a corte de versalhes

2
A Corte de Versalhes Durante muito tempo, a era Medieval foi caracterizada pela consolidação do poder feudal em larga escala. Porém, nos últimos séculos deste período, alguns reis começaram a criar mecanismos que enfraquecessem o feudo, cujo objetivo seria a centralização do poder monárquico. Dessa forma, surgiam as chamadas Monarquias Nacionais. Com a criação dos estados monárquicos, o continente passou por intensas transformações políticas, que se estenderam por muito tempo, até a formação dos estados modernos. Por sua vez, os estados modernos foram “criados” a partir da posição política que alguns pensadores possuíam em relação à situação atual européia, na qual esta tratava na implantação de um governo fortemente centralizado. Dessa forma, novas reformas surgiram no estado, como por exemplo: a contratação de especialistas administrativos para o reino, o aprimoramento na cobrança de impostos, a divisão dos trabalhadores de acordo com suas respectivas habilidades e o surgimento de novas leis. Surgia então, uma nova reforma política, um novo estado. A centralização excessiva do poder originou uma nova política de estado, mas rígida e desigual, denominada Absolutismo. Vários estados se destacaram na monarquia absolutista, incluindo: a França, a Inglaterra e a Espanha. O conceito da monarquia absolutista é um tanto simples e etimológico. Simplesmente, essa forma de governo se baseia no poder de legislação do rei, isto é, na consolidação e revogação das leis estaduais. Sua autoridade era absoluta, justamente por não estar limitada por outro poder, exceto pelas Leis de Deus e dos costumes. Em geral, o sistema absolutista se destacou fortemente na França, sendo o palco desse fenômeno, A Corte de Versalhes. Versalhes, atualmente é um subúrbio localizado ao redor de Paris, e começou a ser construída a partir do zero, através da vontade do Rei Louis XIV. Versalhes foi à sede do poder político absolutista francês, durante o período de 1682 a 1789, e antigamente e atualmente, abriga o maior castelo do mundo, O

Upload: matheus-alves

Post on 05-Dec-2014

91 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Corte de Versalhes

A Corte de Versalhes

Durante muito tempo, a era Medieval foi caracterizada pela consolidação do poder feudal em larga escala. Porém, nos últimos séculos deste período, alguns reis começaram a criar mecanismos que enfraquecessem o feudo, cujo objetivo seria a centralização do poder monárquico. Dessa forma, surgiam as chamadas Monarquias Nacionais.

Com a criação dos estados monárquicos, o continente passou por intensas transformações políticas, que se estenderam por muito tempo, até a formação dos estados modernos. Por sua vez, os estados modernos foram “criados” a partir da posição política que alguns pensadores possuíam em relação à situação atual européia, na qual esta tratava na implantação de um governo fortemente centralizado. Dessa forma, novas reformas surgiram no estado, como por exemplo: a contratação de especialistas administrativos para o reino, o aprimoramento na cobrança de impostos, a divisão dos trabalhadores de acordo com suas respectivas habilidades e o surgimento de novas leis. Surgia então, uma nova reforma política, um novo estado.

A centralização excessiva do poder originou uma nova política de estado, mas rígida e desigual, denominada Absolutismo. Vários estados se destacaram na monarquia absolutista, incluindo: a França, a Inglaterra e a Espanha.

O conceito da monarquia absolutista é um tanto simples e etimológico. Simplesmente, essa forma de governo se baseia no poder de legislação do rei, isto é, na consolidação e revogação das leis estaduais. Sua autoridade era absoluta, justamente por não estar limitada por outro poder, exceto pelas Leis de Deus e dos costumes.

Em geral, o sistema absolutista se destacou fortemente na França, sendo o palco desse fenômeno, A Corte de Versalhes.

Versalhes, atualmente é um subúrbio localizado ao redor de Paris, e começou a ser construída a partir do zero, através da vontade do Rei Louis XIV. Versalhes foi à sede do poder político absolutista francês, durante o período de 1682 a 1789, e antigamente e atualmente, abriga o maior castelo do mundo, O Palácio de Versalhes (Château de Versailles), que por um bom tempo abrigou a Corte Real Francesa, ou Corte de Versalhes.

Inicialmente, a monarquia real procurava um espaço que fosse o suficientemente afastado de Paris, por conta do tumulto e das doenças trazidas pela grande evolução da Capital. A monarquia queria um local onde pudesse organizar seus intuitos, e controlar o governo francês de maneira absolutista, sem interferência direta da população. Primeiramente, a família real se instalou