a cc&iterus„..acs.. cocci0 6535 -...

14
ro Z1-16 7- 0 -CdOidrA)3 e A 6535 e d er a i Bi lj bhot F eca S Cen Wi tral be a a J \ o C - 15 o 3 COCci0 _sesta: , : - cc&iterus„..acs.. ga foto: VictortV 1960 concursopúblico=9 númeroain"n nome do candidato cargo ( Ei IR PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS Co gr+ P

Upload: vuongque

Post on 20-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ro Z1-167-0 -CdOidrA)3 e A

6535 ed erai BiljbhotFecaSCenWitral

be a a J\ o

C-15 o

3

COCci0 _sesta:, : -cc&iterus„..acs..

ga

foto

:Vic

tortV

1960

concursopúblico=9

númeroain"n nome do candidato

cargo

(

Ei IR PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

Co gr+ P

odontólogo

conhecimentos específicos

01 A biópsia incisional é um exame que recolhe amostras de somente uma parte representativa ou particular de uma lesão. Há indicação da biópsia incisional:

em qualquer lesão que contenha líquido no seu interior. se a área sob investigação apresentar-se difícil de ser excisada devido ao seu tamanho (mais de 1 cm de diâmetro), à localização perigosa ou à suspeita de malignidade. em lesões pequenas (menos de 1 cm de diâmetro), que ao exame clínico apresentem aspecto benigno ou em lesões pigmentadas. quando a área sob investigação apresentar-se difícil de ser excisada por ser grande ou em lesões pigmentadas e vasculares. em lesões com suspeita de malignidade e nas pigmentadas e vasculares.

02 As vias de administração de uma droga são divididas em enteral e parenteral. As vias parenterais de administração são:

tópica, inalatória e aplicações injetáveis. tópica, aplicações injetáveis e sublingual. sublingual, aplicações injetáveis e retal. sublingual, aplicações injetáveis e oral. oral, sublingual, retal e tópica.

03 No paciente diabético descompensado, pode ocorrer a hipoglicemia (choque de insulina). O paciente apresenta como sintomas fraqueza, fome, palidez, pulso rápido e sudorese profunda. A hipoglicemia severa é seguida por confusão e perda de consciência. O tratamento, nesses casos, é

100 mg de succinato sódico de hidrocortizona IM ou IV. 1 mg de adrenalina 1.1000 subcutâneo. açúcar via oral ou ácido tranexânico IM. açúcar via oral ou 1 mg de glucagon IM. 100 mg de succinato sódico IM ou açúcar via oral.

concursopúblico2209 01

odontólogo

04 Considerando as extrações dentárias, analise as afirmativas a seguir.

Para evitar sangramento do alvéolo de um dente extraído, o que dificultaria a visão do campo operatório, é habitual remover-se dentes inferiores antes dos superiores e dentes posteriores antes dos anteriores. É sensato começar pelo dente mais doloroso, no caso de extrações múltiplas, para que qualquer dificuldade cirúrgica ou anestésica não impeça a finalização da operação. Para ganhar tempo, primeiro deve-se anestesiar todos os quadrantes da boca onde serão realizadas as extrações. Para evitar sangramento do alvéolo de um dente extraído, o que dificultaria a visão do campo operatório, é habitual remover-se dentes superiores antes dos inferiores e dentes posteriores antes dos anteriores. A extração de um grande número de dentes de um paciente ambulatorial é contraindicada, porque deixa o paciente desconfortável e a perda sanguínea pode ser considerável.

Estão corretas I, III e V apenas. II, III e IV apenas. I, II e IV apenas. III, IV e V apenas. I, II e V apenas.

05 Assinale a alternativa que apresenta o micro-organismo micobacteriano significativo para a maioria dos cirurgiões dentistas

Mycobacterium epidermidis. Streptococcus aureus. Mycobacterium tuberculosis. Staphilococcus aureus. Mycobacterium diphtheriae.

o6 São contraindicações para remoção de dentes impactados:

extremos de idade. estarem localizados no ramo da mandíbula. condição médica do paciente comprometida. preservação da saúde periodontal. possibilidade de dano excessivo às estruturas adjacentes.

Estão corretas as opções I, II e IV apenas. I, III e V apenas. II, IV e V apenas. I, II e III apenas. III, IV e V apenas.

concursopúbliconn 02

odontólogo

07 Marque a alternativa INCORRETA, considerando a farmacologia utilizada em cirurgia oral.

As drogas mais comumente usadas para reduzir a ansiedade antes do tratamento cirúrgico são os benzodiazepínicos administrados por via oral. A droga escolhida para sedação intravenosa de pacientes adultos é o benzodiazepínico, midazolan, 1,0 mg a cada minuto até que o estado de sedação seja alcançado. No tratamento de infecções agudas, as drogas antimicrobianas de preferência são a penicilina, amoxicilina, fluxocloxacilina e metronidazol. Na sedação inalatória (analgesia relativa), a concentração de óxido nitroso no gás inalado varia de 40 a 70%. O uso dessa sedação em combinação com a anestesia local permite a realização de procedimentos em crianças que eram anteriormente submetidas à anestesia geral. O anestésico padrão para anestesia local é a lidocaína 2% com adrenalina, que produz uma anestesia confiável e boa hemostasia após sua aplicação.

o8 Existem várias técnicas radiográficas que podem ser utilizadas na prática endodântica. Aponte a que apresenta difícil execução, por não permitir a posição necessária do filme em relação ao dente principalmente em pacientes com palato pouco profundo e ainda por promover um certo desconforto associado aos grampos que sustentam o dique de borracha.

Técnica de Clark. Técnica de Le Master. Técnica Radiográfica Oclusal. Técnica da Bissetriz. Técnica do Paralelismo.

og Entre as substâncias utilizadas como solução auxiliar no preparo dos canais radiculares, assinale a que é um composto halogenado.

Peróxido de Hidrogênio. Hipoclorito de Sódio. Lauril Sulfato de Sódio. EDTA (etil diamino tetra acético sal sodico). Peróxido de Ureia.

2.0 Em relação à abertura coronária para tratamento endodântico, é INCORRETO afirmar que

toda abertura coronária deverá ser feita de tal maneira que ofereça um acesso direto ao canal radicular por meio de linha reta. o limite da abertura coronária deverá ser tal que inclua no seu interior todos os cornos pulpares. todas as saliências do teto, parede oclusal ou parede incisai da câmara pulpar deverão ser eliminadas, pois essas saliências poderão também determinar o escurecimento do dente. a parede cervical ou assoalho da câmara pulpar poderá ser deformada, pois ajudará a localizar a entrada do canal radicular que apresenta uma forma afunilada, lisa e polida. a eliminação do ombro palatino constitui a realização do desgaste compensatório nos dentes anteriores superiores.

concursopúblicoWn 03

1960

odontólogo

11 São consideradas propriedades biológicas dos materiais obturadores dos canais radiculares:

ser maleável e permeável. estimular ou permitir a deposição de tecido mineralizado ao nível do ápice. possuir boa viscosidade e aderência. possuir pH próximo do neutro. não ser solubilizado dentro do canal radicular.

12 Os cimentos endodônticos devem preencher alguns requisitos para serem utilizados como coadjuvantes na obturação dos canais radiculares. Todas as alternativas a seguir apresentam requisitos do cimento endodôntico, EXCETO

Deve ser insolúvel aos solventes comuns, caso seja necessária a remoção da obturação do canal. Deve ser radiopaco, para que possa ser visualizado na radiografia. Não deve sofrer retração após o seu endurecimento. As partículas de pó devem ser bem finas, para que se misturem facilmente com

líquido. e)

Deve tomar presa lentamente e promover um selamento hermético.

13 ASSERÇÃO

O mais eficiente e rápido (120° C/20 minutos) meio de esterilização do material e instrumental endodôntico é a autoclave,

RAZÃO

calor úmido tem um poder de penetração maior que o calor seco e sabe-se que a termocoagulação das proteínas é catalisada pela água, o que confere a esta técnica uma alta eficácia.

PORQUE

Asserção correta e razão errada. Asserção e razão erradas. Asserção errada e razão correta. Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção. Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção.

14 Considerando a etiologia da doença cárie, assinale o fator que não é considerado modulador.

Qualidade e quantidade de saliva. Presença de bactérias. Uso do flúor. Higiene bucal do indivíduo. Virulência dos micro-organismos.

concursopUblicol©Og

odontólogo

15 "À medida que os depósitos bacterianos tornam-se mais espessos, a diminuição da concentração de oxigênio é um dos fatores responsáveis pela . Assim, ocorre troca de espécies por espécies

'LP.t

tll 7 c.

960

a)

organização bacteriana — aeróbias e anaeróbias facultativas — anaeróbias facultativas anaeróbias.

organização bacteriana — aeróbias — aeróbias facultativas. sucessão bacteriana — aeróbias — aeróbias restritas. sucessão microbiana — aeróbias e anaeróbias facultativas — anaeróbias facultativas

anaeróbias. e)

organização microbiana — anaeróbias e aeróbias facultativas — aeróbias facultativas aeróbias.

16 Sobre o S. Mutans, é correto afirmar.

Sintetizam proteína e ureia, produzem ácidos, são específicos em determinadas áreas da cavidade bucal. Sintetizam polissacarídeos intra e extracelulares a partir da sacarose, sintetizam proteínas, são específicos e acidúricos. Sintetizam polissacarídeos intra e extracelulares a partir da sacarose, produzem ácido lático, são específicos e acidúricos. Sintetizam e metabolizam oxigênio e nitrogênio, possuem virulência, produzem ácido lático. Sintetizam oxigênio e lactose, produzem ácido lático, são específicos e acidúricos.

17 Sobre o S. Mutans, é correto afirmar.

Sonda Exploradora ( ) Método de escolha para detectar lesões oclusais Fluoretos em esmalte. Observação Visual ( ) Método diagnóstico que possibilita microfraturas Selamento Biológico na superfície. Presença de microcavidades ( ) Pode causar lesões ocultas.

( ) Parâmetro visual para o diagnóstico de lesões oclusais em dentina

( ) Massa amorfa de material com pouca bactéria e com progressiva mineralização.

A sequência correta é

1 — 3 — 2 — 5 — 4. 1 — 3 — 2 — 4 — 5. 3 — 1 —4-5-2. 1 — 3 — 4 — 5 — 2. 3 — 1 — 2 — 5 — 4.

concursopúblico2©©5

odontólogo

ASSERÇÃO

A interpretação da imagem radiográfica interproximal pode levar a um grande número de diagnósticos falso-positivos e falso-negativos,

PORQUE

RAZÃO

poderá sobrepor os contatos proximais e/ou sobrepor as desmineralizações das superfícies livres, parecendo lesões em dentina.

Asserção correta, razão correta, e razão justifica a asserção. Asserção correta, razão errada. Asserção e razão erradas. Asserção errada, razão correta. Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.

29 A sequência clínica para o tratamento de dentes decíduos com polpa mortificada (necropulpectomia) pode ser resumida nos seguintes passos:

anestesia, isolamento absoluto, abertura/irrigação, RX, condutometria, instrumentação, irrigação final, secagem, obturação, sub-base, restauração e RX. RX, anestesia, isolamento absoluto, abertura/irrigação, localização dos canais, instrumentação, irrigação final, secagem, obturação, sub-base, restauração e RX. RX, anestesia, isolamento absoluto, abertura/irrigação, instrumentação, secagem, obturação, restauração e RX. RX, anestesia, abertura, isolamento absoluto, condutometria, instrumentação/irrigação, secagem, RX, obturação sub-base e restauração. anestesia, abertura, irrigação, isolamento absoluto, condutometria, instrumentação/irrigação, secagem, obturação e restauração.

20 Das lesões traumáticas em dentes deciduos, qual NÃO pode ser considerada dos tecidos de suporte dos dentes?

Concussão. Subluxação. Luxação extrusiva. Fratura radicular. Avulsão dentária.

21. Considerando a aplicação tópica de flúor profissional em crianças, é fundamental para se evitar intoxicação:

a)

utilizar moldeiras pequenas.

b)

manter o conjunto, moldeiras/gel de flúor, por no máximo 10 segundos. usar sempre sugador de saliva, durante a aplicação e ao final. retirar o excesso de gel e lavar a boca do paciente.

e)

utilizar quantidade de gel que cubra a moldeira, mas executar a aplicação em cada arcada separadamente.

concursopúblico20(09 o6

,edera,„

o 1960

odontólogo

22 ASSERÇÃO

Dentes que atingem a oclusão funcional sem evidência de lesão na superfície oclusal apresentam prognóstico favorável,

PORQUE

RAZÃO

é clara a relação entre os diferentes estágios de erupção dentária, acúmulo de biofilme bacteriano e presença de lesões ativas.

Asserção correta, razão errada. Asserção e razão erradas. Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção. Asserção errada, razão correta. Asserção correta, razão correta, e razão justifica a asserção.

23 Considerando os métodos diagnósticos de lesões de superfícies oclusais, o ideal é que apresentem alta sensibilidade e especificidade, para que, respectivamente identifiquem corretamente:

os sítios sadios e os sítios com lesões. os sítios com lesões e os sítios sem lesões. profundidade e extensão dos sítios. extensão e profundidade dos sítios. o grau de progressão de sítios com lesões e dos sítios sem lesões.

24 Adieta desempenha papel importante na ocorrência da Doença Cárie. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F), nas alternativas a seguir.

A dieta influencia na produção de ácidos no biofilme bacteriano. Adieta influencia no tipo (característica) e quantidade de biofilme. A dieta pode alterar a composição dos micro-organismos presentes. O fator quantidade de secreção salivar não é influenciado pela dieta. Alimentos mais consistentes são mais rapidamente eliminados, por isso, menos cariogênicos.

A sequência correta é F—F—V—F—V. V—V—F—V—V. F—F—V—V—F. V—V—V—F—F. V—V—F—F—V.

25 No biofilme bacteriano em desenvolvimento, pode-se verificar a presença de Streptococcus, já a partir das primeiras 24 horas sem alteração. Esses micro-organismos são classificados como:

aeróbios. anaeróbios. facultativos. aeróbios até 48 horas. anaeróbios até 24 horas.

concursopúblico2©09

1960

odontólogo

26 Na realização da técnica de Anestesia Pterigomandibular em criança de 4 anos de idade, deve-se

posicionar a seringa aproximadamente 1 cm acima do plano oclusal, nos molares decíduos. introduzir a agulha e após posicionar a seringa 1 cm acima do plano oclusal. posicionar a seringa lateralmente (face interna) ao ramo, paralela ao plano oclusal. posicionar a seringa lateralmente (face externa) ao ramo, paralela ao plano oclusal. posicionar a seringa ligeiramente inclinada, abaixo do plano oclusal dos molares decíduos.

27 Considerando um preparo cavitário com paredes definidas, assinale a alternativa que apresenta somente ângulos diedros de segundo grupo:

a) gengivo-axial — vestíbulo-distal — disto-lingual. h) vestibulo-mesial — vestíbulo-distai — vestíbulo-pulpar.

disto-pulpar — mésio-pulpar — gengivo-axial. línguo-pulpar — disto-lingual — mésio-lingual. linguo-pulpar — vestíbulo-pulpar — disto-lingual.

28 é uma técnica cirúrgica que visa à eliminação de bolsas periodontais supradisseas, por meio de exérese

Selecione a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase.

Gengivoplastia — do tecido de granulação Gengivoplastia — do sulco gengival Gengivectomia — de parte do tecido gengival Gengivectomia — do periodonto de sustentação Aumento de coroa clínica — do sulco gengival

29 Os instrumentos cortantes manuais são empregados para clivar, cortar e planificar a estrutura dental ou completar a ação dos instrumentos rotatórios durante o preparo das cavidades. A fórmula do instrumento consiste de um conjunto de números gravados no cabo. Quando a fórmula é composta por três números, é correto afirmar que

a) O primeiro, indica o número da série; o segundo, o comprimento da lâmina e o terceiro, ângulo formado pela lâmina e o eixo longitudinal do cabo.

O primeiro, indica a largura da lâmina; o segundo, o comprimento da lâmina e o terceiro, o ângulo formado pela lâmina e o eixo longitudinal do cabo. O primeiro, indica a largura da lâmina; o segundo, o ângulo formado pela lâmina e

eixo longitudinal do cabo e o terceiro, o comprimento da lâmina. O primeiro, indica o número de série; o segundo, o comprimento da lâmina e o terceiro, a largura da lâmina. O primeiro, indica o ângulo formado pela lâmina e o eixo longitudinal do cabo; o segundo, o comprimento da lâmina e o terceiro, a largura da lâmina.

concursopúblicaS

ederai odontólogo E

Lt

30 O condicionamento ácido em esmalte e dentina tem sido correntemente o 1960

utilizado em procedimentos restauradores adesivos. Considerando-se a energia de superfície de esmalte e dentina, é correto afirmar que o condicionamento ácido

aumenta a do esmalte e diminui a da dentina. diminui a do esmalte e também a da dentina. aumenta a do esmalte e também a da dentina. diminui a do esmalte e aumenta a da dentina. não altera a do esmalte e diminui a da dentina.

31 Os procedimentos restauradores, quando invadem o espaço biológico, repercutem em consequências que podem provocar periodontite e até a perda do dente. Podem-se considerar consequências da invasão do espaço biológico, durante os procedimentos restauradores, a inflamação gengiva] persistente e a sensibilidade gengiva] promovida por estímulos mecânicos. São outras consequências da invasão do espaço biológico:

recessão gengival e formação de bolsa. recessão gengival e consequente involução do processo inflamatório ao longo do tempo. formação de bolsa sem a ocorrência da recessão gengival, uma vez que o processo inflamatório é permanente. formação de bolsa e inflamação gengival passageira. inflamação gengival persistente e estabilização do quadro clínico.

32 Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) convencionais são subdivididos em quatro grupos: CIV tipo I; CIV tipo II; CIV tipo III e CIV tipo IV. Em relação à indicação desses cimentos

Os do tipo I são indicados para cimentação e base protetora. Os do tipo II são indicados para restauração. Os do tipo III são indicados para proteção de cavidades. Os do tipo IV são indicados para selamento de fóssulas e fissuras.

Estão corretas as opções I, II e IV apenas. II e III apenas. I, III e IV apenas. I e II apenas. III e IV apenas.

33 Os ângulos diedros de uma cavidade são formados pelo encontro de duas paredes e são denominados pela combinação de seus respectivos nomes. A nomenclatura apresenta como EXCEÇAO à regra o(s) ângulo(s)

cavo-superficial. diedros de primeiro grupo diedros de segundo grupo. diedros de terceiros grupo. diedros incisais de cavidade classe III.

concursopúblico2C09

960 o

e.dera/ Q, ‘4.2,4 odontólogo

34 As resinas compostas para aplicações diretas e indiretas possuem quatro componentes básicos fundamentais. Relacione as colunas de acordo com a função, composição ou característica dos componentes básicos

) Estabilidade hidrolítica. ) Aumento de resistência de abrasão. ) Monômeros diacrilatos alifáticos ou aromáticos. ) Estabilidade dimensional. ) Iniciam o processo de polimerização

Matriz resinosa Agente (s) iniciador (es) Partícula(s) de carga Agente(s) de cobertura

A sequência correta é 1 — 3 — 4 — 1 — 2. 1 — 2 — 3 — 3 — 4. 3 — 2 — 1 — 4 — 2. 4 — 3 — 1 — 3 — 2. 2 — 1 —3-3-4.

35 Adesão é o mecanismo que une dois materiais em íntimo contato com a interface. A literatura odontológica considera que a adesão abrange três mecanismos:

e

Selecione a alternativa que completa corretamente a frase. grau de conversão monomérica — hibridização — adesão química hibridização — adesão mecânica - linha adesiva desmineralização — hibridização — fotopolimerização do adesivo adesão química — linha adesiva — retenção adesão química — adesão física — adesão mecânica

36 ASSERÇÃO

A resistência à cárie do esmalte adjacente à restauração é aumentada com o uso do PORQUE cimento de ionômero de vidro,

RAZÃO

os fluoretos presentes na matriz do cimento e no interior das partículas de vidro estão disponíveis para serem liberados.

Asserção e razão erradas. Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção. Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção. Asserção errada, razão correta. Asserção correta, razão errada.

concursopúblico2aog 10

odontólogo

37 O cimento de ionômero de vidro tem reação de presa entre pó e líquido, essencialmente , resultando num sendo que nos primeiros cinco minutos um é formado,

que permite a adesão inicial à estrutura dental.

Selecione a alternativa que completa corretamente a frase.

ácido-base — sal hidratado — gel de fosfato de cálcio ácido-base — sal hidratado — gel de policarboxilato de cálcio ácido-base — poliácido — gel de policarboxilato de cálcio de hidratação — poliácido — gel de fosfato de cálcio de hidratação — poliácido — gel de policarboxilato de cálcio

o

38 O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento radicular cuja função é sustentar e proteger o dente. O periodonto divide-se em periodonto de proteção e periodonto de sustentação ou inserção.

Fazem parte do periodonto de proteção

a gengiva marginal, a gengiva inserida e o sulco gengival. a gengiva marginal, o ligamento periodontal e o osso alveolar. a gengiva inserida, a mucosa alveolar e o ligamento periodontal. o ligamento periodontal, o sulco gengival e a mucosa alveolar. o ligamento periodontal, a gengiva inserida e a papila gengival.

39 A contração da resina composta que ocorre durante a polimerização compete com a adesão à parede do preparo cavitário. A razão entre a área de superfície aderida ou não-aderida (área de superfície livre) é chamada de fator de configuração ou fator "c".

Considerando a interferência do fator de configuração, assinale a alternativa correta.

Técnica restauradora com inserção incremental da resina composta tende a conservar o fator "c" próximo a 1. As forças de contração de polimerização são desprezíveis em cavidades classe I tipo caixa. A técnica restauradora com inserção incremental da resina composta não interfere no fator "c". Quanto menor o número de superfícies aderidas, maior o fator "c". As restaurações com resina composta tipo flow, quando inseridas em incremento único, não sofrem interferência do fator "c" em cavidade classe II.

concursopúblicoW©9 11

odonteilogo derair, aaa

40 O condicionamento ácido em esmalte, pela exposição do esmalte dental a 1960

diferentes agentes condicionadores, concentrações e tempo de aplicação da solução condicionadora, pode promover diferentes padrões de condicionamento: padrão I, padrão II e padrão III, segundo Silverstone, 1975.

Em relação aos padrões de condicionamento citados, é correto afirmar que

nos padrões I e II, ocorre a descalcificação generalizada do esmalte e, no padrão III, ocorre a descalcificação da periferia dos prismas. no padrão I, ocorre a descalcificação da periferia dos prismas, no padrão II, ocorre a descalcificação do centro dos prismas e, no padrão III, ocorre a descalcificação generalizada dos prismas. no padrão I, ocorre a descalcificação do centro dos prismas, no padrão II, ocorre a descalcificação da periferia dos primas e, no padrão III, ocorre a descalcificação generalizada dos primas. no padrão I, ocorre a descalcificação no centro e periferia dos prismas, no padrão II, ocorre a descalcificação generalizada dos prismas e, no padrão III, ocorre o desmoronamento dos prismas. no padrão I, ocorre a descalcificação no centro e periferia dos prismas, enquanto nos padrões II e III, ocorre a descalcificação generalizada dos prismas.

concursopúblico=05

s.edera/0, be né ed•

O re

'7 ZÉ C,

, • 1 C' 9 siassAmmun

1960

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CONCURSO PÚBLICO 2009

Edital n° 001/2009-PRRH

GABARITO OFICIAL

NUTRICIONISTA Questões Alternativas

01 A 02 B 03 E 04 B 05 D 06 C 07 E 08 C 09 A 10 B 11 E 12 D

13 ANULADA 14 A 15 C 16 E 17 C

18 A

19 D 20 E 21 B

22 C 23 A 24 E 25 E 26 C

27 A

28 ANULADA 29 D

30 B

31 D 32 A 33 E

34 C 35 A

36 E 37 A

38 C 39 A

40 E

ODONTOLOGO Questões Alternativas

01 B 02 A 03 D 04 E 05 C 06 B 07 D 08 E 09 B 10 D 11 B 12 A 13 E 14 B 15 D 16 C 17 E 18 A 19 B 20 D 21 C

22 E 23 B 24 D 25 C 26 E 27 C 28 C 29 B 30 A 31 A 32 D 33 E

34 D 35 E

36 E 37 B

38 A 39 A 40 C

Santa Maria, 19 de maio de 2009

Pró-Reitoria de Recursos Humanos