a cultura, modos de vida, costumes

12
A cultura, modos de vida, costumes, tradições, memórias e códigos de conduta dos Japoneses A cultura japonesa é rica em manifestações artísticas de extrema sofisticação e subtileza que distinguem-se da arte ocidental, nomeadamente, pelo modo "global" (envolvendo a totalidade dos sentidos) de apreciação do objecto artístico, e pela frequente busca do simples e directo. O xintoísmo é a religião tradicional japonesa, estreitamente ligada à cultura e modo de vida japoneses A cerimónia do chá (cha no yu), apesar da auréola de mistério que a envolve, tem, na realidade, uma motivação de base extremamente simples: a de um pequeno grupo de amigos que se junta para partilhar uma refeição, beber chá em conjunto e apreciar um breve momento de tranquilidade, longe das preocupações do dia a dia... O pop japonês tornou-se um bem com sucesso caso de "customização" da industrialização cultural em padrões orientais. A cultura pop é um fenómeno ligado à industrialização e à sociedade de consumo, é importante ressaltar que o pop japonês ocorreu e foi beneficiado por condições culturais e económicas extremamente favoráveis que o país conquistou no pós-guerra. Fazem parte da cultura pop japonesa itens como o karaoke etc.

Upload: sousa1973

Post on 04-Dec-2014

38.537 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

A cultura, modos de vida, costumes, tradições, memórias e códigos de conduta dos Japoneses

A cultura japonesa é rica em manifestações artísticas de extrema sofisticação e subtileza que distinguem-se da arte ocidental, nomeadamente, pelo modo "global" (envolvendo a totalidade dos sentidos) de apreciação do objecto artístico, e pela frequente busca do simples e directo.

O xintoísmo é a religião tradicional japonesa, estreitamente ligada à cultura e modo de vida japoneses

A cerimónia do chá (cha no yu), apesar da auréola de mistério que a envolve, tem, na realidade, uma motivação de base extremamente simples: a de um pequeno grupo de amigos que se junta para partilhar uma refeição, beber chá em conjunto e apreciar um breve momento de tranquilidade, longe das preocupações do dia a dia...

 

O pop japonês tornou-se um bem com sucesso caso de "customização" da industrialização cultural em padrões orientais. A cultura pop é um fenómeno ligado à industrialização e à sociedade de consumo, é importante ressaltar que o pop japonês ocorreu e foi beneficiado por condições culturais e económicas extremamente favoráveis que o país conquistou no pós-guerra.

Fazem parte da cultura pop japonesa itens como o karaoke etc.

Page 2: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Manifestações artísticas xintoísmo

cultura japonesa

Cerimonia do cha Pop Japonês

Page 3: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Modos de vida, costumes e tradições dos Japoneses

O estilo de vida do Japão mudou muito depois da 2ª Guerra Mundial, quando um grande número de pessoas deixou a região rural para se fixar nas cidades, trocando o campo pelo trabalho em escritórios. É costume dos lares japoneses que três ou mais gerações da mesma família vivam sob o mesmo teto.

A palavra que significa refeição em japonês é gohan. Mas, na verdade, o termo se refere ao arroz cozido, a base da alimentação dos japoneses, do café da manhã ao jantar.

Uma refeição tradicional consiste em arroz branco, peixe grelhado, algum tipo de vegetal cozido, sopa (geralmente sopa de missô) e vegetais em conserva (tsukemono). Actualmente, outros componentes já foram incorporados ao menu, como pão, macarrão e carnes. Fast-food, hambúrguer e frango frito são bastante populares entre crianças e jovens japoneses, assim como em qualquer país do mundo.

Sushi, sashimi, tempurá, sukiyaki e outras comidas japonesas bastante apreciadas no exterior possuem verdadeiros templos no Japão.

O traje tradicional do Japão é o kimono, geralmente feito de seda, com mangas largas e que vão até os calcanhares. No verão, costuma-se usar uma vestimenta mais leve e informal chamada yukata, também em ocasiões apropriadas. No dia-a-dia, os jovens preferem roupas ocidentais, como camisetas, jeans, camisas pólo e agasalhos; as mulheres vestem tailleurs para ir trabalhar e os homens ternos.

Page 4: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Estilo de vida Comida Japonesa

Traje tradicional kimono

Modos de vida Costume e Tradições

Page 5: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Modos de vida, costumes e tradições dos Japoneses

No Japão, é costume realizarem-se várias celebrações em cada estacão do ano ou data importante da vida. Por exemplo, a celebração para comemorar o novo ano “Shogatsu”, a festa sazonal “Setsubun”, a festa das meninas “Hina Matsuri”, a festa dos meninos “Tango”, a festa das estrelas Veja e Altair “Tanabata”, a cerimonia para os antepassados “Obon”, a cerimonia no templo xintoista “Omiya Mairi”, a festa dos meninos de 3 e 5 anos e das meninas de 3 e 7 anos “Shichi Go San”, a cerimonia da maioridade “Seijinshiki”, entre outras muitas celebrações. O casamento e funeral são feitos de uma maneira típica dependendo da tradição de cada região. Também tem o costume de troca de presentes como o Chuugen que e dado no começo do verão e o Seibo no fim do ano.No Japão existem as instalações publicas de banho como o onsen e o ofuro. Atenção nos regulamentos típicos japoneses antes de entrar nas instalações publicas de banho. Primeiramente, antes de entrar no balneário, tem que se lavar o corpo com a agua quente. É proibido lavar o corpo na banheira ou colocar a toalha dentro. Para lavar o corpo com sabonete e preciso sair da banheira. Passo a citar mais alguns costumes Japoneses:

Hatsumoude – é a primeira visita ao templo no início do ano, para desejar a boa saúde e felicidade da família.

Hatsu yume – é o primeiro sonho que temos, nos primeiros dias do ano (até o dia 2). Conforme o ditado, quem sonha com o Monte Fuji, falcão ou beringela, terá um ano próspero. Os três possuem em comum a palavra “alto”

. A transportar

Page 6: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Osechi ryori – é a comida especial oferecida aos familiares e amigos. Geralmente costuma-se colocá-los em tigelas especiais, o Juubako.

Kadomatsu – são bambus enfeitados, colocados na entrada (do lado exterior) da casa, para atrair bons fluidos.

Festa das meninas (HINAMATSURI)Festa realizada para as meninas no dia 3 de Março, festejando seu crescimento. É comemorado decorando-se com bonecos (HINA NINGYO) e comendo doces feito a base de arroz (Hina arare ou hishimochi). Também é conhecido como JOSHI NO SEKKU.

Finados (OBON) - Obon é uma cerimonia budista, com o significado de ficar junto às almas dos antepassados falecidos. É realizado entre o dia 13 a 15 de Agosto, colocando oferendas nos altares e rezando pelos ancestrais. Nesta época, muitos aproveitam para voltar à sua terra natal e rever familiares.

Dia da Cultura (BUNKA NO HI) Dia 3 de Novembro é comemorado o Dia da Cultura. Foi determinado oficialmente em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, com objectivo de incentivar actividades culturais em respeito e amor à Paz e Liberdade. Nesse dia é feita a condecoração às pessoas que contribuíram nas várias áreas culturais, com a medalha imperial.

Page 7: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Memórias e códigos de conduta japonesa

Os japoneses nunca mais irão esquecer, e estará sempre na memória de qualquer nipónico o impacto da Bomba Atómica sobre as duas cidades japonesas (Hiroshima e Nagasaki). Foi assim que, supõe-se, muitos habitantes interpretaram, nos segundos que antecederam as suas mortes, aquele clarão imenso, cegante, que se expandiu frente a seus olhos. Para eles, o Sol revoltara-se contra o Japão! Outros, mais à distância do hipocentro da explosão, que se deu a 580 metros acima da Ponte Aioi, ainda puderam ver como os ferros se retorciam, como as paredes se esfarelavam, e como o chão debaixo deles ardia.

Os Japoneses viram desprender-se a pele, o descarnar-se das suas mãos, enquanto seus cabelos pulverizavam-se em milésimos de segundo. De outros, os olhos simplesmente saltavam das órbitas. A nuvem que os cobriu em 30 apenas segundos avançou por 11 quilómetros, devorando, insaciável, tudo que encontrou pelo caminho, fosse humano ou material. Incinerou tudo a sua passagem. Quando finalmente fez-se silêncio, 140 mil pessoas tinham perecido pelas mais terríveis e diversas formas que se possa imaginar.

Quando observo os valores das sociedades modernas e comparo-os a alguns dos códigos de ética e moral no passado verifico que embora os nossos dias sejam demarcados por princípios Humanistas, democráticos e de liberdade e igualdade de direitos, outros valores para mim foram silenciosamente sacrificados no processo.

A transportar

Page 8: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Entre muitos destaco um código de conduta muito respeitado pelos japoneses que é o Bushido . O Bushido é o código de conduta moral do Guerreiro japonês (Samurai). A sua origem remonta aos princípios do Confucionismo e Budismo, misturados num percurso de Historial Militar, sendo que a maioria dos documentos alguma vez escritos sobre este assunto estão ainda por ser profundamente analisados.

O Bushido teve a sua maior expressão a partir do séc. XII, sendo que no séc. XIX era ainda praticado, tendo sido incorporado na lei apenas na era Tokugawa. Até essa altura o Bushido estava enraizado na tradição feudal, passado de pais para filhos como uma conduta comportamental para a vida e não apenas um sistema de regras militares. Ele era compreendido por 7 Virtudes essenciais:• Rectidão• Coragem• Benevolência• Respeito• Honestidade• Honra• Lealdade

A estas são habitualmente adicionadas 3 outras: - Respeito pelos Antepassados- Sabedoria- Cuidado para com os mais velhos

Page 9: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Memórias e códigos de conduta japonesa

Bomba atómica Depois da explosão da bomba atómica

Guerreiro japonês (Samurai). Memórias e um exemplo

de conduta japonês

Page 10: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Diferença entre a nossa cultura e modo de viver, perante a dos Japoneses.

Começo então a viagem pela diferença entre lusos e nipónicos. E por iniciar a viagem, vou navegar de nau. Os primeiros ocidentais a chegarem ao arquipélago do Japão foram os portugueses. O Japão, por seu lado, continua a ser o país do Mundo que mais tempo se isolou no seu mundo. A metodologia de trabalho, que é o mesmo que dizer a metodologia de viver, revela-se, como veremos, de uma enorme diferença. Enquanto os japoneses preparam tudo ao detalhe, os portugueses seguem a filosofia laboral do “isso depois vê-se”.Como é de calcular, em situações não esperadas, os portugueses desenvencilham-se como nenhum outro povo no Mundo. Precisamente por ser o povo que mais cria situações não esperadas. Ou seja, só por fazer do joelho a mesa de trabalho e deixar tudo para o último momento possível, é que têm imprevistos para resolver. E daí serem os mestres das soluções em cima da hora. Os japoneses ,por seu lado ,não atrasam as tarefas, pensam previamente nos hipotéticos problemas, criam um plano eficaz e seguem-se por esse plano. Ao eliminar a possibilidade de imprevistos, não têm de conjugar o verbo desenvencilhar tratam de tudo a tempo e horas.

No meu entender temos uma cultura mais diversificada apesar de estarmos a ficar um pouco mais individualista, enquanto os japoneses são mais sociáveis ( entre eles ) mas com uma cultura um pouco retrogata.

Nos dias de hoje os Portugueses estão a mudar o seus modos de viver, estão cada vez a viver mais um dia de cada vez enquanto os japoneses se guiam ainda por mitos e crenças.

Page 11: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

Melhor conduta para viver lado a lado em sociedade com os japoneses

Os Japoneses ainda vivem como os Portugueses viveram aqui á uns anos atrás (em sociedade), são muito sociáveis entre as suas famílias e não só, enquanto os Portugueses estão a ficar cada vez mais individualistas, imperialistas e a distancia entre famílias cada vez se acentua mais.

O meu parecer é: Viver lado a lado com os Japoneses, e para que haja bom entendimento entre culturas totalmente diferentes, o fundamental é respeitarem-se mutuamente, e quem sabe partilhar conhecimentos entre os dois povos, para assim viverem em sociedade sem rivalia.

Neste mundo cada vez mais competitivo e a globalização sempre em destaque, acho que já lá vão os tempos, em que a distancia entre a cultura Portugueses e a cultura Japonesa era significante. Á fama ( numa critica positiva ) os Portugueses já não se livram em serem bons acolhedores a outras raças, etnias, culturas etc.

Na minha opinião, viver lado a lado com os japoneses, já não será tão difícil como á uns anos atrás, pois Portugal neste momento já acolhe pessoas de vários ponto do mundo ,de várias etnias e como já nos cruzamos lado a lado no nosso dia a dia, já começamos a familiarizarmos, não tanto a nível de relações sociais, mas sim a nível das suas culturas e tradições, cabendo a ambas as partes respeitarem-se.

Page 12: A Cultura, Modos De Vida, Costumes

.

Trabalho elaborado por: Manuel Sousa