a arte de estampar - satc: um mundo de...

7

Upload: ledan

Post on 25-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança
Page 2: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança

As estamparias não pa-ram de evoluir. Atu-almente, a estampa digital vem substi-tuindo as ilustrações

tradicionais feitas em telas ou cilin-dros e as impressoras de tecidos es-tão dominando o mercado. Com essa técnica há várias possibilidades de criação, melhor qualidade de dese-nho e o processo de produção é me-nos poluente.

“Entre os benefícios desse pro-cesso, temos a grande variedade de cores e uma reprodução mais próxi-ma do original, além de ser menos

poluente. Por ser uma tecnologia em evolução, alguns especialistas indi-cam que a estamparia digital deverá crescer e se estabilizar nos próximos anos, diminuindo os custos ainda al-tos”, explica a estilista Márcia Mello.

Contudo essa tecnologia é mais cara e lenta do que a tradicional. “Ela é em torno de 20 vezes mais lenta do que a convencional e por ser nova, ainda está em evolução. Nossa visão de futuro é que as duas técni-cas vão conviver harmoniosamente, cada uma delas explorando o maior potencial e especificidade de cada desenho”, disse.

ESTAMPAS PARA O VERÃO 2017

O colorido promete voltar com tudo na próxima estação, de acordo com Marcia. “Cores saturadas e prints gráficos cheios de atitude. Combina-ção de estampa gráfica mais estampa gráfica estão mais do que permitidas. Isso é um resgate das tendências dos anos 80”. Os tons mais claros tam-bém têm presença confirmada. “Off white, bege, cinza rosa, azul, mos-tarda e caramelo, podem ser usados tranquilamente por quem não gosta de excesso de cores”, comenta.

A arte de estampar

Técnica em que a imagem desejada é impressa em tecido se tornou tendência

tecidos a seu gosto

3femme

Femme é um caderno especializado em moda que abrange Criciúma e Região. Com o princi-pal objetivo de trazer as tendências e destaques do mundo da moda de cada estação. Nesta edição trouxemos os destaques do verão 2017. Você confere a técnica para estampar teci-dos ao seu gosto, os sapatos que ganham destaque na próxima estação. O ressurgimento da moda dos anos 80 e 90. As cores e estampas do verão Plus Size. Os makes e vestidos de festa

da estação mais quente do ano. Destaques da moda fitness e como uma marca empodera mulheres através de suas roupas. Conheça as cores e modelagens das lingeries e biquínis para esse verão.

TEXTOS

Clara FlorianoMaria Duarte

EDITORA CHEFE

Karina Farias

COLABORAÇÃO

Gabriel Borges

Este trabalo foi realizado pelas aca-dêmicas Clara Floriano e Maria Du-arte da quarta fase de Jornalismo da Faculdad Satc, apresentado para a

matéria de Projeto Exprimental I.

A palavra moda tem sua origem no latim, mo-dus, e significa cos-tume. Com esse ponto de partida podemos

começar a pensar que moda é muito mais que uma simples mudança de cor ou modelagem. A moda é uma lin-guagem não-verbal que comunica di-ferentes formas de pensar ou agir (re-volta, contestação, conformismo etc.). Se for tomada de maneira ampla ela revela a maneira com a qual cada so-ciedade se expressa e vive. De forma mais individual, a moda revela o que cada um permite que a sociedade veja de si.

Exemplo disso é o contexto social em que a moda tal qual conhecemos hoje, está inserida. A moda, que te-mos hoje e que dá tanta importância às roupas, surgiu no Renascimento. E aí você, leitor, me pergunta: qual a relação disso com o fato da moda ser uma maneira de expressão de uma so-ciedade? A resposta é: naquele mo-mento as pessoas que tinham poder eram os nobres. Eram eles que con-seguiam os tecidos diferentes, os bor-dados mais luxuosos etc. No entanto uma nova classe de comerciantes com muito dinheiro começava a ganhar força e queria mostrar que, de alguma maneira, poderia ter uma força seme-lhante ao dos nobres que, por sua vez,

Cláudia Nandi Formentin

Comunicação e Moda

inventavam coisas novas para poder se diferenciar. O que vemos nessa pe-quena explicação é uma mudança so-cial que estava acontecendo na Euro-pa daquele momento. Isso aconteceu e acontece muito ao longo da história.

Mas não é só aí que a moda comuni-ca algo. As cores que usamos revelam algo de nosso tempo de nós mesmos, do nosso sentimento. Vejamos a cor preta, o básico. Por um lado ela reve-la que quem a usa é alguém discreta ao mesmo tempo em que pode indicar que a ocasião exige certa seriedade ou sobriedade, para falar apenas de duas possibilidades. No âmbito social já perceberam que desde 2008, com a crise econômica que veio dos Estados Unidos, as vitrines começaram a ficar mais escuras? Essas cores, especial-mente o preto, são muito usadas em períodos de crise e a explicação para isso pode até ser longa, mas o ponto chave é: elas tendem a ser básicas.

Apesar de falarmos tanto em roupa e acessórios quando falamos de moda é importante ressaltar que a moda está também na maneira como cons-truímos, nas músicas que ouvimos, no corte de cabelo, na comida... e aí fica a pergunta: o que estamos comunican-do sobre a nossa sociedade? O que es-tamos comunicando sobre nós?

Foto

: Glo

balP

rint

Page 3: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança

Os tênis feininos invadiram as vitri-nes de todas as lojas do setor calçadista e são con-siderados os calçados do verão 2017.

“As rasteirinhas e sapatilhas não tem mais tanta saída e deram lugar aos tênis”, expõe Gabriela Carvalho, geren-te da Sapataria Moderna.

O branco é a cor da moda e é considerado o favorito. “O tênis ganhou destaque primeiro porque ele é confor-tável. Está com a aparência diferente e desta forma é possível usar com várias roupas sendo para o trabalho, para o happy hour e até para a balada. Provavelmente o tênis permanece por um bom tempo em alta”, explica a estilista Caroline Floriano.

Além do branco, cores como prata e dourado chegam com tudo, agradam ao público feminino e tornam-se os queridinhos da moda verão. Além dos tênis, a moda ve-rão 2017 traz os solados tratorados, que podem aparecer tanto em sandálias abertas, quanto em calçados fecha-dos. “O sapato tratorado tem esse nome porque lembra o pneu do trator”, esclarece Gabriela Carvalho.

No geral, muitos sapatos vêm com as tendências hand-made, étnicas e bordados. “Os bordados vieram com tudo graças as grandes grifes. Também estão em alta sapatos com pompons coloridos na frente”, expõe Everton Bauer, gerente da Uze Calçados.

Cores como nude e preto continuam em alta e apare-cem, sobretudo, em sapatos envernizados, que também são tendências para a estação mais quente do ano.

Os Oxfords, sapatos que antigamente eram apenas masculinos, invadiram a moda feminina nas estações passadas e nesta continuam em alta. “O Oxford baixo, que já era popular, permanece. Mas o grande destaque da estação são os com salto, conhecidos como Oxford Plata-forma”, completa a estilista.

Tênis são tendência no verão 80 90&&

Adeptas dos looks das décadas de 80 e 90 vão poder usar e abusar no verão 2017. O versátil colete promete voltar a ser sucesso. “O colete não precisa ser básico e pode se tornar uma peça

chave do look. Pode ser estampado, bordado, com aplicações ou até mesmo com comprimentos abaixo no quadril, como é o caso do modelo boyfriend.”, conta a estilista Caroline Olivo. Com sua variedade de estilos e modelagens, o colete combina qualquer peça de roupa. “No verão é díficil compor looks ele-gantes e o colete é uma peça que proporciona isso”, complementa.

Há uma variedade de modelos de coletes. Os mais usados são os de alfaiataria. “O colete de alfaiataria faz o mesmo papel do blazer, só que sem mangas, o que torna o look mais refrescante, seja usado com calça, short ou saia. Tem o poder de deixar o look mais sério e elegante, dependendo da peça com que é combinado”, comenta a estilista.

Para quem quer alongar a silhueta, os maxi coletes também chamados de boyfriends, são recomenda-dos. “São uma ótima opção porque podem transi-tar por todas as ocasiões, mas essas versões longas exigem um certo cuidado, podem achatar a silhueta ou mesmo deixar não valorizar o tipo físico. Para não errar na proporção do que está por dentro do look com o colete, procure usar peças do mesmo ta-manho, vestido do comprimento do colete ou então calças jeans normais”, explica Caroline.

Sandália Gisele Bündchen Rio 2016

De acordo com Adriana, após as Olimpíadas, houve grande procura pela sandália modelo Gisele. “A sandália usada pela über model (modelos supe-rior as top midel) Gisele Bündchen na abertura da Rio 2016 virou febre entre as mulheres e continua na moda no pró-ximo verão”, conta.

De acordo com o site Vogue, as sandá-lias usadas pela über foram desenvolvi-

das pelo designer brasileiro Alexandre Birman especialmente para o evento. O modelo foi nomeado Gisele em home-nagem a modelo.

As sandálias utilizadas eram feitas de couro dourado e salto de 10 centí-metros. Nas vitrines, as sandálias apa-recem em diferentes cores, como nude e prata, e em saltos com tamanhos va-riados.

4 5TENDÊNCIAS DOS ANOS

Foto: Clara Floriano

Foto

: Gab

riel

Mig

uel

ESTÃO DE VOLTA

Page 4: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança

O verão traz ampla gama de cores vi-brantes às roupas. Na moda Plus Size não é

diferente. “Corres fortes e variadas serão tendências. As peças vêm mais coloridas porque o verão, diferente do inverno, é uma estação mais colo-rida”, explica Liane Duarte, proprie-tária da loja Hanabella Moda Plus Size.

As cores predominantes no verão serão o amarelo, vermelho, fúcsia e rose. Tons variados de rosa e azul também chegam para ficar neste ve-rão. “É importante lembrar que os tons pastéis como rosa, amarelo, nude também são tendência na próxima es-tação”, lembra a modelo e blogueira plus, Karina Virtuoso. Confira outras tendências:

BLACK & WHITE

Cores e estampasMARCAM VERÃO PLUS SIZE

A combinação entre preto e bran-co já é clássica e continua em alta. Está presente em diversas estampas, mas predominantemente, nas listras. “Elas estarão em alta e a mulher plus size não pode ter medo de usá-las. Tem que quebrar paradigmas”, afir-ma Karina.

JEANS:UMA PEÇA CHAVE

Outro clássico que nunca sai de moda é o jeans. No entanto, neste verão não aparece somente em calças e shortinhos, como é convencional. O jeans vem em peças mais leves e despojadas como vestidos, coletes e macaquinhos. “Usar jeans com jeans também é tendência”, informa Liane.

Karina explica que é importante sempre ter um jeans no armário, pois é uma peça coringa. “O jeans pode ser jogado com várias coisas. É usado tanto no dia a dia, quanto em eventos. É importante sempre ter um, pode até ser destroyed (rasgado)”, conclui.

DIVERSAS ESTAMPAS

As estampas coloridas chegam com tudo na próxima estação. Podem estar na em toda a roupa ou aparecer ape-nas em alguns detalhes da peça. “As estampas tropicais com flores e fru-tas aparecem bastante nesse verão”, explica Karina. As estampas Animal Print continuam em alta no verão e chegam em diferentes tipos de peça.

AS PEÇAS DO VERÃO

As peças desse verão são confortá-veis e despojadas. As roupas cigani-nhas (ombros de fora), por exemplo, dão um charme ao visual, além de mais refrescantes. “Vai se usar bas-tante o macacão pantalona, vestidos longos e macaquinhos jeans. Os ves-tidos curtos serão mais soltinhos”, completa a proprietária da Hanabella Moda Plus Size, Liane Duarte.

A próxima estação terá também peças que marcam a cintura e que deixam a barriga à mostra. “O cro-

pped está em alta, mas é importante combinar com uma calça ou saia de cintura alta”, revela Karina.

NA MODA PLUS SIZE VALE TUDO!

A modelo e Blogueira Karina Vir-tuoso explica que na moda Plus Size pode-se permitir tudo desde que te-nha bom caimento e modelagens es-peciais. “O espelho é nosso melhor amigo. Se a gente tiver bom senso, não erra nunca. Tem que olhar todos os ângulos”, afirmou.

Karina esclarece que para uma mulher valorizar seu corpo é impor-tante o autoconhecimento. “Primeiro ela deve se conhecer, descobrir nela o que ela gosta e o que ela não gos-ta tanto. A chave é se conhecer. Tem que partir do princípio que cada ser é único e cada um tem sua beleza”, conclui.

CAPA 7Fo

to: C

lara

Flo

rian

o

Page 5: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança

Existe muita tecnologia envolvida nessa busca por qualidade e confor-to quando o assunto é roupas fitness. Confira as dicas do blog Fitmoda:

O tecido em dry de poliamida (fi-bra sintética), utilizado muito na con-fecção de camisetas e blusas, possui tecnologia que transporta o suor para as camadas mais externas do tecido. Proporciona rápida absorção e eva-poração da umidade, perfeito para prática esportiva. A composição é de 100% poliamida.

Os tecidos texturizados além de deixar o look super estiloso, disfar-

Moda paraEMPODERAR

Empoderamento e fe-minismo são os prin-cípios da loja virtual de roupas femininas, Toda Frida. De acordo

com a criadora, Daiana Moreira, a marca foi feita para pessoas com gostos diferentes e que fogem dos tamanhos consi-derados padrões. “Eu queria uma moda mais democrática e com estampas mais criati-vas”, justifica.

A loja foi fundada há ape-nas dois anos e já comerciali-za peças para todo o Brasil. A criadora atribui o sucesso da marca ao fato de fazerem rou-pas que ficam bem em todos os corpos. “Quando as pesso-as veem as modelos que colo-co, que elas tem corpos ‘nor-mais’, com imperfeições, elas conseguem se ver nos produ-tos”, explica Daiana.

EMPODERAMENTO

Além de valorizar mulhe-res reais, a loja empodera mulheres através de suas estampas, como as da série Fight Like a Girl, que são uma parceria com a ilustradora Karolina Porfírio. As estampas homenageiam mulheres fortes, sejam elas persona-gens históricas reais ou da ficção. “O

fato de representarem na cultura pop uma personagem não sexualizada, muda tudo, porque desta maneira ela pode ser livre. Isso empodera mulhe-res reais”, explica a ilustradora.

A série já tem mais de 60 estam-pas, entre elas a da ativista paquis-tanesa Malala Yousafzai, da pintora Frida Kahlo,da Mulan, das Meninas Superpoderosas, da Onze (Stranger Things) e de Hermione (Harry Pot-ter). “Existem empoderadores e em-

poderadoras em diversos segmentos. Na minha marca eu tento trazer isso”, esclarece a Daiana.

A ilustradora explica que empo-derar significa dar poder e liberdade

para se fazer o que quer, in-vestir em educação e conhe-cer seus direitos. “A partir do momento que você empodera uma mulher, ela vai empode-rar outra mulher”, completa.

TODA FRIDA

A inspiração para o nome e a identidade da marca é a pintora mexicana Frida Kahlo, um dos principais ícones da arte moderna. A artista teve uma vida marcada por tragé-dias e superações e, por isso, tornou-se símbolo de feminis-mo e empoderamento.

“Frida carrega um legado que até hoje pela personalida-de forte, autenticidade e por seu talento artístico. Foi e é um símbolo da força e da indepen-

dência feminina. Tinha seu próprio estilo, não se importava com paradig-mas impostos pela época. Por esse e vários outros motivos nos inspiramos dia a dia com essa grande mulher, e carregamos isso com o nome da nossa marca”, diz a criadora.

TreinamentoCOM ESTILO

T Treinar virou rotina na vida de homens e mu-lheres. É cada vez mais difícil encontrar al-guém que não frequen-

te academia ou pratique exercícios ao ar livre. A moda foi introduzida ao estilo fitness, pois ninguém quer trei-nar desleixado, com roupas rasgadas e que não sejam apropriadas para a prática.

Maria Sueli Vieira da Silveira, pra-tica zumba fitness e se preocupa com

a vestimenta na hora de fazer exercí-cios físicos “Tenho preferência pela cor preta, pois combina com qual-quer estampa ou cor , que jogar em cima. Geralmente uso legging e re-gata”. Como costureira, Maria Sueli sabe muito bem que tecido escolher. “Cotton, que é feito por algodão e elastano, é específico pra roupas es-portivas e helanca, uma malha lisa e mais grossa, usada normalmente no inverno”, comenta.

A personal trainer Laís Corrêa Fa-

bre conta que o tipo de roupa depen-de da modalidade do exercício. “Tem que ter elasticidade para não prender o movimento. Hoje existem tecidos inteligentes que auxiliam na trans-piração e evitam a fadiga muscular. É necessário analisar a durabilidade do tecido, pois depende da modali-dade do exercício e de quantas vezes faz por semana. É recomendável usar meias grossas em exercícios mais pe-sados, para evitar machucados”, dis-se.

Tipos de tecidos

çam as imperfeiçoes como a celulite. Já o cirrê destaca as curvas do corpo com o efeito “brilho molhado”.

Quando o assunto é poliamida sa-bemos que o conforto é certo, porém existem algumas variações, como o suplex de poliamida e a poliamida li-ght. Dito isto, pode-se analisar que o suplex de poliamida é um pouco mais grosso do que a poliamida popular e a poliamida light é sedosa e macia.

BLOG SPECIALITA FITNESS: DI-CAS FASHIONISTAS PARA MA-LHAR

Top cropped: Pra quem quer mos-trar a barriga chapada, o cropped é a peça ideal. Evidencia o abdome,é fresco e pode ser justo funcionando como top ou larguinho compondo como uma camiseta.

Estampas metalizadas: Tendencia em 2016, os metalizados devem se-guir em 2017. Aparecem em todas as áreas relacionadas a design: adornos, acessórios, maquiagens e roupas.Tops,camisetas e leggings com essa estampa de brilho fashion não podem ficar de fora do guarda roupa da mu-lher antenada.

8 9Foto: Maria Duarte

Page 6: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança

“LINGERIE deixou de ser roupa de baixo e passou a ser MODA”

10 11

Pin Up: A cor Pin Up é uma grande aposta para o verão 2017. “É um rosa com nuances arroxeadas. Fica bem principalmente para tons de pele mais claros”, explica Plêiade.

Gelatina: Conhecido também como Fruttily, a cor Gelatina começa a in-vadir as vitrines. “Fica entre o verme-lho claro e o laranja. Fica bom para quase todos os tons de pele”, conta.

Amarelo Camaro: É chamado as-sim por possuir a cor semelhante ao carro de mesmo nome. “Essa cor fica linda principalmente em peles more-nas e negras”, expõe.

Off White: O Off White é um bran-

mulheres procurarem lingeries char-mosas, elas prezam pelo conforto. Por exemplo, mesmo sendo considerado mais sensual, o vermelho é uma das cores que menos saem na loja. Já o bege, que é considerado pouco atra-ente, é a cor que mais vende. “Nosso objetivo é atender a mulher real. E essa mulher precisa de uma lingerie invisível para usar no dia a dia”, con-ta Plêiade.

O setor de lingerie também segue tendências próprias do mundo da moda. Confira o que estará em alta no verão 2017:

CORES

Uma lingerie que va-loriza o corpo pode levantar a autoestima e fazer a mulher se sentir poderosa. “A

lingerie deixou de ser roupa de bai-xo e passou a ser moda, um objeto de desejo”, afirma Plêiade Boeing, sócia-proprietária da Flor da Pele Moda Íntima, Plêiade Boeing.

De acordo com Plêiade são as mas-sas que determinam o que vai ser moda. “A gente se inspira na moda em geral, mas principalmente na de-manda da mulher que é nossa cliente. Afinal, a moda está na rua”, revela.

Plêiade explica que apesar das

co com aspecto mais “envelhecido” e fica muito bem em todos os tons de pele. “Existe um trabalho muito grande em cima do branco para que ele não amarele e o Off chega como solução para isso. Ele remete ao clás-sico, é mais delicado e requintado. Nunca saí de moda”, detalha.

Azul Bic e Verde Bandeira: Segun-do Plêiade o Azul Bic e o Verde Ban-deira não são muito populares, mas tem bastante aceitação entre o públi-co feminino.

Tons Pasteis: Para Plêiade, os tons pastéis como azul e rosa podem ser tendência na próxima estação. “O Rose, que é um rosa mais envelhe-

Cotton: De acordo com Plêiade, as roupas íntimas de Cotton estão sendo bastante procuradas, principalmente pelo público masculino.

cido, é uma grande aposta”, conclui.

MODELAGENS

Sutiã sem bojo: Segundo Plêiade o sutiã sem bojo é forte tendência. “O sutiã não tem mais bojo, mas é mais estruturado garantindo sustentação dos seios. Há grande procura, princi-palmente pelo rendado”, explica.

Microfibra: “Apesar de a renda ser um clássico, a microfibra é predomi-nante e substitui a lycra”, expõe Plê-iade. A Microfibra é mais confortável e absorve a transpiração, por causa da poliamida que é responsável pelo alto poder de absorção.

Sutiã Strappy: O sutiã Strappy é o modelo que tem tiras nas frente e nas costas e são usados com roupas mais abertas e despojadas para que estas fiquem a mostra. “O modelo Strappy é o sutiã do momento”, revela Plêia-de.

Sutiã Strappy: O sutiã Strappy é o modelo que tem tiras nas frente e nas costas e são usados com roupas mais abertas e despojadas para que estas fiquem a mostra. “O modelo Strappy é o sutiã do momento”, revela Plêia-de.

Foto: Clara Floriano

Foto: Clara Floriano

Page 7: A arte de estampar - Satc: Um mundo de conhecimentosite.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Femme_correcao_pos_banca... · Os makes e vestidos de festa ... mais que uma simples mudança

Escolher um vestido para ocasiões espe-ciais não é tarefa fácil. O vestido ideal deve ser bonito, vestir bem

e, é claro, estar de acordo com as tendências do mundo da moda. Para ajudar a selecionar o traje ideal, o es-tilista Lucas Maravai e a estilista e especialista em modelagem Juliane Martinello trazem as tendências em Vestidos de Festa para o Verão 2017. Confira:

CORES

Os vestidos para festas do verão 2017, assim como na moda em geral, trazem cores vibrantes e fortes. Se-gundo Juliane, as cores predominan-tes são o azul, o rosa pink e amarelo. “O vermelho é uma cor que sai bas-tante também”, explica.

Já o estilista Lucas Maravai define as cores rose e salmão como o auge da próxima estação. “O azul Tifanny também é tendência para festas”, co-menta.

TECIDOS

Segundo os estilistas, em relação aos tecidos não houve grande mu-dança. Continuam em alta tecidos como Tafetá, Crepe, Organza, Cetim, Chiffon e Toque de Ceda. No entanto, a renda, que é considerada um tecido atemporal, não tem mais tanta saída. “A renda não é mais tão procurada por formandas e madrinhas. Ela está sendo mais usada agora para trajes de noivas”, expõe Juliane.

MODELAGENS

Nas modelagens, os vestidos são mais estruturados, justos e com de-cotes mais profundos. “Os trajes são mais grudados ao corpo para dar des-taque às curvas”, justifica Juliane. Vestidos com detalhes em Tule Ilu-sion, que dá a impressão de transpa-rência, continuam em alta.

Vestidos com saia godê são atem-porais. O decote tomara que caia também nunca sai de moda. “Outro clássico é a cintura marcada, que é

bastante procurado pelas clientes”, lembra Maravai.

ESTAMPAS

As estampas chegam com tudo na Moda Eventos 2017. “Os vestidos são mais chamativos com estampas maiores, como flores borboletas e beija flores”, conta Lucas.

Estampas florais e bem coloridas podem ser usadas em eventos du-rante o dia. “Já para noite, as estam-pas são mais escuras e discretas”, conclui Juliane.

BORDADOS

Para a próxima estação, os bor-dados, que já foram os queridinhos da moda eventos, não possuem mais tanto destaque. “O bordado diminui e deu lugar a tecidos que tem brilho próprio, como os metalizados”, fina-liza Juliane Martinello.

Vestidos de festaverão 2017

12

Foto: Clara Floriano