a colonização na américa espanhola

13

Click here to load reader

Upload: danilo-nunes

Post on 03-Jul-2015

3.029 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Apresentação em PPT sobre a colonização na América Espanhola - 7º ano

TRANSCRIPT

Page 1: A Colonização na América Espanhola

A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA ESPANHOLA

E. M. Dr. Nelcy Noronha

Prof. Danilo de Lima

Rio de Janeiro – Out./2013

Page 2: A Colonização na América Espanhola

INTRODUÇÃO

Durante o processo de Conquista, os espanhóis iniciaram também acolonização da América, isto é, a ocupação, exploração e administraçãodo território americano.

Page 3: A Colonização na América Espanhola

A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA

ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS – ESPANHA

• Casa de Contratação – Criada em 1503, estava sediada em Sevilha, cidadeportuária da Espanha. O órgão regulamentava a administração colonial, nomeavaos funcionários e fiscalizava a cobrança do quinto, imposto da Coroa que recaíasobre a mineração e as transações comerciais da colônia. A Casa também seencarregava de garantir o monopólio do comércio colonial, fiscalizando os naviosque partiam das colônias e chegavam ao reino espanhol. Por determinação da Casade Contratação, todos os navios que faziam comércio com as colônias deveriamchegar a partir da cidade de Sevilha.

• Conselho das Índias – Criado em 1524, era o órgão encarregado de tomar asdecisões relativas às colônias. Suas reuniões podiam ser encabeçadas pelo própriorei, que indicava pessoas de sua mais alta confiança para os principais cargos doconselho.

Page 4: A Colonização na América Espanhola

A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA

O desenvolvimento das regiões coloniais e ocrescimento das atividades exploradoras no novocontinente transformaram as possessões espanholasem um vasto império, difícil de ser administrado.Assim, o Estado espanhol subdividiu as suas colôniasna América em vice-reinos e capitanias gerais(tinham por função defender as colônias de possíveisataques de piratas, ingleses em sua maioria).

Page 5: A Colonização na América Espanhola

A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA

ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS – COLÔNIAS

• Audiências - Os vice-reis eram membros da nobreza ou da burguesiaespanhola. Na América eles representavam o rei e, portanto, eram as maisaltas autoridades coloniais. Os vice-reis cuidavam dos assuntosadministrativos, militares e religiosos. Eles ainda presidiam asaudiências, onde exerciam o papel de autoridade judicial.

• Cabildo – Espécie de conselho ou câmara municipal, os cabildos tratavamde vários assuntos, especialmente os relacionados a questões policiais, aocomércio e ao uso das áreas de propriedade pública.

Page 6: A Colonização na América Espanhola

A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA

Espanha

• Casa de Contratação (monopólio comercial)

• Conselho das Índias (negócios coloniais)

América

• Dividida em Vice-Reinados e Capitanias Gerais

• Audiências (autoridade judicial)

• Cabildos (vilas e cidades)

Page 7: A Colonização na América Espanhola

SOCIEDADE COLONIAL

A sociedade colonial era composta de cinco grupos de condições distintas:chapetones, criollos, mestiços, indígenas e negros trazidos como escravos daÁfrica.

Page 8: A Colonização na América Espanhola

SOCIEDADE COLONIAL

Um dos critérios de hierarquização social mais comum naAmérica espanhola foi o da pureza de sangue, combinadacom o local de nascimento. Um criollo, por exemplo, mesmosendo filho de nobre espanhol, não poderia alcançar os postosmais elevados da administração colonial pelo fato de ternascido na América.

O número de mulheres espanholas vindas para a América erabem inferior ao de homens. Por essa razão, foi bastantecomum a união de espanhóis e criollos com índias, cujosdescendentes eram chamados de mestizos, e também comnegras, embora com menor frequência. Essa miscigenaçãotornava cada vez mais difícil a aplicação dos critérios depureza de sangue.

Page 9: A Colonização na América Espanhola

ECONOMIA COLONIAL

• A exploração de ouro e prata foi, nosprimeiros anos da conquista, a principalatividade econômica das colôniasespanholas. Os metais eram extraídospelas populações indígenaslocais, submetidas a um regime detrabalho semelhante à servidão. Haviaduas principais formas de trabalhocompulsório: mita e encomienda.

Page 10: A Colonização na América Espanhola

ECONOMIA COLONIAL

Mita

• A mita consistia no trabalho forçado dos indígenas nas minasde prata e ouro, com pagamento mínimo e insuficiente para asua sobrevivência.

Encomienda

• Na encomienda, a Coroa autorizava o colonizador a dispor dosnativos para trabalhar nas minas ou na agricultura, desde quefossem cristianizados. Os indígenas eram agrupados emgrandes aldeamentos, sob o controle dos colonizadores.

Page 11: A Colonização na América Espanhola

ECONOMIA COLONIAL

• A mita e a encomienda contribuíram tanto para dizimar quanto para descaracterizar os grupos nativos.

Page 12: A Colonização na América Espanhola

ECONOMIA COLONIAL

• Logo após o período das conquistas, as colônias espanholas passaram apraticar também a agricultura em grandes propriedades (chamadashaciendas), especialmente nas regiões da América Central e Antilhas. Apecuária também foi introduzida no México e na região do vice-reinado doPrata.

• Os indígenas desligados de suas comunidades e os mestiços(nascidos, sobretudo, dos casamentos entre brancos e indígenas) passaram atrabalhar nas fazendas. Alguns deles eram arrendatários (pessoas quearrenda/aluga as terras de outrem) ou parceiros dos proprietários maiores.Outros, em troca do trabalho, recebiam um pequeno lote de terra para suasubsistência. Em geral esses trabalhadores não recebiam salário. Contraíamdívidas que jamais conseguiriam pagar nos armazéns pertencentes aosempregadores e acabavam vinculados às haciendas por período indeterminado.

Page 13: A Colonização na América Espanhola

CONCLUSÃO

• Sessenta anos após a “descoberta”, aAmérica, desde o Mississipi até o Rio da Prata e oMapocho, estava já recoberta de cruzes: cruzes decemitérios e de templos com suascorrespondentes cidades. Os moradores dessascidades foram dizimados. Um século e meio apósa conquista, tinham desaparecido quase 100milhões de seres humanos. Dos 25 milhões deindígenas que habitavam o México, em 1500, sórestava um milhão em 1600. Segundo as palavrasdo poeta chileno Pablo Neruda, “a espada, a cruze a fome dizimaram a família selvagem”.