a bola rolou sob os olhares do mundo e os cuid ados de ... · uma mulher sem medo de ser feliz...

12
2014 1959 Junho 2014 Presidente Moacyr Pereira 2014 1959 A BOLA ROLOU SOB OS OLHARES DO MUNDO E OS CUIDADOS DE NOSSOS TRABALHADORES VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Nós ligamos Página 6 CÁSSIA Uma mulher sem medo de ser feliz Página 7 BENEFÍCIO NATALIDADE Um conquista para a vida Página 9

Upload: dinhxuyen

Post on 06-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

20141959

Junho 2014Presidente Moacyr Pereira

20141959

A bolA rolou sob os olhAres do mundo e os cuidAdos de

nossos trAbAlhAdores

ViolênciA contrA As mulheresNós ligamos

Página 6

cÁssiAUma mulher sem medo de ser feliz

Página 7

benefício nAtAlidAdeUm conquista

para a vidaPágina 9

22

editoriAl

mArcAndo gols todos os diAs.

Sonho de tantos anos, a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil virou polêmica. O país do futebol exige padrão Fifa, dentro e fora dos gramados.

Foram muitos os problemas, mas como brasileiros vamos aproveitar para fazer a coisa acontecer, marcando gols diariamente na busca da excelência nos serviços no nosso país. Também, apoiar a nossa seleção e torcer de coração para a bola chegar ao alvo. Afinal, o futebol é a alegria do nosso povo!

Há muito que aprender com a Copa, lembrando que vamos ter olimpíadas em 2016. Corrigir os inúmeros erros e aproveitar os jogos para exigir mais transparência e qualidade dos contratos, empresários e políticos.

Também vamos tirar lições dentro de campo, pois a seleção vitoriosa será aquela, que além do talento individual dos craques, saberá trabalhar em equipe. O técnico Felipão terá a oportunidade de fazer a seleção brasileira hexacampeã, mas para isso depende da competência e dedicação dos atletas. Sem dúvida, disputar o mundial no nosso país será um estímulo e desafio.

A Copa no Brasil trará muito aprendizado, independentemente do resultado em campo. Por isso, convido todos a marcarmos um gol diariamente. Gol pelo fim da violência contra a mulher, gol pela dignidade do nosso trabalho, gol na busca de aprendizado, como mostraram os nossos colegas nas páginas da revista Siemaco&Você.

Convido, principalmente, que todos se juntem à seleção do Siemaco! Eu e a minha equipe, no sindicato, queremos ser os técnicos de suas carreiras, trabalhando juntos para a promoção e justiça social. Juntos, podemos ganhar de goleada!

boa leitura, moacyr PereiraPresidente siemaco

FOTO

: RU

BEN

S GA

ZETA

33

mês de bolA e bAlãoJunho será uma festa só. Feriados, arraiás e celebrações, graças aos jogos da copa, Corpus Christi e as festas dos Santos Antônio, Pedro e João. Se o futebol é acompa-nhado de cerveja gelada, as quermesses oferecem vinho quente e quentão e o frio pede chá, café e a tradicional

cachaça, para esquentar.

Bebidas quentes aumenta-rão sua temperatura interna. O processo pode ser muito relaxante. Faça um copo de chá ou café. Tome um pouco de caldo quente.

cuidAdo com bebidAs quentes ou gelAdAs em demAsiA

Como o clima é de inverno é preciso atenção para que os excessos que prejudicam a saúde física e mental. Apesar de provocar um desequilíbrio na temperatura do organismo, a bebida gelada ou quente não neces-sariamente faz mal à saúde.

É preciso cuidado, porém, para não deixar a bebida quente demais queimar as vias respiratórias e cautela com a predisposição para as doenças da estação, não abusando do gelado. Misturar a ingestão de líquidos quentes e frios, nem pensar!

excessos merecem Atenção

A euforia das comemorações e a tristeza com as de-cepções podem levar a distúrbio de humores. Muita gente vê na bebida um consolo, mas além do mal que o álcool faz à saúde, ele também pode provocar aci-dentes ou violência.

É sempre bom lembrar: se beber, nunca dirija e todo cuidado é pouco também para manter o equilíbrio. Se comemorar é bom, melhor ainda é festejar com lucidez, compartilhando apenas alegria.

bebA líquidos quentes

4

JArdineiros gArAntem grAmAdo notA 10!

Dia 19 de maio, em plena inauguração da Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo de Futebol, caiu uma das mais fortes chuvas de granizo dos últimos tempos, em São Paulo. No dia seguinte, lindo como um tapete, o gramado foi aprovado pela Fifa e mereceu nota dez dos jogadores.

O encarregado do gramado Carlos Rogério e o seu auxiliar Fábio Augusto Mendes estavam satisfeitos. Apesar da tecnologia de primeiro mundo para manter as condições ideais da grama importada, própria para climas frios, são eles que labutam diariamente na conservação. Podam, sementeiam, replantam, nivelam, penteiam e zelam com carinho, duas vezes por dia, para que a grama cresça verde e forte!

JArdineiros gArAntem grAmAdo notA 10!

55

grAmA dA coPA: cor, rolAgem e crescimento ideAis

corintiAnos roxos e fiÉisCarlos e Fábio têm um incentivo a mais: são corintianos fiéis. Garantiram, porém, que durante a Copa o time deles é o gramado! “Eu cuido dessa grama como se fosse um filho, para que seja o melhor do mundial”, afirmou Carlos.

Desde março de 2013 ele dedica-se integralmente ao trabalho, com a experiência de quem trabalha há 18 anos com gramados esportivos, inclusive participou de três Copas América. É ele quem pilota a máquina de corte triplo, que garante o corte helicoidal.

“Eu ganhei na loteria!”, diz Fábio, feliz da vida. Há nove meses trabalha com gramados sintéticos e às vésperas da Copa foi convidado para trabalhar na Arena Corinthians, substituindo um colega. “É inexplicável o prazer de trabalhar na casa do meu time de coração, colaborando com o meu país, ao lado da seleção. É a nossa nação, por isso a minha dedicação é maior ainda. Estou trabalhando para o nosso povo”.

Privilegiados, eles acompanharão os jogos de pertinho, das coxias, pois a Fifa não dispensa limpeza e correção de detalhes nos intervalos dos jogos. Com olho clínico eles não vão olhar para aonde a bola vai rolar, mas como ela desliza na grama: “Não seremos torcedores, mas críticos do gramado”.

O Engenheiro agrônomo Tiago Rezende explica que a grama plantada na Arena Corinthians é própria para clima frio, por isso merece cuidados especiais. “Junto com a Fifa optamos pela grama ryegrass, que tem as vantagens da beleza (permite desenhar linhas fixas e definidas, facilitando a marcação), é mais resistente (inclusive aos impactos da chuteira, evitando os famosos buracos no campo) e cresce de um dia para o outro e tem rolagem ideal da bola (maleável, diminui o atrito).

Com irrigação e resfriamento com água gelada subterrâneos, a manutenção é mais cara, mas o resultado aparece. Provavelmente o Corinthians irá trocar a grama depois da Copa, pois o Brasil é um país de clima tropical.

O diretor da empresa Word Sports (presta serviços terceirizados para a Construtora Odebrecht), Fábio Camara, afirmou que graças ao padrão de qualidade da Fifa o Brasil hoje tem nível internacional em gramados esportivos. Contando que os desafios foram grandes e que a satisfação com os resultados também, ele afirmou: “A equipe em campo é fundamental para fazer a coisa acontecer. É preciso dedicação na execução, pois a grama não para de crescer e o perigo das pragas merece monitoramento diário”.

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

6

n Durante o ano de 2013, 106.860 ligações foram atendidas pelo número 180 e 62% encaminha-dos ao sistema de segurança e justiça;

n 81% das vítimas têm vínculos afetivos com os seus agressores;

n Desde que foi criado, em 2005, foram mais de 3,6 milhões de ligações.

Embora o Brasil tenha uma das legislações mais avan-çadas do mundo no combate contra a violência do-méstica, o número das agressões ainda é alto. Por seu caráter materno e questões culturais, as mulheres costumam perdoar ou proteger os próprios algozes, na esperança de que ele mude, um dia. Por medo ou submissão, suportam não apenas as surras, mas a vio-lência psicológica.

Visando incentivar a denúncia, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República lançou a campanha Violência contra as Mulheres – Eu Ligo. A novidade é o aplicativo Clique 180. Através do smarthphone, tablet e computador, vítimas e teste-munhas poderão pedir socorro e orientação.

Criado pela ONU Mulheres, a ferramenta garante acesso direto à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O portal disponibiliza informações como redes de atendi-mento, rotas mostrando locais considerados perigosos nas cidades e conteúdo da Lei Maria da Penha. Principal-mente, um botão que clica direto no número 180.

tolerânciA Zero no combAte à ViolênciA contrA As mulheres

Compatível com os sistemas IOS e Android,

pode ser baixado gratuitamente através

do Google Play e Apple Store.

Basta clicar 180 e seguir os passos.

como instAlAr o APlicAtiVo

clique 180

como instAlAr o APlicAtiVo

clique 180

7

A beleZA de ser cÁssiAApesar de tanta dor, um dia Cássia Gomes da Silva, 39, deu um basta ao sofrimento em busca da felicidade. Ajudante de serviços diversos (funções internas no alojamento M’Boi Mirim/Campo Limpo, da Soma) ela é uma mulher que sorri, se cuida e tem muitos planos, como tornar-se Assistente Social e casar novamente.

Arrimo da família e mãe do adolescente Natan, ela teve a coragem de dizer basta à violência doméstica, após sofrer física e mentalmente por 12 anos. “Ele me batia e me ameaçada dizendo que iria matar o meu pai”, conta. Até que um dia, após voltar do trabalho e ser espancada pela última vez pelo ex-companheiro, procurou ajuda na delegacia da mulher.

“Eu dei um basta. Pedi demissão do trabalho, trans-ferência de escola o meu filho e deixamos tudo para trás, no mesmo dia. Mudei de cidade, para a casa dos meus pais, e recomecei do zero. Nem roupas eu tinha!”, lembra.

VidA noVAQuerida por todos e sempre sorrindo, ela gosta de tudo arrumado e nunca diz não. ”Eu não me acho es-pecial, eu sou uma funcionária comum, igual aos ou-tros”, diz, humildemente. Filiada ao Siemaco desde 2008, concluiu o ensino médio em 2013 e estuda in-formática na subsede Santo Amaro.

O passado não foi fácil para Cássia. Ela enterrou a fi-lha de cinco meses de idade, em decorrência de uma doença grave em pleno dia das mães; perdeu a avó há um ano e cuidou do pai até ele sucumbir ao câncer, há seis meses. Trabalhou de empregada doméstica, faxi-neira, auxiliar de limpeza e até com telemarketing, na Rádio Capital.

Vaidosa, hoje Cássia reencontrou a dignidade, a bele-za, o amor e os sonhos. “Se eu pudesse abraçaria o mundo para ajudar as mulheres. Principalmente àque-las que vivem de ameaças e com medo”.

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

8

As lixeiras são um atrativo na rua mais elegante e cara de São Paulo. Depois do aço inox, agora a Oscar Freire conta com três lixeiras inteligentes, que avisam por SMS quando estão cheias. Feitas com material reciclável, utilizam a luz do sol para amassar o lixo, suportando 12 vezes mais resíduos.

Elas não são bonitas. São pretas e medem um metro e meio de altura, mas são tecnologicamente inovadoras. Luzes verdes, ama-relas e vermelhas indicam o nível de armazenamento e quanto cheias liberam um sinal para que a central avise o varredor respon-sável, que se encarregará de recolher os resíduos. Curiosamente, também emitem um som cada vez que um objeto é depositado.

As lixeiras resultam de um investimento da Associação de Logistas dos Jardins. Cada um custou mais de oito mil reais.

lixeirAs inteligentes comPActAm resíduos

e AVisAm quAndo estão cheiAs

dicas de português

É tempo de futebol

O mundo está de olho nos gramados, vibrando quando a bola rola em jogos bonitos, com muitos gols. Por isso, selecionamos algumas regras para torcer sem marcar gol contra na língua portuguesa:

bola redonda: expressão comum, sinônimo de jogada de qualidade. Não é gramaticalmente errada, mas na verdade as bolas são esféricas e não todas redondas.Gol: Vamos torcer por muitos gols, ou gois ou goles. Desde que seja mais de um gol, todas as formas estão corretas.

chutou com o pé: Errado, pois não dá para chutar com a mão, não é mesmo?

camisa verde e amarela: as cores referem-se à camisa, que é uma palavra feminina.

football ou socccer?

Na verdade, ambos significam futebol, o primeiro em inglês britânico e o segundo em inglês americano. A palavra quer dizer:

foot: pé

ball: bola

O match (jogo) acontece no field ou pitch (gramado), dentro do stadium (estádio).

two teams (dois times) tem o objetivo de score a goal (marcar um gol).

the football players (os jogadores) são orientados pelos coachs (treinadores) e fiscalizados pelo referee (juiz) e linesmen (bandeirinhas).

dicas de inglês

FOTO

: RU

BEN

S GA

ZETA

9

Um mês após o primeiro lote de Auxílio Natalidade ter sido entregue a 18 famílias, outras 73 mulheres recebe-ram o cheque no valor de R$ 570,00, em 30 de maio. O benefício social familiar foi conquistado pelo sindicato, em convenção coletiva, como um direito concedido aos filhos dos trabalhadores do segmento do Asseio e Con-servação nascidos a partir de fevereiro de 2014.

Os diretores do Siemaco Karine Karen Gonzaga e Elmo Nicácio recepcionaram os papais e mamães orgulhosos. Ressaltando a importância da sindicalização, Elmo listou os benefícios oferecidos pelo Siemaco, enquanto Karine ressaltou o trabalho do sindicato cidadão: “Quando o governo não faz, a gente acaba fazendo”.

siemAco entregA benefício nAtAlidAde A 73 mulheres

Noventa e um recém-nascidos, ainda tão pequenos, tiveram os seus direitos de cidadãos assegurados, gra-ças ao trabalho do Siemaco. Sem dúvida, o dinheiro fará diferença na vida das famílias, para os primeiros cuidados com os bebês.

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Se você é gestante, marido ou conhece alguma trabalhadora grávida, informe-se

sobre o Benefício Natalidade!

umA conquistA do siemAco

10

Agenor foi o mais assíduo, Sônia busca a realização pessoal e Vítor sabe que o estudo é fundamental para crescer na carreira. Os três se formaram no curso de Jardinagem e receberam o tão desejado certificado, em três de junho, na sede da Central de Cursos do Siemaco. Partiram para um novo ciclo em suas vidas, jardineiros que agora são!

Aos 57 anos, Agenor Vieira da Silva, embora desempregado, recusou duas propostas de emprego, pois teria de desistir do curso. “Graças a Deus, ninguém mais tira essa conquista de mim”, afirmou orgulhoso. Sônia Regina Tavares é aposentada, trabalha como auxiliar de limpeza, mas pretende atuar com jardinagem, em breve. O caçula Vitor Kléverson Almeida Grassi Ramos de Souza, com apenas 18 anos, era auxiliar de jardinagem, prestando serviço no Cemitério Israelita, e agora quer ser jardineiro.

Os três têm a mesma aptidão e amor pelas plantas, mas sabiam que era pouco e que precisavam aprender mais. O educador agroambiental Israel Mário Lopes, instrutor

técnico da Ong Reciclázaro, parceira da Central de Cursos, deu a última aula e entregou o diploma aos alunos. “O mercado exige qualificação, pois jardinagem não é apenas um trabalho braçal, requer conhecimento técnico”.

dePois de semeAr os sonhos, AgorA eles colhem os Primeiros resultAdos

com o diPlomA nA mão

10

Vinte e quatro alunos do curso de educação continuada receberam os seus diplomas do ensino fundamental e médio em solenidade realizada no Teatro do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), em 28 de maio. Além do anfitrião e do Siemaco, estiveram presentes representantes do Seac (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de São Paulo) e do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), todos parceiros na promoção da educação.

Após muito esforço, treze trabalhadores concluíram o Ensino Fundamental e onze o Ensino Médio. Anna Cristina Lopes de Oliveira, funcionária da empresa Socicam, teve um motivo a mais para comemorar, pois ao concluir o ensino médio ela alcançou a tão desejada promoção e hoje é Fiscal de Terminal. Luciene Pereira mal concluiu o ensino fundamental e se matriculou para as aulas do ensino médio.

“A cada formatura eu me emociono como se fosse a primeira vez”, confessa a coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo, contando que toda a equipe envolvida, dos funcionários aos professores, se orgulha de oferecer a oportunidade do aprendizado ao trabalhador. Principalmente, “ver o brilho nos olhos dos formandos ao exibir o diploma em suas mãos”.

Você tAmbÉm Pode PlAntAr e crescer:O mercado está aquecido para jardineiros. Se

você se interessa pelas plantas, informe-se sobre o curso que será ministrado no segundo

semestre, pelo telefone: 11-3825 6444.

Conquiste você também o sonhado diploma. Matricule-se na Central de Cursos do Siemaco. Informações pelo telefone: 11- 38256444.

1111

APosentAdoriA JustA e trAnquilA, gArAntidA

Pelo siemAcoExpandindo o atendimento ao trabalhador, o Departamento Previdenciário do Siemaco está preparado para viabilizar a tão desejada aposentadoria, orientando e revisando todas as questões relacionadas à Previdência Social. O atendimento é completo para os trabalhadores (associados ou não), desde a triagem até o recebimento do benefício.

“A nossa categoria passa anos na limpeza e na hora de aposentar não tinha amparo. Pensando nisso, assinamos um convênio com o INSS que autorizou o sindicato a representar o trabalhador”, explica o coordenador do Departamento, Marcio Sergio de Matos. Ele lembra que todos da categoria do asseio e conservação, limpeza urbana e áreas verdes que têm pendências com a previdência social podem procurar o Siemaco e se informar sobre os seus direitos.

A diretora responsável pelo Departamento Previdenciário, Karine Karen Gonzaga, ressalta que a intenção do Siemaco foi facilitar a vida do trabalhador, que costumava peregrinar nas filas das agências previdenciárias e até mesmo gastar recursos

com advogados particulares. Agora, ele disponibiliza a documentação que o sindicato ajuda resolver tudo.

“Estamos percebendo que o nosso trabalhador não encerra as atividades ao se aposentar. Por isso, o sindicato permanece ao lado dele, oferecendo benefícios para a vida toda”. Ela garante que o Siemaco tem projetos para a categoria, que incluem trabalhadores ativos e aposentados.

• Mulheres com 60 anos e homens com 65 que tenham trabalhado com registro em carteira no mínimo por 15 anos, têm direito à aposentadoria por idade.

• Independentemente da idade, mulheres e homens que contribuíram durante 30 e 35 anos com o INSS, respectivamente, estão aptos a se aposentar.

Se você encaixa-Se neSSe perfil, procure o siemAco e gArAntA o seu direito!

quem Pode se APosentAr?

ExpEdiEntE:Coordenação Geral: Moacyr PereiraJornalista Responsável: Adriana Amaral (MTB 16.447)Colaboração: Simone Rocha

projeto Gráfico: AGPC Comunicaçãotiragem: 20.000 Exemplares

Sindicato dos trabalhadores em Empresas de prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São pauloSEdE: Alameda Eduardo Prado, 648Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SuBSEdE: Rua doutor Carlos Augusto de Campos, 165Santo Amaro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

Filiado a:

RUMO AO HEXA!