a dança na escola

14
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS GURUPI Estágio Acadêmicas: Cássia Moura Cristineide Guimarães Natália Pimenta

Upload: natalia-pimenta

Post on 18-Jul-2015

1.510 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A dança na escola

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NSTITUTO FEDERAL DE

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS GURUPI

Estágio

Acadêmicas: Cássia Moura

Cristineide Guimarães

Natália Pimenta

Page 2: A dança na escola

O ENSINO DA DANÇA

Page 3: A dança na escola

Procedimentos didáticos

Para que a Dança Escolar seja realmente uma ferramenta significativa no processo de aprendizagem e construção do conhecimento do aluno é necessário que o professor esteja atento as seguintes questões:

Page 4: A dança na escola

a) Planejamento: é a preparação antecipada do que vai ser realizado na aula; isto implica preparar o material, a música e os procedimentos que serão tomados no decorrer de cada aulas.

Page 5: A dança na escola

b) Capacitação: é a qualidade do professor e é relativa ao conhecimento do “ o que se ensina”, do “como se ensina” e do “para que se ensina”; o professor tem que estar comprometido com o educar e com o poder de comunicação, além de ter bom-senso e autocrítica para saber se está preparado ou não para aplicar a Dança Escolar.

Page 6: A dança na escola

c) Metodologia: é a maneira de aplicar e de transmitir didaticamente um conteúdo ou conhecimento; isto implica observação sistemática do aluno e atenção aos seus gestos, atitudes, comportamentos individuais e inter-relacionais a fim de intervir, se necessário.

Page 7: A dança na escola

d) Avaliação: “É um dos aspectos essenciais de qualquer projeto pedagógico”, justamente porque é por meio dela que se reformulam mecanismos estruturais e relevantes no processo ensino/aprendizagem.

Page 8: A dança na escola

Assim, na Dança Escolar, devem-se levar em consideração os aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, além das condutas sociais do aluno nas suas diversas manifestações e no desenvolvimento das atividades, de uma maneira geral.

Page 9: A dança na escola

Constantemente, devem ser observados e analisados:

• o fazer individual e coletivo;

• as alterações do organismo;

• a construção do saber ( esforço) ;

• a organização, a compreensão, a interpretação e a expressão dialógica, comunicativa, produtivo-criativa e participativa do aluno.

Page 10: A dança na escola

COMO APLICAR A DANÇA NA ESCOLA

Ao se iniciar um trabalho de Dança Escolar deve-se priorizar o desenvolvimento psicomotor e não, a técnica; porém, é essencial que as crianças conheçam alguns itens, desde o primeiro momento, e os dominem, para que as aulas possam transcorrer de forma agradável, dinâmica e com fluidez.

Page 11: A dança na escola

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA DANÇA ESCOLAR

A aprendizagem dos movimentos complexos da dança faz com que cresçam mais conexões entre os neurônios, aprimorando a memória; assim ficamos mais aptos a processar novas informações e a aprender.

Page 12: A dança na escola

Produz alterações químicas que nos dão um cérebro mais forte, mais saudável e mais feliz .

Page 13: A dança na escola

Em relação ao seu papel pedagógico, a dança escolar deve atuar visando o aumento da auto-estima, o combate ao estresse, a melhoria da postura corporal, além de auxiliar na aquisição e manutenção da saúde, aptidão social, mental, psíquica e física.

Page 14: A dança na escola

Além de todos esses benefícios a dança escolar ainda:

• Desenvolve e melhora a respiração;• Melhora o condicionamento físico;• Aumenta a flexibilidade;• Fortalece os músculos e ossos;• Melhora a coordenação motora, o ritmo e o

equilíbrio;• Promove a conscientização corporal; e • Promove as relações intra e interpessoal