a dois meses das eleições, o concelho já está ao rubr o · quanto ao resto, nada mais há a...

24
notícias de gaia 30.jul.09 ANO XXIII — N.º 461 QUINZENAL 30 DE JULHO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS A dois meses das eleições, o concelho já está ao rubro Menezes apresentou oficialmente recandidatura Águas de Gaia entregou donativos Novo hospital de Gaia pronto em 2013 pág. 12 pág. 17 pág. 3 VILA DA MADALENA - Págs 6 a 1 1 “Estou sempre disponível” VILA DE SANDIM - Págs 12 a 16 “Defendo o partido da minha terra”

Upload: hahuong

Post on 21-Dec-2018

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

notícias de gaia30.jul.09

ANO XXIII — N.º 461 w QUINZENAL w 30 DE JULHO DE 2009 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

A dois meses das eleições, oconcelho já está ao rubro

Menezesapresentouoficialmenterecandidatura

Águas deGaia

entregoudonativos

Novohospital deGaia pronto

em 2013pág. 12 pág. 17pág. 3

VILA DA MADALENA - Págs 6 a 11

“Estou sempredisponível”

VILA DE SANDIM - Págs 12 a 16

“Defendo opartido da

minha terra”

notícias de gaia30.jul.09

pág. 2

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção, administraçãoav. república, 1711 s/l esq. tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comtiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e editor:

pressing - empresa jornalística

comunicação e imagem, unipessoal [email protected]

departamento comercial e

fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge Sousadirectores honorários: Fernando Sousa eProf. Artur Villareschefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]ção: Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)Paulo Jorge Sousa (CP 4279)[email protected]

estagiários: Carla Martins; EsmeraldaAguiar; Patrícia Correia; Rita Santos;Susana Oliveira

colaboradores: Ademar Costa; AndréSoares; Ariana Ferreira; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); Celeste Domingues;Cláudia Oliveira; Cristina Silva; DanyelGuerra (CP 803); Elisete Marques;Ermelinda Mendes; Humberto Pinho daSilva; Isabel Andrade Monteiro; JoaquimOliveira; Jorge Amaral; José Barreto; JoséDuarte Amaral; Leonardo Júnior; LúciaPereira (CP 6958); Manuel Carvalho; ManuelBarbedo; Maria Graça Almeida; Mário Frota;Marta Pereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto; PauloTavares; Raul Martins; Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

Festival reúne em Gaia cerca de 60 milpessoas. Sétima edição do evento volta a ser umsucesso, apesar de ainda haver algumas arestaspor limar

Musica, animação, cumplicidade. Três palavrasque bem descrevem outros tantos dias de MarésVivas em Gaia. A 7.ª edição do festival, realizadaentre os últimos dias 17 e 19, volta a conseguirunir os ritmos dos veraneantes, fazer mover cercade 60 mil pessoas para o Cabedelo e tornar-se nomaior espectáculo do grande Porto.

O cartaz convidativo reúne bandas para todosos gostos e gerações. Se os Kaiser Chiefs, PrimalScream e Lamb se encarregam de dar as boas-vindas no arranque do festival, já os Guano Apes eScorpions (com actuações alteradas), antecedidospelos Secondhand Serenade sobem ao palco nosegundo dia, cabendo aos Keane, Jason Mraz,Colbie Caillat e Gabriella Grimi o fecho dashostilidades.

E bem se pode dizer que à medida que horaspassam o espaço mais preenchido fica. Assim seexplica também a diferença de pessoas no recintoe de carros nas redondezas da primeira para aúltima noite, onde aqui se bateu o recorde de 26mil presentes, repetindo a lotação esgotada davéspera.

Melhorias para o sucessoLevado a cabo pela Porto Eventos, em parceria

com a Câmara Municipal de Gaia, o Marés Vivastem tudo para se afirmar no panorama cultural

Cabedelo invadido por Marés Vivas

nacional. Com uma vista fantástica para a foz doDouro, a vila piscatória da Afurada mesmo ao lado,praias de Bandeira Azul à disposição e boasacessibilidades, Gaia consegue oferecer todas ascondições necessárias para que o festival sejaum sucesso; ele já o é, mas certamente temconjunturas para poder ser ainda melhor. E se noexterior se apela à montagem de um improvisadoparque de campismo, no interior aguarda-se umamaior variedade de entretenimento, ate paraprender ainda mais os aderentes, pois poucos sãoos que ficam madrugada dentro junto ao palco de

música electrónica.Ainda no que toca às poucas arestas por limar,

refira-se o problema das casas de banho: primeiropela má localização (junto à zona de alimentação)e segundo pelo o pequeno espaço dos mesmospara o sexo feminino

Quanto ao resto, nada mais há a apontar, a nãoser dar os parabéns à organização. Acrescente-seapenas a necessidade de o evento se prolongarno tempo, pois cada vez mais é um postal ilustradona cultura que se vai promovendo no norte do país.PJS/JF

Um percurso tradicional. Um evento religioso com aparticipação de devotos paroquianos, andores muito bemdecorados com flores de variadíssimas cores e cada umalusivo ao seu santo. Tudo isto descreve a procissão queocorre em devoção à santa padroeira da freguesia: SantaMarinha.

A marginal junto à igreja esteve iluminada durante afestividade. Uma freguesia muito carismática da cidade deGaia que abarca uma grande parte da zona histórica.

Mais uma vez a tradição religiosa manteve-se. Estainiciativa dura há décadas, mas é muito venerada pelos fiéis,bem como pela população residente nas ruas por ondepassam os andores.

Jorge Amaral

Procissão de Santa Marinha

notícias de gaia30.jul.09

pág. 3

Editorial

De fériasCom o período estival uma boa parte

dos portugueses vai de férias e com elesvai também o jornalismo,particularmente o televisivo. Osdisparates típicos da silly season vêmaí, reforçam-se as histórias de vida,enchem-se os noticiários debanalidades, e no meio desta indigêncialá vão fazendo os fretes pró-governamentais mais ou menosdiscretos, mais ou menos ostensivos.

Lamentavelmente a boa tradição deindependência jornalística face a todosos poderes, que marcou muita da boahistória do jornalismo, vai-seesvanecendo neste triste e subservientepaís. Ainda bem que o país vai de férias.Era bom que este mau jornalismotambém fosse. Definitivamente.

Artur Villares

Este ano, a empresa municipal Águas de Gaiacelebra 10 anos de existência. Um dos eventosque marca o aniversário aconteceu no início deAbril e envolveu a empresa e sociedade civil: o 1.ºGrande Prémio de Atletismo 2009.

Esta prova desportiva foi organizada pelo Clubede Pessoal da Empresa e percorreu 10quilómetros do centro urbano do município.

Cerca de 700 pessoas aderiram à iniciativa queteve como madrinha a atleta olímpica Rosa Mota. Aorganização decidiu que, por cada inscrição seriaretirado um euro para posteriormente entregar auma instituição social de Vila Nova de Gaia.

Três meses depois, o Clube de Pessoal daÁguas de Gaia entregou o donativo. Mas em vez deuma, duas instituições tiveram direito a um 'prémio'.A madrinha olímpica abdicou do prémio depresença e entregou-o. Assim, os donativos foramdireitinhos para a Associação das Escolas doTorne e do Prado, assim como para a Aldeia deCrianças SOS de Gulpilhares.

Estas foram escolhidas "pela importância so-cial e local" que representam, revelou o presidenteda administração das Aguas de Gaia, José Maciel.

A madrinha Rosa Mota e o vereador da AcçãoSocial José Guilherme Aguiar entregaram oscheques que vão ajudar no dia-a-dia dos utentesque frequentam as instituições.

Associação das Escolas do Torne e doPrado

A Associação das Escolas do Torne e do Prado(AETP) é uma Instituição Particular deSolidariedade Social formalmente constituída noano de 1989. Dados os serviços que tem vindo aprestar no concelho de Gaia, nos domínios daAcção Social e da Educação, a associação foidistinguida com a Medalha Municipal de MéritoCívico, Classe Ouro, pela Câmara Municipal deVila Nova de Gaia em 25 de Abril de 2007.

A AETP desenvolve actualmente umdiversificado serviço social e educativo,abrangendo nas instalações anexas à Igreja doTorne as valências infantis (Creche, Jardim deInfância e ATL para cerca de 130 crianças dos 2aos 10 anos de idade) e nas instalações do CentroSocial do Bom Pastor (Candal) as valênciascomunitárias de cantina comunitária, lavandaria,apoio domiciliário, centro de convívio para cercade 210 pessoas.

O lado solidário do1.º Grande Prémio de Atletismo

Também a AETP presta apoio através de duasequipas técnicas à integração social de 360famílias beneficiárias do Rendimento Social deInserção. Em Março de 2006 foi inaugurado umnovo serviço social de cantina e centro de dia noCentro Social do Salvador do Mundo ao Arco doPrado para apoio a 30 pessoas.

Trabalham na instituição 37 profissionais dediversas áreas técnicas abrangendo diariamenteum universo de 300 utentes de diversas idades. Otrabalho realizado pelos órgãos directivos éassumido voluntariamente pelos associadoseleitos para estes cargos.

Aldeias de Crianças SOS de PortugalEste ano celebram 60 anos de existência. As

Aldeias de Crianças SOS têm origem na Áustria. Ofundador Hermann Gmeiner conseguiu aplicaruma ideia fundamental e realizar um sonho: daruma mãe, irmãos, irmãs, uma família e um lar àscrianças órfãs e abandonadas da 2ª GuerraMundial. Em 1949, em Imst, nasceu a primeiradestas aldeias familiares.

15 anos depois, em 1964, é fundada aAssociação das Aldeias de Crianças SOS Portu-gal, uma Instituição Particular de SolidariedadeSocial (IPSS. Tem como objectivo o acolhimentode crianças órfãs, abandonadas ou pertencentesa famílias de risco que não podem cuidar delas,proporcionando-lhes um modelo familiar decuidados a longo prazo e uma formação sólidapara alcançarem uma vida autónoma e a integração

plena na sociedade.A 8 de Setembro de 1980, foi inaugurada a

segunda Aldeia de Crianças SOS portuguesa emGulpilhares. A aldeia foi construída numa colinasuave, rodeada de pinheiros e eucaliptos. Inclui 9casas familiares, a casa do Director da Aldeia, acasa comunitária e administrativa, que inclui umsalão e um Lar de Jovens para as raparigas, quese preparam para uma vida independente. Existeum recinto recreativo infantil, um campo de futebol,uma piscina e um pomar.

Nesta aldeia vivem 43 crianças e jovens deidades compreendidas entre os 5 e 25 anos, comas 6 mães SOS. As raparigas, 4 jovensuniversitárias vivem numa casa autónoma. No Larde Jovens localizado na cidade do Porto vivem 6jovens rapazes onde estudam e se preparam parauma vida independente. Para além dos actuaisresidentes, já passaram pela aldeia 110 rapazese raparigas, hoje independentes.

As crianças frequentam a escola e convivemna comunidade circundante. Nas actividadesdesportivas e culturais, destacam-se o coro,futebol, escutismo e a informática.

notícias de gaia30.jul.09

pág. 4

'Queixinhas' parte I

Joaquim Couto querconhecer valor

gasto pela câmaraem outdoors

A candidatura socialista, liderada por Joaquim Couto, enviou um pedidode intervenção à Inspecção Geral da Administração do Território e à ComissãoNacional de Eleições. Em causa estão "os valores envolvidos na fortíssimacampanha publicitária da Câmara de Gaia por todo o concelho".

Em comunicado, a estrutura fez saber que "a Câmara tem vindo a gastarmilhares de euros em anúncios de página inteira nos principais jornaisnacionais", não passando "de uma forma camuflada e desleal de fazer pré-campanha eleitoral, ainda por cima dizendo o Dr. Menezes que não gastarádinheiro em campanha eleitoral".

A candidatura recorda que o presidente da autarquia "por um lado, diz queem período de crise devemos ser contidos nos gastos; por outro, estouradezenas de milhares de euros em megalómanos outdoors e campanhaspublicitárias da Câmara".

O importante com esta intervenção é informar os gaienses "quanto estãoa pagar por esta mega-campanha publicitária e possam estar conscientesdas manobras habilidosas da Câmara e do seu Presidente".

Curiosamente, também Luís Filipe Menezes, durante a apresentação oficialde candidatura - na última sexta-feira - também acusava o aparelho do PSpelo "folclore de cartazes" espalhados pelo município. Para além de ser umgasto excessivo de dinheiro, segundo o social-democrata não justificam enão representam obrigatoriamente mais votos.

'Gaia mais solidária'A câmara de Gaia assinou um protocolo com o Instituto do Emprego e

Formação Profissional (IEFP), no último dia 14 de Julho. O acordo surge noâmbito do programa 'Gaia mais solidária' e pretende criar novos postos detrabalho.

Tendo em vista a implementação da Iniciativa Emprego 2009, o municípiode Gaia vai inserir 350 desempregados, através das medidas do governoContratos Emprego-Inserção e Estágios Qualificação-Emprego.

Em simultâneo, o 'Gaia mais solidária' prevê ainda um estímulo àspequenas e médias empresas do município, através da comparticipaçãosalarial de 650 desempregados integrados ao abrigo de programas deEstágios Profissionais, de Qualificação-Emprego e Inovjovem.

O ministro doTrabalho e daSolidariedade foi oconvidado de honrapara a assinaturadeste protocolo,evidenciando aparceria entre oEstado, o IEFP e acâmara municipal deGaia. O governo vaigastar 6 milhões deeuros só no concelhogaiense.

O município vaidesembolsar cercade um milhão de euros, noacolhimento de desempregados,através de diferentes modelos deestágios, e na concessão deincentivos às Pequenas e MédiasEmpresas do concelho. Esta acçãotraduz-se na criação de 350 estágiosprofissionais e na comparticipação

de 20% dos estágios promovidospelas PME's locais, até um limite de650 desempregados.

Vieira da Silva assegurou quecaso os lugares sejam rapidamentepreenchidos, o Estado vai rever oprograma para dar resposta àsexigências da comunidade gaiense.

"Já que não têmpropostas aapresentar para oconcelho, pelo menosque fiquemconhecidos na históriacomo 'queixinhas'".Esta foi a forma comoo vice-presidentecomentou o pedido deintervenção que acandidatura do PS àcâmara fez àInspecção Geral daAdministração doTerritório e àComissão Nacionalde Eleições.

Em causa "estãoos valores envolvidosna campanhapublicitária daCâmara de Gaia", valores esses que,segundo os socialistas, atingem asdezenas de milhares de euros.

Para além de ser "nossaobrigação publicitar o programa","não podemos inaugurar naclandestinidade", explicou MarcoAntónio Costa.

Nas últimas duas semanas aautarquia publicou na imprensadiária e na regional dois projectos: oestádio municipal e 'Gaia maisSolidária'. "Não podemos deixar deanunciar projectos destaimportância", afirmou.

No caso do estádio, o objectivoera incentivar os gaienses a conhecero equipamento desportivo que estáaberto à população em geral, masque serve também quatro clubes deGaia: Vilanovense, Oliveira do Douro,

Torrão e Gervide. Em relação ao 'Gaiamais Solidária', este é um programaassinado com o governo que visa ofomento de mil novos postos detrabalho para desempregados doconcelho.

A assinatura deste projectocontou com a presença do ministrosocialista Vieira da Silva queenalteceu e agradeceu o empenhoda câmara numa responsabilidadedo poder central. Um dos convidadospresentes era o candidato do PS àcâmara municipal Joaquim Couto.

Mas "eu sei porque incomodatanto o PS local", referiu MarcoAntónio. Estas palavras do ministroservem para "enterrar a credibilidadeque o PS tenta desenvolver nodiscurso político ao nível local",terminou o autarca.

Já arrancou acampanha do BEO Bloco de Esquerda arrancou a campanha eleitoral em Gaia. Dando um

forte ímpeto ao propósito de juntar forças, para as legislativas e para asAutárquicas, o BE percorreu, em arruada com Francisco Louçã, uma parte daorla marítima, entre Lavadores e Canidelo.

Presentes estiveram, além do coordenador nacional do Bloco, o deputadoJoão Semedo (cabeça de lista à Câmara Municipal de Gaia) e o deputadomunicipal Eduardo Pereira (cabeça de lista à respectiva Assembleia Munici-pal) bem como, dirigentes locais e elementos da concelhia.

notícias de gaia30.jul.09

pág. 5

Apoio camarárioàs freguesias

Perto de 193 mil euros foi o valor protocolado entre a câmara de Gaia eseis juntas: Afurada, Arcozelo, Perosinho, São Félix da Marinha, Seixezelo eValadares

Estes apoios financeiros destinam-se a facilitar a realização de pequenasobras, de acordo com o plano de actividades definido por cada junta.

"Ao longo do mandato temos levado a cabo este tipo de apoio com todasas freguesias sem excepção numa lógica de cooperação e proximidade",revelou o vice-presidente Marco António Costa. Por isso mesmo, estas foramas primeiras a receber, mas as restantes 18 freguesias vão assinar protocolossemelhantes.

A título excepcional, a autarquia decidiu associar-se também à Paróquiade Grijó, na construção do novo Centro Social, e à Fábrica da Igreja Paroquialde Olival. "A dinâmica de acção desenvolvida por algumas instituições sociaisfez com que o município se sinta na obrigação de acompanhar essa dinâmica",revelou o autarca. No total, as duas instituições receberam um apoio financeirono valor de 62 mil euros.

Parceria permite mais equipamentos

Marco António Costa aproveitou a cerimónia para evidenciar o trabalho decooperação entre a câmara e as instituições nas candidaturas ao Programade Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. Das candidaturasavançadas, 16 mereceram a aprovação do governo que comparticipa com60% do valor total da obra. Estes projectos visam essencialmente a construçãoou alargamento de equipamentos dedicados à primeira infância, aos idosose/ou deficiência.

A autarquia cooperou nas candidaturas. Há casos em que "doou o terrenopara a obra". Noutros que "elaborou os projectos". E outros até que "co-financiou até 40% o valor da construção já que a instituição não tem capacidadefinanceira para o fazer", revelou o edil. Mas há mais: "há alguns casos em queesteve envolvida nos três processos em simultâneo".

PS interpõeprovidência cautelar

contra a câmaraNa sequência da assinatura de protocolos de apoio financeiro com oito

juntas - todas sociais-democratas -, cinco presidentes de junta - socialistas- vão avançar com uma providência cautelar contra a câmara de Gaia.

Em causa, segundo um comunicado enviado à comunicação social, estámais "um acto sectário e de discriminação político-partidária" por parte doexecutivo municipal

O mesmo tempo, os responsáveis pela petição continuam a alegar quecontinua "a discriminação levada a cabo contra 5 Juntas do PS, que, desdeFevereiro de 2007 se vêm excluídas dos pagamentos que a Câmaraprotocolou, apenas por razões político-partidárias".

O que os presidentes de junta das freguesias de Avintes, Canelas,Madalena,

Olival e Oliveira do Douro pretendem com esta providência cautelar ésolicitar "a execução das dívidas da câmara municipal para com as juntas defreguesia do PS" que se sentem "prejudicadas em mais de 1,5 milhões deeuros". Segundo o comunicado, esta acção resulta não "restando outraalternativa face à asfixia financeira que a Câmara tem provocado", "repondo,assim, pela via judicial, aquilo que o Dr. Menezes não repõe pela via política edo bom senso".

Os socialistas realçam ainda que "o Dr. Menezes, que se gaba de de-fender o Partido de Gaia, escorrega nas suas próprias tentações ao privilegiarapenas o seu aparelho partidário, excluindo todos os que pensam de maneiradiferente".

O documento está assinado pelos cinco presidentes de junta envolvidosneste processo: Mário Gomes (Avintes), Vítor Canastro (Canelas), CarlosCidade (Madalena), Manuel Azevedo (Olival) e Eduardo Vítor Rodrigues (Oliveirado Douro).

Câmararesponde… parte II

Pouco depois do comunicado das juntas PS, que dava conta da providênciacautelar contra a câmara, o gabinete de comunicação da autarquia retorquiucom novo comunicado.

Desta vez, em anexo, o gabinete mostrava imagens de vários boletinsmunicipais, datados de 2007 e 2008, nos quais se divulgavam os protocoloscom as referidas cinco edilidades socialistas.

Segundo o boletim, a 4 de Julho 2007, a autarquia assinou protocolos novalor de 300 mil euros com Avintes, Canelas, Olival, Madalena e Oliveira doDouro. Mais, nesse ano, o executivo oliveirense recebeu uma verbaextraordinária de 24 mil euros para a reabilitação e reconstrução do Jardim-de-infância de Quebrantões e respectiva aquisição de material didáctico.

No ano seguinte, em Maio, o boletim publica imagens da assinatura deprotocolos, com as mesmas juntas, no valor de 530 mil euros. Desta vez,esta verba destinava-se 'à execução de projectos no âmbito da requalificaçãoda rede viária, construção de passeios, recuperação de edifícios, iluminaçãode polidesportivos, manutenção de lavadouros e jardins públicos, execuçãode obras nos parques escolares e outras obras de natureza diversa' nasdiferentes freguesias.

Após a demonstração destes dados, os sociais-democratas alegam que"é pois baixa política faltar à verdade".

E aproveitam para acusar "estes Senhores Presidentes de Junta nãoentregarem centenas de milhares de euros de senhas escolares queilegalmente se apropriaram em representação do Município", uma atitudeque consideram "claro abuso de abuso de confiança".

Finalizam acusando: "São milhares de euros dos pais das crianças quenão se sabe onde andam, o que obrigou o município a agir junto dasentidades competentes para obrigarem estas freguesias a prestarem contasdesse dinheiro em falta".

Táxis invadem GaiaO Dia do Táxi ocorreu nos passados dias 25 e 26 de Julho no Pavilhão

Municipal de Vila Nova de Gaia.O evento bianual organizado pela ANTRAL (Associação Nacional dos

Transportadores em Automóveis Ligeiros) contou com a parceria da CâmaraMunicipal do Concelho de Gaia que proporcionou as condições logísticas einstitucionais para a realização do encontro.

O acontecimento contou com as presenças ilustres do Ministro daAdministração Interna, Rui Pereira, para o VIII Encontro Nacional de Delegados,e de Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia quediscursou na inauguração do certame para o último dia do evento.

Durante o discurso, o ministro assegurou que o governo civil, através deAgostinho Gonçalves, vai coordenar um projecto-piloto para apoiar a instalaçãonos táxis da região de novos tipos de vidros separadores, que apenas isolamo condutor.

No primeiro dia deste evento nacional assinalou-se um encontro de

industriais do sector para o debate dos vários problemas que marcam esteramo, sendo o uso cada vez menos frequente do táxi uma das problemáticasem causa.

O mote para o segundo dia esteve na reunião de profissionais do sectornum convívio que se prolongou por toda a tarde de domingo, estandopresentes cerca de 4 mil táxis.

A cooperação entre a ANTRAL e a Câmara Municipal de Gaia demonstraser de elevada consideração existindo um suporte e admiração mútuos pelaorganização do Dia do Táxi em Vila Nova de Gaia. A ANTRAL tem um papelcívico e urbano importante para a sociedade, sendo que, no caso particularde Gaia, o elevado interesse pelo concelho como pólo turístico, assim comoo ponto de vista comercial e de lazer relevantes (El Corte Inglês, Cais de Gaia)são factores de importância evidente e que justificam a reciprocidade norespeito pelos trabalhos levados a cabo nesta iniciativa. Mário Souto

notícias de gaia30.jul.09

pág. 6

Este foi um mandato de ouro. A elevação a Vila. A primeira pedra do Centro deDia e Creche. O protocolo para o Centro de Saúde. Das três, qual a concretizaçãoque mais o satisfaz?

Acha? Deixe-me começar esta nossa conversa por lhe dizer que este mandatoficará marcado, para sempre, como aquele em que ao fim de 35 anos da conquistada Liberdade, alguém vindo fora do nosso município, ousou quebrar uma "regra deouro", que trespassou de uma forma transversal, executivos camarários do PS e doPSD. Estou pois, como já calculou, a referir-me ao corte de verbas a transferir daCâmara para esta Junta de Freguesia, de protocolos assinados e não cumpridos.Respondendo à sua questão, gostaria de lhe dizer que a elevação da povoação daMadalena à categoria de Vila foi uma decisão, unânime, do executivo que tenho ahonra de presidir, tomada em Abril de 2007. Este processo teve avanços e recuos,mas, na verdade, este ano de 2009, avançou rapidamente graças à ajuda que nosfoi dada, pela deputada Dra. Maria José Gamboa e pelo deputado Dr. JoaquimCouto, junto da Comissão do Poder Local. A eles, quero publicamente agradecertodo o empenho demonstrado, na "conquista" da elevação da Madalena a Vila,nesta legislatura.

Em relação ao lançamento da 1ª pedra da Creche e do Centro de Dia da Madalena,efectuado pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. José Vieira daSilva, no passado dia 14 de Julho, foi o culminar de um trabalho de parceria,estabelecido entre a Junta de Freguesia da Vila da Madalena; a Associação deSolidariedade Social da Madalena (ASSM) e o município, tendo por objectivo comum,dar dois tipos de respostas: por um lado, a pensar na população Menos Jovem

Frontal q.b. Claro e objectivo.Características do 'filho da TerraLinda'. Características que reúneódios e amores de estimação.Pelos resultados das eleiçõesanteriores, os amores ganham pormaioria. Nada a que não estejahabituado. Nada que o possaatormentar. Pelo contrário. É estadicotomia, uma das responsáveispela movimentação política.É um dos presidentes socialistas"discriminados e ostracizados". Pordedicação à Terra Linda. Àpopulação da Vila. E, só depois, aopartido. Uma camisola que vestecom orgulho. Sair da junta? Deixara "sua" freguesia? Quem sabe…mas, seguramente, não é para já!!!Sorte para uns. Azar para outros. Éassim a democracia!Fala-nos das glórias e dasinjustiças dos últimos anos. Dasconquistas e dos desejos. Com opragmatismo a que nos habituou.José Carlos Cidade é o rosto damais recente Vila de Gaia: aMadalena. Na primeira pessoa…

"Os Madalenenses sabem que estousempre disponível, na defesa

intransigente dos seus interesses"

VILA DA MADALENA

notícias de gaia30.jul.09

pág. 7 VILA DA MADALENA

Rua do Barreiro, 218 Madalena - 4405-730 GaiaTel: 22 711 60 43 - email: [email protected]

“O DONA MARIA”É mais que um simplesrestaurante,É o local onde se brinda simpatiae se deliciam os sabores danossa cozinha regional!

DELICIOSASREFEIÇÕESResistir é perder um mundo dedeliciosas tentações!“Os nossos Filetes de Pescada” sãopor si só a nossa principal referência...Tendo os mais rasgados elogios dequem já os provou...R. das Oliveiras 219 - Madalena

4405-889 Vila Nova de GaiaTel.: 227 124 129

terças e quartas

brushing + creme ou espuma

5,00

desta Vila, cuja percentagem atinge os 60%. Poroutro lado, a carência de creches, para darrespostas às inúmeras famílias que estão achegar à Vila, mas que estão a colocar os seusfilhos, em creches, fora da Vila. Assim, aassociação, foi a preponente de uma candidaturaao PARES 2; a Junta de Freguesia, cedeu o terrenoe o município, apesar de ter assumido efectuar osprojectos, (todos), apenas efectuou alguns, tendo,portanto a assim que suportar os custos com osprojectos em falta.

Em relação ao Centro de Saúde da Madalena,e considerando que era um dos compromissos

investimentos que mais respostas vão dar àpopulação e que foram duas das razões porqueme recandidato, seja a construção do Centro deDia e da Creche da Madalena e o Centro de Saúdeda Madalena.

Mas em termos práticos, qual deles afreguesia mais precisava?

Atendendo às características demográficas daVila da Madalena, em termos práticos, a Vila precisatanto da construção do Centro de Dia e da Crecheda Madalena como da construção do Centro deSaúde da Madalena.

população local, (Posto de Enfermagem; PostoAvançado de Atendimento da Segurança Social;Gabinete de Apoio Social, Serviço de reabilitaçãomotora e massagem terapêutica; Serviço decedência de camas articuladas, cadeira de rodase canadianas; entre outros…); em que compramosa carrinha à disposição das instituições locais; emque construímos mais de 5 mil metros depasseios, aumentando desta forma a segurançade peões, em especial das crianças e dos MenosJovens; em que construímos mais de 4 milmetros2 de espaços verdes; em que conseguimosatrair para a Madalena, policiamento de

apresentados e sufragados maioritariamente, pelapopulação, em Outubro/2005, encetamos desdeo inicio deste mandato contactos, quer com aCâmara Municipal - que cedeu o terreno, no valorde 95 mil euros -, quer com a Administração Re-gional de Saúde do Norte, quer directamente como Governo da República, através do secretário deEstado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, tendo porobjectivo primeiro a inclusão em PIDDAC, o queveio a acontecer, nos anos de 2008 e no actual.Todo o processo burocrático, tendo em vista aconstrução do Centro de Saúde da Madalena, estáa ser devidamente acompanhada, de forma queespero, ainda nesta Legislatura, que estecompromisso se possa iniciar.

Pelo que, permita-me que lhe diga que oprojecto em termos imediatos que saliento, tenhasido a elevação da Madalena a Vila, mas os

O mandato não se resume a estas trêsconquistas. Como decorreram estes quatroanos? Que obras conseguiu concretizar?

Felizmente para a população da Madalena, quequase quatro anos decorridos - e apesar do"asfixiamento" financeiro, fomentado pelo aindapresidente da Câmara, durar precisamente há 30meses -, os últimos 4 anos, foram de grandeprogresso sendo notório o desenvolvimentosustentado e as melhorias realizadas na Vila daMadalena. Foram anos em que fomos distinguidoscom três Bandeiras Azuis, com outras tantas"Praias Douradas"; em que apostamos navalorização do património ambiental, cultural econstruído; em que apostamos nas enormespotencialidades turísticas da Madalena; em quecriamos serviços gratuitos à disposição da

proximidade, (PSP); em que se instalaram, duasagências bancárias; em que foram desenvolvidasinúmeras actividades para os Menos Jovens,sendo de salientar: Passeio dos Menos Jovens;Semana dos Menos Jovens; Ginástica; Natação;passagem de filmes no Auditório da Freguesia;ateliês de artes manuais, entre outras; em queforam apoiadas inúmeras actividades para osmais jovens, sendo de destacar a realização dacolónia balnear; idas ao circo; idas ao teatro, visitasde estudo; comemoração do Dia Mundial daCriança e atribuição de Bolsas de Estudo aosnossos estudantes; em que efectuamos eventosde divulgação da Madalena, respectivamente:"MadalenAmostra"; "Festa da Francesinha";"Encontro de Carros Antigos"; fruto do Protocolo deintercâmbio das "MadalenAtlânticas", levamos aosAçores, em 2006, o Orfeão da Madalena e vamos

notícias de gaia30.jul.09

pág. 8VILA DA MADALENA

Serviço de Café e Snack-barAberto Diariamente

Especialidades: Cachorros eFrancesinhas

Rua Professor Joaquim Simões Hora, 17Madalena - 4405-742 Vila Nova de Gaia

Telf. 227 134 909

JUMACAFÉ

Rua de Bocas, 467 * Telf./Fax: 227 135 9154405-731 - Madalena - Vila Nova de Gaia

Auto TavaresDe: Serafim Tavares

Reparações Gerais em todas asmarcas de automóveis

R. dos Guiões, 489 - Madalena4405-752 Vila Nova de Gaia

Telf/Fax. 227 132 456

ConstantinoSampaio Correia

Construtor CivilExecuta todos os trabalhos inerentes à construção

levar, dentro de dias, o Grupo Folclórico daMadalena; efectuamos a primeira geminação daVila da Madalena, com Ville D'Arpajon - França; emque delimitamos o "Centro Histórico da Madalena";em que apresentamos a candidatura ao PARES II,para construção de uma Creche e de um Centrode Dia com Apoio Domiciliário; em queconseguimos a inscrição em PIDDAC, do novoCentro de Saúde da Madalena; em queconseguimos a ligação de vários arruamentos: Ruada Trapa à Travª Leira da Pega; Rua da Cavada àRua da Vinha; entre outros; em que se procedeu àabertura de novas acessibilidades, Travª daGândara, (ligação Madalena - Vilar do Paraíso);Rua Maestro José Pereira de Castro; Rua AntónioJoaquim Simão da Mota; Rua Benjamim dosSantos Moreira; Rua Padre António da Silva Mar-tins; Rua António Fernando de Almeida PintoTavares; Rua Campo do Forno; Rua Maria PintoTavares Poças; Rua Alberto Matos; Rua MestreIsolino Vaz; Rua Padre Henrique Fortuna; RuaMaurício Lourenço de Oliveira e Rua Ville D'Arpajon;em que conseguimos a remodelação dailuminação pública, praticamente em toda aFreguesia; em que colaboramos no aumento darede de saneamento básico e na cobertura totalda Freguesia em termos da rede de água potável;em que conseguimos que a Madalena, passassea ser servida por duas empresas transportadoras,em que uma delas efectua a ligação entre a Vila eo centro do Município; em que o investimentoprivado, foi superior a 100 milhões de euros,(Parque Empresarial da Madalena - 15 Pavilhões,em construção; "Villas da Madalena" - 48 moradias,em construção; "Centro de Negócios da Madalena"(com Hotel 80 quartos), em apreciação; "Páteosda Madalena", 600 habitações R/c + 2, emconstrução; entre outros); em que o investimentopúblico ascendeu aos 3 milhões de euros,(Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena; Centrode Saúde da Madalena; Creche e Centro de Dia daMadalena; aprovação da requalificação da nossaorla marítima, entre outros); em que procedemosà requalificação do cemitério, com a construção

construção da Creche. Mas, além disto, apoiamosa realização da colónia balnear, com a cedênciade barracas e de transporte às crianças, até aos10 anos; idas ao circo; idas ao teatro, visitas deestudo; comemoração do Dia Mundial da Criança,com a oferta de uma lembrança a cerca de 800crianças (jardins de infância e EB - 1); atribuiçãode uma lembrança de Natal, a todas as crianças,além de atribuirmos Bolsas de Estudo aos nossosestudantes, no valor de 1500 • e de termos sido aprimeira Freguesia de Gaia, a constituir o ConselhoLocal de Jovens Talentos, no qual têm lugar osjovens distinguidos nos Quadros de Valor e deExcelência, das várias escolas secundárias, ondeos nossos jovens alunos frequentam.

Recentemente o executivo apresentou oprojecto do Programa Integrado de Policiamentode Proximidade (PIPP). É a segunda do concelhoa aderir. Porque o fez? Acredita que depois deestar no terreno, a freguesia estará mais segura?

Há já algum tempo que estávamos a trabalhar,como Comando Metropolitano da PSP, numasolução que passasse por aumentar os níveis desegurança da população da Vila da Madalena. Emparticular da população Menos Jovem, dos jovense dos comerciantes. Assim, foi com regozijo, quevimos o nosso trabalho ter resultados no passadomês de Junho, altura em que a Vila passou a sercontemplada com o Policiamento de Proximidade,sendo que a partir dessa data, passamos a teragentes "adstritos" à Vila, que estão munidos demeios de telecomunicações da Vila da Madalena,com número telefónico próprio, fazendo com quede uma forma mais célere um Menos Jovem possaser ajudado; um Menos Jovem, tenha nos agentesda PSP, pessoas de confiança, que conhecem

baixos preços, daí a necessidade que tivemos emestabelecer parceria com a ASSM, no sentido de,quando o Centro de Dia estiver pronto, os MenosJovens que o frequentem, tenham bons cuidadose serviços de qualidade, mas ao mesmo tempo,esses Menos Jovens, regressam ao seu meio fa-miliar, ninguém os vai retirar do seu meio ambiente.Agora, também tenho a plena noção que não é,apenas, com a construção do Centro de Dia, apesardeste ter Serviço de Apoio Domiciliário, que vamosresolver o problema de todos os Menos Jovens daMadalena. Dai estarmos já a estabelecer outrasparcerias, no sentido de pensar, desde já, nosoutros Menos Jovens, e não apenas nos 65, queserão servidos pelo Centro de Dia da Madalena.Diria, portanto, que a construção do Centro de Diada Madalena vai ajudar a resolver o problema deuma parte da população Menos Jovem.

E os mais novos? De que forma a juntamobiliza a população mais jovem da Vila?

Para a população mais jovem, e como jáfalamos anteriormente, a Junta, teve a preocupaçãode também aí dar a resposta possível com aapresentação ao programa PARES - 2, da

perfeitamente os seus hábitos, desde os seusfamiliares até ao seu médico, assim, senecessário entram em contacto directamente comeles; além disso, temos uma brigada da "EscolaSegura" e das "Praia Segura", além de outrosprogramas que estão ao dispor dos cidadãos, por

de uma secretaria; de 12 jazigos; de 57 sepulturasgerais; de 40 ossários e da remodelação daentrada principal do cemitério, finalmente elevamosa Madalena a Vila.

Esta é uma freguesia com cerca de 60% dapopulação idosa. Isto preocupa-o? O Centro deDia vai solucionar os problemas da população'menos jovem' da freguesia?

Tal como falamos anteriormente, é evidenteque a população Menos Jovem, é para mim umapreocupação. E isso, por uma série de razões: hojeo ritmo de vida dos filhos é tal que estes têm poucotempo para os pais; por outro lado, hoje os filhostêm uma carreira profissional a defender e issoretira-lhes imenso tempo à família; por outro lado,ainda, não há espaços onde os Menos Jovens,possam ficar, com todas as comodidades e a

notícias de gaia30.jul.09

pág. 9 VILA DA MADALENA

ESPECIALIDADES NO FORNO A LENHAFRANCESINHAS * CACHORROS * PIZZA

SUGESTÕES DO CHEFE2ª feira: Arroz de pato à moda antiga

3ª feira: Frango assado no forno4ª feira: Pernil assado no forno

5ª feira: Panadinhos c/ arroz de feijão6ª feira: Rojões c/ castanhas

Sábado: Bacalhau c/ broa; Tripas à moda PortoDomingo: Bacalhau à Zé do Pipo; Cabrito e Vitela assada no forno a lenha

TAKE-AWAY

R. dos Combatentes 78,Madalena

4405-738 V. N. GaiaTelef: 227 136 080

Fax: 227 136 080

J. MarquesPinto, Lda.

R. Marinha, 320 Madalena 4405-761 Vila Nova de GaiaTlf/Fax. 227 128 602 - Tlm. 919 502 887

SERRALHARIA CIVILFabrico e montagem de portas, janelas duplas e normais, portões, gradeamentos.

Todos os trabalhos em ferro, alumínio e inox

NINHO DAS SEMENTESDe: Augusto Soares Peres

R. Escola do Maninho, 68 Madalena4405-746 Vila Nova de Gaia

Tlf. 227 138 100

Sementes, farinhas e cereais

exemplo, nesta época de férias. Como lhe disse,o Programa, está ainda numa fase deimplementação, mas já se começam a ver sinaisbastante positivos da adesão a este programa.

E no que toca à rede viária. O que mais opreocupa?

Bem, quanto a esta questão, neste momentopreocupam-se, basicamente três coisas. A primeiraé a VL-3. Esta via que foi prometida a suaconclusão, há 12 anos, com a vinda do aindaPresidente, mas que ao fim do 1º mandato (2001),toda a população percebeu que apenas serviupara fins eleitorais. Apesar disso, tem-se mantidonos compromissos do executivo municipal desde2001…. Esta via servirá, basicamente para duascoisas: diminuir o tráfego viário na rede local, quehoje em dia já não aguenta mais viaturas/hora;por outro lado, como ligação directa de Vilar doParaíso à orla marítima.

A segunda a requalificação da entrada da Vila.Quanto a esta questão, e após a realização de umabaixo-assinado, com 1150 assinaturas, aresposta da Câmara foi nenhuma. Mas, há dias,na apresentação do candidato da Coligação PSD/PP à Madalena, o Sr. Presidente da Câmara,assumiu, mais uma vez, a realização desta obracom início para Setembro próximo. A bem damelhoria da qualidade de vida da população,esperemos que o pregador não esteja mais umavez a não falar verdade…. Finalmente, quanto àrequalificação de (praticamente) toda a rede viáriada Vila da Madalena que esteja em asfalto. Élamentável que para esta Vila a câmara não olhecomo olha para as restantes vilas do Município.

Falemos do desemprego. A Junta deFreguesia da Madalena vai organizar, na Escolado Maninho, nos dias 27, 28 e 29 de Julho, a IFeira de Emprego da Madalena, com a presençade empresas e instituições ligadas ao empregoe formação. Qual é o objectivo do executivo comesta iniciativa?

Com esta iniciativa, o executivo da Madalenatenta, por um lado, divulgar as opções que aspessoas que infelizmente, se encontramdesempregadas, (cerca de 500), podem recorrerpara melhorar as saídas profissionais, ficandoassim, melhores preparadas para as exigênciasdo mercado de trabalho. Por outro, permitir aosjovens à procura do 1º emprego, opções de

contactos com empresas no sentido de passarema ter relações laborais com o mercado de trabalho.Assim, nesta I Feira do Emprego da Madalena,vamos contar com empresas; com institutossuperiores; com o Instituto do Emprego e FormaçãoProfissional; com o Exército, entre outros.

população, é estar sempre à disposição damesma, com elevado sentido de servir e não servir-me da mesma como outros fazem, dou-lheexemplos de candidatos que à medida que vãoperdendo eleições autárquicas vão subindo dentrode algumas estruturas municipais ou vãoarranjando empregos para familiares próximos…

Já apresentou a sua recandidatura. A terceirae última. O que é não pode deixar de fazer nospróximos quatro anos?

É verdade, apresentei, no passado dia 27 deJunho, a minha candidatura à Assembleia deFreguesia da Madalena, o que a vencer comoespero, serei, novamente presidente de Junta daVila da Madalena. Lamento informá-la, mas nãose trata da minha terceira candidatura ao cargo dePresidente da Junta. Atendendo a que o meuprimeiro mandato não conta para as contas queefectuou. Ou seja, poderei ainda voltar a sercandidato à Assembleia de Freguesia daMadalena, em 2013…. Permita-me já agora, quepartilhe consigo, que atendendo a que algunscandidatos da oposição estão a dizer a um ou outroconterrâneo que tenho "outros voos" e o que, porexemplo, o quero é "ser Deputado", quebrandoassim o vínculo à minha Vila, esses terão queesperar mais uns aninhos para confirmar essasituação….

O que não posso deixar de fazer pela "minha"

Ora isso não farei. Por outro lado, e tal como já lhereferi, entre outras razões há duas que me motivama ter apresentado a minha candidatura ao mandato2009/2013: a construção do Centro de Dia e daCreche da Madalena e a construção do Centro deSaúde da Madalena, melhorando,substancialmente a qualidade de vida de todos osque escolheram esta "Terra Linda", para morar.

O recandidato Carlos Cidade…

Porquê mais quatro anos à frente da Vila daMadalena?

Pelas razões que acabo de lhe dizer. Porque jáque tive a ideia de avançar com a construção daCreche e do Centro de Dia; assim como daconstrução do Centro de Saúde, gostava de ser eua representar a população no dia em que estesdois investimentos públicos forem inaugurados,ou seja, dentro de 18 meses, pós colocação da 1ªpedra… Por outro lado, gostava de lhe dizer quesou autarca há 20 anos, (desde 1989), as pessoas

notícias de gaia30.jul.09

pág. 10VILA DA MADALENA

conhecem-me, sou um "filho da terra", não mecandidato "empurrado" por ninguém, nem tenhoqualquer contrapartida, para ser candidato;candidato-me porque tenho vontade; ambição equero o melhor para a minha população

Mas este não tem sido um mandato fácil.Mesmo assim está disponível. Porquê?

Sabe que tal como o Povo diz, "é nos momentosde crise, que se vê quem tem capacidade". Não édifícil gerir uma autarquia, por maior ou pequenaque seja, com os duodécimos em dia. O difícil égerir uma autarquia, com 16 funcionários, que sópara pessoal gasta cerca de 250 mil euros/anos;que efectuou obras e investimentos, como jáfalamos; criamos novas receitas, para fazer face àostracização da câmara à nossa população, nãocumprindo com protocolos assinados e nãocumpridos, cujo valor ronda o meio milhão de eu-ros. Percebo que alguns preferissem que eu metivesse "vendido" ao poder municipal. Acontece,

vermos a situação anómala, resolvida o quantoantes, a verdade é que a ida do presidente dacâmara, para Lisboa, tratar (durante muito poucotempo) dos assuntos do seu partido, esquecendoGaia, fez com que as cinco juntas, nas quais ospresidentes são eleitos em representação doPartido Socialista, ficaram sem receber o valorprotocolado e não pago, desde 23 de Fevereiro de2007, ou seja, há 30 meses… Perante talanormalidade, em defesa do dinheiro devido acada uma das juntas, não nos deixaram outraalternativa que não fosse a de recorrer á via judi-cial, pedindo (apenas) aquilo que as populaçõestêm direito. Ou seja, a população destas cincofreguesias, têm o direito de ser tão bem tratadascom a das restantes 19 freguesias, queconstituem o município de Gaia.

Vejamos o seguinte cenário: Luís FilipeMenezes volta a ganhar a câmara e a Junta daMadalena permanece sob a sua alçada. Tendo

Merece-lhe algum comentário esta opinião?Essa opinião só pode ser daqueles que não

podem falar abertamente, nem defender as suaspopulações. Porque se falarem qualquer coisa que"belisque" o "sistema instituído" ficam sem obrasou então são convidados a acompanhar umadeslocação ao exterior e quando regressam jápensam de forma bem diferente. Em defesa dasnossas populações, decidimos não comparecera uma Assembleia Municipal, que votoufavoravelmente a antecipação das rendas da EDP,nos próximos 25 anos. Ou seja, a Câmara teriaum encaixe financeiro "gordo", sendo que seriamas gerações futuras a "pagar" essa mesma factura.Por esta razão, estamos sem protocolos, desde23 de Fevereiro de 2007. Decorridos 35 anos do25 de Abril, é esta a Democracia de alguns….

O que pensa dos seus adversários políticospara as próximas Autárquicas?

No momento desta entrevista, apenas conheçoalguns dos candidatos. Não sei se aparecerá maisalguém, por isso, permita-me apenas, que refiraque não sou candidato "empurrado", nem"negociei" nada para ser candidato, nem para mim,nem para os meus. Apresento-me, ao eleitorado,com um património político de 8 anos, comopresidente de junta, testemunho político intenso,credível, transformador. A população julgar-me-á ecomo sabe, a população é sábia ao julgar. Confioplenamente nos Madalenenses. Mas em política,como na vida, o trabalho que importa é o trabalhoque está por fazer. É esse trabalho que me ocupa,me move, me mobiliza. Olhar em frente, abrirhorizontes, construir caminhos, ganhar os novosdesafios que o tempo e a evolução da vida e dasociedade nos colocam.

Avanço para mais este desafio, comentusiasmo, com motivação, na defesa dosinteresses dos Madalenenses e com muitaSolidariedade, para com aqueles que estão aatravessar um momento difícil nas suas vidaspessoais e em particular nas suas vidasprofissionais.

Parto para este desafio com a ambição de gerira junta da Vila da Madalena, com o Dr. JoaquimCouto a presidente da Câmara de Gaia, para queesta Vila não seja discriminada, ostracizada, comotem sido desde, 23 de Fevevreiro de 2007 por umacâmara liderada por uma coligação de direita queusa e abusa de um poder "musculado".

Vai ter de sair daqui a quatro anos. Vai quererser lembrado porque…

Tal como já falamos, posso sair ou não daqui a4 anos… Mas, gostava de ser lembrado como umcidadão que dedicou (neste momento), metadeda sua vida à causa pública, na defesa de umapopulação, na defesa dos interesses dos outros,fazendo com que a qualidade de vida de todos,tivesse efectivamente melhorado ao longo desteperíodo.

Tânia Tavares

R. Tapada da Marinha, 3484405-791 Madalena Vila Nova Gaia

Tel.: 227 122 090 - Fax: 227 122 091

porém, que a população já me conhece e sabeque tenho princípios, defendo valores, tenho ética.Ao contrário de outros. Mas, a população, tambémsabe, que efectuamos uma gestão muito rigorosa,que apresentamos, nos últimos anos, taxas deexecução orçamental, superiores a 95%; osMadalenenses sabem que estou sempredisponível, na defesa intransigente dos seusinteresses, veja-se, por exemplo, a alteraçãoefectuada nos horários dos comboios, entreoutros… Eu estou sempre disponível para sersufragado na população. Os Madalenenses, em11 de Outubro, têm várias opções e são livres devotar em quem melhor os representa. Estou deconsciência tranquila quanto ao veredicto popular,porque em política há ganhar e perder, outra coisa,é o executivo municipal, quer transformar o votodemocrático da população, como no período, pré-25 de Abril de 1974, e passar a transformar oPresidente de Junta, num regedor, isso, comigo,não aconteceu, não acontece, nem vai acontecerno próximo mandato…

Esta semana apresentou - juntamente comoutros 4 colegas socialistas - uma providênciacautelar contra a câmara por causa de verbasque foram protocoladas e não foramtransferidas. Afinal, o que se passa?

Após contactos e sempre na expectativa de

em conta toda esta situação, como vão ser asrelações institucionais entre as duas autarquias?

Permita-me que não concorde, em absoluto,com tal cenário. Isto porque basta contactar com apopulação para perceber que, se o aindaPresidente fez obra, isso foi durante os seusprimeiros 8 anos, neste último mandato, limitou-se a dar projecção ao seu "sonho" de "comandar"o PSD, para ao fim de pouco tempo "cair" do lugar.Isto para lhe dizer, que o ainda presidente, nãogoza hoje da simpatia de outros tempos…. Logo,tal cenário não se coloca.

Mas, perante tal situação, as relaçõesinstitucionais serão sempre, tal como lhe disseno meu primeiro e segundo mandatos, tendo porobjectivo, a defesa intransigente dos interessesdos Madalenenses. Até porque, é difícil reivindicare até mesmo reunir com o ainda Presidente, seeste est(eve)á mais interessado em "tomar deassalto" novamente o PSD. Esquecendo Gaia eos Gaienses. Espero, que nessa altura, seja outroo presidente da Câmara, para que possareivindicar sempre, na defesa dos interesses dapopulação local.

Há colegas que dizem que este problema sóexiste porque vocês (os cinco presidentes dejunta) olharam mais para a cor partidária emdetrimento da população que representam.

notícias de gaia30.jul.09

pág. 11

Comércio de Alimentos, Lda.

Venda de todo o tipo dealimentos

Largo Aguim, 72 Madalena4405-721 Vila Nova de Gaia

Telf. 227 126 643

MODESTAControle o seu pesoSubir / Manter / Descer de Peso

Distribuidor Independente da HerbalifeContacte para fazer a sua encomenda

ou oportunidade de negócioPART-TIME * FULL-TIME

Alexandre Saraiva914 243 804

Todos os trabalhos em vidroResguardos de banheirasTemperados e laminados

VIDROGAIA

Rua de Bocas, 286 * Telf./Fax: 227 131 552Madalena - 4405-731 Vila Nova de Gaia

VILA DA MADALENA

A cerimónia de lançamento da primeira pedra na construção do Centro deDia e Creche da Madalena ocorreu no passado dia 14 de Julho.

Presentes no evento estiveram o ministro da Solidariedade Social, Vieirada Silva, o presidente da Junta de Freguesia da Madalena, José Carlos Cidade,assim como Elisa Oliveira, presidente da Associação de Solidariedade So-cial da Madalena.

Vieira da Silva salientou a necessidade de um empreendimento comestas características para contrabalançar a estatística que refere a existênciade 60% da população da freguesia com idade superior a 65 anos, num totalde 12 mil habitantes. Além disso, é reconhecido pelo governante o mérito daassociação que acolhe este equipamento, não apenas em referência a estaconstrução, mas como um acumular de positivos trabalhos em tão poucotempo (seis anos de vida). Como tal, o reconhecimento de Vieira da Silva écorrespondido pela restante população da freguesia.

O funcionamento do Centro de Dia e Creche está vocacionado para trêsvalências: a creche, com capacidade para 33 crianças, dos 3 meses aos 3anos, o Centro de Dia, para 30 utentes e o Apoio Domiciliário, para 35 pessoas,estando as duas primeiras áreas interligadas. A construção terá dois pisos,sendo o primeiro ocupado pela creche.

O autarca local elogiou esta obra e elevou a mesma a um estatuto demerecida congratulação junto dos populares, sendo esta uma acção orientadapara o desenvolvimento presente e futuro da vila da Madalena.

Este novo empreendimento tem o objectivo definido de apoio a todos osextractos sociais, com a comparticipação da Segurança Social, propósito

Uma pedra pelo futuro

este que invoca as necessidades dos habitantes da Madalena.Com o apoio logístico da câmara municipal e comparticipação da junta de

freguesia, que cedeu o terreno para a construção, o novo equipamento surgeno âmbito do PARES II (Programa de Alargamento da Rede de EquipamentosSociais) que financiou o empreendimento em 240 mil euros e que conta, emtodo o país, com cerca de 500 equipamentos a ser construídos.

A obra estará concluída dentro de um ano.

Junta promove empregoA Junta de Freguesia da Madalena organizou, entre os dias 27 e 29 de

Julho a I Feira do Emprego.Esta iniciativa pretende chamar a atenção para o desemprego na região,

sendo que as mais recentes estatísticas demonstraram a existência de 500desempregados na Vila.

A criação do Centro de Dia e Creche pretende contrariar os últimosnúmeros, estando já garantidos 15 novos postos de trabalho.

Esta iniciativa contará com a presença de empresas e instituições ligadasao emprego e formação. Mário Souto

notícias de gaia30.jul.09

centrais

"Gosto à brava disto que faço"

Auditório cheio para receber o candidato apresidente de câmara: Luís Filipe Menezes.Candidato ao quarto mandato à frente do destinodos gaienses. E nem sabiam que - grande partedeles - vai ter uma 'responsabilização' nestacampanha. Menezes, o candidato, nomeou osgaienses - todos os gaienses - como mandatáriosdesta candidatura e elementos da comissão dehonra. A candidatura do "Partido de Gaia", revelouo social-democrata. O slogan da candidaturaespelha essa mesma ideia: 'O meu lema é fazer. Aminha ética cumprir. O meu partido Gaia'.

E porque motivo se recandidata mais uma vez?"Porque gosto à brava disto que faço", explica. Mas,acima de tudo, porque "acho, acredito e tenho acerteza que tenho a energia, ideias e criatividadepara mais um ciclo político de progresso".

Para já, Menezes não quer confundir oeleitorado. Por isso, à parte do que irá ser feitoindividualmente nas freguesias, esta candidaturavai estar 'adormecida'. Não vai haver um cartaz como rosto de Menezes, por enquanto. "Vou ficarcaladinho até 28 de Setembro (um dia após aseleições Legislativas)", assegurou. Mas, mesmoapós essa data, a candidatura não deverá apostarem grandes quantidades de outdoors. Até porque,o social-democrata acredita que deve acabar o"folclore de cartazes". Porém: "vão ter paciência,mas vai haver muita inauguração" até 11 deOutubro.

48 projectos para 48 mesesO próximo mandato já tem estruturados 48

projectos. De carácter social, infra-estruturas e, porexemplo, ambiental.

Em termos sociais, Menezes quer avançar coma gratuitidade dos livros escolares até ao 9.º ano,para todas as crianças de Gaia. Aposta no CartãoCidadão Sénior, dedicado aos gaienses com maisde 65 anos. Este cartão vai permitir descontos nostransportes públicos, nos equipamentos públicos,piscinas ou museus.

Pretende ainda desenvolver o SOS Idoso que,entre outras valências, irá permitir o transportegratuito até ao hospital ou ao centro de saúde.

Menezes recandidata-se ao quartomandato. 48 projectos para 48 mesespretendem marcar os próximos anos.Campanha laranja com cartazes só a 28de Setembro

Ainda nesta áreaestão sobre a mesa asregalias às famíliasnumerosas e casaisjovens. Estes poderãobeneficiar de reduçõessubstanciais emalgumas taxasmunicipais; e ainda oprograma social quebeneficia quem temmais de 3 filhos.

As cantinassociais,que vão seredificadas nas zonasindustriais pretendemtambém garantirrefeições de qualidadepara todos ostrabalhadores sãotambém projectosdesta candidatura.

A reabilitação de Vilad'Este - com ou semajuda do governo -, aconstrução do Museusdo Teatro e da Casa doCinema - ambos noCentro Histórico -, oteleférico e a Marina deFoz de Gaia sãoapostas que Menezesgarante comoconcretizáveis. Ainda noque toca a obras, estãoprevistos dez campusescolares para mais 5mil crianças do 1.º ciclo,"algo que não existeem qualquer parte domundo", assegurou.

reabilitação do Norte, em Valadares; o metro atéVila d'Este, assim como, a via rápida de Canideloaté as Devesas. "Afianço-vos sobre palavra dehonra. Mais de 70% estará concluído daqui a quatroanos, o restante será inaugurado pelo próximopresidente da câmara"

Menezes terminou assegurando: "vou ficar emGaia nos próximos quatro anos", até porque "umcompromisso eleitoral é para levar até ao fim".

Tânia Tavares

"CAOS Musical" é um musical inédito e origi-nal, com guião e letras de Hélder Reis e músicasde Paulo Filipe e Paulo Freitas, que subiu ao palcodo Teatro d'Avenida, em frente ao El Corte InglésGaia Porto.

A Academia de Música de Vilar do Paraíso(AMVP) apresentou, nos passados dias 16 a 18de Julho, "CAOS Musical". Esta é uma obra emque, de acordo com as palavras do autor, HélderReis: "Juntámos a vida, as dores, a respiração, oscorações, o trânsito, as mãos, a alegria, econstruímos o CAOS musical. Não vasculhamosmuitas ruas para encontrar os temas que inspirameste musical, quem sabe percorremos a sua rua!"

O famoso apresentador da "Praça da Alegria"vai mais longe e levanta um pouco mais o véusobre a obra: "A vaidade, o orgulho, a partilha, afesta, o ciúme e a despedida, vão estar na voz e nocorpo de jovens actores que darão o nome ao fu-turo. Esta obra foi escrita e composta para osalunos do 3º ano de teatro musical da AMVP e serão

"CAOSMusical"no Teatrod´Avenida

eles que nos acordarão para a força redentora,política e perturbadora que o teatro tem."

Mais do que tudo, Hélder Reis apostou numtexto que se quer próximo do espectador:"Possivelmente, você vai encontrar-se numdestes textos, numa desta músicas. Deixe-selevar, a sua história também está escrita nesteCaos. Se se perder, encontramo-lo no fim doespectáculo…"

Este musical foi criado para os alunos de 3ºano do Curso de Teatro Musical da AMVP. Esta éuma instituição que tem vindo a dar importantespassos nesta área, tendo, desde o início,reproduzido musicais ou excertos de musicaisjá existentes e produzidos no Est Wend deLondres e na Broadway de Nova Iorque.

Desta vez o desafio foi mais longe e foidecidido criar algo totalmente novo, com todosos riscos e vantagens que tal acarreta. É ummusical português, com novos ingredientes quecertamente surpreendeu positivamente o público.

Em termos ambientais, garante a duplicaçãode espaços verdes, atingindo os seis metrosquadrados por habitante, bem como investir em'bosques municipais'.

Novos centros desportivos e quatro centros desaúde estão também na lista dos projectos deFilipe Menezes.

Mas com todos estes projectos, o candidatoevoca outros que vão marcar a próxima década: avia que vai ligar a Avenida da República até ao mar,desde a rotunda de Santo Ovídio até ao pólo de

notícias de gaia30.jul.09

centrais

Pressingempresa jornalística

comunicação e imagem,unipessoal lda.

[email protected]

VILA DE SANDIM

Sandim é uma freguesiaconhecida pela dinâmica culturaldas colectividades. Esta é umaaposta forte da freguesia?

É. Nós temos muito gosto nascolectividades. Neste momento temosa decorrer mais um Encontro dasColectividades. Além dascolectividades - e do que elas têmtrazido de cultura para a freguesia -tem havido também uma iniciativa derealçar: Sandim em Movimento. E quetem mais de um ano. Todos os meseshá uma temática diferente que passapela pintura, artes, colóquios sobrenutrição ou gravidez, cinema, entreoutros. Nós achamos por bem apostarnisto, nesta acção dirigida aoshabitantes da freguesia. As pessoasde fora da freguesia que se quiseremassociar, nós temos muito gosto emreceber, mas são acções viradas paraa freguesia.

O Sandim em Movimento édireccionado também para ascolectividades?

É direccionado para a populaçãoem geral. São temáticas pré-programadas que achamos por bemdesenvolver. Tivemos ciclo de cinemaonde todos os dias era passado umfilme, durante mais de uma semana.Desenvolvemos teatro. Colóquios eaulas de pintura…

E ao fim de um ano o balanço épositivo…

É muito positivo. Admitimos que afreguesia não estava habituada a isto.Tivemos de dar conhecimento primeiroaté aderirem.

Qual é o balanço que faz do XIIEncontro de Colectividades?

Penso que é notório. Pela

“Defendo o partido daminha terra”

Um gaiense. Com orgulhoem sê-lo. Mas, acima detudo, um defensor dafreguesia. Da Vila que contajá com oito anos deelevação. Da ruralidade. Dasgentes. Dos costumes. Mascom visão empreendedora eobjectiva. Quer para afreguesia o que merece:desenvolvimento integrado.

O Centro Cívico e arequalificação das viascentrais são os projectosque pretende levar a cabonos próximos anos. Mas o'brilhozinho nos olhos'aumenta quando se fala deambiente e da proposta quevai embelezar ainda mais afreguesia: o passadiço aolongo do rio Uíma.

Médico de profissão.Presidente de junta dededicação. Mota Baptista naprimeira pessoa para falarnuma das maioresfreguesias de Vila Nova deGaia: Sandim!

experiência que tenho de oito anos demandato, acho que não há qualquer dúvidaque a afluência de pessoas aumenta todosos anos. Do ano passado para este anoaumentou-se o número de dias. Todos osdias esteve imensa gente.

Ao contrário de iniciativassemelhantes de outras freguesias, esteencontro de colectividades,precisamente pela tal dinâmica cultural,não é virado exclusivamente para afreguesia…

É evidente que a festa dascolectividades é para quem quer estarpresente. Sem dúvida nenhuma, esta festa

é direccionada para as pessoas dafreguesia, mas está a aberta a toda a gente.

Em termos sociais, o Centro de Diada Terceira Idade chega para asnecessidades de Sandim?

O Centro de Dia serve em parte. Foiuma grande aquisição que funciona paraa freguesia e para fora da freguesia. Quemestá a gerir o Centro de Dia é a Associaçãode Socorros Mútuos Nossa Senhora daEsperança e dá apoio a Sandim e afreguesias circunvizinhas. Dão apoio aidosos e carenciados da freguesia etambém a alguns de fora da freguesia. Éalgo que é muito bom, a sua existência,

notícias de gaia30.jul.09

pág. 14

Joaquim Fernandesde Sousa Lopes

Rua da Costa, 118 - 4415-779 SandimTelef. 227 650 021 * Telem. 939 531 737

Aluga ou Vende lotes de terrenos e armazénsEstrada n.º 1 Porto-Lisboa

VILA DE SANDIM

Igreja Paroquialda Freguesia de Santa

Maria de Sandim

Largo Padre Saúde4415-855 SANDIM

Telf./Fax 227 650 017

ConstruçõesFazgaia, Lda

Rua Cancela Cruz 703 * 4415-794 SANDIMTlf/Fax 227 651 883 * Tlm. 934 810 466

Construção CivilConstrução e venda de Imóveis

SandimcarComércio Alimentar Lda

R. do Calvário 634, * 4415-913 SANDIMTel./Fax 227 634 473

Distribuição de Produtos alimentaresArmazém e Talho

mas neste momento temos reunidos esforços para quetambém seja uma realidade um lar de idosos. Estamos atrabalhar nisso. A junta de freguesia, em parceria com acâmara Municipal e a Associação de Socorros Mútuosque já está a concorrer a este novo programa Pares paraque este equipamento seja uma realidade. Um projectomuito bem conseguido que vai ser uma mais-valia. Sóespero que não existam "restrições", eventualmente decarácter político que possam pôr em causa a candidatura.

Não será então uma necessidade premente…Esta é uma necessidade em qualquer sítio. Mas sabe

que nas freguesias rurais ainda têm, felizmente, umsentido de família muito grande. As pessoas ainda têm apossibilidade de, com o avançar de idade, continuar emcasa da família. O que não acontece já em locais urbanos.

proporcionar melhor acesso ao núcleo cívico dafreguesia. Depois, concluir a primeira parte do centro cívicoque já foi a concurso. Gostaríamos também de ter umauditório que possa abarcar um evento cultural de maiordimensão. Um núcleo de encontros culturais.

Com um cariz de alguma ruralidade, a junta temalguma atenção especial para com a juventude?

Temos de ter. A juventude é o nosso futuro. Temos deter. Nós pensamos é que, como em tudo, tem de haveruma interligação entre toda a gente. Nós estamos sempredisponíveis, e penso que os jovens também, para que afreguesia tenha, cada vez mais, o futuro assegurado emtermos de valores e dar maior garantia para a freguesia.

Com a construção da A41 e da A32 - que

muitas vezes preterida em favor de freguesias maisurbanas no que toca a grandes investimentos?

Sabe que, em tudo na vida, costuma dizer-se que háuma lei da oferta e da procura. Transformando esta ideiapara a realidade explica muita coisa. Entendo que é precisodar resposta às necessidades das pessoas. Onde hámuita gente, há mais vozes a reclamar. É natural que, umafreguesia com 30 mil habitantes, eventualmente, possaprecisar de mais equipamentos que uma outra de seis ousete mil. Mas também, é importante que estas coisas nãosejam descuradas. Porque temos menos habitantes. Masvamos mudar. Temos de olhar também para as freguesiasdo interior. Temos lutado para haver uma melhoria.Queremos 'apanhar o comboio' em plenitude e acompanharo desenvolvimento. Não tenho qualquer dúvida que Gaiade há 12 anos não tem nada a ver com a Gaia de agora.Acho que será uma injustiça enorme as pessoas nãoreconhecerem essa situação. Não reconhecerem otrabalho camarário desenvolvido há 12 anos. Passarammuitas cores pela câmara antes destes 12 anos e nuncaninguém conseguiu este sentido de orgulho que todosnós temos em Gaia. Eu tenho.

Pegando nessa ideia da 'velocidade' gostaria desaber a sua opinião sobre a crítica que o PS Gaia fazà câmara e que se prende com o facto de, em Gaia, odesenvolvimento ser feito a duas velocidades: a dointerior e a do urbano, nomeadamente a orla costeira.Concorda?

Não, minimamente. Eu tenho de reconhecer que têmsido feitos mais investimentos no litoral, e ainda há poucolhe expliquei porquê. Mas, também temos de reconhecerque o litoral é muito mais procurado. Eu gostaria e lutopara que a minha freguesia tenha mais coisas, mas tenhode admitir que a zona do litoral onde vivem e vão muitomais pessoas - mesmo pessoas daqui que vão para láusufruir do espaço - que tenha um espaço dedesenvolvimento diferente. Nós queremos é coisas quenós, efectivamente, precisamos. Queremos trazer para afreguesia aquilo que é indispensável para ter uma boaqualidade de vida. É isso apenas. E eu acho que aspessoas neste momento têm condições para ter uma boaqualidade de vida. Têm um bom centro de saúde. Têmacessibilidades bastante boas. Têm colectividades quelhes permite ter espaço de cultura perfeitamente razoável.Uma assistência médica - para além do centro de saúde -através da Associação de Socorros Mútuos que prestaassistência médica a pessoas da população. Eu achoque a Vila de Sandim tem praticamente tudo. Não tem aquiuma piscina, mas tem condições para levá-las lá, casoqueiram ir para a piscina. Nós temos de entender que nãopode existir equipamentos em todas as freguesias. Agorao que é fundamental, e já o disse em reuniões que tenhocom a câmara, é que os equipamentos não fiquem todos

E eu sinto orgulho por isso. Por haver em Sandim estesentido de família, por permanecer este exemplo dehumanismo. Nós sabemos que há necessidade de haverestes equipamentos que a médio prazo vão ser realidadeem muitos sítios.

Quais são então as principais carências dafreguesia?

Todas as freguesias têm carências. Se isso nãoexistisse não havia necessidade de haver novascandidaturas às juntas. Aquilo que nós, neste momento,gostaríamos que fosse uma realidade, sem dúvida, é queesta parte central fosse melhorada, nomeadamente, osacessos. Estamos a trabalhar nesse sentido. Como tal,sendo esta zona uma área onde tem o centro de saúde,duas escolas, onde tem a junta de freguesia precisa demais espaço. Este é precisamente um dos motivos daminha recandidatura é fazer, por exemplo, o melhoramentoda Rua Maria Jerónima de Carvalho que possa

atravessam a freguesia- não sente que Sandimpoderá perder acaracterística rural?

É provável. Não digoque não. Há muitos casosde locais que antigamenteeram fortemente ruraisagora são grandescentros urbanos. Ascondições dos tempos éque os foram mudando.Agora… a freguesia deSandim é muito grande.Tem um espaço verdemuito grande. Temospossibilidade paradesenvolver uma zonaindustrial que vai

desenvolver a freguesia. Mas também queremos que semantenha o espaço verde. Nós - e algumas freguesiasdo interior - somos um pulmão de ar importante para Gaia.Muitas vezes diz-se que somos uma freguesia compoucos habitantes, mas se nós 'cortarmos' o ar, o restonão respira. Toda a gente tem de ter uma função. É umpouco um alerta que pretendo dar, já que é importante queas pessoas tenham essa noção. Estas coisas são muitoclaras. Cada um tem de ter o seu papel. Nós temos essepapel.

Mas estas vias vão beneficiar a freguesia...Sim, claro. Em termos económicos achamos que sim.

Eu também não gostaria de ver a minha freguesia 'paradano tempo'. Temos que garantir o desenvolvimento para afreguesia, mas mantendo algumas característicaspróprias.

Sente que Sandim, pela localização geográfica, é

notícias de gaia30.jul.09

pág.15

Rua do Tourão, 3434415 - 903 Sandim,Vila Nova de Gaia.

www.vb-imobiliaria.comwww.grupovb.pt

T. 22 763 91 91F. 22 763 91 90

[email protected]

Serviços do grupoSolicitadoriaSegurosImobiliária - ImosandimGaiaHabita IIGabinete ContabilidadeConstrutora

O Grupo Vitor Batista é formado por um conjunto de empresasque se dedica à prestação de serviços a microempresas e

PME's, com prestígio reconhecido no mercado.

VILA DE SANDIM

"Sandim emMovimento"

A junta de freguesia, desde 2008 e no âmbito do Projecto anual"Sandim em Movimento", encontra-se a organizar diversasactividades do foro social e cultural, com objectivo de contribuirpara a aquisição de novos valores e mudança de mentalidades dapopulação desta Vila. Todos os meses são programadas diversasactividades com diferentes temas. A programação do ano de 2009 éa seguinte:

Janeiro - CinemaEm colaboração com o Cinema de Sandim e o ICA- Instituto do

Cinema e Audiovisual, foi promovido um ciclo de cinema que incluiufilmes mais recentes e clássicos.

Fevereiro - FotografiaSendo o mês de Fevereiro dedicado à Fotografia, estabeleceu-

se uma parceria com a Escola Secundária Diogo de Macedo quedisponibilizou várias fotografias da galeria de artes. O tema foi"Património". A exposição decorreu durante todo o mês, no salãonobre da autarquia.

Março - AlimentaçãoEsta autarquia, ao longo dos tempos, tem tido especial atenção

nas questões de saúde e do bem-estar dos habitantes. Desta forma,promoveu, durante o mês de Março, visitas da nutricionista às escolasde forma a sensibilizar as crianças para os bons hábitos alimentares.

Paralelamente, organizou uma palestra subordinada ao mesmotema, destinado a toda população. Ainda durante o mês, estevedisponível, no átrio da junta, sugestões para uma alimentaçãosaudável.

Abril - ArtesNa sequência dos trabalhos realizados no ano passado, a junta

promoveu mais ateliers das artes para que a população continuassea dar asas e largas à imaginação. Foram criados ateliers para ascrianças do 1º ano das escolas da Vila; para os utentes do Centrode Dia e população em geral.

Maio - MulherA exemplo do ano passado, a Junta de freguesia dedicou Maio

às Mulheres de Sandim. Para tal, e com a colaboração do Módicus,organizou todas as 3ª e 6ª feiras do mês aulas de ginástica,incentivando, desta forma, à prática de exercício.

Ainda durante o mês de Maio, foram realizadas aulas de trabalhosmanuais onde aprenderam a técnica de pintura em pano, entre outrastécnicas.

Junho - SaúdeCom a colaboração de diversas entidades, nomeadamente, USF

Além D' Ouro Sandim, Acústica Médica; Jorge Oculista e Lifescan,forma dinamizados vários rastreios gratuitos (Auditivo, Tensão Ar-terial, Diabetes e Visual).

Julho - 3ª IdadePlanificou-se, para o mês de Julho, o curso de Iniciação de

Teatro, que decorre no salão nobre da autarquia e que terá umaapresentação final para os familiares dos inscritos nesta actividade.O teatro irá ser representado no Cinema de Sandim.

Todas as actividades a realizar para os próximos meses serãoprogramadas em breve. No entanto, os temas mantêm-se iguais aosdo ano transacto.

Agosto: Actividades livres(jogos tradicionais; Actividades degaragem; Oficina de teatro).

Setembro: Ambiente (visita ao Cidadómetro; Campanha derecolha de tampinhas, tonners, pilhas e outros).

Outubro: Velharias (Feira das Velharias).Novembro: MúsicaDezembro: leitura (Feira do livro; Hora do Conto)

no mesmo sítio. Acho que é importante ter equipamentosem cada núcleo. Há uma piscina em Lever, há umequipamento aqui na freguesia, há um outro na freguesiade Crestuma. O importante é aproveitar as condiçõesnaturais que cada freguesia tem. Crestuma tem um centronáutico, que é importante, porque tem as condições paraisso, tem o rio. Nós aqui não temos, temos apenas unsribeiros, logo, à partida, não temos condições para essapossibilidade. Mas podemos ter outras condições quesão importantes potenciar. O importante também é que secriem condições locais para que cada um tenha o seuespaço que possa ser utilizado por pessoas de fora. Nãotenho dúvidas nenhumas que, em Sandim, se podepotenciar um vale do rio Uima, dos mais bonitos de Gaia,fazendo uma pista de ciclismo, ou um percurso pedonalque possam servir às pessoas que não gostam da praia,mas que possam andar naquele local mais protegidos dosol. Será uma boa forma de chamar pessoas de fora paradentro da freguesia. Agora este é um grande investimento.Nós propusemos ao QREN, infelizmente não conseguimosapoio. Mas temos esperanças que, no futuro, se concret-ize. Nós gostaríamos que com um clique ascoisas fossem todas feitas, mas não são. Tudotem o seu timming. Agora o que é preciso é terforça, coragem e incentivo para pedir o quequeremos. Mas ainda não respondi à suapergunta. Não concordo nada com essa crítica.É evidente que as pessoas querem fazeroposição. Eu penso que o PS tem pouco parafazer oposição. Vai buscar coisas que têmpouco sentido. Antes não tínhamos nada. Vá láque eles ainda vão dizendo que a câmara fezalguma coisa. Podiam dizer que não tinha feitonada…

Os Dragões Sandinenses funcionavamcomo imagem de marca, principalmenteenquanto andava pelas divisões nacionais.Como vê hoje a situação do clube nosdistritais?

O clube está a passar por uma situaçãomuito difícil. Se calhar porque foi dado um 'passomaior do que a perna'. Nós temos de serrealistas. Isto não é uma crítica a ninguém. Atéporque o nome de Sandim foi levado longe muitodevido ao Dragões Sandinenses. Agora, o queeu penso é que tenho de dar os parabéns àcomissão administrativa que neste momentoestá à frente do Dragões Sandinenses porquetem feito um trabalho excelente e, mais do queisso, tem encarado a realidade do momentoactual do país - e do mundo - e tem procuradouma equipa mais adequada à sua realidade deuma freguesa pequena. Não tem capacidade para 'altosvoos'. O Dragões Sandinense também vivia muito dapublicidade. Hoje em dia já não há. Não havendo empresasnão há publicidade. É tudo uma questão das pessoascomeçarem a tomar atitudes que o momento actual exige.

Como tem decorrido sido a relação institucionalentre a câmara e a junta? Têm servido bem afreguesia?

Claro. Vamos lá ver… seja quem for que está à frentede uma junta tem de ter a noção que, desde que é eleitopelas pessoas, tem de pôr os interesses da freguesia àfrente de tudo o resto. Para mim, embora apoiado por umacoligação PSD/CDS, neste momento não sou do presidentedo PSD/CDS, sou presidente de um partido que é Sandim.E já o disse há quatro e há oito anos. O meu partido éSandim e continua a ser. Não tenho, nem defendo mais

partido nenhum. Defendo o partido daminha terra. Eu fui eleito e é para ela quetenho de trabalhar.

É uma crítica a esta 'guerrilha' queexiste com as juntas PS?

É um pouco. E compreendo asdificuldades que as pessoas têm. Agoratambém acho, e costuma dizer-se, que asolidariedade tem dois sentidos. Asolidariedade não pode ter um só sentido.Quando nós fazemos uma exigência edepois não damos nada em troca… nãopode ser! Cada um tem as suas ideias econvicções. E acho bem que as possamdefender, agora entendo também - e elestêm de ter essa noção - que não podemtomar atitudes contrárias a um projecto edepois quererem usufruir desse mesmoprojecto. É um pouco complicadoperceber-se isso. Não sei quantas juntas

eram do partido socialista. Houve algumasque tomaram atitudes deferentes e pareceque o partido os expulsou ou nãoconcordou. Pessoalmente, acho quetiveram as atitudes mais correctas. Elesforam para lá para servir os interessesda freguesia pela qual foram eleitos.Gulpilhares, Grijó, Vilar de Andorinho…essas freguesias têm tomado atitudesdiferentes. Eu não quero estar aqui a daro meu parecer sobre o que as outrasfreguesias fazem, mas tenho a minhaopinião. Eu não o faria. A minha convicçãoseria sempre defender os interesses daminha terra. E punha esses interesses àfrente de qualquer coisa. Nunca poderiapôr à frente de qualquer partido. TT

notícias de gaia30.jul.09

pág. 16

R. Gestosa de Baixo 462, 4415-826 SANDIMTelf. 227 652 465

Café CruzeiroServiço de Café e Snack-bar

Aberto DiariamenteMármores e Cantarias

Fornecimento para obras ecemitérios

Rua das Fontainhas, 164 * 4415-815 SANDIMTelf. / Fax 227 650 330

JoaquimCosta Martins

Rua Sociedade Columbófila, 14415-803 SANDIM

Telf. 227 630 322 * Telm. 965 476 357

Avelino FernandesAugusto

Construção Civil e Reparação deEdifícios

VILA DE SANDIM

SandivedaFabricação de Redes, Lda

Rua Vessada * 4415-909 SANDIMTelf./Fax: 227 614 859 * Tlm. 937 614 860 / 1 / 2

www.sandiveda.com * email: [email protected]

Todo o tipo de vedações industriais,desportivas, residenciais e agrícolas

Rua da Retorta 674, 4415-866 SANDIMTelef. 227 633 322 - 227 419 279 - Fax. 227 419 279

email: [email protected]

venda de flores artificiais

Encontroevoca

instituiçõesNa última semana, o Centro Cívico de Sandim recebeuo XII Encontro de Colectividades.

Como aconteceu nas edições anteriores, esteencontro envolveu todas as instituições e populaçãolocal, mas também serviu para dar visibilidade aotrabalho efectuado ao longo do ano pelas instituições.

Naturalmente, para além dos sandinenses, muitosforam os gaienses provenientes de outras freguesiasque visitaram o evento.

A primeira actuação coube à Associação de Pais eEncarregados Educação da Escola EB 1 nº 2 de Igreja,seguidos da actuação cultural CASA DA EIRA.

A segunda noite contou com a presença daAcademia Musical de Santa Maria de Sandim, daAssociação de Pais e Encarregados de Educação daEscola EB nº 1 Igreja, terminando com o TAS - TeatroAmador de Sandim.

Terceiro dia. A Sociedade Columbófila de Sandimentrou em acção e os céus da freguesia encheram-sede pombos. A Associação de Pais e Encarregados deEducação da Escola EB 1 Jardim-de-Infância deGestosa actuou antes do Módicus - MovimentoDinâmico Cultural de Sandim subir ao palco.

A penúltima noite recebeu a Associação de SocorrosMútuos "Nossa Senhora da Esperança de Sandim eFreguesias Circunvizinhas" seguido da actuação daAssociação de Pais e Encarregados da Escola EB 1Jardim-de-Infância de Sá.

No último dia, antes mesmo do fogo-de-artifício, ogrupo brasileiro Canta Bahia abrilhantou a festa edistribuiu a musicalidade típica do 'país irmão'. Umdos convidados especiais da última noite foi o vereadordo pelouro da Juventude, Firmino Pereira, que não quisfaltar ao encontro.

O evento foi organizado pela Junta de Freguesia daVila de Sandim e contou com o apoio da câmara demunicipal de Vila Nova de Gaia.

'Dizem que o mar nunca lá chegou' deu à artistagaiense Ana Pais Oliveira o primeiro lugar a nívelnacional do II Concurso Engenho & Arte, promovidopelo Grupo Lena e a que o município de Gaia seassociou.

Depois de ter vencido no patamar concelhiodo concurso e conquistado o título de 'Melhortrabalho artístico de Gaia', a que coube o prémiode 2 mil e 500 euros, a pintora Ana Pais Oliveiraviu a obra 'Dizem que o mar nunca lá chegou' - umtríptico sobre a Capela do Senhor da Pedra -sagrar-se vencedora absoluta nacional com aatribuição do prémio de Melhor Trabalho Artísticode entre os 10 concelhos concorrentes, no valorde 15 mil euros.

Natural de Sandim, Ana Pais Oliveira venceuno início deste ano o VIII Prémio de Pintura Bienaldo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, ao qualjunta agora o 1º lugar no concurso Engenho & Arte

que, na óptica da artista, tem na obra construídaa sua originalidade.

"No âmbito dos concursos temáticos, esteé o mais interessante de que tenho tidoconhecimento e participado, essencialmentepelo modo como alia a representação artísticaà arquitectura e engenharia, bem como pelaspotencialidades de intercâmbio entremunicípios e divulgação das suas construçõesde interesse cultural e artístico", afirmou AnaPais Oliveira. E considerou o concurso "umverdadeiro incentivo à produção artística erespectiva divulgação".

A iniciativa Engenho & Arte consiste numconcurso para obras originais de arte plásticabaseadas em obras de engenharia/arquitectura identificadas pelos municípiosaderentes, contribuindo assim para o fomentoda criação artística e cultural destes concelhos.

Ana Pais Oliveira ganhamais um prémio

notícias de gaia30.jul.09

pág.17

Novo hospital deGaia pronto em 2013

Foi durante a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento doCentro de Reabilitação do Norte, que o secretário de Estado da Saúde, ManuelPizarro, revelou que o concurso para construção do Centro Hospitalar Gaia-Espinho poderá acontecer ainda neste mandato.

A construção do novo Hospital Gaia-Espinho deverá começar até ao finalde 2010 e terminar em 2013, conforme afirmou Manuel Pizarro.

A área de influência do futuro hospital de Vila Nova de Gaia/Espinhoengloba na primeira linha, os concelhos de Gaia e Espinho e a segundalinha, os concelhos de Arouca, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, S. Joãoda Madeira, Oliveira de Azeméis e Ovar.

Foi ainda considerada uma área de influência de 3ª linha, no que respeitaà Cirurgia Cardiotorácica (distritos de Vila Real, Bragança e cidade do Porto)no pressuposto de que o hospital assegurará 40 por cento das necessidadesda região Norte (com o Hospital de S. João a assegurar os restantes 60 porcento).

Esta cerimónia que teve lugar hoje, dia 23 de Julho, foi considerada pelogovernante "um passo absolutamente decisivo para a construção do Centrode Reabilitação do Norte".

O CRN ira ser construído no antigo edifício do Sanatório de Valadares.Este edifício foi doado ao Estado em 1978 pela Associação do SanatórioMarítimo do Norte, mas que durante décadas não teve a utilização adequada.Como salientou Marco António Costa (vice-presidente da câmara municipalde Gaia "foi entregue de uma forma indevida a um sindicato", pelo que estecontrato "é um hino à defesa e à salvaguarda do património".

A construção do CRN está prevista desde 1992 mas a sua localização sóficou definida há cerca de dois anos e tem um prazo de execução de 24meses, pelo que deverá estar concluído no final de 2011, num investimentoelegível de 34 milhões de euros, co-financiado em 70 por cento pelo FundoEuropeu do Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projecto de arquitectura prevê a recuperação e reconversão do edifícioda antiga unidade de tratamento da tuberculose, mantendo a traça original, ea construção nas traseiras de novos edifícios de altura reduzida para nãoprejudicar o enquadramento paisagístico.

O espaço será dotado de 100 camas, de cerca de 600 internamentos porano, jardins terapêuticos e espaços de investigação e formação,nomeadamente auditórios e biblioteca.

Foi ainda hoje assinado o contrato de financiamento do Centro MaternoInfantil do Norte (CMIN), obra com um investimento de 41,2 milhões de euros,também este financiado pelo FEDER em 53 por cento.

A construção de raiz, ate Fevereiro de 2011, de um edifício junto àmaternidade Júlio Dinis, a remodelação do actual edifício da maternidade,ate Fevereiro de 2012, e a construção de um parque de estacionamento, ateJulho de 2012, fazem parte do projecto.

O pessoal do Hospital Maria Pia e os pavilhões da consulta externa damaternidade será transferido para as novas instalações e os edifíciosdemolidos.

O CMIB ira funcionar em três localizações próximas: Maternidade JúlioDinis, o Hospital de Santo António, responsável pelos diversos serviços depediatria, e o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, em relação nosterrenos do antigo CICAP/Reitoria.

OPERAÇÃO STOPLIXO NA ESTRADARelembrar as regras de Conduta Cívica aos automobilistas e passageiros

e premiar quem tenha uma "Conduta 5 estrelas" na estrada são os objectivosdesta campanha

O dia 27 de Julhomarcou o arranque dacampanha "CódigoCívico", iniciativa conjuntada Câmara Municipal deVila Nova de Gaia e daSUMA, empresaprestadora de serviços noâmbito da Limpeza Ur-bana do Município.

Através de umpequeno questionáriorealizado aosautomobilistas em postosde abastecimento, acampanha pretende alertar para aimportância da adopção individual depequenos gestos para odesenvolvimento de uma novaconsciência de Cidadania,abordando questões relacionadascom a Prevenção Rodoviária e amanutenção da Higiene nas vias decirculação.

O esquema de intervenção directae implicativa aponta para processosde auto e hetero-fiscalização epretende certificar e premiarcomportamentos de referência,sendo entregues aos condutores

com "Conduta 5 Estrelas" um sacopara colocação de pequenos lixos epalas cartonadas para protecção dointerior das viaturas contra os raiossolares.

De salientar a parceria com aAssociação Madalena Jovem quecolaborará directamente naconcretização da campanha, com 11jovens.

A iniciativa será levada a cabo de27 a 31 de Julho, entre as 14:30 e as16:30, na orla marítima de Gaia, bemcomo em alguns postos deabastecimento do município. RS

Novo quartel emCrestuma

Foi data "luz verde" para o estabelecimento do concurso público e contratocom o construtor seleccionado pelo município de Gaia e a secretaria deEstado da Protecção Civil. Este novo edifício do quartel da AssociaçãoHumanitária dos Bombeiros Voluntários de Crestuma, vem substituir asinstalações precárias que hoje servem a corporação. A associação serve asfreguesias de Olival, Crestuma, Lever e Sandim.

Segundo o vereador da Protecção Civil da Câmara de Gaia, José GuilhermeAguiar " este corpo serve uma zona extremamente verdejante, que nãoqueremos que corra riscos de incêndio" e " foi sempre vontade do municípioconcluir a questão.

Recentemente as actuais instalações foram vandalizadas o que justificaas precárias condições do edifício e as dificuldades de trabalho dosoperacionais.

Já José Miguel Medeiros, secretario de Estado da Protecção Civil de Por-tugal, admitiu "a vergonha do estado das actuais instalações". O responsáveldo poder central recordou "que o assunto não foi esquecido, até porque nãopodemos ter um concelho a duas velocidades".

O facto do país possuir 35 mil bombeiros voluntários o que, aclarou, "éalgo que muitos países do mundo não se podem gabar" louvou MiguelMedeiros.

As obras do novo quartel serão acompanhadas pelo município, atravésdo pelouro da Protecção Civil. RS

Consultas Gratuitasem Vila d'Este

O Espaço Fisiátrico em Vila d'Este está a oferecer consultas gratuitas.Este espaço abrange as áreas de músculo-esquelético (fracturas, entorses,tendinites, lombalgias,…), reumatologia (artroses, artrites, ect.), neurológicos(AVC, esclerose múltipla,…), oncológico (lindefema), pediatria e geriatria.

Para ter acesso à consulta de diagnóstico fisiotepeutico é necessáriauma pré-inscrição através dos telefones 227 847 176 ou 227 849 176. A linhafunciona todos os dias úteis das 9:30 às 12:30.

O Espaço Fisiátrico, é promovido pela AP-Associação dos Proprietáriosda Urbanização Vila de Este em parceria com o Gabinete de Apoio à SaúdeFamiliar e a Direcção Geral da Segurança Social, conta com o apoio daFarmácia Marques.

[email protected]

notícias de gaia30.jul.09

pág. 18

PS parte com confiança paraeleições em Oliveira do Douro

No passado domingo, decorreua apresentação de Dário Silva,candidato do Partido Socialista àJunta de Freguesia de Oliveira doDouro.

O auditório da escola secundáriade Oliveira do Douro encheu paraouvir o novo candidato oliveirense.

A cerimónia contou com apresença dos vinte e quatrocandidatos socialistas às juntas defreguesia gaienses, o candidato àcâmara, Joaquim Couto e do Ministrodo Trabalho e da Solidariedade So-cial, Vieira da Silva.

O representante do PS local, JoãoPaulo Santos, referiu que "o PSorgulha-se de ter obra feita emOliveira do Douro" e que, por issomesmo, "partem com confiança paraestas eleições". Afirmou ainda que"pretendemos apresentar a melhorequipa para Oliveira do Douro".

Eduardo Vítor Rodrigues, anteriorpresidente da autarquia local,discursou enquanto presidente doPS-Gaia e lembrou que "toda a gentetrabalhará com Joaquim Couto eDário Silva rumo à vitória. O socialistaacusou ainda Luís Filipe Menezes deestar "cansado de Gaia, porque serpresidente de Gaia é um frete". Mais:"Luís Filipe Menezes já pensa maisna sucessão do que no seu próprioprojecto" e que "projecta os seus

recalcamentos nas Juntas do PS".Já Joaquim Couto, candidato

socialista à câmara realçou que Gaiaé um concelho a "duas velocidades".Segundo o candidato, "vive-semelhor no centro e no litoral de Gaiae pior nas freguesia do interior".Couto afirmou também que omunicípio se "tornou numa câmaracom pensamento neo-liberal" e,concluiu dizendo que "pretende umarede de transportes interna que se

possa adequar às necessidades dapopulação e que permita que aeducação global se possa fazer".

Mas a cerimónia tinha comoorador principal Dário Silva. Para ooliveirense, a freguesia de Oliveira doDouro necessita de projectosinovadores, os quais precisam de"alguém conhecedor, dinâmico ecapaz de mobilizar uma rede deparceiros institucionais queassegurem o cumprimento destesdesígnios". Pretende apostar namelhoria da gestão autárquica egarante que "vai constituir umaequipa forte e coesa para construiruma freguesia forte, com um mistode juventude e experiência".

Ministro dá apoio a JoaquimCouto

Depois das declarações de todosestes intervenientes, procedeu-se àassinatura da Declaração Políticapelas Políticas Sociais,protagonizada por Joaquim Couto etodos os candidatos socialistas àsjuntas gaienses.

Nessa declaração, todos osintervenientes garantem aprossecução de vários programas eacções. Alguns deles são passampela criação do Cartão Idade Maiscom descontos e benefícios emserviços e equipamentos aderentesao programa; a criação do Provedordo Cidadão com necessidadesespeciais em cada freguesia e nomunicípio; a criação de um centro dedia e de apoio domiciliário porfreguesia; a criação de um serviço decreche, por freguesia em parceriacom as instituições já existentes e acriação de um Plano deDesenvolvimento Social actualizadoe assente no trabalho em parceriacom a rede social.

Num segundo momento dasessão, o governante afirmou que opartido socialista se distingue pelaspolíticas sociais e referiu ainda que"não se pode avançar com políticassociais sem se garantir a suasustentabilidade".

Susana OliveiraCarla Martins

notícias de gaia30.jul.09

pág.19

PS vs BE ouBE vs PS?

O Bloco de Esquerda apresentou uma queixa à Comissão Nacional deEleições na qual questionava a legalidade da presença do ministro daSolidariedade Social numa acção de campanha promovida pelo PS-Gaia.

O PS Gaia "assistiu com estupefacção à queixa". Segundo um comunicadoenviado pela estrutura local, os socialistas explicam "o Dr. Vieira da Silva foiapresentado como mandatário nacional do PS para as Autárquicas/Coordenador Autárquico, sendo igualmente Ministro do Trabalho e daSolidariedade Social, função a que ele não vai renunciar para vir a Gaia!".

Mas vão ainda mais longe com a estupefacção: "estranhamos estaapreciação, quando o Dr. João Semedo, candidato à Câmara de Gaia, foiapresentado como deputado" aquando da apresentação da candidatura dobloco a Gaia.

O comunicado termina dizendo que o "PS Gaia estranha que o BE tenhaescolhido este assunto e o PS para iniciar a sua campanha. Semprepensamos que seria a gestão municipal do Dr. Menezes e o PSD o que maisescandalizava o Bloco".

BE apresentaqueixa à CNE

A concelhia do Bloco de Esquerda vai apresentar uma queixa à ComissãoNacional de Eleições (CNE) que tem como fundamento uma violação dalegislação eleitoral cometida pelo ministro Vieira da Silva.

Em causa está a presença do governante responsável pela tutela daSolidariedade Social numa acção de campanha promovida pelo PS-Gaia,decorrida no último domingo, e na qual os 24 candidatos socialistas às jun-tas de freguesia, bem como o candidato à câmara Joaquim Couto, assinaramum compromisso de políticas sociais para Gaia.

Vieira da Silva, que assume politicamente o papel de coordenador dacampanha autárquica do PS, esteve na cerimónia mas foi "apresentado nasua qualidade de Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social", reclama oBE em comunicado.

Mais: "Tratou-se de uma clara ingerência do Governo na campanhaeleitoral autárquica de Gaia. O PS-Gaia quis utilizar a presença do Ministro daSolidariedade Social para insinuar um apoio governativo às suas propostasde acção social, mas sem que o ministro assumisse de facto qualquercompromisso com Gaia. Com esta atitude manipulatória e de clara violaçãoda legislação eleitoral, o PS-Gaia procura disfarçar o vazio que caracteriza assuas posições"

Por tudo isto: "a concelhia de Gaia do Bloco de Esquerda pronuncia-secontra esta governamentalização da campanha eleitoral" e levará à ComissãoNacional de Eleições uma queixa formal.

Mediação Seguros Lda

Rua da Bélgica, 1485 * 4400-051 Canidelo - VNGTel.: 227 72 99 06 - Fax: 227 72 99 08 - Tlm.: 937 52 59 26

Email: [email protected]

EM CASO DE ACIDENTEESCOLHA O MEDIADOR

QUE DIZ ‘PRESENTE’

VALORES abreloja em Gaia

Gondomar, Matosinhos, Porto (Bolhão e Boavista) já têm agências Valores.1º franchising de compra e venda de ouro prevê facturar 10 milhões• e abrir70 agências em Portugal este ano. Filipe Carvallho e Vera Fonte são osresponsáveis desta nova agência em regime de franchising

A VALORES - o primeiro franchising nacional de compra e venda de ouro -inaugurou na Av. Da Liberdade, nº 133 - Loja 3 - Edf. Atlântida, a quinta agênciano Grande Porto. A expansão deste novo conceito de negócio, em prósperocrescimento, totaliza, com esta abertura, a 40ª em território nacional, estandoprevisto a curto prazo novas aberturas em todo o país.

A nova agência de Gaia é uma unidade franchisada e tem comoresponsáveis Filipe Carvalho e Vera Fonte, que afirmam ser este "um negócioem próspera expansão, uma vez que a compra de ouro é, actualmente, uminvestimento seguro!".

A Valores dedica-se à comercialização e reciclagem de metais preciosose, de acordo com o director-geral J.Chester, "deverá concluir o ano com 70

agências, de um total de 100 que o plano de crescimento prevê para o mercadonacional". Para breve, a marca tem como objectivo expandir-se para Espanha.Do roteiro internacional constam, ainda, os mercados de Angola e de França.

Com uma facturação de 10milhões• prevista para o corrente ano, a Valorespresta os seguintes serviços: compra e venda de ouro, platina, prata e outrosvalores; reciclagem de ouro; avaliações (efectuam avaliações de metaispreciosos, diamantes, jóias, obras de arte, relógios e similares. Estasavaliações podem ser úteis para avaliações patrimoniais, partilhas,inventários, seguros, etc); personalização de barras de ouro; restauros ereparações especializadas; guarda de valores; captação e colocação deobjectos em leilão.

O pacote de adesão à Valores, 24.800,00• prevê toda a decoração eequipamento da loja, incluindo cofre e minilaboratório, indispensável paraaferir o grau de pureza dos objectos.

notícias de gaia30.jul.09

pág. 20

A MÁSCARAQuase todos os artistas usam uma máscara. Escondem os vestígios dos

seus dramas.Não quero escrever sobre as vidas alheias. Que importa isso? Interessa

somente que eles são sensíveis. Mas por vezes não parecem, não é verdade?É sobre isso que quero esclarecer.

Um olhar distante, indiferente. Por vezes uma resposta dada combrusquidão. Procura muitas vezes a solidão. Foge daqueles que tentam ajudá-lo. Ele sente-se revoltado contra tudo, contra todos. O seu sonho desmoronou-se. O seu trabalho é a tábua de salvação, por isso lança-se a ele como umlouco.

Umas risadas contagiantes, temperadas com anedotas. Um elogiosimpático. Facilidade em comunicar no meio da multidão. Mas falta-lhequalquer coisa: algo que só ele sabe.

A comunicação e as saídas nocturnas, as jantaradas, etc., são um es-cape. É no escritório ou no atelier, ou no palco que ele se sente feliz. Mas issonão é tudo.

Passeia logo de manhãzinha, à beira - mar. Fala baixinho, recorda o seupassado e conta os seus desejos ao mar, ao vento e ao sol. Transparece umcerto romantismo misturado com a dor.

Outro senta-se num canto, seja em qualquer local, abre um bloco deapontamentos, pega numa caneta e escreve qualquer coisa.

Um outro também se afasta, pega num grande caderno e desenha algoque sonhou durante a noite.

Noutro extremo vemos outro artista, com uma viola, a tocar e a cantar algotão terno e triste, que até faz chorar os corações duros dos pescadores quese dirigem para o mar.

Quando surge alguém que interrompe os pensamentos, ou os trabalhosdeles, é atendido delicadamente, mas só são dadas respostas essenciais.

Todos têm um comportamento estranho. Mas uma coisa é certa: quasetodos adoram a vida, porque ela é uma dádiva; falam da natureza, porque ela

é uma parte das suas vidas; e, todos amam as crianças, devido à inocênciadelas, à alegria que concedem e por serem o futuro do dia do amanhã.

Quando um artista procura a morte . . . só consegue perceber que deutudo, que já não resta nada mais do que uma pena de uma ave que acaba devoar! Ou quando se isola para sempre é quando se sente desprezado.

Também há quem goste de se exibir, querem ser notados, porque têmqualquer complexo de inferioridade.

Porquê, meu Deus, ele tem de sofrer se toda a sua sensibilidade é pura?Sim, ele é um fingidor, mas também é a mensagem do amor!

Pelo mundo, é por vezes incompreendido, mas Tu, Senhor, dás-lhe os"DONS!"

No amor não é correspondido em certas épocas, mas Tu, Senhor, dás-lhe a "ESPERANÇA!"

Na doença, ou na vida profissional, ele vê-se tão desesperado e por vezestão abandonado . . . que se sente um inútil. Mas Tu, Senhor, dás-lhe o "NOME."

Quando ele parte de propósito é quando pensa que o abandonaste, quandoestá louco e convencido disso. Mas Tu nunca os abandonas! Nunca deixas oteu rebanho sozinho mo prado!

Senhor, para além disto, o artista é como tu: UM SER INCOMPREENSÍVEL!Só nisso se iguala a ti. Demais é um pecador que na hora da morte Tu lheperdoas e o embalas nos teus fortes braços, como os pais embalam osseus filhos quando eles são pequeninos!

Isabel Andrade Monteiro

A MINHA DÚVIDAE DECISÃO FINAL

Pela manhã, se leio o jornal, fico nervosa e até me sinto malAs notícias, geralmente, nunca são as melhores, pelo contrárioE, se vejo as notícias na T.V., com imagens a cores, torna-se tudoMais real.E logo os meus sentidos despertam e reagem a tanto malNão é só noutros países, é aqui mesmo perto da nossa casaPor todo o nosso Portugal.

Meu Deus, como foi que tudo aconteceu, assim sem motivo aparenteMas nada justifica o rapto e até a morte de tantas crianças inocentesCusta-me acreditar que essa gente esteja consciente dos crimes maisignóbeisQue se possa imaginar.

Melhor seria nunca ter nascido, para passar por tudo o que têm passado.Mas há sempre quem acuse, resta saber quem é o verdadeiro culpadoOu culpados, depois serão castigados e qual será o castigo?Duvido que haja castigo que consiga igualar, a dor e o sofrimentoPelos quais tiveram que passar, todos os inocentes e de coração puro.Eu não acredito, não consigo acreditar.

MARIA DA GRAÇA ALMEIDA

Vamos procurarJesus?

É do conhecimento de todos a antiga, mas sempre interessante história,da mãe, que explica, ao filho, de terra idade, como é Deus:

- Olha! - disse, - quando tomas, pela manhã, café com leite, colocas naxícara um pouco de açúcar, para que não fique amargo.

No entanto, se olhares para a chávena, não consegues ver, porquedissolveu -se no líquido. Assim é Deus: está em toda a parte, mas não se vê.

Esta explicação do Omnipotente é simples e perfeita. É como aquelemenino, que em manhã de nevoeiro cerrado, corria pela praia, segurando obarbante que sustinha o papagaio. A cerração não permitia vê-lo, mas orapazinho sabia, que para lá da bruma, a estrela flutuava, e de tempo a temposentia o puxão.

Podemos, igualmente, afirmar a sua existência, comparando-O à centraleléctrica. Quando abrimos o interruptor do nosso quarto, a lâmpada ficaincandescente. Não vemos a electricidade, nem donde vem, mas sabemosque existe.

São inúmeras as imagens que podemos utilizar para demonstrar e explicarDeus, mas basta-nos as que aponto.

O facto de não se ver, não quer dizer que não exista. Também não vemoso vento, e não temos dúvida de sua existência.

Quantas vezes Deus caminha ao nosso lado, segura-nos pela mão paranão resvalarmos na voragem do abismo, e no entanto não O enxergamos!

Esta gravura, que acompanha o texto, é bem um exemplo do que sedisse.

Nela está, bem visível, a figura de Cristo; mas, para descobrir precisamosde O procurar.

Cabe agora,ao leitor, encon-trar, nesseemaranhado demanchas e tra-ços, o Homemde Nazaré; mas,por certo, só od e s c o b r i r áapós aturadabusca.

Vamos pro-curar Jesus?

HumbertoPinho da

Silva

notícias de gaia30.jul.09

pág.21

monólogosmunicipais

O poder da escrita

O título desta minhadespretensiosa crónica é umaxioma comum que, neste casoconcreto, quererá dizer " o mundoda bola".

Evidentemente que a bola já rola,embora as provas oficiais aindanão tenham entrado emcampo…mas o negócio dohomem-futebolista continua emgrande, enquanto o mercado nãofechar - se é que venha a fechar!

Todos os dias se anunciamentradas e saídas, os milhõesenvolvidos e o adepto mais ferrenhoaté já entende destas negociatas.

Conhecemos um frequentadordiário do Café Veneza, ali na Praceta25 de Abril, o João Martins - pessoaque pela sua simpatia é muitoconhecida - que a partir das sete damatina se encarrega de ver comovão as coisas, mais para o lado do"seu" F.C.Porto do que dos"inimigos" Benfica e Sporting -inimigo, salvo seja!... Adversários,sim!

Depois, isto mais ou menos atéoito horas, entram os habitués doVeneza e a primeira coisa é saber ése o Luisão sempre vai embora doBenfica; se o Saviola jogou bem, seo Ramires vai fazer história ou seas novas aquisições de Jesualdoestão a tapar bem os buracosdeixados em aberto para o NunoPinto da Costa facturar osrespectivos milhões e por aíadiante…

Portanto, depois das equipas

Crónica do tempo

que passa

O mundo éuma bola

entrarem em campo, nunca se sabese ganha o melhor, por que "a bolaé redonda".

A verdade é esta: um joguinhode futebol aos fins-de-semana jáestava a fazer falta. É que aspessoas ou gostam mesmo damodalidade que "nasceu" em terrasde Sua Majestade, ou é sócio doclube lá da terra e o futebol faz partedos seus hábitos de fim-de-semana.

- Conhecemos um outro adeptoque por acaso até foi um excelenteárbitro e que frequenta um clubesócio-cultural lá na sua terra paraver num plasma enorme os jogosde futebol em várias partes domundo, através dos canais daCabo. Mas, se o "seu" F.C.Portojogar, o primeiro canal desportivotem de estar ligado para o "Dragão".É obrigatório, de contrário, cai o"Carmo e a Trindade" e osdirigentes andam logo numa roda-viva para controlar a situação. Oengraçado deste história, é que háum director na respectivacolectividade que por acaso ébenfiquista e aquilo, de vez emquando, é melhor o espectáculo naplateia do que aquele que atelevisão está a transmitir.

Portanto, é este mundo da bolaque nos rodeia, enquanto nãoaparecer por aí outra diversãomelhor, pelo menos mais popular.Mas, o Mundo continuará a ser umabola, mesmo visto da Lua…Atésempre! Júlio Martins

A Junta de Freguesia da Vila deValadares, no dia 19 de Julho,cumpriu mais um preceito assumidoque consistiu em concretizar o seuhabitual passeio convívio dosseniores, cerca de 500.

Em 10 autocarros seguiram rumoao norte, passando por Esposende(terra dos sete castros históricos),onde tiveram uma paragem para vere admirar o passadiço em madeirapara que os visitantes apreciem

Seniores em convívio culturalaquela maravilhosa orla marítima emsegurança.

Dali seguiram até Viana doCastelo, onde na Paróquia de Stª.Maria de Vinha - Areosa, assistiram auma Missa que constava noprograma, celebrada pelo párocopadre J. L. Branco, acolitada peloPresidente e Secretário da Junta deValadares.

Na homilia falou sobre o "Amor"...Os participantes depois de saciados

com o "Amor"...Continuaram até à Quinta do

Cruzeiro, Vila Praia de Ancora, ondelhes foi carinhosamente servido umsaboroso almoço.

Depois de conversas e troca deimpressões entre uns e outros aanimação continuou, com um grupomusical que os tinha recebido àchegada.

Para dançarem e foram muitos ospares aderentes, alguns diziam isto

é que é bom!... faz-nos lembrar velhostempos da nossa mocidade!...Parao ano queremos mais?...

No fim da tarde e bemacomodados nos autocarrosregressaram aos seus lares.

Todos se despediram com ummuito obrigado dos Autarcas, guiase motoristas dos autocarros, pelosbons serviços prestados àcomunidade neste convívio.

Manuel Carvalho

A vinda do ministro Vieira da Silva deu origem a uma grande celeuma nomunicípio. Foi o PSD de um lado. O PS de outro. E até o BE resolver dar uma'mãozinha'. Minha nossa. Mas será que fazem dos gaienses parvos?

Estamos a pouco mais de dois meses para as Autárquicas. Então épreciso agilizar.

Naturalmente que qualquer partido iria aproveitar a presença do ministro.Principalmente pela mediatização. Também é verdade que o governante nãopode despir a 'pele' de ministro e vestir a de coordenador. Quanto muito, deixao fato e gravata e veste a camisinha branca. Estamos a perder tempo comestas acusações… vamos dar relevo às questões importantes, sff…

Depois veio a questão dos cartazes. Esses mamarrachos que poluemvisualmente qualquer espaço. Já para não dizer que custam balúrdios.

Para quê outdoors gigantes? Para quê espalhar dezenas de 'caras' doscandidatos pelas freguesias que disputam? Credo. Ninguém liga a isso…Quanto muito, servirão para um ou dois engraçadinhos mostrarem aptidõesartísticas graffitadas. Ou então com desenhos muito semelhantes ao gestopouco democrático do ex-ministro Manuel Pinho. Para quê?

E finalmente a discriminação que alegadamente a câmara faz a cincojuntas PS. A ser verdade é muito mau que se apregoe a democracia e depoisse tenha gestos anti-democráticos e de favoritismo partidário. Certo é que jáninguém tem pachorra para esta situação. Resolva-se o problema de umavez por todas, a bem das freguesias e da nossa sanidade mental.

Umas palavrinhas dedicadas ao Marés Vivas. Alguns concertos forammuito bons. A adesão superou as expectativas. Mas... começa a ser necessáriorepensar o espaço. Se queremos alargar o evento, ainda mais, em termosnacionais temos de começar a procurar um espaço novo.

Porque não deixar a orla costeira e partir para um espaço mais interior. Oexemplo perfeito do que acontece no Festival do Sudoeste. Longe do centrourbano. Com muito terreno verde envolvente. Parque de Campismo (aindaque meio selvagem) anexo ao espaço do festival. E transportes públicospermanentes. O que não nos falta são espaços destes na parte mais rural domunicípio. Sandim ou Pedroso iam receber muito bem o festival e ver o nomedas freguesias com projecção nacional. Digo eu...

Finalmente… férias!!! E que merecidas…A redacção vai parar no mês de Agosto. Durante esses dias vamos refrescar

as ideias, recuperar energias, mas acima de tudo vamos preparar-nos físicae psicologicamente para Setembro e Outubro. Até lá, descansem de nós quenós vamos, com certeza, descansar da actividade municipal.

Mas como dizia o outro… (e como a crise implica cada vez mais o slogan'vá para fora, cá dentro')… vamos andar por aí…

Boas férias!Tânia Tavares

notícias de gaia30.jul.09

pág. 22

Em Vila Nova deGaia, depois da

Olhar para os tempos idos do Centro Histórico ("Beira-Rio", Calçada daSerra, etc.) é olhar para um passado de má - memória! Vamos (mas é) olharem frente, porque "depois da tempestade, virá a bonança"!

"tempestade virá abonança"

A s s i maconteceu depoisda requalificação da"Beira-Rio" e dasvelhas ruas de Gen-eral Torres, Cândidodos Reis e "Calçadadas Freiras". Osseus habitantes ec o m e r c i a n t e sficaram (ou não)com melhorqualidade de vida?Claro que ficaram eaté o "Cais de Gaia"veio contribuir parao progresso doscomerciantes tradicionais!

Assim vai acontecer, depois datotal requalificação dos espaços doantigo Convento "Corpus-Christi",onde, entre outras valências, já foiconstruído o Centro Social "Zé daMicha", especialmente dedicado aosmenos jovens (Centro de Convívio) eaos mais jovens (polidesportivo),bem como, já foi instalada aEmpresa Municipal "Gaiurb" e cujosseus funcionários vieram dar maisvida ao Centro Histórico.

Também já está no terreno e emfase adiantada a construção doprometido "Cais Cultural de Gaia"

(antigos armazéns da RealCompanhia Velha), bem como deimportantes empreendimentoshoteleiros, de parques deestacionamento, do CentroMultimédia "Porto Cruz", cujo velhoedifício, ali, no Largo do "Sandeman",está a ser remodelado, entre outrasimportantes obras, no âmbito daEmpresa Municipal "Cidade de Gaia"- SRU (Sociedade de ReabilitaçãoUrbana), a qual - e não é por acaso -está instalada no coração do CentroHistórico, em Santa Marinha.

José Duarte [email protected]

AINDA HÁIMPRENSA LIVRE

Dia destes, cavaqueando com director de pequeno periódico, onde dei alume algumas entrevistas, este, lamentava-se de dificuldade em que vive ousobrevive, a imprensa local.

Sem auxilio estatal, dependente de assinantes, que, em norma, são cadavez menos, e de anúncios, que devido à crise - interna e externa, - diminuíramdrasticamente, resta - a muitas administrações, - a dependência do poderautárquico, que, em regra, impede imprensa livre, capaz de informar com adesejada isenção.

Só há liberdade de expressão, se a media pode, sem medo, apresentarcomentários e criticar o poder, se há razão disso.

Mas, como se é livre, quando se depende do poder político para quitardespesas de pessoal e tipográficas?

O jornal subsiste das vendas e dos anunciantes. Quando escasseiam,resta-lhe fechar as portas ou reverenciar o poder.

Certa vez - em 1997, - o Presidente da Câmara de Penalva do Castelo,Gabriel Costa, asseverou a jornalistas, em Viseu

" Quem está com o Governo come, quem não está, cheira. "O homem do "PP" acabara de aceitar o convite do "PS" para se candidatar

nas suas listas, após a promessa de novo edifício para os Paços do Concelho- " O Primeiro de Janeiro", 10/SET/97.

Disse bem Gabriel Costa, porque disse a verdade. Quem está com opoder, governa-se. Assim pensaram, igualmente, muitos após a Revoluçãodos Cravos (cito Baptista-Basto, in " Diário Económico" 10-10-97: " No 25 deAbril (…) surgiu um rol impressionante de democratas de cartão plastificadoe de antifascistas vitalícios (…) Matricularam-se nos partidos, chegaramdeputados e a ministros. Antigos serventes de Salazar e Caetano,arregimentaram-se à nova ordem, que os recebeu de braços "calientes".Estão todos bem, graças a Deus. Até os pides."

Voltemos à vaca fria - salvo seja! - à conversa que mantive com o directorde gazeta local. Referiu-se que outrora havia a detestável censura, agorapermanece o receio de processos judiciais (sempre caríssimos), e o cortede anúncios, se o ponto de vista do director, fere interesse de anunciante; e apropósito citou o que aconteceu ao jornal francês " La Croix" ao criticar os quefaziam desfile de moda, de conhecidos costureiros, nas comunhões solenes.Atitude reprovável e nada cristã.

O resultado foi que as modistas famosas e industriais do ramo, retirassema publicidade do jornal, facto que prejudicou a subsistência do periódico.

Nos nossos dias administrar pequena gazeta é feito quase heróico, quandose pretende informar com seriedade e publicar artigos de opinião, sem lhepôr espartilho.

Assim como numa empresa estatal se chega facilmente ao topo,possuindo um pouco de talento e cartão partidário, também um jornal navegade vento em popa, se se entregar à dependência do poder.

Felizmente, ainda que muitos pensem o contrário, é na imprensa local,onde se encontra mais honestidade e independência; preferindo muitos,reduzir a periodicidade e até tiragens, para se manterem orgulhosamenteapartados do poder. Infelizmente nem sempre são compreendido e aplaudidopelos leitores.

Humberto Pinho da [email protected]

ficha deassinatura

enviar cheque para:

jornal notícias de gaia av. república, 1711-s/l esq.tras.

4430-206 vila nova gaiainformações:

notí[email protected]

nome ____________________________________________________morada _____________________

código postal ________________

telefone _____________________

localidade ___________________

assinaturaanual:

15,00 euros

São Paulo em teatrogravado em CD

O Ano Litúrgico 2008/9 terminou: "mas a vida continua", com uma peça deteatro sobre São Paulo, que foi encenada pela professora Maria ArmandinaEspírito Santo, no Salão Paroquial de Valadares e representada no dia deSão Pedro e São Paulo, no Salão Nobre da Associação Humanitária dosBombeiros que num gesto caritativo a Direcção e Comando disponibilizaram.Houve muita aderência e boa vontade dos seniores e jovens, masculinos efemininos do grupo "Valadarenses hd hoc" que intervieram como actores. Apeça pela sua originalidade foi filmada em CD e demonstrada num ecrã noSalão Paroquial do passado dia 15, pelas 21h30, em que estiveram presentesos seus actores para visionar o que tinham representado em palco, todosficaram satisfeitos pelo que representaram e viram, mostrando-se encorajadospara dar continuidade a obras dramáticas comoventes, ou líricas, que cantamas belezas naturais e o amor... o CD desta peça vai ser anunciada na FolhaDominical da Paróquia. Para mais esclarecimentos pode ser contactado opadre Francisco de Jesus, pelo TM. 916977273. A peça foi escrita pelo padreLuís Vieira, tendo como colaborantes o padre Francisco de Jesus, irmãoEduardo e o padre Emanuel Brandão, os três primeiros da SociedadeMissionária da Boa Nova e o quarto pároco de Valadares.

Manuel Carvalho

notícias de gaia30.jul.09

notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia noticias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia

postos de venda autorizadosARCOZELO

Café Areal PraiaCasa Fontes

Papelaria Silva LopesAVINTES

Papelaria Graça LimaCANELAS

Papelaria Boa NovaCANIDELO

Papelaria Quatro CaminhosGRIJÓ

Café CentralGULPILHARES

Tabacaria C.P. Miramar

MADALENACafé Snack-Bar “Pulga”

MAFAMUDECafé Veneza Snack-Bar

Papelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque ETC

Tabacaria Bom DiaOLIVAL

Café CentralOLIVEIRA DO DOURO

Papelaria Nanda

PEDROSOPapelaria Self-Video

Taberna Alto do MontePEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro CívicoS. FÉLIX DA MARINHA

Papelaria da GranjaPapelaria SantosSANTA MARINHA

Cais de GaiaPapelaria CoelhoPapelaria Leitura

Quiosque do ContinenteTabacaria Camões

SERZEDOPapelaria Fontes

VALADARESPapelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’Este

VILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

Papelaria ParaísoQuiosque do Jardim

pág.23

(1) PORTUGALSABORES DA LUSOFONIASeis apetitosos pratos da

culinária mundial influenciados pelacozinha portuguesa ilustram umanova colecção de selos dos CTTemitida sob título "Sabores da

Lusofonia".O bem português bacalhau com

pão, vinho e azeite serve de mote,ilustrando duas peças da colecção,o selo de 68 cêntimos e o blocofilatélico, com o valor de 1,85 euros.

No resto da emissão poderemosapreciar um prato de " leitoa num arde sarapatel" originário do Brasil euma "bebinca das sete colinas"produzida na índia, nos selos de

32 cêntimos; uma "caldeirada decabrito" angolana noutro selo de 68

FILATELIAMÁRIO DE ALMEIDA COUTINHO

cêntimos; o "cozido à cachupa" deCabo Verde e um prato de "tempurano caldeiro" de origem asiática.

A emissão prevê a impressão de350 mil exemplares para os selos de32 cêntimos, 250 mil exemplarespara os de 68 cêntimos e 200 mil paraos de 80 cêntimos. O bloco filatélicoterá tiragem de 68 mil exemplares.

De que forma a Gastronomia deum povo pode ser influenciada poroutros povos que com elecompartilharam, ainda que porperíodos limitados, experiências,vivências e territórios?

Neste Portugal pequeno quegrande se viu pelas notáveis culturascom que contracenou - em África, noBrasil e no Oriente - muito cedo semanifestaram as consequências da

diáspora na mesa. Pela chegada dasespeciarias, pela divulgação doaçúcar, mas também pelo contactocom novos produtos cacau, batata,milho que muito enriqueceram apanóplia da lusa gula.

O mesmo se passou nos povosque foram destinatários das nauscom a Cruz de Cristo.

Talvez nesta miscigenaçãoculinária que se obrou "de cá para lá"fosse mais notável a forma do que oconteúdo.

Isto é, porventura teria sido maisinfluenciadora a forma de fazer - afritura, o guisado, o refogado - do quepropriamente os ingredientes, dadaa natural escassez dos mesmos nosporões das caravelas.

Este conjunto de selos pretende

exactamente ilustrar alguns dos maisinteressantes exemplos dainfluência recíproca da gastronomiaportuguesa com a de outroscontinentes, retomando ao períododos Descobrimentos.

Sobrescritos de primeiro dia, comos valores de 0,55 e 0,74 cêntimos, euma pagela ao preço de 70 cêntimoscompletam a emissão.

Em 17/05/2009 também foram emitidos selosde 0,32 • e 0,68 • dedicados aos 50 ANOS DOCRISTO REI.

Em 30/04/2009, os CTT emitiram selos N20gr, E20gr e A20grdedicados aos TRANSPORTES PÚBLICOS URBANOS.

Em 15/04/2009 foram emitidos selos de 0,32• - 0,54 • - 0,57 • - 0,68 • e 0,80 í dedicados aotema RECICLAGEM

(2) ESPANHADois selos de 0,62 • e 0,43

•, um dedicado à CRIAÇÃO DOCONSELHO DA EUROPA eoutro dedicado a BAILES EDANÇAS POPULARES.

(3) ARGENTINAUm selo de $1 dedicado aos "150 ANOS de Ia

Congregacíon Hijas de Maria Santíssima dei Huerto enIa Argentina"

notícias de gaia30.jul.09

No passado dia 24 ocorreu uma conferênciade imprensa marcada para a casa Barbot, nosentido de divulgar o cartaz de eventos para o mêsde Agosto.

Na conferência de imprensa estiverampresentes Jorge Maurício e Mário Dorminsky. Overeador do Pelouro da Cultura referiu que o factode Gaia ter sido a capital da cultura do Eixo Atlânticocontribuiu para a sedimentação da cultura nestacidade, não se limitando apenas a um projectopolítico.

Segundo o autarca, com o decorrer dos eventosnão se tentou apenas criar uma cultura urbana,mas também estender esta a todos os pontos domunicípio.

Dorminsky ressalvou a ideia de que "a imagemde Gaia foi extremamente divulgada aosespanhóis". No entanto admitiu que "em Portugalnão foi dada a devida importância, uma vez que setrata de Gaia". Assim, "não houve a perspectiva deque isto é extremamente honroso para Gaia".

De entre todas as actividades que se vãorealizar durante as próximas semanas, destacam-se o Festival Eixo Rock, Festival de Humor, GaiaFolk e exposições de esculturas.

O Festival Eixo Rock vai decorrer nos dias 14 e15 de Agosto, pelas 21h, na Alameda do Senhorda Pedra, em Miramar. No dia 14 vão actuar osCornelius, Skeezos, Kogito e Trabalhadores doComércio. Já no dia seguinte são os Zebra, TheBombazines, Aphonnic e os X-Wife que estarão

Skeezos e Trabalhadores doComércio no Festival Eixo Rock

presentes em Miramar.Entre os dias 20 de Agosto e 26 de Setembro,

nas noites de Quinta, Sexta e Sábado vai decorrero Festival de Humor, nas 24 freguesias domunicípio. A abertura do Festival de Humor será

da responsabilidade de Quim Roscas e ZecaEstacionâncio. No entanto, o Festival contarátambém com a presença de um vasto elenco:Miguel 7 Estacas, Rui Xará, Pedro Neves, JoãoSeabra, Carlos Moura, Paulo Baldaia, Hugo Sousae Fernando Rocha.

No que respeita ao Gaia Folk, este decorreráde segunda a sábado, de 1 a 9 de Agosto, a partirdas 22h e ao domingo pelas 18h. O festival traráao Cais de Gaia um retrato da música e da dançapopulares tradicionais de diversas áreasgeográficas, nomeadamente América Latina,Sérvia, Croácia, Portugal, Espanha e França.

Relativamente às Artes Plásticas, o Pelouro daCultura destacou a escultura e as obras de PauloNeves. Nos passados dias 24 e 25 foram levadasa cabo as inaugurações de duas obras do artista:"Adão e Eva" que ficará exposta em permanênciana casa Barbot e "experienciação vsrepresentação", na Casa - Museu Teixeira Lopes.

Para além destas obras, estará tambémpresente, no Parque da Lavandeira, em Oliveirado Douro, uma exposição ao ar livre até ao final doVerão. Ainda na Casa Barbot estará presente atéao dia 7 de Agosto uma performance escultóricade Meireles de Pinho, intitulada de "A Casa, A Salae A Estufa".

Paralelamente será também feita a I Bienal deFotografia, cujo tema é "Desenvolvimento urbanodas cidades" que integram o Eixo Atlântico doNoroeste Peninsular. A Bienal está aberta anaturais e/ou residentes no espaço Norte - Galizae servirá para estimular a criação nesta áreaartística, admitindo a concurso apenas trabalhosinéditos. O conjunto dos trabalhos galardoadospoderão integrar uma exposição itinerante pelas34 cidades do Eixo Atlântico.

De referir que todos estes eventos serão deacesso gratuito.

Susana Oliveira

GaiaSocial convidapara Arraiais de Verão

A empresa municipal GaiaSocial vai realizar Arraias de Verão nos empreendimentos sociais,todos os fins-de-semana, de 31 de Julho a 4 de Setembro.

São treze espectáculos ao vivo, entre as 21h30 e as 23h30, que contam com a actuação dasbandas portuguesas "Os Solitários", "Reciclagem" e "PontoFixo".

Com esta iniciativa, a GaiaSocial visa proporcionar um Verão mais quente e animado a todas asfamílias residentes nos empreendimentos sociais, bem como fomentar o convívio salutar e alegreentre os moradores.

Os Arraiais de Verão realizam-se de acordo com o seguinte calendário:31 de Julho - Urbanização D. Manuel Martins (Oliveira do Douro) - Grupo: "Reciclagem"31 de Julho - Urbanização Presa Nova (Grijó) - Grupo: "Os Solitários"07 de Agosto - Urbanização Alberto Martins Andrade (S. Félix da Marinha) - Grupo:"PontoFixo"07 de Agosto - Urbanização Dr. Mário Cal Brandão (Avintes) - Grupo: "Os Solitários"14 de Agosto - Urbanização Bela Vista (Madalena) - Grupo: a definir14 de Agosto - Urbanização Barbosa de Melo (Canidelo) - Grupo: "Os Solitários"21 de Agosto - Urbanização Quinta do Monte Grande (Vilar de Andorinho) - Grupo: "OsSoli tár ios"22 de Agosto - Urbanização Rosa Mota (Canelas) - Grupo: "Os Solitários"28 de Agosto - Urbanização Eusébio da Silva Ferreira (Serzedo) - Grupo: "Reciclagem"28 de Agosto - Urbanização Dr. Mota Amaral (Arcozelo) - Grupo: "Os Solitários"29 de Agosto - Urbanização D. Armindo Lopes Coelho (Olival) - Grupo: "Reciclagem"04 de Setembro - Urbanização Perosinho - Grupo: "Reciclagem"04 de Setembro - Urbanização Quinta da Marroca (Crestuma) - Grupo: "Os Solitários"

Escultura dePaulo Neves

na CasaBarbot