a carta de pero vaz de caminha

10
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA Alan Cristian e Samuel Santos

Upload: grdnvs1

Post on 21-Dec-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

.

TRANSCRIPT

Page 1: A Carta de Pero Vaz de Caminha

A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

Alan Cristian e Samuel Santos

Page 2: A Carta de Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha nasceu em 1450, prestou alguns serviços à coroa portuguesa e em 1500 compôs a frota dirigida por Pedro Álvares Cabral. Na qualidade de escrivão desta referida frota, coube a ele redigir uma carta ao rei Dom. Manuel I comunicando-lhe sobre o "achamento" da terra brasileira. 

Page 3: A Carta de Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha

Page 4: A Carta de Pero Vaz de Caminha

A carta:

Page 5: A Carta de Pero Vaz de Caminha

A carta que Pero Vaz de Caminha escreveu para D. Manuel, o rei de Portugal na época do descobrimento do Brasil, relata com detalhes a chegada dos portugueses no Brasil, como fôramos primeiros contatos destes com os indígenas e, a partir desta carta, podemos perceber as intenções portuguesas quanto à nova terra e, o que seria dela depois de então. A partida frota portuguesa de Belém-Portugal ocorreu no dia 9 de março, a chegada às canérias no dia 14 do mesmo mês, e no dia 22 chegaram à ilha de São Nicolau. No dia 21 de abril, toparam com sinais de terra, o que eles chamam de Botelho, espécie de ervas compridas. No dia seguinte, houveram vista de terra, que foi chamada de Terra De Vera Cruz, a qual tinha um monte alto, que recebeu o nome de o Monte Pascoal. 

Page 6: A Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta é exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo. Contudo, apresenta informações equivocadas.

Em princípio, Caminha se desculpa pela Carta, a qual considera "inferior". O escrevente documenta os traços de terra e o momento de vista da terra (quando se avistou o Monte Pascoal, a que deu-se o nome de Terra de Vera Cruz).

Os portugueses seguem até à praia, onde acontece o primeiro contato com os índios, quando os portugueses praticam o primeiro escambo com os índios brasileiros. Menciona-se também o pau-brasil e é narrada a Primeira Missa na nova terra.

Page 7: A Carta de Pero Vaz de Caminha

Além da Carta de Pero Vaz de Caminha, importante documento na historiografia do país, o primeiro texto impresso que se refere exclusivamente ao descobrimento do Brasil é o panfleto anônimo, escrito em italiano, "Copia di una lettera Del Re di Portugal manda ta AL Re di Castella Del viaggio & successo Dell' Índia" (Cópia de uma carta do Rei de Portugal mandada ao Rei de Castela acerca da viagem e sucesso da Índia), publicada inicialmente em Roma, em 23 de outubro de 1505, por mestre João de Basicken e logo a seguir em Milão, no mesmo ano:

Page 8: A Carta de Pero Vaz de Caminha

Cópia da carta do Rei de Portugal mandada ao Rei de Castela sobre o Descobrimento do Brasil.

Page 9: A Carta de Pero Vaz de Caminha

Curiosidades sobre a carta No Brasil, a Carta de Caminha é lembrada como o

primeiro caso de tentativa de nepotismo documentada no Brasil, embora esta constatação tenha sido refutada. De acordo com a interpretação original, ao final da carta Caminha teria pedido ao rei um emprego ao seu genro.

Devido a isto, a palavra pistolão, muito empregada no Brasil para referenciar um parente ou conhecido que obteve ganhos devido a nepotismo ou favoritismo, teve origem na palavra epístola (carta), devido à carta de apresentação supostamente feita pelo escrivão Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel I.

Page 10: A Carta de Pero Vaz de Caminha

Obrigado pela atenção