a arte na idade mÉdia - colegiooficina.com.br · a arte na idade mÉdia com o cristianismo a arte...

45
A ARTE NA IDADE MÉDIA Com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval.

Upload: hoangngoc

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A ARTE NA IDADE MÉDIA

Com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito.

Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval.

Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.

A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.

A Basílica de Santa Sofia - é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, Turquia); convertido em mesquita em 1453, foi transformado em museu em 1935.

A ARQUITETURA NA IDADE MÉDIA

Tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas.

A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior;

• Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais

As esculturas estão ligadas à arquitetura e se alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feições são caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a função de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja..

A pequenez humana diante da grandiosidade de Deus

Os vitrais coloridíssimos filtram a luminosidade para o interior da igreja.

O CRISTO MEDIEVAL

Temas religiosos, personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa.

Século XIII

Giotto, século XIV

Madona Bizantina Séc. XIII.

Madonna de Duccio di Buoninsegna 1300

Adoração dos Reis Magos. (Florença 1488)

Domenico Ghirlandaio

Séc. XV

Período de transição: HUMANISMO

A VIRGEM COM O MENINO.

Período do Humanismo

Robert Campin - Bélgica

Século XV

SÉCULOS XV E XVI

RENASCIMENTO

CLASSICISMO

CONCEITO

O Renascimento representa uma nova sociedade urbana caracterizada pelos novos valores burgueses, mas ainda associada a valores cristãos.

A Pietà de Michelangelo

O homem renascentista se orgulha da sua contribuição à sociedade e, para isso, dedica-se ao direito, à filosofia e à retórica.

Usando evidências históricas podemos identificar vários sábios no afresco, alguns deles ligados ao desenvolvimento da Matemática. Entre eles destacamos Pitágoras, Sócrates, Diógenes, Heráclito, Epicuro, Euclides e Ptolomeu. Rafael Sanzio. Escola de Atenas

ARQUITETURA Uma obra arquitetônica completamente diferente não era nada mais que pura geometria euclidiana.

O módulo de construção utilizado era o quadrado, que aplicado ao plano e ao espaço deu às novas edificações proporções totalmente harmônicas.

“As ordens gregas de colunas substituíram os intermináveis pilares medievais e se impuseram no levantamento das paredes e na sustentação das abóbadas e cúpulas.

São três as ordens mais utilizadas: a dórica, a jônica e a coríntia, originadas do classicismo grego.

A aplicação dessas ordens não é arbitrária, elas representam as tão almejadas proporções humanas: a base é o pé, a coluna, o corpo, e o capitel, a cabeça.”

Os mais famosos arquitetos renascentistas:

• Filippo Brunelleschi

• Leon Battista Alberti

• Michelangelo.

A monumental cúpula da Basílica di Santa Maria del Fiore ou seja a Catedral de Florença é obra do renomado arquiteto renascentista Brunelleschi.

Demorou seis séculos para ser terminada (século XIII a XIX). O campanário é de Giotto.

A Catedral mistura características da arte gótica e da arte renascentista.

Fachada interna do Museu do Louvre,

obra de Pierre Lescot (1510-1578),

Encontramos várias obras retratando elementos mitológicos, como o Baco, de Michelangelo, assim como o busto ou as tumbas de mecenas, reis e papas. Entretanto muitas esculturas estão ligadas ao

cristianismo.

A ESCULTURA

DAVID - Michelangelo

MOISÉS Michelangelo

FORÇA PODER DETERMINAÇÃO

A PINTURA RENASCENTISTA É caracterizada pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica.

Rubens, O Rapto das filhas de Leucipo

A PINTURA RENASCENTISTA Masaccio, O tributo da moeda, (1421-1428), estudioso de anatomia e responsável pela introdução das sombras e da perspectiva nas pinturas, criando a impressão de volume e de tridimensionalidade.

O entendimento do mundo passava a ser feito a partir da importância do ser humano.

A Criação de Adão - Michelangelo

O trabalho, as guerras, as transformações, os amores, as contradições humanas tornaram-se objetos de preocupação, compreendidos como produto da ação do

homem.

Michelangelo foi contratado pelo Papa Julio II para pintar a cúpula da Capela Sistina de 1508 a 1512. A obra apresenta cenas do Antigo Testamento, como A Criação de Adão, A Expulsão do Paraíso e O Dilúvio.

Rafael. Madona Colonna 1508. Berlim

Rafael. Madona Garvagh, 1509-1510 National Gallery, Londres

AS MADONAS DE RAFAEL

PROTEÇÃO ACONCHEGO TERNURA MATERNIDADE

MADONNA – Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci. Retrato de Lisa del Giocondo (A Gioconda, ou Mona Lisa) - (cerca de 1503 - 1513). A Gioconda possui “uma beleza na qual se refletem as mais sérias inquietações da alma” e ainda; é uma “beleza extraída desde o interior, trabalhando a carne célula por célula”.

“Um bom pintor tem dois principais objetos para pintar: o homem e a intenção de sua alma; o primeiro é fácil, o segundo é mais difícil, pois ele tem que representá-lo pelas atitudes e movimentos dos membros.” (Leonardo da Vinci)

Os discípulos foram organizados de três em três e se juntam de acordo com suas reações e psicologia. O jogo de luz e sombra faz o dedo estendido de Cristo parecer real. Ele fez muitos estudos para conseguir mostrar, em cada apóstolo, a intenção da alma.

O Homem Vitruviano

Leonardo da Vinci

O Cânone das Proporções

A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total.

O MANEIRISMO Nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do Renascimento, até o início do século XVII. Período marcado pelos movimentos religiosos reformistas e pela consolidação do absolutismo em diversos países. O homem já não é a principal e única medida do universo.

O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir à “maneira” de cada artista trabalhar.

Ticiano, Vênus de Urbino, 1538. Uffizi, Florença.

Ticiano usa tinta espessa para criar formas. As grandes áreas de cor são compensadas por detalhes nítidos.

O rosto de Vênus destaca-se da cortina escura ao fundo. O preto da cortina é contrabalançado pelos tons claros dos lençóis.

Amor Sagrado e Amor Profano, obra-prima de Ticiano foi pintada quando tinha aproximadamente 25 anos, para celebrar o casamento do veneziano Nicolò Aurélio (brasão no sarcófago) com a jovem viúva Laura Bagarotto, em 1514.