a bÍblia na vida

3

Click here to load reader

Upload: manuel-alves

Post on 05-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Temas de Preparação para o Sacramento do Crisma. Muito breves e uteis

TRANSCRIPT

Page 1: A BÍBLIA NA VIDA

CRISMA 2010

“O Baptismo é a raiz e o tronco duma árvoree o Crisma são os seus ramos e frutos”

Frei Betto

CRISMA é o sinal de que recebemos e aceitamos o Espírito Santo na nossa vida. É o sinal de que assumimos conscientemente os compromissos do Baptismo.

TEMA 11A BÍBLIA NA VIDA

Cântico . Oração inicial e proclamação da leitura

" Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância." (Cf. Jo 10, 10)

Comecemos por ver a apresentação sobre a Bíblia.

Deus revela-Se na vida

Cada um de nós conhece a rotina da sua vida. Tudo que tem para fazer desde a manhã até à noite. E existem pessoas que enfrentam uma jornada de trabalho inclusive na madrugada. Este é o nosso dia-a-dia, assim vivemos a maior parte do tempo. E com diz o salmista, em todos estes momentos, sentimos que, de manhã, Deus guia nossos passos e, á noite, aconselha nosso coração (Salmo 121,5-6).

Mas existem momentos especiais na vida em que Deus se faz presente de maneira marcante, inesquecível. Nessa hora, quando nos olhamos ao espelho, percebemos que a amizade de Deus fez mudar a nossa maneira de ver o mundo e de nos relacionarmos com as pessoas, com a natureza, com nós mesmos e até com Ele. São experiências fortes que ficam gravadas em nós para sempre.

A experiência de Deus deixa marcas na nossa vida, principalmente porque Ele sempre nos liberta de uma situação difícil, de sofrimento, seja na vida pessoa, familiar ou social. E essa experiência de libertação motiva-nos a entrar a sério na vida, para que outras pessoas também possam viver com mais liberdade, dignidade e justiça. No dia-a-dia, nós passamos a sentir-nos mais solidários uns com os outros.

Nesse compromisso pela vida, participam pessoas do mundo inteiro, inclusive de outras religiões. As pessoas cristãs constituem apenas um grupo dentro deste compromisso, juntamente com vários outros grupos.

E, para as pessoas cristãs, existe um livro importante que traz a memória de um povo que também se preocupou em comprometer-se com a vida. Este livro é a Bíblia, que conta a memória do povo de Israel. Por isso, ela ilumina a nossa caminhada hoje.

É preciso adquirir hábitos de leitura da Bíblia, para buscarmos juntos os caminhos de vida, como disse Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10,10).

A Bíblia nasce da vida

Quando paramos para reflectir sobre a realidade e olhamos par ao chão da nossa vida, certamente nos encontramos com muitas pessoas. Em seus corpos estão as marcas da vida: uns trazem a pela curtida pelo sol, as mãos calejadas, os pés cansados, o rosto marcado por muita luta e trabalho; outros têm a aparência de levarem uma vida mais confortável.

Dizem que no nosso corpo está gravada a história da nossa vida, da nossa família, das amizades que cultivamos, das lutas, dos conflitos, das dores e das alegrias. E as nossas histórias dependem de onde colocamos os nossos pés. Dependem dos lugares, do chão de onde estamos a falar.

Salmo 121 (120)Mateus 13, 4-9Mateus 18, 12-14Mateus 18, 23-27Lucas 15,8-10

Page 2: A BÍBLIA NA VIDA

CRISMA 2010

“O Baptismo é a raiz e o tronco duma árvoree o Crisma são os seus ramos e frutos”

Frei Betto

CRISMA é o sinal de que recebemos e aceitamos o Espírito Santo na nossa vida. É o sinal de que assumimos conscientemente os compromissos do Baptismo.

Vamos conversar:

Onde é que nossa comunidade tem colocado os seus pés? Por onde temos andado?

Quais as condições de vida das pessoas e famílias da nossa comunidade?

Em que medida a acção da comunidade pode ajudar a melhorar a realidade?

Na Bíblia também encontramos a memória, a partilha e as marcas dos pés de muitas pessoas, que tiveram sonhos, conflitos e desafios, assim como nós.

Por exemplo, vamos ler Mt 13, 4-9:

De quem são as marcas dos pés que aparecem nos textos?

E em Mt 18,12-14? De quem são os pés que aparecem em Mt 18, 23-27? E em Lc 15,8-10?

Nestes textos, encontramos marcas de pés de trabalhadores do campo, de quem lida com ovelhas, de pessoas endividadas, de mulheres...

Repara em tanta gente diferente! Jesus (a comunidade) via as diferenças entre as pessoas e dialogava com elas a partir da REALIDADE em que eles estavam, das suas histórias de vida. Ele dizia uma palavra de acordo com a realidade da pessoa ou do grupo com quem estava a conversar. O ensinamento dele não caía do céu. Nascia da terra. Brotava do chão, da experiência do dia-a-dia.

Isto quer dizer que, para ler a Bíblia, nós precisamos de nos aproximar o máximo possível da realidade das pessoas que viveram naquele tempo. Procurar conhecer os lugares, os costumes daquela época, os valores, a história daquele grupo, os seus interesses e as suas necessidades, os seus sonhos e as suas dificuldades. Mas recordando sempre que esse grupo viveu há muito tempo, numa cultura muito diferente da nossa.

Para ler a bíblia precisamos dialogar com as personagens do texto, com o local onde a acção decorre, com a comunidade que reflecte a realidade da altura. Nós e os povos da Bíblia temos o mesmo chão: a vida, onde Deus se faz presente. Com esse diálogo percebemos que o mesmo Deus caminha, hoje, connosco. Por isso, a Bíblia é como um espelho: ela revela a presença de Deus na história e ilumina a nossa vida.

COMPROMISSO:- Escreve uma palavra sobre o sentido da presença de Deus na tua vida. Traz esse

trabalho no próximo encontro.