02-Apr-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A energia que move o talento....O êxito na difusão da imagem da empresa, alcançado com a realização do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”, do qual participavam inicialmente

A energia que move

o talento.

Page 2: A energia que move o talento....O êxito na difusão da imagem da empresa, alcançado com a realização do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”, do qual participavam inicialmente

O êxito na difusão da imagem da empresa, alcançado com a realização do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”, do qual participavam inicialmente escritores consagrados de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, encorajou o Conselho de Administração da petrolífera estatal angolana a tornar esse importante evento extensivo a escritores dos outros Países Africanos de Língua Ofi cial Portuguesa, nomeadamente, Moçambique e Guiné-Bissau.

Para concretizar o objectivo a que se propôs com a criação do referido Prémio, a Sonangol E.P. juntou-se, numa parceria exemplar, à União dos Escritores Angolanos (UEA).

Nestes termos, é aprovado o seguinte Regulamento:

Artigo 1º – ObjectoO presente Regulamento visa estabelecer os termos e as condições que regerão as actividades relacionadas à realização do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”.

Artigo 2º - Âmbito de AplicaçãoO presente Regulamento é aplicável a todos os escritores consagrados dos Países Africanos de Língua Ofi cial Portuguesa.

Artigo 3º - Defi nição do PrémioO “Grande Prémio Sonangol de Literatura” é um prémio instituído pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Empresa Pública, que se realiza de cinco (5) em cinco (5) anos, para distinguir qualitativamente obras literárias ou de investigação de escritores consagrados dos Países Africanos de Língua Ofi cial Portuguesa.

Artigo 4º - Valor do Prémio e Forma de Pagamento4.1. O valor atribuído ao “Grande Prémio Sonangol de Literatura” é de USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares americanos), acrescido da publicação de dois mil (2000) exemplares da obra vencedora do concurso.

4.2. O valor acima referido será entregue ao vencedor do concurso, em cheque, durante a respectiva

cerimónia a realizar-se no dia 25 de Fevereiro de 2016, em local a indicar oportunamente.

Artigo 5º - Promoção do PrémioO “Grande Prémio Sonangol de Literatura” é uma promoção da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Empresa Pública.

Artigo 6º - Gestão do PrémioO “Grande Prémio Sonangol de Literatura” será gerido por uma comissão de gestão composta por cinco (5) membros, sendo três (3) nomeados pela Sonangol e dois (2) nomeados pela UEA.

Artigo 7º - Obras em Concurso7.1. As obras literárias em concurso terão que ser inéditas, dactilografadas a espaço duplo e formato A4 em sete (7) exemplares, obrigatoriamente assinadas com um pseudónimo literário e entregues num envelope fechado, contendo no seu interior a verdadeira identidade completa do autor (nome, local de nascimento, local de residência e nacionalidade).

7.2. As obras que não obedecerem aos requisitos estabelecidos no número anterior serão desclassifi cadas e como consequência não farão parte do concurso.

7.3. As obras não premiadas não serão devolvidas aos seus autores.

Artigo 8º - Género LiterárioAs obras literárias submetidas a concurso compreenderão todos os géneros literários, sendo igualmente considerados todos os trabalhos científi cos ou de ensaios.

Artigo 9º - Periodicidade do Prémio e Prazo para Entrega das ObrasO “Grande Prémio Sonangol de Literatura” realizar-se-á de cinco (5) em cinco (5) anos e as obras em concurso deverão ser entregues impreterivelmente no período de 1 de Janeiro a 30 de Março de 2015, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, República de Angola.

Artigo 10º - Critérios de Avaliação das Obras em Concurso10.1. As obras submetidas a concurso serão avaliadas por um corpo de jurados cujas deliberações não serão susceptíveis de recurso.

10.2. Serão avaliadas apenas as obras literárias em língua portuguesa que se refiram aos factos, acontecimentos ou personalidades ocorridos ou relacionados com o território nacional dos concorrentes.

10.3. Para avaliação das obras a concurso são critérios a considerar: qualidade, oportunidade e valor educativo e patriótico.

Artigo 11º - Composição do Júri11.1. O Júri será composto por sete (7) membros, sendo um (1) nomeado pela UEA, um (1) nomeado pela Sonangol, um (1) nomeado pelo Ministério da Cultura, um (1) nomeado pela Associação dos Escritores de Cabo Verde, um (1) nomeado pela Associação dos Escritores da Guiné-Bissau, um (1) nomeado pela União dos escritores de Moçambique e um (1) nomeado pela União dos Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe.

11.2. Na primeira sessão de trabalhos, os membros do Júri escolherão entre si o Presidente do Júri.

11.3. Um trabalhador da UEA exercerá a função de Secretário do Júri.

Artigo 12º - Funções do Júri12.1. Ao Júri compete apreciar as obras em concurso e atribuir o prémio de acordo com critérios valorativos e de equidade, e exercerá as suas funções por um período de um (1) ano contado a partir da data de nomeação, podendo ser reconduzido, em parte ou no todo, por deliberação da Comissão de Gestão do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”.

12.2. Estão expressamente proibidos de participar no concurso os membros do Júri, os membros da Comissão de Gestão, Presidentes das Associações dos Escritores dos países concorrentes e os membros do Secretariado Geral da UEA.

Artigo 13º - Bónus do JúriO bónus a ser concedido a cada membro do Júri será estabelecido pelo Conselho de Administração da Sonangol E.P., sob proposta do Júri, aprovada na sua primeira reunião.

Artigo 14º - Decisões do Júri14.1. Na votação para a selecção das obras concorrentes ao “Grande Prémio Sonangol de Literatura”, em caso de empate, o Presidente do Júri terá o direito de veto.

14.2. Se as obras não tiverem qualidade, o Júri poderá decidir pela não atribuição do prémio, competindo-lhe igualmente a designação de eventuais menções honrosas.

Artigo 15º - Obra PremiadaO “Grande Prémio Sonangol de Literatura” será atribuído à melhor obra seleccionada pelo Júri, nos géneros de poesia, fi cção, colectânea de contos, novela, romance ou literatura infanto-juvenil e ensaio.

Artigo 16º - Casos OmissosTodas as dúvidas e omissões resultantes da aplicação, interpretação e/ou consequências do presente Regulamento serão resolvidas pela Comissão de Gestão do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”.

Artigo 17º - Entrada em VigorO presente Regulamento entra em vigor na data da sua aprovação.

Luanda, aos 24 de Julho de 2013.

O presidente da comissão de gestão

………………………………………..

Regulamento Grande Prémio Sonangol de Literatura